PDA

Ver Versão Completa : JAVALI em reta quase final de acabamento

Páginas : [1] 2 3 4 5

Lauro Paiva
06/07/2014, 23:07
Prezados,
Estou feliz em participar deste fórum, que tem muito me ajudado a resolver os problemas na reforma e criação da minha vtr, um Javali que comprei a quase 5 anos em Itaituba, oeste do Pará.
Tentei reformar o motor, onde gastei na retífica cerca de 7.000,00, depois bateria, câmbio, e nada do bixo andar direito.
Mesmo tremendo muito, a flange que sai da caixa para o diferencial traseiro descobri depois estava soldada fora de centro.
Então um dia saí de Itaituba e andei cerca de 1300km até Macapá, incluindo aí uma travessia do Tapajós,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/engesa-camper-e-marrua/469462d1404696416t-javali-em-reta-quase-final-de-acabamento-rio-amazonas-80-.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/engesa-camper-e-marrua/469462d1404696416-javali-em-reta-quase-final-de-acabamento-rio-amazonas-80-.jpg) balsa sobre o rio tapajós

Amazonas e Jari.
Num carro sem capota fechada, só tinha uma lona que ia do para-brisa até o santo-antônio.
No Jari foi uma aventura digna de Camel Trophy com muitas poças (ou piscinas) de 100m de extensão e cerca de 1 a 1,5 m de "fundura"
Quando finalmente peguei a BR 156 (Macapá Oiapoque) o semi eixo do porco quebrou, felizmente nesse momento já tinha sinal de celular e o enfermeiro que dei carona de uma vila do jari conseguiu ligar para a esposa e um reboque me levou até a cidade e uma "oficina" de mexânicos.
Tive que deixar o jipe por lá por conta do meu trabalho e 1 ano depois quando fui resgatar o carro, ainda não estava pronto, coloquei o carro numa cegonhahttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/engesa-camper-e-marrua/469457d1404695899t-javali-em-reta-quase-final-de-acabamento-rio-amazonas-1-.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/engesa-camper-e-marrua/469457d1404695899-javali-em-reta-quase-final-de-acabamento-rio-amazonas-1-.jpg)
Isso foi durante o carnaval, e fui para Belém, quando cheguei lá o carro vazava muito óleo,e não tive outra alternativa que deixar em outro "mexânico" por mais um ano.
Esse achei que faria um bom serviço, e me enganei novamente. Realmente não posso recomendar o rapaz.
Só para que vcs tenham uma ideia, olha o serviço garantido no semi eixo que quebrouhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/engesa-camper-e-marrua/469461d1404696233t-javali-em-reta-quase-final-de-acabamento-rio-amazonas-35-.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/engesa-camper-e-marrua/469461d1404696233-javali-em-reta-quase-final-de-acabamento-rio-amazonas-35-.jpg) depois de garantir que estava tudo certo.
Para ser justo, ele consertou esse erro, depois vim a saber de outros erros, que não vem ao caso.
Então novamente peguei uma cegonha e vim para a Bahia http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/engesa-camper-e-marrua/469463d1404696524t-javali-em-reta-quase-final-de-acabamento-rio-amazonas-46-.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/engesa-camper-e-marrua/469463d1404696524-javali-em-reta-quase-final-de-acabamento-rio-amazonas-46-.jpg)
Essa cegonha me deixou de Belém até Vitória da Conquista, e de lá depois de penar 2 dias na beira da BR 101 consegui uma Prancha que me deixou em Teixeira de Freitas

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/engesa-camper-e-marrua/469464d1404696675t-javali-em-reta-quase-final-de-acabamento-rio-amazonas-54-.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/engesa-camper-e-marrua/469464d1404696675-javali-em-reta-quase-final-de-acabamento-rio-amazonas-54-.jpg) e de Teixeira de Freitas um reboque até Caravelas.
Quando então finalmente eu e meu valente porquinho ficamos no mesmo estado.
Não sei se da pra ver bem, mas junto com o java estava a maior parte da minha mudança, "embrulhei" o java com essas lonas azuis para dar uma sensação de segurança....
Quando Descarreguei o carro em Caravelas, um Senhor parou e me perguntou se aquele carro era um javali?
Depois de muita conversa, ele me disse que trabalhou com o antigo dono da CBT que era também dono da Consul (eletrodomésticos) e contou diversas histórias do trabalho de fazer um carro nacional e de como a CBT foi sabotado pelas grandes montadoras, explicando que por causa da pressão a própria CBT teve que verticalizar muitas peças e sistemas.
Bom essa foi uma parte da saga do porquinho sem nome (aceito sugestões).
Esse fórum é engraçado, li tanto a respeito de tantas pessoas, que é quase como se as conhecesse. Como o Dr Guilherme, o Urso e tantos outros.
Espero que logo logo possa colocar mais novidades do porquinho.
Aceito sugestões e pedradas,kkk.

Lauro Paiva
07/07/2014, 00:35
Bom depois de fazer tanta besteira, como confiar em "mexânicos" da vida e de finalmente estar na mesma cidade em que o java está, o que eu faço, mudo para Prado a 50km de distância do MECÂNICO (UM PARENTESE o MECÂNICO em questão é o Junior, um garoto de vinte e poucos anos casado e com uma filinha de um ano que é técnico de mecânica e faz engenharia mecânica, além de ser uma pessoa de ENORME PACIÊNCIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA para me aguentar, e aguentar as perguntas e dúvidas sem fim que eu sempre levo a ele)
Resolvi consertar de vez o java.
A primeira coisa foi consertar o motor, depois o câmbio e a flange que foi feita a base de talhadeira pelo que pude ver
469502uma vista parcial da "frange" com uma "pequena folga de rolamento"

O bloqueio parcial que tinha comprado em Belém, estava com um pedaço de macho de abrir rosca numa das roscas que servem para segurar a coroa, foi retirado e o conjunto coroa pinhão ajustado com perfeição.
Além de uma nova flange feita ( que depois virou um dos trabalhos de faculdade do Junior.

469503Aí podemos ver s FLANGE e a caixa de marcha e de transferência montadas.
Bom to adiantando um pouco as coisas, antes disso quando o motor finalmente estava pronto, resolvo comprar um MWM2.8 TCA
E fui infectado pelo Jaqueísmo....
Vendi o motor DM-301 comprei o motor, desmontei todo o jipe, e mandei jatear o chassi.
469504 última foto do do motor antes de vender e comprar o novo, para total desespero do Junior,kkkk.

469505 chassi jateado, primado e eixos, e já que....
Já que desmontei os eixos, vamos colocar novos semi eixos na dianteira, pois os que estava lá...469506 estavam nesse estado, sem comentários

E já que vou trocar os semi eixos que tal colocar os munhões fechados da toyota com homocinéticas.
469508 o chassi já pintado, os munhões colocados, os pneus de 34" e o rancho, ou seja tenho que viver a base de pão e água para pagar a loucura do jaqueísmo... ( mais vale um gosto na vida que um vintém no bolso, eu vivo me disendo sem realmente conseguir me convencer)

reslima
07/07/2014, 08:11
Amigo, parabens, espero que logo a viatura esteja rodando, mas sinto lhe informar que a caixa de tração willys não vai ser forte o suficiente para aguentar o mwm 2.8 por muito tempo!
Abraço.

Lauro Paiva
07/07/2014, 08:32
Caro Reslima, obrigado.
Sei que essa caixa não deve aguentar muito, o nosso querido Dr. Guilherme já tinha me alertado para o fato.
Minha questão atual é que a reforma já se arrasta por mais de 4 anos, e eu não tenho outro carro.
Penso em andar no sapatinho com essa ct até comprar uma de toyota, por sinal será que a caixa T da toy casa bem, isso é, ela é forte o suficiente para o torque do motor MWM?
Por fim, na caixa de transferência vem escrito SPYCE? a última letra está inlegível. Essa caixa é boa?
Parece que esta é uma marca bem conceituada.
Na verdade tenho uma dúvida se essa caixa é realmente do jeep ou do javali, por essa foto você saberia me falar?
469511De qualquer forma Valeu pela dica!!!
O Junior da trator gama me disse que uma configuração dessas funcionou por causa de uma maior lubrificação!?
Isso faz sentido?
Disse que esse carte que vemos na foto foi trocado por outro maior com mais de 2 litros e isso resfriou as engrenagens que não entraram em colapso(?).
Bem qualquer indicação é bem vinda.

valmirjunior
07/07/2014, 08:34
kkk Fantástico Lauro, eu tenho tomado um cuidado enorme para não ser pego pelo "jáque", estou juntando peças bem devagar para não levar uma surra da esposa kkk.
Esta sua aventura foi uma epopeia grega, mas com final feliz... (ou um novo começo)

Lauro Paiva
07/07/2014, 08:40
Valmir, eu não falei de alguns detalhes, como em dormir na rede presa na cegonha enquanto atravessava o rio amazonas e da chuva que peguei,kkkk.
Na amazônia CHOVE MUITO e depois de um tempo morando por lá, vc já não liga muito pra ela, é engraçado por que quando ia pro rio, o pessoal falava que não podia sair por causa da chuva, e vc não considera essa variável, de tanta chuva no amazonas469512

valmirjunior
07/07/2014, 08:44
Meu irmão morou em Manaus algum tempo, ele falava das chuvas e dos compromissos marcados antes ou depois dela, achava muito engraçada esta parte.
Quanto a caixa de transferência, esta não é "original" da cbt, no javali a caixa é bem quadrada, e tem inscrição mplm nela (a fabrica de motores da CBT).

Sonhador
07/07/2014, 08:57
Parabens !!

Você realmente e um Homem determinado ... e Meio Louco (No Bom sentido).... Uma Aventura dessas ...praticamente sozinho !!! sem outro carro de apoio !!
Ja Passei alguns Meses No Jari e realmente a região e Braba ...... Fez Sol e Poeira .... fez chuva e lama , Choveu um pouco mais ai so indo de barco !!

Mas parabens pelo projeto ...continue firme ... e Boa sorte com esse mecanico que parece ser alguem com vontade de fazer as coisas direito !!
A empresa na epoca utilizava Toy Bandeirantes , para trabalho e realmente era aventura nos dias de chuva ....

Lauro Paiva
07/07/2014, 08:58
Bom já que...
Pensei, vou dar uma garibada na carroceria, e já que...
REsumo da ópera, gastei 3 chapas de aço(?) 16 e troquei tudo que podia, o fundo as travessas as caixas de roda (agora vejo como um projeto é importante, vou ter que ou spoar meu jipe, ou colocar o eixo traseiro mas para trás ou refazer a caixa de roda).
Coloquei os calçaos de caixa de Scania, estes recebem os parafusos e se algum dia tiver que trocar um deles só precioso tirar os parafusos deslocar um novo e recolocar os parafusos, não precisa tirar toda a carroceria.469520
469526Calço onde podemos ver o reforço por dentro.

reslima
07/07/2014, 09:17
Então Lauro, a caixa é boa sim, é Dana 18 e na carcaça está escrito "Spicer", mas para motores diesel com a pegada que o mwm 2.8 tem, não é a mais apropriada. Eu usei com motor V8 e aguentou bem, mas tudo depende do pé. De qualquer forma, sei bem o que é ficar sem veículo, então toca fazer ele rodar mesmo com essa caixa e vai garimpando uma de toyota, acredito ser uma boa opção para você.
Quanto ao cárter maior, pelo que vi na foto, o que está montado nela é o original. Veja a foto do cárter da reduzida da F V8 que tinha e perceberá que o tamanho é o mesmo.
Abs.

469538

Caro Reslima, obrigado.
Sei que essa caixa não deve aguentar muito, o nosso querido Dr. Guilherme já tinha me alertado para o fato.
Minha questão atual é que a reforma já se arrasta por mais de 4 anos, e eu não tenho outro carro.
Penso em andar no sapatinho com essa ct até comprar uma de toyota, por sinal será que a caixa T da toy casa bem, isso é, ela é forte o suficiente para o torque do motor MWM?
Por fim, na caixa de transferência vem escrito SPYCE? a última letra está inlegível. Essa caixa é boa?
Parece que esta é uma marca bem conceituada.
Na verdade tenho uma dúvida se essa caixa é realmente do jeep ou do javali, por essa foto você saberia me falar?
469511De qualquer forma Valeu pela dica!!!
O Junior da trator gama me disse que uma configuração dessas funcionou por causa de uma maior lubrificação!?
Isso faz sentido?
Disse que esse carte que vemos na foto foi trocado por outro maior com mais de 2 litros e isso resfriou as engrenagens que não entraram em colapso(?).
Bem qualquer indicação é bem vinda.

Lauro Paiva
07/07/2014, 16:32
Parabens !!

Você realmente e um Homem determinado ... e Meio Louco (No Bom sentido).... Uma Aventura dessas ...praticamente sozinho !!! sem outro carro de apoio !!
Ja Passei alguns Meses No Jari e realmente a região e Braba ...... Fez Sol e Poeira .... fez chuva e lama , Choveu um pouco mais ai so indo de barco !!

Mas parabens pelo projeto ...continue firme ... e Boa sorte com esse mecanico que parece ser alguem com vontade de fazer as coisas direito !!
A empresa na epoca utilizava Toy Bandeirantes , para trabalho e realmente era aventura nos dias de chuva ....

É sonhador, já fui chamado de maluco (acho que bom sentido,kkk) mas é isso aí!!!
Em que ano vc trabalhou no Jari?
Na época que eu cruzei essa região uma ponte tinha caido e tive que fazer uma volta de mais de 50km, só para contornar essa ponte partida,kkk
Como está a sua Ambulância????
forte abraço!!!

Lauro Paiva
07/07/2014, 16:35
Caro Reslima, vc acha que essa ideia de aumentar o cárter funciona?
E quanto a caixa de toyota, vou precisar fazer uma flange?
ou ela cabe direto?
Ela é a melhor opção?
Ela aguenta todo o torque do 2.8?
Desculpa ficar com tantas perguntas mas to em reta final para andar com o java e já quero me preparar para a próxima reforma,kkkk

Lauro Paiva
07/07/2014, 16:41
469663O radiador que foi feito pelo Sr. Nardinho em São Paulo, ele tem 50cm x 70cm de alumínio frasado (?) é o maior possível dentro do java.
Espero que funcione bem!!!
Agora falta o intercooler, que vai ser o mesmo da Nissan Frontier, aquele que fica em cima do motor, espero que assim ele não fique cheio de barro, e penso ainda colocar uma ventoinha, e assim quando estiver atolado ele continua a melhorar o volume de O2 do java!!!

Lauro Paiva
07/07/2014, 16:43
469666Outra foto do radiador!!!

Sonhador
07/07/2014, 16:59
Lauro

Estive por la entre 1993 e 1994 juntando os quebrados foram quase 6 meses , eu trabalhava em uma terceirizada , fazendo serviço nas plataformas de produção de celulose e na serraria (Manutenção eletrica).

A Ambulancia comprei a pouco mais de um mes , estou juntando coragem e dinheiro para fazer a manutenção dela , a ideia original e ser carro de shopping , com possibilidade de tirar dos enroscos :como fugir de congestionamentos subindo por meio fio e outros obstaculos para evitar assaltos , tambem em dia de enchentes , mas tbem para poder fazer alguns passeios legais.
A questão da hilux e que eu não tenho o historico de manutenção dela e sem manual , pois comprei de um Sr com inicio de alzeimer , e sem experiencia com esse tipo de veiculo(nem eu tenho experiencia). mas foi negocio de ocasiao . acho que paguei um preço justo , carro sem ferrugem , rodas , pneu mais de meia vida , boa kilometragem , carro completo , ar, direção, bancos couro . Um carro de verdade.
E um carro que quando a manutenção estiver toda revisada e carro para não esquentar a cabeça por uns 10a de boa utilização.

Lauro Paiva
07/07/2014, 18:28
Colocando pedaleira suspensa no java, junto com hidrovácuo, e disco nas 4 rodas469675
A bagunça é grande, e acho que os pedais ficaram MUITO ALTOS, gosto de pedais um pouco altos, quando vc está lotado de barro nos pés é bom, mas acho que do jeito que está vai ficar muito cansativo, enfim isso eu vejo depois de testar o carro um tempinho,kkk469676
Outra frescura é 469676o volante, todo mundo fala _ não vai ficar desconfortável?
é muito feio, tira essa caveira daí, etc...469677
Quando era pequeno, eu vi um volante assim na feira hippie de Ipanema no rio, e desde então pensei comigo, eu vou fazer um desses pra mim!!!
Como a barriga está um pouco grande fiz uma parte dela reta, o que já se provou um errro, pois vc fica procurando onde está o volante,kkk

valmirjunior
07/07/2014, 20:00
eu falei, este volante tem estilo, e também é ergonômico kkk.

Daqui a pouco vou ter que pensar em rebaixar meu volante também por causa da barriga kkk.

Lauro, o hidrovacuo é da S10?

Lauro Paiva
07/07/2014, 20:03
Sim é o original da S-10, bem como a embreagem hidráulica que tb é da S-10.
Estou tentando manter uma homogeneidade, kkkkk
Até agora: java, S-10, F-1000, Toy, Jeep...

Lauro Paiva
07/07/2014, 20:07
O suporte do setor da direção hidráulica, uma pergunta para a GALERA?????
É de S-10????
Se não de que carro é esse setor?469681

469682

guilhermeabreu
07/07/2014, 20:16
LAURO PAIVA

Achei vc .

E vc vive o chamando de PORCO , pq não manter este nome ????? JÁ PEGOU , VC O CHAMA DESTE NOME PQ MUDAR ?????

Mas vamos ao que te interessa , agora vc esta com a pessoa certa um garoto de vinte e poucos anos com muitas idéias , PACIÊNCIA e disposição para encarar esta empreitada .

Mas sugiro a vc não instalar a pedaleira numa posição que seja desconfortável PARA DEPOIS vc consertar , aí vc não vai parar e ficar a vida toda com o PORQUINHO desconfortável .

A caixa de tração WYLLIS não aguenta , tb afirmo , se vc colocar ela para ir andando , vc vai gastar duas vezes , uma vez para colocar e outra para trocar e com a sua em bom estado vc pode vender para ajudar a comprar a da BAND , se já passou por tudo que relatou mais um ano não vai deixar vc mais maluco do que já é .

O meu ENGESA fiz a primeira reforma e depois de 4 anos outra e mais outra e mais outra , quem tem jipe NUNCA DEIXA DE REFORMAR E MUDAR ALGUMA COISA PRA MELHORAR .

Vai com calma e faz as coisas para que durem muito , como este radiador muito bonito e bem feito , não vaimprecisar de outro , com a CAIXA DE TRAÇÃO DO WYLLIS vc já vai entrar derrotado e esta tudo alí desmontado e fora do carro fica muit mais fácil para montar com as coisas defitintivas .

Abraço

Lauro Paiva
07/07/2014, 20:47
Sobre a caixa de transferência, confesso que a grana tá ficando curta, e quero andar com o carro.
Vou comprar a caixa da Toyota (essa seria definitiva?) e coloca-la num segundo momento.
Provavelmente vou me apertar mais ainda e buscar essa ct.
Mais uma pergunta, a caixa moderna ou a antiga????
Preciso de flange ou é plug and play?
Forte abraço!!!

Lauro Paiva
07/07/2014, 20:57
Uma pequena aventura, o meu para brisas quebrou, uma pedra jogada por um caminhão,
Fui até uma auto peças em Belém e comprei um para brisas novo, qual a minha surpresa!!!
Ele ficou menor que o original, e caiu no meu colo.
Tive que leva-lo de volta e cortaram outro que ficou no lugar sem cair...469683
restos mortais do primeiro para brisa quebrado.

469684
Segundo para brisas, esse soltou quando o porco voava a estonteantes 65 a 70km/h
Crianças não façam isso em casa

Lauro Paiva
07/07/2014, 21:05
O meu guincho movido a feijão,
Já usei ele para levantar o carro até que as rodas ficassem a mais de 1 metro do chão.
O grande inconveniente é a dificuldade de usa-lo para " descer" o carro.
Mas me prestou grandes serviços na BR-163 e na BR-156469685

Não sei se conseguem ver os protetores de faróis a prova de explosão nuclear, feitos pelo incomparável RAIMUNDINHO!!!
Um serralheiro de mão cheia capaz de pegar qualquer peça e com seus olhos infalíveis acertar os tamanhos, centros, e se olharem com cuidado os limpadores de para brisas são embutidos na carroceria, tudo feito de chapa de aço e perfis quadrados, também é dele a arte de colocar o para brisas mais alto e fazer um grande porta trecos onde podemos ver um grande porrete que carrego. Para os amantes do alheio.

guilhermeabreu
07/07/2014, 21:45
Sobre a caixa de transferência, confesso que a grana tá ficando curta, e quero andar com o carro.
Vou comprar a caixa da Toyota (essa seria definitiva?) e coloca-la num segundo momento.
Provavelmente vou me apertar mais ainda e buscar essa ct.
Mais uma pergunta, a caixa moderna ou a antiga????
Preciso de flange ou é plug and play?
Forte abraço!!!

