PDA

Ver Versão Completa : Segunda Bateria



braszil
11/01/2006, 02:01
Caros Niveiros e aficcionados pelo 4x4. Como todos sabemos nao a nada pior que ficar na trilha sem bateria. Especialmente para nos que temos guinchos alem de outros equipamentos eletricos. Estou montando um esquema para colocar a segunda bateria no Cacique e gostaria de saber a opiniao de quem ja tem e de quem esta interessado no assunto. Como melhor local para a segunda bateria por onde passar os cabos e tipos de conexoes para que as duas sempre estejam carregadas. Abraços
a todos e aguardo voces aqui

MANFREDI
11/01/2006, 11:07
Sergio, numa das páginas do fórum, que não me lembro qual teve uma discussão sobre uso da segunda bateria e se não me engano acharam melhor levar a segunda bateria como extra na trilha doque modificar as fiações e alternadores para manter carregado também esta bateria extra.

Ela só será necessária mesmo se a trilha for mais pesada e usar muito o guincho, se não acho que não vale a pena a instalação. ESTA É MINHA OPINIÃO. Podem discordar a vontade.

[]s

Wallace
11/01/2006, 14:33
Eu vendo guincho eletrico e recomendo levar outra bateria e cabos e não instalar ela no veiculo.
E muitas vezes é melhor comprar uma boa bateria que levar duas meia boca.
Qual o seu guincho e qual a bateria que tem (qual a Amperagem dele a a CCA - Corrente de partida).

christian govastki
11/01/2006, 14:43
A questão de ter mais de uma bateria passa por outros aspectos, como, por exemplo, se o alternador tem capacidade para atender todas as solicitações necessárias, se ele consegue dar carga nas duas baterias, ambas devem ter aproximadamente a mesma idade/uso, se é conveniente a instalação da chave isoladora de baterias, além do peso extra ser carregado...

braszil
11/01/2006, 14:46
Bem a minha bateria é novinha e o guincho é novinho tambem 8000 lb. mas mesmo assim eu pretendo fazer viagens mais longas que apenas uma trilhe e para isso acho que levar uma bateria solta dentro do carro fica meio fora de mao. Mas valeu a dica. Nao é apenas para usar com o guincho pois sabe nossos carros tem muitos farois auxiliares alem de GPS, radio CB, som e outras coisas mais. Quero mesmo a tranquilidade de poder virar o motor sem me preocupar com ter que tirar uma bateria do porta mala debaixo de toda a bagagem para fazer isso. Sei que no land rover tem uma peça que une as duas bateria e mantem as duas carregadas sempre, sendo que uma é so para a partida e a outra para o uso normal.
Abraços

braszil
11/01/2006, 14:53
christian govastki,
Acredito que seja esta a peça que procuro. Quanto au alternador nao tem problema pois o AP 2.0 tem alternador para sustentar o ar e guenta as duas. Mas a peça que procuro usa apenas uma bateria para o carro e usa a segunda apenas para a partida.

Wallace
11/01/2006, 15:25
As Lands Rover não tem isso de fabrica não.
Isso é instalado a parte e custa bem caro.
O fato do guincho ter 8000 lbs não quer dizer nada sem saber o modelo do guincho ou o consumo maximo dele em Amperes e as caracteristicas da sua bateria para saber se ela esta adequada ao guincho.
O alternador não tem nada a ver com o ar condicionado normalmente, a peça que você quer chama Isolador de Baterias.

Cavalcante
11/01/2006, 15:30
Sergio, você pode fazer o seguinte: instalar a segunda bateria fixa no porta-malas, passar a fiação por baixo do carro (utilizando as guias da tubulação de freios e combustível) preferencialmente por dentro de um eletroduto - existe um eletroduto corrugado flexível, com alma metálica, chamado celtubo, nas bitolas padrão 1/2" a 1", vendido em lojas de instalações elétricas (a Andra, por exemplo, na sta Ifigênia); é meio caro, mas como você vai precisar de poucos metros, vale a pena, ele tem excelente resistência mecânica e vai deixar seus cabos protegidíssimos).
Você vai ter duas opções então: usar uma bateria idêntica à sua, em paralelo, já que seu alternador aparentemente aguenta, ou chavear as duas. Para isto existem chaves de manobra em carga, específicas para carros.
Quanto a usar a segunda bateria só para a partida, é fácil de fazer isto por meio de relés, só que o relé que vai fazer a manobra tem de ser um parrudo, que aguente pelo menos 10% mais que a CCA das duas baterias somadas. Vai ser um belo contator!!!
Há ainda o inconveniente da escolha do local de instalação. Os cabos são grossos e esse tipo de dispositivo normalmente não tem proteção contra água e partículas compatível com a sua instalação no cofre do motor, logo tem de ser dentro do carro. A menos que você ainda tenha espaço no cofre do motor para montar uma pequena caixa estanque para o equipamento.
Espero ter ajudado, e falamos mais sobre isso no Paca dia 19.
Abraços a todos.

