Conectar

Ver Versão Completa : Qual a melhor viatura para expedições?

Páginas : 1 2 3 [4]

titanium
13/06/2016, 18:11
Titanium, você falou que monta um esquema de chuveiro quente em camping. Tem como passar detalhes?

Também concordo com suas justificativas.

Creio que carretinha, teardrop ou motor home, só não seja interessante pra quem usará por coisa de uma semana ao ano... Aí realmente, vale mais ficar no esquema de camping convenvional, ou de pousada...

Se formos olhar por questão de custo de oportunidade, até um carro mil não vale a pena... Só de se livrar de IPVA, seguro e manutenção o camarada já economiza uma baita grana.

Olá Guimajc!

Atualmente utilizamos um esquema de chuveiro com água quente bem simples!!!

Chuveiro é composto por: Mangueira de jardim + Bomba d'agua de porão + balde + chuveiro simples de 10 reais.

Como funciona?
Esquento água no fogão ou fogueira e misturo com água normal no balde de 20Litros.
A água fica morna.
Coloco a bomba d'água dentro do balde e ligo numa bateria 12v.
A bomba empurra a água pela mangueira até o chuveiro.

Banheiro: o banheiro foi feito com 4 pedaços de tubo PVC de 1metro cada. Com ajuda de 4 joelhos de 90º de PVC conectei os 4 pedaços de cano 1m de PVC. Ficou uma estrutura quadrada.
Essa estrutura quadrada eu deixo amarrada ao lado do carro.
Nessa estrutura quadrada feita com os tubos PVC coloquei cortina de box, aquelas moles de "tecido plástico" que vendem baratinho em casa de 1,99.

Assim fica formado o box/banheiro.
O chuveiro joga a água por cima dessa estrutura e molha a pessoa que toma banho.

Essa estrutura dá trabalho para montar.
Numa carretinha daria para deixar "a coisa no jeito", ou seja, fácil de montar e desmontar. Com o tangue de água fixo num local estratégico, com a bomba dágua já acoplada no tanque de água e tubos de água ja conectados com o chuveiro.

Mas como não tenho a carretinha, improviso com esse sistema rudimentar mesmo.

...

Concordo com você!
Se for para utilizar poucas vezes, não compensa investir muito.
Há que se analisar bem o uso que será feito do equipamento, para não virar gasto à toa.

Um Trailer também é uma boa pedida, apesar de limitar um pouco os "Caminhos" que o expedicionário percorre....
Mas em compensação, o trailer permite pernoitar em postos de gasolina durante o deslocamento. Coisa que com barraca de teto fica mais delicado..
Já pernoitamos em alguns postos dormindo em barraca de teto... mas não é agradável... a preocupação fica latejando a cabeça. rsrsrs

kenjimkm
13/06/2016, 20:38
Boa noite.
Eu ja ouvi falar de montar um chuveiro usando o escapamento da viatura, enrolando um tubo de cobre no escape prox ao motor. A agua vem gelada por uma ponta e sai quente em outra ponta claro que com motor da viatura ligado.
Alguem ja tentou isso?

titanium
13/06/2016, 21:00
Boa noite.
Eu ja ouvi falar de montar um chuveiro usando o escapamento da viatura, enrolando um tubo de cobre no escape prox ao motor. A agua vem gelada por uma ponta e sai quente em outra ponta claro que com motor da viatura ligado.
Alguem ja tentou isso?

É o princípio da serpentina...
Funciona sim, mas normalmente o escapamento do carro só esquenta mesmo logo na saída do motor e mais quando o motor está sob aceleração...

O ideal seria fazer um boiler para acumular parte da água aquecida...
Talvez valha a pena debruçar sobre esse ponto e desenhar um sistema eficiente..

guimajc
15/06/2016, 18:33
Olá Guimajc!

Atualmente utilizamos um esquema de chuveiro com água quente bem simples!!!

Chuveiro é composto por: Mangueira de jardim + Bomba d'agua de porão + balde + chuveiro simples de 10 reais.

Como funciona?
Esquento água no fogão ou fogueira e misturo com água normal no balde de 20Litros.
A água fica morna.
Coloco a bomba d'água dentro do balde e ligo numa bateria 12v.
A bomba empurra a água pela mangueira até o chuveiro.

Banheiro: o banheiro foi feito com 4 pedaços de tubo PVC de 1metro cada. Com ajuda de 4 joelhos de 90º de PVC conectei os 4 pedaços de cano 1m de PVC. Ficou uma estrutura quadrada.
Essa estrutura quadrada eu deixo amarrada ao lado do carro.
Nessa estrutura quadrada feita com os tubos PVC coloquei cortina de box, aquelas moles de "tecido plástico" que vendem baratinho em casa de 1,99.

Assim fica formado o box/banheiro.
O chuveiro joga a água por cima dessa estrutura e molha a pessoa que toma banho.

Essa estrutura dá trabalho para montar.
Numa carretinha daria para deixar "a coisa no jeito", ou seja, fácil de montar e desmontar. Com o tangue de água fixo num local estratégico, com a bomba dágua já acoplada no tanque de água e tubos de água ja conectados com o chuveiro.

Mas como não tenho a carretinha, improviso com esse sistema rudimentar mesmo.

...

Concordo com você!
Se for para utilizar poucas vezes, não compensa investir muito.
Há que se analisar bem o uso que será feito do equipamento, para não virar gasto à toa.

Um Trailer também é uma boa pedida, apesar de limitar um pouco os "Caminhos" que o expedicionário percorre....
Mas em compensação, o trailer permite pernoitar em postos de gasolina durante o deslocamento. Coisa que com barraca de teto fica mais delicado..
Já pernoitamos em alguns postos dormindo em barraca de teto... mas não é agradável... a preocupação fica latejando a cabeça. rsrsrs

Bacana o esquema do chuveiro: simples e barato. Para permanecer parado por alguns dias é uma boa opção.

Estou avaliando a possibilidade de um teardrop. Dica do Sandro Ventania. Até então pensava no esquema de barraca de teto, mas o teardrop é muito mais confortável e prático. Fora que permite dormir em postos em deslocamentos.

Coloquei algumas coisas que achei neste post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/156459-jimny-com-mini-trailer-teardrop.html

guimajc
15/06/2016, 18:39
É o princípio da serpentina...
Funciona sim, mas normalmente o escapamento do carro só esquenta mesmo logo na saída do motor e mais quando o motor está sob aceleração...

O ideal seria fazer um boiler para acumular parte da água aquecida...
Talvez valha a pena debruçar sobre esse ponto e desenhar um sistema eficiente..

Kenji,

Veja o esquema que o Almir está planejando montar na tracker dele:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/153930-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos-6.html

mfdomingues
16/06/2016, 13:18
Compra a SW4 do Glaicon, ela é tão adaptada a expedições que se largar ela na estrada com tanque cheio ela vai embora pela América do Sul sem motorista....

Glaicon
17/06/2016, 06:44
Compra a SW4 do Glaicon, ela é tão adaptada a expedições que se largar ela na estrada com tanque cheio ela vai embora pela América do Sul sem motorista....
HAHAHAHAHAHAHA.
Gostei do incentivo!:concordo:

guimajc
19/06/2016, 10:19
Pessoal,

Como o assunto foi de veículo ideal para equipamentos de expedição, vejam esse chuveiro para uso em camping:

Chuveiros a gas NC - Chuveiros NC a gas, Chuveiros ecologicamente corretos, que geram economia de agua e gas sem utilizar energia eletrica (http://chuveirosnc.com.br/pt-br/produtos/camping-adventure#mdlMenu)

http://chuveirosnc.com.br/uploads/files/manual_do_proprietario_adventure.pdf

FernandoDias
11/12/2016, 15:16
Boa tarde Pessoal!

Boa parte da minha saga para a compra da viatura passou por este tópico, por isso acho que é meu dever registrar aqui a minha aquisição!

Em Setembro adquiri minha Nissan Frontier SV Attack 4X4, substituindo a minha Citroen Xsara Picasso - minha grande companheira de aventuras.

A escolha se deu pelos motivos abaixo:
- Era a viatura mais nova (ano 2013/2014), com menor quilometragem (60 mil kms), melhor estado de manutenção, pneus novos (resultado da negociação com o antigo dono) e melhor estado de conservação geral. Como minha aquisição foi via carta de crédito de consórcio, as Toyotas ficaram de fora devido ao valor estratosférico para anos permitidos pelo consórcio combinado com alta quilometragem e conservação a desejar dos veículos que encontrei. Ou seja, priorizei o veículo (não importava o modelo) que estava em melhor estado e melhor atendia minhas necessidades.
- Para meu uso uma caminhonete se provou mais interessante, pois carrego grandes volumes (para acampar) e dois caiaques de pesca que ficam mais fáceis de colocar sobre o teto com a ajuda da caçamba. E ainda reforço: caminhonete é que nem pato: não nada bem (não faz trilha como jipe), não voa bem (não corre com esportivo) e nem anda bem (não carrega carga como um caminhão), mas faz de tudo um pouco! Por isso a minha escolha.
- Nunca enfrentei uma situação em minhas viagens em que pensei: "Puxa! Preciso de uma viatura mais curta e com bons ângulos de entrada e saída!", por isso priorizei o espaço proporcionado pelo maior entre-eixos e aceitei as limitações de terreno que posso enfrentar.
- Precisava de uma viatura estradeira e nisso a Frontier me agradou muito! Vamos falar a verdade: a maior parte dos lugares para onde iremos tem quase todo o caminho asfaltado ou com estradas de terra bem conservadas, de forma que só vamos precisar da capacidade off-road lá no destino, então por quê sofrer durante todo o longo caminho com uma viatura ruim de estrada? Sofrer no caminho inteiro só para ter um desempenho incrível naqueles poucos quilômetros fora de estrada?

Agradeço a ajuda de todos, principalmente do Vicente Guimaraes, que mudou drasticamente a minha jornada até aqui - primeiro viajei muito, depois viajei ainda mais e depois - quando meu Xsara Picasso começou a mostrar que meus destinos começavam a ficar além de suas capacidades (isso foi lá na Serra da Canastra...) - adquiri meu primeiro 4X4, com muito mais consciência daquilo que realmente precisava.

Deixo abaixo uma foto da viatura em seu habitat natural:
540329

mfdomingues
11/12/2016, 17:41
Boa tarde Pessoal!

Boa parte da minha saga para a compra da viatura passou por este tópico, por isso acho que é meu dever registrar aqui a minha aquisição!

Em Setembro adquiri minha Nissan Frontier SV Attack 4X4, substituindo a minha Citroen Xsara Picasso - minha grande companheira de aventuras.

Parabéns Fernando, linda sua viatura.....que lhe traga muitas felicidades.

Lucas Diego
14/12/2016, 18:52
Olá amigo, demorei para ver que tiveram respostas aqui.

A real que estou bem perdido quanto a compra do carro, eu a principio gostaria de uma camionete porque faço trilha de moto e isso facilitaria o transporte da mesma. Porém eu já me viro faz tempo com carreta.

Fiz trilha de jipe um bom tempo e ainda tenho essa essência que quero retomar, porém o carro que irei comprar será o mesmo do dia a dia, por tanto tenho que achar um meio termo.

Já estive olhando varios carros:
Defender 110 até 2005 que tem motor TDI. (Para uso na cidade dizem que é meio maçante)
Troller
L200 triton - Diesel ou flex (sei que diesel é bem melhor para longas distâncias)
Pajero Dakar 2011, Diesel também.

A Toyota Prado todos recomendam mas tenho um leve preconceito com carros tão antigos (calma, eu tenhoum willys 54, digo para uso diário rs) tirando o defender kkk. As camionetes de modo geral são misto de tudo por isso me atraem bastante.

Qualquer sugestão será bem vinda, os planos de compra são para final de janeiro. Meu orçamento é em média de 82 mil.

VALEU

Lucas, gostaria de saber porque viaturas tão distintas (pick ups x jipes)? Afinal são aplicações bem divergentes entre elas, está mirando apenas o custo ou alguma funcionalidade especifica?

Eu concordo com nossos amigos, com este budget eu iria de Hilux,mesmo mais antiga supera as Mit e os Trolers citados.

sandro_ventania
19/12/2016, 12:42
Lucas, qualquer Prado, se você falar que é do ano, todos acreditam!
Além da Prado estar um nivel acima aos outros que voce citou...minha opinião.
As SW4 também são excelentes.

sandro_ventania
26/12/2016, 19:20
Sonho de consumo!!

https://www.facebook.com/En.CocktailVP/videos/717241171764381/

Frederico Araújo
29/12/2016, 12:02
Sonho de consumo!!

https://www.facebook.com/En.CocktailVP/videos/717241171764381/

Tenho pesquisado sobre veículos para expedições e não vi ainda alguém usando este tipo de trailer, assim como aqueles de transportar cavalos, será que não compensa?

