PDA

Ver Versão Completa : relogio de presão do oleo

marciorank@gmail.com
16/08/2014, 21:10
ola pessoal,
estou com um problema em minha band,
quando ligo a chave dela o ponteiro do relogio de presão de oleo ja sobe um pouco, quando dou a partida no motor o ponteiro vai praticamente no maximo.
no meu pensamento ao ligar a chave, (sem dar a partida) o ponteiro deveria ficar em zero, marcando somente quando der a partida no motor.
como funciona na band de voces?

Sergioporto
16/08/2014, 21:24
ola pessoal,
estou com um problema em minha band,
quando ligo a chave dela o ponteiro do relogio de presão de oleo ja sobe um pouco, quando dou a partida no motor o ponteiro vai praticamente no maximo.
no meu pensamento ao ligar a chave, (sem dar a partida) o ponteiro deveria ficar em zero, marcando somente quando der a partida no motor.
como funciona na band de voces?
Só deve mexer quando der partida e motor funcionar. Deve ser o fio que liga na cebolinha do óleo partido ou desligado.

helder.dir
17/08/2014, 03:43
Marcio, a minha coincidentemente tbm está com esse mesmo problema, eu ligo o primeiro ponto da chave e o ponteiro ja marca cheio..., na sexta eu levei ao eletricista..., agora na segunda vou resolver isso instalando outra cebolinha com um relê sobre o painel (vermelho pra ficar mais visivel em eventual pane), eis que o problema no meu antigo marcador certamente é a fiação, talvez mordida dando terra ou algo do genero..., ou melhor, segunda eu apuro certinho, mas que é bacana ter esse outro rele no painel com certeza é..., inclusive já vi em alguns posts por aqui...
Em materia de segurança do motor, o que abunda nao atrapalha..., e caso eu consiga arrumar o do painel entao eu ficarei com 2.

Abraços.

marciorank@gmail.com
17/08/2014, 08:11
Marcio, a minha coincidentemente tbm está com esse mesmo problema, eu ligo o primeiro ponto da chave e o ponteiro ja marca cheio..., na sexta eu levei ao eletricista..., agora na segunda vou resolver isso instalando outra cebolinha com um relê sobre o painel (vermelho pra ficar mais visivel em eventual pane), eis que o problema no meu antigo marcador certamente é a fiação, talvez mordida dando terra ou algo do genero..., ou melhor, segunda eu apuro certinho, mas que é bacana ter esse outro rele no painel com certeza é..., inclusive já vi em alguns posts por aqui...
Em materia de segurança do motor, o que abunda nao atrapalha..., e caso eu consiga arrumar o do painel entao eu ficarei com 2.

Abraços.

fala Helder, tudo blz
voce não dorme não cara? heheheh....
eu desconfio que seja a cebolinha, não entendo nada de elétrica mas acho que o funcionamento dela é o seguinte;
a fiação dacebolinha até o painel acho que é apenas um sinal do negativo pro relogio, se o fio estiver rompido não vai marcar nada, acho que na cebolinha deve existir tipo uma resistencia, quanto mais presão mais sinal vai enviando fazendo com que o ponteiro marque mais ou menos.
acho que é isso. heheheh.....
aceito qualquer critica e correções, afinal estamos aqui pra aprender.

abs

Sergio c
17/08/2014, 09:58
Eu instalei a cebolinha dupla, o ponteiro, com a chave ligada, fica no zero e após a partida, o ponteiro demora uns 2 segundos e fica na escala central, sendo que depois de acelerar, ele vai para o fima da escala.
No outro conector da cebolinha, coloquei uma lâmpada, sobre o painel, pois no dia a dia, ninguém fica olhando p ponteiro da pressão, e quando perceber, o motor já era. Com a lâmpada, a hora que ela acender dá p salvar alguma coisa ainda heheheheh