LAURO

Qto a caixa de transferência a da BAND é definitiva sim e TEM QUE COMPRAR A FLANGE da ENFER e fazer a adaptação , NÃO É PLUG&PLAY , tem uns ajustes pra fazer na FLANGE , deveria ser plug&play mas não é .

Agora tem um fator complicador que esquecí , o seu JIPE é um JAVALÍ e não um ENGESA , qual é a caixa de marcha do seu JAVALÍ ???? Pq se não for a 240V , se for outra , ficaria muito mais fácil vc comprar o CONJUNTO DE CAIXA DE MARCHA + T-CASE ( caixa de transferência ) da BAND MODERNA depis de 94 , aí vc teria apenas de fazer a FLANGE DE ACOPLAMENTO DA CAIXA DE MARCHA COM O MOTOR MWM , e acredito que já existe este FLANGE , já fizeram este acoplamento AQUI .

Abraço

Lauro Paiva
07/07/2014, 22:54
Dr. Guilherme.

A minha caixa é a 240V e ela está colocada com o motor com a caixa seca da C-10, entre a 240V e a caixa de transferência do jeep tenho uma flange MUITO BEM FEITA PELO JUNIOR.
Falei com ele sobre trocar essa caixa de transferência por uma de Toyota, mas ele está bem seguro que sua flange aguenta. ele colocou rolamentos e vai aumentar o carter da caixa de transferência e assim evitar que a engrenagem intermediária se aqueça e com isso ela venha a partir.
Vou pagar para ver (literalmente,kkk).
Vamos ver...

Lauro Paiva
07/07/2014, 22:58
O guincho que usava, era de um caminhão toureiro (que carrega toras)
Estou pensando em fazer algumas experiências, colocar uma caixa de transferência e talvez ele renaça como um guincho auxiliar na traseira do porco...
Alguma sugestão????469710

Lauro Paiva
07/07/2014, 23:01
Prezados moderadores, que presteza!!!
Muito obrigado por recolocar o tópico!!!
Se no resto do Brasil houvesse a mesma eficiência...
O Brasil seria sinônimo de excelência.

guilhermeabreu
07/07/2014, 23:27
Dr. Guilherme.

A minha caixa é a 240V e ela está colocada com o motor com a caixa seca da C-10, entre a 240V e a caixa de transferência do jeep tenho uma flange MUITO BEM FEITA PELO JUNIOR.
Falei com ele sobre trocar essa caixa de transferência por uma de Toyota, mas ele está bem seguro que sua flange aguenta. ele colocou rolamentos e vai aumentar o carter da caixa de transferência e assim evitar que a engrenagem intermediária se aqueça e com isso ela venha a partir.
Vou pagar para ver (literalmente,kkk).
Vamos ver...

LAURO

Beleza então a sua caixa ser a 240V , mas o que falo que não vai aguentar não é a flange que foi feita e sim os dentes das engrenagens da caixa de transferencia , como vc esta apertado$$$$$$ e vai montar assim mesmo , te aconselho a não usar PNEUZÃO no máximo um 31x10,5x15 e andar bem na maciota , SÓ ASSIM para esta T-CASE do WILLYS aguentar um bom tempo .

Lauro Paiva
07/07/2014, 23:39
Agora eu só tenho o pneu de 34" e a caixa já esta montada...
fiz um vídeo muito mal feito por sinal, que eu não consigo postar aqui, está no meu facebook https://www.facebook.com/lauro.paiva.52

Lá eu ando pela primeira vez com o motor novo e fico feliz como um pinto no lixo...

Lauro Paiva
07/07/2014, 23:52
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3d/PigSkelLyd2.png/250px-PigSkelLyd2.png informações MUITO IMPORTANTES SOBRE O JAVALI:
O grunhido do javali chama-se "arruar"

Sus scrofa, conhecido popularmente como javali (do árabe (http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_%C3%A1rabe) djabali, significando porco (http://pt.wikipedia.org/wiki/Porco) montanhês), javardo, porco-bravo e porco-montês(as fêmeas são conhecidas como javalina e gironda)

Os banhos na lama têm várias funções para os javalis. Uma função é regular a temperatura corporal, uma vez que os javalis não suam (http://pt.wikipedia.org/wiki/Suor) por terem glândulas sudoríparas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%A2ndula_sudor%C3%ADpara) atrofiadas. De igual modo se considera que os banhos de lama tem importante papel nas relações sociais da espécie, inclusive na seleção sexual. Enquanto no verão usam do banho na lama todos os javalis, sem distinção de sexo ou idade, durante a época do cio parecem reservados quase que exclusivamente aos machos adultos. Tem-se considerado 3 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Javali#cite_note-3) que estes banhos podem ajudar a manter os odores corporais sob um substrato estável como aquele proporcionado por uma camada de barro aderida ao pêlo (http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%AAlo).
Desde a Antiguidade Clássica (http://pt.wikipedia.org/wiki/Antiguidade_Cl%C3%A1ssica) à Idade Média (http://pt.wikipedia.org/wiki/Idade_M%C3%A9dia), o javali foi sempre considerado como espécie cinegética (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cineg%C3%A9tica) de prestígio, especialmente os machos adultos, que eram vistos como o paradigma da coragem e bravura. (FONTE WIKIPÉDIA)

RODRIGO TOMITÃO
08/07/2014, 11:18
Bacana o tópico Lauro, essa direção é de opala...

tuna
08/07/2014, 11:37
Lauro, só vi o tópico agora, muito bacana o CBT e contrariando todos acredito que a dana 18 (ct do willys) pode aguentar sim, mas tem que ter pé de pano... e levar a viatura não ponta dos dedos, ela até aguenta giros mais elevados (a minha é rolamentada e aguentava deslocamentos de 100/110 km/h numa boa) o que não será suportado e nem perdoado por ela são trancos de qualquer espécie e intensidade. no mais está muito bacana o trabalho...

Acompanhando por aqui.

[]'s

Lauro Paiva
08/07/2014, 13:13
Bacana o tópico Lauro, essa direção é de opala...

Obrigado, vc acha que ela segura o java com pneus 34"?

Lauro Paiva
08/07/2014, 13:17
Oh Tuna,
Obrigado!!!
Prazer em te-lo aqui, acompanho vc a tempo!!!!!!
Nas suas considerações sobre o mundo offrodistico, quase me mij... de tanto rir!!!
E sobre a ct, valeu pelas observações, vou tentar levar no sapatinho até colocar a ct da toyota, o Dr. Guilherme me sugeriu colocar a ct da toyota moderna, o que vc acha?

tuna
08/07/2014, 15:06
Oh Tuna,
Obrigado!!!
Prazer em te-lo aqui, acompanho vc a tempo!!!!!!
Nas suas considerações sobre o mundo offrodistico, quase me mij... de tanto rir!!!
E sobre a ct, valeu pelas observações, vou tentar levar no sapatinho até colocar a ct da toyota, o Dr. Guilherme me sugeriu colocar a ct da toyota moderna, o que vc acha?

Opa Lauro, que bom, quanto a ct da toyota, na minha opinião, é um bela peça de engenrharia, acabam-se os problemas, mas ainda acho que sempre entre motor torcudo e pneus 34 pra cima vai ter que ter um fusível no meio... qualquer pegada mais forte.... buummmmm!!!!:putz: eu uso pneus guerra 34,5 com motor bem torcudo e, fora as cruzetas da época que não tinha a ladder bar (uma por semana :parede:) e cardans, nunca quebrei nada mais nada depois... mas sempre tomo cuidado pra não dar tranco...depois que o "sistema" já está rodando eu meto o pé sem dó, aí é barro pra todo lado hahahah

[]'s

Lauro Paiva
08/07/2014, 15:58
Opa Lauro, que bom, quanto a ct da toyota, na minha opinião, é um bela peça de engenrharia, acabam-se os problemas, mas ainda acho que sempre entre motor torcudo e pneus 34 pra cima vai ter que ter um fusível no meio... qualquer pegada mais forte.... buummmmm!!!!:putz: eu uso pneus guerra 34,5 com motor bem torcudo e, fora as cruzetas da época que não tinha a ladder bar (uma por semana :parede:) e cardans, nunca quebrei nada mais nada depois... mas sempre tomo cuidado pra não dar tranco...depois que o "sistema" já está rodando eu meto o pé sem dó, aí é barro pra todo lado hahahah

[]'s

Tuna,

O que é esse ladder bar?
Vc tem fotos, é quela barra do Tsunammi que pega no tubo do diferencial e depois pega perto do meio do chassi?
Desculpa se a pergunta tá meio burra....
Quero fazer o meu porquinho para andar sem dó
Já coloquei semi eixo flutuante na traseira (enfer) e na dianteira da HD
Diferencial de tração positiva da eaton na frente e ensimec atrás
E na onda do Dr. Guilherme e de outros acho que vou acabar colocando a ct da toy de vez.
Então se puder me dar uma ajuda (com fotos fica ainda melhor,kkkkk)

Lauro Paiva
08/07/2014, 16:06
http://www.titantalk.com/forums/attachments/titan-performance-modifications/19220d1135723618-double-solution-vs-axle-wrap-ladder-bar-install.jpg

Lauro Paiva
08/07/2014, 16:09
Tuna, desculpa, o cérebro anda meio lento, achei esse desenho, agora minha pergunta: qual o comprimento desse braço, ele deve ser o maior possível ou do tamanho do eixo (distância entre diferencial e caixa)
No meu java a distância entre a caixa e o diferencial é muito pequena, e nesse caso o que fazer????

aguardando sugestões e pedradas :???:

tuna
08/07/2014, 19:28
Tuna, desculpa, o cérebro anda meio lento, achei esse desenho, agora minha pergunta: qual o comprimento desse braço, ele deve ser o maior possível ou do tamanho do eixo (distância entre diferencial e caixa)
No meu java a distância entre a caixa e o diferencial é muito pequena, e nesse caso o que fazer????

aguardando sugestões e pedradas :???:

Lauro é isso mesmo, e serve basicamente para prevenir o "spring wrap"que ocorre frequentemente em jeeps spoados e/ou com motores torcudos e pneus grandes...

https://www.youtube.com/watch?v=M0_IPBsl7BI

Lauro a pergunta com relaçao ao compriimento da ladder bar é muito pertinente, eu entendo que tendo pelo menos o tamanho do feixe já é suficiente a minha pouca coisa maior...
Outra característica do carro com a ladder é a diminuição ou extinção da tendencia de empinar, ele sai bem nivelado, não sei se me expressei direito...

[]'s

Marcelo Oyarzábal
08/07/2014, 19:40
Lauro, a suspensão do meu Troller é do estilo de ladder bar, se precisar de fotos eu envio para você.
Afinal, também comprei meu Troller do Pará, e parece que "alguns" elementos proprietários e mecânicos não combinam bem...
Gastei muita $$$ pra deixar meu Troller em pé, enfim, parece que uma hora a gente termina de arrumar...

Lauro Paiva
08/07/2014, 19:59
Lauro é isso mesmo, e serve basicamente para prevenir o "spring wrap"que ocorre frequentemente em jeeps spoados e/ou com motores torcudos e pneus grandes...

O Tuna, achei esse acessório, parece aos meus olhos de leigo que funciona, o que vc acha???
Será que funciona?

https://www.youtube.com/watch?v=M0_IPBsl7BI

Lauro a pergunta com relaçao ao compriimento da ladder bar é muito pertinente, eu entendo que tendo pelo menos o tamanho do feixe já é suficiente a minha pouca coisa maior...
Outra característica do carro com a ladder é a diminuição ou extinção da tendencia de empinar, ele sai bem nivelado, não sei se me expressei direito...

[]'s
http://www.how-to-build-hotrods.com/images/caltracbar01.jpg

Lauro Paiva
08/07/2014, 20:02
Oh Tuna,

Eu só consigo acesso a internet daqui do meu trabalho e o pessoal de bsb censurou a imagem que vc mandou,
é um saco!!! vou procurar uma lan house e tentar ver a imagem que vc mandou.
Obrigado!!!

tuna
08/07/2014, 20:03
Oh Tuna,

Eu só consigo acesso a internet daqui do meu trabalho e o pessoal de bsb censurou a imagem que vc mandou,
é um saco!!! vou procurar uma lan house e tentar ver a imagem que vc mandou.
Obrigado!!!

Lauro é um vídeo do youtube...

[]'s

Lauro Paiva
08/07/2014, 20:11
Caro Marcelo
Quero sim o que vc puder colocar de fotos e medidas, emfim toda ajuda É MUITO BEM VINDA!!!!!!
Obrigado!!!!!!!!!!!

Uma pergunta, por que KINDIM??? a vtr é amarela????

forte abraço!!!

Lauro, a suspensão do meu Troller é do estilo de ladder bar, se precisar de fotos eu envio para você.
Afinal, também comprei meu Troller do Pará, e parece que "alguns" elementos proprietários e mecânicos não combinam bem...
Gastei muita $$$ pra deixar meu Troller em pé, enfim, parece que uma hora a gente termina de arrumar...

Lauro Paiva
08/07/2014, 20:13
Ok, vou procurar acessar, como te falei fora do trabalho.
O seu ladder foi você mesmo que fez? Como ajustou?
Ele enrosca muito?
Pensei em também colocar as molas que tirei, ele tá bem macio agora o que me da pena,kkkk a coluna e o resto do esqueleto tão ficando meio velhos,kkkkk
De qualquer maneira obrigadaço!!!

tuna
08/07/2014, 20:21
Lauro, o meu foi o Paulo Eduardo que fez, acho que ele não tá fazendo mais, funcionava muito bem com os feixes originais com as molas de toyta ainda não testei, estava instalado bem no centro do diferencial então não atrapalhava a articulação da suspa...

Seu Java está com as molas na posição original, não? se sim, não há necessidade de ladde bar..

[]'s

guilhermeabreu
08/07/2014, 20:25
LAURO PAIVA

Desculpe em dar pitacos no seu JAVA , mas se o seu orçamento esta apertado no momento e vc quer fazer seu JAVA andar e como vc tem uma CT do WILLYS , então tudo tem que ser no sapatinho , e esta adaptação que vc quer fazer é para o dia em que o PORCO estiver andando com a CT da BAND . Nem estes pneus 34 te recomendo em usar agora , mesmo vc andando bem devagar com este PNEUZÃO a CT willys vai miar logo . Fizemos um encontro dos ENGESA em Itamonte-MG 540km daqui e foi um WILLYS CJ5 com motor MWM e CT willys , fizemos APENAS PASSEIO nenhuma trilha e na volta após rodarmos 70km a CT rachou e o CJ teve que voltar guinchado . Hora nehuma o Gilberto deu tranco no carro ele estava com pneus 33x12,5x15 .

Deixe para gastar o dinheiro nas coisas principais e de 1ª nescessidade agora , esta BARRA SEI LÁ O NOME é coisa lá pra frente não queima neurônios com uma coisa que não precisa agora .

Desculpe por me intrometer .

Abraço

Lauro Paiva
08/07/2014, 21:24
LAURO PAIVA

Desculpe em dar pitacos no seu JAVA , mas se o seu orçamento esta apertado no momento e vc quer fazer seu JAVA andar e como vc tem uma CT do WILLYS , então tudo tem que ser no sapatinho , e esta adaptação que vc quer fazer é para o dia em que o PORCO estiver andando com a CT da BAND . Nem estes pneus 34 te recomendo em usar agora , mesmo vc andando bem devagar com este PNEUZÃO a CT willys vai miar logo . Fizemos um encontro dos ENGESA em Itamonte-MG 540km daqui e foi um WILLYS CJ5 com motor MWM e CT willys , fizemos APENAS PASSEIO nenhuma trilha e na volta após rodarmos 70km a CT rachou e o CJ teve que voltar guinchado . Hora nehuma o Gilberto deu tranco no carro ele estava com pneus 33x12,5x15 .

Deixe para gastar o dinheiro nas coisas principais e de 1ª nescessidade agora , esta BARRA SEI LÁ O NOME é coisa lá pra frente não queima neurônios com uma coisa que não precisa agora .

Desculpe por me intrometer .

Abraço
Dr. Guilherme,

O senhor não se intromete não!!! O SENHOR ME AJUDA E MUITO
SÓ TENHO A LHE AGRADECER MEU CARO!!!
JÁ ESTOU VENDO UMA CT DE UM COLEGA DO FORUM, SE CONSEGUIR COMPRAR!!! VAI SER FESTA
SOBRE OS FEIXES DE MOLA, EU RETIREI ALGUMAS, POIS ESTAVA COM UM KIT MUITO DOIDO QUE TINHA MOLAS HELICOIDAIS JUNTO COM O FEIXE DE MOLAS. A APARÊNCIA ERA HORRÍVEL, MAS O CONFORTO DEZ!
O JAQUEÍSMO É UMA DOENÇA SÉRIA, MUITO SÉRIA MESMO, COM SINAIS VISÍVEIS DA CONTA BANCÁRIA EMAGRECENDO RAPIDAMENTE, O ESQUELETO BALANÇANDO MUITO, E UM SORRISO MEIO BESTA NA CARA:euforico:
O SENHOR CONSEGUIU VER MEU VÍDEO NO FACEBOOK? POSSIVELMENTE O PIOR VÍDEO DO MUNDO!!! MAS COM MUITA FELICIDADE ,KKKKKKK

Marcelo Oyarzábal
08/07/2014, 21:30
Dr. Guilherme e Sr. Lauro, boa noite.

Meu pitaco, seria uma T Case Borg Warner 1356 (Acho que da F1000, acionamento mecânico) ou uma Borg Warner 1354 (Troller, de fábrica acionamento elétrico e lá nos gringos acionamento manual de serie).
A T Case do Willys, é pesada e muita engrenagem, o aço de antigamente não se compara com o de hoje. Todos os dias a gente ve Troller com pneu 35, 37 (Akpg aqui do forum nunca quebrou uma T Case e usa pneu 37 e acelera sem dó) e não tem histórico de quebras, a manutenção dela é a cada 250.000 km, que precisa a troca das buchas do garfo. Uma caixa dessas se consegue por uns R$1.500,00 em desmanche, é só abrir alguns parafusos e verificar como está.
Da Band, acho que esta cara hoje no mercado, por que o pessoal gosta pela robustez. Por favor, não me joguem pedra, é só meu pitaco.

Obs. Uso a Borg Warner no meu Troller com 33, não tenho do que reclamar.

Marcelo Oyarzábal
08/07/2014, 21:34
Sobre tirar alguns feixes, tem que cuidar por causa do torque do motor, poderá ter problemas com instabilidade direcional creio eu, desde que a suspensão foi projetada com a mecânica original, e não com um motorzão desses. Pneu grande e motor torcudo como o Tuna falou, são sérios problemas.

Lauro Paiva
08/07/2014, 21:36
Marcelo,
To aqui no sul da Bahia, vc sabe onde consigo uma tc dessas???
E eu consigo coloca-la no câmbio de uma 240V????
Você sabe qual a relação de reduzida dela???
SEM PEDRAS, KKKKKK

Marcelo Oyarzábal
08/07/2014, 22:08
Marcelo,
To aqui no sul da Bahia, vc sabe onde consigo uma tc dessas???
E eu consigo coloca-la no câmbio de uma 240V????
Você sabe qual a relação de reduzida dela???
SEM PEDRAS, KKKKKK

Lauro, em desmanche, a do Troller motor MWM 2.8 e cambio Eaton, a T Case é BW1354, das F1000 são BW1356, em desmanches você deverá encontrar.
Sei que com flange a T Case da Band da no cambio 240v Clark, acho que os Engesa usam essa configuração. Acredito que não seja muito diferente de colocar a BW1354 ou 1356.

Sr. Lauro, por favor, leia esse tópico do engesa Galego. Posts número 2458 em diante.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-205.html

Sobre a relação da reduzida não sei, mas meu troller a 3.000 RPM está a 100km/h com pneus 33, com a primeira reduzida mal mexe a roda, tem que ser segundo ou terceira, dependendo do obstáculo.

Se o valor com adaptação ficar caro com a Borg Warner, a Enfer faz um flange para acoplar a 240V Clark na T Case da Bandeirante.

Agora se vai gastar e quer um conjunto mais moderno, da pra vender seu cambio e comprar um 2305 Eaton do Troller com a T Case acoplada, é só aparafusar e se divertir.

Conversa com o CJ, ele é de Salvador e entende muito dessas adaptações, inclusive vai lhe indicar onde conseguir uma T Case ou conjunto com preço acessível.

Ver Perfil: zeca_cj - 4x4 Brasil - Portal Off-Road (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/17300.html)

Foi só minha opnião.

Um abraço.

Marcelo Oyarzábal
08/07/2014, 22:12
Sr. Lauro, acho que deve descartar meu post sobre a Borg Warner.
Pesquisando aqui, talvez não mais barato, mas prático é a 240v + Flange Enfer + T Case Bandeirante.

Um abraço.

Marcelo Oyarzábal
08/07/2014, 22:20
Esse Javali é daqui de Cuiabá se não me engano.

