Conectar

Ver Versão Completa : Qual a melhor viatura para expedições?

Páginas : 1 [2] 3 4

jeisonk
26/07/2009, 23:05
GMC...

Procurando com calma eu iria de SW4...em relação a manutenção, nem se preocupa, não é caro não...compra, reseva uma $$$ pra deixar zerada e vá ser feliz...

Abrs,

Sérjão

X2

GMC, além do Sérjão, o Jyoti mesmo, aqui do fórum, fez expedições por vários anos numa SW4 e fala muito bem dela também.

[]'s

LuizCarlos
27/07/2009, 12:30
Citação:
Amigo eu tinha uma tracker a uma semana atras! Comprei ela 0km para fazer expedições! Achei um carro zero, com custo beneficio muito bom! Um verdadeiro Suzuki! Já tive um Vitara para trilhas pesadas e gostava muito do carrinho! Acho que para viagens para Argentina e Chile a Tracker vai muito bem! E ainda tem a vantage de ter a garantia no caso de zero em todo o Mercosul. Para o uso no offroad mais pesado voçe vai ter que levantar em 2" a susp., proteres inferiores, snorkel e etc e pau no gato. A tracker original e um carro bem baixo, nem tente fazer uma trilha leve que vai raspar! Agora mais detalhes vc pode verificar no topico Suzuki. Tem algumas fragilidades do carro com relação ao diferencial dianteiro! motivo da minha venda e já conhecida nas outras versões de Vitara e GV.

Eu acoselho o carro para expedições sem o uso severo do offroad. A não ser que vc faça grandes mudanças.

Acabei comprando uma Xterra 07 era um carro que admirava muito uma pena que parou a venda no Brasil. O mesmo para a Tracker. Mas tem uma mecanica muito boa, um bom espaço interno e facil a instalação de pneus um pouco maiores. Tenho alguns projetos com essa carro novo, vou apenas postar as fotos das minhas ideias!

Um abraço e boa sorte!

Luiz , pneus maiores não seriam paliativos para o problema de altura? Em caso positivo, qual a medida?

GMC,

Sim! resolve bem o problema! Só que para caber um pneu 235/70/16 AT vc vai ter que colocar calços de 2" na suspenção! Fica bom! Muitos aqui no forum tem essa configuração. Veja no topico Suzuki, preparando Tracker/GV para trilhas pesadas.

Se for apenas para fazer expediçoẽs vai tranquilo!
Uma transamazonica como vc pretende fazer eu iria de SW4 modelo até 95! Dificil achar mais se achar uma inteira e um belo carro! Vc pode pagar até uns 30 mil. A tracker vai tambem! Mas vai ter que preparar ela!

Tudo pedende da grana $$$$ e o uso que vc vai dar para o carro!! ks

É dificil mesmo! Eu mesmo comprei a Tracker e acabei vendendo! Tambem não quero ficar alterando todo a configuração de um carro para meu uso! Ja fiz isso uma vez no Vitara e sei como é! :( No maximo uns acessorios e um pneu bom!

Tem um amigo que tem um SW4 95 2.8 turbo, colocou sem mexer em nada pneus BF 32" ficou muito bom! Troller tb é, se a familia for no maximo 3 e ainda da para fazer umas trilhas!!

adrianosofasque
27/07/2009, 13:36
Olá Paulo,

a melhor viatura na minha opiniao depende muito de que tipo de uso voce fará, o mais importante é a manutençao do carro, deve estar impecável. No meu caso optei por um DEFENDER 110, pois depois deois de varia adaptacoes posso juntamente com minha mulher, usá-lo como nossa pequena casa viajante, coisa que em outros veiculos seria mais difícil devido ao tamanho interno, no meu carro tenho geladeira, fogoes, depósito de agua, chuveiro, armários, energia solar etc, etc... e o mais importante nos permite de dormir com conforto dentro do carro sem a necessidade de barracas no teto, que sao incomodas e chamam muito a atençao.

Entao, acredito que como confiabilidade o DEFENDER 110 vai muito bem e proporciona um bom conforto, cabe a voce aviliar para que o carro te serve...

Abraço

GMC
27/07/2009, 13:38
X2

GMC, além do Sérjão, o Jyoti mesmo, aqui do fórum, fez expedições por vários anos numa SW4 e fala muito bem dela também.

[]'s
Obrigado Jeisonk, esta dúvida tem me atormentado,pois em termos de expedição sou totalmente leigo.... se for para fazer trilha pesada é mais facil. Mas rodar 10 ou 30 mil km e passar raiva eh fod... trilha você ta perto de casa e um bom guincho ou um cabo resolvem o problema....Em se tratando de SW4, vi que alguns colegas nao recomendão a 94, qual seria o melhor ano então ( 97,98-99)?
Abç

GMC
27/07/2009, 13:41
Olá Paulo,

a melhor viatura na minha opiniao depende muito de que tipo de uso voce fará, o mais importante é a manutençao do carro, deve estar impecável. No meu caso optei por um DEFENDER 110, pois depois deois de varia adaptacoes posso juntamente com minha mulher, usá-lo como nossa pequena casa viajante, coisa que em outros veiculos seria mais difícil devido ao tamanho interno, no meu carro tenho geladeira, fogoes, depósito de agua, chuveiro, armários, energia solar etc, etc... e o mais importante nos permite de dormir com conforto dentro do carro sem a necessidade de barracas no teto, que sao incomodas e chamam muito a atençao.

Entao, acredito que como confiabilidade o DEFENDER 110 vai muito bem e proporciona um bom conforto, cabe a voce aviliar para que o carro te serve...

Abraço
Adriano, obrigado pela sugestão. A minha ideia é fazer uso do carro mais ou menos do jeito que você o utiliza, uma vez que seria um viatura exclusiva para isso. O seu defender é que ano e você tem uma estimativa de quanto é esta para você? Você teria fotos dele?
Abç;

GMC
27/07/2009, 13:44
GMC,

Sim! resolve bem o problema! Só que para caber um pneu 235/70/16 AT vc vai ter que colocar calços de 2" na suspenção! Fica bom! Muitos aqui no forum tem essa configuração. Veja no topico Suzuki, preparando Tracker/GV para trilhas pesadas.

Se for apenas para fazer expediçoẽs vai tranquilo!
Uma transamazonica como vc pretende fazer eu iria de SW4 modelo até 95! Dificil achar mais se achar uma inteira e um belo carro! Vc pode pagar até uns 30 mil. A tracker vai tambem! Mas vai ter que preparar ela!

Tudo pedende da grana $$$$ e o uso que vc vai dar para o carro!! ks

É dificil mesmo! Eu mesmo comprei a Tracker e acabei vendendo! Tambem não quero ficar alterando todo a configuração de um carro para meu uso! Ja fiz isso uma vez no Vitara e sei como é! :( No maximo uns acessorios e um pneu bom!

Tem um amigo que tem um SW4 95 2.8 turbo, colocou sem mexer em nada pneus BF 32" ficou muito bom! Troller tb é, se a familia for no maximo 3 e ainda da para fazer umas trilhas!!
Luiz, pode ser bobagem minha, mas tenho uma certa dificuldade em confiar em um carro com mais de 10 anos de uso, sem seguro (por viabilidade $$). Acho que preciso rever meus conceitos...
Obrigado pela dica.

abç

GMC
27/07/2009, 16:10
X2

[]'s
Outras alternativas que me falaram muito bem delas:

Ranger CS -2.5 td 4x4 - 98/98 e hilux CS 2.8 98/98.

O que vocês acham?

jeisonk
27/07/2009, 17:34
....Em se tratando de SW4, vi que alguns colegas nao recomendão a 94, qual seria o melhor ano então ( 97,98-99)?
Abç

Se falaram isso foi somente pelo motor, porque a viatura é um trator.
Até 95 eram fabricadas no Japão, e pelo que falam eram melhores, em compensação o motor é mais fraco.

Não teria receio nenhum de pegar uma dessa idade, o negócio é ter paciência de achar uma inteira.

[]'s

no meu carro tenho geladeira, fogoes, depósito de agua, chuveiro, armários, energia solar etc, etc... e o mais importante nos permite de dormir com conforto dentro do carro

Adriano, posta umas fotos pra gente da tua 110 :concordo:

Abs

CAVESO
27/07/2009, 17:57
Até 95 eram fabricadas no Japão, e pelo que falam eram melhores, em compensação o motor é mais fraco.

Jeison,

Aproveitando a prosa: sabe dizer se há diferenças entre as caixas de transferência das hilux até 95 para as 99 (ambas por engrenagens)?

jeisonk
27/07/2009, 17:59
Sei não Carlos.

Mas de 95 pra frente não é por corrente?

[]'s

LuizCarlos
27/07/2009, 19:01
Luiz, pode ser bobagem minha, mas tenho uma certa dificuldade em confiar em um carro com mais de 10 anos de uso, sem seguro (por viabilidade $$). Acho que preciso rever meus conceitos...
Obrigado pela dica.

abç

Eu tambem! Mas tem muito carro ai de 10 anos melhor que muitos de 1 ano! depende do dono!! ksks

GMC
27/07/2009, 19:44
Eu tambem! Mas tem muito carro ai de 10 anos melhor que muitos de 1 ano! depende do dono!! ksks
Com toda certeza... Afinal o que seriam dos willys e das coroas.....

CAVESO
27/07/2009, 20:00
Sei não Carlos.

Mas de 95 pra frente não é por corrente?

[]'s

Um cara me ofereceu uma t-case de uma hilux 2.8 diesel 1999 e disse ser por engrenagens.......sei nada de hilux....rsss

valeriano
28/07/2009, 00:36
Obrigado pela dica.

abç

Minha Bandeirante tem 18 anos, está com quase 200.000km sendo que rodei quase 30 mil km com ela desde Janeiro deste ano, fazendo uma viagem de 10.600km e outra de 4.400km nesse tempo, com temperaturas variando entre -5°C e 42°C, sem ter dores de cabeça.
Tudo depende da manutenção que vc dá para o veículo.

obs: Minha Bandeirante tem seguro!

GMC
28/07/2009, 07:07
Minha Bandeirante tem 18 anos, está com quase 200.000km sendo que rodei quase 30 mil km com ela desde Janeiro deste ano, fazendo uma viagem de 10.600km e outra de 4.400km nesse tempo, com temperaturas variando entre -5°C e 42°C, sem ter dores de cabeça.
Tudo depende da manutenção que vc dá para o veículo.

obs: Minha Bandeirante tem seguro!
Valeriano, obrigado pela opnião. Você disse que a sua Bande é segurada. Qto pagou? E foi seguro feito nessas ASCOBOM da vida em seguradora mesmo tipo Porto Seguro?

adrianosofasque
28/07/2009, 10:47
Vou colocar as fotos do carro, o problema é que as que eu tenho sao muito pesadas, farei umas mais leves, pois as minhas sao em RAW......

adrianosofasque
28/07/2009, 10:50

Não teria receio nenhum de pegar uma dessa idade, o negócio é ter paciência de achar uma inteira.

[]'s

Adriano, posta umas fotos pra gente da tua 110 :concordo:

Abs
Vou colocar as fotos, hj estamos saindo para mais uma viagem, Sera da Canastra nos espera, voltaremos em uns 10 dias, abraço

adrianosofasque
28/07/2009, 10:56
Meu DEFENDER é um COUNTY SW 2001, e quase todas as adaptaçoes eu mesmo fiz, inclusive armário,chuveiro, energia solar etc... nao fica muito caro tendo tempo e boa vontade...

GMC
28/07/2009, 13:31
Meu DEFENDER é um COUNTY SW 2001, e quase todas as adaptaçoes eu mesmo fiz, inclusive armário,chuveiro, energia solar etc... nao fica muito caro tendo tempo e boa vontade...
Meu amigo, para a energia solar você usou aquela placas nauticas ?

Fernando da Terra
28/07/2009, 13:58
Meu DEFENDER é um COUNTY SW 2001, e quase todas as adaptaçoes eu mesmo fiz, inclusive armário,chuveiro, energia solar etc...

Coloca fotos dele...

Fernando

jeisonk
28/07/2009, 16:44
Coloca fotos dele...

Fernando

Pois é, ele tá só mexendo com as lombrigas da gente até agora :mrgreen::mrgreen:

valeriano
28/07/2009, 16:45
Valeriano, obrigado pela opnião. Você disse que a sua Bande é segurada. Qto pagou? E foi seguro feito nessas ASCOBOM da vida em seguradora mesmo tipo Porto Seguro?

Meu seguro é da Porto Seguro e paguei R$1.959,00, porém ano que vem ele vai aumentar, pq eu porrei um carro de plástico semana passada e é provável que eu perca todos os bonus que eu tinha. :parede::parede::parede:

Murillus
28/07/2009, 16:48
nao fica muito caro tendo tempo e boa vontade...

por isso gosto deste forum... é uma verdadeira "duas maos na roda"...

[]s aos prof pardais de plantao...

SÉRGIO HOLANDA
28/07/2009, 18:52
TÁS VIVO!!!!!!!!

Beleza Fernando...:concordo::concordo::concordo:

Sérjão

Coloca fotos dele...

Fernando

SÉRGIO HOLANDA
28/07/2009, 18:53
Imagino como ficou o carro de plástico depois de levar uma porrada de um trem!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Meu seguro é da Porto Seguro e paguei R$1.959,00, porém ano que vem ele vai aumentar, pq eu porrei um carro de plástico semana passada e é provável que eu perca todos os bonus que eu tinha. :parede::parede::parede:

GMC
28/07/2009, 20:19

Se é que sobrou algum carro ??!!!
Nossa seu seg foi muito barato...Qual classe de bonus?

GMC
28/07/2009, 20:21
por isso gosto deste forum... é uma verdadeira "duas maos na roda"...

[]s aos prof pardais de plantao...
A galera do Forum não é fácil não, troca o pneu furado com a viatura andando...

Murillus
29/07/2009, 14:49
semana passada e é provável que eu perca todos os bonus que eu tinha.

boas noticias pra vc...

vc so perde o ultimo bonus que conseguiu...

tipo... hj sou classe 9 -> se bater -> viro classe 8...

[]s

Bortone
10/08/2009, 21:50
sou novo aqui no forum e um dos meus sonhos tb é poder realizar expediçoes...
li todas as paginas e fiquei supreso como o forum é auto informativo, pode-se tirar duvidas sobre tudo do mundo 4x4 aqui, parabens a todos pela dedicaçao e boa vontade em ajudar os menos sabidos

em relaçao ao topico estive lendo algumas materias fora do forum e vendo reportagens e n vi ninguem comentando sobre a L200 Triton, L200 hpe e Hilux, qual é a opiniao d vcs sobre esses veiculos???

aguardo resposta

Bortone
10/08/2009, 23:42
P.S.: e quais seriam as adaptaçoes minimas de suspensao, pneu, entre outros????

SÉRGIO HOLANDA
11/08/2009, 06:49
Bortone!

Bem vindo ao Fórum Brasil 4x4...:concordo::concordo::concordo:

As adaptações dependem do tipo de terrano que você vai enfrentar.

Suspensão, um pequeno lift (aumento da altura da viatura), e amortecedores e molas mais resistenetes.

Pneus - dependendo do terreno, mas o ideal usar pneu 50/50 (50% on road e 50% off road), melhorando muito o desempenho em estradas de chão.

Outros - Exemplo, vai passar em locai alagados usar snorkel, isolar modulos, etc...tudo depende do trajeto que irás fazer!

Sobre os veículos o ideal é você fazer um apurado de informações, criar uma tabela e ai tirar suas próprias conclusões, fica menos pessoal.

Abrs,

Sérjão

P.S.: e quais seriam as adaptaçoes minimas de suspensao, pneu, entre outros????

sol
27/11/2009, 11:37
olá amigo tudo na paz? vai depender muito do lugar para onde vc vai,tipo de estrada,temperatura,etc.Mais para mim o melhor tipo de jeep para viajens é a Land rover,pra mim é a melhor.tenha uma boa viajem.Paz,Luz e Sorte.

jeisonk
27/11/2009, 11:59
olá amigo tudo na paz? vai depender muito do lugar para onde vc vai,tipo de estrada,temperatura,etc.Mais para mim o melhor tipo de jeep para viajens é a Land rover,pra mim é a melhor.tenha uma boa viajem.Paz,Luz e Sorte.

Eduardo, bem vindo ao fórum.

Coloca umas fotos da Land pra gente dar uma olhada.

Abs

sol
03/12/2009, 16:32
pode deixar,vou colocar. Abraços

Altman
16/12/2009, 23:02
Caro amigo, já tive muitos carros 4x4 (L200, Cheroki, Jeep Willys, Frontier e Bandeirante) e acho que a Band em excelente estado revisada e etc, é uma boa opção, as picapes e suvs tem pouco angulo de entrada e saida, os modelos jipes levam vantagem. A Band tem uma suspenção muito forte, é econômica mesmo turbinada como a minha, tem um bom conforto e bom espaço interno, boa altura e muito tork em baixa rotação que é o que intereça para off road, tem peça de reposição facil e barato. E tudo isso vale tanto para as 5 com as 4 marchas, aquelas com motor mercedes são excelentes, é um puta motor.
Abs.

PERIODONTISTA
16/12/2009, 23:41
Bom amigos, vejo muitos poucos relatos de Troller em expedições. Meu desejo é comprar uma que vcs acham ? Dêem suas opiniões.

Giovani
17/12/2009, 02:13
Bom amigos, vejo muitos poucos relatos de Troller em expedições. Meu desejo é comprar uma que vcs acham ? Dêem suas opiniões.

Troller 4 portas em 2011... :dance:

O jeisonk usou Troller em várias viagens, logo ele passa por aqui.
Clica nos links da assinatura dele (4 posts acima) e poderá ver.:concordo:

[]'s

Marcelo Carmo
17/12/2009, 03:18
Boa noite galera.

Bom posso opinar sobre Troller em expedições pois já fiz várias expedições em um Troller.

Acabei de vender o meu depois de 95.000 km bem viajados nele, e posso dizer que o carro é excelente, nunca me deixou na mão, e jamais quebrou.

É muito robusto, faz em torno de 10 km por litro na estrada andando bem e tem um conforto razoável.

Como ponto negativo poderia citar a falta de espaço que ele tem, pois somente dão para viajar duas pessoas, pois para grandes expedições realmente este espaço é reduzido.

Mas o bicho não nega fogo não, pode viajar sem dó...rs

Espero ter colaborado.

Um abraço

Marcelo

jeisonk
17/12/2009, 09:19
Boa noite galera.

Bom posso opinar sobre Troller em expedições pois já fiz várias expedições em um Troller.

Acabei de vender o meu depois de 95.000 km bem viajados nele, e posso dizer que o carro é excelente, nunca me deixou na mão, e jamais quebrou.

É muito robusto, faz em torno de 10 km por litro na estrada andando bem e tem um conforto razoável.

Como ponto negativo poderia citar a falta de espaço que ele tem, pois somente dão para viajar duas pessoas, pois para grandes expedições realmente este espaço é reduzido.

Mas o bicho não nega fogo não, pode viajar sem dó...rs

Espero ter colaborado.

Um abraço

Marcelo

X2

Concordo com o que você disse, apenas o consumo não conseguia fazer isso com ele em expedições, sempre muito carregado e com barraca no teto.

Deixei o meu com 140.000km rodados, na flor da idade, inteiro.

Abs

PERIODONTISTA
17/12/2009, 10:41
A dúvida é na hora da compra, Como um zero bala ainda está distante para mim, comprar um semi-novo é a única opção. Daí vem o grande questionamento; Que ano comprar, situação do veículo e estado de conservação. Confesso que a dúvida é grande, já pensou quebrar no meio de uma expedição. E aí vou de 2.8 ou 3.0 ?

jeisonk
17/12/2009, 10:54
Murilo, o tipo do motor é uma polêmica daquelas aqui no fórum.

Eu, particularmente, sou defensor do 2.8, o MWM Sprint, sempre, é motor pra nunca colocar a mão.
O meu, como disse, está com 140.000 rodados, ronronando igual um gatinho, sem baixar uma gota de óleo, nunca mexido em absolutamente nada.

Na minha opinião, a safra de 2005 é a melhor do Troller.

Não sei dizer sobre os últimos, da safra nova by Ford, não os conheço.

Abs

Robram
06/01/2010, 00:21
Jeison,

Blz?
Linda viatura so agora fui ver seu topico.

Nao gosto muito de opinar neste topico, pq acredito q a melhor viatura é a q temos.

Mas pra colocar um pouco mais de pimenta no molho, vou contar oq achei em Perito Moreno na Argentina, em pleno dia 31 de dezembro de 2009, eu correndo atras de combustivel, umas comidinhas e tudo mais pra no outro dia enfrentar a famosa Ruta 40 (q lastima aquilo parece asfalto, cade a dificuldade?), qdo volto pro hotel umas 9 da noite (ou da tarde?), e na garagem do hotel tem oq??

Pasmem!!!
Um jeep wilis, sim um jipe, o cara do RS, estava voltando do Ushuaia, tinha acabado de fazer a ruta 40, e estava no mesmo hotel q eu.

Fiquei espantado, mas achei muito legal, acho que oq vale é a vontade.

Nao vou nem falar de ka e aqueles Renalt antigao q encontrei na ruta 40.

E tinha tambem um uno aqui do Brasil em El Calafate e Torres del Paine.

Por hora é isso.

