Ver Versão Completa : Freio a disco com 2 pinças por roda
Thiago Rodeghel
07/01/2006, 19:05
Bom galera
Hj instalei 1 dos lados apenas do UBD (acordei tarde :lol: ) Adquiri o kit para eixo canela grossa, mas acabei instalando eles no canela fina (só para matar a curiosidade :concordo: ) Realmente existe algumas diferenças no cubo do canela grossa pro "canelinha" coisa de 3mm.
Bom para instalar no eixo canelinha, apenas troquei os cubos. E no famoso "já que..." troquei os rolamentos do cubo tbm :mrgreen:
Bom pro kit duplo, tem umas manhas q fiz pra instalar mais fácil, sem sofrer. O q me deu mais raiva foi achar uma chave allen7, acho q perdi ou sei lá :parede: .
Amanhã vou postar umas fotos com a instalação, como no meu já era freio a disco, agora é upgrade, mas espero q ajude ao pessoal montar.
[s]
Thiago Rodeghel
08/01/2006, 13:25
Bom, vamos ao q interessa.
Na montagem, é bom comprar alguns itens antes, o q comprei foi:
- 1 lata de graxa azul
- 1 tubo de silicone vermelho, ou se preferir 2 juntas de Roda livre
- 1 Fluido de freio DOT3 ou DOT4(para quem usa freio a disco nas 4 rodas)
- 1 tubo de trava rosca (Lock Tite)
- Estopa
Montagem:
Após remover as rodas, remova as campanas do tambor. Em seguida desmonte a Roda Livre (RL), remova o anel trava do semi-eixo, remova mais uma flange da RL, assim vc terá acesso interno do cubo da roda.
Para remover o cubo, retire a porca e contra-porca juntamente com os anéis. Assim o cubo já está solto,e só remove-lo.
Termine de desmontar o tambor, remova as lonas e molas. remova os 6 parafusos q prendem o espelho do tambor no eixo. Solte o flexível.
Bom após isso, o q ficará apenas no munhão, é a manga do semi-eixo. Limpe bem ela.
Agora é montar o suporte das pinças.
Eu desmontei completamente a pinça do suporte. Achei mais fácil pra montar.
Posicione o suporte no eixo, junto a manga do semi-eixo, prenda com os 6 parafusos q acompanham o kit.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/30081f8407401a32229eb8a83567dd14.jpg
Após prender o suporte das pinças, monte o cubo novamente, se quizer aproveite agora para trocar algum rolamento ou colocar uma graxa nova. Coloque o cubo, verifique se os rolamentos estão corretamente instalados, coloque os anéis, porca e contra-porca(intercalados).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/d59c55db8718af6be91c4d7f5f1b3603.jpg
Agora pegue 1 disco, e coloque ele no cubo, em seguida com 3 porcas das rodas, prenda o disco junto ao cubo. Após isso monte as pinças, no meu caso achei mais fácil para instalar abrindo a pinça, com se eu estivesse trocando as pastilhas. Pq o meu é duplo, talvez no simples naum precise fazer isso. Instale as pinças no suporte, use trava-rosca nestes parafusos, já tive problemas com 1 kit anterior, por não usar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/a5754c6cdceaad8fabdbd0031859c944.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/313527c6f9a103493e02bba3c7c7de76.jpg
Bom como eu havia desmontado a pinça e pastilhas, conforme a foto anterior, remontei elas nesses parafusos não precisa do trava-rosca apenas aperte bem elas, em seguida coloque os grampos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/e43f17737c8be8117c10893d6fcb133e.jpg
Agora é trocar o flexivel, q acompanha o kit, instale ele. E tbm o sangrador da pinça, que vem com o kit.
Bom agora é só terminar de montar o cubo, Não esqueça do anel trava do semi-eixo, terminando isso é só colocar a RL, eu usei silicone vermelho, ou usem a junta da RL.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/b5fc72a98d1ced7769f209edc36c657c.jpg
Após isso, é sangrar as pinças. Complete ou troque todo o fluido do freio conforme necessário. Como tinha fluido novo no sistema, apenas completei.
Antes de montar as rodas novamente, limpe a área de contato das pastilhas, no disco. Remova graxa ou alguma sujeira q possa prejudicar o freio.
Bom acho q é isso, espero q seja o suficiente. Se esqueci de algo, Giovani dá uma conferida aí :concordo: .
[s]
Thiago, show de explicação!!! :concordo:
Só para complementar...
No caso do eixo ser canela fina, vai um calço entre o suporte das pinças e munhão. É preciso medir a distância correta entre o suporte da pinça e o cubo de roda, como no desenho abaixo. Essa medida serve para todos Kits UBD:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/ee8dd2a61ea0045a2a2ef46ede475551.jpg
Se a medida estiver incorreta, o cavalete da pinça vai raspar no disco (4ª foto do Thiago). Em alguns casos é preciso ajustar essa distância, trocando-se esse calço ou rebaixando o próprio suporte. Não ponham arroelas nos parafusos, ou esmerilhem as pinças ou mexam no disco.
