Ver Versão Completa : Motor diesel fraco na Pajero Full
Basilio cpv
07/07/2014, 11:57
Olá a todos, tenho uma pajero full hpe 3.2 2008 diesel, em 6-7-14 fui ao pico agudo em Sto Antonio do Pinhal, estrada com 8km sendo 4m de terra e com um pouco de pedra e para minha surpresa quase que a viatura não subiu, tinha um trecho com inclinação bem elevada acho que uns 30 graus, e um gol bola na minha frente, derepente o bicho parou e consequentemente eu também, e para minha surpresa quando acelerei meu carro não queria sair do lugar depois de uns 20 segundos a viatura começou a sair bem lenta, mais lenta mesmo. faz 5.000 km que descarbonizei o coletor e 1000 km que troquei todos os filtros e oleos. Alguma dica do que pode ser?
Marcolin
07/07/2014, 14:02
Olá a todos, tenho uma pajero full hpe 3.2 2008 diesel, em 6-7-14 fui ao pico agudo em Sto Antonio do Pinhal, estrada com 8km sendo 4m de terra e com um pouco de pedra e para minha surpresa quase que a viatura não subiu, tinha um trecho com inclinação bem elevada acho que uns 30 graus, e um gol bola na minha frente, derepente o bicho parou e consequentemente eu também, e para minha surpresa quando acelerei meu carro não queria sair do lugar depois de uns 20 segundos a viatura começou a sair bem lenta, mais lenta mesmo. faz 5.000 km que descarbonizei o coletor e 1000 km que troquei todos os filtros e oleos. Alguma dica do que pode ser?
oleo da caixa como esta? turbina? a minha turbina estava fu%$%*ˆ.....apos troca-la nossa ficou bala o carro!!
paulosergio
07/07/2014, 14:22
nao era o caso de usar uma reduzida?
paulosergio
07/07/2014, 14:26
oleo da caixa como esta? turbina? a minha turbina estava fu%$%*ˆ.....apos troca-la nossa ficou bala o carro!!
Marcolin, eu tambem acho a minha meio lerdona tambem, comparando com uma triton 3.2 mecanica que eu ja tive. Da a impressao que a resposta do acelerador é atrasada. As vezes ouço o assobio da turbina, mas as vezes nao ouço. Como eu faço para saber se a turbina está boa ou nao? Como voce descobriu que tinha que trocar a sua?
Basilio cpv
07/07/2014, 14:46
Quando descarbonizei o coletor, o mecânico disse estar tudo certo segundo o rastreador dele, ai questionei a necessidade de mais algum reparo e como estaria a bomba injetora e os bicos? ele ressaltou que se tivesse algum problema o scanner mostraria oque não ocorreu. Minha Full esta com 91000km sera que é hora de trocar os bicos?
Basilio cpv
07/07/2014, 14:47
Eu estava com o 4x4 acionado porém não reduzido. vou tentar simular outra vez o ocorrido e depois posto.
Nando Pires
07/07/2014, 17:17
Pode, sim, ser a bomba injetora...
guilhermeabreu
07/07/2014, 20:22
BASILIO
Meu irmão tem uma picape HILUX e aconteceu de perder força era um sensor na turbina ou no coletor de admissão não me lembro direto , levou na CCS na Argentina estavamos indo pescar e eles limparam e ficou tudo 100% ao custo de R$75,00 .
Este motor 3.2 é o bicho puro , sou encantado com ele , penso em comprar uma PAGERINHO full com este motor .
Marcolin
08/07/2014, 02:02
Marcolin, eu tambem acho a minha meio lerdona tambem, comparando com uma triton 3.2 mecanica que eu ja tive. Da a impressao que a resposta do acelerador é atrasada. As vezes ouço o assobio da turbina, mas as vezes nao ouço. Como eu faço para saber se a turbina está boa ou nao? Como voce descobriu que tinha que trocar a sua?
no meu caso, era carro fraco, fumacera preta e branca......e ato consumo.....agora ta que nem um dojao rsrs!!
Eu estava com o 4x4 acionado porém não reduzido. vou tentar simular outra vez o ocorrido e depois posto.
Meu Jovem, a reduzida é para isso.
Seu carro não tem nada, acredito eu. O problema foi você não ter acionado a redução, o que ocasionou aquecimento no óleo da caixa.
manooo 30 grau é mta coisa para ir sem reduzida
Se acelerar pouco, ela vai beeeem lenta. Carro pesado. Mas se vc der uma enfiada no acelerador, a turbina será acionada e o bicho levanta feito rinoceronte.
Se não acontecer isso, tua bomba injetora pode estar danificada.