Abraços,

Robson

jeisonk
06/01/2010, 07:18
Nao gosto muito de opinar neste topico, pq acredito q a melhor viatura é a q temos

Essa é a verdade, pura e simples.

[]'s

Murillus
10/01/2010, 11:23
Essa é a verdade, pura e simples.

[]'s

Na verdade nunca vai existir uma viatura ideal...

Ou falta espaco... ou falta conforto... ou falta forca... ou falta tanque... ou o ferrugem come... ou bebe muito... ou tudo isso junto...

Cada um tem a que pode ter... e esta sempre sera a melhor... nao adianta querer ter um hummer (meu sonho de consumo) se mal posso sustentar um samuka...

Na verdade, eu comparo minhas viaturas a filhos "especiais"... como gastam...

jeisonk
13/01/2010, 11:02
Show de bola isso:

http://planetabuggy.com/aventuras/nirvana.htm

:palmas::palmas::palmas:

[]'s

rafaelfernandez
13/01/2010, 16:58
Show de bola isso:

[]'s

Realmente. Os caras encararam de buggy. Um veiculo que sequer foi projetado para viagens. 10 pros caras!!! :concordo:

[]´s
Rafael

HansKronit
16/01/2010, 16:51
Tenho um Troller 2009/10, sai de Brasilia e fui até as serras gaúchas, com direito a todas as rotas, sem nenhum problema. Como fui so eu e a patroa, rebati os bancos trazeiros e espaço foi o que não faltou pra bagagens. Rodei ao todo 4800 km. Só alegria.

Robram
27/01/2010, 17:39
Jeison,

Bacana o site dos Buggy.
É isso q vale, ir !!!

A foto do Jipe q encontrei vindo do Ushuaia em Perito Moreno.

Quem conhecer o pessoal, manda cordiais saudaçoes a eles.

Robson

Gastão
25/02/2010, 18:54
O que é melhor para expedição?
Olha no início de 2008 fiz um roteiro pela América Latina de Florianópolis até Ushuaia. Fui num Troller 2004, MWM 2.8. Rodei 15 mil km em 44 dias e o único "trabalho" que o carro me deu foi trocar os filtros de ar, combustível e óleo, e o próprio óleo.
Na volta, uma revisão na concessionária e NADA para fazer.
O Trollinho deu um show de desempenho e, pasmem, de conforto. Voou baixo no asfalto, no rípio e caminhos "quase" trilhas.

A viagem em contei no www.caronaparaosul.blogspot.com

(Hoje circunstâncias médicas me forçaram a trocar o jipe por uma Pajero automática. Tenho planos para ela, mas ainda não botei fora do asfalto. Vamos ver no que dá!)

valeriano
26/02/2010, 13:51
Show de bola isso:

[]'s

O mais incrível é que um dos buggies era 4x4! :shock:

rafael.goncalves
27/02/2010, 21:27
único problema de fazer uma expediçao de buggy é o desconforto :parede::parede:

LôôK
10/03/2010, 11:56
Pessoal, li vários comentários aqui, e não vi, ou me passou desapercebido, comentários sobre o X-Terra.
Não seria uma opção para expedição? Sempre me pareceu um carro robusto, durável, preparado para terreno ruim!
Alguém sabe algo que a tornaria inviável, como peças, resistência, etc...?
Um abraço a todos

jeisonk
10/03/2010, 12:05
Look, é um carro show de bola, sempre foi uma das minhas opções, pode encarar que é alegria certa, vejo muita gente falar bem, mecânica simples, motor sem comentários e um visual bem arrojado.

Claro que tem seus poréns, como toda viatura, um deles é o piso do porta malas, ele não é plano, tem uma curva próxima dos bancos traseiros, mas tudo depende de como se ajeita a carga. Outro é o bagageiro original, se quiser algo que aguente peso, como uma barraca por exemplo, esquece ele, faz um de ferro/aço usando a mesma furação ou pelo menos muda a base dele que racha com facilidade usando peso. Vou ver aqui se consigo uma foto da x-terra de um amigo que teve problemas com isso e deixo aqui no tópico.

No mais, como disse, só alegria.
Mais detalhes a galera que tem vai passar, como nunca tive mas fucei bastante é só o que posso falar.

[]'s

LôôK
10/03/2010, 15:14
Blz JeisonK, era nessa linha as informações que tinha da viatura, po´rém como não via comentarios, achei que havia algo errado..............
Valeu amigão!

schypula
10/03/2010, 16:20
opa,

falando sobre as xterra...tenho uma
é so alegria...

tem toda a vantagem de motor mwm com longa vida se der o devido cuidado....caixa de transferencia eaton eixos dana....
enfim...muitas coisas boas...

a minha esta com 119000 e ate agora so tive um pequeno contra tempo do o tensionador da correia....mas facil resolvido....

quando se tem um carro bom é dificil botar defeito....ate agora dificil...

ja fiz viagens de mais de 5000k com ela....e tudo em ordem....consumo muito bom....

a minha em breve vai passar por pequenas modificacoes....
ate o final desta semana deve receber o lift e snorkel....em seguida pneus

e copiando muitas ideias do jeison, to pensando em deixar preto fosco...

quando estava para comprar este 4x4, estava na duvida entre a frontier x xterra.....acabei optando pela X, pq consegui numa condicao muito boa....e por nao ter a cacamba....apesar de maior, deixaria bagagens vulneraveis na cacamba....

abraco

jeisonk
10/03/2010, 16:31
schypula, conforme for equipando a máquina, vai postando aqui pra galera ver, realmente o fórum é carente de informações da X-Terra.

No mais, parabéns pela viatura.

[]'s

cacanakagi
11/03/2010, 08:48
Como diz o mineiro...

OND CO TÔ, POND CO VÔ... E MAIS UMA, QUANTO CO TÔ, DE $$$$ PRA COMPRAR...
Vc pode ter uns 25 a 30 mil latas e comprar uma hilux mais antiga, ou uma Land Rover, tem gente q viaja de Rural hehehehehe... Ou pode ter uma XTerra, uma Land Cruiser, etc etc etc...
O melhor veículo não existe, pois gosto é complicado...
Então se gosta de conforto, tem dinheiro e quer algo q faz bonito em todos os lugares, compra logo uma Range Rover de +/- 300 mil latinhas... hehehehehe... Controle de tração, suspensão de ótimo curso com regulagem de altura entre outros inúmeros itens de série...

schypula
11/03/2010, 10:38
Fala Jeison,

pode deixar....aqui de comecar a fazer minhas pequenas mudancas comeco a postar....

quero deixar minha X com minha cara...
gosto muito de viaggens....de carro....

e procurar lugares que nao sejam shopping....

estou negociando o parachoque dianteiro...

em breve com novidades

abracos a todos

LôôK
11/03/2010, 11:02
Fala Jeison,

pode deixar....aqui de comecar a fazer minhas pequenas mudancas comeco a postar....

em breve com novidades

abracos a todos

Vc poderia abrir um tópico especifico para as modificações do seu XTerra.
Seria interessante, acho que muita gente i´rá acompanhar.
O DudaRJ, vendeu o XTerra dele com bastante modificações que parece ter sido ótimas. Acho que vale trocar ideia com ele!
Um abraço

cacanakagi
12/03/2010, 07:38
Fala Jeison,

em breve com novidades

abracos a todos
Cara... dá uma olhada no youtube q vi uma X-terra toda preparada... só não se os eixos dela eram os originais pois era eixo rígido... tava linda cara... procura algumas fotos na net pra fazer as alterações...

jeisonk
12/03/2010, 08:18
X-terra no Brasil só eixo rígido atrás e IFS na frente :concordo:

[]'s

schypula
20/03/2010, 17:20
fala galera,

entao, agora ta quase tudo pronto
lift
snorkel
bf 33´´

amanha acredito que vou estar de folga....e vou aproveitar para postar a fotos para todos darem suas opnioes.

abracos...

no meio da semana se nada der errado ela deve receber o adesivo 3m preto fosco...

thgteixeira
01/07/2010, 07:18
Olá Amigos!

Li relatos bem bacanas por aqui, e também li boas experiências compartilhadas pelos amigos que já realizaram boas e longas viagens com as suas respectivas viaturas. Vou tentar "vender o meu peixe" já que no início do tópico, graças a um comentário infeliz (ou a um conjunto deles) um colega acabou prestando um péssimo serviço ao amigo que solicitou informações sobre tipos de viaturas.

Viatura ideal, certamente não existe, mesmo porque dentro do conceito de ideal entra o gosto pessoal de cada um, e também o que cada um espera viver em uma viagem destas.

O Lada Niva, não é um mero brinquedo apto a fazer trilhas que ligam o nada a lugar nenhum, é um veículo concebido na velha União Soviética para enfrentar os terrenos mais agrestes do extinto e extenso país, rodou e roda até hoje pelas regiões da Sibéria e do Norte da Rússia e em todo Leste Europeu prestando um serviço inestimável e sendo reconhecido em toda a Europa como um veículo robusto, de mecânica simples e confiável.

Creio que os amigos que já cruzaram os países vizinhos ao nosso já se cansaram de ver Nivas dos "hermanos" rodando, formosos e tranquilos por vários tipos de terrenos, inclusive, no "Viajeros 4x4", vemos o que alguns deles são capazes de fazer.

O Niva não é um bom carro para trilhas, exige mais preparação do que os demais e o fato de ser monobloco acaba diminuindo a resistência do conjunto, sujeitando-o a torções excessivas, que a longo prazo acabam desalinhando todo o carrinho, mas pode ser sim uma boa opção para viagens desde que bem preparado, bem mantido e desde que o dono abdique do conforto e do espaço interno. O Niva, como todos sabem é um carro de dimensões bem reduzidas, e viajar em mais de duas pessoas é um transtorno. Em matéria de conforto, de 94/95 pra frente as coisas melhoram um pouco, mas os anteriores são extremamente espartanos, e uma viagem longa com um Niva em condições originais resulta em uma bela dor nas costas e creio eu, até em problemas na coluna.

Além disso, faltam alguns opcionais como um sistema de ar condicionado, que faz uma boa diferença em uma estrada com muita poeira, ou em regiões mais quentes, já que o Niva não é um veículo concebido para regiões tropicais.

Tenho um Niva que já foi até Ushuaia há 17 anos atrás, foi e voltou inteiro e em condições originais. Temos no fórum o Gil Tichauer, apaixonado pelos Nivas e que sempre viaja muitos quilômetros com o seu (e incentiva os demais a fazerem o mesmo).

Limitações a parte, estas, conhecidas pela maioria, é um excelente veículo. Espartano, simples, e com "zero" de tecnologia embarcada, mas confiável, robusto e surpreendente desde que bem mantido, afinal, com o fato de o Niva ser um 4x4 de "entrada", a manutenção dos que encontramos é em quase todos os casos extremamente defasada!

Temos no fórum um Niva que já cruzou a Transamazônica, ponta a ponta, em período chuvoso. Enfim, reconheço, como todo proprietário coerente (embora apaixonado) de um Niva as limitações que o carro possui, mas, há boas vantagens também. No entanto, não recomendaria ao colega para a realização de viagens longas, a menos que, como eu, o colega tenha por objetivo fazer isso com um Niva.

Finalizando, é um prazer poder compartilhar idéias, sugestões e palavras com colegas que carregam tanta bagagem e experiência no assunto, caso do Sérgio, do Jeisonk e de diversos outros. Coisas que o nosso fórum propicia, ainda bem!

Grande abraço a todos! :)

jeisonk
01/07/2010, 17:59
Show Thiago, dá-lhe Niva :palmas::palmas:

Abs

Caiogaucho
08/12/2010, 21:56
:arrow:Sérgio,
Já leu o livro de expedições "Imagem da América"?
O casal Marcos Malafaia/Fernanda Graell foram de Cherokee Laredo 4.0. Pecorreu de Chile até México!
E li que o carro foi opção certa... WJ é valente... capaz de ultrapasar todos os obstáculos de uma viagem como aquela e tinha toda equipação de OFF ROAD...E claro que levaram 80 litros de gasolina extra mo galão...:concordo::concordo:
Conpre esse livro e entenda melhor!
Então nao fale besteira!:mrgreen:
Abssssssssssssssssssssssssss

Li o livro e fiquei assanhado em botar minha Disco 2. Só tenho receio pela parafernalha eletrônica embarcada! As Bolsas de Ar já substituí por amortecedores e molas:mrgreen:. Ainda tá faltando parceria e coragem:parede::parede:

abs

Caio

RENATO-SELVA
21/01/2011, 20:06
Você tem que avaliar algumas coisas...

Se for uma expedição por X paises, pesquise quais marcas existem por lá... por questão de logística e manutenção.

Qual quilometragem vai fazer? Vai passar anos fora? Procure um veículo confortável, simples, de fácil e barata manutenção.

Tamanho desse veículo é uma coisa a ser lembrada. A quantidade de pessoas também. Se for só duas pessoas por exemplo, consegue viajar com uma viatura menor (pra manobrar, fazer travessias de ferry boat, transportar em containers, parar num estacionamento numa grande cidade, achar vagas num centro urbano)...

Conforto. Onde dormir? Vai de barraca de teto ou vai com um mini trailer? Vai pra lugares inóspitos ou urbanos? Lembre-se de chuveiros, banheiros...

cemecor
24/04/2011, 19:19
viatura 4x4 para expedições no Brasil e América do Sul muitas encaixam para os diversos perfis, mas para expedições intercontinentais com duração de meses, américa, ásia, áfrica, etc, só vi Defender na área:pensativo:

valeriano
24/04/2011, 19:46
viatura 4x4 para expedições no Brasil e América do Sul muitas encaixam para os diversos perfis, mas para expedições intercontinentais com duração de meses, américa, ásia, áfrica, etc, só vi Defender na área:pensativo:

Pelo visto você não pesquisou o bastante sobre overland ainda...
Dá uma olhada nesses links:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=82728
http://www.africa-overland.net/Home
http://www.expeditionportal.com/forum/index.php

Você verá que Defenders não são tão populares assim como você pensa.

Elas não ocupam uma fatia desprezível no cenário mundial de overland, mas daí a dizer que elas comandam, é dar um pulo maior que as pernas. :stop:

fkerber
24/04/2011, 21:53
Estava lendo o forum para ver opinioes sobre qual seria uma boa escolha de um veiculo para utilização mista... semana na cidade e final de semana no meio da aventura, esta entre uma Cherokee ou uma SW4 ambas ano 1998 a gasolina, pelo que entendo parace q a SW4 seria mais indicada, pois quem ja rodou 650.000 km tem plenas habilidades e conhecimento para emitir uma opiniao com conhecimento de causa e alto grau de confiabilidade, valeu...

Sergiuo Holanda...Após 9 anos andando de Toyotas (SR5, 2 SW4, Nova Hilux e recentemente em uma Land Cruiser Prado), falo com toda a experiência de mais de 650.000 Km rodados com estes carros, que um Toyota seria o mais indicado para se viajar em qualquer terreno. O que seria indicado para quem vai viajar em diverssos tipos de terrenos é a troca dos pneus originais por pneus 50x50 (50% off e 50% on road) e de preferência mais altos para ajudar em travessias de águas e lameiros pesados. Com uma destas Toyotas (SW4 EFI - 2001), já fui de Parnaíba -PI até Chuí - RS por terras, dunas, lamas, lamaçais, pântanos e muita áreia de praia, sem nuca ter tido um problema.

Devemos lembrar que algo básico é a manutenção do carro, ou seja, manutenção deixa tranquilidade e te leva até o fim de sua jornada sem problemas.:razz:

Agora basta saber se você precisa de uma SUV ou uma Cabine Dupla, lembrando que cada uma tem suas vantagens e desvantagens.[/QUOTE]

Salese
07/06/2011, 20:55
Ou um veiculo novinho, zerado, ou um usado que seja seu por um bom tempo, e saiba que tem uma boa manutenção preventiva e revisado periodicamente, que conheça os problemas do dia a dia, o que nao pode é adquirir um veículo mesmo sendo zero km e enfiar ele pra rodar 10000km sem conhecer antes o mesmo...

abs

TATUIRA
20/07/2011, 11:31
:) ... ainda acho que a melhor viatura.... é a "do outro" !!!:euforico::euforico::euforico:
Abraços!

valeriano
25/08/2011, 11:00
Essa aqui é linda, mas é um trambolho gigante!
2008 EarthRoamer XV-LT #94 (http://www.earthroamer.com/galleries/094%20HTML/index.htm)

http://www.earthroamer.com/galleries/094%20HTML/untitled_hdr3_std.jpg
http://www.earthroamer.com/galleries/094%20HTML/untitled_hdr6_std.jpg

jeisonk
25/08/2011, 11:18
Caraca :shock::shock:

pedro bonadio
25/08/2011, 19:13
É para fazer expedições ou trilhas pesadas?:twisted:

Monstruosa!

valeriano
26/08/2011, 00:19
É para fazer expedições ou trilhas pesadas?:twisted:

Monstruosa!

Pois é, ela tem uns pneuzinhos básicos de 335/80-R20!
São mais de 41''!

Esse troço deve ter uns 3m de altura.

Loras
27/08/2011, 00:32
Imagina tirar o estepe daquela posição...

IMHO, uma viatura excessivamente desproporcional.

Bonita, mas ineficiente.

Abs.

valeriano
28/08/2011, 00:31
Imagina tirar o estepe daquela posição...

IMHO, uma viatura excessivamente desproporcional.

Bonita, mas ineficiente.

Abs.

Com duas pessoas até dá.
Sozinho, nem pensar.

Pablo RR
05/09/2011, 10:44
Duas pessoas tiram..
Mas pra por lá de volta.. tem que ter um sistema de cordas e roldanas no teto..eahaeuih

Ronaldo SW4
05/09/2011, 12:27
Acho só existem duas opções:

1. a sua, pq é a que vc pode usar

2. a do outro, pq a grama do vizinho sempre é mais verde!

Viaje e seja feliz!

Brincadeiras a parte.... esse assunto nunca chegara alguma conclusão....

Uma sugestão seria uma enquete com votação....talvez desse uma melhor idéia do que é utilizado para expedições

Meu voto seria SW4

zluiz
02/10/2011, 11:33
Mais um relato,
pesquisei esse forum ate de ponta cabeça.
encontrei a Hilux SW4, V6, automatica, gasolina, 1994
era a que cabia no meu bolso na epoca tbm.
do jeito que eu comprei fui ate o atacama, passando pelo paso de Jama e voltando pelo paso de sica(400 km de ripio),
nao furou nem um pneu
http://youtu.be/9FGfTsNdlyY
Me mostra alguem(mais idiota que eu) que fez isso com uma landrover de 17 anos.
As toyotas sao as melhores, por isso abri um topico no blog , as preferidas dos talibans.
Alguem ja viu uma landrover com uma .50 em cima?
http://www.americasdecarro.com.br/wp-content/uploads/2010/10/taliban-toyota.jpg
http://www.americasdecarro.com.br/wp-content/uploads/2010/10/toyotatacomav65ed-300x198.jpg
http://www.americasdecarro.com.br/wp-content/uploads/2010/10/miltar-war-toyota-300x224.jpg
http://www.americasdecarro.com.br/wp-content/uploads/2010/10/003xf7-300x225.jpg

Nunca ouvi ninguem que conheça o carro dizer que ele é bom, somente dizem que é otimo.
desculpem amantes da landrover.

HelFel
02/10/2011, 17:43
É... Talibãs parecem gostar de Toyotas. Não sou militar, mas acho meio amador esse negócio de metralhadora montada em carrocerias de veículos "comuns". Alvo fácil - coisa de quem não pode dispor de viaturas de combate de verdade. Mas esse não é o assunto fulcral da discussão e os competentes militares do fórum é que podem falar com autoridade sobre isso.

Li inúmeras páginas desse tópico e de outros sobre o tema e lembrei de algo: tentando sair um pouco do debate preponderante (mas não absoluto, como notei) Land Rover X Toyota e abstraindo-se o preço do veículo, não seria uma opção bem racional o MARRUÁ AM 100 2.8 140CV CD TDI Diesel (aquele com cabine dupla e pequena caçamba)? Trata-se de uma viatura com mecânica quase toda "off-the-shelf", não necessitando de uma rede de concessionárias espalhadas por aí, já que muitos saberiam mexer com desenvoltura em seus componentes, facilmente encontrados em vários locais. Além disso, pelos relatos deste fórum, tem uma excelente e confortável suspensão, além de robustez a toda prova. A ergonomia parece estar em algum lugar entre a Defender e a Toyota, o que é bem aceitável para a proposta. Parece ser um veículo muitíssimo adequado para expedições e viagens longas em geral. Se esse ponto específico (Marruá como boa opção) já foi tratado neste tópico, peço desculpas.
Estou me "capitalizando" para adquirir uma boa viatura para viagens e essa me pareceu ser uma das opções mais interessantes do mercado, apesar do preço. Tive a impressão de que, se bem cuidado, poderia ficar uns vinte anos com um desses (acredito que essa regra também valha para Defender ou algumas Toyotas bem cuidadas). A manutenção fácil e barata aliada à longa durabilidade podem "diluir" o preço inicial da viatura e fazê-la valer a pena para quem pretende ficar muito tempo com uma.

Abraços

Amiko
02/10/2011, 20:42
Caros colegas,

Li o tópico inteiro e não vi nenhuma abordagem sobre isso. As picapes são boas opções para esse tipo de viagem (expedição)? Daqui alguns meses vou comprar uma picape, e um dos objetivos é justamente fazer longas viagens (off road não me interessa, a não ser que seja necessário durante o percurso).

