Ver Versão Completa : Sangrador de Freios Caseiro
Rubens Linhalis
14/07/2014, 23:45
Pessoal,
Estou fazendo a manutenção nos freios do carro. O modo antigo de "bombar" o pedal do freio para sangra não se usa mais. Atualmente usa-se em lojas aquelas maquinas de sangrar freio. Essas maquinas são caras para nós, mecânicos caseiros.
Estou pensando em fazer um sistema parecido com esse aqui, mas usando aspirador de pó (para criar vacu) e uma garrafa de vinho de 1,5l para ser o reservatório.
Antigamente eu usava esse sistema com aspirador de pó para tirar óleo do diferencial do jipe, mas não funcionava legal devido a viscosidade do óleo. Acho que com fluido de freio vai da certo.
https://www.youtube.com/watch?v=D1Wtetpxf7s
Alguma outra ideia?
abraços!
Rubens Linhalis
15/07/2014, 00:08
Há outras formas caseiras:
Essa usando também o vacu, mas precisa de um compressor, e eu não tenho.
https://www.youtube.com/watch?v=7N-6uKPu20o
Esse outro é bem simples também, mas preciso da tampa do reservatório, que não é fácil de achar no meu caso (Sw4). Além de que não sei se daria certo, pois no meu caso a tampa do reservatório é só encaixada e não rosqueada.
https://www.youtube.com/watch?v=8euLajZfn78
Boa Rubens! Nada como made in home! Um forte abraço.
Sergioporto
15/07/2014, 08:47
Pessoal,
Estou fazendo a manutenção nos freios do carro. O modo antigo de "bombar" o pedal do freio para sangra não se usa mais. Atualmente usa-se em lojas aquelas maquinas de sangrar freio. Essas maquinas são caras para nós, mecânicos caseiros.
Estou pensando em fazer um sistema parecido com esse aqui, mas usando aspirador de pó (para criar vacu) e uma garrafa de vinho de 1,5l para ser o reservatório.
Antigamente eu usava esse sistema com aspirador de pó para tirar óleo do diferencial do jipe, mas não funcionava legal devido a viscosidade do óleo. Acho que com fluido de freio vai da certo.
https://www.youtube.com/watch?v=D1Wtetpxf7s
Alguma outra ideia?
abraços!
Um frasco pelo meio com fluido de freio ,um pedaço de mangueira que entre bem justa no parafuso do sangrador (na cabeça dele )Colque mangueira dentro do frasco coberta pelo fluido ,outa ponta no sangrador ,abra o mesmo e pedale devagar cuidando para nao faltar fluido no reservatório do cilindro.Repita oeraçao em todas rodas .
Sem gastos ,sem sujeira ,nao precisa de duas pessoas.
Rubens Linhalis
16/07/2014, 08:46
Um frasco pelo meio com fluido de freio ,um pedaço de mangueira que entre bem justa no parafuso do sangrador (na cabeça dele )Colque mangueira dentro do frasco coberta pelo fluido ,outa ponta no sangrador ,abra o mesmo e pedale devagar cuidando para nao faltar fluido no reservatório do cilindro.Repita oeraçao em todas rodas .
Sem gastos ,sem sujeira ,nao precisa de duas pessoas.
Sergio,
Obrigado pela contribuição. Pelo que entendi essa é a maneira tradicional, ou seja, bombando o pedal de freio. Li em alguns lugares que não recomenda-se mais fazer esse procedimento. A justificativa é que no dia a dia só usamos parte do curso do cilindro mestre de freio (só beliscamos o pé no freio para parar), a parte "nao usada" acumula sedimentos, e ao fazer a operação de bombar o freio com o pedal indo ate o final, esses sedimentos podem se soltar e ir para linha freio causando outros problemas.
abraços..
Desnickadu
16/07/2014, 19:09
retire o 'parafuso' sangrador por completo. Como o reservatório esta sempre mais alto que a pinça, em poucos segundos o ar vai sair e o fluido vai começar a vazar. aí é só recolocar o sangrador.
vc pode usar um pedaço de mangueira e uma seringa grande também, uma ponta da mangueira no sangrador e outra na seringa, aí e´s ó puxar. praticamente o que esse cara do primeiro video fez, porém só com a seringa e sem o pote.
Rubens Linhalis
17/07/2014, 11:53
retire o 'parafuso' sangrador por completo. Como o reservatório esta sempre mais alto que a pinça, em poucos segundos o ar vai sair e o fluido vai começar a vazar. aí é só recolocar o sangrador.
vc pode usar um pedaço de mangueira e uma seringa grande também, uma ponta da mangueira no sangrador e outra na seringa, aí e´s ó puxar. praticamente o que esse cara do primeiro video fez, porém só com a seringa e sem o pote.
Na internet tem um pessoal fazendo esse processo com a seringa. Acho que é o mais simples e limpo. Arrumar aquelas seringas de uso veterinaria de 300ml..rs