Outra coisa importante para o ajuste, é a remoção de excessos de tinta, sujeiras e ferrugem de todas as peças envolvidas na montagem.
Sempre usem os parafusos que acompanham o kit, pois são da medida correta para o suporte, sendo uma medida para o canela fina e outra para o canela grossa. :concordo:
A diferença entre os kits simples e duplo, é somente a pinça inferior. A posição da pinça no kit simples é a mesma da pinça superior do kit duplo. :concordo:
No mais, se alguém tiver alguma dúvida é só pedir.
[]'s :concordo:
PS.: Só como observação... Não usamos mais fluídos DOT 3, só DOT 4 ou superiores. :concordo:
Thiago Rodeghel
08/01/2006, 18:46
No meu caso o eixo é canelinha (por enquanto) o q fiz foi apenas trocar o cubo, de 1 eixo de rural q tenho qki, e ficou certinho a posição 8)
Com relação ao fluido de freio, eu só precebi necessidade de usar o DOT4 qdo coloquei disco nas 4 rodas, mas como o Giovani é o vendedor aki, sigam a recomendação dele :concordo:
[s]
Com relação ao fluido de freio, eu só precebi necessidade de usar o DOT4 qdo coloquei disco nas 4 rodas, mas como o Giovani é o vendedor aki, sigam a recomendação dele :concordo:
:) É isso que eu quis dizer... Com freios à disco, usem DOT 4 ou superiores. :concordo:
[]'s
Thiago Rodeghel
09/01/2006, 00:35
Pessoal q usa kit duplo (aliás para todos)
Sangrar muito bem o sistema... No inicio, fiquei com o pedal do freio baixo, no sistema duplo, tem q sagrar muito bem...
[s]
Pessoal q usa kit duplo (aliás para todos)
Sangrar muito bem o sistema... No inicio, fiquei com o pedal do freio baixo, no sistema duplo, tem q sagrar muito bem...
[s]
com certeza.
eu com kit duplo atras e na frente que o diga.
UBD rulez!
Thiago Rodeghel
10/01/2006, 11:34
eu com kit duplo atras e na frente que o diga.
UBD rulez!
Com 8 pinças deve ser mais animal ainda :twisted: :twisted:
Pena q naum sobrou verba pra tudo isso, mas 6 pinças por enquanto tá bom :mrgreen:
O que quero fazer é tentar adaptar um cilindro mestre da D20 ou da F1000 no hidrovacuo do Opala :pensativo: , pra ver se melhora ainda um pouco mais :)
[s]
Com 8 pinças deve ser mais animal ainda :twisted: :twisted:
Pena q naum sobrou verba pra tudo isso, mas 6 pinças por enquanto tá bom :mrgreen:
O que quero fazer é tentar adaptar um cilindro mestre da D20 ou da F1000 no hidrovacuo do Opala :pensativo: , pra ver se melhora ainda um pouco mais :)
[s]
CM de opala nao da nem pro cheiro. >= F1000
Thiago Rodeghel
10/01/2006, 14:23
Então Elcio...
Acho que o da D20 é o q vai dar certo no hidrovácuo do Opala. Tava vendo o da Veraneio e a furação é beeem parecida, se naum for a mesma :pensativo: Mas em proporção o da Veraneio é muito maior q do Opala, acredito q ficaria melhor...
Da F1000 me falaram q tbm dá, mas teria q mudar algumas coisas no hidrovácuo para encaixar, por isso tbm entrou na lista...
[s]Agora freiando muito melhor
Da F1000 me falaram q tbm dá, mas teria q mudar algumas coisas no hidrovácuo para encaixar, por isso tbm entrou na lista...
E ai Thiago :concordo:
Eu instalei o cilindro mestre de F-1000....mas o hidrovácuo e o mesmo do opala....dependendo da marca do hidrovácuo tem uma pequena diferança na furação (2 ou 3 mm). Eu tinha um hidrovácuo da marca Varga e a furação do cilindro mestre quase "casou", ai troquei pro um hidrovácuo da marca "Bendix" (acho que é assim que se escreve) e a furação bateu certinho.
[]' 8)
Thiago Rodeghel
10/01/2006, 14:41
Fala Helio :D
Por isso q queria ver o seu, mas se seu hidro é do Opala melhor ainda, agora já dá pra mim ter alguma certeza antes de comprar...
Hj se vc for lá com sua viatura, quero dar uma bizoiada :shock: :lol:
[s]
Blz.....vou tirar as fotos tbm e colocar aqui no forum :concordo:
[]'s 8)
Thiago,
Coloquei as fotos do cilindro F-1000 instalado no CJ. Veja no link.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=214181#214181
[]'s 8)
Walnei Boteon
12/01/2006, 01:09
Ver o Thiago freiando o jeep lá no Poli terça-feira...............Cód. XXX = não tem preço :shock: :mrgreen: ...
Realmente o sistema é muito bom, o menino era só alegria :lol: :lol: :lol: ...