Opção atual: Amarok automática (quando chegar).

valeriano
03/10/2011, 00:38
É... Talibãs parecem gostar de Toyotas. Não sou militar, mas acho meio amador esse negócio de metralhadora montada em carrocerias de veículos "comuns". Alvo fácil - coisa de quem não pode dispor de viaturas de combate de verdade. Mas esse não é o assunto fulcral da discussão e os competentes militares do fórum é que podem falar com autoridade sobre isso.

Li inúmeras páginas desse tópico e de outros sobre o tema e lembrei de algo: tentando sair um pouco do debate preponderante (mas não absoluto, como notei) Land Rover X Toyota e abstraindo-se o preço do veículo, não seria uma opção bem racional o MARRUÁ AM 100 2.8 140CV CD TDI Diesel (aquele com cabine dupla e pequena caçamba)? Trata-se de uma viatura com mecânica quase toda "off-the-shelf", não necessitando de uma rede de concessionárias espalhadas por aí, já que muitos saberiam mexer com desenvoltura em seus componentes, facilmente encontrados em vários locais. Além disso, pelos relatos deste fórum, tem uma excelente e confortável suspensão, além de robustez a toda prova. A ergonomia parece estar em algum lugar entre a Defender e a Toyota, o que é bem aceitável para a proposta. Parece ser um veículo muitíssimo adequado para expedições e viagens longas em geral. Se esse ponto específico (Marruá como boa opção) já foi tratado neste tópico, peço desculpas.
Estou me "capitalizando" para adquirir uma boa viatura para viagens e essa me pareceu ser uma das opções mais interessantes do mercado, apesar do preço. Tive a impressão de que, se bem cuidado, poderia ficar uns vinte anos com um desses (acredito que essa regra também valha para Defender ou algumas Toyotas bem cuidadas). A manutenção fácil e barata aliada à longa durabilidade podem "diluir" o preço inicial da viatura e fazê-la valer a pena para quem pretende ficar muito tempo com uma.

Abraços

O Marruá é uma excelente opção. Mas é caro!
Outra boa opção é o Iveco Daily 4x4 (especificações em anexo).

zluiz
03/10/2011, 08:42
É... Talibãs parecem gostar de Toyotas.
Abraços

heheheheeheh

O Ponto principal das toyotas é que são extremamente resistentes.
Nos primeiros 200.000 km, todos os carros mais robustos em especial os japoneses funcionam muito bem,
os problemas surgem apos esse periodo, as toyotas quebram menos e tem a manutençao mais barata.

Agora para quem pretende rodar até 100.000 km, qué da para ir ate o alasca e voltar, qq viatura mais robusta serve, ate kombi ja fez esse percurso.

O off road para quem quer viajar é indispensavel, ja passamos em estradas em que apenas 4x4 passava, com dificuldade, mas passava.

hoje as estradas estao asfaltadas, muitas delas, da para ir ate o atacama(paso de jama) sem pegar estrada de terra, mas tbm pode ir ate o atacama(paso de sica) com 400 km de ripio.

vai do gosto,

eu tenho um conhecido que foi ate o Ushuiaia de honda BIZ,(aquela 100cc), para quem não assistiu "diarios de motocileta" do valter salles, vc pode ver a moto se desmanchando na viagem.

então na minha opnião para viajar qq carro serve, as toyotas são as melhores.

Ronaldo SW4
03/10/2011, 13:34
Eu achei que qualquer uma desde que seja igual a essa! rsrsr

jeisonk
03/10/2011, 14:22
Essa aí é a mãe de todas, uma Land Cruiser 200, ficou show.

Abs

HelFel
04/10/2011, 10:05

Esse daí daria um senhor motor home...!

heheheheeheh

O Ponto principal das toyotas é que são extremamente resistentes.
Nos primeiros 200.000 km, todos os carros mais robustos em especial os japoneses funcionam muito bem,
os problemas surgem apos esse periodo, as toyotas quebram menos e tem a manutençao mais barata.

Agora para quem pretende rodar até 100.000 km, qué da para ir ate o alasca e voltar, qq viatura mais robusta serve, ate kombi ja fez esse percurso.

O off road para quem quer viajar é indispensavel, ja passamos em estradas em que apenas 4x4 passava, com dificuldade, mas passava.

hoje as estradas estao asfaltadas, muitas delas, da para ir ate o atacama(paso de jama) sem pegar estrada de terra, mas tbm pode ir ate o atacama(paso de sica) com 400 km de ripio.

vai do gosto,

eu tenho um conhecido que foi ate o Ushuiaia de honda BIZ,(aquela 100cc), para quem não assistiu "diarios de motocileta" do valter salles, vc pode ver a moto se desmanchando na viagem.

então na minha opnião para viajar qq carro serve, as toyotas são as melhores.

Toyota é tão confiável que chega a ser sem graça. Tive uma Hilux SR5 2.8 1998 e era tudo de bom. Deixou saudades.

HelFel
04/10/2011, 10:10

Perfeita mesmo! A Toyota devia nos dar o gosto de ter essa parte da família Toy disponível por aqui.

danilobelmonte
14/10/2011, 22:56

Iveco 4x4 existe no Brasil? Zero?

Dinho_BH
15/10/2011, 18:36
Amigos,

Uma Discovery Série 1 seria uma boa viatura para expedição?

Viajamos sempre em casal e viagens de, no máximo, 40 dias... espaço então não seria muito crítico.

Abraços.

valeriano
16/10/2011, 01:22
Iveco 4x4 existe no Brasil? Zero?

Nunca pesquisei, mas acho que sim.
Ao menos a especificação está em portugues-BR.
Se estivesse em ingles ou portugues-PT, eu não levaria muita fé não.
Vale a pena dar uma procurada se vc se interessa.
Eu não tenho muito interesse pq to feliz com a Band, que só tem parte elétrica pra ligar o carro e os farois (a minha nem luz interna ou rádio tem).
Mas se eu não ligasse pra eletronica embarcada, com certeza seria uma opção na minha lista.

valeriano
16/10/2011, 01:24
Amigos,

Uma Discovery Série 1 seria uma boa viatura para expedição?

Viajamos sempre em casal e viagens de, no máximo, 40 dias... espaço então não seria muito crítico.

Abraços.

Teve uma Discovery 1 na TAC deste ano e o Serjão falou um pouco mau do carro.
A mecânica é chata e complicada (não é fácil trocar peça pq é tudo muito apertado).
Mas é um carro bem confortável.

Dinho_BH
16/10/2011, 12:02
Valeriano,

Grato pelo retorno.

Sempre imaginei a Discovery (Série 1) como, no aspecto mecânico, identica à Defender.

Vou pensar melhor melhor antes de fechar a compra...

Abraços.

sgrul1
16/10/2011, 12:26
Cara, meu voto vai p esse. Um dia eu chego la.

nicksalgado
12/11/2011, 13:30
Tenho uma Blazer 2.8 4x4 Diesel, ano 2003, 150.000 Km rodados, em excelentes condições.
O que vocês acham de eu usa-la para fazer uma viagem Belém-Montevideo-Ushuaia-Santiago-Cuzco-Quito ?
Uma boa revisão e consigo fazer o percurso sem problemas ?
Quais peças levar de sobressalente ?
Um forte abraço a todos !

jeisonk
13/11/2011, 18:25
Nick, vai tranquilo, a viatura é boa.

Abraços

Bira IJC
16/11/2011, 09:15
Sempre imaginei a Discovery (Série 1) como, no aspecto mecânico, identica à Defender.
Vou pensar melhor melhor antes de fechar a compra...
Abraços.

Dinho, há poucas diferenças.
A Disco I é uma defender mais domesticada, então:

> Tem um pouco mais de eletrônica embarcada, devido ao maior número de itens de conforto.

> A vedação é ótima, silenciosa e não entra água.

> A relação de marchas é mais longa, o que deixa ela agradável na estrada, mas peca um pouco nas serras e nas saídas em aclive, principalmente carregada.

> Leva uma espécie de disco de borracha nas cruzetas, que ajuda a diminuir aquele "tranco" característico das defender qdo se passa marcha.

> O diferencial traseiro é igual ao da 90 (diferente do parrudo das antigas 110);

> Ela tb é mais "molengona" (quase uma caravan, rsrsrsr!), mas muito estável.

> Tem 100 polegadas de entre-eixos, tem a carroceria mais baixa e uma traseira enorme! Assim sendo, demanda um pouco mais de atenção ao transpor obstáculos.

> Tem barras estabilizadoras, que limitam um pouco o curso da suspensão, mas ainda é ótima.

> É uma viatura agradável e bastante capaz! Fora o diferencial de ser confortável e espaçosa. Não tem aquela "ergonomia" avacalhada das defender.

> A manutenção, pode ter certeza, é praticamente igual a qq Defender 300 TDi. Inclusive a chatice p/mexer na mecânica tb foi herdada da defender.

Meu pai teve uma 97 por 3 anos. É de longe o LR que mais sinto saudades.

Como outros devem já ter relatado com mais propriedade, não é muito trivial encontrar peças de reposição nos outros países Latinoamericanos.

Se vc tiver a sorte de pegar um carro destes bem cuidado, com procedência, histórico detalhado e fazendo uma revisão completa antes de partir, vc viaja longe e chega tranquilamente em 98% dos lugares que um defender iria - porém com muito mais conforto!

Abs,
Bira.

Dinho_BH
16/11/2011, 11:38
Bira,

Grato pela atenção!!!

Então... após o "flerte" (rsrsrs) com a Disco I acabei encontrando uma Def 110 (2004-branca) em excelentes condições por um preço tentador.

Acabei fechando a compra desta vtr. Confesso que fiquei realmente tentado com a Disco, mas estava procurando, desde o início, uma Def e, como estava difícil de encontrar, acabei incluindo as Discos.

De qualquer forma estou muito satisfeito com a 110, mas concordo com vc: a Disco é MUITO mais confortável... rsrsrs

O problema são as nossas escolhas/paixões que nem sempre primam pela razão... rsrsrs

Abraços e valeu pela contribução!!

Bira IJC
16/11/2011, 14:26
Dinho,
Rapaz, pois de Def 110 2004 vc tb bem demais!

A vtr atual do meu pai é uma destas. Salvo engano, é o último ano que saiu com o propulsor 300 TDi.
As "chatices" delas a gente aprende a conviver. Aprende a dirigir torto, se acustuma com a embreagem pesada, aprende a passar marcha sem dar tranco, heheheh... LR é o mito, mas não troco minha Toyota.

O design clássico das Defender é apaixonante, por mais predicados tenha a Discovery.
Prós-e-contras nessa hora não fazem muito sentido.

... mas a Disco tem seu lugar cativo no meu coração, assim como a 110, a 90tinha soft, a Band curta, a SW4, a Land Cruiser, hehehehe!!!! Coração de mãe.:cool:

Abraços e curta a nova barca!
Bira.

Dinho_BH
16/11/2011, 16:04
Bira,

Valeu.

O 300TDi equipou as Def em 2005 e em 2006 tivemos os dois motores: 300TDi e TD5.

Abraços.

Engels Kbça
17/11/2011, 08:33
Tenho uma Blazer 2.8 4x4 Diesel, ano 2003, 150.000 Km rodados, em excelentes condições.
O que vocês acham de eu usa-la para fazer uma viagem Belém-Montevideo-Ushuaia-Santiago-Cuzco-Quito ?
Uma boa revisão e consigo fazer o percurso sem problemas ?
Quais peças levar de sobressalente ?
Um forte abraço a todos !

Nick

Já estive em Usuhaia, em 2009, e as estradas são bastante desertas, e caso tenha algum problema no carro, lá vc não vai encontrar peças de reposição para Blazer. Se for andar pela Ruta 40, acho que essa suspensão dianteira na vai aguentar o tranco.

Abraço
Kbça

Engels Kbça
17/11/2011, 08:59
Caros colegas,

Li o tópico inteiro e não vi nenhuma abordagem sobre isso. As picapes são boas opções para esse tipo de viagem (expedição)? Daqui alguns meses vou comprar uma picape, e um dos objetivos é justamente fazer longas viagens (off road não me interessa, a não ser que seja necessário durante o percurso).

Opção atual: Amarok automática (quando chegar).

Companheiro

O problema das pick-up's é a segurança,:( e caso leve passageiros no banco traseiro , a comodidade, já que a bagagem estará na carroceria e precisará parar o carro para apanhar algo que necessite durante a viagem:parede:.

Kbça

MarcusTalamasca
09/12/2011, 19:50
Amigos, sempre fico entusiasmado lendo esse tópico. Aproveito para pedir uns conselhos, não levem a mal.

Estou planejando uma expedição com outro casal para meados de 2012. Nada muito radical, é conhecer a Transoceânica no Peru, e Chile. Suponho que quase tudo deva estar asfaltado, ou pelo menos será terra batida. Época de seca, sem lama.

As viaturas são novas: a do meu amigo é uma Grand Vitara, 4x4. A minha, em vias de aquisição, é a CR-V 4x4. Não tenho espaço na garagem para uma viatura exclusiva para trilhas, então optei por uma que me desse conforto na cidade/estrada e que tenha alguma capacidade com 4x4.

Muito bem, lendo os diversos comentários sobre Hilux, Blazers, Defenders, etc. fico preocupado, pensando que talvez nossos equipamentos não sejam suficientes. Devo me preocupar, considerando que NÂO vamos colocar as viaturas (e esposas) em situações mais pesadas? Mas bem ou mal é Peru, Andes, essas coisas.

E, considerando tais fatores, seria necessária alguma preparação especial? O carinha da Suzuki tá botando em certo terror no lifting, diz que não recomenda. Mas pelo menos um pneu mais bravo deverei colocar, alguma sugestão? Abraços e obrigado por qualquer ajuda.

jeisonk
09/12/2011, 20:24
Marcus, para conhecer a Transoceânica, Machu Picchu, Titicaca, Arequipa, descer para o Chile e vir embora, vai rodar só em asfalto, vai tranquilo.

Bom, mesmo assim, se fosse pegar chão, pode ir sem medo.

Como comparativo dessas viaturas, para o off-road a Grand Vitara é mais valente, a CR-V já é mais urbana, agora a escolha entre as duas é algo mais pessoal, de gosto.

Abs

edisonk
14/12/2011, 01:16
Marcus,

Quando estiver com baixa aderência não se esqueca de desligar o VSA (controle de estabilidade) da CR-V, pressione e segure o botão VSA que fica na parte inferior esquerda do painel, para que a tração não seja prejudicada pelo VSA.

valeriano
15/12/2011, 00:26
Bom, citei o Earth Roamer, agora vai o Earth Cruiser: Earthcruiser RV Expedition Overland all terrain motor home (http://www.earthcruiser.com.au/)

Compacto, bonito, com uma suspensão excelente e super confortável.
Esse sim seria um excelente veículo de expedição pra rodar o mundo todo.
E não tem tanto o problema citado pelo Jeison, de largura/altura, pois ele tem 2m de largura por 2,5m de altura (ainda é alto, mas é pouco mais alto que uma Band com bagageiro e barraca de teto)

Earthcruiser overland rv expedition vehicle - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=EUWw_OPNFd0)

Earth Cruiser MOTOR HOME AND UTE CRUISER - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=FQcLQyvUDLo)

jeisonk
15/12/2011, 01:27
E não tem tanto o problema citado pelo Jeison, de largura/altura, pois ele tem 2m de largura por 2,5m de altura (ainda é alto, mas é pouco mais alto que uma Band com bagageiro e barraca de teto)

Allan, não é muito alto, a Prado com as tralhas em cima batia em 2,37.

Cara, que sonho de viatura, mecânica japa, eixos rígidos, tamanho legal (vai em container), chuveiro, etc, etc, etc, enfim, tudo de bom.

Valeu por compartilhar, é pra buzinar as idéias algo assim.

Abraços

quintaes
15/12/2011, 08:18
Minha viatura.324949

jeisonk
15/12/2011, 08:47
Minha viatura.324949

Quintaes, a hora que puder, tira umas fotos do interior dela pra gente, tenho curiosidade de conhecer tuas adaptações.
Ou então abre um tópico específico pra ela, é uma senhora viatura, merece.

Se precisar de um help é só falar.

Abraços

valeriano
15/12/2011, 13:05
Allan, não é muito alto, a Prado com as tralhas em cima batia em 2,37.

Cara, que sonho de viatura, mecânica japa, eixos rígidos, tamanho legal (vai em container), chuveiro, etc, etc, etc, enfim, tudo de bom.

Valeu por compartilhar, é pra buzinar as idéias algo assim.

Abraços

Pois é. Foi o que falei. Ela é um pouco mais alta que um 4x4 convencional.
Aqui tem a comparação dela com a Toyota Land Cruiser:

http://a3.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/381628_293890817320824_100000997237514_868933_1802 335433_n.jpg

Ela ganha na maioria dos quesitos!
Mas claro que como é um caminhão, perde e muito no peso.

valeriano
15/12/2011, 13:28
Se ao menos a gente tivesse a opção de caminhões 4x4 no Brasil, dava pra fazer algo parecido com um MB715 apenas cortando parte do chassi após o eixo traseiro.
Ainda teria uma bitola dupla atrás, mas seria uma ótima opção!
Mas infelizmente, caminhões 4x4 só sucata das forças armadas. Isso dificulta MUITO.

Meu sonho ainda é transformar minha Band nisso:
Travelling Cruisers (http://forum.ih8mud.com/expedition-builds/245430-travelling-cruisers.html)

http://up.picr.de/1401257.jpg
http://up.picr.de/1401258.jpg
http://up.picr.de/1401259.jpg
http://up.picr.de/1402019.jpg
http://up.picr.de/1509884.jpg
http://up.picr.de/1509885.jpg
http://up.picr.de/1509886.jpg
http://up.picr.de/1509887.jpg
http://up.picr.de/1509888.jpg
http://up.picr.de/1509891.jpg

quintaes
15/12/2011, 13:39
Jeison,quando montar a viatura para a proxima viagem tirarei fotos,meu carro é o dia à dia, a capota fica pendurada na minha oficina.Só um resumo, na parte externa instalei guincho,prancha de desatolagem,resevatório de agua,toldo e alguns detalhes,internamente geladeira 12v de compressor,toda tralha de cozinha,20 litros de agua potável,bateria auxiliar com isolador e mais......!!!!.Ainda durmo com minha esposa com conforto de 1.90 por 1.10 mts.Abraço Quintaes

hrodrigues
15/12/2011, 15:06
Se ao menos a gente tivesse a opção de caminhões 4x4 no Brasil, dava pra fazer algo parecido com um MB715 apenas cortando parte do chassi após o eixo traseiro.
Mas infelizmente, caminhões 4x4 só sucata das forças armadas. Isso dificulta MUITO.

Travelling Cruisers (http://forum.ih8mud.com/expedition-builds/245430-travelling-cruisers.html)

http://up.picr.de/1401257.jpg
http://up.picr.de/1401258.jpg
http://up.picr.de/1401259.jpg
http://up.picr.de/1402019.jpg
http://up.picr.de/1509884.jpg
http://up.picr.de/1509885.jpg
http://up.picr.de/1509886.jpg
http://up.picr.de/1509887.jpg
http://up.picr.de/1509888.jpg
http://up.picr.de/1509891.jpg

Ford Caminhões (http://www.ford.com.br/caminhoes/F-4000-4x4-Apresentacao.aspx)

Ainda chego lá ...

Abs

Helio

Dinho_BH
15/12/2011, 15:07

Valeriano,

4x4 de série tem o MB Atego 1725 e o VW Worker 15.180. O problema é são todos MUITO caros.

Em SP a Território 4x4 (:: TERRITRIO 4X4 DO BRASIL :: (http://www.territorio4x4.com.br/?pag=noticias&id=12)) faz adaptações de tração 4x4, de acordo com seu catálogo, "em qualquer caminhão".

Sei que os caminhões Ford dos rallyes são preparados por eles, mas não sei a qual custo. Parece inclusive que eles têm (ou tinham) caminhões Ford semi-novos já adaptados para 4x4.

Abraços.

jeisonk
15/12/2011, 15:54

Essa viatura é show, é aquela que usa mecânica HDJ80, não?

Abraços

jeisonk
15/12/2011, 15:55
Jeison,quando montar a viatura para a proxima viagem tirarei fotos,meu carro é o dia à dia, a capota fica pendurada na minha oficina.Só um resumo, na parte externa instalei guincho,prancha de desatolagem,resevatório de agua,toldo e alguns detalhes,internamente geladeira 12v de compressor,toda tralha de cozinha,20 litros de agua potável,bateria auxiliar com isolador e mais......!!!!.Ainda durmo com minha esposa com conforto de 1.90 por 1.10 mts.Abraço Quintaes

Legal Quintaes, bela configuração.

Abraços

valeriano
15/12/2011, 16:18

Ford Caminhões (http://www.ford.com.br/caminhoes/F-4000-4x4-Apresentacao.aspx)

Ainda chego lá ...

Abs

Helio

Não sou fã da Ford. =/

hrodrigues
15/12/2011, 16:26
Não sou fã da Ford. =/

Não estamos falando aqui de marcas e sim da exatidão das informações.

Helio

valeriano
15/12/2011, 16:43
Valeriano,

4x4 de série tem o MB Atego 1725 e o VW Worker 15.180. O problema é são todos MUITO caros.