FernandoDias
01/01/2017, 22:22
Tenho pesquisado sobre veículos para expedições e não vi ainda alguém usando este tipo de trailer, assim como aqueles de transportar cavalos, será que não compensa?

Ao longo deste tópico esse assunto já foi tratado e pode ser resumido da seguinte forma:

Existem equipamentos no Brasil de vários modelos e para várias finalidades (fica o exemplo do Deox Campers www.deoxcampers.com (http://www.deoxcampers.com)), mas no geral o custo é elevado e exige que se tome uma decisão pelo lado racional ou emocional:

- Racional: defina quanto tempo você tem para viajar por ano e depois descubra quanto custa um hotel ou pousada que ofereça conforto equivalente ao equipamento que você gostaria de adquirir. Agora multiplique o custo pelo número de dias e defina quanto você provavelmente gastará por ano com viagens usando hotéis e pousadas. Com esse número em mãos, veja quantos anos será necessário para que o equipamento adquirido consiga pagar o custo de aquisição com a economia de gasto com hotéis e pousadas. Esse cálculo costuma gerar um resultado desmotivador para a maioria dos veículos de recreação...

- Emocional: você pode dispor do valor do veículo de recreação em questão sem que isso lhe deixe em maus lençóis? Você sonha com este tipo de aventura? Você já experimentou acampar e usar um trailer alugado e gostou? Então vá em frente e realize o sonho sem pensar nas questões racionais!

Agora mais uma questão para pensar: muita gente viaja com este tipo de equipamento, principalmente no Sul do país (vi nas estradas de lá), mas não costuma publicar na internet suas aventuras e experiências - então, só por que não achamos relatos na internet, quer dizer que ninguém usa?

Lucas Diego
03/01/2017, 15:10
Parabéns pela compra amigo!

Estava atras da L200 triton e acabei mudando o foco para Frontier, planejo comprar até final do Mês se nada mudar rs.

Como está sendo a experiencia com a sua Frontier? é manual ou Automática?

Aproveitando: Alguém sabe se existe e onde alugar barraca de teto? (SP)

Abs,

Boa tarde Pessoal!

A escolha se deu pelos motivos abaixo:
- Era a viatura mais nova (ano 2013/2014), com menor quilometragem (60 mil kms), melhor estado de manutenção, pneus novos (resultado da negociação com o antigo dono) e melhor estado de conservação geral. Como minha aquisição foi via carta de crédito de consórcio, as Toyotas ficaram de fora devido ao valor estratosférico para anos permitidos pelo consórcio combinado com alta quilometragem e conservação a desejar dos veículos que encontrei. Ou seja, priorizei o veículo (não importava o modelo) que estava em melhor estado e melhor atendia minhas necessidades.
- Para meu uso uma caminhonete se provou mais interessante, pois carrego grandes volumes (para acampar) e dois caiaques de pesca que ficam mais fáceis de colocar sobre o teto com a ajuda da caçamba. E ainda reforço: caminhonete é que nem pato: não nada bem (não faz trilha como jipe), não voa bem (não corre com esportivo) e nem anda bem (não carrega carga como um caminhão), mas faz de tudo um pouco! Por isso a minha escolha.
- Nunca enfrentei uma situação em minhas viagens em que pensei: "Puxa! Preciso de uma viatura mais curta e com bons ângulos de entrada e saída!", por isso priorizei o espaço proporcionado pelo maior entre-eixos e aceitei as limitações de terreno que posso enfrentar.
- Precisava de uma viatura estradeira e nisso a Frontier me agradou muito! Vamos falar a verdade: a maior parte dos lugares para onde iremos tem quase todo o caminho asfaltado ou com estradas de terra bem conservadas, de forma que só vamos precisar da capacidade off-road lá no destino, então por quê sofrer durante todo o longo caminho com uma viatura ruim de estrada? Sofrer no caminho inteiro só para ter um desempenho incrível naqueles poucos quilômetros fora de estrada?

Agradeço a ajuda de todos, principalmente do Vicente Guimaraes, que mudou drasticamente a minha jornada até aqui - primeiro viajei muito, depois viajei ainda mais e depois - quando meu Xsara Picasso começou a mostrar que meus destinos começavam a ficar além de suas capacidades (isso foi lá na Serra da Canastra...) - adquiri meu primeiro 4X4, com muito mais consciência daquilo que realmente precisava.

Deixo abaixo uma foto da viatura em seu habitat natural:
540329

FernandoDias
12/01/2017, 23:30
Parabéns pela compra amigo!

Estava atras da L200 triton e acabei mudando o foco para Frontier, planejo comprar até final do Mês se nada mudar rs.

Como está sendo a experiencia com a sua Frontier? é manual ou Automática?

Aproveitando: Alguém sabe se existe e onde alugar barraca de teto? (SP)

Abs,

Desculpa pela demora em responder!

Tive a chance de escolher entre os dois modelos (Frontier e L200 Triton) e gostaria de apresentar algumas ponderações depois de dirigir cada uma:

- Ambas são caminhonetes mais ao estilo "caminhonete de antigamente" quando comparadas a nova S10, nova Ranger e nova Hilux. Ambas são saltitantes, pouco discretas ao repassar o impacto de um buraco, com mais som de motor diesel e outros detalhes que dão aquela sensação de estar dirigindo um "caminhãozinho". Para mim isso é parte da alegria de ter caminhonete, pois se eu quisesse comportamento de carro teria comprado um sedã, fora que assim mato um pouco da saudade da sensação de usar minha carta "D" (ps.: nenhum dos modelos citados exige a carta D, mas já lembra um pouco dirigir caminhão...).
- A L200 Triton é efetivamente mais dura ao passar por qualquer irregularidade do solo - deve ser uma maravilha para um rali de velocidade em estradas de terra precárias, mas para o dia-a-dia fica um pouco desgastante quando comparado com a suspensão mais macia da Frontier.
- Ambas carregam 1 tonelada, mas se você for como eu e carregar grande VOLUME em lugar de peso (quando vou acampar levo até a pia da cozinha), então a L200 pode ser um mal negócio pois a caçamba é pequena e rasa, tornando terrível carregar coisas volumosas sem ter que abrir a capota marítima - porém vale destacar que o espaço da caçamba da Frontier também não chega a ser incrível, principalmente comparado com a Ranger que possui lateral mais alta.
- Minha esposa é descendente de japoneses e consequentemente baixa, por isso a Frontier é uma dádiva, pois ela consegue subir na caçamba! Na L200 ela precisava escalar, pois a traseira é empinada e fica difícil para ela alcançar, além disso os estribos e a altura da Frontier ficaram mais ao alcance dela (foi engraçado ver minha esposa "escalando" o banco do carona da L200). Para pessoas baixas a diferença é gritante, mas até para pessoas de estatura mediana (como eu) a caçamba da L200 complica um pouco e exige um desempenho mais "esportivo" para subir, colocar carga ou simplesmente dar uma espiada dentro.
- O motor da L200 tem muito mais margem de segurança que o da Frontier e permite utilizar chip de potência com relativa segurança, já o da Frontier me parece estar no limite da capacidade do motor e não recomendaria efetuar alterações, PORÉM o motor de fábrica da Frontier é muito mais forte que o motor de fábrica da L200 e para mim parece estar na medida certa para o uso com peso até 500 kg de carga (ótimas retomadas, rápidas ultrapassagens, resposta lenta somente até os 1.200 rpm).
- Por dentro a L200 Triton é indiscutivelmente mais atual e mais bonita que a Frontier, que parece um carro de 1990...
- Ambos são projetos com um bom tempo de produção e que tiveram seus problemas resolvidos nas versões mais próximas do ano atual ou tem solução de problemas amplamente conhecida. Isso foi um dos motivos de não ter experimentado nenhuma das novidades do mercado, já que meu bolso só permitia comprar nos modelos 2012 e 2013 - ano em que nasceram a nova Ranger e nova S10 e portanto anos "experimentais" dos novos modelos.
- Seguro da Frontier ficou bem mais barato que o da L200 (não vou citar valores devido ao meu perfil de seguro ficar bem fora da realidade).
- Já descobri que é mais difícil achar certas peças da Frontier - tive meu estepe roubado e daí descobri que a furação de roda é praticamente exclusiva dela e não conseguia achar uma simples roda de aço para comprar!
- O ronco da L200 está mais para caminhão do que o da Frontier - tenho a impressão de que a Frontier tem um funcionamento mais suave.
- A Frontier me passou mais segurança para dirigir na estrada, parece mais colada no chão e não passa a sensação de que vai escapar de traseira. Com a L200 ficou a sensação de que não estava tão sob controle.
- A L200 é incrivelmente mais fácil de manobrar: precisa de menos espaço para estacionar, tem raio de giro menor (menos espaço necessário para manobrar em vaga de supermercado) e requer menos voltas do volante de batente para batente (parece bobeira, mas tem horas que eu sinto saudades do Xsara Picasso...).
- Espaço no banco de trás da Frontier é muito mais confortável do que na L200 (faz toda a diferença em longas viagens).

Meu balanço final:

Vá de Frontier se:
- Gosta de mais conforto para você e os demais ocupantes,
- Não quer ficar mexendo na potência do motor,
- Não quiser ficar escalando a caminhonete para mexer na caçamba ou simplesmente entrar nela,
- Precisar carregar cargas volumosas,
- Desejar um comportamento mais seguro na estrada,
- Quiser economizar dinheiro (mais barata para o mesmo ano da L200, IPVA menor devido a preço e seguro mais barato).

Vá de L200 Triton se:
- Quiser uma viatura com ar mais moderno,
- Quiser mexer no motor para tirar o máximo de potência,
- Quiser um desempenho superior no off-road,
- Valorizar uma vida mais fácil na cidade quando o assunto for achar vagas,
- A caçamba tiver uma função mais decorativa que para uso.

Claro que este é meu ponto de vista e não pode ser tratado como uma certeza absoluta - tenho certeza de que outros foristas poderão apresentar outros pontos de vista para te ajudar na escolha e espero que meu ponto de vista lhe seja útil.

Aliás, já estava esquecendo: minha Frontier é a SV Attack com cambio manual - acima dela tem a SL que pode ser equipada com cambio automático, mas aí entra um problema complicado... Minhas rodas são aro 16 e assim eu tenho mais borracha para ajudar no uso fora de estrada e sobreviver melhor aos impactos das ruas cheias de crateras de Bauru, enquanto isso na SL é aro 18, sacrificando parte do conforto e boa parte da absorção de impactos. Considerando isso, a SL perde parte de seu uso enquanto caminhonete - vale a pena rodas mais bonitas para ter este prejuízo?

Lucas Diego
16/01/2017, 16:58
Muito Obrigado pela resposta, mais completa impossivel rs.

Eu já me decidi pela Frontier, comprarei até final do mês no máximo primeira semana de fevereiro. Porém pegarei o modelo SL mesmo e penso em colocar rodas de ferro 16 com pneu BF. O carros que encontrei Attack estão em piores condições e mais caros, a SL consego num valor menor e em melhores condições de tudo que vi até agora.

Penso em fazer isso, pegar SL e colocar pneu de ferro 16 o que acham?

Obrigado
Abs,

Desculpa pela demora em responder!