marciorank@gmail.com
17/08/2014, 10:27
Eu instalei a cebolinha dupla, o ponteiro, com a chave ligada, fica no zero e após a partida, o ponteiro demora uns 2 segundos e fica na escala central, sendo que depois de acelerar, ele vai para o fima da escala.
No outro conector da cebolinha, coloquei uma lâmpada, sobre o painel, pois no dia a dia, ninguém fica olhando p ponteiro da pressão, e quando perceber, o motor já era. Com a lâmpada, a hora que ela acender dá p salvar alguma coisa ainda heheheheh

blz Sergio
como assim cebolinha dupla, nunca vi uma cebolinha assim, no meu jeep willys eu coloquei um T na saida do bloco, em uma saida eu tenho a mangueira que vai pro relogio e em outra saida eu tenho a cebolinha normal do opala que vai na luz do painel.
agora a pouco eu tirei o cabo que esta ligado na cebolinha da band e liguei a chave, o ponteiro vai la em cima,(no final).

PP5GAS
17/08/2014, 10:29
Na minha, só bater na chave o ponteiro vai ao máximo e fica por lá.
Acompanhando para ver a solução.

Sergio c
17/08/2014, 10:43
Esse dá foto é o sensor duplo, para motores Mercedes Benz, uma saída p relógio e outro p lâmpada. Eu tenho instalado esse.

Sergio c
17/08/2014, 10:48
Na minha, só bater na chave o ponteiro vai ao máximo e fica por lá.
Acompanhando para ver a solução.
Tanto o sensor simples qto o duplo, usam o negativo p mandar a informação ou acender a lâmpada. Ou o sensor do teu motor esta travado fechado ou o fio está encostando em algum lugar, recebendo a carga negativa.
Se tiver tempo, descubra no painel qual é o fio que dá a entrada p relógio e puxe um fio direto do sensor ao pino do painel, só para fazer o teste.

PP5GAS
17/08/2014, 10:53
Valeu a dica Sérgio. Vou ter de soltar o painel e seguir a partir dele. O chicote está uma bagunça com fios desgarrados para tudo que é lado.

helder.dir
18/08/2014, 01:52
Falaa galera...
Entao marcio, sou meio boemio mesmo..., acostumei a dormir tarde desde a epoca da faculdade, agora já era...., fico quebrado mas de boa..., ai chega um dia que eu praticamente me recolho que nem urso pra hibernar..., ae durmo umas 16 hs e pronto, renovo pra mais uns 20 dias dormindo tarde e tal..., e assim vai tocando...kkkkkkkkkk
Quanto ao assunto, o que eu quis dizer que farei é exatamente o que o Sergio disse que fez na dele.., vou deixar uma luz em cima do painel e tbm terá o marcador do painel, assim, caso consiga consertar o relogio entao terei 2 modos de avisar...

Abraçoos!

Sergio c
18/08/2014, 09:34
A minha BI é daquele modelo em linha e como esse sensor é maior e pegaria no fundo da BI, o que fiz foi pedir ao torneiro fazer um alongador com um cano de uns 4cm, aí não pega mais no fundo da BI e dá para rosqueá-lo tranquilo. Talvez a noite posto uma foto.
Com a lâmpada eu nem olho p ponteiro, que também funciona perfeitamente, sendo que quando se liga a chave e o motor, a lâmpada demora uns 2 segundos p apagar, e depois, quando se desliga, tb demora uns dois segundos p acender novamente, qd a pressão do óleo cai.

Cadista
18/08/2014, 10:29
Ola,
Quanto ao problema do colega, possivelmente deve estar dando terra, em algum ponto do fio.
Aproveitando o tópico gostaria de entender melhor como observar esse relógio e saber se esta tudo correto.
O funcionamento se da com o marcador em 10 quando se esta acelerando e em 5 quando esta na lenta?
Particularmente não consegui entender muito bem a lógica do funcionamento acerca deste marcador, aparentemente a minha esta marcando corretamente, uma explicação ajudaria muito um leigo como eu.