Aconteceu com a minha. Vá correndo ao mecânico urgentemente. A sujeira do diesel pode estar passando pelo filtro de combustível e estar atingindo a bomba. Se for de fato isso, em breve tua bomba irá pro brejo - e com isso, um prejuízo de pelo menos R$ 8.000,00.
Vá ao mecânico e veja se o bocal do tanque de combustível está enferrujado. Se estiver, ferrou. Ainda peça pra ele bombear um pouco do diesel de dentro do tanque e tirar. Veja se tem borra de ferrugem. Se tiver, ferrou.
Se dps de vc fizer isso, tudo estiver ok, agradeça por estar tudo ok ;-)
Boa sorte! :-D
Vaguinho114
30/08/2015, 23:06
Boa noite amigos do 4x4brasil !!!! E seguinte vou relatar meu dilema, a minha full 3.2 ta sem força, ela sai até mais ou menos nas primeiras marchas mais em 4 marcha não tem retoma e si tentar levar ela a fundo ela trava ali nos 3 mil giros e não desenvolve mais parece que não tem binário, me falaram que era bomba e bico ou turbina, então fiz bomba e bico e nada, a e fiz a turbina e nada também, agora to meio sem chão não sei o que fazer o meu carro e uma pajero full 3.2 a diesel 2005 si alguém puder me ajudar em alguma opinião .
Walter da Camper
31/08/2015, 16:13
Dificuldade para passar de 3000 RPM costuma ser turbina, mas vc disse que já foi trocada/revisada. Aí resta conferir se não existe alguma obstrução no escape (cano amassado, silencioso com material solto internamente...)
Se fez a BI, provavelmente foi trocado filtro de diesel e nesse caso faltou verificar se não há obstrução na tubulação ou no pescador do tanque. Ou sujeira/ferrugem no tanque que já entupiu o filtro novo (coisa relativamente comum na Full).
Está fazendo fumaça ou barulhos fora do normal?
Dificuldade para passar de 3000 RPM costuma ser turbina, mas vc disse que já foi trocada/revisada. Aí resta conferir se não existe alguma obstrução no escape (cano amassado, silencioso com material solto internamente...)
Se fez a BI, provavelmente foi trocado filtro de diesel e nesse caso faltou verificar se não há obstrução na tubulação ou no pescador do tanque. Ou sujeira/ferrugem no tanque que já entupiu o filtro novo (coisa relativamente comum na Full).
Está fazendo fumaça ou barulhos fora do normal?
Caro Vaguinho
Você tem certeza que seu carro está mesmo chegando até a quarta marcha? Esta usando o modo manual para fazer este teste?
Vou te contar um problema que tive com a minha Full 2003, os sintomas eram os mesmos que vc descreveu ai, saia mais ou menos e com a rotação limitada a 3000 RPM.
Demorei uns 15 dias lendo todo o manual de serviço do carro para descobrir o problema, pois nenhum dos mecânicos que olhavam entendiam o que estava acontecendo.
Então descobri que meu cambio automatico estava em modo de emergencia, isso explicava ele só ficar na 3º marcha e a rotação ficar limitada a 3000 giros, isso é feito propositalmente para evitar maiores problemas no cambio e o motorista poder chegar ao menos na CSS mais proxima para verificação.
O problema na verdade é na PCM (Power Control Module - Módulo de Controle de Potência) a minha tinha dado um curto circuito por causa de uma instalação mal feita de um rastreador que o antigo dono tinha mandado instalar e quando foram desativar o rastreador não isolaram bem alguns fios que acabaram encostando uns nos outros e queimado a PCM do meu carro.
Para constatar se o que eu tinha sugerido ao pessoal da Mitsam eles retiram a PCM do carro e abrimos deu para ver nitidamente o local do curto, vimos que dois fios estavam derretidos, isolamos os fios e ligamos dois fios novos diretamente do ponto onde o curto iniciou até o conector.
Pegamos uma PCM de outra Full e colocamos no carro e pronto ficou zerado.
Dai tinha um cara aqui em BSB que arrumava modulos de carros, mandamos lá e o cara conseguiu reparar, me cobrou 700,00 uma nova na CSS tinham me pedidi mais de 6k.
Então é isso, não sei se sera o seu caso, mas pode dar uma luz.
Abs.
Martha Godoy
24/01/2018, 17:45
Oi pessoal, tô chegando hoje cheia de dúvidas.
Comprei uma Pajero Full 3.2 2004/2005 Diesel automática, com 220mil km rodados. Antes de comprar andei um pouco com ela e parecia ótima, levei pra passar o scanner e pareceu estar tudo certo (mas o scanner só via a parte de injeção). Comprei, troquei o óleo e o filtro (que não eram trocados há 17mil km), filtro de combustível e filtro de ar do motor. Rodei uns 100km no dia seguinte e ela começou a se mostrar fraca, quando paro - depois de já estar andando - e preciso da primeira marcha ela demora uns 2/3 segundos pra responder, tanto faz se pisar fundo ou leve no acelerador. Em aclive ela desce mesmo com o drive engatado, e com uns três mecânicos ela já apagou tentando a arrancada.