MANFREDI
11/01/2006, 15:37
OOOO seu Cavalcante, além do dia 19, espero você AMANHÃ - 12/01 no Paca também pra tomarmos umas e outras. OK? SEM DESCULPAS COMO DA OUTRA VEZ.

[]s e até a manhã.

Cavalcante
11/01/2006, 16:06
umas, outras e, se sobrar espaço, mais algumas...

braszil
11/01/2006, 17:30
Cavalcante,
Valeu brother, vou levar a peça que consegui para voce ver dia 19 ela é utilizada no land para as duas baterias e me parece ser ber protegida dos elementos quanto aos cabos ja tenho um em mente e comprarei os dutos recomendados por voce o mestre da eletroeletronica. abraços e até dia 19

Emmo
11/01/2006, 17:38
Camaradas....

Seria mesmo uma boa ter uma segunda bateria. Já ouvi alguns proprietários de Engesa falarem que tem instalada... mas como cabeça de bacalhau e bunda de freira, creio que existe, porem nunca ví.

Seria uma boa poder gastar neunônios com isto, e documentar para que os proximos camaradas saibam como fazer....

Sergio, o que acha de juntar mais algum camarada para testar isto ?

Cavalcante nao precisa nem falar, já que utilizamos sua viatura "corpo de prova".

[ ]'s e Sucesso !

braszil
11/01/2006, 18:37
Emmo,
To dentro e tenho quase tudo so me falta o tempo e a certeza que estou fazendo da melhor maneira possivel. Com a ajuda do cavalcante vou finalizar e documentar tudo com fotos depois coloco aqui para todos terem acesso. quem sabe pode estar no Pacaembu no dia 19 para acertarmos tudo. Vou tentar levar o mestre Rogerio Bacelar la para participar.

abracos

braszil
11/01/2006, 18:48
Wallace,
caro amigo obrigado pela sua experiencia. A peça que encontrei usada pelos Land custa por volta de 80 reais e os cabos saem por volta de 90 reais acho que é um preço muito barato para a tranquilidade de poder estar seguro que podera ligar seu carro nao importa onde nem quando. A bateria se nao me engado é 70 ou 75 amperes como nao estou perto do carro nao posso responder quanto au alternador, os para carros com ar é bem mais forte que os sem e isso que importa ele suporta bem o guincho como esta o que eu quero é ter uma bateria reserva para poder ligar o carro em condiçoes extremas. Acho que esta fazendo uma tempestade num copo de agua. É uma coisa muito simples de ser feita e so preciso de informaçoes como a do Cavalcante para confirmar o que outros eletricistas ja me informaram. Muito obrigado por sua ajuda.

Abraços

Wallace
12/01/2006, 12:55
Verifica se realmente essa peça que você encontrou faz o que voce quer, pois pelo que sei o que voce quer novo custa uns R$ 500,00...

christian govastki
13/01/2006, 10:44
Eu já vi uma chave que tem as seguintes posições 0 - tudo desligado, 1- Bateria 1, 2 - Bateria 2, 1+2 - Baterias 1 e 2 em paralelo. Esta chave também é usada em lanchas, por isto acredito que seja relativamente protegida contra umidade e a maresia. Dê uma procurada em artigos para barcos.

MANFREDI
13/01/2006, 11:11
Ué Christian, tá vendendo Papai Smurf :?: :?:

Que aconteceu, desistiu das aventuras :?: :?:

[]s

christian govastki
13/01/2006, 12:39
Outros custos que a vida impõe... fazer o quê?

Das aventuras não, mas estou tentando optar por versões mais baratas...talvez bike, natação...

