Ver Versão Completa : Que Caixa eu boto?
Então tenho um jeep cj3a com motor de opala 4cc com carburador duplo coletor 4x1 e mais algumas coisinhas... uso caixa de chevette 4 marchas só que ela não ta mais aguentando ta escapando as marchas ja e to com ideia de troca ela, mas ai bate a duvida colocar qual? qual caixa vai ficar boa com o motor do opala que da 5500 rpm? uso os diferencias dana 44 da rural que sao mais largos que os originais e vou colocar pneus 31 godlokos haragano. tava pensando na da c 10 mas nao sei se a primeira marcha e curta o suficiente por ela ser apenas 3 marchas. quero uma que nao va me encomodar tao cedo...
Pablo.pinto2007
22/07/2014, 21:28
É um bom câmbio e vai ficar bem parecido com a relação original do CJ-3A, que o motor é de torque em baixa e seu câmbio 3M...
Abraços!
Pablo
Willian Del Piero Rocha
22/07/2014, 22:41
Todo mundo fala que a cx da C10 é muito resistente ,segue as relações que achei .
C10 1ª 3,17 2ª 1,75 3ª 1,00 chevette 4m 1ª 3,74 2ª 2,15 3ª 1,37 4ª 1,00
Ou seja ,a 1ª da C10 é cerca de 18% mais longa que a do chevette , sei que não quer dor de cabeça com o câmbio ,mas já pensou no do chevette 5M ,é mais resistente que o de 4M ,tenho diversos amigos que usam e com ap 2.0 ,com gm151 ,com Bf e nunca vi ninguém reclamar de quebra ,um ap tem mais rotação que um gm151. Sem contar que um caixa dessas é baratinho.
kaiser64
22/07/2014, 22:49
Eu estou com a mesma duvida, estou já pesquisando para adaptar mais para final do ano quando eu estiver de férias, enquanto isso vai a original, estou com uma configuração parecida:
gm151
pneus um pouco menores que 31"
porém cambio original 3m
estava pensando na caixa da C20, mas realmente o custo da adaptação não agrada nem ajuda, porém não sei se o chevette vai aguentar, pois estou pensando em ou turbinar o motor, nada agressivo demais, algo nos 150cv, ou aspirar colocando pistoes retos, rebaixando um pouco o cabeçote, 4x1, h34, cabeçote retrabalhado e talvez um comando, algo para dar uns 130 a 140cv e penso eu que vai ser muito para o cambio do cheva, por isso queria um cambio digamos que "vitalício" mas queria um que fosse pelo menos 4 marchas pelo escalonamento, o do chevette calculo que iria gastar uns 2000 a 2500 se não tiver nenhum imprevisto, já um cambio melhor vai o que, uns 4000? isso pegando o cambio em um preço bom
Robertux
22/07/2014, 22:50
Ponha um Clark 260F e esqueça.
kaiser64
22/07/2014, 23:28
Ponha um Clark 260F e esqueça.
com o 260f será que dá pra casar com a posição que o motor está e com os cardans? ou terei que refaze-los, alguem tem uma "receita de bolo" dessa adaptação? (gm151 + clark 260f + reduzida willys)
georgevalle
23/07/2014, 08:05
Tive na rural um 260F realmente é um câmbio para casar, com motor 4 não vai quebrar nunca, na minha opinião vale a pena esperar (ou se for como eu se endividar + um pouco) e partir logo para um câmbio bom, quanto a não mexer com os cardãs você pode manter a reduzida no lugar original e mudar o motor um pouco a frente sem problema nenhum, com isso economiza com os cardãs.
ja consegui uma caixa de c10 por 400 reais e liguei pra um cara aqui da minha cidade que faz adaptacoes em jipes e ele falou que vou gastar mais 450 na alavanca mais 200 cons cardadans e adaptar uma peca para engatar na t case willys vou gastar por volta de 1500 acho que vou fazer, ele ja fez varios jipes com essa configuracao e disse que ficaram muito bons.
kaiser64
23/07/2014, 10:51
Tive na rural um 260F realmente é um câmbio para casar, com motor 4 não vai quebrar nunca, na minha opinião vale a pena esperar (ou se for como eu se endividar + um pouco) e partir logo para um câmbio bom, quanto a não mexer com os cardãs você pode manter a reduzida no lugar original e mudar o motor um pouco a frente sem problema nenhum, com isso economiza com os cardãs.
No meu caso tenho que mexer nos cardans então , o meu cofre do motor é muito pequeno, as polias já estão passando cerca de 5 cm da ventoinha eletrica, então não tenho como colocar mais para frente o motor, mas alem do cambio, o que mais vai para casar com o gm151? capa ceca da c20? embreagem da c20? o que mais?