[]'s sem UBD e bombando 3 x no pedal pro jeep parar :parede: :parede: ...
Ver o Thiago freiando o jeep lá no Poli terça-feira...............Cód. XXX = não tem preço :shock: :mrgreen: ...
:lol: :lol: :lol: :lol:
Muito boa!!! :palmas:
Será que ele já conseguiu sangrar direito aquele freio???
Se ainda não, é só pedir pra um açougueiro... :mrgreen:
[]'s sem UBD e bombando 3 x no pedal pro jeep parar...
Walnei, podemos dar um jeito nisso... :mrgreen:
[]'s
Thiago Rodeghel
12/01/2006, 16:39
:P :P :P hehehehe :lol: :lol: :lol:
Só o Walnei mesmo :D ...
Já consegui sim Giovani :concordo: , mas ainda vou colocar um cilindro mestre de D20 ou F1000 nele.
[s]Semana q vem programado para ir pro RS de CJ :shock:
Walnei Boteon
12/01/2006, 23:16
[]'s sem UBD e bombando 3 x no pedal pro jeep parar...
Walnei, podemos dar um jeito nisso... :mrgreen:
Giovani, já está na minha lista... prioridade zero :concordo: ...
Tô fazendo uma reforma no jeep que literalmente me deixou na lona (na conta bancária e no freio :shock: :mrgreen: )...
Tô dando uma ajeitada no freio até tomar um fôlego :twisted: ... aí vou te fazer o pedido :concordo: ...
...mas ainda vou colocar um cilindro mestre de D20 ou F1000 nele.
Vixe!!!!!!! Cuidado pra num tombar pra frente :twisted: :twisted: ...
[]'s sonhando com um freio de 1ª 8) ...
:P :P :P hehehehe :lol: :lol: :lol:
Só o Walnei mesmo :D ...
Já consegui sim Giovani :concordo: , mas ainda vou colocar um cilindro mestre de D20 ou F1000 nele.
[s]Semana q vem programado para ir pro RS de CJ :shock:
Olá Thiago,
Procure pelo cilindro do Santana/Saveiro, olhe na caixa ou a referência: é o mesmo da D20, por uma terço do valor.
Já estou na procura do cilindro. Vou comprar da Varga, pq me falaram q a furação fica certa, com o hidrovácuo Varga. Tbm me falaram q o cilindro da D20/Veraneio fica certo no hidrovácuo do Opala.
Velho então posta a bagaça aqui. Quero colocar o UDB na frente do Mammoth, mas sem o SF, no entanto a galera que eu consulto fala que vai ficar uma "bosta" mas quero ver primeiro o desempenho sem SF antes de mexer com isso. Se não tiver jeito ... :mrgreen:
[]
Elmer_Jeep
18/07/2017, 11:53
Aproveitando o tópico.
Mais alguém usa 2 pinças por roda ?
Adaptei na F75 do meu pai 2 pinças de toyota band, já sangramos várias vezes, mas o pedal de freio ficou baixo.
O cilindro mestre é original da Band. Alguma sugestão ?
Paulo André BR
18/07/2017, 13:02
KKKK...
Nem tinha lido a dúvida do Elmer e já tinha ido direto no início do tópico ler o que se tratava isso....
Logo de cara pensei:
"Nossa isso deve fazer o pedal de freio ir no porão..."
Chego aqui no fim e vejo que realmente isso é um problema...
Na minha humilde ignorância e sem nada de aprofundamento, penso que se dobramos a quantidade de pinça, mas o resto se manteve igual, obviamente o pedal que aciona tudo isso terá maior deslocamento de curso até preencher as duas pinças.
Eu imagino que se mexer na alavanca do pedal, dobrando a capacidade de deslocamento do 1º pino do servo (não sei como chama isso...), chega-se a ao resultado esperado...
Meu raciocínio baseia-se na mecânica de fluídos, não nas peças utilizadas.
Lembrando que tb não entendo nada de mecânica dos fluídos, portanto, só pensei em voz alta...
:roll:
...mas deve ter fundamento
:tomate:
Abraço,
T+
Eu não uso 2 pinças por roda e sei que a pergunta que vou fazer é básica, embora seja um erro comum que muitas vezes acabamos cometendo, mas as duas estão com a sangria voltada para cima?
Eu sangraria primeiro a pinça de baixo, depois a de cima...
Abraço.
Renato
Aproveitando o tópico.
Mais alguém usa 2 pinças por roda ?
Adaptei na F75 do meu pai 2 pinças de toyota band, já sangramos várias vezes, mas o pedal de freio ficou baixo.
O cilindro mestre é original da Band. Alguma sugestão ?
Elmer_Jeep
18/07/2017, 16:11
Eu não uso 2 pinças por roda e sei que a pergunta que vou fazer é básica, embora seja um erro comum que muitas vezes acabamos cometendo, mas as duas estão com a sangria voltada para cima?
Eu sangraria primeiro a pinça de baixo, depois a de cima...
Abraço.
Renato
No suporte que fiz as pinças ficam montadas na vertical.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.