Em SP a Território 4x4 (:: TERRITRIO 4X4 DO BRASIL :: (http://www.territorio4x4.com.br/?pag=noticias&id=12)) faz adaptações de tração 4x4, de acordo com seu catálogo, "em qualquer caminhão".

Sei que os caminhões Ford dos rallyes são preparados por eles, mas não sei a qual custo. Parece inclusive que eles têm (ou tinham) caminhões Ford semi-novos já adaptados para 4x4.

Abraços.

Estes caminhões são muito grandes!
Diferentes do FUSO que aparece no video da Earth Cruiser, eles seriam mais uma dor de cabeça que outra coisa. Claro que daria pra montar uma parada de alto luxo, mas aí vc perde em outras áreas. Não daria pra entrar em várias cidades com eles. Não daria pra cruzar pontes estreitas ou lugares baixos.

O MB715 tem 2,37m de altura por 2.14m de largura e vão livre de 202mm.
Trocando os pneus originais (205/75-R17,5) por um 35'' por exemplo, já aumentaria o vão livre pra cerca de 277mm e a altura ainda ficaria em 2.52m (ainda cabe com folga num container de 20'').
Só precisaria cortar um pedaço do chassi na parte traseira (pois ele tem 6,13m de comprimento) aumentando seus meros 12° de angulo de saída e fazendo com que ele coubesse no comprimento de um container (que é de 5,9m).

Como falei, ainda teria uma bitola dupla no eixo traseiro (o que piora no off-road) mas ainda seria um veículo ótimo para expedições intercontinentais. Principalmente pela facilidade de manutenção da MB.

Sfranco
02/01/2012, 13:26
exato!

esse dava para rodar o mundo bem tranquilo:

Victoria Motor Home (http://www.victoriamotorhomes.com.br/carros.php?id=3)

e feito no Brasil, só não me pergunte o preço...rsrsrs

abraços!

Não estamos falando aqui de marcas e sim da exatidão das informações.

Helio

Bira IJC
02/01/2012, 14:00
Essa viatura é show, é aquela que usa mecânica HDJ80, não?
Abraços

Opa! É essa mesmo.
Essa toyota maravilhosa é por baixo uma HDJ-80.
Abraços,
Bira.

SparxxD
15/05/2012, 16:08
Pessoal, não tive tempo de ler todo o tópico, mas prometo que vou. Enquanto isso, minha dúvida é a seguinte:

Qual viatura preenche os seguintes "quesitos":
- Ir à praia
- Viajar com um relativo conforto e velocidade de cruzeiro 110/120
- Fazer expedições
- Enfrentar trilhas médias com bastante lama e também areia/dunas
- Enfrentar água até o capô (resolve com um Snorkel)
- E por fim, usar sem dó

A resposta mais óbvia seria Hilux, mas acho um tanto quanto sem graça.
Penso também na Defender 110 300Tdi + equips (bancos melhores, vedação e diminuição de ruidos), a questão seria: ela consegue viajar bem na estrada sem que o motorista fique louco com tanto barulho?? :lol:
Outros 4x4, como a Prado e Hilux nova, se dão bem na lama mais pesada?

VOVÔ DO TROLLER
15/05/2012, 16:22
Pessoal, não tive tempo de ler todo o tópico, mas prometo que vou. Enquanto isso, minha dúvida é a seguinte:

Qual viatura preenche os seguintes "quesitos":
- Ir à praia
- Viajar com um relativo conforto e velocidade de cruzeiro 110/120
- Fazer expedições
- Enfrentar trilhas médias com bastante lama e também areia/dunas
- Enfrentar água até o capô (resolve com um Snorkel)
- E por fim, usar sem dó

A resposta mais óbvia seria Hilux, mas acho um tanto quanto sem graça.
Penso também na Defender 110 300Tdi + equips (bancos melhores, vedação e diminuição de ruidos), a questão seria: ela consegue viajar bem na estrada sem que o motorista fique louco com tanto barulho?? :lol:
Outros 4x4, como a Prado e Hilux nova, se dão bem na lama mais pesada?

o Troller , sem dúvida alguma, preenche todos estes quesitos. Só não tem porta-malas. Para quem viaja apenas com 2 pessoas ( o meu caso) tudo bem. Abs. Válter.

zluiz
15/05/2012, 17:53
o Troller realmente é um excelente veiculo,
quem tem nao troca, a suspensão é um caso a parte, otima,
cada qual deve defender seu veiculo,
eu um feliz proprietario de uma HGilux SW4 1994 a gasolina, V6, nao troco meu carro nem por um mais novo,
mas tbm remontei o carro, no motor e cambio(automatico) somente troquei o oleo,
a suspa troquei todas as borrachas na www.ajbuchasespeciais.com.br , a melhor mao de obra, atendimento e relação custo benficio,
a suspenção finalizei com um kit ironman, em uma oficina credenciada mas com serviço medio e os vendas pessimo, ai troquei velas, cabos, lonas e pastilhas, todos os fluidos do carro, correia dentada e mais uns detalhes,

no mais o carro é excelente, o fato de ser uma SW ajuda muito em expedições, dica de um amigo que nao aguentava mais poeira na caçamba, desconheço um solução para a poeira na caçamba.

o defeito do meu carro é a baixa autonomia, que eu resolvi em um primeiroinstante com galoes de combustivel, mas naproxima viagem vou instalar um tanque de combutivel de 150 litros,

eu ja fiz trilhas, peguei muito barro, rodei somente na argentina 20.000 km, uma viatura que nao chama a atenção, japonesa(isso faz uma grande diferença)

é isso ai,

boaa sorte na escolha da viatura e pe na estrada, abraços

SparxxD
15/05/2012, 18:53
O grande problema do Troller é o fato de ser muito pequeno! O que acaba sendo ruim para viagens longas

quintaes
15/05/2012, 19:04
No meu caso o meu uso é para o dia a dia e expedição,toyota reune durabilidade,facil manutenção e peças,economia de combustivel,dá para encarar um off road sem problema,sem falar na hora da revenda;que é muito valorizada.Quanto a entrar poeira,a minha viatura fiz umas adaptações com espuma e borracha de vedação de porta que não passa nada.Cada um deve procurar um veiculo que se encaixa no seu perfil.Abraços Quintaes

tiago.costa
16/05/2012, 11:19
Troller parece mais adequado de todos, se for 4 pessoas, será necessário bagageiro, se não , não precisa... carro não é pequeno nem desconfortável, 2008 acima. Claro que nesse quesito temos a SW4, Santa Fé, etc... porém estes não terão a autonomia de um Troller.
outra vantagem.. mecânica simples... pouco visado de roubo, seguro de um novo é entorno de 3k... fácil de encontrar vaga para estacionar.. etc.. Troller sem erro!

jeisonk
17/05/2012, 20:21
Troller parece mais adequado de todos, se for 4 pessoas, será necessário bagageiro, se não , não precisa... carro não é pequeno nem desconfortável, 2008 acima. Claro que nesse quesito temos a SW4, Santa Fé, etc... porém estes não terão a autonomia de um Troller.
outra vantagem.. mecânica simples... pouco visado de roubo, seguro de um novo é entorno de 3k... fácil de encontrar vaga para estacionar.. etc.. Troller sem erro!

Troller, para longas viagens, só para 2 pessoas.
Fiz isso por muito tempo, adorava a viatura, mas quando comecei a carregar meus piás, sem chance andar com ele.
Sobre autonomia, com a Prado (mesmo sendo mais beberrona), tinha a mesma autonomia do Troller, o tanque é maior.
Com a Pajero a autonomia aumentou em relação aos dois, é econômica e recebe 90 litros no tanque.

Agora, tenho uma saudade que só dos tempos de Troller, eita viatura.

Abraços

Murillus
21/05/2012, 16:31
Troller parece mais adequado de todos, se for 4 pessoas, será necessário bagageiro, se não , não precisa... carro não é pequeno nem desconfortável, 2008 acima.

basta puxar um reboque... nao ira deixar a desejar nas trilhas...

ecoperegrino
08/06/2012, 21:01
Ja vi alemão de suisso atravessarem a Carretera Austral de Bike....

cataclism2
03/07/2012, 13:19
Em relação ao pessoal que gosta mesmo do Troller, de repente vocês achariam uma blasfêmia alongá-lo? De repente, levando um que esteja todo em dia numa empresa que faça um ótimo serviço poderia valer a pena. O investimento financeiro provavelmente jamais seria recuperado, pois eu chuto que para aumentar o tamanho de "mais uma fileira", digamos assim, deveria sair entre R$15mil e R$20mil.

Eu, sinceramente, se dispusesse duma grana, faria isso numa Explorer (que já é grande): não a ponto de uma limousine, como aquela 96 preta que há no Brasil, mas aumentaria uma fileira a mais e colocaria ou portas suicidas ou "porta-furgão" :-) . E não creio que isso comprometesse seu desempenho numa expedição offroad, muito menos no caso dum troller.

antoniogeo
04/07/2012, 15:20
Continuando o tema...

Gostaria da opinião dos colegas sobre diois tipos de veículos, a serem usados em estradas de terram rilhas leves, passeios, viagens, expedições....

- Grand Cherokee Laredo 2000;

- Cherokee Sport 98 a 2000;

ambos à gasolina, claro... tirando a questão do consumo, gostaria de comentários sobre o conforto, a disposição para longos trajetos, a durabilidade e resistência destes dois modelos....

Abraços!

Amostardeiro
04/07/2012, 18:39
Continuando o tema...

Gostaria da opinião dos colegas sobre diois tipos de veículos, a serem usados em estradas de terram rilhas leves, passeios, viagens, expedições....

- Grand Cherokee Laredo 2000;

- Cherokee Sport 98 a 2000;

ambos à gasolina, claro... tirando a questão do consumo, gostaria de comentários sobre o conforto, a disposição para longos trajetos, a durabilidade e resistência destes dois modelos....

Abraços!

Antonio

Tenho uma Cherokee Sport 97 um pouco "preparada" a vtr é muito confortável para viagens, a maior que fiz foram 4350 km rodados em 6 dias, cheguei a dirigir por 15 horas sem problemas, o único item que deixa a desejar é o consumo, no máximo 9,0 km/L na estrada.

Sds

antoniogeo
04/07/2012, 22:54
Antonio

Tenho uma Cherokee Sport 97 um pouco "preparada" a vtr é muito confortável para viagens, a maior que fiz foram 4350 km rodados em 6 dias, cheguei a dirigir por 15 horas sem problemas, o único item que deixa a desejar é o consumo, no máximo 9,0 km/L na estrada.

Sds

Xará,

Já tinha visto sua viatura em outros tópicos por aí!!!... show de bola... acho que o uso que você dá pra sua é o mesmo que queria para minha futura cherokee (ando procurando por uma, mas tenho pressa não)...

Em relação ao consumo é o que eu li por aqui e já imaginava... mas a durabilidade e resistência não são problemas, certo???...

Valeu pelo retorno!!!>..

Inté!!!!>..

Murillus
03/08/2012, 15:32
Em relação ao pessoal que gosta mesmo do Troller, de repente vocês achariam uma blasfêmia alongá-lo?

esta pra sair logo-logo um troller 4 portas... um pouco mais longo que os atuais... ai sim, nao vai ter pra ninguem pois ja estara equipado com um motor 3.2 tgv...

valeriano
04/08/2012, 00:11
esta pra sair logo-logo um troller 4 portas... um pouco mais longo que os atuais... ai sim, nao vai ter pra ninguem pois ja estara equipado com um motor 3.2 tgv...

Tem fonte?
To ouvindo essa especulação há anos...

Murillus
09/08/2012, 17:52
Tem fonte?
To ouvindo essa especulação há anos...

ouvi dizer de uma fonte confiavel que tem um wrangler 4 portas dentro da fabrica da troller em horizonte...

MPaul
28/08/2012, 23:12
Olá pessoal,

Gostaria de registrar aqui alguns pensamento /idéias para que possa ser divido com vocês e colher a opinião dos mais experientes.

ƒirst things first, Tenho 30 anos e sempre tive muita vontade de me aventurar no mundo dos 4x4, felizmente agora tenho disponibilidade ($ e tempo) para comprar, manter e desfrutar de um veículo 4x4.

O meu sonho é poder conhecer lugares como Jalapão, Lençois Maranhenses, Atacama, Fazer estrada real, Castelhanos em Ilha Bela. Nao esta nos meus planos trilhas muito pesadas...

Como ganhei o apoio da dona da pensão após algumas trilhas feitas com mini agencias de viagens que fazem passeios off road em Ilha Bela e Monte Verde, e temos 2 carros, um deles vou trocar em um 4x4.

Pesquisei muitas horas no forum e cheguei as seguintes conclusões:

Veículo: Troller ou Land Rover Defender. Quanto a discussão sobre o melhor modelo de cada um deles, tem muito material no forum e nao vou comentar aqui.

Uso: usarei o veículo para ir trabalhar (+/- 25km diários) e para trilhas leves/medias e expedições

Valor: Vai depender da minha negociação... rsrsrsr

Pretendo adquirir o veículo até o fim do ano e começar a "expedicionar" após julho do ano que vem (este período sem atividade vou preparar a viatura e fazer viagens curtas)

Ajuda que preciso: saber se estou "trilhando" um caminho certo, se é aconselhavel que eu faça trilhas como zequinha para entrar mais no espírito da coisa, e saber se tem algum jipe clube de são bernardo.

Murillus
29/08/2012, 16:26
O meu sonho é poder conhecer lugares como Jalapão, Lençois Maranhenses, Atacama, Fazer estrada real, Castelhanos em Ilha Bela. Nao esta nos meus planos trilhas muito pesadas...

So da pra fazer isso a bordo de um 4x4... ou seja, ja comecou certo...

Murillus
29/08/2012, 16:37
Troller ou Land Rover Defender.

Sao duas excelentes viaturas porem com perfil de uso completamente diferente... hj tenho um troller mas sou apaixonado pelas land 110... e no seu caso, talvez a escolha caia nas land 110 mesmo...

Murillus
29/08/2012, 16:38
é aconselhavel que eu faça trilhas como zequinha para entrar mais no espírito da coisa, e saber se tem algum jipe clube de são bernardo

Sim... participe do jipe clube da sua cidade e aprenda as dicas... depois que voce tiver a sua viatura nas maos, correra menor risco de fazer besteira...

MPaul
30/08/2012, 13:40
Valeu Murillus. Vou ao encontro aqui em SBC para me enturmar.. rsrs

EduRS
01/09/2012, 18:36
Amigão MPaul,

Você chegou a cogitar uma Nissan Xterra?

Da uma pesquisada nos tópicos da Nissan aqui no fórum que tem muita informação.

Vamos colocar assim: Ela é de mecânica confiável e robusta como o Troller e espaço interno "quase" como a Land, porém bem mais confortável do que o Troller e a Land juntos! Principalmente se voce vai usar no dia a dia... pra ter uma idéia ela tem o comprimento de uma Montana.. barbadinha... É só uma dica. o problema é achar uma com procedencia.

Boa sorte e bem vindo ao maravilhoso mundo 4x4.

MPaul
02/09/2012, 00:30
Amigão MPaul,

Você chegou a cogitar uma Nissan Xterra?

Da uma pesquisada nos tópicos da Nissan aqui no fórum que tem muita informação.

Vamos colocar assim: Ela é de mecânica confiável e robusta como o Troller e espaço interno "quase" como a Land, porém bem mais confortável do que o Troller e a Land juntos! Principalmente se voce vai usar no dia a dia... pra ter uma idéia ela tem o comprimento de uma Montana.. barbadinha... É só uma dica. o problema é achar uma com procedencia.

Boa sorte e bem vindo ao maravilhoso mundo 4x4.

Excelente Edu!! Valau, nao sei o porque mas nunca tinha pensado na XTerra... ja estou mergulhado em topicos...

mram29
03/09/2012, 14:57
Excelente Edu!! Valau, nao sei o porque mas nunca tinha pensado na XTerra... ja estou mergulhado em topicos...

Então vc mergulhou na melhor relação CUSTO X BENEFÍCIO desse fórum.
Boa sorte.

Murillus
05/09/2012, 17:48

Um problema que acontece por aqui é que os turistas, principalmente os estrangeiros, so querem andar de LAND...
Mas a opção da xterra é show... dificil é achar uma...

MPaul
05/09/2012, 18:30
Um problema que acontece por aqui é que os turistas, principalmente os estrangeiros, so querem andar de LAND...
Mas a opção da xterra é show... dificil é achar uma...

Pois é... ta dificil mesmo, andei pesquisando e o resultado não é animador... Se bem que ainda tenho que vender meu carro atual...

Mas a esperança continua!

Frederico Mendes
09/10/2012, 23:25
O grande problema do Troller é o fato de ser muito pequeno! O que acaba sendo ruim para viagens longas
Comprei um daqueles bagageiros de teto, é enorme quase 400 litros, resolve bem os problemas de espaço para bagagem, o único problema é entrar em algumas garagens (tive que acabar de montar as malas do lado de fora do prédio que moro).
A Empresa - TREKK Acessrios Automotivos (http://loja.tray.com.br/loja/empresa-248720). Vale a pena dar uma olhada.

Murillus
10/10/2012, 17:40
Comprei um daqueles bagageiros de teto, é enorme quase 400 litros, resolve bem os problemas de espaço para bagagem, o único problema é entrar em algumas garagens (tive que acabar de montar as malas do lado de fora do prédio que moro).
A Empresa - TREKK Acessrios Automotivos (http://loja.tray.com.br/loja/empresa-248720). Vale a pena dar uma olhada.

teve um carinha por aqui que trocou um carro de passeio por uma dodge ram2500 e entrou com tudo na garagem de casa sem testar se cabia... resultado: entalou... pense num prejuizo...

Humbertoes
11/10/2012, 11:07

Frederico,

Estou pensando em comprar um desses. Voçê chegou a comparar a qualidade deste produto com o de outras fornecedores (Ex: Thule)? Quanto ele eleva na altura total do carro?

sds.
Humberto

Frederico Mendes
13/10/2012, 21:20
Frederico,
Estou pensando em comprar um desses. Voçê chegou a comparar a qualidade deste produto com o de outras fornecedores (Ex: Thule)? Quanto ele eleva na altura total do carro?
sds.
Humberto

Humberto, o bagageiro é muito bem feito, nao é fibra de vitro, se nao me engano é um tal de plastico EPS (estou em dúvida).
Tem sistema de trava, que só sai a chave com ele trancado, um bom sistema de mola e umas fitas internas para travas a bagagem.
Não dá para comparar com o Thule que é infinitamente mais caro, (não vi eles lado a lado), mas tem ótima relação custo x beneficio.
Entre no site do fabricante, e tire as dúvidas a respeito de altura e qualidade do material.
O meu único problema é que o meu Troller fica muito alto com ele, e por isso tenho que montar a bagagem do lado de fora do prédio em que eu moro. (não passa no portão).

Humbertoes
14/10/2012, 12:02
Humberto, o bagageiro é muito bem feito, nao é fibra de vitro, se nao me engano é um tal de plastico EPS (estou em dúvida).
Tem sistema de trava, que só sai a chave com ele trancado, um bom sistema de mola e umas fitas internas para travas a bagagem.
Não dá para comparar com o Thule que é infinitamente mais caro, (não vi eles lado a lado), mas tem ótima relação custo x beneficio.
Entre no site do fabricante, e tire as dúvidas a respeito de altura e qualidade do material.
O meu único problema é que o meu Troller fica muito alto com ele, e por isso tenho que montar a bagagem do lado de fora do prédio em que eu moro. (não passa no portão).

Valeu Frederico,

Já fiz contato com o fornecedor e tirei algumas dúvidas. O material é plástico ABS. Realmente pelas pesquisas que fiz o preço é bom.

Abçs

Frederico Mendes
15/10/2012, 11:41
Valeu Frederico,
Já fiz contato com o fornecedor e tirei algumas dúvidas. O material é plástico ABS. Realmente pelas pesquisas que fiz o preço é bom.
Abçs

Humberto, como lhe disse, o produto é bem acabado. Tenho o meu a uns dois anos, e nao me arrependo de `tê-lo comprado.
Qualquer coisa, estamos aí para maiores dúvidas e/ou esclarecimentos.
Acho que tenho unas fotos dele na viatura, caso queira, posso lhe enviar/postar aqui.
Att..
Frederico.

Humbertoes
17/10/2012, 22:10
Humberto, como lhe disse, o produto é bem acabado. Tenho o meu a uns dois anos, e nao me arrependo de `tê-lo comprado.
Qualquer coisa, estamos aí para maiores dúvidas e/ou esclarecimentos.
Acho que tenho unas fotos dele na viatura, caso queira, posso lhe enviar/postar aqui.
Att..
Frederico.

Ok Frederico, se puder me mandar as fotos fico garato. Pode ser para o meu e-mail - humbertoes@globo.com.

Se puder, me mande a medida da altura do bagageiro com a com rack de suporte. quero verificar se entra na minha garagem.

Abçs.

Frederico Mendes
19/10/2012, 09:09
Ok Frederico, se puder me mandar as fotos fico garato. Pode ser para o meu e-mail - humbertoes@globo.com.
Se puder, me mande a medida da altura do bagageiro com a com rack de suporte. quero verificar se entra na minha garagem.
Abçs.