Faz algum tempo também que dirigir passou a ser mais uma obrigação que um prazer, por isto estou abdicando também do meu carro de passeio.

Mas continuarei por aqui, pois a mecânica me continua sendo apaixonante...

Cláudio Brasília
09/04/2006, 10:43
Prezado Braszil,
Poderia informar-me onde encontro esta peça c/ os cabos?

Peter
13/04/2006, 14:36
Esta é a peça que voces procuram?

http://www.garra4x4.com.br/ em chave geral

christian govastki
17/04/2006, 13:20
É esta mesmo, o preço é meio salgado, mas menor do que o indicado pelo Wallace. Não sei da qualidade da mesma, mas a loja parece ser confiável e tem bons preços.

Wallace
17/04/2006, 15:28
Esta é a peça que voces procuram?

http://www.garra4x4.com.br/ em chave geralA chave de duas baterias lá não é indicada não, pois não isola as duas baterias quando se coloca na posição 1+2.
A chave correta nem precisa ser uma chave, mas isola as duas baterias e normalmente permite também carregar de energia ambas as baterias de forma separada sem fazer nada.
As melhores permite ainda usar ambas as bateria para determinadas carga e somente 1 para outras cargas.
Assim pode usar somente uma bateria para o guincho e ou acessorios, assim não fica sem bateria, pois mesmo que zere esta a outra não é drenada e permite ligar o carro para recaregar ambas.
No caso de veiculos de espedição que ficam com equipamentos ligados por longos peridos com o motor desligado é vital o uso da segunda bateria e deste tipo de chave que descrevi (que custa muito mais como já informei).
Para uso normal de um bom guincho não deveria precisar de uma segunda bateria.
E lembrando que colocar duas bateria juntas sem isolação uma bateria vai detonar a outra por diferença de resistencia interna.
Que quer usar duas baterias de foma barata pode e deve usar uma chave como esta da Garra, mas nunca usar na posição 1+2 e vai ter que ficar mudando na mão de 1 para 2. E acho que deve ser recomendado desligar o veiculo para fazer tal mudança.

christian govastki
19/04/2006, 10:50
Wallace,

Eu não entendi exatamente como funciona este "comutador" que você colocou.

Usando como exemplo a chave da garra, na posição 1+2 acredito eu que ela permite o uso das duas baterias simultâneamente, e por consequencia, que se recarregue as duas ao mesmo tempo.

Supondo que as duas baterias sejam iguais (Ah/Corrente de partida/ lote/ fabricante) e tenham o mesmo tempo de uso, há de se supor que resistência interna seja muito semelhante. Estou certo?

Concordo com você que a passagem entre as posições tenha que ser feita com o carro desligado.

Não estou indo contra o seu produto, nem exaltando o do seu "concorrente" mas apenas tentando entender como ele funciona :concordo: Vc tem algum site com seus produtos ou tem que ser no pvt?

Wallace
19/04/2006, 11:50
Christian, primeiro entenda que não estou criticando nenhum produto de concorente.
Só estou tentado ajudar e explicar o que é cada coisa.
Mesmo porque eu simplemente não vendo este tipo de chave.
Vendo guinchos e pois isso procuro ajudar quando o assunto eu acho que posso opinar.
A cheve que eu descrevi realmente isola uma bateria de outra, mesmo que voce use ambas. Por isso ela é bem mais cara. Não é um simples comutador para alta amperagem a 12 - 14 Volts.
Voce esta correto, mas entendo que sempre vai ter uma diferença minima que vai fazer uma bateria descaregar a outra.
Ai quando não usar a chave na posição 1+2 vai usar mais uma que outra que talvez aumente a diferença de resistencia.
Se tiver duas bateria identidas eu não usaria chave nenhuma.
Se não forem, essa chave simples é menlor que nada, mas eu nunca usaria na posição 1+2.
Para expedição como falei o ideal é a chave que isola.
Mas como já recomendei, muitas vezes é melhor somente levar uma bateria a parte não ligada no veiculo.
Meu forte são os guichos HDW, mas sou uma revenda da Askby ( www.askby.com ).
Não tenho problemas de passar preços em publico, alias até acho isso melhor, pois entendo que quem só passa preço em MP é porque não tem bons preços.
Se quiser algo em PVT prefira via e-mail que acho mais facil e respondo mais rapidamente.