JAVALI DO GARDENAL PANTANAL 4X4 PARTE 3 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=nFj7R0duSIs)

Lauro Paiva
09/07/2014, 12:13
O Marcelo,
A internet que eu uso é bloqueada, assim que eu tiver um tempo quero ir a uma lan house e ver o vídeo que vc tão gentilmente postou, obrigado!!!
E i kindim como está??
Abraços

Marcelo Oyarzábal
09/07/2014, 13:53
O Marcelo,
A internet que eu uso é bloqueada, assim que eu tiver um tempo quero ir a uma lan house e ver o vídeo que vc tão gentilmente postou, obrigado!!!
E i kindim como está??
Abraços

Sr. Lauro, o vídeo é de um Javali com mecanica MWM 2.8, cano reto, muito bonito o ronco.
Sobre o Kindim, hoje estou à procura de um tarugo de tecnil para fazer algumas modificações na altura da suspensão e dos links dianteiros, por que quando levantar a suspensão em 6 cm o eixo dianteiro por causa da ladder bar vai perder o angulo original, vou precisar levar o eixo 3 cm pra frente. A suspensão elevada é para entrar os pneus 35 Maxxis.

Um abraço.

Lauro Paiva
09/07/2014, 19:56
470081Achei as fotos dos semi eixos antigos, cada um de um tipo, por conta disso e do jaqueísmo...

470083Vieram duas imagens iguais, mas dá pra ver o munhão fechado do Toyota, e os semi eixos são da HD engenharia, com as homocinéticas da toy.
Minha dúvida é a seguinte: eu uso rodas de 5 furos, gostaria de usar os freios a disco da toyota, mas eles são de 6 furos, alguém tem um pitaco?
470085

Marcelo Oyarzábal
09/07/2014, 21:54
Sr. Lauro, nao to conseguindo visualizar as fotos das primeiras páginas, não sei se os outros usuários conseguem. Até troquei de computador mas não aparece, foi anexado, mas "contém erro".

Lauro Paiva
09/07/2014, 22:00
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/engesa-camper-e-marrua/469462d1404696416t-javali-em-reta-quase-final-de-acabamento-rio-amazonas-80-.jpgMarcelo, aqui as fotografias aparecem, você conseguiu ver essa fotografia? Ela é a primeira da primeira página.

Marcelo Oyarzábal
09/07/2014, 22:09
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/engesa-camper-e-marrua/469462d1404696416t-javali-em-reta-quase-final-de-acabamento-rio-amazonas-80-.jpgMarcelo, aqui as fotografias aparecem, você conseguiu ver essa fotografia? Ela é a primeira da primeira página.

Nao consigo Sr. Lauro, vou tentar amanha no trabalho.

Marcelo Oyarzábal
09/07/2014, 22:11
As fotos do munhao no posto acima consigo ver sem problemas...

reslima
22/07/2014, 11:08
Ja vi uns adaptadores da AVM que mudam de 5 para 6 furos e que, inclusive, pretendia usar na minha A10, caso eu optasse por torná-la 4x4 com eixos Dana 44 de Rural. Acredito que não tenha nenhum problema em usar esses adaptadores mas de forma invertida, pra poder manter as rodas 5 furos.

Minha dúvida é a seguinte: eu uso rodas de 5 furos, gostaria de usar os freios a disco da toyota, mas eles são de 6 furos, alguém tem um pitaco?

Francisco Maciel
22/07/2014, 12:42
Prezado Lauro.

Em primeiro lugar, meus parabéns pela saga do Porco. Fico imensamente feliz ver que existem pessoas que não desanimam fácil mediante as mais adversas situações. Vejo que a reforma está ficando excelente.
Em segundo lugar, eu diria vá sem medo com a reduzida willys (dana 18). Infelizmente, devido ao achismo e a falta de informação, temos muito preconceito com esta fabulosa caixa de redução.

Abaixo alguns texto, em inglês, sobre esta caixa de redução:

Dana Spicer 18 - The Best Transfer Case Ever? (http://www.fourwheeler.com/how-to/transfer-case-dana-spicer-18/)

Dana 18 | Tech Vault | Advance Adapters (http://www.advanceadapters.com/tech-vault/dana-18/)

Eu colocaria todas as engrenagens novas, substituiria os roletes por rolamentos cônicos, e colocaria o carter maior.
Tenho 2 jeeps um com MWM 2.8 e reduzida da frontier e outro com motor de opala e reduzida willys. Estou em processo de compra de um MWM 2.8 para por no meu willys e não irei trocar a caixa de transferência.

Nos EUA, esta caixa foi e é utilizada em vários veículos, muitos com motores V8, cuja faixa de torque oscila entre 20 e mais de 30 Kgfm. Um MWM 2.8 possui 34 kgfm a cerca de 1800 RPM.

Boa sorte na saga do Porco. Assinei este tópico e irei acompanhar.

Grande abraço.

reslima
22/07/2014, 13:35
Amigo, concordo contigo é uma ótima caixa de redução e as mudanças que sugeriu eu mesmo cheguei a realizar na que usei com V8 272, inclusive com reforço no cárter para tentar evitar que a carcaça abrisse ao meio, como costuma acontecer com as dana18. Além de mim, sei de pelo menos outros 3 carros que também usaram V8 com a Dana 18 e não tiveram problema por um bom tempo.

Porém, não sei nem precisar a quantia de CT´s que vi quebradas, seja com motores grandes, original, gasolina, diesel, etc. A grande dificuldade hoje em dia para essas transferências é encontrar peças confiáveis, de qualidade, que a façam aguentar o rojão, por exemplo de um MWM 2.8 desse, por isso pergunto: - Quanto às engrenagens "novas", gostaria apenas que indicasse onde comprar as tais aqui no Brasil e é claro, que tenham uma boa qualidade??? É certo que a maioria instala uma redução dessa, as vezes com 40, 50 anos já de trabalho, esperando que tenha o mesmo desempenho de caixas de redução mais novas, mas infelizmente isso não é realidade.

Além disso, não existe no mercado brasileiro um kit de engrenagens decente para a Dana 18. Todos empresas que se aventuram ou se aventuraram, tiveram problema com clientes insatisfeitos com a qualidade de seus produtos (a maioria) ou apenas pelo valor cobrado pelas peças.

Você pode simplesmente me responder que poderia importar essas engrenagens dos EUA, onde ainda existe peças novas de qualidade a venda, aliás, quem tem condições, consegue trazer CT Dana 18 nova de lá ainda, acontece que nem todo mundo tem facilidade para importar peças.

Me lembro que o Marcel desenvolvia um kit de engrenagens de redução para a Dana 18 do qual sempre ouvi falar muito bem, mas ele mesmo já não as fabrica mais. Ainda, outro amigo aqui do fórum, já comentou também a respeito de engrenagens feitas por um Senhor, Jipeiro, dono de uma Empresa de guinchos do Rio Grande do Sul, mas não sei se esse senhor continua fazendo, até porque as que ele fez foi para o seu uso e de mais alguns que, após contato com ele, encomendaram as engrenagens.

Outra questão é, apesar do achismo e da falta de informação, aqui mesmo no fórum já existiram tópicos sobre a resistência dessas transferências, inclusive um do Leopoldo em que ele transcreve uma matéria publicada por uma conceituada revista de 4x4 americana, provavelmente já tenha lido.

De qualquer forma, sou fã incondicional dos willys, foi através de um que comecei no 4x4 e continuo dia a dia envolvido com eles, mas infelizmente as caixas de transferência willys ficaram "limitadas", dependendo de qual mecanica vai usar (leia-se motor, cambio, relações de diferencial, pneus, etc), justamente pela dificuldade que é para fazer a manutenção de uma forma que ela se mantenha confiável, como quando era "nova" a 50 anos atrás.

Abs.

Em segundo lugar, eu diria vá sem medo com a reduzida willys (dana 18). Infelizmente, devido ao achismo e a falta de informação, temos muito preconceito com esta fabulosa caixa de redução.

Abaixo alguns texto, em inglês, sobre esta caixa de redução:

Dana Spicer 18 - The Best Transfer Case Ever? (http://www.fourwheeler.com/how-to/transfer-case-dana-spicer-18/)

Dana 18 | Tech Vault | Advance Adapters (http://www.advanceadapters.com/tech-vault/dana-18/)

Eu colocaria todas as engrenagens novas, substituiria os roletes por rolamentos cônicos, e colocaria o carter maior.
Tenho 2 jeeps um com MWM 2.8 e reduzida da frontier e outro com motor de opala e reduzida willys. Estou em processo de compra de um MWM 2.8 para por no meu willys e não irei trocar a caixa de transferência.

Nos EUA, esta caixa foi e é utilizada em vários veículos, muitos com motores V8, cuja faixa de torque oscila entre 20 e mais de 30 Kgfm. Um MWM 2.8 possui 34 kgfm a cerca de 1800 RPM.

Boa sorte na saga do Porco. Assinei este tópico e irei acompanhar.

Grande abraço.

Francisco Maciel
22/07/2014, 14:00
Amigo, concordo contigo é uma ótima caixa de redução e as mudanças que sugeriu eu mesmo cheguei a realizar na que usei com V8 272, inclusive com reforço no cárter para tentar evitar que a carcaça abrisse ao meio, como costuma acontecer com as dana18. Além de mim, sei de pelo menos outros 3 carros que também usaram V8 com a Dana 18 e não tiveram problema por um bom tempo.

Porém, não sei nem precisar a quantia de CT´s que vi quebradas, seja com motores grandes, original, gasolina, diesel, etc. A grande dificuldade hoje em dia para essas transferências é encontrar peças confiáveis, de qualidade, que a façam aguentar o rojão, por exemplo de um MWM 2.8 desse, por isso pergunto: - Quanto às engrenagens "novas", gostaria apenas que indicasse onde comprar as tais aqui no Brasil e é claro, que tenham uma boa qualidade??? É certo que a maioria instala uma redução dessa, as vezes com 40, 50 anos já de trabalho, esperando que tenha o mesmo desempenho de caixas de redução mais novas, mas infelizmente isso não é realidade.

Além disso, infelizmente não existe no mercado brasileiro um kit de engrenagens decente para a Dana 18. Todos empresas que se aventuram ou se aventuraram, tiveram problema com clientes insatisfeitos com a qualidade de seus produtos (a maioria) ou apenas pelo valor cobrado pelas peças.

Você pode simplesmente me responder que poderia importar essas engrenagens dos EUA, onde ainda existe peças novas de qualidade a venda, aliás, quem tem condições, consegue trazer CT Dana 18 nova de lá ainda, acontece que nem todo mundo tem facilidade para importar peças.

Me lembro que o Marcel desenvolvia um kit de engrenagens de redução para a Dana 18 do qual sempre ouvi falar muito bem, mas infelizmente, ele mesmo já não as fabrica mais. Ainda, outro amigo aqui do fórum, já comentou também a respeito de engrenagens feitas por um Senhor, Jipeiro, dono de uma Empresa de guinchos do Rio Grande do Sul, mas não sei se esse senhor continua fazendo, até porque as que ele fez foi para o seu uso e de mais alguns que, após contato com ele, encomendaram as engrenagens.

Outra questão é, apesar do achismo e da falta de informação, aqui mesmo no fórum já existiram tópicos sobre a resistência dessas transferências, inclusive um do Leopoldo em que ele transcreve uma matéria publicada por uma conceituada revista de 4x4 americana, provavelmente já tenha lido.

De qualquer forma, sou fã incondicional dos willys, foi através de um que comecei no 4x4 e continuo dia a dia envolvido com eles, mas infelizmente as caixas de transferência willys ficaram "limitadas", dependendo de qual mecanica vai usar (leia-se motor, cambio, relações de diferencial, pneus, etc), justamente pela dificuldade que é para fazer a manutenção de uma forma que ela se mantenha confiável, como quando era "nova" a 50 anos atrás.

Abs.

Boa tarde reslima.

As minhas eu comprei do Ricardo Gruneich, irmão do dono da Recuperg, e proprietário da empresa HG Gear. A empresa fica em Gaspar - SC. Segue o contato dele: ricardo.hggear@gmail.com (49) 3522-3695
São de ótima qualidade, estão durando bastante, não tive problemas dimensionais ou de dureza das peças e não houve necessidade de se fazer nenhum retrabalho nelas.
Paguei um preço que julgo ser justo (acho que na epoca me custou cerca de R$780,00) e inclusive veio com o pino chorão com rolamento cônico.
Você falou certinho que existem muitas caixa com mais de 40 anos em operação. E o problema, não é a caixa, é a falta de manutenção adequada e os muitos "mexanicos" que existem por aí.
A caixa d abandeirantes é excelente, o problema que eu vejo, é o custo elevado para se colocar uma no carro. Em lojas especializadas um kit novo chega a custar mais de R$4.000,00 (Kit + reduzida toyota bandeirantes para adaptar no Engesa fase 1. - Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/kits-e-flanges/284-kit-reduzida-toyota-bandeirantes-para-adaptar-no-engesa-fase-1.html))
E como o Lauro, está com um ótimo câmbio revisado, uma flange excelente e uma boa caixa de redução... acho muito dispendioso financeiramente, gastar mais de R$4.000,00 para comprar um nova caixa de redução ou um novo conjunto de câmbio e caixa.
Continuo enfatizando que se o Lauro, tiver uma pessoa de confiança e que saiba realmente revisar esta caixa de transferência, ele não terá problema nenhum.

Abraços.

sportster
22/07/2014, 14:10
Força Lauro!!!
Tá na reta final... é mto bom ler relatos de pessoas determinadas como vc.
Estou na torcida para que tudo dê certo!
Depois quero ver o vídeo das aventuras do "porco".

Parabéns

Lauro Paiva
28/07/2014, 08:56
PREZADÍSSIMOS COLEGASPrimeiro quero agradecer ao Marcelo Oyarzábal por pro ter ida até uma loja e procurado a caixa de reduzida da Toyota, ao Reslima pelas considerações para adaptar o freio do toyota no porco e ao Francisco Macile, pelo contato com o Ricardo para ver as peças de do dana 18.Bom, liguei para o Ricardo, e ele me informou que mesmo com as peças novas que ele fabrica para a reduzida dana 18 o torque do MWM 2.8 é demais e ele mesmo me recomendou colocar o da toyota, então vou fazer essa adaptação e retirar a caixa do willis.

Lauro Paiva
28/07/2014, 09:31
472179o filtro de ar de máquinas agrícolas, espero que seja efeiciente pois devo voltar para a amazônia, ou brasília, não sei que tipo de "selva é melhor",kkk
472181o indicador de restrição de filtro de ar, já que (olha o perigo aí) o corpo de filtro de ar tinha uma saída para esse artefato, comprei o dito cujo, vamos ver se essa traquitana funciona, ou se é apenas mais um penduricalho...

Agora tenho que escolher o local onde instalar o filtro, pensei com meus botões em 2 lugares, retirar a bateria e coloca-la (s) vou colocar 2 de 100Ah debaixo do banco, as baterias é claro e colocar o filtro de ar onde ficava a bateria e abrir um boraco no capô e ficar com o chapéu do filtro a mostra, ou colocar o filtro sobre o paralama dianteiro direito, não atrapalha a decida do parabrisa, mas restringe um pouco a visão, e o filtro fica mais exposto a amigos dos alheios.

Lauro Paiva
28/07/2014, 11:32
Não estou conseguindo colocar as fotos, queria postar o tanque de inox, mas vamos assim mesmo, uma pergunta para os meus colegas de fórum, alguém já colocou uma janela de inspeção em tanques de inox?
Isso é comum em veleiros, é uma janela que permite abrir uma área grande e assim limpar toda a borra deixado pelo diesel, como o meu tanque foi construído com várias entradas que não vou usar, tendo em vista que a própria boia tem o pescador e retorno eu cortaria em retângulo e faria uma tampa com muitos parafusos permitindo assim uma manutenção mais profunda no tanque, o que vocês acham???

valmirjunior
29/07/2014, 14:46
Lauro, para tanque de carro nunca vi.
Acredito que nos veleiros tem esta porta de inspeção pela dificuldade de tirar o tanque, no carro é fácil (no javali então, dois parafusos e já esta no chão).

Vitor JAVA 90
10/08/2014, 00:17
Lauro, parabens pelo porco esta ficando bonito demais, deixa eu te perguntar esse guincho manual funciona bem? da para tirar o jipe do atoleiro? vc faz uma força do cao para puxar o jipe ou é deboa? sou louco para instalar um desses no meu java mais fico receoso sobre a utilidae dele..obrigado

Vitor JAVA 90
10/08/2014, 17:15
Lauro, parabens pelo porco esta ficando bonito demais, deixa eu te perguntar esse guincho manual funciona bem? da para tirar o jipe do atoleiro? vc faz uma força do cao para puxar o jipe ou é deboa? sou louco para instalar um desses no meu java mais fico receoso sobre a utilidae dele..obrigado

Lauro andei lendo seu tópico e vi que vc está com problema na CT, uma pergunta boba mais pq vc nao usa a Ct original do javali????? ela é estupida de forte, tem um reduzida mto bruta e resiste á motores torcudos... o meu javali tem pneu de trilha 33 recapado com desenho super tork, o famoso moedor de diferencias,cambios caixas e etc... ja dei trancos como um animal e a caixa ta firme e forte.. sem contar que os pneus de asfalto sao 315 r16 fazem os 33 parecerem pequenos kkkkk, rodo a mais de 100km/h deboa.... vai ser plug and play neste seu cambio....outra dica para vc erguer seu jipe.. ao inves de gastar com tempo e grana com SPOA, vc pode erguer como eu fiz com jumelos enormes... e no meu caso ergui tbm a carroceria.

Lauro Paiva
20/08/2014, 18:53
Prezados,

Surgiu uma oportunidade e comprei uma caixa de transferencia de toyota por quinhentos reais, comprei, e agora a d'uvida, 'e a do modelo antigo, at'e 1981 segundo o mecanico.
Ela vai ser suficiente para suportar o torque do motor 2.8 da MWM?
Eu quero ainda falar com o Reslima, que gostaria de ficar com os semi eixos antigos, eu terei praser em lhe mandar os semi eixos, mas so que acho que seria melhor tirar algumas fotos para ver se realmente vai querer essas pecas, tambem tenho o munhao aberto do java com os parafusos novos.
Desde ja abrigado a todos, estou viajando e aqui fica bem dificil abrir o e-mail e responder as mensagens, a todos um fortte abraco!!!!

Lauro Paiva
20/08/2014, 18:58
Vitor, esse guincho tem uma forca tremenda, uma vez so de brincadeira passei o cabo de aco num galho de cajueiro e levantei a frente dele ate que as rodas ficassem a mais de metro e meio (a parte inferior das rodas) livre.
Funciona sim, so 'e lento e para "descer" a ladeira 'e meio trabalhoso, em compensa'cao praticamente inquebravel, e mesmo sem motor ou sem bateria ele funciona. Sem esquecer, a trava desse que eu fiz 'e SUPERDIMENSINADO, coloquei graxeiras nos mancais, aumentei a lateral do carretel. Quanto maior a alavanca, maior a forca de tracao, e mais vezes voce ter'a que acinar a alavanca.

hercilio.neto
20/08/2014, 20:26
Prezados,

Surgiu uma oportunidade e comprei uma caixa de transferencia de toyota por quinhentos reais, comprei, e agora a d'uvida, 'e a do modelo antigo, at'e 1981 segundo o mecanico.
Eu quero ainda falar com o Reslima, que gostaria de ficar com os semi eixos antigos, eu terei praser em lhe mandar os semi eixos, mas so que acho que seria melhor tirar algumas fotos para ver se realmente vai querer essas pecas, tambem tenho o munhao aberto do java com os parafusos novos.
Desde ja abrigado a todos, estou viajando e aqui fica bem dificil abrir o e-mail e responder as mensagens, a todos um fortte abraco!!!!

Lauro,
A caixa de transferência da Band antiga é muito robusta, mas você vai sentir falta da reduzida.

guilhermeabreu
20/08/2014, 20:43
Prezados,

CARO AMIGO LAURO PAIVA

Inicialmente achei que vc havia feito o melhor negocio do mundo , mas não existe almoço de graça e por este preço deu para desconfiar , esta caixa de transferencia aguenta muito bem o motor MWM , SÓ QUE : " ELA NÃO TEM REDUZIDA " , vc vai ficar meio manco , pois o dia que vc precisar de muita força vc não terá o recurso da reduzida , no caso dos ENGESAS que tb não tem reduzida nas caixas de transferencias originais , MAS O CAMBIO TEM 1ª MARCHA MUITO REDUZIDA , daí é como se o ENGESA tivesse 4 marchas e uma REDUZIDA e no seu caso o cambio é o original do JAVA ou vc tb tem o cambio CLARK 240V , não lembro de ter lido seu tópico todo , se tiver tudo bem esta caixa da BAND vai te atender .

OBS 1 : Uma caixa de transferência da BAND com reduzida esta na faixa dos R$2.500,00 .

OBS 2 : HERCILIO , eu estava escrevendo minha resposta primeiro do que vc , daí chegou um amigo aqui e parei de responder e agora terminei a minha resposta e vejo que vc saiu na minha frente , isto não vale não , rsrsrsrsrsrsrsrs .