Obrigado

Sergioporto
18/08/2014, 14:46
A minha BI é daquele modelo em linha e como esse sensor é maior e pegaria no fundo da BI, o que fiz foi pedir ao torneiro fazer um alongador com um cano de uns 4cm, aí não pega mais no fundo da BI e dá para rosqueá-lo tranquilo. Talvez a noite posto uma foto.
Com a lâmpada eu nem olho p ponteiro, que também funciona perfeitamente, sendo que quando se liga a chave e o motor, a lâmpada demora uns 2 segundos p apagar, e depois, quando se desliga, tb demora uns dois segundos p acender novamente, qd a pressão do óleo cai.
Coloquei os seguintes sistemas na minha:Manometro mecanico ,manometro original funciona bem mas nao confio,tambem coloquei uma cigarra ,enquanto pressao de óleo nao sobe ,a danada faz uma barulheira legal.

jsuttili
18/08/2014, 15:48
Eu não confio nesses manômetros digitais.... ainda mais sendo Wiltec.
Por isso instalei um mecânico.... é bater a chave que vai no máximo.. até esquentar o óleo.. depois ele desce.. um pouco...

marciorank@gmail.com
18/08/2014, 19:04
Eu não confio nesses manômetros digitais.... ainda mais sendo Wiltec.
Por isso instalei um mecânico.... é bater a chave que vai no máximo.. até esquentar o óleo.. depois ele desce.. um pouco...
assim que conseguir fazer o original funcionar certinho ainda vou colocar uma luz de advertencia, estou pensando em usar a propria lampada do freio de mão, aquela que vem original no painel.
acho que vai dar boa, o que acham?

helder.dir
18/08/2014, 19:46
Sergio, que modelo é essa cebolinha com duas saidas (saida para o painel e outra para a lampada auxiliar) que voce usa?
Se houvesse alguma cebolinha de duas saidas e com a mesma medida de rosca da original ficaria muito mais facil, só tirar e por....

Sergio c
18/08/2014, 21:10
Sergio, que modelo é essa cebolinha com duas saidas (saida para o painel e outra para a lampada auxiliar) que voce usa?
Se houvesse alguma cebolinha de duas saidas e com a mesma medida de rosca da original ficaria muito mais facil, só tirar e por....
Segue 2 fotos do sensor de óleo duplo(ainda meio sujo da última trilha hehehehehe). Esse sensor é original dos motores MB710, mas esta usa um outro filtro maior e refrigerado a água. Na band a rosca é igual, mas pega na parte mais funda da BI, aí tive que mandar fazer esse alongador que, se você é amigo do torneiro, ele nem vai te cobrar pelo serviço.

Sergioporto
18/08/2014, 21:15
Nao usei bulbos duplos.Coloquei um T onde vai bulbo original ,aproveitando ele e colquei bulbo de pressao de óleo do fusca que é bem sensivel para acionar cigarra ou lampada como desejar.Num canto da chapa onde é velocimetro furei e coloquei tres leds ,vermelho para advertencia da pressao de ar no reservatório,laranja para pressao de óleo em paralelo com cigarra ,verde para outro sistema de alerta que tenho ,nao posso dizer aqui.

helder.dir
19/08/2014, 14:17
Perfeita explicação de ambos Sergio's...kkk
Hj coloquei na minha uma auxiliar, ja que a soluçao no relogio antigo está dificil de verificar, diria nao dificil, mas sim o tempo meio curto pra mim aqui...
Tbm coloquei uma luz na lataria entre o painel e a porta, ficou muito bom..., agora, quanto a sirene então ficaria perfeitooo!!

Sergioporto
19/08/2014, 19:02
Perfeita explicação de ambos Sergio's...kkk
Hj coloquei na minha uma auxiliar, ja que a soluçao no relogio antigo está dificil de verificar, diria nao dificil, mas sim o tempo meio curto pra mim aqui...
Tbm coloquei uma luz na lataria entre o painel e a porta, ficou muito bom..., agora, quanto a sirene então ficaria perfeitooo!!
Nao é sirene ,é cigarra ,pequena ,redonda mas faz um escarcéu !!

marciorank@gmail.com
14/11/2014, 22:05
Nao é sirene ,é cigarra ,pequena ,redonda mas faz um escarcéu !!
boa noite pessoal
preciso de um palpite de voces, o relogio de presão de oleo da minha band loquiou de vez, antes quando ligava a chave ele ja ia em 1/4 e qdo dava a partida ele ia quaze no maximo, agora qdo liga a chave ele fica em zero e dando a partida ele vai até o meio, porem derepente ele fica quaze em zero com a band rodando, estou preocupado, como poderia testar a presão de oleo da bomba,ja pensei em colocar um manometro no lugar que vai a cebolinha e ligar a band,o que voces acham?