Tive a chance de escolher entre os dois modelos (Frontier e L200 Triton) e gostaria de apresentar algumas ponderações depois de dirigir cada uma:

- Ambas são caminhonetes mais ao estilo "caminhonete de antigamente" quando comparadas a nova S10, nova Ranger e nova Hilux. Ambas são saltitantes, pouco discretas ao repassar o impacto de um buraco, com mais som de motor diesel e outros detalhes que dão aquela sensação de estar dirigindo um "caminhãozinho". Para mim isso é parte da alegria de ter caminhonete, pois se eu quisesse comportamento de carro teria comprado um sedã, fora que assim mato um pouco da saudade da sensação de usar minha carta "D" (ps.: nenhum dos modelos citados exige a carta D, mas já lembra um pouco dirigir caminhão...).
- A L200 Triton é efetivamente mais dura ao passar por qualquer irregularidade do solo - deve ser uma maravilha para um rali de velocidade em estradas de terra precárias, mas para o dia-a-dia fica um pouco desgastante quando comparado com a suspensão mais macia da Frontier.
- Ambas carregam 1 tonelada, mas se você for como eu e carregar grande VOLUME em lugar de peso (quando vou acampar levo até a pia da cozinha), então a L200 pode ser um mal negócio pois a caçamba é pequena e rasa, tornando terrível carregar coisas volumosas sem ter que abrir a capota marítima - porém vale destacar que o espaço da caçamba da Frontier também não chega a ser incrível, principalmente comparado com a Ranger que possui lateral mais alta.
- Minha esposa é descendente de japoneses e consequentemente baixa, por isso a Frontier é uma dádiva, pois ela consegue subir na caçamba! Na L200 ela precisava escalar, pois a traseira é empinada e fica difícil para ela alcançar, além disso os estribos e a altura da Frontier ficaram mais ao alcance dela (foi engraçado ver minha esposa "escalando" o banco do carona da L200). Para pessoas baixas a diferença é gritante, mas até para pessoas de estatura mediana (como eu) a caçamba da L200 complica um pouco e exige um desempenho mais "esportivo" para subir, colocar carga ou simplesmente dar uma espiada dentro.
- O motor da L200 tem muito mais margem de segurança que o da Frontier e permite utilizar chip de potência com relativa segurança, já o da Frontier me parece estar no limite da capacidade do motor e não recomendaria efetuar alterações, PORÉM o motor de fábrica da Frontier é muito mais forte que o motor de fábrica da L200 e para mim parece estar na medida certa para o uso com peso até 500 kg de carga (ótimas retomadas, rápidas ultrapassagens, resposta lenta somente até os 1.200 rpm).
- Por dentro a L200 Triton é indiscutivelmente mais atual e mais bonita que a Frontier, que parece um carro de 1990...
- Ambos são projetos com um bom tempo de produção e que tiveram seus problemas resolvidos nas versões mais próximas do ano atual ou tem solução de problemas amplamente conhecida. Isso foi um dos motivos de não ter experimentado nenhuma das novidades do mercado, já que meu bolso só permitia comprar nos modelos 2012 e 2013 - ano em que nasceram a nova Ranger e nova S10 e portanto anos "experimentais" dos novos modelos.
- Seguro da Frontier ficou bem mais barato que o da L200 (não vou citar valores devido ao meu perfil de seguro ficar bem fora da realidade).
- Já descobri que é mais difícil achar certas peças da Frontier - tive meu estepe roubado e daí descobri que a furação de roda é praticamente exclusiva dela e não conseguia achar uma simples roda de aço para comprar!
- O ronco da L200 está mais para caminhão do que o da Frontier - tenho a impressão de que a Frontier tem um funcionamento mais suave.
- A Frontier me passou mais segurança para dirigir na estrada, parece mais colada no chão e não passa a sensação de que vai escapar de traseira. Com a L200 ficou a sensação de que não estava tão sob controle.
- A L200 é incrivelmente mais fácil de manobrar: precisa de menos espaço para estacionar, tem raio de giro menor (menos espaço necessário para manobrar em vaga de supermercado) e requer menos voltas do volante de batente para batente (parece bobeira, mas tem horas que eu sinto saudades do Xsara Picasso...).
- Espaço no banco de trás da Frontier é muito mais confortável do que na L200 (faz toda a diferença em longas viagens).

Meu balanço final:

Vá de Frontier se:
- Gosta de mais conforto para você e os demais ocupantes,
- Não quer ficar mexendo na potência do motor,
- Não quiser ficar escalando a caminhonete para mexer na caçamba ou simplesmente entrar nela,
- Precisar carregar cargas volumosas,
- Desejar um comportamento mais seguro na estrada,
- Quiser economizar dinheiro (mais barata para o mesmo ano da L200, IPVA menor devido a preço e seguro mais barato).

Vá de L200 Triton se:
- Quiser uma viatura com ar mais moderno,
- Quiser mexer no motor para tirar o máximo de potência,
- Quiser um desempenho superior no off-road,
- Valorizar uma vida mais fácil na cidade quando o assunto for achar vagas,
- A caçamba tiver uma função mais decorativa que para uso.

Claro que este é meu ponto de vista e não pode ser tratado como uma certeza absoluta - tenho certeza de que outros foristas poderão apresentar outros pontos de vista para te ajudar na escolha e espero que meu ponto de vista lhe seja útil.

Aliás, já estava esquecendo: minha Frontier é a SV Attack com cambio manual - acima dela tem a SL que pode ser equipada com cambio automático, mas aí entra um problema complicado... Minhas rodas são aro 16 e assim eu tenho mais borracha para ajudar no uso fora de estrada e sobreviver melhor aos impactos das ruas cheias de crateras de Bauru, enquanto isso na SL é aro 18, sacrificando parte do conforto e boa parte da absorção de impactos. Considerando isso, a SL perde parte de seu uso enquanto caminhonete - vale a pena rodas mais bonitas para ter este prejuízo?

FernandoDias
21/01/2017, 16:51
A alteração das rodas parece uma boa, mas o custo destas mudanças me parece um ponto a considerar - o que você poderia fazer com este mesmo valor em termos de melhorias da viatura?
Se o objetivo desta Frontier for expedições, tenho certeza que uma capota de fibra ou alumínio, uma carreta para carga ou uma barraca de teto seriam melhores investimentos.

Pense nisso: se a finalidade dos pneus BF for apenas estética, então o investimento não está te levando para mais próximo das suas viagens, apenas vai adiar.

Coloque o objetivo final da viatura em primeiro plano e então analise cada gasto com esta pergunta: isso vai me ajudar a começar a viajar logo?

Lucas Diego
23/01/2017, 12:16
O objetivo da viatura será para viagem que planejo em março (Argentina e Chile) mas depois será uso diário e aos finais de semana se embrenhar no mato, cachoeiras, camping e etc. Mas de qualquer forma essa mudança das rodas, eu faria só depois da viagem, afinal vou rodar 7mil km de asfalto e no maximo 1000km de ripio ou terra.

Então como comentei o uso não será estético, as rodas da SL são ato 18 com perfil baixo, acho que para usar em terra e trilhas leve é ruim e corre risco de estourar fácil. E fora que é difícil encontrar pneus AT para esse aro e quando são caríssimos.

Pensei em umas rodas de ferro simples mesmo bem baratas e colocar pneu AT po de BF ou outro, não ligo muito para estética, quero que seja funcional. O que acham? Todas as opiniões são bem vindas!

Valeu!!!

A alteração das rodas parece uma boa, mas o custo destas mudanças me parece um ponto a considerar - o que você poderia fazer com este mesmo valor em termos de melhorias da viatura?
Se o objetivo desta Frontier for expedições, tenho certeza que uma capota de fibra ou alumínio, uma carreta para carga ou uma barraca de teto seriam melhores investimentos.

Pense nisso: se a finalidade dos pneus BF for apenas estética, então o investimento não está te levando para mais próximo das suas viagens, apenas vai adiar.

Coloque o objetivo final da viatura em primeiro plano e então analise cada gasto com esta pergunta: isso vai me ajudar a começar a viajar logo?

Lucas Kta
23/01/2017, 19:24
Fala turma!!! Voltei pra ressuscitar meu próprio comentário de mais de um ano atrás. A questão é que agora eu realmente estou mais próximo do sonho de partir em viagem por uns bons 2 anos. Mas a dúvida ainda persiste, embora eu tenha coletado algumas informações a mais sobre o assunto. Então vamos lá: o que ainda persiste:

_Land Rover Defender realmente é o veículo de expedições globais? Todo casal brasileiro que sai em expedição (quase todo) vai de Defender. Das antigas ainda por cima. O problema é que esse veículo, apesar de TOP, acho muito antigo, caro e difícil de achar de boa procedência. Quase impossível atualmente achar em baixa km ou em km compatível, digamos assim;

_Caminhonetes com Camper valem a pena? Avaliei neste período as caminhonetes disponíveis no mercado e acredito que a relação custo x benefício leva a Frontier ou L200 (esta em vantagem pela questão global). Como são veículos mais novos me agrada mais. Com o Camper então, nem se fala. Acompanho os produtos da Duaron e parecem ser incríveis mesmo. O porém é que quando equipadas com o camper a relação custo x benefício começa a ficar complicada, pois os campers estão no mesmo preço que os veículos, ou até mais caros.

_Outros veículos? Discovery II ou III, Hilux SW4, Pajero Full, Prado, etc. Estes veículos atenderiam uma viagem destas se modificados? Os principais pontos de destaque das demais alternativas são atendidos aqui? Por exemplo: uma Land Rover discovery II, que é relativamente mais fácil de encontrar serviria ao propósito? Quais seriam as desvantagens em relação a Defender e porque não são populares? As Pajeros e SW4 vão na mesma linha de dúvida...

Bem, a decisão não é simples. Está bem longe disso. Eu levantei alguns pontos que mais me deixam em dúvida e gostaria de compartilhar, para ver se alguém tem algum contra argumento que me faça retirar da lista de observação ao decidir sobre o veículo.

1) A "maldita" dependência eletrônica: Esse é um dos principais pontos dos defensores da Defender. Não ter nada (ou quase nada) de eletrônica. Mas eu pergunto: em pleno 2017 (quando sair será 18 ou 19) essa ainda é uma restrição? Será? Entendo que os câmbios automáticos podem ser restritivos aqui, mas e quanto ao restante?

2) Manutenção em geral: disponibilidade de peças e mesmo conhecimento para realizar a manutenção em qualquer parte do globo. Recordo do pessoal do VLE realizando a manutenção em uma concessionária na Índia. Mesmo assim foi apenas em cidade grande, o que pra mim equiparou a Defender a qualquer outro veículo global neste ponto. A Índia não é um país pequeno e nem insignificante, mas mesmo assim só tem concessionária Land Rover em grandes cidades. REalmente isso é um ponto de vantagem neste veículo? E quanto aos demais?

3) Capacidade Off-Road: até algum tempo atrás eu achava que isso era muito importante. Mas estou cada dia mais abandonando esta ideia. Alguém citou algumas páginas atrás com sabedoria: 90% do tempo o deslocamento é por estrada pavimentada ou em condição normal de rodagem. É claro que vc não vai sair do brasil e chegar no meio da áfrica e não poder ir a um lugar espetacular pq seu carro não tem 4x4. Mandatório, não estou achando muitíssimo relevante. Boa tração e tudo ok!

4) Combustível: combustível, é óbvio que Diesel. Porém tem a questão do novo diesel S10, que alguns locais ainda não tem como padrão. Este é outro ponto controverso. Alguns dizem que não tem problema rodar um pouco, é só não misturar. Outros falam que não pode. Estive recentemente no interior da Colômbia e fiz questão de observar se nos postos haviam Diesel S10. Tudo normal. Sera que a Colômbia não é referência neste caso? Mas a questão mesmo é: se faltar o S10, dá pra rodar um tanque todo no outro!? Este fator é um fator determinante?

5) Consumo de combustível: se até no dia-a-dia a gente olha isso, quiça em uam viagem de 200.000 km. É grana que vai ser aplicada em combustível. Qualquer km a mais por litro está valendo. O problema aqui é que a informação é escassa e muitas vezes controversa. Não sei muito como buscar algo confiável neste ponto.

6) km rodados: um ponto que nem sempre reflete a realidade do veículo, mas me dá bastante dúvida pegar uma veículo valendo mais de 100K com 200 mil km rodados. Esta dúvida é pertinente?

Desculpa o monte de perguntas, mas quem quiser contribuir e argumentar, esta é a hora. Prometo também compartilhar aqui o que eu for coletando. Dessa vez não vou sumir, pois o tempo está acabando! Por enquanto a melhor alternativa ainda está sendo encontrar uma Defender e preparar para expedição.

Oi pessoal.

Estou avaliando soluções pra uma viagem global, passando por preparar uma defender com tudo o que der ou um camper.

Considerando a solução camper, principalmente a da duaron pra pickups, qual seria a melhor atualmente? Minhas dúvidas ficam principalmente na manutenção. Conseguiria fazer manutenção em qualquer lugar do mundo? Este é uma das principais vantagens que os defensores da defender falam.

Este tipo de características persiste em uma Hilux? L200? São veículos globais também?

Outro ponto é o preço. Com o valor da defender pode se comprar um veículo mais novo e moderno.

Enfim, vale a pena? Qual a visão dos que já passaram por isso?

francaclayton
26/01/2017, 07:20
Bom não consegui ler tudo
Estou assinado o tópico
Volto depois e vou ler atentamente
()

Laranjinha
26/01/2017, 09:28
Bom dia Lucas,
li seu comentário aqui e também no tópico da Carla.
Não tenho experiência prática com esses veículos de "expedições". Possuo um Jimny há pouco mais de um ano, e já estou planejando uma viagem de 60 dias com ele.
Sobre a sua proposta, de rodar o mundo com o veículo, realmente seria bom um veículo maior. Acredito que a melhor solução para o seu dilema é conversar com expedicionários que possuam diferentes veículos. Pessoas que estão vivendo ou já viveram na prática o dia-a-dia na estrada. A opinião dessas pessoas deve um peso maior sobre sua avaliação.
Um casal de amigos saiu em viagem pela américa em março de 2014, numa defender 110. Segue um link (http://overlanderbrasil.com/na-estrada/overlanders-em-destaque/mega-macaqueiros/) para a viagem deles. Percebi o seu receio quanto ao custo de aquisição e manutenção dos carros, o exemplo que conheço é o desse casal. Eles compraram o veículo por menos de R$60.000,00 (não lembro do valor exato) e, até onde estou informado, eles só tiveram um pneu furado até o momento. O carro pode não ser bonito, confortável, aerodinâmico..., mas não tem como negar que o carro foi feito para isso!