Abraço

hercilio.neto
20/08/2014, 21:42
(...)
OBS 2 : HERCILIO , eu estava escrevendo minha resposta primeiro do que vc , daí chegou um amigo aqui e parei de responder e agora terminei a minha resposta e vejo que vc saiu na minha frente , isto não vale não , rsrsrsrsrsrsrsrs .

Dr. Guilherme,
Seu conhecimento sempre agrega.

Lauro Paiva
22/08/2014, 16:23
Prezado Doutor Guilherme,

A caixa em questão eu acho que tem reduzida, pelo menos ela tem uma alavanca (não sei com certeza) que também pode ser a de acionar a tração dianteira, eu na verdade estava numa tremenda ressaca... e comprei a caixa como uma tentativa de solucionar o problema de fraqueza da caixa de transferência spice 18.
Vou colocar uma fotografia da caixa.
Mas até lá como saber se a caixa em questão tem ou não a bendita reduzida???
É fácil reconhecer?
Bom Hercílio OBRIGADO TAMBÉM PELA SUA AJUDA.

CARO AMIGO LAURO PAIVA

Inicialmente achei que vc havia feito o melhor negocio do mundo , mas não existe almoço de graça e por este preço deu para desconfiar , esta caixa de transferencia aguenta muito bem o motor MWM , SÓ QUE : " ELA NÃO TEM REDUZIDA " , vc vai ficar meio manco , pois o dia que vc precisar de muita força vc não terá o recurso da reduzida , no caso dos ENGESAS que tb não tem reduzida nas caixas de transferencias originais , MAS O CAMBIO TEM 1ª MARCHA MUITO REDUZIDA , daí é como se o ENGESA tivesse 4 marchas e uma REDUZIDA e no seu caso o cambio é o original do JAVA ou vc tb tem o cambio CLARK 240V , não lembro de ter lido seu tópico todo , se tiver tudo bem esta caixa da BAND vai te atender .

OBS 1 : Uma caixa de transferência da BAND com reduzida esta na faixa dos R$2.500,00 .

Abraço

Lauro Paiva
22/08/2014, 18:43
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t34.0-12/10601000_757323980975416_1368295127_n.jpg?oh=fb1ea 0fd73c84d04b00e1aa744797cc5&oe=53F96EF5&__gda__=1408852501_aa758344aeb065bf492cfb05a43fe37 0
radiador colocado no javali, juntamente com o intercoler!!!!!!
A coisa ta andando!!!!

Lauro Paiva
22/08/2014, 18:47
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t34.0-12/10613809_757324010975413_1610889520_n.jpg?oh=f5b4f 8443a2724f46dc8ee45a1f833c2&oe=53F95579&__gda__=1408848297_bd78f8d4f62bc2495ad79ffb7de9026 f
Outra vista da obra, agora falta colocar o filtro de ar, que deve ficar do lado de fora sobre o para lamas do passageiro.

Lauro Paiva
22/08/2014, 18:50
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t34.0-12/10602712_757323940975420_1504721473_n.jpg?oh=7b625 9364abbeada7c0ed68ea2b012fb&oe=53F957D1&__gda__=1408871361_dcf07ba5b809a387ceb27524ec268b8 a
Daqui da para ver a embreagem.
Alguém teve o mesmo problema que eu, o freio ficou MUITO FORTE E MUITO SENSÍVEL, não tem aquele curso onde se da uma freada de leve e vai se aumentando a freada.

hercilio.neto
22/08/2014, 21:47
Lauro,
A alavanca tem a única finalidade de acionar a tração 4x4. Não dispõe de reduzida.

hercilio.neto
22/08/2014, 21:55
Mas até lá como saber se a caixa em questão tem ou não a bendita reduzida???
É fácil reconhecer?

Fácil de saber.
Se as saídas dos cardãs estão na mesma linha longitudinal, tem reduzida.
Se as saídas são deslocadas, não tem reduzida.

guilhermeabreu
23/08/2014, 21:30
Outra forma simples de saber tb é pelo movimento da alavanca , se ela só se movimenta em linha reta para frente e para tras NÃO TEM REDUZIDA e se ela movimenta em forma de L , indo para frente e para tras e qdo vc coloca pra tras e se vc levar a alavanca para o lado direito e ela mover neste sentido ela tem reduzida . Mas pelo preço e pelo ano ela não tem reduzida . A alavanca só vai para frente e para tras .

Lauro Paiva
25/08/2014, 10:20
É isso mesmo, as saídas da caixa de transmissão são desencontradas, vou procurar uma nova caixa de transmissão, com reduzida.Eu não tenho certeza, posso pedir aqui no forum que quero comprar uma, não sei se tenho que pagar alguma taxa ou aonde devo colocar um "pedido de compra"(?)Doutor Guilherme, e Hercilio, obrigado.Estou com a viatura quase pronta, e vou spoar ela, pois com esses pneus e rodas fiquei quase sem curso de suspensão.Como vou colocar um suporte novo nos tubos do semi -eixo para apoiar estes nas molas semi elípticas, preciso saber de um dado que tem me confundido muito, apesar de ter lido em vários lugares aqui no forum, quantos graus de caster devo colocar, se alguém tiver um desenho e os valores eu agradeço de antemão.Vou comprar na paulista 4x4 o suporte hi steer para bandeirantes já que estou com o munhão fechado da bandeirantes.

hercilio.neto
25/08/2014, 10:30
Lauro,
Voce pode usar a seção Classificados 4x4:
Compram-se Peças e Acessórios (http://www.4x4brasil.com.br/forum/compram-se-pecas-e-acessorios/)

Não sei sobre a efetividade.

guilhermeabreu
25/08/2014, 12:52
É isso mesmo, as saídas da caixa de transmissão são desencontradas, vou procurar uma nova caixa de transmissão, com reduzida.Eu não tenho certeza, posso pedir aqui no forum que quero comprar uma, não sei se tenho que pagar alguma taxa ou aonde devo colocar um "pedido de compra"(?)Doutor Guilherme, e Hercilio, obrigado.Estou com a viatura quase pronta, e vou spoar ela, pois com esses pneus e rodas fiquei quase sem curso de suspensão.Como vou colocar um suporte novo nos tubos do semi -eixo para apoiar estes nas molas semi elípticas, preciso saber de um dado que tem me confundido muito, apesar de ter lido em vários lugares aqui no forum, quantos graus de caster devo colocar, se alguém tiver um desenho e os valores eu agradeço de antemão.Vou comprar na paulista 4x4 o suporte hi steer para bandeirantes já que estou com o munhão fechado da bandeirantes.

LAURO PAIVA

Se o seu carro esta ainda original , fica fácil de vc saber qual é o CÁSTER ORIGINAL e depois que levantar é só mexer na correção do mesmo para que ele fique com o grau original , cada carro tem o seu grau de cáster recomendado pelo fabricante e muda de carro para carro .

Lauro Paiva
27/08/2014, 18:28
Prezados,Boas notícias, o radiador está colocado, juntamente com o intercoller, bem como a pintura está andando bem, mas como nem tudo são flores...Descobri que o mexânico de Benevides deixou mais uma "lembrança" o setor de direção estava com 2 rolamentos quebrados, e criou uma limália que afetou a bomba hidráulica, P#%@ que p@&!* que precisou ser desmontado e limpado.Estou cotando uma caixa de transmissão da toyota e descobri que existem mais de uma, e não sei qual a adequada para adaptar na 240V, devo usar a de 5 marchas que usa o motor 14B????Doutor Guilherme, sobre o cáster, eu não sei qual o valor original, e agora como coloquei o munhão fechado de toyota, ele ficou a exatos 90 graus.Vou spoar meus eixos, e é minha última oportunidade em fazer essa regulagem, o que o senhor acha???Vale lembrar que meus pneus são de 34 polegadas em aro 16, portanto ele vai ficar bem alto.Grande Hercílio, valeu pela dica eu nunca tinha entrado nessa parte do forum.Bom, não sei por que cargas d'água, mas não consigo colocar mais as fotografias por aqui.A obra anda!!!!

Francisco Maciel
27/08/2014, 18:42
Lauro, pode usar a de 5 marchas sem problemas. Depois você compra a flange para adaptar no 240v.

guilhermeabreu
27/08/2014, 22:14
Prezados,Boas notícias, o radiador está colocado, juntamente com o intercoller, bem como a pintura está andando bem, mas como nem tudo são flores...Descobri que o mexânico de Benevides deixou mais uma "lembrança" o setor de direção estava com 2 rolamentos quebrados, e criou uma limália que afetou a bomba hidráulica, P#%@ que p@&!* que precisou ser desmontado e limpado.Estou cotando uma caixa de transmissão da toyota e descobri que existem mais de uma, e não sei qual a adequada para adaptar na 240V, devo usar a de 5 marchas que usa o motor 14B????Doutor Guilherme, sobre o cáster, eu não sei qual o valor original, e agora como coloquei o munhão fechado de toyota, ele ficou a exatos 90 graus.Vou spoar meus eixos, e é minha última oportunidade em fazer essa regulagem, o que o senhor acha???Vale lembrar que meus pneus são de 34 polegadas em aro 16, portanto ele vai ficar bem alto.Grande Hercílio, valeu pela dica eu nunca tinha entrado nessa parte do forum.Bom, não sei por que cargas d'água, mas não consigo colocar mais as fotografias por aqui.A obra anda!!!!

LAURO

A caixa de transferência vc compra a que saiu da caixa de 5 marchas pq na que saiu da caixa de 4 marchas vc vai ter dificuldade de adaptar pq as furações da tampa trasseira não vai bater certo .

Qto ao CÁSTER , sugiro a vc parar de mexer nesta área até vc conseguir a informação de outro dono de JPX que esteja ainda original para saber o grau do CÁSTER original , pq como vc falou que a hora é agora e se fizer com o CÁSTER ERRADO vc vai ter que mexer de novo senão vc vai desistir de seu JPX de tão ruim que pode ficar de guiar . Não se esqueça disto que estou falando , é uma coisa que parece não ser tão importante , MAS É MUITO IMPORTANTE VC TER O CÁSTER CORRETO .

renato limeira
27/08/2014, 23:04
Belo javali que vc esta fazendo,estou com um aqui tambem,mas nao comecei a mecher nele ainda,mas vou usar algumas de suas ideia,meu java vai ter motor q20b da d-20 turbinado e intercooler,mas so vou começar nele ano que vem.

Lauro Paiva
28/08/2014, 18:04
LAUROA caixa de transferência vc compra a que saiu da caixa de 5 marchas pq na que saiu da caixa de 4 marchas vc vai ter dificuldade de adaptar pq as furações da tampa trasseira não vai bater certo .Qto ao CÁSTER , sugiro a vc parar de mexer nesta área até vc conseguir a informação de outro dono de JPX que esteja ainda original para saber o grau do CÁSTER original , pq como vc falou que a hora é agora e se fizer com o CÁSTER ERRADO vc vai ter que mexer de novo senão vc vai desistir de seu JPX de tão ruim que pode ficar de guiar . Não se esqueça disto que estou falando , é uma coisa que parece não ser tão importante , MAS É MUITO IMPORTANTE VC TER O CÁSTER CORRETO .Doutor Guilerme,Como sempre obrigado pelas dicas, mas minha vtr é um Javali (da CBT) e não um JPX

Lauro Paiva
28/08/2014, 18:06
Obrigado Renato, você já tem o seu jipe aqui no forum?O Urso é outra pessoa que fez um Javali muito bonito mesmo, aliais tem vários Javalis MUITO BEM FEITOS.Seja bem vindo ao forum!!!

guilhermeabreu
29/08/2014, 17:08
Doutor Guilerme,Como sempre obrigado pelas dicas, mas minha vtr é um Javali (da CBT) e não um JPX

LAURO PAIVA

Me desculpe pela bela gafe que cometi com vc , é que eu estava meio dodião só pode para confundir seu bl JAVA .

Mas a resposta é a mesma , tem que pegar outro JAVALÍ para ver o CÁSTER ORIGINAL .

Me desculpe esta grande falha .

Abração

renato limeira
29/08/2014, 19:11
Boa noite,Lauro.
la em Sao Paulo estao vendendo caixa da Band,sao caixas novas valor de $ 3mil ate $3,5 ,tem la na Toyocap e casa da transmissao,nao sei se sao boas como as originais,nao custa ligar para ver.

Valeu.

Lauro Paiva
29/08/2014, 19:33
Boa noite,Lauro.la em Sao Paulo estao vendendo caixa da Band,sao caixas novas valor de $ 3mil ate $3,5 ,tem la na Toyocap e casa da transmissao,nao sei se sao boas como as originais,nao custa ligar para ver.Valeu.O Renato,Obrigado, eu falei com o pessoal da Piradiesel e parece que eles tem uma caixa nova a venda, e junto compro a flange.... vamos ver se a grana vai dar...

Francisco Maciel
29/08/2014, 23:46
Lauro, você vai precisar dessa caixa e desse kit pra adaptar no 240V:

Kit + reduzida toyota bandeirantes para adaptar no Engesa fase 1. - Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/kits-e-flanges/284-kit-reduzida-toyota-bandeirantes-para-adaptar-no-engesa-fase-1.html)

Lauro Paiva
02/09/2014, 17:12
Lauro, você vai precisar dessa caixa e desse kit pra adaptar no 240V:

Kit + reduzida toyota bandeirantes para adaptar no Engesa fase 1. - Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/kits-e-flanges/284-kit-reduzida-toyota-bandeirantes-para-adaptar-no-engesa-fase-1.html)

O Francisco,
Obrigado pela informação, mas equeria saber das 3 caixas de transmissão da toyota, qual delas é adaptada na flange, me disseram que era a de 5 marchas, só queria confirmar esse dado.

Francisco Maciel
02/09/2014, 17:40
O Francisco,
Obrigado pela informação, mas equeria saber das 3 caixas de transmissão da toyota, qual delas é adaptada na flange, me disseram que era a de 5 marchas, só queria confirmar esse dado.

Boa tarde, Lauro.

Pode usar a de 5 marchas, da última série da Bandeirantes, a que saiu com motor 14B.

RODRIGO TOMITÃO
03/09/2014, 14:23
Bão Lauro,que semi eixo vc usou no eixo dianteiro do javali junto com as homocinéticas de bandeirantes?

Lauro Paiva
08/09/2014, 16:25
O Rodrigo,
Eu usei o semi eixo da enfer, com os tubos que contem o diferencial dana44 que são próprios do Javali, uma das coisas boas deste carro, eu coloquei os munhões fechados da Bandeirantes com as homocinéticas da Band.
Foi tudo cortado num torno e feito solda MIG, ela ficou muito boa mesmo.
E o seu java como anda de obras???

Lauro Paiva
21/10/2014, 09:37
Bom dia pessoal, fiquei um tempo viajando a trabalho e fiquei fora do ar...
Tenho algumas informações novas!!!
Estou spoando o javali!!!
Infelizmente o mecânico durante esse tempo que fiquei fora, também ficou fora, e quase não andou o serviço.
Mas agora a voltamos a ativa, a lanternagem tá andando, com a traseira quase acabada, faltando só a tinta.
O filtro de ar vai ficar do lado de fora mesmo, e a altura máxima do java vai ficar em 2,35m... não é carro de shoping.
A estabilidade me preocupa um pouco, mas com o off set das rodas e o aumento que consegui com o sistema de munhão fechado os pneus ficaram 15cm para fora, isso de cada lado então estou com uma base razoável.
Já que... bom isso é é aquela eterna luta para adequar a vontade com as necessidades (reais e imaginárias) vou fazer um alargador de para lama de alumínio, e uma escada já que para entrar no java agora é um exercício de escalada free style.
a caixa de transferência será mesmo o da toyota com a flanger da piradiesel.
Minha espectativa é que em mais 3 meses ele vai estar pronto para o primeiro teste de estrada, há já ia me esquecendo, vou colocar também um estabilizador, não sei se o nome é esse mesmo é uma peça que limita a torção da suspenção (vou colocar um sistema para desacoplar, quado a trilha ficar difícil)
O motivo de spoar é que pretendo voltar para a amazônia e vadear rios igarapés e similares é bem comum por lá.
Os guinchos também estão a caminho, um de 16.000 libras com o lava jato que comprei lá na gama4x4 e outro mecânico de 7 toneladas, ese vou instalar na traseira.
Bom, é bom volta a ativa, assim que puder vou postar fotos do porquinho.

Lauro Paiva
23/10/2014, 08:44
Bom segundo o juninho meu mecânico os eixos chegaram e já estão sendo colocados no java, estou roendo as unhas para ver como o carro ficou...
Comprei também um indicador de restrição do filtro de ar, agora falta comprar o tubo, que tem que ser bem rígido e não colapsar, pois nele há uma pressão negativa, isto é, um vácuo PARCIAL, quando o filtro está muito sujo, aumenta esse vácuo parcial e o indicador de restrição mostra uma tarja verelha indicando que tem que ser limpo o filtro de ar.
Nesse período que fiquei fora, andei por muitas estradas com MUITA POEIRA, MUITA POPEIRA MESMO, e quando parei para esperar uma balsa fui dar uma limpada no filtro de ar, e tirei quase meio quilo de poeira, depois disso o carro melhorou muito é claro.

Lauro Paiva
23/10/2014, 08:52
https://www.facebook.com/video.php?v=238905222985712
não sei se funciona mas tem um vídeo, muito ruim mesmo, mas que mostra o java andando, um teste do motor...
Se alguém for corajoso suficiente para ver esse horror de video, tem perto do final uma visão do carda traseiro e da roda.

hercilio.neto
23/10/2014, 10:04
Lauro, o video tá ruim mesmo, hahaha
Mas o Javali tá em pé. Uma beleza.

tuna
23/10/2014, 10:08
Fala alguma coisa: - ALguma coisa!!!!

kkkk muito legal, mas ainda tava SPUA e com a Dana 18...

vamo que vamo!

[]'s

Sonhador
23/10/2014, 10:27
O Ponto mais legal foi ver a cara da criança (do dono e claro!!!) , ele não sabia se corria , se filmava ...e no final o sorrisão !!

Marcelo R. A. da Cunha
23/10/2014, 12:46
Muito legal! a primeira vez não tem como esquecer né? Lembro do meu primeiro teste no Java com o MWM 229..... se Deus permitir ano que vem ele volta a ativa!

Abraço e parabéns.

Obs.: Editado, pois enviei para vc uma solicitação de amizade hoje.

Lauro Paiva
23/10/2014, 18:35
Meu caro, o video tá uma vergonha, MESMO,
Mas agora o jipe tá ficando bonito, tá naquela fase infernal de lanternagem, e de spoar, os eixos já estão colocados, amanhã devo ir lá dar uma olhada, aí eu posto as fotos

Lauro Paiva
23/10/2014, 18:39
E aí Tuna, tudo beleza?
Espero que sim, to contando os minutos para ver o jipe andando de novo, ele ainda está com o dana 18, e vou juntar uma grana para colocar a caixa de transferência do toyota com a flange da Piradiesel, eu to vendo o preço de caixa "nova" lá pelos 4500,00, alguma ideia, se vale a pena comprar de um fabricante em especial, pelo que pesquisei, essas caixas novas são de varios fabricantes paralelos, e por aqui no extremo sul da bahia não tem muito ferro velho onde eu acho uma caixa original da toy...
Vou contar pro juninho o - alguma coisa - kkk
forte abraço!!!

Lauro Paiva
23/10/2014, 18:43
O Sonhador, eu tava sentado no assoalho do jipe, que não tinha parte do fundo e o desgraçado do juninho ficava arrancando e eu caindo, por isso a filamgem está "aquela beleza" kkkk
forte abraço!!!

Lauro Paiva
23/10/2014, 18:45
Muito legal! a primeira vez não tem como esquecer né? Lembro do meu primeiro teste no Java com o MWM 229..... se Deus permitir ano que vem ele volta a ativa!

Abraço e parabéns.

Obs.: Editado, pois enviei para vc uma solicitação de amizade hoje.

Hi, acho que apaguei sem quere a sua solicitação de amizade, vou tentar mandar uma para ti, se puder manda de novo, essas coisas são meio dificeis pra mim,kkk

Marcelo R. A. da Cunha
24/10/2014, 12:59
Hi, acho que apaguei sem quere a sua solicitação de amizade, vou tentar mandar uma para ti, se puder manda de novo, essas coisas são meio dificeis pra mim,kkk

Conectados!!!! Estou agora tocando o projeto do meu CJ3B com carroceria de 42, tem algumas fotos lá!

Vou ficar acompanhando seu tópico para ver as novidades do java!

Abraço

Marcelo

Lauro Paiva
27/10/2014, 12:00
Conectados!!!! Estou agora tocando o projeto do meu CJ3B com carroceria de 42, tem algumas fotos lá!

Vou ficar acompanhando seu tópico para ver as novidades do java!

Abraço

Marcelo

Parabéns, e vida longa aos jipes!!!