Sergio c
16/11/2014, 22:34
boa noite pessoal
preciso de um palpite de voces, o relogio de presão de oleo da minha band loquiou de vez, antes quando ligava a chave ele ja ia em 1/4 e qdo dava a partida ele ia quaze no maximo, agora qdo liga a chave ele fica em zero e dando a partida ele vai até o meio, porem derepente ele fica quaze em zero com a band rodando, estou preocupado, como poderia testar a presão de oleo da bomba,ja pensei em colocar um manometro no lugar que vai a cebolinha e ligar a band,o que voces acham?
Marcio, o fio com carga negativa que sai do sensor deve estar raspando minimante em alguma coisa, pois só com a chave ligada, o ponteiro "só deve ligar" e ficar no primeiro risco da escala.
O da minha, qdo ligo a chave ele sobe mínima coisa e fica no primeiro risco e após dar a partida, sobe mais uns 4 riscos e, conforme vou acelerando, ela vai até quase o fim da escala, faltando um risco só no marcador para fechar a escala.
Eu tenho o sensor duplo, "post 18" deste tópico, e uso também a lâmpada para monitorar a pressão do óleo. Um abraço.

marciorank@gmail.com
18/11/2014, 12:29
Marcio, o fio com carga negativa que sai do sensor deve estar raspando minimante em alguma coisa, pois só com a chave ligada, o ponteiro "só deve ligar" e ficar no primeiro risco da escala.
O da minha, qdo ligo a chave ele sobe mínima coisa e fica no primeiro risco e após dar a partida, sobe mais uns 4 riscos e, conforme vou acelerando, ela vai até quase o fim da escala, faltando um risco só no marcador para fechar a escala.
Eu tenho o sensor duplo, "post 18" deste tópico, e uso também a lâmpada para monitorar a pressão do óleo. Um abraço.

quando liga a chave o meu esta indo até o primeiro risco, quando do a partida ele vai até a metade.
para desencargo deixei a band hoje pela manha para medir a presão do oleo e aproveitei e mandei dar uma reguda de valvulas e calibrar os bicos, pois da ultima calibrada ja fiz uns 70.000 km.
vamos ver o que o meca de confiança ( nasceu com os motor mercedes, kkk...)que tenho vai dizer ai eu posto a noite o que deu.

marciorank@gmail.com
18/11/2014, 22:26
quando liga a chave o meu esta indo até o primeiro risco, quando do a partida ele vai até a metade.
para desencargo deixei a band hoje pela manha para medir a presão do oleo e aproveitei e mandei dar uma reguda de valvulas e calibrar os bicos, pois da ultima calibrada ja fiz uns 70.000 km.
vamos ver o que o meca de confiança ( nasceu com os motor mercedes, kkk...)que tenho vai dizer ai eu posto a noite o que deu.

então galera;
presão de oleo medida, segundo o meca a band funcionando na lenta esta com a presão igual a motor novo, hehehh....
e depois dos 70.000 km regulou as valvulas, calibrou os bicos, retirou os vazamentos dos tubos que entran no cabeçote para alimentação dos bicos.
agora so alegria, até ver a conta amanha, aiaiaiaiaiaiai.........