Finalizando, reforço que você deve procurar a opinião de pessoas que viveram na estrada, com os diferentes veículos. A partir daí você pode tirar suas conclusões.

Abraço

Lucas Kta
26/01/2017, 20:43
Valeu Léo. Realmente a saída é conversar com esta turma. Vou dar uma olhada no casal que você falou. Já entrei em contato também com um outro amigo aqui de BH que vai me apresentar o camper dele. A defender realmente é um clássico, mas o preço também reflete isso. Quanto a beleza e conforto, eu não estou ligando. Tive um Samurai por 6 anos e adorava ele. A propósito, é uma pena a Suzuki não trazer nada a diesel pra cá porque seria a minha escola de olhos fechados.

Bom dia Lucas,
li seu comentário aqui e também no tópico da Carla.
Não tenho experiência prática com esses veículos de "expedições". Possuo um Jimny há pouco mais de um ano, e já estou planejando uma viagem de 60 dias com ele.
Sobre a sua proposta, de rodar o mundo com o veículo, realmente seria bom um veículo maior. Acredito que a melhor solução para o seu dilema é conversar com expedicionários que possuam diferentes veículos. Pessoas que estão vivendo ou já viveram na prática o dia-a-dia na estrada. A opinião dessas pessoas deve um peso maior sobre sua avaliação.
Um casal de amigos saiu em viagem pela américa em março de 2014, numa defender 110. Segue um link (http://overlanderbrasil.com/na-estrada/overlanders-em-destaque/mega-macaqueiros/) para a viagem deles. Percebi o seu receio quanto ao custo de aquisição e manutenção dos carros, o exemplo que conheço é o desse casal. Eles compraram o veículo por menos de R$60.000,00 (não lembro do valor exato) e, até onde estou informado, eles só tiveram um pneu furado até o momento. O carro pode não ser bonito, confortável, aerodinâmico..., mas não tem como negar que o carro foi feito para isso!

Finalizando, reforço que você deve procurar a opinião de pessoas que viveram na estrada, com os diferentes veículos. A partir daí você pode tirar suas conclusões.

Abraço

Lucas Kta
26/01/2017, 21:17
Decidi dar uma olhada em como os colegas de fora do Brasil estão viajando. Aqui na América do Sul parece que a bola da vez é o Renault Kangoo. Sério. Uns 3 ou 4 casais estão viajando por aí de Kangoo.

Vale tudo pelo sonho!

Marcelo J Manente
26/01/2017, 22:48
Agora estou com um carro 4x2 no momento, mas no futuro terei de novo um 4x4.

E sonhando com uma viagem mundial tento imaginar qual seria um carro de fácil manutenção e que a marca tivesse em quase todos os países. Alguém saberia dizer?

Sou um pouco reticente quanto as Land Rover por achar a manutenção cara demais, além de ouvir dizer que a ergonomia do assento do motorista não ser das melhores. Também não sei quanto ao quesito presença internacional.

Tive uma Toyota a gasolina ano 96 que infelizmente me deu muita dor de cabeça, senão estaria ainda com ela.
Não sei se me engano, mas a Toyota parece ser a marca que está presente em mais países.

QUanto a diesel e gasolina penso que se grana não é o problema, uma viatura a gasolina é mais viável, visto que em alguns países não tem as mesmas viaturas a diesel (como o caso das Toyotas nos EUA) o que pode incomodar na obtenção de peças em caso de quebra. Porém, pensando em autonomia e menor manutenção, o diesel em longas viagens é sempre mais vantajoso.

Ainda falando de Toyotas para uma viagem internacional, uma cabine dupla com motor 14b seria boa para 2 pessoas? Ou um jipe longo 14b?

Só sonhando no momento.

Abraço

Dimasi
27/01/2017, 13:18
Uma CD com capota de fibra dá para fazer uma cama bacana e uma mini cozinha

Lucas Kta
27/01/2017, 16:29
o problema da gasolina é que a nossa gasolina, como tudo aqui, é "especial". A gasolina de fora é diferente, pura. Portanto, até onde eu sei, não dá pra apostar nisso globalmente.

Agora estou com um carro 4x2 no momento, mas no futuro terei de novo um 4x4.

E sonhando com uma viagem mundial tento imaginar qual seria um carro de fácil manutenção e que a marca tivesse em quase todos os países. Alguém saberia dizer?

Sou um pouco reticente quanto as Land Rover por achar a manutenção cara demais, além de ouvir dizer que a ergonomia do assento do motorista não ser das melhores. Também não sei quanto ao quesito presença internacional.

Tive uma Toyota a gasolina ano 96 que infelizmente me deu muita dor de cabeça, senão estaria ainda com ela.
Não sei se me engano, mas a Toyota parece ser a marca que está presente em mais países.

QUanto a diesel e gasolina penso que se grana não é o problema, uma viatura a gasolina é mais viável, visto que em alguns países não tem as mesmas viaturas a diesel (como o caso das Toyotas nos EUA) o que pode incomodar na obtenção de peças em caso de quebra. Porém, pensando em autonomia e menor manutenção, o diesel em longas viagens é sempre mais vantajoso.

Ainda falando de Toyotas para uma viagem internacional, uma cabine dupla com motor 14b seria boa para 2 pessoas? Ou um jipe longo 14b?

Só sonhando no momento.

Abraço

sandro_ventania
27/01/2017, 20:40
Lukas...dá pra dar a volta ao mundo de kombi!
Mas se a intenção é um 4x4...eu escolheria uma SW4 2000 a 2001. Primeiro por ser com bomba mecânica, em qualquer lugar mexe...e segundo por ser a Toyota a mais presente no mundo.
Meu carro é uma SW4 93 e eu sairia nela a qualquer hora para uma volta ao mundo!
Escolha o carro da sua preferencia...eu escolho Toyota...afinal não foi atoa que ela conseguiu a fama..."Toyota é Toyota!"

Lucas Kta
28/01/2017, 20:40
Pois é...está na lista. não descartada ainda! Valeu a dica!

Lukas...dá pra dar a volta ao mundo de kombi!
Mas se a intenção é um 4x4...eu escolheria uma SW4 2000 a 2001. Primeiro por ser com bomba mecânica, em qualquer lugar mexe...e segundo por ser a Toyota a mais presente no mundo.
Meu carro é uma SW4 93 e eu sairia nela a qualquer hora para uma volta ao mundo!
Escolha o carro da sua preferencia...eu escolho Toyota...afinal não foi atoa que ela conseguiu a fama..."Toyota é Toyota!"

FernandoDias
29/01/2017, 21:38
Tudo bom Lucas Kta?

Pelo que entendi, você gostaria de fazer a volta ao mundo, seria isso?
Como falou do camper, quer dizer que gostaria de usar a viatura como casa, correto?

Não sou mestre no assunto, mas aqui vão algumas idéias:

- Toyota é uma opção mais garantida, principalmente em países do terceiro mundo (faz tempo que eu não ouço este termo!), onde Land Rover nem sempre é um veículo popular (dica: veja o site da Land e da Toyota dos países por onde deseja passar - para mim isso foi muito esclarecedor quanto a rede de concessionárias).
- Modelos antigos com menos eletrônica terão manutenção mais simples e funcionarão com diesel com mais enxofre, mas a idade do veículo e quilometragem podem acabar levando a mais quebras. Neste caso uma reforma total com verificação de integridade do chassis e longarinas é essencial (reforma total quer dizer: motor novo, transmissão nova, suspensão nova, elétrica nova - viatura reconstruída). Nem preciso dizer que fica caro e dá dó de fazer. Por outro lado, uma viatura novinha de um projeto com pelo menos quatro anos de estrada (tempo suficiente para a engenharia efetuar eventuais "ajustes finos" no projeto) dificilmente te dará dor de cabeça e o investimento será em levar peças sobressalentes para uma eventual emergência (incluir central eletrônica, OK?).
- Diesel não é igual em todo lugar... Especialmente em certos lugares da África. Não vai ter Diesel S10 sempre e nem diesel confiável em todo lugar, fora que diesel não é tão fácil de encontrar por aí (no Uruguai já é difícil de achar em todos os postos). O mesmo vale para a gasolina quanto a qualidade, mas é mais provável que você encontre ela em mais lugares. Resumo da história: tenha seu estoque particular de combustível.
- Já pensou em uma Ford da Série F? Tração traseira, espaço para você construir uma mini-casa e com um guincho na frente dá para passar por quase qualquer lugar! Vai te permitir inventar algo bem mais adaptado a sua necessidade e ainda conta com uma mecânica de uso comercial (leia-se: feita para aguentar mau uso, então imagina como dura com bom uso...). Se fizer questão da tração, tem a F-4000 com tração 4X4. Agora pesquisa a rede de concessionárias da Ford nos países por onde deseja passar, OK?
- Última consideração: que tal começar sua viagem lá nos EUA? Vai de avião, compra a viatura lá (por acaso bem mais barato do que aqui), compra um dos campers legais que eles possuem por lá (me perdoe Camper Duaron, mas tem umas opções incríveis por lá) e parte viajando o mundo - no final volta para lá e vende a viatura lá mesmo (ps.: você não poderia entrar no Brasil com esta viatura). Parece loucura, mas funciona e fica muito mais em conta do que começar por aqui.

Lucas Kta
29/01/2017, 22:33
obrigado pelas dicas! quanto a começar pelos EUA, ainda não avaliei. O problema é que não dá pra entrar no brasil com ela nem a passeio. Vi isso num tópico aqui do amigo que tem uma tracker mini camper.

Mas o que isso faz de diferença é forçar um roteiro novo, apenas isso. É uma opção a se considerar. Você tem alguma referência fora da 4Wheel camper? Porque alguns modelos da duaron subiram no conceito da minha esposa devido a organização e ter banheiro interno.

Tudo bom Lucas Kta?

Pelo que entendi, você gostaria de fazer a volta ao mundo, seria isso?
Como falou do camper, quer dizer que gostaria de usar a viatura como casa, correto?

Não sou mestre no assunto, mas aqui vão algumas idéias:

- Toyota é uma opção mais garantida, principalmente em países do terceiro mundo (faz tempo que eu não ouço este termo!), onde Land Rover nem sempre é um veículo popular (dica: veja o site da Land e da Toyota dos países por onde deseja passar - para mim isso foi muito esclarecedor quanto a rede de concessionárias).
- Modelos antigos com menos eletrônica terão manutenção mais simples e funcionarão com diesel com mais enxofre, mas a idade do veículo e quilometragem podem acabar levando a mais quebras. Neste caso uma reforma total com verificação de integridade do chassis e longarinas é essencial (reforma total quer dizer: motor novo, transmissão nova, suspensão nova, elétrica nova - viatura reconstruída). Nem preciso dizer que fica caro e dá dó de fazer. Por outro lado, uma viatura novinha de um projeto com pelo menos quatro anos de estrada (tempo suficiente para a engenharia efetuar eventuais "ajustes finos" no projeto) dificilmente te dará dor de cabeça e o investimento será em levar peças sobressalentes para uma eventual emergência (incluir central eletrônica, OK?).
- Diesel não é igual em todo lugar... Especialmente em certos lugares da África. Não vai ter Diesel S10 sempre e nem diesel confiável em todo lugar, fora que diesel não é tão fácil de encontrar por aí (no Uruguai já é difícil de achar em todos os postos). O mesmo vale para a gasolina quanto a qualidade, mas é mais provável que você encontre ela em mais lugares. Resumo da história: tenha seu estoque particular de combustível.
- Já pensou em uma Ford da Série F? Tração traseira, espaço para você construir uma mini-casa e com um guincho na frente dá para passar por quase qualquer lugar! Vai te permitir inventar algo bem mais adaptado a sua necessidade e ainda conta com uma mecânica de uso comercial (leia-se: feita para aguentar mau uso, então imagina como dura com bom uso...). Se fizer questão da tração, tem a F-4000 com tração 4X4. Agora pesquisa a rede de concessionárias da Ford nos países por onde deseja passar, OK?
- Última consideração: que tal começar sua viagem lá nos EUA? Vai de avião, compra a viatura lá (por acaso bem mais barato do que aqui), compra um dos campers legais que eles possuem por lá (me perdoe Camper Duaron, mas tem umas opções incríveis por lá) e parte viajando o mundo - no final volta para lá e vende a viatura lá mesmo (ps.: você não poderia entrar no Brasil com esta viatura). Parece loucura, mas funciona e fica muito mais em conta do que começar por aqui.

FernandoDias
12/02/2017, 18:36
Tudo bem Lucas?