Humberto, bom dia!
Tive problemas em localizar as fotos, visto que tive o HD formatado, mas consegui recuperar pelo menos duas.
Sei de mais fotos tiradas, porem nao estao comigo no momento, mandei um email para o cara que enviei as fotos e aguardo o retorno.
O meu bagageiro nao se encontra comigo. Ele é grande, e o apt que moro é pequeno.
Penso que por aqui dá para se ter uma ideia de como ele é.
Grande abraço,
Frederico.
PS: Assim que conseguir as fotos dele aberto que eu envio pelo seu email.
376094376098

Rubens Linhalis
19/10/2012, 12:17
Humberto, bom dia!
Tive problemas em localizar as fotos, visto que tive o HD formatado, mas consegui recuperar pelo menos duas.
Sei de mais fotos tiradas, porem nao estao comigo no momento, mandei um email para o cara que enviei as fotos e aguardo o retorno.
O meu bagageiro nao se encontra comigo. Ele é grande, e o apt que moro é pequeno.
Grande abraço,
Frederico.
376094376098

Cabe uma bagulhada danada ai heim Frederico...rs.

Muda muito o consumo do carro com isso no teto ?

Abraço

Frederico Mendes
19/10/2012, 13:36
Cabe uma bagulhada danada ai heim Frederico...rs.
Muda muito o consumo do carro com isso no teto ?
Abraço

Sao quase 400 litros de bagagem... é quase o bagageiro de 'uma perua'.
Não percebi alteração no consumo, afinal, em um veículo de quase 2 toneladas, e em forma de caixote, faz pouca diferença em termo de arrasto.
O que realmente altera o consumo da viatura, é o 'pé pesado, ou pé leve'.

Humbertoes
20/10/2012, 21:53
Humberto, bom dia!
Grande abraço,
Frederico.
376094376098

OK Frederico, já deu para ter uma idéia. Estou procurando também um rack com chave. Até agora só achei da Thule ($$ 650,00). O pessola da Treck ainda não tem.

Abçs.

Frederico Mendes
21/10/2012, 10:02
OK Frederico, já deu para ter uma idéia. Estou procurando também um rack com chave. Até agora só achei da Thule ($$ 650,00). O pessola da Treck ainda não tem.

Abçs.

HUmberto, voce diz, para retirar mais facilmente o bagageiro do carro?
Caso encontre um a preço legal, poste aqui, tambem penso em comprar um... este da Thule serve no Troller?
Grande abraço.

Humbertoes
22/10/2012, 22:37
HUmberto, voce diz, para retirar mais facilmente o bagageiro do carro?
Caso encontre um a preço legal, poste aqui, tambem penso em comprar um... este da Thule serve no Troller?
Grande abraço.

Não Frederico, a chave não é para retirar mais fácil. É para evitar que o rack possa ser retirado (roubado), usando apenas a chave adequada à cabeça do parafuso (chave allen). Acho que tem modelo para Troler. Você pode confirmar no site da Thule. O preço só vi na Veluplast Rio. Ainda vou tentar ver em outras. No Rio é a Veluplast que consta com revendedor autorizado.
Tem que tomar cuidado com o tipo da barra tranversal do Rack t(em de alumínio e de ferro revestido), para ver se o formato é compatível com o grampo de fixação do seu bagageiro.

abçs.

quintaes
23/10/2012, 07:40
Frederico,aqui em Vitória voce encontra a linha da Thule na Hot Tape,procure o Leonardo que ele pode te ajudar.

Abraços,

Marcos Quintaes.

Frederico Mendes
23/10/2012, 21:30
Frederico,aqui em Vitória voce encontra a linha da Thule na Hot Tape,procure o Leonardo que ele pode te ajudar.
Abraços,
Marcos Quintaes.

Marcos, valeu pela dica, vou sim dar uma olhadinha na loja do Leonardo.
Grande abraço.
Obs; salvei o seu telefone no meu celular.

GabrielCarapeba
31/10/2012, 05:30
So da pra fazer isso a bordo de um 4x4... ou seja, ja comecou certo...
E sobre o wrangler, tanto o duas ou quatro portas, o que acham para enfrentar esses terrenos, manutencao, etc...
ou pensando em suv a sw4 ou pajero! Abraco

valeriano
05/11/2012, 00:12
Votando ao assunto inicial.
Eu definitivamente não sei qual é a melhor viatura para expedições, mas definitivamente essa aqui é uma das melhores:
Landcruiser Troopy Camper Extraordinary. Part-1 - YouTube (http://youtu.be/riMTgFHr7GY)

Murillus
05/11/2012, 18:07
E sobre o wrangler

Acho que o que "mata" nele é a manutenção... mas nao tenho experiencia pra opinar sobre isso...

wporfirio
06/11/2012, 21:51
Votando ao assunto inicial.
Eu definitivamente não sei qual é a melhor viatura para expedições, mas definitivamente essa aqui é uma das melhores:
Landcruiser Troopy Camper Extraordinary. Part-1 - YouTube (http://youtu.be/riMTgFHr7GY)

Valeriano, belo video sobre a Land, foi totalmente transformada... sem dúvida uma das melhores... Esta semana assisti um video postado pelo pessoal do Expedition Portal no canal deles do youtube... Boa candidata a uma das melhores viaturas p/ expedições também:
Land Cruiser Prado: SEMA Build - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=PPPWs62mz0k)

Abraços,

Marcelo-HPE
27/11/2012, 22:37
Na minha humilde opinião, a melhor VTR para expedições, seria um SUV diesel (Pajero , HILUX SW4, Xterra, etc), possuem boa altura , espaço para carregar as tralhas ,e conseguem rodar a 110km 120km/h no asfalto, e ainda no asfalto encaram subidas de serra sem brochar , coisas impossíveis para uma defender ou bandeirante,
Quanto a parte off-road ,não deixam a desejar , quando equipados com um bom jogo de pneus AT tipo BF all terrain .
abs

gmilani
28/11/2012, 23:08
Meu sonho de viatura para expedição é uma f250 4x4 CS + um camper em cima.... teria autonomia, teria uma casa literalmente em cima, poderia acampar onde desejar, e ainda por cima poderia deixar o camper em algum lugar e sair com a pickup.
Os contras sao que a 250 é um pouco grande, o camper tbm é grande e pesado, teria que andar a uns 80/90 por hora pra ter estabilidade, nao entra em qq lugar, nao da pra despachar de container..... coisas assim!!!
Este é meu sonho, vi no camping em SALTA AR, uma f250 4x4 dupla, americana, com motor v10 a gasolina, com um camper em cima, o pessoal estava em 4 homens, só na farra, mas o acampamento estava legal, tinham todo o conforto, fogao , camas, ar condicionado, geladeira, aquecedor, etc.

Eu queria um CS 4x4.... iria (na minha opiniao) ficar SHOWWW

jeisonk
29/11/2012, 17:27
Milani, o Cláudio e a Joyce vão com uma F4000 4x4 + Camper, olha só:

A Fotografia (http://www.terrasemfronteiras.com/ft_Odin_2012.htm)

https://www.facebook.com/pages/Terra-Sem-Fronteiras/317991224923784

Abraços

gmilani
30/11/2012, 20:58
Milani, o Cláudio e a Joyce vão com uma F4000 4x4 + Camper, olha só:

A Fotografia (http://www.terrasemfronteiras.com/ft_Odin_2012.htm)

https://www.facebook.com/pages/Terra-Sem-Fronteiras/317991224923784

Abraços

Coisa linda !!!!!! acho a f4000 4x4 uma excelente viatura grande, economica, tem capacidade de carga otima, é confiavel, e tem outros atributos positivos!!! Achei demais!!! Mas, pra min, particularmente (nao penso em uma volta ao mundo ainda... na verdade penso... mas nao posso ainda) preferiria uma f250, com camper intercambiavel, pela facilidade de deixar o camper em um camping e poder sair só com a camionete....

Mas é só minha preferencia.... viajar em um motor-home 4x4 confiavel,confortavel, lindo é muito melhor!!!!!

abraço

quintaes
01/12/2012, 07:43
Milani e outros companheiroshttp://www.camperduaron.com.br/conheca

gmilani
01/12/2012, 12:52
Milani e outros companheiroshttp://www.camperduaron.com.br/conheca

Amigo quintaes !!!!!!

é isto ai,pra mim, esta é a melhor viatura de expedição "familiar", une o conforto de uma casa, com a praticidade de se estar em uma viatura 4x4, não é exageradamente muito grande, nem muito pequena, como (eu) em expedições não procuro trilhas 4x4, num lugares de nivel de acesso dificílimo, acredito que seja o mais proximo possivel de ideal!!!!

Basta retirar o camper, e ficar com a viatura 4x4.... pra procurar lugares mais radicais!!!!

até uma pickup mid size vai bem , uma hilux, uma ranger, s10 nova, amarok, ranger nova.... qq uma CS 4x4!!!!!!

pra min é showwww, basta saber os valores!!!!

abraço

GMC
28/12/2012, 13:03
Será que nao gera problemas com a policia, pois já li acho que foi aqui no fórum mesmo , alguém falando que foi multado por causa daquelas capotas de fibras e também pelo excessos laterais e traseiro?

QUOTE=gmilani;1825132]Amigo quintaes !!!!!!

é isto ai,pra mim, esta é a melhor viatura de expedição "familiar", une o conforto de uma casa, com a praticidade de se estar em uma viatura 4x4, não é exageradamente muito grande, nem muito pequena, como (eu) em expedições não procuro trilhas 4x4, num lugares de nivel de acesso dificílimo, acredito que seja o mais proximo possivel de ideal!!!!

Basta retirar o camper, e ficar com a viatura 4x4.... pra procurar lugares mais radicais!!!!

até uma pickup mid size vai bem , uma hilux, uma ranger, s10 nova, amarok, ranger nova.... qq uma CS 4x4!!!!!!

abraço[/QUOTE]

Sfranco
03/01/2013, 13:35
O camper é perfeitamente legalizado.

Como a fábrica não é longe de casa, estou querendo dar um pulo lá e conhecer o produto.

Uma desses sobre uma picape cs iria ficar legal, basta saber o peso.

Umas coisas que enxugaria do peso seriam o aquecedor de passagem, climatizador, pia e armario em banheiro, toldo lateral, botijão de gás colocaria um menor, e ainda procuraria secar onde desse a peso extra.

Será que ma band cs com 709 vai legal na estrada com um desses??

Vejam como ficou em uma hilux cs das novas:

Camper Duaron (http://www.camperduaron.com.br/galeria_fotos/galeria02)

Será que nao gera problemas com a policia, pois já li acho que foi aqui no fórum mesmo , alguém falando que foi multado por causa daquelas capotas de fibras e também pelo excessos laterais e traseiro?

QUOTE=gmilani;1825132]Amigo quintaes !!!!!!

abraço[/QUOTE]

geso
04/02/2013, 17:46
Parece os truckhomes gringos
Iveco Daily Campo 3513 4x4, Motorhome 4x4, Daily 4x4 - Ano 2006 - 49000 km - no MercadoLivre (http://caminhao.mercadolivre.com.br/MLB-463288038-iveco-daily-campo-3513-4x4-motorhome-4x4-daily-4x4-_JM)

Jyoti
05/02/2013, 20:23
Amigo quintaes !!!!!!

abraço
X2 !
preço ? já estive com o fabricante ano passado em Julho.
Era +- R$ 35.000
Ainda faltava "ajustar" um pouco mais no acabamento e alguns detalhes que já devem estar resolvidos.
O projeto é cópia de um argentino/chileno que existe para alugar por lá.
Gostei muito, ótima solução e é o que eu faria se fosse mudar de carro ou me aposentar para sair por esse mundo afora viajando.
Não se precisa de nada mais, com muita autonomia, versatilidade, leveza e mobilidade.
Inté...

ARI DUARTE
14/02/2013, 14:31
Qualquer caminhonete 4x4 com um camper duaron

quintaes
14/02/2013, 18:26
Qualquer caminhonete 4x4 com um camper duaron

O fabricante tem razão,rsrsrs....;tive a oportunidade de conhecer de perto o camper com meu amigo Paulo aqui na minha cidade;ficou bem dividido e não achei muito pesado pelo tamanho,ele me disse que pesa aproximadamente 500 kg.

Quem sabe no futuro eu anime comprar um!!!

Um grande abraço Ari Duarte,

Marcos Quintaes

JointMan
16/02/2013, 14:58
Bacana este post!
Realmente têm muitas viaturas boas para expedições!
Gostei da Hilux do cara do viagens maneiras...
Agora fiquei impressionado com este aqui:

Veja fotos de viagem por seis países feita com uma Brasília ano 78 - fotos em São Carlos e Região - g1 (http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/fotos/2012/09/veja-fotos-de-viagem-por-seis-paises-feita-com-uma-brasilia-ano-78.html#F554739)

Tinha um blog dele mas eu não encontrei!
Se pensar bem é um bom carro: Mecânica simples, barata, conhecida em vários países... tem espaço (mais que um fusca ao menos hehehe) e tem uma boa estrutura (resistente).

Abraços

JointMan
16/02/2013, 15:19
Achei o blog...

Ney dos Santos Mello Junior (http://neyjunior52.wix.com/rap/apps/blog/page/7)

dudu83
17/02/2013, 22:03
Achei o blog...

Ney dos Santos Mello Junior (http://neyjunior52.wix.com/rap/apps/blog/page/7)

muito legal a viagem do cara, me matei de rir quando ele foi fazer um paseio de barra circular no meio de um monte de montain bike rsrssrr

JointMan
19/02/2013, 02:10
kkkkk fora que o pneu da bike "derreteu"!
Tem uma que ele foi mascar folha de coca num passeio no salar e acabou engolindo... parece que a folha é um laxante!
Foda! Tem perrengues que rendem uma boa história de viagem!

Cláudio Ferro
20/02/2013, 12:01
Bom dia galera...será que consigo fazer longas expedições com este meu ENGESA - Motor MWM 2.8 TDI - 4X4 + reduzida + cambio 5 Marchas e qual seria o numero de pessoas no máximo que vou conseguir viajar tranquilo..aguardo e valew pelas dicas..!396042396043396044396045396046396047396048 396049

Amostardeiro
20/02/2013, 14:34
Claudio

Tenho um amigo que fez uma viagem até Ushuaia com um Engesa "igual" ao teu, se não estou enganado foram +-12.000 km totais.

Este da foto...

396080

Sds

Cláudio Ferro
20/02/2013, 15:24
Sim ví a foto..isso é muito animador hehehe...o ENGESA dele parace ser o mais longo um pouco acho que faze 2 - Mas gostaria de fazer uma viajem destas assim que estiver tudo certo, detalhes do carros grana etc..hehe

Amostardeiro
20/02/2013, 18:33
Sim ví a foto..isso é muito animador hehehe...o ENGESA dele parace ser o mais longo um pouco acho que faze 2 - Mas gostaria de fazer uma viajem destas assim que estiver tudo certo, detalhes do carros grana etc..hehe

Claudio

É verdade parece mesmo, não sei os detalhes ao certo, mas foram +- 12.000 km, sem maiores problemas, ele viajou em dezembro para assistir a passagem do Dakar, foi em um grupo de 4 vtrs, duas pessoas em cada.
Ele mora em Porto Alegre, quando encontra- lo pego mais informações.

Abs

Cláudio Ferro
21/02/2013, 14:07
Ok muito obrigado valew Amostardeiro aquele abraço!!

CAVESO
22/02/2013, 18:18
Cláudio,

Converse com o Otto aqui do fórum (ele tem tópicos na seção de engesas).

Ele já rodou a américa do sul quase toda de engesa...

Cláudio Ferro
25/02/2013, 10:30
Sim ok valew as dicas obrigado turma 4x4!!

Gadu
01/03/2013, 22:54
Pessoal, desculpe meu provincianismo e até ignorância, mas como é a oferta de peças para a manutenção de uma Pajero Full 2.8?? Confesso que adoro o estilo do SUV e, convenhamos, tem um senhor DNA, de vencedor de várias edições do Dakar, bem como espaço interno e parece ser menos pesadona que os modelos mais atuais... e aí, o que me dizem???

abração!!!

WilliTom
04/03/2013, 13:08
sou novato no forum, mas cresci em meio a caminhonetes e jipes. Pretendo comprar meu primeiro diesel em breve, porém tenho um pouco de experiência com eles (Temos uma cobiçada F1000 XLT 4x4 ano 1998 com o MWM X10, preta e indestrutível).

Sou viciado em viagens, ia pra todo canto com meu primeiro carro (um Ford Focus 2007 Flex) e sentia falta da capacidade de carga e deslocamento de um 4x4. Agora que vou trocar de carro, estou em dúvida entre uma F1000 XLT 4x4 (mesmo modelo da que já temos) ou uma Land Rover Defender 90 que esteja na mesma faixa de preço de uma F1000 usada (em média 50000 reais).

Eu costumo viajar com dois ou três amigos e geralmente em dois carros com bastante bagagem (costumo levar barraca, muda de roupa e equipamentos pra acampar).

Conheço e amo a F1000 e sei o quão confiável é a mecânica dela, mas a cabine pra no máximo 3 pessoas me preocupa.
Gostaria de saber, de quem já tem experiência, qual seria a melhor viatura pro meu perfil.
Quero uma viatura forte na terra e no asfalto e boa de viagem, que não canse o motorista. Manutenção é importante, não quero ter que chamar um engenheiro da NASA cada vez que algo quebrar (nem gastar o custo de uma peça de foguete cada vez que precisar trocar algo). E planejo "casar" com a viatura, vai ser uma compra pra passar mais de 10 anos com o veículo (como fizemos com a F1000).

Grato e desculpe o post longo pra caramba.

GMC
04/03/2013, 20:48
Cláudio, cuidado somente com os quebra Mato pois, casovc tenha a intenção de ir a Agentina acredito que vc terá problemas com a policia de lá.

Sim ok valew as dicas obrigado turma 4x4!!

GMC
04/03/2013, 20:51
90tinha é muito boa vc terá melhor conforto para 3 ou 4 pessoas, isso é fato, as duas opções me agradam , mas ainda iria de 90tinha...

sou novato no forum, mas cresci em meio a caminhonetes e jipes. Pretendo comprar meu primeiro diesel em breve, porém tenho um pouco de experiência com eles (Temos uma cobiçada F1000 XLT 4x4 ano 1998 com o MWM X10, preta e indestrutível).

Sou viciado em viagens, ia pra todo canto com meu primeiro carro (um Ford Focus 2007 Flex) e sentia falta da capacidade de carga e deslocamento de um 4x4. Agora que vou trocar de carro, estou em dúvida entre uma F1000 XLT 4x4 (mesmo modelo da que já temos) ou uma Land Rover Defender 90 que esteja na mesma faixa de preço de uma F1000 usada (em média 50000 reais).

Eu costumo viajar com dois ou três amigos e geralmente em dois carros com bastante bagagem (costumo levar barraca, muda de roupa e equipamentos pra acampar).

Conheço e amo a F1000 e sei o quão confiável é a mecânica dela, mas a cabine pra no máximo 3 pessoas me preocupa.
Gostaria de saber, de quem já tem experiência, qual seria a melhor viatura pro meu perfil.
Quero uma viatura forte na terra e no asfalto e boa de viagem, que não canse o motorista. Manutenção é importante, não quero ter que chamar um engenheiro da NASA cada vez que algo quebrar (nem gastar o custo de uma peça de foguete cada vez que precisar trocar algo). E planejo "casar" com a viatura, vai ser uma compra pra passar mais de 10 anos com o veículo (como fizemos com a F1000).

Luciano Valois
04/03/2013, 21:52
Bom dia galera...será que consigo fazer longas expedições com este meu ENGESA - Motor MWM 2.8 TDI - 4X4 + reduzida + cambio 5 Marchas e qual seria o numero de pessoas no máximo que vou conseguir viajar tranquilo..aguardo e valew pelas dicas..!396042396043396044396045396046396047396048 396049

Tá animal esse Engesa. Na minha opinião dá pra ir longe longe longe longe .........

rfdex
04/03/2013, 22:10

Não tem nem o que comparar: F-1000 4x4 MWM. É como opino. Saudações

Foltram F 1000
27/03/2013, 15:36
Tambem vou de F 1000 4x4, tenho a minha a 12 anos e não tenho do que reclamar.

Frederico Mendes
20/04/2013, 06:40
Tambem vou de F 1000 4x4, tenho a minha a 12 anos e não tenho do que reclamar.

Se não me engano, este modelo foi utilizado pele equipe brasileira da Petrobras em algumas edições do Paris Dakar.
Só essa informação ja impõe respeito, muito respeito.

Murillus
21/04/2013, 15:47
F-1000 4x4 MWM

Expedição é uma questão também de espaço...

zluiz
22/04/2013, 08:35
Na minha opinião importa mais a equipe de deexpedição do que a viatura propriamente dita.
TOYOTAS sao excelentes
TROLLER sao excelentes
f1000 4X4 sao excelentes
LAND ROVER sao excelentes
FUSCAS sao excelentes
kOMBIS sao excelentes.

Para quem conhece aquele documentario 180graus, na decada de 60 em uma kombi,

conclusão:o que importa é o motorista, e sua equipe, ai sim pode-se dar a volta ao mundo em um fusca.

Uma vez fui até o atacama com a minha Toyota 1994 6cc a gasolina, e qdo voltei um amigo da web que havia ido tbm, umas semanas apos a minha viagem, perguntou se houve algum problema, ou a viagem foi otima como a dele em um monza 1991 e quatro pessoas.