Sergio c
19/11/2014, 08:46
então galera;
presão de oleo medida, segundo o meca a band funcionando na lenta esta com a presão igual a motor novo, hehehh....
e depois dos 70.000 km regulou as valvulas, calibrou os bicos, retirou os vazamentos dos tubos que entran no cabeçote para alimentação dos bicos.
agora so alegria, até ver a conta amanha, aiaiaiaiaiaiai.........
Há pouco tempo, revisão da BI, troca de bicos, regulagem de válvulas e trocar uma mangueira curta do intercooler, foi 1.500 Dilmas hehehehe, mas valeu a pena, não fumaceia quase nada, nem apanhando, pega com meia virada e com 50 mangos de diesel dá p fazer trilha o dia todo hehehehe.

marciorank@gmail.com
19/11/2014, 21:51
Há pouco tempo, revisão da BI, troca de bicos, regulagem de válvulas e trocar uma mangueira curta do intercooler, foi 1.500 Dilmas hehehehe, mas valeu a pena, não fumaceia quase nada, nem apanhando, pega com meia virada e com 50 mangos de diesel dá p fazer trilha o dia todo hehehehe.

fala ai Sérgio,
como prometido vai o custo da brincadeira;

calibrar os bicos
regular valvulas
troca de um cano de um bico
medir presão de oleo motor

custo de 340,00

lukas daneu
25/11/2014, 07:52
Oi pessoal, é normal a pressão do óleo quando o carro frio ficar o ponteiro marcando no 5, e logo depois de rodar algumas horas a pressão do óleo cair um pouco? motor merces band91

obrigado

jsuttili
25/11/2014, 08:45
O meu ta sempre no máximo.. só quando esquenta bem o motor e na lenta ele desce pro meio.. pressão é o q não falta.... Eu uso relógio mecânico de trator esteira.... pq não confio nesse elétrico da band.

Sergio c
25/11/2014, 13:57
Oi pessoal, é normal a pressão do óleo quando o carro frio ficar o ponteiro marcando no 5, e logo depois de rodar algumas horas a pressão do óleo cair um pouco? motor merces band91

obrigado
Lukas, essa marcação é exatamente igual o do meu motor e acho que seja correta, pois com o motor frio e consequentemente o óleo também, a pressão fica maior na marcha lenta, depois, quando o motor esquenta e o óleo fica mais fino, em marcha lenta, a pressão cai quase no início da escala. E quando acelero tudo, o marcador vai até quase o final da escala.

minhastrilhas
01/03/2016, 21:48
Pessoal, já que oforum é sobre "sensores"....
Estou tentando adaptar mais medidores na minha Band 95, motor 14b, sendo mais um de agua, um temp oleo e um aperimetro. Bom, voces tem ideia onde posso adaptar o temp de oleo? qual parafuso do bloco do motor? podem postar foto, grato!

Sergio c
01/03/2016, 23:26
Pessoal, já que oforum é sobre "sensores"....
Estou tentando adaptar mais medidores na minha Band 95, motor 14b, sendo mais um de agua, um temp oleo e um aperimetro. Bom, voces tem ideia onde posso adaptar o temp de oleo? qual parafuso do bloco do motor? podem postar foto, grato!
Na minha opinião, o melhor lugar para medir a temperatura do óleo seria antes de ele ser enviado para lubrificar o motor, pois, após a lubrificação, sua temperatura será bem maior. Acho que originalmente nem os motores MB e nem os 14B tenham um local p instalação do sensor de temperatura p óleo, tendo que ser feita uma adaptação.
Algum colega que tenha band com motor 14B talvez possa te dar uma luz. Um abraço.

minhastrilhas
02/03/2016, 20:02
Na minha opinião, o melhor lugar para medir a temperatura do óleo seria antes de ele ser enviado para lubrificar o motor, pois, após a lubrificação, sua temperatura será bem maior. Acho que originalmente nem os motores MB e nem os 14B tenham um local p instalação do sensor de temperatura p óleo, tendo que ser feita uma adaptação.
Algum colega que tenha band com motor 14B talvez possa te dar uma luz. Um abraço.

Olá Sergio,
grato pela ajuda e comentários. Fiz uma análise da situação e uma boa opção, mas dificil, a se considerar é usinar um "T" para inserir exatamente no local do medidor de pressão, assim a outra ponta ficaria com o temperatura de oleo.

Mas ainda acredito que haja outras possibilidades pois existem diversos parafusos aparentes na parte baixa do bloco do motor. Porém não quero mexer para não ter algum problema.

abs