Ver Versão Completa : Reduzida da Bandeirantes Travada
robson39rj
07/07/2014, 23:52
Olá amantes desse clássico q é a Toyota Bandeirantes, esse ano realizei meu sonho de metal q era ter uma band, comprei uma 97, câmbio de 5m, porém sou novo no assunto e fiz minha primeira viagem com ela esse fds e andei numas dunas em Cabo Frio/RJ tudo certo, tracionei a bixa e fui q fui, só q depois a reduzida ficou travada, não passa de 60km/h, voltei com ela na estrada nessa velocidade, rssss e tô desesperado!!! Algum amigo experiente sabe como destravar? Isso é normal? Será q danificou a caixa?
Abços.
LEONELO FORTINI
08/07/2014, 07:34
Neste tópico tem as orientações necessárias -
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/firstnew.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/8362-posicao-das-marchas-para-acionar-tracao.html) Posição das marchas para acionar a tração (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/8362-posicao-das-marchas-para-acionar-tracao.html)
AndreyPrevidelli
08/07/2014, 11:59
Olá amantes desse clássico q é a Toyota Bandeirantes, esse ano realizei meu sonho de metal q era ter uma band, comprei uma 97, câmbio de 5m, porém sou novo no assunto e fiz minha primeira viagem com ela esse fds e andei numas dunas em Cabo Frio/RJ tudo certo, tracionei a bixa e fui q fui, só q depois a reduzida ficou travada, não passa de 60km/h, voltei com ela na estrada nessa velocidade, rssss e tô desesperado!!! Algum amigo experiente sabe como destravar? Isso é normal? Será q danificou a caixa?
Abços.
Robson, eu considero a Band um ser vivo, pq as vezes temos que ter psicologia com ela....rsrsr
Os mais experientes em band me ajudaram muito aqui. Vamos lá, se travou na 4x4 reduzida, primeiro não pode andar muito pq o motor e a transmissão estão sendo exigidas no limite, então, segundo o pessoal mais experiente do fórum, não eh recomendado passar dos 40 km/h.
Mude a roda livre para a posição 4x2, ande uns 30/40 metros devagar e tente mudar para a 4x4 e após para a 4x2, pode engatar a marcha ré e andar uns 3/5 metros e sempre tentando mudar a alavanca da reduzida para o 4x2.
se não tiver problema com os garfos do câmbio, irá dar certo.
abc
Sergio c
08/07/2014, 20:30
Reduzida travada acionada acho que mais é a alavanca e o braço acionador travado do que as engrenagens com problemas.
Se o problema persistir, retire o tampão das caixas e de uma mexida no braço acionador e na alavanca que deve sair da reduzida, senão, retira a tampa da t case e destrave a reduzida com uma chave de fenda.
Fábio Mello Kling
21/08/2020, 07:54
Ola Toyoteiros!
Tenho uma Band 14B 2001 e fiz uma boa revisão na cx de marcha, limpando seu interior por completo, inclusive a cx do diferencial. Ocorre que depois da manutenção, quando o 4x4 é acionado, durante o trânsito, a Band parece estar travada, acontecendo de estar com força a mais do que o normal onde o pneu chegar a cantar pela força da tração com muita baixa velocidade (< 10 km). Até quando o veículo está estacionado sem puxar freio de mão e na banguela, o mesmo nem sai do lugar de tão travado.
Podem me ajudar sobre isso? Seria regulagem mal feita? Manutenção no bloqueio de rodas?
Grand Vinicius
21/08/2020, 07:59
Não acione a tração no asfalto!!!
Walter da Camper
21/08/2020, 12:06
Caso esteja acionando o 4x4 no asfalto ou terra batida, esse é o comportamento normal e que comprova que não se pode acionar o 4x4 nesses tipos de piso.
Caso esse comportamento esteja acontecendo em terreno de baixa aderência (lama, terra solta, areia), significa que ou você está usando pneus de medidas diferentes ou as relações dos diferenciais estão divergentes. Pode ter sido trocado o diferencial traseiro por outro não compatível com o dianteiro.
TCHEIGOR
24/08/2020, 01:34
Bom em primeiro lugar os colegas á falaram pra não usar o 4x4 no asfalto, ok?
E pelo que entendi ou vc está engatando a 4x4 reduzida ou a cx de transferência está travada na reduzida.
Ola Toyoteiros!
Tenho uma Band 14B 2001 e fiz uma boa revisão na cx de marcha, limpando seu interior por completo, inclusive a cx do diferencial. Ocorre que depois da manutenção, quando o 4x4 é acionado, durante o trânsito, a Band parece estar travada, acontecendo de estar com força a mais do que o normal onde o pneu chegar a cantar pela força da tração com muita baixa velocidade (< 10 km). Até quando o veículo está estacionado sem puxar freio de mão e na banguela, o mesmo nem sai do lugar de tão travado.
Podem me ajudar sobre isso? Seria regulagem mal feita? Manutenção no bloqueio de rodas?
Fábio Mello Kling
24/08/2020, 19:50
Então, não costumo utilizar em asfalto ou terra batida, porém entendo que traçada e reduzida são comportamentos diferentes certo? Vejo que traçada (4x4) deveria ter o comportamento mais "solto" com velocidade de pelo menos 40km/h certo? Ou não? E a reduzida sim! Bem travada, sendo com maior força para sair de atoleiro poe exemplo! Ou estou enganado? Porém cologa Tcheigor, acredito que está travada apenas na reduzida, onde eu não consigo desenvolver o motor.
Estou certo meus colegas?
Fábio Mello Kling
24/08/2020, 19:52
Como seria ter diferencial divergente? Eles podem estar trocados?
Fábio Mello Kling
24/08/2020, 19:53
Como seria ter diferencial divergente? Eles podem estar trocados?
Caso esteja acionando o 4x4 no asfalto ou terra batida, esse é o comportamento normal e que comprova que não se pode acionar o 4x4 nesses tipos de piso.
Caso esse comportamento esteja acontecendo em terreno de baixa aderência (lama, terra solta, areia), significa que ou você está usando pneus de medidas diferentes ou as relações dos diferenciais estão divergentes. Pode ter sido trocado o diferencial traseiro por outro não compatível com o dianteiro.
Walter da Camper
25/08/2020, 13:32
Originalmente eles são iguais e assim devem permanecer.
Para quem utiliza muito em viagens e turbina o motor, é comum trocar o conjunto coroa/pinhão por outro mais longo. Ocorre que isso deve ser feito nos dois diferenciais (dianteiro e traseiro), para que fiquem sempre iguais.
Já soube de gente que alongou apenas o diferencial traseiro, deixando o dianteiro original, sob o pretexto de que não usa o 4x4. Isso é um erro grave, mas nesse mundo 4x4 tudo é possível. Quem compra um veículo com esse tempo de uso deve prever todas as possibilidades.