Lauro Paiva
27/10/2014, 12:57
Fui ver o jipe, e o spoa que o mecânico fez me deixou deprimido, está uma M&$*@, EU NÃO ACREDITO QUE O GAROTO QUE FEZ UMA PORÇÃO DE COISAS BEM FEITAS FEZ AQUILO!!!!!
Não consegui nem postar fotos, de tão ruim
As sapatas do spoa acho que são de papel marche e cuspe, a geometria do eixo que liga a saída da caixa de transmissão aponta para um local, enquanto que a saída do diferencial aponta para outra direção, ou seja além de estar com a cruzeta estrangulada (isso sem dar o curso da suspensão) vai vibrar demais!!!
ALGUÉM TEM ALGUM MECÂNICO QUE SEJA REALMENTE BOM????
PROCURO POR FAVOR UM MECÂNICO...

Marcelo R. A. da Cunha
27/10/2014, 13:17
:putz:

É Lauro, infelizmente mão de obra de boa qualidade está cada dia mais difícil. Boa sorte.

abraço

Caio Melis
27/10/2014, 16:16
Lauro Paiva,

Passando para assinar o tópico e dar a sugestão de leitura para a instalação das molas

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/277-molas-de-toyota-no-cj-18.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/17263-erro-ao-colocar-molas-da-band-9.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/837-volante-nao-retorna.html#post6867

Espero que ajude!

Rodrigo_Donivel
28/10/2014, 17:50
Lauro... boa tarde....

Para facilitar vai o link dos três tópicos que são serviços nossos além do Fuzileiro que vc já conhece.

Ford F75 4.9i CE - Jaby (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/84781-ford-f75-4-9i-ce-jaby-reforma-em-andamento.html)
Ford Conde Drácula (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93015-furgao-ford-f-100-1954-v8-diesel-conde-dracula.html)
Trabalho de Arte (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/26686-trabalho-de-arte.html) - Esse foi um tópico criado pelo Kim antes de eu fazer parte do Forum.

Abs. Rodrigo

Lauro Paiva
28/10/2014, 17:53
Caro Rodrigo,

Espero mandar meu carro para sua oficina o mais rápido possível, vc não tem ideia do meu cansaço...
Mande seu pre orçamento o quanto antes, estou no aguardo!!!

Lauro... boa tarde....

Para facilitar vai o link dos três tópicos que são serviços nossos além do Fuzileiro que vc já conhece.

Ford F75 4.9i CE - Jaby (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/84781-ford-f75-4-9i-ce-jaby-reforma-em-andamento.html)
Ford Conde Drácula (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93015-furgao-ford-f-100-1954-v8-diesel-conde-dracula.html)
Trabalho de Arte (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/26686-trabalho-de-arte.html) - Esse foi um tópico criado pelo Kim antes de eu fazer parte do Forum.

Abs. Rodrigo

RODRIGO TOMITÃO
28/10/2014, 18:21
Lauro minha cidade fica 160km de Paranavaí ja fui na Donivel 2x e te falo, nunca vi um serviço de funilaria como o deles, é muito bem feito, eu recomendo.

Rodrigo_Donivel
28/10/2014, 19:07
Caro Rodrigo,

Espero mandar meu carro para sua oficina o mais rápido possível, vc não tem ideia do meu cansaço...
Mande seu pre orçamento o quanto antes, estou no aguardo!!!
Beleza Lauro... Estou estudando aqui o tópico todo do Porco pra ver o histórico dele pra trocar umas idéias com o meu Pai e logo estará em suas mão, como te disse, um orçamento "cheio", acredito que algumas coisas no Porco não serão necessárias, mas pra isso somente com ele aqui, depois das 18 horas, com uma lata de Skol bem gelada e estudar com carinho tds os detalhes que serão realmente necessários nele...

Lauro minha cidade fica 160km de Paranavaí ja fui na Donivel 2x e te falo, nunca vi um serviço de funilaria como o deles, é muito bem feito, eu recomendo.

Xará Obrigado pelas suas recomendações... Pra nós aqui é mt gratificante esse tipo de reconhecimento.
Abs.

Lauro Paiva
30/10/2014, 11:21
Lauro Paiva,

Passando para assinar o tópico e dar a sugestão de leitura para a instalação das molas

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/277-molas-de-toyota-no-cj-18.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/17263-erro-ao-colocar-molas-da-band-9.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/837-volante-nao-retorna.html#post6867

Espero que ajude!

Caio,
Valeu mesmo, obrigado!!!!!!!

Lauro Paiva
31/10/2014, 18:36
Bom pessoal,

Vou mandar o porco para o pessoal da Donivel terminar de fazer a reforma, comprei lá com o Danilo a famigerada caixa de transmissão do toyota, e assim espero que o carro chegue a um final feliz, que prevejo demorar ainda algum tempo...
Então vamos ver como ele vai ficar, estou planejando ir até a oficina do Donivel quando o carro estiver por lá e acertar os detalhes do carro, e ainda ver o ar condicionado e ar quente,kkk

Lauro Paiva
31/10/2014, 18:50
482272Essa homocinética é que eu devo colocar entre a caixa de transmissão e o diferencial do java, segundo o Danilo lá da casa daqs transmissões ela tem um angulo de trabalho maior do que as cruzetas, alguem tem mais informações sobre essa peça, ele disse que o pessoal por aqui a chama de junta cv, mas na realidade não é uma junta cv.
Bom, aguardando os papas de mecâncica para me dar uma luz....

guilhermeabreu
01/11/2014, 13:16
482272Essa homocinética é que eu devo colocar entre a caixa de transmissão e o diferencial do java, segundo o Danilo lá da casa daqs transmissões ela tem um angulo de trabalho maior do que as cruzetas, alguem tem mais informações sobre essa peça, ele disse que o pessoal por aqui a chama de junta cv, mas na realidade não é uma junta cv.
Bom, aguardando os papas de mecâncica para me dar uma luz....

Linda a peça e deve ser muito boa e resolver o seu problema .

Lauro Paiva
07/11/2014, 17:30
Aí pessoal, o porco vai para o Donivel, falei com o meu mecânico, e ele vai colocar o bicho para funcionar, então eu levo ele pra Teixeira de Freitas e de lá para a nova casinha Donivel...
Aguardando a placa, que transferi de itaituba para prado

Rodrigo_Donivel
08/11/2014, 03:19
Seja muito bem vindo o Porco para a família Donivel.:safari-rig:

Fabio Diniz
08/11/2014, 11:06
Pelo pouco que já vi da família Donivel por aqui, vai ficar muiiiito bancana o porco.

Boa escolha...

Abraços e acompanhando...

Rodrigo_Donivel
13/11/2014, 16:36
Pelo pouco que já vi da família Donivel por aqui, vai ficar muiiiito bancana o porco.

Boa escolha...

Abraços e acompanhando...

Fabio... Obrigado cara...

xxxtripod
18/11/2014, 20:33
Que maravilha, decidi acompanhar o projeto pq temos um Javali em casa, motor mwm 226, o resto tudo original do java, e pq gosto muito dos serviços do Donivel, são de primeira!!! Vai ficar top. E estou enviando umas fotos do nosso Java pra vc tirar ideia que quiser, olha os filtros e alargadores. Abraço

E ta assinado o tópico!!

URSO 4X4
19/11/2014, 00:00

Meu caro Lauro parabens.o porco vai ficar invejavel.o pessoal da Donivel lelo q tenho visto por aqui parecem ser bons.enquanto a essa peca eu acho q um deslizante de kombi ou omega fazem o mesmo servico e fica mais facil a reposicao.enquanto a t case eu uso a do jpx tive problemas na juncao no inicio mais agora esta hiper testada tu vai gastar uns 1000 ou 1500.pensa no caso se quiser a adaptacao completa te passo o caminho das pedras um abraco e se as ordens 48 8441 9295

Lauro Paiva
24/11/2014, 17:21

Caro Doutor Guilherme, infelizmente a peça não vai resolver o Danilo da Casa da Transmissão me disse a pouco que esta só serve para carros que andam em velocidades muito baixas, uma pena mesmo...
Vou tentar uma junta cv da Dodge Ram, vamos ver com o rodrigo da Donivel o que ele acha...
E o carrão ( o seu é claro,kkk) como vai a obra.
Forte4 abraço

Lauro Paiva
24/11/2014, 17:29
Que maravilha, decidi acompanhar o projeto pq temos um Javali em casa, motor mwm 226, o resto tudo original do java, e pq gosto muito dos serviços do Donivel, são de primeira!!! Vai ficar top. E estou enviando umas fotos do nosso Java pra vc tirar ideia que quiser, olha os filtros e alargadores. Abraço

ém até a Bahia e agora pro paraná, ele viaja mais do que eu,kkkk

Forte abraço!!!

Forte abraço

E ta assinado o tópico!!

Caro xxxtripod, já nos falamos a algum tempo atrás, na verdade a idéia do filtro de ar veio do seu carro mesmo.
Eu gostei principalmente da "chaminé" do filtro, muito legal!!!!
Eu coloquei um indicador de restrição do filtro de ar do tipo que se usa em máquinas agrícolas.
Os seus alargadores são de fibra ou de metal, eu penso em faze-los de metal e afasta-los por causa dos meus pneus que são de 34 polegadas, vamos ver...
O carro vai para o pessoal do Donivel, assim que o atual mecânico me devolver o carro ele vai viajar de novo para o parana.
Na verdade esse carro já veio de Bel

Lauro Paiva
24/11/2014, 17:37
Meu caro Lauro parabens.o porco vai ficar invejavel.o pessoal da Donivel lelo q tenho visto por aqui parecem ser bons.enquanto a essa peca eu acho q um deslizante de kombi ou omega fazem o mesmo servico e fica mais facil a reposicao.enquanto a t case eu uso a do jpx tive problemas na juncao no inicio mais agora esta hiper testada tu vai gastar uns 1000 ou 1500.pensa no caso se quiser a adaptacao completa te passo o caminho das pedras um abraco e se as ordens 48 8441 9295

Grande Urso,

Como vc está, espero que bem.
E o seu, porcão como vai, gostaria de ver novas fotos dele, a lanternagem que vc fez é UM ESPETÁCULO!!!!
Mas meu caro urso, a peça infelizmente não vai ser usada ela é para uso de carros que fazem rock crowling (não sei se escrevi certo).
A tcase que eu comprei com o Danilo é o da toyota.
E vou usar a flange e ver o que acontece, o Dr. Guilerme tem uma configuração igual ao do meu porco.
Vc já foi na oficina do donivel, eu fico aqui me roendo de curiosidade, assim que o carro chegar por lá vou dar uma chegada na oficina.
abraços!!!

xxxtripod
24/11/2014, 19:44
Caro xxxtripod, já nos falamos a algum tempo atrás, na verdade a idéia do filtro de ar veio do seu carro mesmo.
Eu gostei principalmente da "chaminé" do filtro, muito legal!!!!
Eu coloquei um indicador de restrição do filtro de ar do tipo que se usa em máquinas agrícolas.
Os seus alargadores são de fibra ou de metal, eu penso em faze-los de metal e afasta-los por causa dos meus pneus que são de 34 polegadas, vamos ver...
O carro vai para o pessoal do Donivel, assim que o atual mecânico me devolver o carro ele vai viajar de novo para o parana.
Na verdade esse carro já veio de Bel

Opa, vai ficar mto bom, o Donivel manda muito bem!!! Seguinte os alargadores são de metal, fibra é capaz de quebrar, e como o Java é quadrado é muito mais fácil fazer de chapa que de fibra!!! Só cortar, montar, pontear, soldar e pinta, pronto!!! Abração e to acompanhando!!!

URSO 4X4
25/11/2014, 18:47
Lauro o meu jipe esta rodando muito bem.vou melhorar o pedal de embreagem e da D 20 e ficou um pouco alto.as mikas traseiras vou ter q fazer uns links ou akguma coisa pois i eixo esta vencendo as molas.o resto falta acabamentos.se quiser fotos das portas ou da lataria em geral e so falar.enquanto a reduzida vai ficar boa tua configuracao.um abraco

uxio69
27/11/2014, 01:21
Aí pessoal, o porco vai para o Donivel, falei com o meu mecânico, e ele vai colocar o bicho para funcionar, então eu levo ele pra Teixeira de Freitas e de lá para a nova casinha Donivel...
Aguardando a placa, que transferi de itaituba para prado

Peraí, a Donivel tá com filial em Tx de Freitas? É isso mesmo? :pensativo:

Detalha aí os serviços que vc vai fazer. Conte-me tudo e não esconda-me nada! :mrgreen:

Parabéns pela escolha. A Donivel é referência aqui no fórum! :palmas:

uxio69
27/11/2014, 01:25
E ta assinado o tópico!!
Lindão! :palmas: :palmas: :palmas:

Lauro Paiva
27/11/2014, 09:46
Peraí, a Donivel tá com filial em Tx de Freitas? É isso mesmo? :pensativo:

Detalha aí os serviços que vc vai fazer. Conte-me tudo e não esconda-me nada! :mrgreen:

Parabéns pela escolha. A Donivel é referência aqui no fórum! :palmas:

Grande Uxio,

Bom depois de 3 anos numa oficina daqui de caravelas, onde o mecânico refez MUITAS M&#%@$ que um mexânico de benevides fez no meu carro, realmente parei com amadores.
Não me entenda mal, o garoto daqui de caravelas é consciente, esforçado, tem critério, mas não tem tempo.
Ele ajudou bastante principalmente em descobrir as malandragens do outro...
Mas agora quero realmente terminar o jipe, então aqui está uma pequena lista do que vou fazer:

Alongar o chassi e carroceria em + ou - 15cm
Acertar o caster e camber
Spoar ou não spoar, eis a questão, comprei o HI steer da ensimec mas não sei se vou spoar SUGESTÕES E PEDRAS SÃO BEM VINDOS,KKKKKK
refazer toda a elétrica como se fosse um submarino,kkkkkkk
COLOCAR OS 2 GUINCHOS DE 16.000LIBRAS, UM COM LAVA JATO E O OUTRO COM COMPRESSOR DE AR
colocar 2 baterias e uma dúvida colocar uma segundo alternador ou colocar o ar condicionado???????
colocar aquele meonte de farol de milha (acho que vou comprar novos de led) já tenho uma barrinha de 50cm
Em teixeira vai ser de onde o carro deve pegar a cegonha.

SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS!!!

uxio69
27/11/2014, 20:46
Grande Uxio,

Bom depois de 3 anos numa oficina daqui de caravelas, onde o mecânico refez MUITAS M&#%@$ que um mexânico de benevides fez no meu carro, realmente parei com amadores.
Não me entenda mal, o garoto daqui de caravelas é consciente, esforçado, tem critério, mas não tem tempo.
Ele ajudou bastante principalmente em descobrir as malandragens do outro...
Mas agora quero realmente terminar o jipe, então aqui está uma pequena lista do que vou fazer:

Alongar o chassi e carroceria em + ou - 15cm
Acertar o caster e camber
Spoar ou não spoar, eis a questão, comprei o HI steer da ensimec mas não sei se vou spoar SUGESTÕES E PEDRAS SÃO BEM VINDOS,KKKKKK
refazer toda a elétrica como se fosse um submarino,kkkkkkk
COLOCAR OS 2 GUINCHOS DE 16.000LIBRAS, UM COM LAVA JATO E O OUTRO COM COMPRESSOR DE AR
colocar 2 baterias e uma dúvida colocar uma segundo alternador ou colocar o ar condicionado???????
colocar aquele meonte de farol de milha (acho que vou comprar novos de led) já tenho uma barrinha de 50cm
Em teixeira vai ser de onde o carro deve pegar a cegonha.

SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS!!!

Mexânicos tem aos montes por aí. Mas agora o Javali estará em boas mãos.

2 guinchos de 16k? :shock: Armaria!

Eu iria de ar cond. Sempre! :mrgreen:

Depois leia o post do Galego sobre as duas baterias - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-239.html#post2217083 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-239.html#post2217083)

guilhermeabreu
01/12/2014, 17:52
LAURO PAIVA

Endoço as palavras do UXIO , agora vc esta no caminho e na casa certa , vai ficar com um puta de um JIPÃO INVOCADO E CONFORTÁVEL , sugiro em crescer o chassi em 20cm para ter dar mais conforto e é pouco mais dos 15cm que vc pretende .

Abraço

Lauro Paiva
17/12/2014, 10:59
487253

Bom pessoal, aqui está o java proto para ir até o Donivel.
Saí ontem de Caravelas para uma "viagem de 53 km até Prado.
Sem luz, chovendo e sem limpador de para brisa, numa estrada cheia de caminhões de eucalipto, aqueles caminhões triplos.
O carro conseguia ocupar as 3 pistas simultaneamente, ele passarinhava no estilo revoada; a 90km h no gps pensei que ele levantaria voo.
Uma pergunta para o pessoal do forum é normal com pneus de 34 polegadas ficar tão instável????

Lauro Paiva
17/12/2014, 11:00
Mexânicos tem aos montes por aí. Mas agora o Javali estará em boas mãos.

2 guinchos de 16k? :shock: Armaria!

Eu iria de ar cond. Sempre! :mrgreen:

Depois leia o post do Galego sobre as duas baterias - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-239.html#post2217083 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-239.html#post2217083)

Vou de ar condicionado, uma boa pedida!!!!

Lauro Paiva
17/12/2014, 11:05
LAURO PAIVA

Endoço as palavras do UXIO , agora vc esta no caminho e na casa certa , vai ficar com um puta de um JIPÃO INVOCADO E CONFORTÁVEL , sugiro em crescer o chassi em 20cm para ter dar mais conforto e é pouco mais dos 15cm que vc pretende .

Abraço

Grande Doutor Guilherme,

20 cm será!!!
O porquinho vai virar um porcão!!
Assim vou ter mais espaço para os acessórios, um bote inflável e talvez um parapend com motor, esse último depende de mais tempo, um recurso que anda meio escasso...
Ainda penso em colocar mais um alternador, eu já tenho ele e 2 alternadores é melhor que um, só falta saber como colocar ele no cofre, pois espaço tem de sobra.
Vamos ver o que o donivel apronta.
Forte abraço!!!

Lauro Paiva
17/12/2014, 11:13
487258

A cara do porco é simpática, acho eu, agora só aguardando a transportadora mandar o orçamento do transporte Bahia Paraná, e a jipe que saiu de Itaituba foi dirigindo até Macapá ficou um ano em Macapá e depois mais um ano em Benevides (um mexanico) e de Benevides de prancha até a Bahia onde ficou mais 3 anos e agora de cegonha até o Paraná, puts o jipe viaja mais que o dono...
Acabei de falar com o Danilo da casa da transmissão, aquele cara não tem coração, acabei de ver uns eixos dana60!!!!!
E agora fico arrancando os cabelos pensando, já que....
Bom deixa pra lá, o já que tá indo longe demais mesmo.
Roendo as unhas e esperar, daqui a mais umas semanas ele deve chegar no paraná na casa do pessoal da donivel.

Sonhador
17/12/2014, 11:15
Agora o carro vai virar a maquina que esta desejando !!
Pelo que vejo no site da donivel e em alguns veiculos do pessoal do forum , eles são detalhistas e alem das restaurações , eles criam e recriam os carros .... agora depende de sua imaginação e do pessoal da donivel !!

Voce pelo visto e o Homem da aventura !! estradas da amazonia ...estrada dos Eucaliptos ....

tuna
17/12/2014, 12:00
487253

Bom pessoal, aqui está o java proto para ir até o Donivel.
Saí ontem de Caravelas para uma "viagem de 53 km até Prado.
Sem luz, chovendo e sem limpador de para brisa, numa estrada cheia de caminhões de eucalipto, aqueles caminhões triplos.
O carro conseguia ocupar as 3 pistas simultaneamente, ele passarinhava no estilo revoada; a 90km h no gps pensei que ele levantaria voo.
Uma pergunta para o pessoal do forum é normal com pneus de 34 polegadas ficar tão instável????

Lauro tamanho de pneu não é com certeza o responsável pelo passarinhar... podem ter vários fatores aí, mas eu pergunto em primeiro lugar, como está o angulo de cáster?
E outra, Rodrigo com certeza tem competência de sobra pra acertar isso aí...
A questão é só que se o serviço já estava pago tem que ficar no mínimo decente, não é mesmo?
[]'s

Lauro Paiva
17/12/2014, 13:13
Lauro tamanho de pneu não é com certeza o responsável pelo passarinhar... podem ter vários fatores aí, mas eu pergunto em primeiro lugar, como está o angulo de cáster?
E outra, Rodrigo com certeza tem competência de sobra pra acertar isso aí...
A questão é só que se o serviço já estava pago tem que ficar no mínimo decente, não é mesmo?
[]'s

Tuna, concordo contigo
Mas não quero mais saber deste mecânico, ele acertou um monte de coisas que o mexânico de benevides "fez" e agora vou mandar pro Donivel, quero andar com o carro.
Me diz uma coisa, você já andou com um carro spoado?
Como é que ele fica?
Como estou me aprontando para voltar para a amzônia, um carro bem alto é bom, ao mesmo tempo quero andar longas distâncias; então penso em jumelos um pouco maiores sem spoar e ter mais vão livre ou spoar e andar devagar...
To spoar or not spoar eis a questão...

reslima
17/12/2014, 13:41
Lauro, independente do que fizer, SPOA ou só colocar jumelos maiores, vai precisar ajustar o cáster.
O que decidiu dos semi eixos dianteiros?
Abraço.
Renato

Tuna, concordo contigo
Mas não quero mais saber deste mecânico, ele acertou um monte de coisas que o mexânico de benevides "fez" e agora vou mandar pro Donivel, quero andar com o carro.
Como é que ele fica?
Como estou me aprontando para voltar para a amzônia, um carro bem alto é bom, ao mesmo tempo quero andar longas distâncias; então penso em jumelos um pouco maiores sem spoar e ter mais vão livre ou spoar e andar devagar...