O que importa é a equipe da expedição.

luiz albano
23/04/2013, 00:46
Concordo plenamente com zluiz,a equipe faz a diferênça em todos seguimentos,e no offroad não seria diferente,sem disputas nem stress,saber ouvir e falar na hora certa,uma boa equipe é como uma família.

Murillus
23/04/2013, 18:36
Que tal um brinquedo destes...

Gurkha Armored Vehicle UAE Field Trials 2012 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ULzoudF83dQ)

WilliTom
24/04/2013, 12:34
Pessoal, agradeço a ajuda. Pelo jeito vai ser uma F1000 mesmo. Cheguei a pensar nas Tropivan, mas fico com um pé atraz com as cabines de fibra, porque eu vejo o quanto o chassis da F1000 torce dependendo do piso, e uma cabine sólida de ponta a ponta me parece que vai rachar com o tempo.

No fim vai ser outra F1000 XLT, estou de olho mas no momento a prioridade é me formar. Não me impede de ficar babando sempre que passo em uma revenda e vejo uma esperando pra ser arrematada.

GuilhermeAdolf
27/04/2013, 16:26
Fala galera, visito muito o fórum desde que senti a necessidade de migrar pra vida 4x4 e agora estou me registrando. Estou ainda procurando uma viatura e a principal utilidade dela será para grandes expedições. Acontece que eu pratico trekking e, por vezes, necessitarei de deixar a viatura em algum lugar e partir pra andar a pé por vários dias. Aí que vem uma das muitas dúvidas que estou tendo: como são os nossos países vizinhos em questão de furtos de veículos 4x4? Estou quase comprometido com uma Bandeirantes curta, 5 marchas e motor Toyota. É um carro muito visado na Argentina, Chile e outros países? E outros carros como Troller, TR4 e Vitara? Abraços!

quintaes
27/04/2013, 17:20
Que bom ter mais um visinho se registrando neste forum,seja bem vindo!!!
Quanto ao veiculo todos que voçe sitou são bons,o mais importante é o estado de conservação e com todas as revisões preventivas bem feitas.Quanto a roubo acredito eu que bandido aproveita oportunidades.
Abraços,

Marcos Quintaes.

Rubens Linhalis
27/04/2013, 21:30
Fala galera, visito muito o fórum desde que senti a necessidade de migrar pra vida 4x4 e agora estou me registrando. Estou ainda procurando uma viatura e a principal utilidade dela será para grandes expedições. Acontece que eu pratico trekking e, por vezes, necessitarei de deixar a viatura em algum lugar e partir pra andar a pé por vários dias. Aí que vem uma das muitas dúvidas que estou tendo: como são os nossos países vizinhos em questão de furtos de veículos 4x4? Estou quase comprometido com uma Bandeirantes curta, 5 marchas e motor Toyota. É um carro muito visado na Argentina, Chile e outros países? E outros carros como Troller, TR4 e Vitara? Abraços!

GuilhermeAdolf,
Faço minhas as palavras do grande amigo Quintaes.. boa saber que temos um vizinho aqui no forum.. aos poucos o pessoal do ES ta aparecendo.
Quanto ao veiculo, acho que algumas perguntas tipo quantas pessoas vao viajar? vai ser seu unico carro (dia a dia expedicao)? nivel de dificuldade das expedicoes (tem trilha no meio)? vai acampar ou hotel? cozinhar ou restaurante? Valor a ser investido?

Leia o topico de relato de viagens.. vai ter uma ideia das viaturas que o pessoal usa e local onde vao. Nunca ouvi falar em roubo de carros em expediçoes. Acho que se pensa em sair do brasil , autonomia e manutencao (peças) é o que deve tambem pensar.

Se um dia tiver de bobeira.. podemos marcar alguma lugar pra juntar o pessoal da grande vitoria que costuma viajar e colocar o papo em dia.. tem tempo que quero fazer isso. Inclusive, temos o Ramalhoso que mora em Vix, que é uma referencia em expedicoes por aqui.. abraços

GabrielCelant
28/04/2013, 11:08
Falou tudo!!

Frederico Mendes
28/04/2013, 11:10
GuilhermeAdolf,
"Faço minhas as palavras do grande amigo Quintaes.. boa saber que temos um vizinho aqui no forum.. aos poucos o pessoal do ES ta aparecendo...."

Rubens, a comunidade de ES aqui, é maior do que voce imagina.
hehehe...
Grande abraço...

Rubens Linhalis
28/04/2013, 11:47
hehehe...
Grande abraço...

E ai mineirinho.. tem vc tambem por aqui.. rs
Vamos combinar de juntar o pessoal algum dia em algum lugar para nos conhecermos pessoalmente? Eu to enrolado com casamento, se nao tentava organizar..
Um dia vi seu troller em Jardim da penha.. tem um tempinho, mas vi la..rs

abraços

GuilhermeAdolf
28/04/2013, 15:07
Obrigado galera pelas boas vindas! Bem, quanto a escolha do carro, eu estou ainda batendo muito a cabeça.. eu tenho um Astra e adoro a dirigibilidade, estabilidade e tudo mais que um hatch quase sedã tem pra oferecer.. mas o que mais está me dando nos nervos é a situação precária aqui no ES quanto a ruas e rodovias, é terrível, você não consegue dirigir sem se preocupar com o chão porque a qualquer momento pode ter aquela bela cratera e levar pneu, roda e tudo mais embora.. mas ainda assim gostaria de ficar com ele e então comprar um 4x4 pequeno, já que nessas expedições o número máximo seria de até 3 pessoas. Como disse, faço trekking e sei como sobreviver dias apenas com uma mochila de 70 litros hehehe, então não me importo com taaanto porta-malas.

Portanto, uma das opções seria continuar com meu carro e adquirir um 4x4 de até uns 40k. Outra opção seria vendê-lo e tentar adquirir um SUV para usar no dia-a-dia/expedições, como por exemplo um X-Terra ou uma Pajero. Como não pretendo fazer trilhas pesadas, acredito que no máximo investirei em uns pneus AT, algumas proteções e um rack.

Li vários relatos de viagem. Li toda a preparação da Bandeirantes Estradeira e da TR4 que rodou na argentina. Sou fã de carros a diesel, acho que é o barulho e aquele cheiro de fumaça hahahaha Confesso que nunca dirigi um, mas acho que vai ser sem problemas, não tenho frescura quanto à isso.

Essa Bandeirantes que estou de olho, é de um conhecido do meu pai, que tem oficina de caminhões e tal. Ela sempre aparentou ser muito bem cuidada e agora está sendo toda revisada, vai ser pintada e revisar toda a parte mecânica. Parece que daqui uns 2 meses ele vai vender. Tem guincho, rack no teto, snorkel, rádio e até geladeira kkkk. É exatamente o que eu sonho em ter pra poder rodar por aí. Esse motor Toyota é de fácil manutenção e acha-se peças em outros países, estou certo? E quanto aos MWM? Preciso também aprender a dar uma manutenção básica em motor diesel, não sei absolutamente nada. Na gasolina, até consigo, mas o diesel pra mim ainda é mistério.

Abraços e me desculpem pela grande texto kkkk

Frederico Mendes
28/04/2013, 16:31
hehehe...
Grande abraço...

E ai mineirinho.. tem vc tambem por aqui.. rs
Vamos combinar de juntar o pessoal algum dia em algum lugar para nos conhecermos pessoalmente? Eu to enrolado com casamento, se nao tentava organizar..
Um dia vi seu troller em Jardim da penha.. tem um tempinho, mas vi la..rs
abraços

Rubens, realmente, hoje moro no Jardim da Penha, entre o Sesi e o Carone.
anota o meu contato: fmendes2@hotmail.com
;-)

Frederico Mendes
28/04/2013, 16:50
Obrigado galera pelas boas vindas! Bem, quanto a escolha do carro, eu estou ainda batendo muito a cabeça.. eu tenho um Astra e adoro a dirigibilidade, estabilidade e tudo mais que um hatch quase sedã tem pra oferecer.. mas o que mais está me dando nos nervos é a situação precária aqui no ES quanto a ruas e rodovias, é terrível, você não consegue dirigir sem se preocupar com o chão porque a qualquer momento pode ter aquela bela cratera e levar pneu, roda e tudo mais embora.. mas ainda assim gostaria de ficar com ele e então comprar um 4x4 pequeno, já que nessas expedições o número máximo seria de até 3 pessoas. Como disse, faço trekking e sei como sobreviver dias apenas com uma mochila de 70 litros hehehe, então não me importo com taaanto porta-malas.

Portanto, uma das opções seria continuar com meu carro e adquirir um 4x4 de até uns 40k. Outra opção seria vendê-lo e tentar adquirir um SUV para usar no dia-a-dia/expedições, como por exemplo um X-Terra ou uma Pajero. Como não pretendo fazer trilhas pesadas, acredito que no máximo investirei em uns pneus AT, algumas proteções e um rack.

Li vários relatos de viagem. Li toda a preparação da Bandeirantes Estradeira e da TR4 que rodou na argentina. Sou fã de carros a diesel, acho que é o barulho e aquele cheiro de fumaça hahahaha Confesso que nunca dirigi um, mas acho que vai ser sem problemas, não tenho frescura quanto à isso.

Essa Bandeirantes que estou de olho, é de um conhecido do meu pai, que tem oficina de caminhões e tal. Ela sempre aparentou ser muito bem cuidada e agora está sendo toda revisada, vai ser pintada e revisar toda a parte mecânica. Parece que daqui uns 2 meses ele vai vender. Tem guincho, rack no teto, snorkel, rádio e até geladeira kkkk. É exatamente o que eu sonho em ter pra poder rodar por aí. Esse motor Toyota é de fácil manutenção e acha-se peças em outros países, estou certo? E quanto aos MWM? Preciso também aprender a dar uma manutenção básica em motor diesel, não sei absolutamente nada. Na gasolina, até consigo, mas o diesel pra mim ainda é mistério.

Abraços e me desculpem pela grande texto kkkk

Guilherme, o problema de se ter dois carros é precisar de duas vagas de garagem, este é um dos motivos que tenho o Troller, é o meu carro pra tudo.
Os jipes, principalmente os a diesel, estão mais para pequenos caminhoes, que para carro de passeio.
Com toda certeza, terá que mudar de mecanico.
Existe muita ilusão sobre os carros diesel, pois, ele tem melhor autonomia, e baixa mecanica, porem... Tem os seus contras, tipo, preço da mecanica quando acontece (bicos, bombas, etc) tudo é caro.
A toyota bandeirantes, basicamente, teve dois motores, o motor mercedes, e o motor da própria toyota, nao sei exatamente qual ano que teve a alteração, mas, como no Troller, que tem a turma que prefere o 2.8, e a turma do 3.0, os toyoteiros tambem vivem o mesmo dilema, turma do motor alemão e do motor japones.
Quanto a achar peças em outros paises, penso que estes motores sao meio que universais, pois rodam em vários modelos de carro, porem em uma viagem longa, fazendo uma boa revisão, a chance de problemas nele é muito pequena, o que pode acontecer é problema em filtro, mangueira, polia, mas nao o motor em si.
Vi que é novo no forum, faça pesquisas nos tópicos específicos de cada modelo (band, Troller, etc), e assim vai aprendendo sobre o motor diesel, e as viaturas.
Espero ter ajudado.

ARI DUARTE
28/04/2013, 21:06
AINDA APRENDENDO A SE COMUNICAR POR ESTE BELO FORUM, UM ABRAÇO PELA INDICAÇÃO DO AMIGO QUINTAES. E SE ME PERMITEM VOU COMENTAR QUE EM BREVE NO BRASIL UM MODELO DE CAMPER MUITO UTILIZADO PELOS AVENTUREIRO DE EXPEDIÇÃO NO EXTERIOR. UM CAMPER (( POP-UP )) DA EMPRESA WWW.FUORWHEELCAMPERS.COM (http://www.FUORWHEELCAMPERS.COM) QUE SERÁ REPRESENTADO AQUI NO BRASIL PELA EMPRESA WWW.CAMPERDUARON.COM.BR (http://www.CAMPERDUARON.COM.BR) MAIS UMA EXCELENTE OPÇÃO.

Rubens Linhalis
28/04/2013, 23:46
Rubens, realmente, hoje moro no Jardim da Penha, entre o Sesi e o Carone.
anota o meu contato: fmendes2@hotmail.com
;-)

Anotado.. somos vizinhos entao..rs
rubenslfilho@gmail.com

abraços

Murillus
30/04/2013, 18:23
AINDA APRENDENDO A SE COMUNICAR POR ESTE BELO FORUM, UM ABRAÇO PELA INDICAÇÃO DO AMIGO QUINTAES. E SE ME PERMITEM VOU COMENTAR QUE EM BREVE NO BRASIL UM MODELO DE CAMPER MUITO UTILIZADO PELOS AVENTUREIRO DE EXPEDIÇÃO NO EXTERIOR. UM CAMPER (( POP-UP )) DA EMPRESA WWW.FUORWHEELCAMPERS.COM (http://www.FUORWHEELCAMPERS.COM) QUE SERÁ REPRESENTADO AQUI NO BRASIL PELA EMPRESA WWW.CAMPERDUARON.COM.BR (http://www.CAMPERDUARON.COM.BR) MAIS UMA EXCELENTE OPÇÃO.

Ari Duarte, seja bem vindo ao forum...

Mas segue um preciosismo: o uso de texto em caixa alta (tudo em maiusculo) denota que voce esta gritando, sendo interpretado em muitos foruns como uma atitude grosseira (mal educada)...

Forte abraço...

flavionn
30/04/2013, 22:34
Olá pessoal,

Sou novo no fórum e estou aproveitando este tópico pois a minha dúvida é bem semelhante a primeira mensagem do mesmo.

Estou planejando uma viagem Rio x Lençóis Maranhenses para depois de Setembro de 2013 e gostaria de saber qual 4x4 indicam.

---

Minha busca inicial foi por um Niva.

Admito que fui pelo preço, mas depois li que existem outras opções, talvez melhores para estrada.

Então comecei a pesquisa Samurai, Vitara e Gran Vitara.

---

O que vocês acham?

Meu objetivo é me locomover aqui no Rio, na cidade no dia a dia, e, quando der na telha, pegar estrada para onde quer que seja.

Pretendo pegar um automóvel de 10k a 15k

---

Obrigado e abraço

VOVÔ DO TROLLER
30/04/2013, 22:59
Olá pessoal,

Sou novo no fórum e estou aproveitando este tópico pois a minha dúvida é bem semelhante a primeira mensagem do mesmo.

Estou planejando uma viagem Rio x Lençóis Maranhenses para depois de Setembro de 2013 e gostaria de saber qual 4x4 indicam.

---

Minha busca inicial foi por um Niva.

Admito que fui pelo preço, mas depois li que existem outras opções, talvez melhores para estrada.

Então comecei a pesquisa Samurai, Vitara e Gran Vitara.

---

O que vocês acham?

Meu objetivo é me locomover aqui no Rio, na cidade no dia a dia, e, quando der na telha, pegar estrada para onde quer que seja.

Pretendo pegar um automóvel de 10k a 15k

---

Obrigado e abraço

Boa noite Flávio. Na minha opinião , eu descartaria o Niva. Os suzukis são ótimos carros. Como a distância entre o RJ e LM é bem razoável, acredito que o GV seria mais interessante , bem mais confortável ,mais seguro e atenderia melhor as suas necessidades. Teria que adquirir um com procedência e dar uma bela revisada, pois a distância a percorrer é longa. Um abraço e uma boa sorte na empreeitada. Válter.
p.s. vamos aguardar a opinião de outros colegas foristas.

DieselPower
04/05/2013, 19:27
Outra opção seria vendê-lo e tentar adquirir um SUV para usar no dia-a-dia/expedições, como por exemplo um X-Terra ou uma Pajero. Como não pretendo fazer trilhas pesadas, acredito que no máximo investirei em uns pneus AT, algumas proteções e um rack.

Amigo, me sinto na obrigação de avisá-lo sobre uma coisa que acontecerá caso compre um Xterra...
Você vai arranjar intriga de alguns amigos, de sua esposa e demais familiares, pois vai passar a estudar sobre o veículo, melhorias, expedições e etc...
Por outro lado, fará uma série de novos amigos, pois este veículo tem sido uma verdadeira paixão para vários expedicionários que já tiveram outras viaturas e agora estão com esta descontinuada Nissan.
Se vier a optar por este veículo, contate o "Xterra Clube do Brasil" e adquira os conhecimentos necessários para equipa-la e mante-la.
Abraço.

GuilhermeAdolf
05/05/2013, 22:14
Amigo, me sinto na obrigação de avisá-lo sobre uma coisa que acontecerá caso compre um Xterra...
Você vai arranjar intriga de alguns amigos, de sua esposa e demais familiares, pois vai passar a estudar sobre o veículo, melhorias, expedições e etc...
Por outro lado, fará uma série de novos amigos, pois este veículo tem sido uma verdadeira paixão para vários expedicionários que já tiveram outras viaturas e agora estão com esta descontinuada Nissan.
Se vier a optar por este veículo, contate o "Xterra Clube do Brasil" e adquira os conhecimentos necessários para equipa-la e mante-la.
Abraço.

hahahaha
Obrigado pelo aviso meu amigo! Mas estou tranquilo quanto a isso, visto que, eu já fico o dia todo na internet procurando por bumpers, guinchos, pneus, rodas e tudo mais pra essa lista de veículos que estou vendo! E realmente, o XTerra é realmente o carro que tem cara de expedição! Consegui encontrar alguns aqui no estado, mas por enquanto, estou só namorando.
O lado bom é que, ainda não tenho esposa pra pentelhar, e dos amigos, 95% também querem fazer esses roteiros de viagem pelo mundo afora!
Irei visitar o fórum do XTerra para saber mais sobre. Obrigado pela dica.
Abraço!

Vicente Guimaraes
20/05/2013, 12:11
Sobre a pergunta do tópico, ela não tem resposta... infelizmente

Expedição é um termo vago e até usado de forma incorreta. Expedição ao Ushuaia, Atacama, Machu-Pichu... não é expedição no "teor da palavra" é passeio :) Então para estes destinos, qq carro vai, fusca, buggy, motoca, bicicleta... Não precisa de preparação, pega o que vc tem na garagem e vai, vai viajar. Conheço gente que fica 2 , 3 , 5 anos preparando uma viatura e não sai nunca...

Expedição na minha opinião é uma viagem autosuficiente, onde vc fica alguns dias completamente "isolado" da civilização e aí, sim, neste caso, vc deve ter a experiência e preparação (do equipamento e pessoal - física, psicológica, etc.) exata para este tipo de viagem.

Bom, eu tenho um Engesa e adoro, resistente, manutenção simples, confortável e espaçoso. Para viagens na América do Sul acho perfeito, vai a qualquer lugar.

Agora se fosse para cruzar o mundo eu iria de Defender (2º ) ou Hilux (1º - eu acho mais confortável) , Mecanicas confiáveis, peças são encontradas em todo o mundo, qq mecânico meche. O problema é a injeção eletrônica, neste caso eu trocaria por uma bomba mecânica.

Rubens Linhalis
20/05/2013, 13:40
O melhor carro para expedições é o que esta na minha garagem...rs.

Realmente o terno expedicao é muito vago. Quando falei com meu pai que iria pra fazer uma viagem de 1000km (ES-RJ) ele ja achou uma expedição. Tem gente que viaja 5000km ficando em hotel 5 estrelas, com carro de R$ 200 mil reais, andando só em asfalto, comprando tudo com cartao de credito e chamando de expedição.. sem problema algum.

Cada um faz o que te deixa feliz e chama do que achar melhor !

Acho que o carro tem que ser apropriado para o que vc faz, como vc faz e o quanto estiver disposto a investir ($$). Sempre tive vontade de comprar uma carro maior, a diesel, deixar ele preparado para as viagens.. mas se eu fizer isso, nao vou ter grana pra viajar.. rs. Ai perdeu toda a graça. Sou mais ter minha tracker, original e poder viajar/acampar sempre, ao invés de ter um carrão e viajar só no carnaval.

Claro, um dia penso em ter um puta carro para viagens.. mas sem abrir mão da viagem / expedição.

Meu foco são as viagens, acampamentos e expedições.. e não o carro. Tem gente que o foco é o carro e nao as viagens.

Abraços !

Vicente Guimaraes
20/05/2013, 14:32

Realmente o terno expedicao é muito vago. Quando falei com meu pai que iria pra fazer uma viagem de 1000km (ES-RJ) ele ja achou uma expedição. Tem gente que viaja 5000km ficando em hotel 5 estrelas, com carro de R$ 200 mil reais, andando só em asfalto, comprando tudo com cartao de credito e chamando de expedição.. sem problema algum.

Acho que o carro tem que ser apropriado para o que vc faz, como vc faz e o quanto estiver disposto a investir ($$). Sempre tive vontade de comprar uma carro maior, a diesel, deixar ele preparado para as viagens.. mas se eu fizer isso, nao vou ter grana pra viajar.. rs. Ai perdeu toda a graça. Sou mais ter minha tracker, original e poder viajar/acampar sempre, ao invés de ter um carrão e viajar só no carnaval.

Claro, um dia penso em ter um puta carro para viagens.. mas sem abrir mão da viagem / expedição.

Meu foco são as viagens, acampamentos e expedições.. e não o carro. Tem gente que o foco é o carro e nao as viagens.

Abraços !