O óleo da caixa de transmissão tá muito velho, talvez nunca tenha sido trocado, mas já nos disseram que isso não seria suficiente pra dar o problema que ela apresenta.
Quando anda na rodovia, depois de uns 50km começa a piscar a luz central de tração (fica laranja, e todas as luzes verdes que indicam o tipo de tração somem).
Cada mecânico diz uma coisa diferente e não sei nem o que tratar. Preciso voltar pra minha cidade e tenho medo de pegar a estrada (estou a 780km de casa). Pode ser câmbio? Pode ser bomba? Pode ser só o óleo velho?
Já agradeço a quem puder ajudar :)
Cara o óleo se for original, com 13 anos de uso, obviamente pode ser o problema. E se for geralmente já comprometeu todos os componentes da caixa. Não recomendaria a viagem.
Martha Godoy
24/01/2018, 20:52
Pois é Diogo, não temos como ter certeza se o óleo da caixa foi trocado ou não, o que sabemos é que está na medida, mas bem velho. Isso preocupa bastante. Numa casa de óleo disseram que nesses casos nem é aconselhável trocar o oléo todo, pra não correr o risco de puxar sujeira antiga e estragar a caixa.
Passamos um outro scanner, dessa vez completo, que indicou falha na borboleta da bomba e no abs,, mas os mecânicos não sabem dizer exatamente o que é. O cara da injeção eletrônica acha que é câmbio, o cara do câmbio acha que é bomba. Mas em qualquer das hipóteses teremos que abrir - ou a caixa ou a bomba - e isso é caro pra caramba (!!). Um dos mecânicos chegou a dizer que o problema da borboleta era o que fazia o carro apagar e ter pouca força na primeira marcha, aí pra 'resolver' ele tirou fora a mangueirinha que faz vácuo pra borboleta. Só que em outro tópico vi alguém com o mesmo sintoma e a causa encontrada pelo mecânico foi exatamente essa mangueirinha estar fora do lugar, aí já não entendo mais nada...
Desfazer o negócio parece ser o melhor negócio!
Comprou há quanto tempo?:pipoca:
Martha Godoy
25/01/2018, 07:42
Comprei há 6 dias :(
Ainda tô torcendo que alguém que tenha passado por uma situação parecida possa me ajudar, hehhehe. Se precisar mesmo desfaço o negócio, mas gostaria muito de ficar com ela (desde que esteja em condições).
CARLOS MOREIRA
25/01/2018, 09:18
Comprei há 6 dias :(
Ainda tô torcendo que alguém que tenha passado por uma situação parecida possa me ajudar, hehhehe. Se precisar mesmo desfaço o negócio, mas gostaria muito de ficar com ela (desde que esteja em condições).
Martha meu pitaco... antes de mexer em qualquer coisa, faça contato com o ex proprietário e mostre o problema para que ele resolva. Se vc tentar resolver antes disso, perderá a garantia e assumirá a bucha.
Thiago Accorinte
18/03/2019, 18:41
A luz da BI ascendia?? A minha ta acendendo..
douglasjean
13/02/2020, 09:43
Bom dia Amigos do fórum, gostaria de uma ajuda que estou passando uma situação com minha PAJERO FULL 3.2 HPE DAKAR 2006.
Começou quando tive que trocar o cabeçote , apos isso a mesma ficou sem força , ela arranca e quando pisa fundo ela não desenvolve nas subidas ela fica pedindo marcha e não desenvolve , perdeu completamente a força . Foi feita a bomba dela e continuou igual , o turbo manda pressão tudo dentro dos padrões , ela bate e pega de primeira , alguém já passou por isso e possa passar alguma informação de uma possível solução , eu acabei lendo aqui mesmo outro tópico de uma que era defeito no PCM (Power Control Module - Módulo de Controle de Potência).
Aguardo algum comentário para me ajudar.
obrigado
E seguinte vou relatar meu dilema, a minha full 3.2 ta sem força, ela sai até mais ou menos nas primeiras marchas mais em 4 marcha não tem retoma e si tentar levar ela a fundo ela trava ali nos 3 mil giros e não desenvolve mais parece que não tem binário, me falaram que era bomba e bico ou turbina, então fiz bomba e bico e nada, a e fiz a turbina e nada também, agora to meio sem chão não sei o que fazer o meu carro e uma pajero full 3.2 a diesel 2005 si alguém puder me ajudar em alguma opinião .