Lauro Paiva
17/12/2014, 16:09
Lauro, independente do que fizer, SPOA ou só colocar jumelos maiores, vai precisar ajustar o cáster.
O que decidiu dos semi eixos dianteiros?
Abraço.
Renato

Reslima,

Os semi eixos dianteiros estão em petição de miséria eu acabei deixando eles na oficina ontem quanto tirei o java de lá.
Se vc quiser eu tiro foto das peças que sobrearam, se vc quiser alguma coisa é só falar, não quero nada pelas peças, só paga o valor do transporte.
abraços!!

tuna
17/12/2014, 16:12
Tuna, concordo contigo
Como é que ele fica?

Lauro, meu jeep é spoado desde o começo da reforma em 2003 hahaha andou a primeira vez em 2007, fazendo curta uma longa história: spoa, pneus 34,5 polegadas, motor 3.6 a álcool da f-1000 e eixos de rural, rodova na fernão dias (estrada chata de subidas e descidas e tortuosa) a 100 de cruzeiro com o carro totalmente na mão, anda reto e faz curva direitinho...
Ah, caixa de direção de marverick, terminais della rosa: Della Rosa (http://www.dellarosa.com.br/site/pasta_199_0__utilitarios.html#) sem amortecedor de direção.

A primeira coisa que fiz na primeira reforma foi corrigir o cáster, o jeep é super estável e seguro.

Spoa bem feito = solução bacana para pneus grandes...

spoa mal feito = dor de cabeça pra mais de metro e muito dinheiro jogado no ralo futuramente...

Reitero, se vai ficar na mão do Rodrigo, pode spoar ou fazer o que vc. quiser que tenho certeza de que vai ficar bem feito :concordo:

agora aposto que se você medir o caster aí ele deve estar negativo, o ângulo de fábrica para os willys é de 0 a 3 graus positivos eu deixo perto de 4 graus.

[]'s

Lauro Paiva
17/12/2014, 16:28
Lauro, meu jeep é spoado desde o começo da reforma em 2003 hahaha andou a primeira vez em 2007, fazendo curta uma longa história: spoa, pneus 34,5 polegadas, motor 3.6 a álcool da f-1000 e eixos de rural, rodova na fernão dias (estrada chata de subidas e descidas e tortuosa) a 100 de cruzeiro com o carro totalmente na mão, anda reto e faz curva direitinho...
Ah, caixa de direção de marverick, terminais della rosa: Della Rosa (http://www.dellarosa.com.br/site/pasta_199_0__utilitarios.html#) sem amortecedor de direção.

A primeira coisa que fiz na primeira reforma foi corrigir o cáster, o jeep é super estável e seguro.

Spoa bem feito = solução bacana para pneus grandes...

spoa mal feito = dor de cabeça pra mais de metro e muito dinheiro jogado no ralo futuramente...

Reitero, se vai ficar na mão do Rodrigo, pode spoar ou fazer o que vc. quiser que tenho certeza de que vai ficar bem feito :concordo:

agora aposto que se você medir o caster aí ele deve estar negativo, o ângulo de fábrica para os willys é de 0 a 3 graus positivos eu deixo perto de 4 graus.

[]'s

Tuna meu irmão,

MUITO OBRIGADO, TIROU PELO MENOS 6 MESES DE ANÁLISE E UMA TONELADA DE PREOCUPAÇÃO DA MINHA CABEÇA!!!!!
PARA MELHORAR A HISTÓRIA, O RETENTOR DA CAIXA ABRIU O BICO E TO SEM ÓLEO NA CAIXA, A GAMBIARRA DE FIAÇÃO QUE O MECÂNICO DEIXOU ESTÁ UM FILME DE TERROR...
A PORCA QUE SEGURA A CRUZETA ESTÁ SOLTA, FOI COLOCADA COM MARRETA!!!!
PUTS, NÃO VEJO A HORA DO CARRO IR PARA A OFICINA DO DONIVEL.

FORTÍSSIMO ABRAÇO!!

tuna
17/12/2014, 16:35
Tuna meu irmão,

MUITO OBRIGADO, TIROU PELO MENOS 6 MESES DE ANÁLISE E UMA TONELADA DE PREOCUPAÇÃO DA MINHA CABEÇA!!!!!
PARA MELHORAR A HISTÓRIA, O RETENTOR DA CAIXA ABRIU O BICO E TO SEM ÓLEO NA CAIXA, A GAMBIARRA DE FIAÇÃO QUE O MECÂNICO DEIXOU ESTÁ UM FILME DE TERROR...
A PORCA QUE SEGURA A CRUZETA ESTÁ SOLTA, FOI COLOCADA COM MARRETA!!!!
PUTS, NÃO VEJO A HORA DO CARRO IR PARA A OFICINA DO DONIVEL.

FORTÍSSIMO ABRAÇO!!

Jesuis Lauro, isso aí tá perigoso demais meu irmão...

Eu sei quanto coça uma vontade de andar com o jeep, mas até aí correr riscos é fogo...

meus 0,02 cents, taca-lhe pau no spoa, se vc quer, seja por praticidade, estética ou qualquer outro motivo, é possível de fazer e ficar bom.

Tô torcendo e pitacando, se puder, daqui.

Grande abraço

hercilio.neto
17/12/2014, 18:32
Lauro,
Me desculpe se perdi a informação de alguns post, mas porque você quer colocar dois alternadores?

Lauro Paiva
18/12/2014, 08:37
Grande Tuna,

A razão do spoa é que vou voltar para a amazônia, para o Oiapoque mais precisamente e lá tem enchentes grandes, já tive que passar com uma L-200 com água pelo parabrisa, então além da estética que pessoalmente eu acho muito interesante é por necessidade também.
To esperando o pessoal da Nacional transporte me dar retorno, e poder mandar o carro pro donivel.
Já são quase 6 anos e a paciência tá acabando, kkkk
Mas seus pitacos são mais do que bem vindos, obrigado!!!!

Lauro Paiva
18/12/2014, 08:42
Prezado Hercílio,

Como eu tenho 2 guinchos (xing ling) de 16000 libras e um bocado de luz, a ideia é colocar 2 alternadores de 100A e cada um com um banco de 2 baterias, a ideia é colocar as baterias atrás e assim equilibrar um pouco o peso do carro.
Isso ainda não está totalmente certo sei que aumenta o peso, mas tb me da mais segurança.
Vai meio contra o seu mote " até mais do que aquilo que simplifica, prefiro o que já é simples" ,kkkk
abçs

reslima
18/12/2014, 08:44
Na verdade, estou tentando ajudar um amigo aqui que está sem os semi eixos dianteiros no Javali dele, por isso a pergunta a respeito dos seus. Pra quem não tem nada, como ele, talvez os seus seriam úteis.
Abração!
Renato

Reslima,

Os semi eixos dianteiros estão em petição de miséria eu acabei deixando eles na oficina ontem quanto tirei o java de lá.
Se vc quiser eu tiro foto das peças que sobrearam, se vc quiser alguma coisa é só falar, não quero nada pelas peças, só paga o valor do transporte.
abraços!!

Lauro Paiva
18/12/2014, 08:50
Na verdade, estou tentando ajudar um amigo aqui que está sem os semi eixos dianteiros no Javali dele, por isso a pergunta a respeito dos seus. Pra quem não tem nada, como ele, talvez os seus seriam úteis.
Abração!
Renato

Eu to viajando amanhã pro rio, quando voltar EU PROMETO, DE PÉ JUNTO!!!!

Passo lá mo mec e pego os semi eixos, fotografo e te mando, ok, se ele quiser assim mesmo paga o frete ok?

abçs!!!

reslima
18/12/2014, 09:14
Opa, valeu Lauro!
Abs...

Lauro Paiva
19/12/2014, 09:19
487444

Reslima, achei uma foto dos semi eixos, da uma olhada na bagaça.
Tenho outras peças também e se quiser fotografo elas.
Não quero nada poe elas, se elas servirem alguém fique a vontade, só peço que pague o frete.

reslima
19/12/2014, 10:10
Lauro, acho que vão servir pra esse meu amigo... Vou mostrar a foto pra ele... Me informa o CEP que calculo o frete e já digo pra ele lhe passar o valor...
De antemão, lhe agradeço!
Abração!

487444

Reslima, achei uma foto dos semi eixos, da uma olhada na bagaça.
Tenho outras peças também e se quiser fotografo elas.
Não quero nada poe elas, se elas servirem alguém fique a vontade, só peço que pague o frete.

Vitor JAVA 90
20/12/2014, 11:11
Lauro,
vou deixar minha opiniao e oq eu fiz no meu javali,
ele tem pneus 315 r16 que dao 34 pols e mais uns quebrados, ele roda liso e retinho.
as molas sao originais e com super jumelos enormes, buchas novas, só meti jumelos grandes nao mexi em caster nem nada e anda perfeito.
com relação a erguer o jipe, eu prefiro a minha moda, ergue nos jumelos + elevação da carroceria, pois como ja disseram um spoa mal feito mata o carro.
No seu jipe da para ver que for erguido o parabrisas e os santo antonio, entao nao dá para comparam a altura com um javali original.
mais o meu está original a lata e tem 2,15 M de altura.
essa pode ser uma solução para vc, pois para atravessar aguas profundas, vai estar mais alto do mesmo jeito, os respiros e snorkel vc prolonga até a altura da cabine.
abraços

Lauro Paiva
24/12/2014, 22:59
Lauro, acho que vão servir pra esse meu amigo... Vou mostrar a foto pra ele... Me informa o CEP que calculo o frete e já digo pra ele lhe passar o valor...
De antemão, lhe agradeço!
Abração!

Caro Reslima, o cep daqui de Prado Bahia é 45980-000, eu vou mandar o carro lá para o Donivel, posso colocr os eixos dentro do carro se quiser, e alguém pode pegar lá se vc quiser.
Qualquer coisa me visa tá.

Lauro Paiva
24/12/2014, 23:04
Lauro,
vou deixar minha opiniao e oq eu fiz no meu javali,
ele tem pneus 315 r16 que dao 34 pols e mais uns quebrados, ele roda liso e retinho.
as molas sao originais e com super jumelos enormes, buchas novas, só meti jumelos grandes nao mexi em caster nem nada e anda perfeito.
com relação a erguer o jipe, eu prefiro a minha moda, ergue nos jumelos + elevação da carroceria, pois como ja disseram um spoa mal feito mata o carro.
No seu jipe da para ver que for erguido o parabrisas e os santo antonio, entao nao dá para comparam a altura com um javali original.
mais o meu está original a lata e tem 2,15 M de altura.
essa pode ser uma solução para vc, pois para atravessar aguas profundas, vai estar mais alto do mesmo jeito, os respiros e snorkel vc prolonga até a altura da cabine.
abraços

Grande Vitor,

Vou mandar o meu java pro Donivel, e todos do fórum me garantem que ele trabalha muito bem, eu já comprei o hi steer da ensimec, e vamos ver no que vai dar, mas de qualquer maneira obrigado pelas dicas.
Vou considerar seriamente o caso de usar jumelos grandes.
Tem algum inconveniente em usar jumelos grandes???
Quando o antigo mecânico fez o sopa o pouquinho ficou com 2,35 mas como pretendo voltar pro oiapoque, e lá não tem shopping center, kkkkkkkkkk tudo bem.
E afinal como anda a sua obra prima???
manda mais fotos do jipe
forte abraço!!! e feliz natal

tuna
25/12/2014, 00:36
Lauro, jumelo alto :discordo:

muda a geometria da suspensão, endurece o carro, diminui o curso, aumenta desgaste de buchas.... uma simples pesquisa no fórum irá mostrar o tamanho da bobagem...

[]'s

reslima
26/12/2014, 09:23
Opa, faz isso então Lauro, por favor. Fica mais fácil pra buscarmos lá!
Te agradeço mesmo viu! Precisando de qualquer coisa aqui é só dizer!
Abraço!
REnato S. Lima

Caro Reslima, o cep daqui de Prado Bahia é 45980-000, eu vou mandar o carro lá para o Donivel, posso colocr os eixos dentro do carro se quiser, e alguém pode pegar lá se vc quiser.
Qualquer coisa me visa tá.

Marcelo Oyarzábal
27/12/2014, 11:13
Sr. Lauro, que bom que o Javali está indo pro fim da reforma, espero que logo consiga aproveitar ele.
Eu terminei o Kindim um dia antes da viagem de vinda para o Rio Grande do Sul, terminei as 18h de quarta feira e quinta vim embora, 3.000 km sem nenhum problema. Li em duas páginas anteriores, que ele vinha passarinhando no asfalto com pneus 34, isso não pode acontecer, pois meu troller é fase 1, com suspensão 3 link, vinha pesado e viajei a 90 - 100 km/h tranquilo, paradinho no asfalto. Tem que ver a suspensão, geralmente isso acontece devido a suspensão, aí joga o carro pra um lado e para outro e gera essa instabilidade direcional. Posta fotos da suspensão e vamos debater isso.

Um abraço.

Vitor JAVA 90
27/12/2014, 22:36
Lauro, jumelo alto :discordo:

muda a geometria da suspensão, endurece o carro, diminui o curso, aumenta desgaste de buchas.... uma simples pesquisa no fórum irá mostrar o tamanho da bobagem...

[]'s

Tuna,
vc está gravemente equivocado, aumentar os jumelos, AUMENTA O CURSO, tanto que tive que baixar os suportes dos amortecedoes e alongar o cardan.. pois a mola desce mto mais quando abre a suspensão.
aumenta o desgaste das buchas??? kkkkkkkkkk explica isso? o desgaste continua o mesmo jovem, o carro continua com o mesmo peso e os suportes continuam iguais.
endurece o carro???????? o meu ficou mais macio se quer saber.
Faço trilhas com mta erosão e ja estou com o carro assim há mto tempo e está perfeito.
informe-se um pouco antes de tentar denegrir o comentário de alguem blz jovem?

Vitor JAVA 90
27/12/2014, 22:54
Grande Vitor,

Vou mandar o meu java pro Donivel, e todos do fórum me garantem que ele trabalha muito bem, eu já comprei o hi steer da ensimec, e vamos ver no que vai dar, mas de qualquer maneira obrigado pelas dicas.
Vou considerar seriamente o caso de usar jumelos grandes.
Tem algum inconveniente em usar jumelos grandes???
Quando o antigo mecânico fez o sopa o pouquinho ficou com 2,35 mas como pretendo voltar pro oiapoque, e lá não tem shopping center, kkkkkkkkkk tudo bem.
E afinal como anda a sua obra prima???
manda mais fotos do jipe
forte abraço!!! e feliz natal

Sim, nao conheço esse Donivel, mais desejo boa sorte com seu java, se ele fizer um SPOA bem feito, vai fundo, só dei meu exemplo pois esse meu metodo é mais facil de fazer, fazendo os jumelos com as medidas no esquadro certinho noa tem erro, o jipe anda retinho e perfeito, claro que td tem limite, tbm nao sei se seu javali está com as molas originais, no original pode fazer sem medo.
O meu porcão ta indo bem, ganhou bomba nova e bicos do 1519, pensa num porco que tá voando e empurrando todo mundo kkkk. No face tem a pagina da oficina, cheia de javalis e bomba injetora, coisa que ninguem nunca viu desde a produção da cbt kkkk. Dá um olhada lá depois, oficina especializada em javalis.
abraços amigo

tuna
28/12/2014, 01:00
Tuna,
vc está gravemente equivocado, aumentar os jumelos, AUMENTA O CURSO, tanto que tive que baixar os suportes dos amortecedoes e alongar o cardan.. pois a mola desce mto mais quando abre a suspensão.
aumenta o desgaste das buchas??? kkkkkkkkkk explica isso? o desgaste continua o mesmo jovem, o carro continua com o mesmo peso e os suportes continuam iguais.
endurece o carro???????? o meu ficou mais macio se quer saber.
Faço trilhas com mta erosão e ja estou com o carro assim há mto tempo e está perfeito.
informe-se um pouco antes de tentar denegrir o comentário de alguem blz jovem?

:putz: beleza aí "Jovem" :parede:

vá pesquisar um pouco aqui no fórum primeiro, depois continuamos a conversa, se não conseguir voltarei aqui e fari a pesquisa pra vc :concordo: aqui em português e depois em inglês...

[]'s Jovem!

hercilio.neto
28/12/2014, 11:13
Sem querer polemizar, apenas tentando contribuir, aqui vai o meu depoimento.
Jumelos altos ficam mais "verticais" e essa posição torna a suspensão mais dura. Feixe muito arqueado também deixa o jumelo em pé.
Adotando feixes mais longos, esse problema de inclinação dos jumelos é resolvido e dá pra usar jumelo maior.
No meu caso resolvi colocando jumelos menores.

Vitor JAVA 90
28/12/2014, 18:04
:putz: beleza aí "Jovem" :parede:

vá pesquisar um pouco aqui no fórum primeiro, depois continuamos a conversa, se não conseguir voltarei aqui e fari a pesquisa pra vc :concordo: aqui em português e depois em inglês...

[]'s Jovem!

Não preciso pesquisar nada Tuna,
ja vi varios javalis com jumelos altos, em PERFEITAS CONDIÇÕES, alem de vários willys e rural da minha região, explique então por gentileza em portugues e ingles pq estes veiculos nao estão ruins como vc disse que ficariam???
Um serviço bem feito é oque importa, tanto faz se vai ser SPOA ou jumelos.
Com relação a dureza é impossivel dizer que vai ficar mais duro, afinal cada carro está de um jeito, com mais ou menos molas, molas mais cansadas, e etc. e a questão do conforto se resolve com amortecedores melhores, calços entre as laminas, pneu e etc.

tuna
02/01/2015, 22:58
simplesmente por que altera a geometria da suspensão, mas eu não entendo nada disso, beleza? :concordo:

[]'s

Lauro Paiva
05/01/2015, 08:54
simplesmente por que altera a geometria da suspensão, mas eu não entendo nada disso, beleza? :concordo:

[]'s

Tuna, feliz natal e bom ano novo atrasado, kkkk

Como vc fez a suspensão desse seu cj????
E o que vc acha dos jumelos revolver???
O meu java, deve fazer looongas viagens pelo asfalto e por terra, além de enfrentar um bocado de áreas alagadas.
Então eu pensei em colocar estabilizadores que eu pudesse desconectar quando a coisa ficar preta.

Lauro Paiva
05/01/2015, 09:34
Não preciso pesquisar nada Tuna,
ja vi varios javalis com jumelos altos, em PERFEITAS CONDIÇÕES, alem de vários willys e rural da minha região, explique então por gentileza em portugues e ingles pq estes veiculos nao estão ruins como vc disse que ficariam???
Um serviço bem feito é oque importa, tanto faz se vai ser SPOA ou jumelos.
Com relação a dureza é impossivel dizer que vai ficar mais duro, afinal cada carro está de um jeito, com mais ou menos molas, molas mais cansadas, e etc. e a questão do conforto se resolve com amortecedores melhores, calços entre as laminas, pneu e etc.

Grande Vitor,

Eu queria um feixe de molas que deixasse o meu java com um curso de suspensão maior, o da band me permitiria isso?
Eu já tenho um calço de carroceria grande, 6cm que são os calços utilizados ´pela caixa de marcha do scania, eu escolhi esses por que eles tem no seu corpo rosca e os parafusos que o seguram são colocados de "fora para dentro" enquanto os calços originais tem junto ao corpo os parafusos já fixos neles mesmo, o que dificulta a troca deles.

Lauro Paiva
05/01/2015, 09:39
Sem querer polemizar, apenas tentando contribuir, aqui vai o meu depoimento.
Jumelos altos ficam mais "verticais" e essa posição torna a suspensão mais dura. Feixe muito arqueado também deixa o jumelo em pé.
Adotando feixes mais longos, esse problema de inclinação dos jumelos é resolvido e dá pra usar jumelo maior.
No meu caso resolvi colocando jumelos menores.

Caro Hercílio,

Que feixe de molas além do feixe da band ficariam bons no java???
Eu viajo longas distâncias em asfalto e em estradas de terra.
alguma sugestão????

Vitor JAVA 90
05/01/2015, 13:10
Caro Hercílio,

Que feixe de molas além do feixe da band ficariam bons no java???
Eu viajo longas distâncias em asfalto e em estradas de terra.
alguma sugestão????