X 2 falou e disse Rubens.... :curtir: :master:

Cara... para dar um exemplo do que vc disse, tem um blog que eu começei a ler e me deixou um pouco irritado... o cara preparou uma Defender (barraca de teto, snorkel, guincho, escada, farois de milha e o escambau...) como se fosse atravessar o Deserto do Saara, adesivou o carro, fez site... falei putz vai ser uma putza viagem... aí o cara chega nas cidades e fica em hotéis 5 estrelas, 4 estrelas... o cara usou a barraca umas 2 vezes (até onde eu tive paciência de continuar lendo)...

Rubens Linhalis
20/05/2013, 15:11
Vicente..

É assim mesmo. Em compensação tem outros..

Blog da Recreio - Mundo VW - Blog da Recreio (http://www.blogdarecreio.com.br/noticias-2/brasilia-1978-percorre-11-mil-km-em-viagem-pela-america-do-sul/)

Tem um amigo meu (membro aqui do Forum tambem) que por muitos anos viajou de Hoda Biz 125cc , acampando.. ele e a esposa.. tem ideia disso? Ele ja saiu do ES para o Jalapao de Biz.. se eu nao visse fotos, nao acreditaria..rs. Hj ele tem uma Hilux CS toda preparada.. e contunua viajando na mesma humildade. É uma grande pessoa.

Mais um vez.. o foco é nas viagens.. o carro é um complemento.

Abraços!

Maikon Mukai
20/05/2013, 15:23
É infelizmente a viatura vai de cada ocasião $$$$. Tem pessoas que se não colocarem a mão na graxa não esta bom e outros que só A/C no ultimo com viaturas que detectam o tipo de terreno e se auto ajusta. vai de caso em caso.
Sempre gostei Land rover's ... *___*
se pudesse faria uma expedição com uma ... Defender, Discovery, até mesmo uma Range Rover.
Outro dia la estava eu subindo a serra da canastra de moto, quando me deparo com uma Range Rover subindo a serra branca ... meu tem que ter muita grana pra por uma viatura do tipo pra ralar ... os bancos em couro branco véiiiii. Nusss ... mas se tivesse a moeda tbm faria o mesmo ... iria rodar o mundo com uma tbm, enquanto isso vamos de troller mesmo. Rsrsrsss

FernandoDias
30/10/2013, 21:51
Olá a todos!

Venho acompanhando este fórum a algum tempo e hoje decidi me registrar para pedir a ajuda de vocês no meu processo de escolha da minha primeira viatura!

Aliás, o nível deste tópico está ótimo e me permitiu resolver muitas dúvidas que me assolavam!

Para a escolha da minha primeira viatura, já consegui definir alguns parâmetros lendo vários tópicos e pesquisando sobre vários 4x4:
- Pretendo ter uma viatura para passeios com trilhas leves e moderadas, principalmente para a dona da pensão poder bater muitas fotos (preciso atender os gostos dela para poder ter meu 4x4) - nesses passeios pretendo levar até quatro passageiros e tralha leve por trajetos que não superem 2000 km para ida e volta.
- Assim que pegar mais prática, pretendo me aventurar em expedições curtas (será que poderia realmente chamar de expedição?) pelo Brasil e futuramente me lançar em viagens pela América do Sul, sempre eu e a patroa, liberando os bancos de trás para a bagagem (ou até para serem removidos).
- A viatura seria meu segundo carro, pois preciso de um veículo convencional para viajar 120 km todo dia - e vou substituir meu carro reserva por um 4x4.
- Pretendo aprender a fazer a manutenção básica e de emergência - por isso procuro um carro com mecânica simples.
- Não gosto da idéia de ficar na mão por falta de peças ou um componente eletrônico que só possa ser reparado com mão-de-obra e equipamentos especializados - por isso procuro uma viatura com boa disponibilidade de peças e o mínimo de eletrônica para funcionamento (componentes que apresente problemas, mas não imobilizem o veículo podem até estar presentes - embora minha noção de mecânica não me permita ter idéia de quais seriam os sistemas com os quais não se preocupar).
- Me preocupo muito com segurança, mas acho que pelo valor que vou dispor fica um pouco complicado pegar uma viatura com ABS e Air Bag...
- Vou dar preferência para um modelo com melhor mobilidade - bons ângulos de entrada e saída, fácil de manobrar e com boa altura do solo.
- De início continuo considerando os motores diesel como meus preferidos - ainda não achei um argumento bom o suficiente para migrar para motores a gasolina - afinal, sempre sonhei em ter um carro a diesel e isso não tem nada a ver com uma escolha racional.
- Minha meta é o consumo rodoviário o mais próximo de 11 km/l com diesel ou até melhor se existir.
- Como pretendo encarar trilhas médias, acredito que vou precisar de tração com reduzida e bloqueio do diferencial.
- A idéia de uma barraca no teto e tralha para períodos distantes da civilização e dos hotéis & restaurantes me encanta, mas por enquanto a patroa não foi sondada se toparia.
- Agora o parâmetro vergonhoso: tentar encontrar uma viatura que tenha ou permita instalar ar-condicionado... O dito cujo, quando se usa todo dia, vicia... Difícil de largar de uma vez só - ainda assim, acho que prefiro uma viatura que atenda todas as outras necessidades, mesmo que deixe esta de fora.

Agora as dúvidas:
- Feixes de mola são tão desconfortáveis quanto o pessoal fala? Digo isso porquê tenho como candidata a Toyota Bandeirantes Curta...
- Para uso até moderado, posso optar pelos veículos construídos por monobloco ou devo focar apenas nos construídos sobre chassi de longarinas?
- Para este tipo de uso vou precisar de um curso longo da suspensão?
- Veículos sem direção hidráulica tem manutenção do sistema de direção mais simples? Compensa abrir mão da direção hidráulica?
- Quais os motores de mais fácil manutenção no Brasil e América Latina? Acho que no meu caso partir do motor pode facilitar a escolha das opções de viatura, mas ainda não me entendi direito com os modelos disponíveis e que o pessoal comenta por aqui (indicação de um tópico que trate desse assunto é bem-vinda).
- Última dúvida cruel: hoje tenho um Gol G3 que é meu quebra-galho em caso de quebra do meu carro principal e que também é o meu quebra-coluna que acaba comigo quando preciso rodar com ele - por outro lado tenho um Xsara Picasso 1.6 pelo qual sou apaixonado, pois consigo dirigir 600 km seguidos sem sentir qualquer dor e no qual cabe todo tipo de tralha que me dá na cabeça de levar junto. Ou seja: minha referência de conforto, visibilidade para dirigir, suspensão, desempenho, altura do banco do motorista, facilidade para manobrar e estacionar, capacidade de carga e consumo é o não-luxuoso, não-moderno e não-esportivo Xsara Picasso 1.6 (ainda assim é o carro que me satisfaz plenamente para meu uso - então não façam piada com ele...). Posto isso, será que consigo uma opção 4x4 que me traga uma experiência parecida ou melhor que a do meu carro principal e que fique dentro do meu orçamento?

Agora a parte terrível: meu limitado orçamento! Vou ter R$ 35 mil - podendo esticar até R$ 42 mil - para minha compra, mas estou tentando trabalhar com a idéia de sobrar um pouco deste dinheiro para ajustes de suspensão, motor e bancos (talvez o ar-condicionado rsss) - quem me dera conseguir gastar até R$ 30 mil na viatura e o restante na melhoria da mesma. Vou ter que manter os dois carros e a dona da pensão não quer por um centavo nesta minha empreitada.

Assim, acho que vou ter que pegar um ano avançado e com isso já me conformei em ter seguro apenas para terceiros. Porém, sempre disponho de alguns trocados para manter a manutenção afinada e aumentar a confiabilidade de uma viatura mais antiga.

Nas minhas leituras até o momento, acho que a Toyota Bandeirante Curta pode atender meus interesses e que, infelizmente vou ter que abandonar a idéia de uma Defender 90tinha antiga pelo custo e nível de dificuldade da manutenção...

Ficou também pelo caminho a TR4 pela eletrônica fácil de molhar e o custo de aquisição mais alto.

As SW4 e as Pajero mais antigas me deixaram tentado, mas tenho dúvidas quanto a facilidade de manutenção, dependência de componentes eletrônicos, resistência a travessias de alagados (imagina as malas de roupa da patroa molhadas!) e mobilidade (me parecem muito grandes para uma condução mais esperta e travessia de terrenos acidentados - fora a questão do trânsito em áreas urbanas). Poderiam opinar sobre estes pontos?

Até o momento a Band me parece a mais interessante, mas ela atende realmente ao que eu preciso? Vi que elas tem dois motores: um mercedes e o 14b - qual teria a manutenção mais fácil?

E principal - motivo de ter começado este post - estou a tanto tempo lendo que acabei centrado em uns poucos modelos, será que estou deixando de pesquisar algum outro que poderia me atender nesta faixa de preço? Vocês poderiam me indicar outras alternativas?

Desde já grato pela ajuda,

Fernando Dias

Vicente Guimaraes
31/10/2013, 00:37
FALA AMIGO FERNANDO, VEJO QUE VC PEGOU O ESPÍRITO DA COISA. AGORA PARA VIAJAR NÃO PRECISAR DE UM 4X4 SÓ DE DISPOSIÇÃO E VONTADO DE SAIR. PELO QUE EU JÁ GASTEI NA REFORMA DO MEU ENGESA EU COMPRAVA UM 1.0 COMPLETO E DAVA A VOLTA AO MUNDO COM ELE... PUTZ...

VOU TENTAR AJUDAR COM SUAS DUVIDAS DANDO MEUS PITACOS.

- Pretendo ter uma viatura para passeios com trilhas leves e moderadas, principalmente para a dona da pensão poder bater muitas fotos (preciso atender os gostos dela para poder ter meu 4x4) - nesses passeios pretendo levar até quatro passageiros e tralha leve por trajetos que não superem 2000 km para ida e volta.

ENTÃO TEM QUE SER GRANDE PARA CABER 4 PESSOAS E AS BAGAGENS (TROLER ESTÁ FORA :) )

- Assim que pegar mais prática, pretendo me aventurar em expedições curtas (será que poderia realmente chamar de expedição?) pelo Brasil e futuramente me lançar em viagens pela América do Sul, sempre eu e a patroa, liberando os bancos de trás para a bagagem (ou até para serem removidos).

VIAGEM E NÃO EXPEDIÇÃO NA MINHA OPINIÃO, MAS MELHOR UM DIA DE VIAGEM NA CHUVA DO QUE UM DIA DE SOL EM CASA

- Pretendo aprender a fazer a manutenção básica e de emergência - por isso procuro um carro com mecânica simples.

SIM, MECANICA SIMPLES = MECANICA DIESEL SEM ELETRÔNICA, MAS SIMPLES IMPOSSÍVEL.

- Não gosto da idéia de ficar na mão por falta de peças ou um componente eletrônico que só possa ser reparado com mão-de-obra e equipamentos especializados - por isso procuro uma viatura com boa disponibilidade de peças e o mínimo de eletrônica para funcionamento (componentes que apresente problemas, mas não imobilizem o veículo podem até estar presentes - embora minha noção de mecânica não me permita ter idéia de quais seriam os sistemas com os quais não se preocupar).

OLHA DISPONIBILIDADE DE PEÇAS VC ENCONTRA EM TODA A LINHA GM E FORD. COMO F1000, D20, ENGESA (MECANICA TODA DA GM), CAMPER DE ENVEMO (IDEM AO ENGESA), XTERRA (NISSAN, COM MOTOR MWM), AS HILUX E SW4 ANTIGAS (TEM PEÇAS MAIS CARAS, MAS SE ENCONTRA)

- Me preocupo muito com segurança, mas acho que pelo valor que vou dispor fica um pouco complicado pegar uma viatura com ABS e Air Bag...

QUANTO VC PRETENDE GASTAR, NA FAIXA DOS 40.000 TEM A X-TERRA TEM ABS E AIR BAG E TEM MECANICA DIESEL COMUM, SEM ELETRÔNICA, É UMA BOA PEDIDA

- Vou dar preferência para um modelo com melhor mobilidade - bons ângulos de entrada e saída, fácil de manobrar e com boa altura do solo.

X-TERRA, BANDEIRANTES E ENGESA ATENDEM ESSE QUESITO.
AS PICAPES COMO F1000, D20, ETC. EM PIORES ANGULOS

- Agora o parâmetro vergonhoso: tentar encontrar uma viatura que tenha ou permita instalar ar-condicionado... O dito cujo, quando se usa todo dia, vicia... Difícil de largar de uma vez só - ainda assim, acho que prefiro uma viatura que atenda todas as outras necessidades, mesmo que deixe esta de fora.

NÃO VEJO NADA VERGONHOSO NISSO , É ATÉ BOM, CONFORTO É FUNDAMENTAL NUMA VIAGEM LONGA, NADA PIOR DO QUE FICAR ASSANDO DENTRO DO CARRO. AR É UM ITEM INDISPENSÁVEL PARA UMA GRANDE VIAGEM NA MINHA OPINIÃO. MAS DO QUE CONFORTO É UM ITEM DE SEGURANÇA.

Agora as dúvidas:
- Feixes de mola são tão desconfortáveis quanto o pessoal fala? Digo isso porquê tenho como candidata a Toyota Bandeirantes Curta...

IHHH SÃO SIM, SE VC PEGAR UMA ESTRADA DE TERRA CHEIA DE COSTELAS DE VACA VAI ENTENDER PORQUE,,,

- Para uso até moderado, posso optar pelos veículos construídos por monobloco ou devo focar apenas nos construídos sobre chassi de longarinas?

PRA MIM TANTO FAZ, SE FOSSE PARA TRILHA PESADA INDICARIA CHASSIS, MAS ENTENDO QUE SERÁ UM USO OFF ROAD EVENTUAL, ENTÃO TANTO FAZ, O MONOBLOCO É MUITO MELHOR E MAIS ESTÁVEL NA ESTRADA.

- Para este tipo de uso vou precisar de um curso longo da suspensão?

NÃO, SÓ SE VC FOR SE AVENTURAR EM TRILHAS PESADAS. EM CASO DE PASSEIO E TRILHAS LEVES NÃO SERÁ UM ITEM CRUCIAL.

- Veículos sem direção hidráulica tem manutenção do sistema de direção mais simples? Compensa abrir mão da direção hidráulica?

NÃO NECESSARIAMENTE. GERALMETNE OS VEICULOS DIESEL GRANDE TEM DH É QUASE UM ITEM OBRIGATÓRIO. NAO VALE A PENA ABRIR MÃO DESTE ITEM, LEMBRE-SE DO CONFORTO = SEGURANÇA.

- Quais os motores de mais fácil manutenção no Brasil e América Latina? Acho que no meu caso partir do motor pode facilitar a escolha das opções de viatura, mas ainda não me entendi direito com os modelos disponíveis e que o pessoal comenta por aqui (indicação de um tópico que trate desse assunto é bem-vinda).

NA MINHA OPÍNIÃO: PERKINS Q20B, MERCEDEZ 608 E 709, MWM 2.8 MECANICO (SÓ NO BRASIL), CUMINS, TOYOTA (HILUX, SW4), LAND ROVER.

- Última dúvida cruel: hoje tenho um Gol G3 que é meu quebra-galho em caso de quebra do meu carro principal e que também é o meu quebra-coluna que acaba comigo quando preciso rodar com ele - por outro lado tenho um Xsara Picasso 1.6 pelo qual sou apaixonado, pois consigo dirigir 600 km seguidos sem sentir qualquer dor e no qual cabe todo tipo de tralha que me dá na cabeça de levar junto. Ou seja: minha referência de conforto, visibilidade para dirigir, suspensão, desempenho, altura do banco do motorista, facilidade para manobrar e estacionar, capacidade de carga e consumo é o não-luxuoso, não-moderno e não-esportivo Xsara Picasso 1.6 (ainda assim é o carro que me satisfaz plenamente para meu uso - então não façam piada com ele...). Posto isso, será que consigo uma opção 4x4 que me traga uma experiência parecida ou melhor que a do meu carro principal e que fique dentro do meu orçamento?

OLHA UM CARRO DE PASSEIO É MUITO DIFERENTE DE UM VEICULO 4X4 OU OFF ROAD DE VERDADE. SE VC ANDAR NO BANDEIRANTE E DEPOIS NO PICASSO VAI ACHAR A BAND UM CARRO DO TEMPO DAS PEDRAS. O IDEAL É VC TESTAR E VER OS QUE MELHOR SE ADAPATAM A SUA NECESSIDADE. ACHO QUE VC DEVERIA VER ALGUNS 4X4 QUE TEM BOM PREÇO E TEM UMA CONDUÇÃO PARECIDA COM UM CARRO DE PASSEIO COMO O ECOSPORT 4X4, GM TRACKER, TR4, HONDA CRV 4X4, TOYOTA RAV4, ETC... ACHO QUE É O CAMINHO

Agora a parte terrível: meu limitado orçamento! Vou ter R$ 35 mil - podendo esticar até R$ 42 mil - para minha compra, mas estou tentando trabalhar com a idéia de sobrar um pouco deste dinheiro para ajustes de suspensão, motor e bancos (talvez o ar-condicionado rsss) - quem me dera conseguir gastar até R$ 30 mil na viatura e o restante na melhoria da mesma. Vou ter que manter os dois carros e a dona da pensão não quer por um centavo nesta minha empreitada.

COM 35 MIL VC PEGA ALGUMAS BOAS VIATURAS, TEM MUITA OPÇÃO MESMO. O IDEAL É BUSCAR UM CARRO COM POUCA COIA PARA SE FZER.

Assim, acho que vou ter que pegar um ano avançado e com isso já me conformei em ter seguro apenas para terceiros. Porém, sempre disponho de alguns trocados para manter a manutenção afinada e aumentar a confiabilidade de uma viatura mais antiga.

Nas minhas leituras até o momento, acho que a Toyota Bandeirante Curta pode atender meus interesses e que, infelizmente vou ter que abandonar a idéia de uma Defender 90tinha antiga pelo custo e nível de dificuldade da manutenção...

REALMENTE O CUSTO DE MANUTENÇÃO DA LR 90 É ALTO... MUITO ALTO... ALGUMAS PEÇAS CUSTA 10x A 20X MAIS QUE AS PEÇAS DO MEU ENGESA.

As SW4 e as Pajero mais antigas me deixaram tentado, mas tenho dúvidas quanto a facilidade de manutenção, dependência de componentes eletrônicos, resistência a travessias de alagados (imagina as malas de roupa da patroa molhadas!) e mobilidade (me parecem muito grandes para uma condução mais esperta e travessia de terrenos acidentados - fora a questão do trânsito em áreas urbanas). Poderiam opinar sobre estes pontos?

AS SW4 MAIS ANTIGAS SÃO MECANICAS UMA BOA OPÇÃO, VEJA TAMBÉM AS HILUX ANTIGAS, AS 2.8 SÃO MUITO PARRUDAS E RESISTENTES,

Até o momento a Band me parece a mais interessante, mas ela atende realmente ao que eu preciso? Vi que elas tem dois motores: um mercedes e o 14b - qual teria a manutenção mais fácil?

o MOTOR MERCEDES TEM MANUTENÇÃO MAIS BARATA E FACIL, O MELHOR É O MERCEDEZ 709 (AS BANDS MAIS ANTIGAS VEM COM OS MOTORES DO 608, MUITO LERDOS)

E principal - motivo de ter começado este post - estou a tanto tempo lendo que acabei centrado em uns poucos modelos, será que estou deixando de pesquisar algum outro que poderia me atender nesta faixa de preço? Vocês poderiam me indicar outras alternativas?

VEJA COM CARINHO

TOYOTA RAV4 (CARRO A GASOLINA, MAS MUITO CONFORTÁVEL E ROBUSTO)
NISSAN X-TERRA A DIESEL COM O EXCELENTE MOTOR MWM 2.8
GM TRACKER, TEM AS GASOLINAS MAIS NOVAS (ATÉ 2007)
ECOSPORT 4X4 ROBUSTA E MODERNA (PEÇAS BARATAS E TEM EM QUALQUE LUGAR, ALGUMAS 2010 VC PEGA COM CERCA DE 40 MIL)
S10 DIESEL, VC ENCONTRA UMA BOA POR ESTE PREÇO, OTIMO CARRO, MECANICA ROBUSTA E BARATA.

BOM É ISSO.

Meccano
31/10/2013, 14:00

Abraços !

é isso mesmo Rubens , falta espirito viajero de aventura e sobra afetação flanelinha eheh

rfdex
01/11/2013, 21:33
Acredito que uma Hilux cabine dupla, de preferência japonesa (até 1996) irá atendê-lo bem!!! Saudações

Amostardeiro
02/11/2013, 09:05
é isso mesmo Rubens , falta espirito viajero de aventura e sobra afetação flanelinha eheh

O importante no meu ver é confiança no veículo, por exemplo: um conhecido viajou para o Atacama de Toyota Bandeirantes e deixou o Troller quase novo na garagem, quando perguntamos o motivo disse:
- Com a Toyota eu sabia que ia e voltava sem quebrar...
E em segundo lugar um certo conforto, ie, no minimo para não chegar todo dolorido ao destino, ano passado cheguei a rodar 1000 km por dia em uma viagem pela Argentina a "Negrona", minha Cherokee Sport, provou ser muito confortável.

Abs

FernandoDias
02/11/2013, 15:09
Obrigado pela resposta Vicente Guimaraes e rfdex!