Desculpa pela demora para responder! Infelizmente nunca tive chance de experimentar qualquer uma das opções de camper dos EUA e só vou ter o conhecimento daquilo que é publicado na internet, por isso sugiro que faça uma pesquisa e pergunte para o pessoal dos fóruns americanos.
Quanto ao Camper, vejo que você está com uma expectativa alta em relação aos modelos da Duaron, por isso tenho que perguntar: você já viu um pessoalmente?
Quando você fala sobre o banheiro, me deixa na dúvida se já viu ele pessoalmente, pois o banheiro é bem compacto (claustrofóbico talvez?) e exige certo sacrifício de conforto em prol de usabilidade limitada. Tem gente que consegue se virar com esta situação, mas tem gente que vai pedir banheiro de hotel depois de três dias de uso...
Outra coisa a se considerar: camper = peso na caçamba. As pickups de passeio de hoje em dia até toleram carregar 1 Ton, mas isso esporadicamente! O camper é um baita aumento de peso que vai ficar sobrecarregando a estrutura da pickup por quantos meses? Será que ela vai aguentar?
Vale sempre pensar que o camper será sua casa por vários meses, então quanta tralha ele pode carregar? (olhe o projeto e perceba que não sobra muito espaço para provisões...) Como lavar roupa? (se a viagem é longa, isso torna-se relevante), Como será cruzar um dia inteiro de sol escaldante e ter que entrar no camper para dormir? (tem isolamento térmico, não blindagem térmica!) Onde vai colocar as lembranças e presentes que ganhar pelo caminho? (não minta para si mesmo... sempre acabamos comprando algo como recordação...) Como fica cozinhar dentro do quarto e que tipo de pratos podem ser preparados com a cozinha disponível? (lembre-se: a cozinha está no quarto! Como fica a gordura, os respingos, os cheiros, o calor, etc.).
Não tenho como objetivo te desencorajar, mas é necessário ter clareza daquilo que você irá enfrentar - uma semana no camper é uma coisa, um mês é outra e um ano é outra totalmente diferente!

Só para complicar um pouco mais as coisas, vai uma idéia alternativa: pegue uma pickup, encomende uma capota em metal, coloque uma barraca de teto em cima, monte uma caixa-cozinha que possa ser utilizada tanto dentro da caçamba quanto fora dela, instale um toldo lateral, tenha um vaso sanitário destes que possuem reservatório próprio e um chuveiro que possa ser pendurado do lado de fora da pickup para serem usados em emergência (dá para levar um conjunto de paredes para o toldo e assim aumentar a privacidade), tenha estoque de água e combustível na caçamba e faça amizades pelo caminho! Tente conseguir uma casa para passar a noite em cada lugar por onde passar, faça novos amigos, experimente a comida local feita pelo povo do local (nada de comida para turista!), tome banho e escove os dentes no banheiro real do seu anfitrião e durma no aconchego do seu lar adotivo daquela noite - se não conseguir esse novo amigo, dê uma olhada nas pousadas disponíveis, se não houver pousadas use sua estrutura de emergência da pickup! Mais simples, mais histórias, mais amigos - menos é mais.

francaclayton
12/02/2017, 18:49
Post interessante assinado....

helder.dir
19/02/2017, 15:12
Perfeita descrição Fernando, esse é o espírito!!

Lucas Kta
19/02/2017, 19:48
(vou responder em dois posts)
Primeiro, esclarecimento geral, depois os mais "técnicos" e uma atualização da minha busca:

Fernando,
é isso mesmo. Estes pontos que levantou são minhas dúvidas também! Eu ainda não consegui ver o camper da Duaron, embora eu tenha tentado ver uma com um colega aqui de BH que se mostrou a disposição. No entanto ainda não tivemos agenda para conseguir ver o projeto deles.

Quanto a sua ideia de usar o camper como "emergência", também já tivemos. No entanto, eu não posso planejar e assumir que vou conseguir a casa de alguém em todo local que eu passar. Além disso, pretendemos visitar lugares bem remotos - mesmo que por 3 ou 4 dias - e vamos precisar da estrutura. Por isso, estamos pensando no camper como "a melhor opção de conforto dadas as condições".

A minha esposa acha barraca de teto insegura. Nossa preocupação de banheiro é não precisar sair do veículo para fazer um xixi de madrugada, por exemplo. Em especial porque teremos todo tipo de clima. E chuva. Imagina descer da barraca de madrugada pra fazer um xixi e chovendo lá fora.

Não tenho (e nem a minha esposa) a pretensão de ficar com o conforto que temos em casa ou que teremos na casa de alguém, com cama e banheiro de verdade. No entanto, estes dois pontos pesam na minha escola.

Outra coisa a se considerar: camper = peso na caçamba. As pickups de passeio de hoje em dia até toleram carregar 1 Ton, mas isso esporadicamente! O camper é um baita aumento de peso que vai ficar sobrecarregando a estrutura da pickup por quantos meses? Será que ela vai aguentar?
Vale sempre pensar que o camper será sua casa por vários meses, então quanta tralha ele pode carregar? (olhe o projeto e perceba que não sobra muito espaço para provisões...) Como lavar roupa? (se a viagem é longa, isso torna-se relevante), Como será cruzar um dia inteiro de sol escaldante e ter que entrar no camper para dormir? (tem isolamento térmico, não blindagem térmica!) Onde vai colocar as lembranças e presentes que ganhar pelo caminho? (não minta para si mesmo... sempre acabamos comprando algo como recordação...) Como fica cozinhar dentro do quarto e que tipo de pratos podem ser preparados com a cozinha disponível? (lembre-se: a cozinha está no quarto! Como fica a gordura, os respingos, os cheiros, o calor, etc.).
Não tenho como objetivo te desencorajar, mas é necessário ter clareza daquilo que você irá enfrentar - uma semana no camper é uma coisa, um mês é outra e um ano é outra totalmente diferente!

Só para complicar um pouco mais as coisas, vai uma idéia alternativa: pegue uma pickup, encomende uma capota em metal, coloque uma barraca de teto em cima, monte uma caixa-cozinha que possa ser utilizada tanto dentro da caçamba quanto fora dela, instale um toldo lateral, tenha um vaso sanitário destes que possuem reservatório próprio e um chuveiro que possa ser pendurado do lado de fora da pickup para serem usados em emergência (dá para levar um conjunto de paredes para o toldo e assim aumentar a privacidade), tenha estoque de água e combustível na caçamba e faça amizades pelo caminho! Tente conseguir uma casa para passar a noite em cada lugar por onde passar, faça novos amigos, experimente a comida local feita pelo povo do local (nada de comida para turista!), tome banho e escove os dentes no banheiro real do seu anfitrião e durma no aconchego do seu lar adotivo daquela noite - se não conseguir esse novo amigo, dê uma olhada nas pousadas disponíveis, se não houver pousadas use sua estrutura de emergência da pickup! Mais simples, mais histórias, mais amigos - menos é mais.

Lucas Kta
19/02/2017, 20:10
Segundo post, com atualização da busca e impressões:

As dúvidas continuam surgindo (algumas já foram embora também) e cada hora tendemos mais para um veículo do que para outro. Já visitamos alguns e estamos tentando mesmo é decidir se vale realmente a pena encarar uma adaptação monstruosa (meses a fio de projeto customizado) ou se vale a pena pagar mais caro (será mesmo?) e com menos tempo por um projeto pronto que já teve "sucesso" no mercado (camper).

Um grande ponto que tem pesado é a indisponibilidade de empresas em Belo Horizonte que possam fazer este tipo de projeto. Se tem, não as encontrei ainda. Vou tentar as fábricas de veículos especiais, mas não sei se tem interesse nesse tipo de coisa. Até agora, tirando o fabricante de camper, encontrei umas duas ou três, todas no sul do país, com disponibilidade de fazer as reformas necessárias. A fabricante de motorhome que encontrei em BH de cara já me recusou o projeto com um "vai ficar caro", sem querer nem mesmo conhecer as especificações.

1) Land Rover Discovery 2 2002 TD5 Automática, 170 mil Km rodados: R$ 40-50 mil
fiz o test drive nesta verdadeira NAVE. Fantástica. Embora um carro de 15 anos, a tecnologia e o conforto impressionam. Coloquei o mesmo na minha lista, considerando fazer um projeto de adaptação que incluiria um teto estilo pop-up, camas, armários, tanque de água e baterias extras. Similar ao que fazem e já fizeram por aí em Defenders.

Pró: Preço, Conforto, motor "bem falado"
Contras: adaptação complexa, espaço menor que a Defender, dificuldade de achar um veículo em bom estado

2) L200 Savana 2008, Manual, 117 mil km rodados: R$ 55 mil
Não conhecia em detalhes o veículo. Fiquei satisfeito com o que vi porque me pareceu realmente robusto. Já li alguns relatos por aí que as L200 tem fama de esquentar, mas não sei exatamente para quais modelos e ano isso se referia. Também me pareceu um bom veículo a ser considerado porque tem reforço para off road e alguns acessórios interessantes.

Pró: Preço, preparação off road, adaptação simplificada
Contras: adaptação é simples, porém cara, se considerado um camper.

3) Land Rover Defender (2002 a 2005): R$ 65-90 mil
Ainda não tive a oportunidade de testar. Como já disse antes, é um veículo que carrega muitas lendas consigo, umas verdadeiras outras mais duvidosas. Em Minas está difícil achar uma até pra fazer um test drive e conversar com o proprietário. Uma que valha a pena ir ver.

Prós: adaptação "conhecida", ou seja, já existem projetos "prontos" com valor razoável
contra: preço de aquisição e dificuldade de encontrar algo realmente bom. As boas tem sido vendidas como veículos de colecionador (altíssimos preços. Só de curiosidade, tem Defender usada no webmotors por mais de 200 mil).

4) Toyota Prado, Nissan XTerra, etc, etc: R$ 65-80 mil
Estes veículos entram na mesma classe do Discovey 2. Eu estou praticamente desistindo de avaliar para não complicar mais ainda a escolha. Acredito que primeiro temos que decidir se vamos de projeto de adaptação ou se vamos comprar um projeto pronto.

quintaes
19/02/2017, 21:41
Realmente o Fernando falou em pontos que sempre achei...
Em se tratando de veículos para dar andar em lugares onde o S10 é difícil, fica inviável optar por veículos de 2012 em diante.
Tenho minha estrutura em cima de uma hilux cabine simples que dá conta dos meus objetivos "camping selvagem".
Já se vão dez anos que rodo pelo Brasil com minha camicleta.rsrs
Quanto ao Camper Duaron, é um projeto bem legal, mas o peso para os lugares que gosto de passar fica inviável..
A capota que coloquei na minha viatura eu removo ela toda as vezes que chego da viagem. Em meia hora tá tudo pendurado no teto da minha garagem.543692 Abraços,
Marcos Quintaes.

Amostardeiro
19/02/2017, 23:25
A todos

Bem vou dar o meu pitaco para tentar ajudar, tive a oportunidade de conhecer o camper Duaron é bem interessante, mas faço as mesmas observações do Fernando o peso da estrutura montada e carregada pode ser muito elevado, há casos de quebra do chassis em vtrs equipadas com camper; o banheiro é muito pequeno, eu me senti sufocado dentro dele, só mesmo para fazer xixi na madrugada.

A questão do diesel S10 é um fator a ser considerado, minha vtr é 2010, mas em viagens procuro usar o S10 para tentar prevenir qualquer problema, em 2015 na Argentina não encontrei o "euro" na estrada entre Mendoza e Buenos Aires, um amigo que viaja em uma Frontier com motor CR fez um trecho enorme em modo de segurança, ie, máxima de 50 km/h por conta de um abastecimento na Bolívia.

Lucas o motor da Savana é o mesmo que equipa a minha Pajero, é só não abusar, ter manutenção em dia que ele aguenta muito, viajo entre 110 e 120 km/h e nunca tive qualquer problema de aquecimento com a vtr, esta comigo há 3 anos.

A Hilux do Quintaes é muito bem montada, excelente para a proposta dele, a propósito Marcos quando vais aparecer no sul outra vez?

Abs

PS: Triton com chassis quebrado http://i1175.photobucket.com/albums/r622/oldJack61/IMG_0430_zps905a9e27.jpg

Lucas Kta
20/02/2017, 09:08
Obrigado pelas observações pessoal!

Realmente já estou convencido que as viaturas somente S10 não me atendem. Meu foco é abaixo de 2012, em qualquer escolha.

Quanto ao banheiro, eu imagino que a coisa deve ser meio complicada mesmo. Tipo banheiro de avião...é para emergências, não é mesmo? Durante o dia teremos vários locais e oportunidades para usarmos banheiros "normais".

Esta questão do peso eu vou verificar com mais detalhes. Realmente é algo a se pensar seriamente. Vou tentar ver qual seria o peso total do camper + coisas + passageiros. Aliás, eu acho que tem um que vem com umas barras laterais de apoio. Será que elas dão uma aliviada quando estacionado? Digo, vc chega, para, baixas as barras pra dar apoio no solo e usa o veículo.

A todos

Bem vou dar o meu pitaco para tentar ajudar, tive a oportunidade de conhecer o camper Duaron é bem interessante, mas faço as mesmas observações do Fernando o peso da estrutura montada e carregada pode ser muito elevado, há casos de quebra do chassis em vtrs equipadas com camper; o banheiro é muito pequeno, eu me senti sufocado dentro dele, só mesmo para fazer xixi na madrugada.