Lauro, os 2 javalis que andei com mola de toyota eram piores que com a suspensão original, um tinha mais laminas e era bem duro, o outro tinha poucas, coisa de 2 ou 3 nao me lembro ao certo, neste outro um joao bobo, joga para td quanto é lado.
A receita que mais gostei, e tbm os clientes da oficina, foi amortecedores modernos turbo gas da ranger, e calços nas molas originais, vc se surpreende com o resultado.

tuna
05/01/2015, 13:36
Tuna, feliz natal e bom ano novo atrasado, kkkk

Como vc fez a suspensão desse seu cj????
E o que vc acha dos jumelos revolver???
O meu java, deve fazer looongas viagens pelo asfalto e por terra, além de enfrentar um bocado de áreas alagadas.
Então eu pensei em colocar estabilizadores que eu pudesse desconectar quando a coisa ficar preta.

Lauro, feliz ano novo pra vc também, essa suspensão era composta de eixos de f-75, feixeis originais spoa, jumelos originais e amortecedores de toyota bandeirantes e te digo que abria bem...

Agora estou com molas de toyota, jumelos revolver, e amortecedores turbo gas da ranger e eixos de rural (o traseiro é mais estreito que o de f-75).

Eu acho que o spoa é uma solução interessante para as suas necessidades, acho que jumelo revolver é uma alternativa muito eficiente. mas não esqueça das ladders bars, primordialmente no eixo traseiro.

Me conte, já despachou o bruto para a Donivel?

[]'s

Lauro Paiva
05/01/2015, 18:23
Lauro, feliz ano novo pra vc também, essa suspensão era composta de eixos de f-75, feixeis originais spoa, jumelos originais e amortecedores de toyota bandeirantes e te digo que abria bem...

Agora estou com molas de toyota, jumelos revolver, e amortecedores turbo gas da ranger e eixos de rural (o traseiro é mais estreito que o de f-75).

Eu acho que o spoa é uma solução interessante para as suas necessidades, acho que jumelo revolver é uma alternativa muito eficiente. mas não esqueça das ladders bars, primordialmente no eixo traseiro.

Me conte, já despachou o bruto para a Donivel?

[]'s

Eu penso em feixes de mola do Toyota, mas qual?
De que ano?

E aquele negócio de tirar molas eu não sou fã, não, penso em deixar todas as molas lá.
Eu devo enviar ainda nesta semana o java pro Donivel, acabei de falar com o Pedro, que trabalha por lá.
A ansiedade é grande.....
Qual a marca dos seus jumelo revolver????
e sobre ladder bars eu vou colocar na frente e atrás, TEM UM MODERADOR QUE FEZ UM JIPÃO MUITO GRANDE, e ele colocou os ladder bars que ele mesmo fez, negócio de primeiríssima linha, realmente um espetáculo, mas vc acha que o do troler vai servir???

Nada de fazer pela metade, kkkk
e penso também em barras estabilizadoras, to tipo que posso engatar e desengatar, sem MUITA DIFICULDADE

tuna
05/01/2015, 18:47
Eu penso em feixes de mola do Toyota, mas qual?
De que ano?

E aquele negócio de tirar molas eu não sou fã, não, penso em deixar todas as molas lá.
Eu devo enviar ainda nesta semana o java pro Donivel, acabei de falar com o Pedro, que trabalha por lá.
A ansiedade é grande.....
Qual a marca dos seus jumelo revolver????
e sobre ladder bars eu vou colocar na frente e atrás, TEM UM MODERADOR QUE FEZ UM JIPÃO MUITO GRANDE, e ele colocou os ladder bars que ele mesmo fez, negócio de primeiríssima linha, realmente um espetáculo, mas vc acha que o do troler vai servir???

Nada de fazer pela metade, kkkk
e penso também em barras estabilizadoras, to tipo que posso engatar e desengatar, sem MUITA DIFICULDADE

Lauro, eu não sei a marca dos jumelos revolver, mas é um que vem vindo nos kits de mola de toyota pra willys, é bem consagrado...
quanto ao javali, pelo peso e dimensões características mais parecidas com os da toyota acredito que fique bem bom, porém como há mais espaço entre eixos, optaria pela molas da toyota pick-up, mais compridas (e consequentemente com maior curso e dizem mais conforto).
O troller por ser 2 link com panhard não possui ladder bar.
Quanto as estabilizadoras, estas são um ítem polêmico (mais um) muita gente usa e gosta, eu nunca usei e nunca senti falta... O Crocodillo (jeep grande do Elmer) não tem :roll:
Vou dar minha receita que é de orelhada (cada uma que dê a sua) eu pensaria em pneus 35'', relação 9x44, feixes de toyota caminhonete, SPOA, jumelos revolver, amortecedores adequados (acho que nessa configuração com feixes da caminhonete o da ranger fica curto), ladder bar na traseira, e se o caso de muito "dive" em freiadas ladder tb na dianteira (o espaço é pouco) larga na mão do Rodrigo e seja feliz :concordo:
Mas isso, é claro, é só a minha opinião, outras aparecerão :concordo:
[]'s

Marcelo Oyarzábal
05/01/2015, 21:32
Tuna, há tempos não conversamos.
Vi seu comentário acima, os Troller RF e o diesel fase 1 tem wishbone, inclusive o meu 2000/2001 diesel original de fábrica.
A frente é muito macia com amortecedores originais e abre até pegar pneus 31 no paralama, 33 arranca o paralama fora, a traseira fica limitada por causa da mola que fica curta devido ao peso da capota, eu uso calços de 30mm na traseira e consigo abrir um pouco mais que os originais, com amortecedores de S10 flex fica muito macio, antigamente era de caminhão mercedes muito duro.

Segue fotos abaixo, se servir, tem muito RF em desmanche, daqui a pouco o Sr. Lauro pode usar algumas peças...

Um abraço e ótimo início de ano à todos.

488636

488637

Lauro Paiva
06/01/2015, 15:16
488696

Uma foto lateral do porquinho, com os pneus 34 e parte dos acessórios pendurados.

Lauro Paiva
06/01/2015, 15:19
Vi seu comentário acima, os Troller RF e o diesel fase 1 tem wishbone, inclusive o meu 2000/2001 diesel original de fábrica.
A frente é muito macia com amortecedores originais e abre até pegar pneus 31 no paralama, 33 arranca o paralama fora, a traseira fica limitada por causa da mola que fica curta devido ao peso da capota, eu uso calços de 30mm na traseira e consigo abrir um pouco mais que os originais, com amortecedores de S10 flex fica muito macio, antigamente era de caminhão mercedes muito duro.

Segue fotos abaixo, se servir, tem muito RF em desmanche, daqui a pouco o Sr. Lauro pode usar algumas peças...

488636

488637

Caro Marcelo o que é um wishbone?
É aquela peça que alguns chamam de barra estabilizadora???
Desculpa a minha ignorância...

tuna
06/01/2015, 23:02

488636

488637

Marcelo, muito bacana! mas ainda assim não é uma ladder bar, o conceito de ladder é pra travar o eixo em situações onde torque, pneus grandes e suspensão contribuam para o spring wrap ( spoa com pneus grandes) ou carros de arrancada, acho que aqui tem uma bem legal:

Building a traction bar for SOA YJ. Parts & Install Suggestions? - JeepForum.com (http://www.jeepforum.com/forum/f12/building-traction-bar-soa-yj-parts-install-suggestions-364949/)

Sempre admirei teu carro e teu cuidado com as máquinas :concordo:

[]'s

tuna
06/01/2015, 23:05
488696

Uma foto lateral do porquinho, com os pneus 34 e parte dos acessórios pendurados.

Lauro, pra esses pneus acho que vai ter sofrer uma intervençãozinha, eu iria de spoa, com calços de carroceria mais próximo do original possível (baixos), e molas de toyota com jumelos revolver, vai ficar duca...

[]'s

tuna
06/01/2015, 23:11
Ah, não esqueci não:

uma palhinha, por que não to afim de fazer TODA a lição de casa do ZÔTO :roll:

Shackles are not intended for lift. They should be sized for the springs they attach to.

Mostly cons... Longer shackles often change both your driveline and steering geometry. They'll reduce your positive caster, leading to steering wander. They'll also tip your axle pinions upward, which can lead to driveline vibration if not matched.

Now, having said that, your lift springs are most likely longer than stock so they need a longer shackle to flatten properly. I use extended (6") shackles with 4.5" lift, but like me, you'll still need to check your driveline and steering angles once they're installed and probably need to make adjustments.

Here's the link to the article mentioned in the post above.

The effect of lifts on your steering, drivetrain, etc. - JeepForum.com (http://www.jeepforum.com/forum/f8/effect-lifts-your-steering-drivetrain-etc-784807/)

[]'s

Lauro Paiva
07/01/2015, 10:17
Grande tuna!!!!

Muito obrigado!!!!

Vou ler com cuidado, e aproveitando o momento o que vc acha desse acessório da Odim 4x4 que nos permitem colocar molas elípticas, e já sem precisar dos ladder bar???
Vou colocar uma foto aqui

tuna
07/01/2015, 10:34
Lauro, a conversa aí é outra, o conceito é totalmente diferente, mas na minha humilde opinião, eu acho que que se o projeto nasceu com feixes deve morrer com feixes, a não ser que se parta para um four link bem elaborado, mas aí também, já são outros quinhentos...

[]'s

Marcelo Oyarzábal
07/01/2015, 12:58
Lauro, pra esses pneus acho que vai ter sofrer uma intervençãozinha, eu iria de spoa, com calços de carroceria mais próximo do original possível (baixos), e molas de toyota com jumelos revolver, vai ficar duca...

[]'s

Também concordo, já vi um vídeo e não lembro quem postou, sobre motor com bastante torque e que o diferencial ficava "jogando" quando acelerava, spoa com molas de toy ficaria muito bom e custo baixo.
Sobre jumelos altos, não gosto, além de deixar aquela tranqueira de feixe embaixo do diferencial.
Olha a diferença entre esses dois.

488793

488794

tuna
07/01/2015, 14:40
Também concordo, já vi um vídeo e não lembro quem postou, sobre motor com bastante torque e que o diferencial ficava "jogando" quando acelerava, spoa com molas de toy ficaria muito bom e custo baixo.
Sobre jumelos altos, não gosto, além de deixar aquela tranqueira de feixe embaixo do diferencial.
Olha a diferença entre esses dois.

488793

488794

:concordo:

[]'s

Lauro Paiva
09/01/2015, 09:26
488951

Bom dia pessoal, resolvi tomar coragem, e comprei do Odin uma suspensão tipo troler, que ele vai reforçar para ficar a prova de explosão nuclear.
Pensamos em usar adiamantinum mas o ZINHO usou tudo o que sobrou nessa dimensão (aliais o pessoal pudia voltar a colocar posts por lá, morro de rir cada vez que leio )

Bom se o mecânico vier hoje, eu devo levar o jipe para Teixeira de Freitas e de lá ele vai de cegonha pro Donivel.

Rodrigo ODIN4X4
13/01/2015, 21:49
488951

Bom dia pessoal, resolvi tomar coragem, e comprei do Odin uma suspensão tipo troler, que ele vai reforçar para ficar a prova de explosão nuclear.
Pensamos em usar adiamantinum mas o ZINHO usou tudo o que sobrou nessa dimensão (aliais o pessoal pudia voltar a colocar posts por lá, morro de rir cada vez que leio )

Bom se o mecânico vier hoje, eu devo levar o jipe para Teixeira de Freitas e de lá ele vai de cegonha pro Donivel.
Lauro hoje comprei os tubos para seus links a prova de explosão nuclear, serão usados tubos mecânicos com 1/14" de diâmetro e parede de 5 mm, são tubos sem costura, todos os suportes já foram mandados para o corte CNC e serão feitos em chapa de 1/4", assim que chegarem posto fotos.

Lauro Paiva
14/01/2015, 13:00
Rodrigo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

Você me fez MUITO FELIZZZZZ
Acabei de chegar de um trabalho no mar, o motor mercury quebrou a 2km da costa e tive que conserta-lo dentro dágua, o que não é a coisa mais fácil do mundo, kkkkk.
Mas agruras trabalhistas a parte, fico feliz que os tubos tenham sido comprados e ida para o corte!!!!
MUITO OBRIGADO MESMO!!!!!!!!!

Rodrigo-ce
14/01/2015, 23:26
Lauro como vai.
Cheguei muito perto de comprar um javali que estava abandonado em uma rua perto da minha casa.
A lataria já estava comprometida a mecânica poderia ser aproveitada. O mais importante era a vantagem de ser um jeep a diesel.
Mas o proprietário não aceitou minha proposta, mas vamos ao que interessa.
SEU JAVA ESTA FICANDO NOTA 10.
Felicidade nas adaptações.

Lauro Paiva
15/01/2015, 09:04
Bem atualizando a conta corrente, digo o javali...
Para acompanhar a obra de arte do Odin (a prova de explosão nuclear) vou colocar umas molas que me parecem muito interessante.
No link abaixo uma explicação do funcionamento delas, as minhas devem ser de 3 estágios.
Aguardando ainda a chegada do guincho para levar o java até Teixeira de Freitas e de lá para Paranavai...
http://www.ausjeepoffroad.com/forum/showthread.php?t=114312

Lauro Paiva
21/01/2015, 09:20
Finalmente o pessoal do transporte pegou o javali, e ele está a caminho do Donivel.
Foi uma luta!!!
Marca dia e hora, não vem, e quando chega é no final do dia e o guincho foi utilizado (do java) pela primeira vez, para que fosse puxado para dentro do guincho.490177
Agora é deixar a ansiedade de lado e esperar o porquinho chegar em Paranavaí!!!

Lauro Paiva
21/01/2015, 09:25
490178490179490180490181490182
tapete chave de roda (que fica presa no estepe) indicador de poeira do filtro cintos de segurança protetores dos piscas 490182
Enfim um monte de coisas foram junto com o porquinho!!!

Lauro Paiva
21/01/2015, 09:29
490183490184490185490186490187

equipamento do guincho (lava jato) barra estabilizadora, radiador do fluido de direção ventoinha e sinaleiras militares,

É incrível quanta coisa a gente compra e acumula...

Lauro Paiva
21/01/2015, 09:35
490188490189490190490191490192

Acabamento do para brisa que segura o parabrisa no capot quando está deitado e quando o parabrisa está em pé segura os cabos de aço que protegem o parabrisa de galhos.

miscelânea de mostradores, retrovisor do Plymoth 51 que foi do meu pai.

Trava do capot

Par de faróis de milha.

Par de Alavancas de freio de mão.

Lauro Paiva
21/01/2015, 09:39
490193490194490195490196490197

Farol de milha de led (penso em comprar outro para fazer um par)

Câmara de ré

Tampa de acabamento da luz de cortesia que fica no santo antônio.

Farol de ré

Cabos de velocímetro.

Lauro Paiva
21/01/2015, 09:45
490198490199490200490201

Bomba hidráulica ALGUÉM SABE ME DIZER SE ELA É CAPAZ DE ACIONAR UM GUINCHO HIDRÁULICO????

Peças compressor (2) de rancho 9000, tubos, mostradores. É POSSÍVEL COLOCAR AQUELES TUBOS DE AEROQUIP NO LUGAR DESSES TUBINHOS????

pASSA FIO DE BORRACHA E conexões de latão para os erspiros de diferencial, caixa de marcha, etc. e graxeiros.

Tampa de diferencial de alumínio com indicador de óleo, patesca, e peças do hi lift extrem.

Lauro Paiva
21/01/2015, 09:50
490202490203490204

Suporte militar de antena

Suporte de estepe.
Reservatório de água do limpador de parabrisa.
2 semi eixos DO JAVALI, QUE CONFORME PROMETIDO ESTÃO SENDO DOADOS

Parafusos de inox e rebites com rosca.

LOCAL ULTRA SECRETO ONDE ESCONDI AS CHAVES DO JAVALI, TODAS COM TAG INDICANDO SUA FUNÇÃO!!!!

reslima
21/01/2015, 10:52
Opa, bacana Lauro. Conseguiu mandar os semi eixos dentro do porco?
Abraço!
Renato.

Lauro Paiva
21/01/2015, 11:50
Oi Reslima, sim mandei os semi eixos dentro do carro!!!
Assim que chegar aí no Donivel, eu devo postar e vc pode ir lá pegar, é presente de aniver´sario,kkkk

Lauro Paiva
21/01/2015, 12:19
Renato,
Se vc olhar a primeira foto do post antes do seu e ampliar a foto, dá para ver parte do semi eixo no canto superior esquerdo.

reslima
21/01/2015, 13:13
Lauro, obrigado mesmo, como te disse é para um amigo que vai reativar o 4x4 no Javali dele, serão muito úteis. Me desculpe, não tinha visto no seu post que tinha falado dos semi eixos.
Te agradeço mesmo e o que precisar daqui, é só falar! Se for visitar o Java na Donivel, avisa que damos jeito de reunir, tomar umas e contar mentiras!
Quando os bichos chegarem na Donivel, eu e esse amigo vamos lá buscar!
Abração e obrigado novamente!
REnato

reslima
21/01/2015, 13:18
O local ultrasecreto é bacana, mas curti mesmo a quantia de chaves com as TAG´s coloridas... Hehehe...
Abraço.

490204

LOCAL ULTRA SECRETO ONDE ESCONDI AS CHAVES DO JAVALI, TODAS COM TAG INDICANDO SUA FUNÇÃO!!!!

Lauro Paiva
22/01/2015, 08:22
È pessoal, agora é esperar o jipe chegar na oficina do Donivel para começar de fato a reforma, foi muito tempo e dinheiro mau gasto ao longo do tempo.
Muita promessa sem e muito "segunda feira está pronto..."
Mas isso são águas passadas.
A suspensão de 2 links com Panhead e molas Molas triple rate RK, minha grande questão hoje é pensar no valor do caster.
Olhando os posts dos gringos no pirate490384
Eles tem valores bem altos de caster, até maior do que 4o e ainda não sei como decidir que valor o meu java vai ter com os pneus de 34 polegadas...
Mas certamente nosso caríssimo Donivel vai desvendar esse caso.
Taí a foto da mola que comprei para acompanhar a nova suspensão.

hercilio.neto
22/01/2015, 09:28
488951

Lauro, a instalação da suspensão será feita na Donivel mesmo?

Lauro Paiva
22/01/2015, 09:53
Prezadíssimo Hercilio,

sim a suspensão será colocada na Donivel, que está fabricando os componentes é o Odin4x4.
490403

490404

Ele já faz essas peças a algum tempo e as molas devem ser as de triple rate que comprei na casa da transmissão
Falei com o Donivel sobre essas peças e assim eu acredito que a obra ande mais depressa.
Os amortecedores são os rancho 9000 com a central de comando dentro da cabine.
Vc sabe se eu posso trocar os tubos (que parecem tão frágeis) pelos tubos com malha de inox do tipo aeroquip ?????

Lauro Paiva
26/01/2015, 17:46
Pois é, é difícil achar quem trabalhe direito, depois de pagar adiantado a Nacional Transporte para que meu jipe fosse entregue na oficina do Donivel, eis que me mandam uma mensagem dizendo que houve dificuldades de transporte, e que meu jipe só deve chegar na "outra" semana que vem.....
490903

Enquanto isso olhando o forum em "coisas estranhas" encontro um jipe com algumas coisas interesantes, como esse ponto de ancoragem na lateral, e um para choque "mimoso"
Ele deve pesar só a lataria umas 3 ou 4 toneladas....
Idéias, muitas idéias...

Lauro Paiva
03/02/2015, 08:59
491737491738491739491740

Enquanto espero a entrega do porquinho, umas peças para alegrar o coração e esvaziar os bolsos,kkkk
Os suportes das molas da suspensão " a prova de explosão nuclear"
Para o fim da semana, os suportes devem ser soldados, agora é aguardar com paciência a chegada das molas triple rate e a chegada de tudo lá na Donivel.

xxxtripod
03/02/2015, 10:59
fera heim Lauro!!! Só de olho!!!

Lauro Paiva
03/02/2015, 12:31
fera heim Lauro!!! Só de olho!!!

XXXtripod, sugestões e pedradas são bem vindos,kkkkkk

Rodrigo ODIN4X4
04/02/2015, 21:14
È pessoal, agora é esperar o jipe chegar na oficina do Donivel para começar de fato a reforma, foi muito tempo e dinheiro mau gasto ao longo do tempo.
Muita promessa sem e muito "segunda feira está pronto..."
Mas isso são águas passadas.
A suspensão de 2 links com Panhead e molas Molas triple rate RK, minha grande questão hoje é pensar no valor do caster.
Olhando os posts dos gringos no pirate490384
Eles tem valores bem altos de caster, até maior do que 4o e ainda não sei como decidir que valor o meu java vai ter com os pneus de 34 polegadas...
Mas certamente nosso caríssimo Donivel vai desvendar esse caso.
Taí a foto da mola que comprei para acompanhar a nova suspensão.

Lauro em meus projetos costumo deixar o cáster de 5 a 6 graus, no seu caso onde vai aumentar o entre eixos eu deixaria com 5,5 ou 6 graus, isso deixará o porquinho com uma condução mais firme em maiores velocidades, no meu Niva Frankstain deixei com 5.5 e ficou bem legal a 80/100 km/h fica bem estavel.
Uma outra coisa importante é o uso de um bom amortecedor de direção, costumo usar o da Band, tem um preço bom e é bem robusto

Marcelo Oyarzábal
04/02/2015, 22:13
Sr. Lauro, estamos na torcida pelo porquinho.
Vai ganhar uma capota de fibra ou vai ficar na lona?