Vou pesquisar a X-Terra, mas achei o carro um pouco grande para a minha expectativa de mobilidade. Para ter uma idéia acho o Xsara um carro grande... O mesmo vale para as Hilux.
Quanto ao uso off-road acho que vou ter um uso nem tão eventual - andei vendo os eventos que reúnem os jipeiros por aí e tenho certeza que vou querer participar! Então a viatura tem mais um uso a ser atendido!
Agora preciso arranjar uma carona em uma Band para avaliar a suspensão, pois minha experiência se limita ao banco do carona em VW Amarok e Pajeros mais antigas - onde a Pajero era confortável e a Amarok sem carga... bem... era como toda caminhonete... chacoalhava...

Dos motores acho que gostei mesmo foi do MB 709 - ainda em uso por vários caminhões e pelas bands entre 89 e 94.

Bom, como deu para perceber acho que o coração está batendo mais forte pelas Bands, mas vou ver os outros modelos com calma, até porque acho que vou precisar aprender um tanto de mecânica para poder avaliar se uma determinada Band está em ordem para comprar. Na minha região ainda não achei nenhuma da faixa de ano de produção que eu quero pegar para poder levar para o meu mecânico de confiança avaliar.

Por fim, acho que tirando os bancos de trás da Band Curta com motor OM-364, colocando bagageiro grande (ou até uma carretinha) dá para levar tudo o que pode-se precisar e acho o tamanho dela ideal para uma boa mobilidade - embora o motor OM-364 seja muito pesado em comparação com o 14b.

Lendo e dando uma revirada no YouTube, mudei um pouco de objetivo, agora a minha idéia de viagem envolve atravessar dunas (com alguém que conheça a região), usar trilhas e estradas de terra para visitar lugares como o Jalapão, Bonito, Estrada Real, Parintins (na época do Boi-Bumbá) e outros locais que possuem caminho asfaltado somente até certo ponto ou muitas vezes de asfalto sofrível. Nestas condições o Xsara Picasso passa longe de ser confiável - já quase fervi o motor por causa de um parafuso da hélice do radiador e sei por experiência própria como é difícil conseguir peças e fazer a suspensão frágil dele não te deixar na mão.

Infelizmente o que eu tenho na garagem não é o ideal para viajar para todos os lugares que eu gostaria, embora tenha me levado em segurança agora nas minhas férias para Campos do Jordão e Paraty, completando 1600 km sem nenhuma surpresa mecânica ou elétrica, mas também sem trilhas, passeio na areia ou trajetos em pisos irregulares, pois sei dos limites do meu pequeno motor 1.6 de baixo torque e pneus para asfalto...

Abs

Fernando Dias

rfdex
02/11/2013, 17:31
Há uma outra opção: comprar um carro popular para rodar no dia a dia e deixar um outro só para os passeios, aventuras! Dai você pode ir arrumando-o aos poucos, mexendo sem medo e pressa até ficar do seu jeito. É o que resolvi fazer. No seu caso precisa ser obrigatoriamente 4x4? Saudações

FernandoDias
02/11/2013, 20:37
rfdex, acho que vou precisar de uma viatura 4x4 e preferencialmente diesel com mecânica beeemmmm simples.

Um exemplo de expedição que eu quero fazer: Expedição Jalapadas 2013 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=7Sdl1_lVIl8)

Por acaso, foi vendo a viagem deste pessoal que eu descobri quanta coisa cabe em uma band curta!

Como eu já tenho meu carro regular de trabalho, vou substituir meu carro reserva por um 4x4, mas ainda estou na fase de separar dinheiro, aprender sobre 4x4, aprender sobre mecânica pra valer, entender melhor os tipos de motor e transmissão, selecionar o modelo que melhor me atenda, fazer test-drive e, enfim, comprar o meu primeiro 4x4.

Não tenho idéia de quanto tempo gastarei nessa etapa pré-compra, mas com certeza vou continuar viajando com o meu Xsara Picasso, mesmo com as limitações que ele possui! Afinal, não dá para passar a vida planejando e não aproveitar o agora, certo?

No momento estou conhecendo melhor a Hilux e a X-Terra e ainda estou estudando a S10 mais antiga.

O que me preocupa é quais anos destes veículos tem menos eletrônica embarcada, motor diesel mais simples de reparar, componentes de suspensão e transmissão igualmente simples de reparar, conjunto direção e suspensão brutos para aguentar buracos, melhor disponibilidade de peças pela América Latina e melhor estrutura para se aproximar da idéia de uma motor home (ao menos capacidade de receber barraca no teto e carregar a tralha de camping toda!).

Outra coisa que li aqui e ainda não pesquisei: legislação dos países sobre o que pode e o que não pode nas viaturas! Imagina colocar um guincho ou um tanque de combustível reserva e ser barrado em algum dos países aqui da América do Sul?

Alguém tem mais informações sobre o que pode e o quê não pode nos nossos hermanos?

Grato,

Fernando Dias

rfdex
03/11/2013, 17:07
Você está no caminho certo Fernando! Mas a melhor escola de mecânica é possuir o veículo. Eu já tive S10 antiga. É boazinha, mas se quer 4x4, esqueça. Sistema extremamente frágil e complexo. Já os modelos novos parecem feitas de papel. Para a sua necessidade, acredito que realmente uma Toyota (seja Hilux ou Bandeirante) atenda. Caso sirva um veículo 4x2, voto numa Bonanza ou Veraneio. Rústicos, manutenções baratas e fáceis. Saudações

tjflorindo
07/11/2013, 15:46
Essa frase do Vicente é pra nunca mais esquecer!

Esses dias conversando com a patroa sobre a "lua de mel" vem e me propõem uma viagem para o nordeste, começando pela chapada diamantina, passando por todas as praias até chegar nos lençois maranheses, ou descer pela carretera austral até ushuaia! Quase chorei de emoção....kkk....convivência....rsrsrs....mas, o problema, a vida de bolsista de mestrado a partir do ano que vem, não permite muitos gastos em investimentos em uma viatura melhor, R$ tem que ficar na poupança rendendo.....
Ela tem um Ford Ka 2007 e eu o Jaspion, um Vitara 93 auto, completo, com bloqueio, snorkel, etc, etc....a mecanica faço tudo em casa, simples!
Alguma dúvida em qual carro eu vou querer fazer?? rsrsrs

O pouco espaço dele pra mim não é problema, a velocidade que não passa dos 80/90km/h tmb não......o que preciso acertar é só um jogo de pneu menor, pra melhorar o consumo e chegar perto dos 9km/l na estrada e a capota de lona! o meu é canvas...ou arrumo uma de fibra, ou vou precisar bolar umas caixas presas com cadeado e pronto!

FernandoDias
17/11/2013, 11:09
Depois de estudar um pouco mais sobre transmissão e suspensão, estou de volta aqui para pedir algumas opiniões.
Dei uma boa pesquisada sobre as SW4 e achei um carro muito bom para expedições, mas o tamanho não me agradou muito, principalmente quanto ao entre-eixos e altura em relação ao solo. Por outro lado me surpreendi com a X-Terra!
Ela tem um entre-eixos mais curto, parece que o motor MWM tem uma mecânica relativamente simples e fácil de arranjar peças, pelo que entendi tem eixo rígido traseiro e suspensão de feixe de molas traseira.

Nesse ponto começam as minhas dúvidas:
- Ela conta com reduzida e entrega torque a partir dos 1800 rpm - serve para trilhas moderadas?
- Pelo que entendi ela teria o diferencial traseiro auto-blocante - procede? Como isso funcionaria? Equipara-se ao bloqueio de diferencial?
- Uma das situações que percebi serem as mais complicadas no off-road é quando uma roda gira livremente e fica com todo o torque desviado para ela, enquanto a roda com contato no solo fica sem tração - a configuração da transmissão da X-Terra permite alterações para bloquear a roda livre e direcionar o torque para a roda com contato com o solo?
- A suspensão traseira da X-Terra tem feixe de molas como a suspensão da Toyota Bandeirantes, isso quer dizer que ela também é desconfortável?
- Quantos quilômetros dura o motor MWM que vem equipado nela?
- Qual seria o preço justo para uma SE modelo 2004?

Todas estas perguntas tem um motivo: tem uma 2004 a venda em Bauru com 130.000 KM que eu vou ver de perto esta semana e, dependendo do desenrolar das coisas pode ser minha companhia para ir a Ushuaia já no ano que vem!

Frederico Mendes
17/11/2013, 20:50
..." Por outro lado me surpreendi com a X-Terra!
Ela tem um entre-eixos mais curto, parece que o motor MWM tem uma mecânica relativamente simples e fácil de arranjar peças, pelo que entendi tem eixo rígido traseiro e suspensão de feixe de molas traseira.

Nesse ponto começam as minhas dúvidas:
- Ela conta com reduzida e entrega torque a partir dos 1800 rpm - serve para trilhas moderadas?
- Pelo que entendi ela teria o diferencial traseiro auto-blocante - procede? Como isso funcionaria? Equipara-se ao bloqueio de diferencial?
- Uma das situações que percebi serem as mais complicadas no off-road é quando uma roda gira livremente e fica com todo o torque desviado para ela, enquanto a roda com contato no solo fica sem tração - a configuração da transmissão da X-Terra permite alterações para bloquear a roda livre e direcionar o torque para a roda com contato com o solo?
- A suspensão traseira da X-Terra tem feixe de molas como a suspensão da Toyota Bandeirantes, isso quer dizer que ela também é desconfortável?
- Quantos quilômetros dura o motor MWM que vem equipado nela?
- Qual seria o preço justo para uma SE modelo 2004?

Todas estas perguntas tem um motivo: tem uma 2004 a venda em Bauru com 130.000 KM que eu vou ver de perto esta semana e, dependendo do desenrolar das coisas pode ser minha companhia para ir a Ushuaia já no ano que vem!

Fernando, bom dia!
Eu nunca andei de X-Terra, mas tenho um amigo, que tinha um Troller, vendeu por falta de espaço e comprou uma, com o argumento de ser a mesma mecânica (mwm 2.8). Se não me engano, a diferença é a turbina.
O que pude presenciar aqui no forum é que o problema que voce pode ter, é falta de peças de reposição em caso de sinistro.
Mas a parte mecânica é garantida. Este motor mwm, se feito as trocas de oleo certinhas, diz a lenda que roda mais de milhao (1.000.000 km).
Caso eu tenha que trocar meu Troller, por um veículo maior, hoje a melhor relação custo x benefício para o meu caso é a X Terra. Aqui vai umas dicas http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/5140-nissan-x-terra-alguem-tem-algo-falar.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/53009-comprei-um-xterra-e-gostei.html
Espero ter ajudado.

Frederico Mendes
17/11/2013, 22:18
Depois de estudar um pouco mais sobre transmissão e suspensão, estou de volta aqui para pedir algumas opiniões.
...
Fernando, veja estes links...
Nissan XTERRA - Opinião do Dono (http://www.carrosnaweb.com.br/opiniaolista.asp?fabricante=Nissan&modelo=XTERRA)
Teste Nissan XTerra - Revista - Webmotors (http://revista.webmotors.com.br/lancamentos/teste-nissan-xterra/1334077638682?gclid=CKXrkoGF7boCFSdp7AodEm8AdA)
Espero ter ajudado.
Frederico.

F. Oliveira
18/11/2013, 00:13
Excelente observação, Frederico...essa questão de peças de lataria/parachoque eh complicado com essas grandes máquinas. No mais é um dos carros mais bem preparados para longas viagens...pegaria uma de olhos fechados. A mecânica das x-terra é coisa de louco!

ferinquefho
18/11/2013, 10:12
Excelente observação, Frederico...essa questão de peças de lataria/parachoque eh complicado com essas grandes máquinas. No mais é um dos carros mais bem preparados para longas viagens...pegaria uma de olhos fechados. A mecânica das x-terra é coisa de louco!

Amigos...tenho uma Xterra 03/04 com 200mkms!! É muito boa! Comprei porque eu trabalhava com elas. Eu fiquei trabalhando com Xterras por 4 anos e não tenho nada a reclamar! Muito boa de durabilidade, resistência, economia, peças do motor e suspensão(as mesma da Frontier cabine simples), espaço interno, estabilidade...
Claro que por ter feixe de mola na traseira e a suspensão ser projetada para uma caminhonete de carga ele pula um pouco sim. O outro ponto é que nos motores eletrônicos (2006/...) se usar com o pé no fundo, ela "pode" dar problema na bomba injetora, das 6 que tínhamos, 2-2005, 3-2006 e 2-2008, 3 deram problemas, não lembro o ano. Mas vale dizer que "ANDAVAMOS O QUE O CARRO ANDAVA""!!! Ou seja...sem dó nenhuma, forçando tudo e abastecendo onde dava!!!
Por esses motivos eu pude conhecer e testar essas Vtr's da melhor maneira possível no asfalto (média de 120mkms por ano)...agora com a minha eu testo fora!!!rsrsrs
Espero ter ajudado!!!

Vicente Guimaraes
18/11/2013, 11:36
A melhor viatura para expedições depende de que tipo de expedição e para onde vc vai.

Uma X-Terra que usa mecanica MWM é robusta (como os colegas colocaram) e vc encontra peças por todo o Brasil. Mas fora do Brasil, na América do Sul, vc vai ter dificuldade de achar as peças em alguns países.

Para América do Sul a melhor viatura é a Toyota (SW4, Hilux, Band, etc..) em que vc achará peças mais facilmente.

Para Africa e Ásia Land Rover e Toyota.

Rubens Linhalis
18/11/2013, 11:55
A melhor viatura para expedições depende de que tipo de expedição e para onde vc vai.

Uma X-Terra que usa mecanica MWM é robusta (como os colegas colocaram) e vc encontra peças por todo o Brasil. Mas fora do Brasil, na América do Sul, vc vai ter dificuldade de achar as peças em alguns países.

Para América do Sul a melhor viatura é a Toyota (SW4, Hilux, Band, etc..) em que vc achará peças mais facilmente.

Para Africa e Ásia Land Rover e Toyota.

Achei que fosse mais tranquilo achar peças para MWM nos países da américa do sul..

FernandoDias
20/11/2013, 15:30
Boa tarde pessoal!

Como moro em Bauru (dia normal hoje) e trabalho em Jaú (feriado hoje), tive a oportunidade de ir ver o Xterra e, infelizmente, acho que não vou comprar ele... Parece que o antigo dono não cuidou muito bem da viatura e há bastante ferrugem na suspensão, estrutura do chassi e componentes do motor. Por dentro o desgaste é maior do que eu esperava para 130.000 km, principalmente quando olho o estado de conservação do meu Xsara Picasso, que é ano 2008 e tem 70.000 km com um décimo do desgaste.
Talvez eu leve no mecânico de minha confiança para avaliar quanto ficaria para deixar a Xterra em ordem, mas não sei se compensa gastar tempo com isso, melhor continuar procurando uma em bom estado de conservação.

A posição para dirigir não me agradou, será que consigo por um banco mais alto na Xterra?

Aliás, achei que o motor MWM tinha disponibilidade de peças nos países vizinhos. Se esse não é o caso, quais opções teriam uma motorização com boa disponibilidade de peças? A Toyota usa os mesmos componentes mecânicos em todos os países da América do Sul?

Vou continuar minha busca - sei que uma hora eu acho uma viatura em condições aceitáveis!

Observação: o carro está em consignação em uma garagem aqui da cidade e estava sem carga na bateria! Não tive nem chance de ligar a viatura! Se está assim, imagina se fizeram a troca do óleo dos diferenciais a cada 20 mil km...

Rubens Linhalis
20/11/2013, 17:03
Acho melhor continuar procurando. Procedencia é tudo. Pode ficar com um mico na mao, ai é so tristeza. Ate 2005 (e acho que algumas 2006) sairam com BI mecanica, o que é melhor para expedições a lugares mais remotos.

Rubens Linhalis
20/11/2013, 17:07
Pessoal,

Sobre manutencao e peças de reposição no Brasil e america do sul, qual a melhor opção de veiculo (do melhor para o "pior")

Na minha opinião o ranking é esse:

1- Hilux 2.5
2- Frontier 2.8
3- Ranger 2.8
4- Ranger 3.0

Opinem ai..

FernandoDias
21/11/2013, 21:11
Andei estudando pegar uma pickup, talvez uma Nissan Frontier e colocar uma capota para transportar a bagagem em uma viagem mais longa, como para Ushuaia, o que vocês acham?

E nesse meio tempo pesquisei a concentração de chumbo no diesel dos vizinhos, mas ainda não achei nenhuma referência - afinal, dependendo de como for a concentração, poderei pegar uma viatura mais nova com motor para Diesel S-50 ou terei que evitá-las!

Aliás, achei o porta-malas da Xterra pequeno...

Vicente Guimaraes
21/11/2013, 21:54
NIssan Frontier está ótimo, para ir para o Ushuaia não tem segredo é 99% asfalto plano.

Fernando, com certeza o diesel da Argentina e Chile são melhores que no Brasil

Amostardeiro
22/11/2013, 09:48
NIssan Frontier está ótimo, para ir para o Ushuaia não tem segredo é 99% asfalto plano.

Fernando, com certeza o diesel da Argentina e Chile são melhores que no Brasil

Vicente

No Chile não sei, mas pelo que sei na Argentina não dá para confiar no diesel/ gasoil, inclusive esta difícil encontrar o diesel euro indicado para os motores eletrônicos fora das cidades maiores, pelo que sei no Uruguai a situação é ainda pior, além do preço absurdo estive em Montevideu semana passada a gasolina "comum" 95 octanas e o diesel estão custando +- o mesmo R$ 4,40/L :shock: , o valor mais alto de todo o cone sul.

Abs

Vicente Guimaraes
22/11/2013, 11:49
No Chile não sei, mas pelo que sei na Argentina não dá para confiar no diesel/ gasoil, inclusive esta difícil encontrar o diesel euro indicado para os motores eletrônicos fora das cidades maiores, pelo que sei no Uruguai a situação é ainda pior, além do preço absurdo estive em Montevideu semana passada a gasolina "comum" 95 octanas e o diesel estão custando +- o mesmo R$ 4,40/L :shock: , o valor mais alto de todo o cone sul.

No Chile é tudo muito certinho, pode ter certeza que o diesel deles é super bom.

Na Argentina é mesmo mais complicado, em uma viagme recente minha alguns postos não tinham nafta/gasolina e quando tinham não aceitavam cartão de crédito... uma m... Como deve ser na Bolívia também e outros países da Am. do Sul. Por isso que uma boa viatura para expedições, se for diesel, o ideal é que seja de injeção mecânica e não eletrônica.

Amostardeiro
22/11/2013, 13:05
No Chile é tudo muito certinho, pode ter certeza que o diesel deles é super bom.

Na Argentina é mesmo mais complicado, em uma viagme recente minha alguns postos não tinham nafta/gasolina e quando tinham não aceitavam cartão de crédito... uma m... Como deve ser na Bolívia também e outros países da Am. do Sul. Por isso que uma boa viatura para expedições, se for diesel, o ideal é que seja de injeção mecânica e não eletrônica.

É verdade, ano passado quase quebrei a cara com o cartão de crédito na Argentina, nos postos na beira de estrada só um aceitou, nas cidades não houve problema, outra coisa importante é a autonomia da vtr, já que em algumas estradas além de distantes um do outro há poucos postos, atravessando o Uruguai é o mesmo, para dar uma ideia de Rio Branco até Paysandu são +- 520 km e não há nenhum posto na beira da estrada.

Abs

FernandoDias
25/11/2013, 21:54
Sobre essa questão do combustível, andei pesquisando e só achei algo mais completo sobre a gasolina:

* Combustível | Viajando de Carro - Liberdade para conhecer novos lugares (http://viajandodecarro.com.br/viagens/viajando-de-carro-pelo-brasil-uruguay-argentina-e-chile-junho-de-2009/dicas-2/combustivel/)

Quanto ao diesel, li alguns relatos de expedições em que os carros mais novos tiveram muitos problemas mecânicos por causa do diesel depois de sair dos grandes centros, tanto no Brasil quanto pela América do Sul e que esses problemas são mais graves conforme aumenta a eletrônica nos motores.

Olhando por esse lado, parece que para viagens sem pretensões off-road pela América Latina seria melhor um motor à gasolina e para uma viagem com alguma pretensão off-road valeria mais uma viatura a diesel mais antiga e preparada para um combustível sofrível.

Por isso estou dando uma olhada também nas Ford Ranger com motor Power Stroke, mas ainda não consegui descobrir como é a disponibilidade de peças pela América Latina... Fora que parece ter mais componentes para dar problema que o MWM...

Quem já viajou pelos hermanos com uma viatura da era diesel S-50 + eletrônica no motor, poderia relatar sua experiência com o diesel dos vizinhos?

Vicente Guimaraes
25/11/2013, 23:06
Sobre o diesel está certo, fora dos centros urbanos o diesel é pior mesmo. Por isso eu optei por uma viatura com motor diesel mecânico (Engesa) e bem confiável (Perkins Q20B)

Sobre a Ranger tem concessionária Ford em toda a Am.do SUl, pode ser um alento. Mas não não vi muita ford ranger na argentina nem no Chile, vi muita toyota e Nissan. O power stroke 2.8 é um baita motor, muito econômico. Tem cabeçote de aluminio e qualquer problema de temperatura ele empena, então fique de olho na temperatura.

Uma vez andei pensando em trocar meu carro de passeio por outro diesel, Meu mecanico me falou que a S10 Diesel tem uma mecanica 4x4 melhor que a Ranger (motor MWM, cambio, t-case, etc..)