A questão do diesel S10 é um fator a ser considerado, minha vtr é 2010, mas em viagens procuro usar o S10 para tentar prevenir qualquer problema, em 2015 na Argentina não encontrei o "euro" na estrada entre Mendoza e Buenos Aires, um amigo que viaja em uma Frontier com motor CR fez um trecho enorme em modo de segurança, ie, máxima de 50 km/h por conta de um abastecimento na Bolívia.

Lucas o motor da Savana é o mesmo que equipa a minha Pajero, é só não abusar, ter manutenção em dia que ele aguenta muito, viajo entre 110 e 120 km/h e nunca tive qualquer problema de aquecimento com a vtr, esta comigo há 3 anos.

A Hilux do Quintaes é muito bem montada, excelente para a proposta dele, a propósito Marcos quando vais aparecer no sul outra vez?

Abs

PS: Triton com chassis quebrado http://i1175.photobucket.com/albums/r622/oldJack61/IMG_0430_zps905a9e27.jpg

mfdomingues
20/02/2017, 10:53
"banheiros normais".

Isto é de uma relatividade muito grande, houve uma época em que banheiro normal para mim era uma pá de jardim, uma lanterna e papel higiênico primavera.....

Lucas Kta
20/02/2017, 11:12
por isso as apas...hehehehe.

por uma viagem dessas a gente abre mão de muita coisa. E tenho me convencido disso na prática. Incrível como o ser humano se adpata as situações...Assim, este não PODE ser um problema de restrição.

Isto é de uma relatividade muito grande, houve uma época em que banheiro normal para mim era uma pá de jardim, uma lanterna e papel higiênico primavera.....

Lucas Kta
20/02/2017, 14:38
Atualização importante:

o amigo Fernando tinha razão quanto ao peso. Entrei em contato com a própria Duaron agora e a mesma informou que houveram 3 casos com L200 de trincas no chassi, modelos até 2016. Daí em diante não tiveram mais casos. Sem dúvida devido ao peso. O conjunto básico do modelo pop up gira em torno de 700kg. Segundo o mesmo, foi necessário reforçar o chassi.

A sugestão dos mesmos é partir pra Hilux.

Esta questão do peso eu vou verificar com mais detalhes. Realmente é algo a se pensar seriamente. Vou tentar ver qual seria o peso total do camper + coisas + passageiros. Aliás, eu acho que tem um que vem com umas barras laterais de apoio. Será que elas dão uma aliviada quando estacionado? Digo, vc chega, para, baixas as barras pra dar apoio no solo e usa o veículo.

AugustoRysevasSilveira
20/02/2017, 14:41
Boa tarde a todos,

Caro Lucas, não possuo experiência no assunto de expedições, mas acompanho com assiduidade um canal do youtube que o cara é fera demais. Ele se chama Andrew St Pierre White e o canal dele se chama "4XOverland".

Dê uma olhada lá. Ele é mestre na arte de expedições e tem muitos anos de experiência no assunto.

Além de dicas de condução 4x4, no canal dele tem um foco muito grande nas vtrs que ele montou ao longo dos anos para expedições na África e Austrália (acho que ele já montou uns 12 carros no total).

Tenho certeza de que você poderá tirar informações importantes e preciosas do canal dele.

Espero ter ajudado, pelo menos um pouco.

Abraços.

AugustoRysevasSilveira
20/02/2017, 14:46
Ahh... esqueci de mencionar.

Se prepare para babar muito e também passar raiva ao assistir os vídeos. É incrível o tanto de possibilidades que se tem lá fora para equipar os carros e os melhores modelos overlanders disponíveis, que aqui só ficamos na vontade, exemplo, Land Cruiser série 70. E isso tudo a preços razoavelmente acessíveis.

Abraços.

Lucas Kta
20/02/2017, 16:09
é verdade. já tenho visto algo por aí, mas vou dar uma olhada sim. obrigado pela dica.

certamente existem muitas opções e o o próprio Fernando já tinha cantado a bola de olhar nos EUA. Estive pesquisando e pra minha surpresa os projetos não estão tão mais em conta não...mais ou menos na mesma faixa de preço, considerando campers com disposição similar ao tupiniquim. algo em torno de 18-20 mil USD. (sai mais barato, mas eles estão lá nos EUA né? se fosse coisa de metade do preço, acho que era opção número 1!)

No livro Overlanders Handbook a Land Cruiser é o carro mais f* do mundo. Series 70 e 80. Ele faz uma varredura geral nos carros, mas não dá nem pra ficar comentando porque a realidade é tão distante que só desanima. Mas vale a leitura pra pegar as dicas e pegadinhas, tipo o canal que você passou!

vou olhar com certeza! obrigado!!

Ahh... esqueci de mencionar.

Se prepare para babar muito e também passar raiva ao assistir os vídeos. É incrível o tanto de possibilidades que se tem lá fora para equipar os carros e os melhores modelos overlanders disponíveis, que aqui só ficamos na vontade, exemplo, Land Cruiser série 70. E isso tudo a preços razoavelmente acessíveis.

Abraços.

guimajc
20/02/2017, 16:36
Realmente o Fernando falou em pontos que sempre achei...
Em se tratando de veículos para dar andar em lugares onde o S10 é difícil, fica inviável optar por veículos de 2012 em diante.
Tenho minha estrutura em cima de uma hilux cabine simples que dá conta dos meus objetivos "camping selvagem".
Já se vão dez anos que rodo pelo Brasil com minha camicleta.rsrs
Quanto ao Camper Duaron, é um projeto bem legal, mas o peso para os lugares que gosto de passar fica inviável..
A capota que coloquei na minha viatura eu removo ela toda as vezes que chego da viagem. Em meia hora tá tudo pendurado no teto da minha garagem.543692 Abraços,
Marcos Quintaes.

Quintaes,

Posta umas fotos da sua viatura em uso. Muito bonita.

O Snorkel é Safari?

Com os apetrechos qual o consumo?

Parabéns pela proposta: simples e eficiente!

Att.

Lucas Kta
20/02/2017, 18:30
que doideira! ele oferece um serviço de compra e preparação de veículos para os interessados. Deixa tudo pronto pra vc e você chega lá, pega seu carro e parte pra aventura!

Caro Lucas, não possuo experiência no assunto de expedições, mas acompanho com assiduidade um canal do youtube que o cara é fera demais. Ele se chama Andrew St Pierre White e o canal dele se chama "4XOverland"..

Amostardeiro
20/02/2017, 21:13
Para ser considerado na montagem de um veículo para "overlanding":

The 10 Commandments of Modifying an Overland Vehicle – Expedition Portal (http://expeditionportal.com/the-10-commandments-of-modifying-an-overland-vehicle/)

Boa leitura.

Abs

quintaes
20/02/2017, 21:19
Quintaes,

Posta umas fotos da sua viatura em uso. Muito bonita.

O Snorkel é Safari?

Com os apetrechos qual o consumo?

Parabéns pela proposta: simples e eficiente!

Att.Olá Guimajc!
Esta estrutura com todos os apetrechos e abastecida com 80 litros de água pesa aproximadamente 420 kg. A media de consumo está na casa dos 9km/ litro. O snorkel é da Irom Man .Eu comprei esta capota há dez anos atras e com o tempo fui adaptando conforme as necessidades, e quando chego de viagem sempre dou uma melhorada na gambiarra..rsrsrs
Abraços, Marcos Quintaes543750543751

quintaes
20/02/2017, 21:26
Olá Amigo Antonio Amostardeiro!!!
Em breve irie retornar para finalizar as dicas de roteiro que me passou das Lagoas.

Abraços!!

Marcos e Neuza.

Amostardeiro
20/02/2017, 22:22
Olá Amigo Antonio Amostardeiro!!!
Em breve irie retornar para finalizar as dicas de roteiro que me passou das Lagoas.

Abraços!!

Marcos e Neuza.

Beleza Marcos, quando vier não deixe de me procurar, meu número de celular segue o mesmo, abração para vocês.

Abs

guimajc
21/02/2017, 18:47
Olá Guimajc!
Esta estrutura com todos os apetrechos e abastecida com 80 litros de água pesa aproximadamente 420 kg. A media de consumo está na casa dos 9km/ litro. O snorkel é da Irom Man .Eu comprei esta capota há dez anos atras e com o tempo fui adaptando conforme as necessidades, e quando chego de viagem sempre dou uma melhorada na gambiarra..rsrsrs
Abraços, Marcos Quintaes543750543751

Ficou muito boa sua estrutura. Boas trips!!

Lucas Kta
05/03/2017, 19:12
Atualizações da saga, digo, busca do veículo "ideal":

1) Land Rover Discovery 2: conversei com uma empresa do sul do país que faz adaptações em Defenders, campers, etc. Segundo os mesmos, se as dimensões são aproximadamente as mesmas da Defender, é possível fazer um projeto que inclua até mesmo um teto pop-up. Fiquei de mandar um rascunho mas ainda não o fiz. Custo aproximado de R$ 45 k.

1) Land Rover Discovery 2 2002 TD5 Automática, 170 mil Km rodados: R$ 40-50 mil
fiz o test drive nesta verdadeira NAVE. Fantástica. Embora um carro de 15 anos, a tecnologia e o conforto impressionam. Coloquei o mesmo na minha lista, considerando fazer um projeto de adaptação que incluiria um teto estilo pop-up, camas, armários, tanque de água e baterias extras. Similar ao que fazem e já fizeram por aí em Defenders.

Pró: Preço, Conforto, motor "bem falado"
Contras: adaptação complexa, espaço menor que a Defender, dificuldade de achar um veículo em bom estado

2) Mitsubishi L200 Savana: descartada devido indicação de problemas no chassi relatado pelo pessoal que é fabricante de camper. A ideia aqui não é ter somente o veículo 4x4, mas também um que possa receber a adaptação pra vida na estrada. Além disso, encontrei com um pessoal aqui da minha cidade que ficou 7 meses na estrada viajando pelas Américas que me relataram a dificuldade de colegas para realizar algumas manutenções na Mitsubishi fora do país. Este ponto é controverso e não estudei a fundo, mas com o problema do chassi estou, portanto, descartando.

2) L200 Savana 2008, Manual, 117 mil km rodados: R$ 55 mil
Não conhecia em detalhes o veículo. Fiquei satisfeito com o que vi porque me pareceu realmente robusto. Já li alguns relatos por aí que as L200 tem fama de esquentar, mas não sei exatamente para quais modelos e ano isso se referia. Também me pareceu um bom veículo a ser considerado porque tem reforço para off road e alguns acessórios interessantes.

Pró: Preço, preparação off road, adaptação simplificada
Contras: adaptação é simples, porém cara, se considerado um camper.

3) Land Rover Defender: parei de olhar, pelo menos por agora, devido ao alto custo deste veículo e a incrível indisponibilidade de veículos em condição de fazer brilhar os olhos. Mesmo para uma reforma.

3) Land Rover Defender (2002 a 2005): R$ 65-90 mil
Ainda não tive a oportunidade de testar. Como já disse antes, é um veículo que carrega muitas lendas consigo, umas verdadeiras outras mais duvidosas. Em Minas está difícil achar uma até pra fazer um test drive e conversar com o proprietário. Uma que valha a pena ir ver.

Prós: adaptação "conhecida", ou seja, já existem projetos "prontos" com valor razoável
contra: preço de aquisição e dificuldade de encontrar algo realmente bom. As boas tem sido vendidas como veículos de colecionador (altíssimos preços. Só de curiosidade, tem Defender usada no webmotors por mais de 200 mil).

4) Toyota Hilux 4x4: neste fim de semana fiz um teste drive numa Hilux. Gostei bastante. A questão importante mesmo em caminhonetes é que elas permitem um camper completo. Enfim, na questão das Hilux pesa bastante a rede de manutenção fora do país e a confibilidade que TODOS que tem o carro sempre relatam. Quase decidido que se for caminhonete, será Hilux. A pergunta agora é: a 2.5 é muito diferente da 3.0? algumas 2.5 são mais novas (anos) e tem mesmo preço das 3.0...Tentador!

4) Toyota Prado, Nissan XTerra, etc, etc: R$ 65-80 mil
Estes veículos entram na mesma classe do Discovey 2. Eu estou praticamente desistindo de avaliar para não complicar mais ainda a escolha. Acredito que primeiro temos que decidir se vamos de projeto de adaptação ou se vamos comprar um projeto pronto.

5) Finalmente, consegui ver um camper da Duaron.

Caros, quem nunca viu, recomendo ir visitar. A primeira vista, sem entrar no mesmo e com ele fora da caminhonete, a impressão é que não cabe nada lá dentro. Engano.