Obrigado
Vai precisar de capa seca, volante/cremalheira, arranque, embreagem completa. Portanto, além do valor do câmbio, vai gastar no minimo mais R$ 1000,00 nessas peças. O 260F é uma ótima opção, mas na boa, se quer gastar pouco no momento, não quer mudar muita coisa no carro e também não quer gastar muito, compra um cambio de chevette 5 marchas, que encontra baratinho e não vai precisar adaptar nada, só tirar um e colocar outro. Depois, com tempo e dinheiro, vai comprando as peças necessárias pra colocar um câmbio melhor como o 260F.
Abraço.
Renato
No meu caso tenho que mexer nos cardans então , o meu cofre do motor é muito pequeno, as polias já estão passando cerca de 5 cm da ventoinha eletrica, então não tenho como colocar mais para frente o motor, mas alem do cambio, o que mais vai para casar com o gm151? capa ceca da c20? embreagem da c20? o que mais?
Obrigado
Viniciusaol
23/07/2014, 11:50
to pensando em trocar meu cambio original 3m por um mais robusto... esse cambio 260f é o da C10 3m ou c20? aquele com a adaptaçao da alavanca de lado?
O 260f é o das A10, A20 e C20, Maverick, F1000, etc, 4 marchas. O da C10 3 marchas é o 260T, que se adapta a alavanca de lado.
to pensando em trocar meu cambio original 3m por um mais robusto... esse cambio 260f é o da C10 3m ou c20? aquele com a adaptaçao da alavanca de lado?
kaiser64
23/07/2014, 13:25
Vai precisar de capa seca, volante/cremalheira, arranque, embreagem completa. Portanto, além do valor do câmbio, vai gastar no minimo mais R$ 1000,00 nessas peças. O 260F é uma ótima opção, mas na boa, se quer gastar pouco no momento, não quer mudar muita coisa no carro e também não quer gastar muito, compra um cambio de chevette 5 marchas, que encontra baratinho e não vai precisar adaptar nada, só tirar um e colocar outro. Depois, com tempo e dinheiro, vai comprando as peças necessárias pra colocar um câmbio melhor como o 260F.
Abraço.
Renato
Eu vou esperar porque só vai gerar retrabalho eu trocar pelo do chevette e depois pelo 260f, e como meu cambio original está bom não tem o porque eu realizar essa troca, vou procurando um cambio bom com um preço razoavel aqui pela região e comprando as outras peças, estou com plano de substituir somente no final do ano devido a falta de tempo, final do ano estarei de férias do trabalho e da faculdade...
uma outra duvida, o cambio 260f tem alguma plaqueta de identificação por fora? ou algum escrito para poder diferenciar de outro parecido por exemplo?
Obrigado
Cara, me confundi, pensei que era você que já tinha o cambio de chevette 4 marchas instalado, foi mal. De qualquer forma, até esses tempos tinha essas peças todas em mão, que acabaram sobrando na troca do motor da minha A10 por um 4.1 MPFI, então é daquele valor pra mais que vai gastar em peças, além do câmbio e flange pra acoplar na dana 18. Mas não tenha dúvida que fica sensacional!
Abraço!
Eu vou esperar porque só vai gerar retrabalho eu trocar pelo do chevette e depois pelo 260f, e como meu cambio original está bom não tem o porque eu realizar essa troca, vou procurando um cambio bom com um preço razoavel aqui pela região e comprando as outras peças, estou com plano de substituir somente no final do ano devido a falta de tempo, final do ano estarei de férias do trabalho e da faculdade...
uma outra duvida, o cambio 260f tem alguma plaqueta de identificação por fora? ou algum escrito para poder diferenciar de outro parecido por exemplo?
Obrigado
to pensando em colocar outro de chevette no lugar pois ta saindo 200 250 reais uma caixa de chevette 4 marchas aqui na regiao e como ja tenho o de chevette ja ta tudo pronto e so tirar um e colocar o outro, sem contar que se um dia chega a quebrar uma peca da caixa de c 10 e bem mais caro e dificil de encontrar e o cambio de chevette dura bastente é so saber andar queria por a da c 10 mas a relacao do chevette com meus diferencias ta muito boa dai talvez o motor apanhe.
kaiser64
24/07/2014, 08:58
duvida, toda caixa 4 marchas que saiu na F-1000 / C-10 e C-20 é a Clark 260f? pois se eu pedir por caixa 260f nos ferros-velhos com toda certeza não vão saber que caixa é...
Willian Del Piero Rocha
24/07/2014, 10:23
Kaiser, as que vi em anúncios tem a plaqueta de identificação .