O projeto é surpreendente. Em 6 m2 existe realmente uma casa. Cozinha (fogão, pia e geladeira), mesa para dois, colchão de casal e incrivelmente um banheiro. Sim, um banheiro. É apertado, alguns já disseram em tópicos anteriores. No entanto, só de ter para emergências e banhos (quentes, inclusive) já é um bom começo.

Ficamos muito empolgados com o projeto. Realmente é um aproveitamento de espaço muito interessante. E fazer uma adaptação em uma empresa que não tem experiência pode ser uma tremenda aventura, seja qual for o carro. Basta ver que são muitos detalhes de elétrica, hidráulica e construção em geral que são necessários para ter algo no mesmo nível.

O modelo que visitei tem:

banheiro com aquecedor, caixa d'agua de 110 litros, caixa de água servida, caixa de detritos (do banheiro), fogão, geladeira, pia, cama casal, mesa para dois, armários, teto semi pop-up, duas baterias para autonomia do camper, inversor, toldo lateral, toldo traseiro.

Faltou:

painel solar (vital), ar condicionado (talvez).

Veículo:

Toyota Hilux SRV 2014 Automática. Consumo médio com Camper: 9 km/l. Preparação: 2 molas a mais em cada feixe para aguentar o peso e nivelar veículo, câmera de ré no camper, além dos pontos de fixação na caçamba.

titanium
06/03/2017, 06:59
Atualizações da saga, digo, busca do veículo "ideal":

1) Land Rover Discovery 2: conversei com uma empresa do sul do país que faz adaptações em Defenders, campers, etc. Segundo os mesmos, se as dimensões são aproximadamente as mesmas da Defender, é possível fazer um projeto que inclua até mesmo um teto pop-up. Fiquei de mandar um rascunho mas ainda não o fiz. Custo aproximado de R$ 45 k.

2) Mitsubishi L200 Savana: descartada devido indicação de problemas no chassi relatado pelo pessoal que é fabricante de camper. A ideia aqui não é ter somente o veículo 4x4, mas também um que possa receber a adaptação pra vida na estrada. Além disso, encontrei com um pessoal aqui da minha cidade que ficou 7 meses na estrada viajando pelas Américas que me relataram a dificuldade de colegas para realizar algumas manutenções na Mitsubishi fora do país. Este ponto é controverso e não estudei a fundo, mas com o problema do chassi estou, portanto, descartando.

3) Land Rover Defender: parei de olhar, pelo menos por agora, devido ao alto custo deste veículo e a incrível indisponibilidade de veículos em condição de fazer brilhar os olhos. Mesmo para uma reforma.

4) Toyota Hilux 4x4: neste fim de semana fiz um teste drive numa Hilux. Gostei bastante. A questão importante mesmo em caminhonetes é que elas permitem um camper completo. Enfim, na questão das Hilux pesa bastante a rede de manutenção fora do país e a confibilidade que TODOS que tem o carro sempre relatam. Quase decidido que se for caminhonete, será Hilux. A pergunta agora é: a 2.5 é muito diferente da 3.0? algumas 2.5 são mais novas (anos) e tem mesmo preço das 3.0...Tentador!

5) Finalmente, consegui ver um camper da Duaron.

Caros, quem nunca viu, recomendo ir visitar. A primeira vista, sem entrar no mesmo e com ele fora da caminhonete, a impressão é que não cabe nada lá dentro. Engano.

O projeto é surpreendente. Em 6 m2 existe realmente uma casa. Cozinha (fogão, pia e geladeira), mesa para dois, colchão de casal e incrivelmente um banheiro. Sim, um banheiro. É apertado, alguns já disseram em tópicos anteriores. No entanto, só de ter para emergências e banhos (quentes, inclusive) já é um bom começo.

Ficamos muito empolgados com o projeto. Realmente é um aproveitamento de espaço muito interessante. E fazer uma adaptação em uma empresa que não tem experiência pode ser uma tremenda aventura, seja qual for o carro. Basta ver que são muitos detalhes de elétrica, hidráulica e construção em geral que são necessários para ter algo no mesmo nível.

O modelo que visitei tem:

banheiro com aquecedor, caixa d'agua de 110 litros, caixa de água servida, caixa de detritos (do banheiro), fogão, geladeira, pia, cama casal, mesa para dois, armários, teto semi pop-up, duas baterias para autonomia do camper, inversor, toldo lateral, toldo traseiro.

Faltou:

painel solar (vital), ar condicionado (talvez).

Veículo:

Toyota Hilux SRV 2014 Automática. Consumo médio com Camper: 9 km/l. Preparação: 2 molas a mais em cada feixe para aguentar o peso e nivelar veículo, câmera de ré no camper, além dos pontos de fixação na caçamba.

Muito bom ver que sua pesquisa está evoluindo rápido, Lucas!

Eu sou apaixonado por Toyotas... já disse isso mil vezes aqui pelo fórum... mas as D2 são opções beemmmm interessantes, ESPECIALMENTE se pegar uma com histórico de manutenção e bem mantida!

Abraço!

Lucas Kta
06/03/2017, 08:18
hehehe! é fácil de saber o porquê! vamos seguindo...ainda é uma opção.

Muito bom ver que sua pesquisa está evoluindo rápido, Lucas!

Eu sou apaixonado por Toyotas... já disse isso mil vezes aqui pelo fórum... mas as D2 são opções beemmmm interessantes, ESPECIALMENTE se pegar uma com histórico de manutenção e bem mantida!

Abraço!

fabio_santos
07/05/2017, 00:26
Tópico Interessante. Assinando para acompanhar. Desejo sucesso na empreitada.

Lucas Kta
06/06/2017, 22:05
pessoal,

atualizações, finalmente. Pesquisei adaptações e vi um monte de coisa. No final tive oportunidade de visitar um camper da Duaron. Não tive como escapar. Minha mulher também gostou muito...enfim, tem banheiro. hehehehe

pois bem. Estou apalavrado na compra (é usado) e agora estou na procura da caminhonete. Estou vendo umas L200. Alguém sabe informar até que ano roda somente com diesel comum? este é o meu entrave atual.

abs
Lucas

Dimasi
07/06/2017, 04:28
Se não me engano até 2012

mfdomingues
07/06/2017, 11:08
pessoal,

atualizações, finalmente. Pesquisei adaptações e vi um monte de coisa. No final tive oportunidade de visitar um camper da Duaron. Não tive como escapar. Minha mulher também gostou muito...enfim, tem banheiro. hehehehe

pois bem. Estou apalavrado na compra (é usado) e agora estou na procura da caminhonete. Estou vendo umas L200. Alguém sabe informar até que ano roda somente com diesel comum? este é o meu entrave atual.

abs
Lucas

Até 2012 bebe preferencialmente diesel s500 e apesar da polemica pode beber o s10 desde que use algum aditivo, 02T ou querosene por exemplo. Acima disto somente o s10, mas, em casos de emergência vi o povo usando o s500 e mesmo assim não apresentar problemas a curto prazo, mas foi uso pontual para não ficar na pista, depende do motor ele pode disparar o "modo de segurança" como acontece com os trollers ao sentir o cheiro do s500 (passou perto da bomba disparou o modo de segurança).

guimajc
07/06/2017, 20:18
pessoal,

abs
Lucas

Lucas, avise por aqui quando comprar. Estou morando em Sete Lagoas e gostaria de poder conhecer seu camper em BH. Boa sorte!

titanium
08/06/2017, 06:56
pessoal,

abs
Lucas

Lucas, já vi Triton com chassi rachado ao puxar o camper duaron.
E eu também não acho as L200 tão confiáveis assim...

Pense numa Ranger, Frontier ou Hilux (essa última, melhor, mas mais cara).

Abraço!

Lucas Kta
09/06/2017, 12:13
então, você fala na Duaron e eles tem vários clientes rodando com L200, e até o vídeo deles está com uma L200....complicado isso. Talvez eles façam algum reforço. O carro tem que ir pra lá de qualquer jeito pra fazer adaptação pra "encaixar" o camper, então vou verificar isso novamente.

Hilux é um veículo super valorizado. Não tenho achado nada bom na faixa de valor que posso investir, e acabei achando uma L200 aparentemente muito boa. Ainda vou olhar.

Essa questão de confiabilidade de veículos estou vendo que é algo muito subjetivo. Com todos os vendedores de caminhonetes que conversei até agora, explicando a ideia da viagem, as restrições de diesel, etc, etc, TODOS, sem exceção, indicaram a Hilux ou L200 somente. Respeito a opinião dos colegas e estou ponderando várias, para a escolha.

Lucas, já vi Triton com chassi rachado ao puxar o camper duaron.
E eu também não acho as L200 tão confiáveis assim...

Pense numa Ranger, Frontier ou Hilux (essa última, melhor, mas mais cara).

Abraço!

Lucas Kta
09/06/2017, 12:13
avise por aqui quando comprar
sem dúvida. obrigado

Lucas Kta
09/06/2017, 12:19
Até 2012 bebe preferencialmente diesel s500 e apesar da polemica pode beber o s10 desde que use algum aditivo, 02T ou querosene por exemplo. Acima disto somente o s10, mas, em casos de emergência vi o povo usando o s500 e mesmo assim não apresentar problemas a curto prazo, mas foi uso pontual para não ficar na pista, depende do motor ele pode disparar o "modo de segurança" como acontece com os trollers ao sentir o cheiro do s500 (passou perto da bomba disparou o modo de segurança).

o atual proprietário do camper usa uma Hilux. Ele me relatou que passou pela américa central abastecendo em postos que não tinham nenhuma indicação de qual diesel era, e que certamente não era s10. falou que misturava com s10 que levava em galão e foi tudo normal. essa é outra questão que estou vendo que existem muitas opiniões diferentes, e inconclusivas.

Mas na dúvida vou ficar com a minha restrição de ano mesmo, até 2012 e fim de papo.

mfdomingues
09/06/2017, 16:07
o atual proprietário do camper usa uma Hilux. Ele me relatou que passou pela américa central abastecendo em postos que não tinham nenhuma indicação de qual diesel era, e que certamente não era s10. falou que misturava com s10 que levava em galão e foi tudo normal. essa é outra questão que estou vendo que existem muitas opiniões diferentes, e inconclusivas.

Mas na dúvida vou ficar com a minha restrição de ano mesmo, até 2012 e fim de papo.

Na minha humilde opinião, misturar o s10 com outro diesel é o pior a ser fazer, claro que por um período curto de tempo não tem erro, mas a longo prazo vai saber....até a própria Petrobrás pede para esgotar o diesel antigo do tanque para depois usar o s10, enfim.

Quanto aos pontos não terem a indicação de qual era o diesel, bom, acho dificil não ter, a questão é que pode ser diferente da nossa classificação, por exemplo no chile eles usam o E5 que seria um S5 para nós, no Equador acredito eles utilizam um que a classificação é 7,5, tipo um S7,5 e por ai vai.

De qualquer foram, da uma olhada neste vídeo: DIESEL PELAS AMERICAS | VOLTA AO MUNDO DE MOTORHOME | FAMILIA | T. MEXICO /EP.26 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=C7qVnFynEhU&feature=youtu.be)

Se é que não o viu ainda.

titanium
10/06/2017, 12:16
Tem carro que pode usar sim diesel comum.

MAS tem que tomar o cuidado de trocar o óleo do motor com metade da KM que trocaria rodando apenas com S10...

No caso da Land Rover Discovery 2, porexemplo, recomenda-se utilizar diesel S10. e no manual diz que se for usar diesel comum, precisa trocar o óleo na metade da KM que trocaria rodando com S10.

um outro problema seria um diesel sujo atrapalhar e danificar, a longo prazo, os bicos injetores (que nesses carros mais modernos, são unidades injetoras, mais delicadas a diesel sujo)...

Ou seja, os danos são a longo prazo, e não a curto prazo, MAS SÓ DANIFICA se usar diesel sujo e não trocar óleo na periodicidade certa.
PS: na estrada, prefira postos onde param MUITOS caminhões... aí é sinal que o diesel acumula pouco nos tanques dos postos e a tendência é ter menos sujeira.

Outra situação é estar sempre trocando o filtro de diesel da caminhonete.

Quanto ao carro, sugiro ver as Rangers!
São muito fortes e motor MWM é consagrado... fácil manutenção. forte..

Tem uma 2009 anunciada no fórum, do meu Pai!
E também tem outras anunciadas... dá uma conferida.

Abraços!

Lucas Diego
20/04/2018, 19:14
Pessoal,

Faz pouco mais de 1 ano que estou planejando a viagem para o Atacama e Noa, tive que adiar mas finalmente consegui comprar a viatura. Divido aqui com vocês porque devo ter lido todas as 69 paginas deste tópico entre outros! Obrigado aos que ajudaram.

Deixo as fotos e o link do planejamento quem quiser acompanhar, sem duvidas vou perguntar bastante nos proximos meses.

valeu!

557684557685557686

http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/160128-sao-paulo-uruguay-noa-e-atacama-22-dias-em-marco.html

Valeu!!!

Dandan Salles
17/01/2021, 23:49
Boa noite Colegas, espero que estejam todos bem.
Estou pensando em montar uma viatura de vitara para fazer expedições longas tipo patagonia, Chile, pantanal, jalapao entre outras. Estou pensando em comprar um vitara 97 2.0 V6. Quais as dificuldades de mater e equipar essa viatura? Pensei na 2.0 v6 para ter mais potencia nos longos deslocamentos . O que acham?

Mirão
22/01/2021, 13:06
Amigo, pelo pouco que eu pesquiso te digo que é fria. Problemas de montão te aguardam. E ainda não entendi a postagem, pois estou falando da v6. Até então Vitara 2.0 é 4 cilindros, um pouco melhor, lançado justamente em 97. Porém aconselho o 1.6 16V ou o melhor deles, o Gran Vitara 4x4. Aí sim, você estará bem e será feliz com certeza.

Mirão
22/01/2021, 13:09
Veja o tópico Viatara V6, consumo e manutenção, aqui no fórum. Você terá uma melhor noção do que estou dizendo.

lenovahaus
27/02/2021, 08:09
Pessoal, estou em dúvida entre uma Pajero Full 2006 ou Jeep Compass Diesel 4x4 zero. No segundo caso, eu teria que vender meu Corolla, no primeiro, eu ficaria com os dois.
Minhas dúvidas são: será que a Compass aguenta subir os Andes e fazer viajem longa? Ou será que a Pajero Full com mais de 20 anos vai me dar muita dor de cabeça pela idade e me impossibilitar de viajar pra longe?
To afim de acampar em cima do carro em lugares próximo de São Paulo também.
O que acham pessoal?

Glaicon
27/02/2021, 08:20
Pessoal, estou em dúvida entre uma Pajero Full 2006 ou Jeep Compass Diesel 4x4 zero. No segundo caso, eu teria que vender meu Corolla, no primeiro, eu ficaria com os dois.
Minhas dúvidas são: será que a Compass aguenta subir os Andes e fazer viajem longa? Ou será que a Pajero Full com mais de 20 anos vai me dar muita dor de cabeça pela idade e me impossibilitar de viajar pra longe?
O que acham pessoal?
Olha, ter uma viatura como a Full para viagens bem eventuais, considero um pouco de exagero.
Afinal, tendo ela 15 anos de idade (e não mais de 20 para a modelo 2006, como você mencionou), exigirá uma manutenção preventiva grande, como troca de fluídos, filtros, correias, suspensão e, talvez, reparos na bomba injetora.
Se você está ponderando adquirir o Compass mediante venda do outro carro da casa, significa que um só veículo lhe bastará no dia a dia, certo?
Neste caso, vá então de carro zero, pois lhe servirá bem na estrada e na cidade.
Se fôr diesel, então, fará uma economia absurda.
Quanto à Cordilheira dos Andes, fique tranquilo. Ela é toda asfaltada.:concordo:

lenovahaus
27/02/2021, 19:14
Obrigado pela resposta, eu vi uns vídeos que passam por umas estradas com muita pedra e vários carros quebram por esquentar muito rssss aí fiquei com medo

Sergio c
27/02/2021, 20:10
Eu iria de Compass 0km sem dúvidas. P passeios e trilhas leves ele vai tranquilo.
O que acham pessoal?

lenovahaus
27/02/2021, 20:40
Eu queria ir pra umas praias desertas, tipo trilha de castelhanos, estrada real etc. acho que sai trilhas leves e no máximo médias, do tipo que as pessoas vão pra chegar em algum lugar e não pra brincar de atolar. Neste aspecto, o compass aguenta, né?
Obrigado

Glaicon
28/02/2021, 08:58
Eu queria ir pra umas praias desertas, tipo trilha de castelhanos, estrada real etc. acho que sai trilhas leves e no máximo médias, do tipo que as pessoas vão pra chegar em algum lugar e não pra brincar de atolar. Neste aspecto, o compass aguenta, né?
Obrigado
Aguenta, sem dúvida.
O uso do 4X4 te confere segurança em situações que você pararia antes, caso o veículo fosse 4X2.
Uma estrada de chão pós chuva forte, uma praia deserta, uma subida de serra cascalhada, pequenos riachos.
Recebi dias atrás um vídeo de uma picape rebocando uma Fiat Strada por uma estrada plana em meio a uma plantação de soja.
Barro vermelho e super liso por conta de chuva recente.
O cara acelerava sem parar a picape.
Jogava barro direto sobre a Strada.
O motorista rebocado só enxergava abrindo a porta e olhando pra fora.
Acho que entrou barro até no porta-luvas!:mrgreen:
Se a Strada fosse 4X4, provavelmente atravessaria a estrada.:concordo:

Mirão
01/03/2021, 20:33
Aguenta, sem dúvida.
O uso do 4X4 te confere segurança em situações que você pararia antes, caso o veículo fosse 4X2.
Uma estrada de chão pós chuva forte, uma praia deserta, uma subida de serra cascalhada, pequenos riachos.
Recebi dias atrás um vídeo de uma picape rebocando uma Fiat Strada por uma estrada plana em meio a uma plantação de soja.
Barro vermelho e super liso por conta de chuva recente.
O cara acelerava sem parar a picape.
Jogava barro direto sobre a Strada.
O motorista rebocado só enxergava abrindo a porta e olhando pra fora.
Acho que entrou barro até no porta-luvas!:mrgreen:
Se a Strada fosse 4X4, provavelmente atravessaria a estrada.:concordo:
Uma locker atravessa.

soybeans
22/03/2021, 12:22
Oi,
então, tô começando a pesquisar sobre um carro para uma expedição sem retorno. Por segurança, darei preferência a estradas de terra vs. asfalto.

Ok, até aí beleza. Sei que há diversos carros recomendados aqui no fórum mas não cheguei a ler nada sobre carros mais antigos.
Um dos pontos que me interessam nesses besouros velhos é: gosto da ideia de poder eu mesmo reparar o carro e da simplicidade.

Agora a bomba: estaria bem indo de Fusca ou de Niva?
Como escrevi, minha ideia é passar por estradas de terra mas não me atreveria me meter em trilhas.
Pensei que ia me locomover com uma bicicleta minha vida inteira mas agora que cheguei perto dos meus 60,000 km começo a me preocupar sobre minha segurança na estrada.

Já pergunto adiantado, um baja fusca tem mais chance de ter problemas que a versão original?
Sobre esses dois (se tiver algum para adicionar sinta se à vontade), terei muito problemas se eu sair do Brasil e ter que procurar peças?
A manutenção deles é fácil mesmo ou quando quebrar vou ficar dependendo de uma mecânica?
Quão melhor seria um carro mais moderno no quesito durabilidade?
Um carro 0, se bem cuidado duraria tanto como um desses dois?

Marcelo J Manente
29/03/2021, 11:22
Oi,
então, tô começando a pesquisar sobre um carro para uma expedição sem retorno. Por segurança, darei preferência a estradas de terra vs. asfalto.
Ok, até aí beleza. Sei que há diversos carros recomendados aqui no fórum mas não cheguei a ler nada sobre carros mais antigos.
Um dos pontos que me interessam nesses besouros velhos é: gosto da ideia de poder eu mesmo reparar o carro e da simplicidade.
Como escrevi, minha ideia é passar por estradas de terra mas não me atreveria me meter em trilhas.
Pensei que ia me locomover com uma bicicleta minha vida inteira mas agora que cheguei perto dos meus 60,000 km começo a me preocupar sobre minha segurança na estrada.
Já pergunto adiantado, um baja fusca tem mais chance de ter problemas que a versão original?
Sobre esses dois (se tiver algum para adicionar sinta se à vontade), terei muito problemas se eu sair do Brasil e ter que procurar peças?
A manutenção deles é fácil mesmo ou quando quebrar vou ficar dependendo de uma mecânica?

Ola,

Eu iria de Fusca. Já tive dois Nivas, adorava eles, porém todo mês eles tinham uma manutenção a ser feita. Não recomendo.

Tem um cara que estava fazendo uma expedição de Fusca pelas Américas, vc já deve ter visto no Youtube: o Jesse Koz do canal Shuratey&Shuraigow. Ele teve inúmeros problemas com o Fusca, mas entendia um bocado da manutenção do besouro. Só que no México ele praticamente reconstruiu o Fusca.
Acho que se vc zerar o carro de manutenção antes de viajar acredito que ele vai sim. Mas aconselho um motor zero, não recondicionado.
Um abraço.

ALVARO ANGELO
29/03/2021, 16:02
Ola,

Eu iria de Fusca. Já tive dois Nivas, adorava eles, porém todo mês eles tinham uma manutenção a ser feita. Não recomendo.

Tem um cara que estava fazendo uma expedição de Fusca pelas Américas, vc já deve ter visto no Youtube: o Jesse Koz do canal Shuratey&Shuraigow. Ele teve inúmeros problemas com o Fusca, mas entendia um bocado da manutenção do besouro. Só que no México ele praticamente reconstruiu o Fusca.
Acho que se vc zerar o carro de manutenção antes de viajar acredito que ele vai sim. Mas aconselho um motor zero, não recondicionado.
Um abraço.

Sou fã de fusca (meu primeiro carro zero Km)
Alvaro Angelo

Mirão
29/03/2021, 20:34
Faça uma preparação off road no fusca. Fica bom e barato. è um carro valente.

Aristides Jr
30/03/2021, 09:26
Oi,

Olá parabéns pela iniciativa!

Minhas opniões de 2 cent$:-

Para trafegar em estradas de terra (não trilhas) não é necessário um veículo 4x4.
Conhecimento mecânico é essencial.
Veículos antigos são simples e resistentes, mas também são muito mais carentes de manutenção.
Veja os exemplos de experiência própria:-

-> fuscão 74 rodei cerca de 150mil km. maioria estrada boa e asfaltada. Necessitou de muitos reparos e manutenção. Nenhuma vez ficou na estrada.
-> Monza 86 rodei 470 mil km, estrada asfalta, terra e cidade, em proporções iguais, bem melhor, possui bancos confortáveis, bons freios, direção hidráulica e ar condicionado que nunca deixou de funcionar. Mesmo tendo rodado mais que o fusca, necessitou menor quantidade de reparos, e a manutenção foi mais fácil. Assim como o Fuca nunca ficou na estrada.
-> Blazer 98 rodei até 220 mil km, maior parte cidade um pouco de estrada asfaltada. Na época fui relaxado e a manutenção sempre foi abaixo do recomendado. Mesmo assim apenas uma vez apresentou problemas no sensor de rotação e teve de ser rebocada.
-> Uno mille este do meu sobrinho (não me lembro bem o ano mas é entre 2000 e 2010) rodou 600 mil km maioria estrada asfaltada e pouco na cidade, recebeu manutenção abaixo do recomendado, apenas corretiva e mesmo assim nunca parou ou teve de ser rebocado.

Olhando para estes exemplos me dá a impressão, pela simplicidade mecânica, que nos carros mais antigos é mais fácil voce mesmo realizar os concertos e revisões. Mas isso é porque vai sim necessitar de muitos concertos, revisões e consumo. E dependendo da sua vontade em utilizá-lo vai servir para o que está planejando.

Enfim por exemplo se for de Uno, provavelmente pode dar a volta ao mundo sem precisar de socorro mecânico.

Olhando para trás o Monza foi um carro surpreendente! O consumo em combustível é mais elevado que dos carros mais modernos, mas em compensação manutenção e IPVA muito baixo, é muito confiável. Desde de 1982, até hoje nunca fiquei sem ter pelo menos um! Até hoje possuo e não tenho o menor problema de usar dia a dia e sair para pegar a estrada com ele. É um carro que ainda se encontra quase tudo barato e fácil manutenção.

Ainda com esta idade uma Parati ou um gol de época dão conta desta sua aventura.

Mais antigo que isso... vai precisar de muita preparação, manutenção... se gosta de por a mão na graxa, vai ser muito interessante e divertido.

Entre Fusca ou Niva? Sem dúvidas o fusca, ainda hoje se encontra quem conheça bastante deste tipo de veículo, mas as peças boas já são difíceis.

Aristides Júnior

soybeans
30/03/2021, 18:57
Opa pessoal,
É acho que subestimei esses veículos antigos... não é como uma Caloi 10 que o mais complicado é alinhar e centralizar uma roda com uma ferramenta de 40 gramas :D ... e depois de milhares de quilômetros precisar se preocupar de novo
Ainda me cutuca a empreitada de realizar uma viagem de bicicleta.
Enfim, depois de assistir à aventura daquele garoto com o fusca e ler os comentários, se eu decidir viajar de carro irei atrás de algo mais moderno.

att,

xibiu!!!
06/09/2022, 10:51
A título de curiosidade:

Projeto de Ford Model T de 1914 e motorhome mais antigo do
mundo (https://carros.ig.com.br/2022-09-04/projeto-de-ford-model-t-de-1914-e-motorhome-mais-antigo-do-mundo.html)

579597