Caixa de câmbio Clark 260F C10 D10 F100 - Peças e acessórios - Centro, Santana do Livramento | bomnegócio.com (http://rs.bomnegocio.com/regioes-de-santa-maria-uruguaiana-e-cruz-alta/veiculos/pecas-e-acessorios/caixa-de-cambio-clark-260f-c10-d10-f100-21218890)
Willian Del Piero Rocha
24/07/2014, 10:30
to pensando em colocar outro de chevette no lugar pois ta saindo 200 250 reais uma caixa de chevette 4 marchas aqui na regiao e como ja tenho o de chevette ja ta tudo pronto e so tirar um e colocar o outro, sem contar que se um dia chega a quebrar uma peca da caixa de c 10 e bem mais caro e dificil de encontrar e o cambio de chevette dura bastente é so saber andar queria por a da c 10 mas a relacao do chevette com meus diferencias ta muito boa dai talvez o motor apanhe.
Porque não da uma olhada em um de 5 marchas ,como disse é mais resistente que o 4M , que foi feito na época do 1° chevette ,o 1.4 ,o 5M já foi para o 1.6 .Só não sei se é só tirar o 4M e colocar o 5M .
A caixa da C10 não é a 260F e sim a 260T (3 marchas), portanto, cuidado pra não fazer confusão. A caixa das A10/A20 e C20 (até determinado ano) é a clark 260F 4 marchas. Nas C20 a partir de um período é a CL2205 5 marchas. Já ouvi dizer de A10 com caixa Clark 240F, também 4 marchas e bem mais robusta, mas nunca vi uma com tal configuração.
A F1000 e Maverick V8 também saíram com essa caixa, porém o diametro e estrias do eixo piloto são diferentes, então o lance é procurar mesmo esta caixa mas na linha GM.
Até mais.
Renato
duvida, toda caixa 4 marchas que saiu na F-1000 / C-10 e C-20 é a Clark 260f? pois se eu pedir por caixa 260f nos ferros-velhos com toda certeza não vão saber que caixa é...
georgevalle
24/07/2014, 12:25
Só uma correção esta caixa 3 marchas 260T era com o motor grande e antigo acho (não tenho certeza) até 79 de 80 em diante começaram a usar os motores iguais do opala tanto no 4 como no 6 (o comando era diferente) e caixa 4 marchas que era a 260F, sei pois tive uma C-10 81 4 cilindros que foi comprada da COPEL com esta caixa.
kaiser64
24/07/2014, 13:03
A caixa da C10 não é a 260F e sim a 260T (3 marchas), portanto, cuidado pra não fazer confusão. A caixa das A10/A20 e C20 (até determinado ano) é a clark 260F 4 marchas. Nas C20 a partir de um período é a CL2205 5 marchas. Já ouvi dizer de A10 com caixa Clark 240F, também 4 marchas e bem mais robusta, mas nunca vi uma com tal configuração.
A F1000 e Maverick V8 também saíram com essa caixa, porém o diametro e estrias do eixo piloto são diferentes, então o lance é procurar mesmo esta caixa mas na linha GM.
Até mais.
Renato
Obrigado amigo, eu liguei agora na Deeptec onde o Eder foi bem atencioso e me tirou algumas duvidas, onde falou que o cambio 260f que saiu na C20 possui eixo piloto mais fino que o cambio 260f que saiu para F1000, o da C20 segundo ele é para ter cerca de 28mm de espessura e parecer na pratica com um "cabo de vassoura", já o da F-1000 possui cerca de 35mm e parece com "cabo de enxada" como exemplo prático.
eles no momento não possuem nenhum em estoque, somente o kit para adaptar o cambio no motor e o cambio na reduzida, se eu achar um cambio com um preço bom vou acabar fazendo esse esquema mesmo, o kit para adaptação do cambio no gm151 sai um pouco mais de 1000 latinhas e a flange para a reduzida cerca de 900 latinhas, o mesmo me ofereceu tambem esse cambio que voce citou, o 5 marchas da C20, porem o preço fica muito acima do que pretendo gastar.. só o cambio sai cerca de 4,5k mais os kits de adaptação, estimo que sairia uns 7,5 a 9 mil a adaptação completa, então vamos de 4 marchas mesmo que fica dentro do previsto.
Abs e obrigado pelas duvidas sanadas
georgevalle
25/07/2014, 08:14
Continua procurando tem caixa bem mais barata e pronta, com este valor vale a pena comprar a caixa e reduzida da toyota.
kaiser64
25/07/2014, 08:45
Continua procurando tem caixa bem mais barata e pronta, com este valor vale a pena comprar a caixa e reduzida da toyota.
Sim amigo, a 5 marchas tá fora de cogitação, vou procurar uma 4 marchas aqui pela região mesmo por um preço acessivel.
georgevalle
25/07/2014, 12:57
Se não me engano a recuperg e a aerowillys tem estas caixas prontas com as flanges, procura nestes.