Lauro Paiva
05/02/2015, 09:46
Sr. Lauro, estamos na torcida pelo porquinho.
Vai ganhar uma capota de fibra ou vai ficar na lona?

Marcelo, tudo bem contigo, espero que sim!!
O porquinho vai ficar com a capota de lona mesmo, talvez faça uma capota de lona de caminhão, mas esta teria que ser feita sob medida por que o java vai crescer cerca de 30cm.
Mas eu estou aguardando a transportadora entregar o jipe lá na Donivel para recomeçar a obra.
E o Kindim, quando vai subir para a amazônia???
Forte abraço!

Lauro Paiva
05/02/2015, 09:55
Lauro em meus projetos costumo deixar o cáster de 5 a 6 graus, no seu caso onde vai aumentar o entre eixos eu deixaria com 5,5 ou 6 graus, isso deixará o porquinho com uma condução mais firme em maiores velocidades, no meu Niva Frankstain deixei com 5.5 e ficou bem legal a 80/100 km/h fica bem estavel.
Uma outra coisa importante é o uso de um bom amortecedor de direção, costumo usar o da Band, tem um preço bom e é bem robusto

Caro Rodrigo,

Depois de ler aqui no fórum e de ler algumas notas técnicas eu pensei em fazer o cáster 6 graus.
Estou começando a fermentar outra ideia também...
Penso em corrigir a Geometria de Ackermann e colocar os braços para trás.
Como segundo a Wikipédia essa invenção é do avô do Charles Darwin eu penso em fazer essa mudança, penso, pois sei que funciona bem em baixas velocidades, ainda não tenho certeza do comportamento da direção em velocidades mais altas, mas é mais um projeto para o porco, que deve ficar pronto antes do final do século, eu acho, kkkk.
abraços.

Vicente Guimaraes
05/02/2015, 11:05
Amigo Lauro para de inventar e vai rodar com o bicho :safari-rig:

Lauro Paiva
05/02/2015, 11:46
Amigo Lauro para de inventar e vai rodar com o bicho :safari-rig:

kkkkkkkkkkk,

Sr. Vicente está certíssimo, mas como só fazem 5,5 anos de trabalho no porquinho, e como ele tá indo lá pro paraná, na donivel, eu fico por aqui em elucubrações místicas e existenciais, ou seja, arrumando mais sarna pra me coçar, kkkkk
O jaqueissmo ataca com força!!!
abçs!

Marcelo Oyarzábal
05/02/2015, 21:43
Marcelo, tudo bem contigo, espero que sim!!
O porquinho vai ficar com a capota de lona mesmo, talvez faça uma capota de lona de caminhão, mas esta teria que ser feita sob medida por que o java vai crescer cerca de 30cm.
Mas eu estou aguardando a transportadora entregar o jipe lá na Donivel para recomeçar a obra.
E o Kindim, quando vai subir para a amazônia???
Forte abraço!

Tudo bem Sr. Lauro, já vi um tópico sobre o Donivel, eles são muito bons. Sobre a capota, uma lona daquelas militar, que tem tipo uma cera deve ficar muito boa no porquinho. Sobre o kindim ir para a Amazônia, vai demorar, pois fazem apenas 5 meses que voltei de lá, já fizemos alguns quilometros no Mato Grosso e conhecemos uma pontinha da Amazônia, muito bonito o lugar, diferente de todo o resto do Brasil, voltei para o RS por causa da família que ficou, mas aquela região é demais.
Um abraço.

Lauro Paiva
06/02/2015, 09:30
Tudo bem Sr. Lauro, já vi um tópico sobre o Donivel, eles são muito bons. Sobre a capota, uma lona daquelas militar, que tem tipo uma cera deve ficar muito boa no porquinho. Sobre o kindim ir para a Amazônia, vai demorar, pois fazem apenas 5 meses que voltei de lá, já fizemos alguns quilometros no Mato Grosso e conhecemos uma pontinha da Amazônia, muito bonito o lugar, diferente de todo o resto do Brasil, voltei para o RS por causa da família que ficou, mas aquela região é demais.
Um abraço.

Prezado Marcelo,

Que bom que você conheceu um pouco da nossa Amazônia, é um lugar muito diferente, são muitos brasis por lá, desde cerrado até a floresta ombrófila, as fisionomias vegetais e os povos são de uma variedade impressionante.
Esse é um dos motivos que me levaram a voltar para lá.
Castanheiras com mais de 60m de altura.
Rios onde de uma margem você não avista a outra492124foto da base aérea comandante veloso, ao longo da BR163, e abaixo a cachoeira onde fica uma pequena PCH, também ao longo da BR163, lugares por onde passei, e que são de uma riqueza impressionante.

492125

Marcelo Oyarzábal
06/02/2015, 22:10
Sr. Lauro, realmente é muito bonito, vou voltar um dia para passear. Meu pai morou 3 anos em Porto Murtinho no MS, ele é militar e foi transferido pra lá, infelizmente não tive tempo de ir por causa do meu trabalho, mas ele me mandava as fotos e era impressionante, já em Porto Velho no estado de Rondônia morei junto com ele durante 3 anos também, mas como faz muito tempo me recordo pouco daquela região.
Belas fotos, um abraço.

Lauro Paiva
10/02/2015, 12:52
Pois é, parece que o universo conspira as vezes contra o porquinho...
Finalmente o java chega no paraná, e 492529a internet para de funcionar, bem como a telefonia fixa e o celular.
Mas o porquinho chegou no sue destino (temporário eu espero)
E as peças da suspensão estão quase prontas, 492525
492527492528
492530

tubos de diâmetro maior e com paredes mais grossas, a prova de explosão nuclear, kkkkkkk
Faltam agora as buchas (como estou indo para o Oiapoque já pedi 2 conjuntos das buchas superiores de reserva e mais um conjunto completo de reserva também!!!!
Agora falta começar o trabalho de retirar a carroceria, retirar os feixes de molas e começar a colocar a suspensão nova.
Na esperança do universo dar uma canja e liberar sem mais problemas as molas de miami para o paraná!!!

Lauro Paiva
10/02/2015, 13:02
Fotos fora de ordem cronológica,
Mostrando o carro chegando na oficina492531

492532492533

Agora é esperar o Rodrigo acabar com o carro do Kin, kkk acabar no bom sentido, e começar a REFORMA DEFINITIVA DO PORQUINHO!!!!!

hercilio.neto
10/02/2015, 21:57
Esse projeto eu vou acompanhar a cada post.
Força aí Lauro.
Seu Porquinho vai ficar Show.

Rodrigo_Donivel
12/02/2015, 00:24
Lauro meu caro... Eis que consegui hoje sentar a frente do pc para alimentar seu tópico, mas felizmente vc foi mais rápido que eu rsss....

Ansioso pela vida do Porco...

Reafirmando... Ele funcionou normalmente, sem nenhum tipo de trabalho a nao ser achar quem era solenoide e quem era automatico de partida... kkkkk

E o documento dele chegou via Correios.

Abs. Fique com Deus.

uxio69
12/02/2015, 02:47
Mauro, voltei à ativa.

Agora seu sofrimento aumenta! :mrgreen:

FernandoRisso
12/02/2015, 17:52
Lauro, boa sorte na empreitada, vai ficar bacana depois de pronto.
Mas eu tenho que dizer, javali é feio demais... :parede:

zeca_cj
12/02/2015, 20:30
Lauro, tudo bem?

Hoje o dia foi tranquilo então parei pra ler todo seu tópico e fiz algumas anotações. Posso me intrometer só um pouquinho? :computador:

Calços de carroceria: Troque os calços da Scania por calços de PU de mesma medida. Motivo: Calços de motor servem pra eliminar vibração, portanto não há ligação entre os parafusos superior e inferior. Em caso de uma parada brusca de seu carro, os calços podem se romper e a carroceria soltar do chassis. Calços de PU fixos com um parafuso central manterá sua carroceria firme e segura.

Junta CV: Você comentou que usaria junta, mas não relatou se instalou ou não.
Pergunto se realmente há necessidade?
A junta CV (Constant Velocity / Homocinética) é solicitada não porque ela é bonita e sim quando não há paralelismo entre as saídas da caixa e entrada dos diferenciais. O ideal é não ter diferença angular, mas existem casos que não dá pra escapar. Aproveite que está mudando o esquema de suspensão pra tentar ajustar pelo menos o eixo traseiro pra não usar CV.

Dois Alternadores: Reza a lenda que dois alternadores não podem funcionar simultaneamente no mesmo circuito elétrico. Não sou engenheiro eletricista, mas faz sentido essa lenda. O que já vi em fóruns gringos é um alternador extra que é acionado a parte pra um uso especifico como soldar. Coloque no youtube "alternator Welding" e divirta-se.
Se realmente deseja seguir em frente nesse plano, sugiro consultar alguns bons engenheiros elétricos e/ou automotivos pra saber das consequências.

Caster: Como já foi dito, o ideal é saber o caster original do javali. Dei uma rapida googlada mas não achei. Diante mão, um caster padrão seria de 5 a 7º positivo.
Quanto maior o grau de caster, maior a tendencia do carro/moto se manter em linha reta. Em contrapartida perde-se capacidade de manobra. Ex: Manobrar uma moto chopper num estacionamento deve ser terrivel!

Se os links da sua suspensão não estivessem prontos eu sugeriria deixar um curso de regulagem em um dos tubos de cada lado. Assim você poderia fazer ajuste fino do caster. Mas já estão prontos, então desencana e toca o pau no projeto.

Ladder Bar: Também chamada de anti axle wrap. Já foi devidamente explicada por Tuna a sua aplicação em suspensões por feixes de mola. Não deve ser confundida com "Radius Arms" que é a suspensão do Troller atual e que você usará no Java. Já o esquema do Troller Kindim chama-se Wishbone.

Nova suspensão: Pode ser uma pergunta boba, mas perguntar não ofende! Ao projetar as peças da nova suspensão, vocês tiveram cuidado em medir o diâmetro da mola pra fazer o prato com medida adequada? Pergunto isso pois vi numa das fotos um prato bem estreito.

Outra coisa. Já comprou as 6 buchas que serão utilizadas na fixação dos links nos eixos? Compre buchas maleaveis pois esse esquema de links depende da flexibilidade das buchas pra torçer a suspensão. Pelo que vi, me parecem ser as mesmas do Troller (carroceria de caminhão Cargo).

Geometria Ackermann e passar os braços de direção pra trás do eixo: Desencana disso meu amigo!
Já pensou na trabalheira que vai dar passar essa barra de direção pra traz do eixo?

Notei que você gosta de ficar horas pesquisando e devaneando pela internet lendo de tudo um pouco e quer aplicar tudo na pratica. Uma coisa que aprendi nesses 10 anos mexendo no TAXI é: Na pratica, a teoria é outra. E o mais importante é manter o FOCO no projeto senão não vai acabar nunca!

Abraços, bom Carnaval e vamo que vamo!!!

zeca_cj
12/02/2015, 20:31
Ah e por fim... Concordo com Fernando Risso!

Javali é feio pra baralho :odedo:

Marcelo Oyarzábal
12/02/2015, 22:51
Mas o Javali do Sr. Lauro ta indo pra plástica, vi alguns post de serviços executados na Donivel, esse porquinho vai sair diferente de lá.

zeca_cj
12/02/2015, 23:55
Quando falei sobre as buchas dos links, onde escrevi 6 buchas leia-se 8 buchas. 2 por link x 4 links.

tuna
13/02/2015, 10:36
Lauro, tudo bem?

Hoje o dia foi tranquilo então parei pra ler todo seu tópico e fiz algumas anotações. Posso me intrometer só um pouquinho? :computador:

Calços de carroceria: Troque os calços da Scania por calços de PU de mesma medida. Motivo: Calços de motor servem pra eliminar vibração, portanto não há ligação entre os parafusos superior e inferior. Em caso de uma parada brusca de seu carro, os calços podem se romper e a carroceria soltar do chassis. Calços de PU fixos com um parafuso central manterá sua carroceria firme e segura.

A junta CV (Constant Velocity / Homocinética) é solicitada não porque ela é bonita e sim quando não há paralelismo entre as saídas da caixa e entrada dos diferenciais. O ideal é não ter diferença angular, mas existem casos que não dá pra escapar. Aproveite que está mudando o esquema de suspensão pra tentar ajustar pelo menos o eixo traseiro pra não usar CV.

Dois Alternadores: Reza a lenda que dois alternadores não podem funcionar simultaneamente no mesmo circuito elétrico. Não sou engenheiro eletricista, mas faz sentido essa lenda. O que já vi em fóruns gringos é um alternador extra que é acionado a parte pra um uso especifico como soldar. Coloque no youtube "alternator Welding" e divirta-se.
Se realmente deseja seguir em frente nesse plano, sugiro consultar alguns bons engenheiros elétricos e/ou automotivos pra saber das consequências.

Caster: Como já foi dito, o ideal é saber o caster original do javali. Dei uma rapida googlada mas não achei. Diante mão, um caster padrão seria de 5 a 7º positivo.
Quanto maior o grau de caster, maior a tendencia do carro/moto se manter em linha reta. Em contrapartida perde-se capacidade de manobra. Ex: Manobrar uma moto chopper num estacionamento deve ser terrivel!

Se os links da sua suspensão não estivessem prontos eu sugeriria deixar um curso de regulagem em um dos tubos de cada lado. Assim você poderia fazer ajuste fino do caster. Mas já estão prontos, então desencana e toca o pau no projeto.

Ladder Bar: Também chamada de anti axle wrap. Já foi devidamente explicada por Tuna a sua aplicação em suspensões por feixes de mola. Não deve ser confundida com "Radius Arms" que é a suspensão do Troller atual e que você usará no Java. Já o esquema do Troller Kindim chama-se Wishbone.

Nova suspensão: Pode ser uma pergunta boba, mas perguntar não ofende! Ao projetar as peças da nova suspensão, vocês tiveram cuidado em medir o diâmetro da mola pra fazer o prato com medida adequada? Pergunto isso pois vi numa das fotos um prato bem estreito.

Outra coisa. Já comprou as 6 buchas que serão utilizadas na fixação dos links nos eixos? Compre buchas maleaveis pois esse esquema de links depende da flexibilidade das buchas pra torçer a suspensão. Pelo que vi, me parecem ser as mesmas do Troller (carroceria de caminhão Cargo).

Geometria Ackermann e passar os braços de direção pra trás do eixo: Desencana disso meu amigo!
Já pensou na trabalheira que vai dar passar essa barra de direção pra traz do eixo?

Notei que você gosta de ficar horas pesquisando e devaneando pela internet lendo de tudo um pouco e quer aplicar tudo na pratica. Uma coisa que aprendi nesses 10 anos mexendo no TAXI é: Na pratica, a teoria é outra. E o mais importante é manter o FOCO no projeto senão não vai acabar nunca!

:palmas::palmas::palmas::palmas: Zeca, belo post, resumiu um tanto da novela, trazendo objetividade, foco e informações pertinentes. show de bola.

[]'s

RODRIGO TOMITÃO
13/02/2015, 14:22
Ah e por fim... Concordo com Fernando Risso!

Javali é feio pra baralho :odedo:
não fala assim do porquinho

tuna
13/02/2015, 15:35

Cara, pra baralho é um pouco forte mesmo, mas que é feio é....

Como diria um amigo, Javali é feio até o fundo do bode!:mrgreen:

[]'s Lindos

Lauro Paiva
13/02/2015, 18:12
Primeiro uma consideração estética....

O jipe Javali tem o desenho que TODOS OS JIPES GOSTARIAM DE TER,

ELE TEM A AERODINÂMICA DE UMA CAIXA DE SAPATO.

A LEVEZA DE UM RINOCERONTE

A ELEGÂNCIA FRANKSTANIANA

E A DESENVOLTURA DE UM CÁGADO, UM CÁGADO OUVIRAM BEM!!!!

E TEM O NOME DE UM PORCO,

SENHORES DO FÓRUM, QUE OUTRO VEÍCULO TEM TANTOS ADJETIVOS ESPLÊNDIDOS???????

PARA RESUMIR EM UMA SÓ PALAVRA ELE É EXCELSIOR!!!!!

Resolvido a questão estética vamos as considerações iluminadas do SUPER ZECA!!!!

Lauro Paiva
13/02/2015, 18:16

Concordo contigo, e faço apenas uma pergunta, o mexanico disse que estes calços são os que seguram a caixa de marcha de um Scania e que apesar de não ter um parafuso passante ele é estúpidamente forte.
Ele aguentaria qualquer tentativa de separar o chassi da carroceria.
O Zeca, eles são realmente muito fortes, coloquei um na prensa e tentei arrebentar ele sem conseguir.
Mas segurança precede a tudo e é dever de todos!!

Lauro Paiva
13/02/2015, 18:26

A junta CV seria para acomodar o diferencial com a CT depois do spoa, que ficou MUITO RUIM!!!!
Como coloquei, ou estou colocando uma nova suspensão "tipo Troler" a prova de explosão nuclear com tubos mais grossos e com parede mais espessa.
É provável que eu não precise da junta CV, mas essa decisão só será definitiva depois da suspeção colocada e o motor recolocado (vamos procurar a melhor posição do motor, diferencial (e isso olhando o caster tb) o que tenho certeza que o Donivel (que está com o jipe do KIm) vai fazer de maneira primorosa.

Lauro Paiva
13/02/2015, 18:30
Estou pensado nas outras colocações que o Zeca fez TODAS MUITO PERTINENTES!!
OBRIGADO ZECA!!!
Tenho que digerir melhor e respondo amanhã!!!

Lauro Paiva
13/02/2015, 19:05

GRANDE RODRIGO, SÓ ALGUÉM COM SENSO ESTÉTICO SUPERIOR COM O DE VOSSA SENHORIA PARA RECONHECER A BELEZA EXTRAORDINÁRIA DO JAVALI!!!!

(Obviamente o Rodrigo tem um Javali também, mas ele tem uma opinião ilibada e desinteresada a respeito da harmonia do JAVALI)

hercilio.neto
13/02/2015, 21:57
Pessoalmente, acho o Javali bem bacana.
Jipe com cara de jipe.

lucianobarbosa
14/02/2015, 19:38
Ola Lauro aproveitando o sábado chuvoso aqui no litoral, li tua saga achei muito legal, e com muita gente opinando com sugestões e criticas de grande importância um verdadeiro debate o bom de isso tudo e que você pode optar pela aquela que realmente atende sua necessidade, e o melhor de tudo isso que agora você colocou o porquinho nas mãos da Donivel pessoal realmente capacitado par realizar seus projetos o melhor dizendo realizar seu sonho de transformar o porquinho num verdadeiro Porcão Nuclear tive o prazer de conhecer a Donivel uma verdadeira fabrica de sonhos !!!, e conheci o Rodrigo uma cara nota 1000 super atencioso e com certeza quando conhece-lo vai se surpreender, abraços e vamos acompanhado o final da historia que agora vai ter um final feliz !!!:euforico:

Lauro Paiva
19/02/2015, 17:52
Bom, novidades sem fotos...

chegou lá na Donivel, a caixa de transmissão do toyota que será acoplada no câmbio V-240 (aquele mesmo câmbio que era usado no engesa que tem a primeira super reduzida) com sua respectiva flange (a de ferro fundido).
Chegou também o HI STEER da ensimec.
A suspensão do Odin está pronta e pintada!!!!
Ele me prometeu que hoje a noite enviaria fotografias do conjunto.
E meu grande problema atual é a falta das molas triple rate.
Que foram compradas, mas infelizmente um problema com o importador mantém elas nos eua.
Então fico aguardando até conseguir uma resposta definitiva das molas e começo a pesquisar as molas nacionais.

Lauro Paiva
19/02/2015, 17:56
Notei que você gosta de ficar horas pesquisando e devaneando pela internet lendo de tudo um
pouco e quer aplicar tudo na pratica. Uma coisa que aprendi nesses 10 anos mexendo no TAXI é: Na
pratica, a teoria é outra. E o mais importante é manter o FOCO no projeto senão não vai acabar nunca!

AS SÁBIAS PALAVRAS DE ZECA CJ DEVEM VIRAR MEU CREDO DIÁRIO!!!!

Lauro Paiva
20/02/2015, 09:15
Chegaram as fotografias da nova suspensão do porquinho!!!493239

493241
O braço da suspensão com o suporte da mola.

493242

barra panhard que deve ser ajustado ao porquinho, junto com as buchas de pu.

493243

detalhe das peças soldadas

493244

as peças presas por fita hellermann são as buchas de aço que alojarão as buchas em pu da barra panhard, vão junto a elas os reforços para deixar a prova de explosão nuclear as barras

493245

outro detalhe

493246

uma vista para mostrar o tubo panhard

493247

tudo bem reforçado

493248

o reforço que eu pedi que fosse adicionado ao projeto da minha suspensão, uma chapa que liga as duas barras, com furos de alívio.

493249

uma vista geral do conjunto!!!!

xxxtripod
20/02/2015, 11:43
Chegaram as fotografias da nova suspensão do porquinho!!!493239

493241
O braço da suspensão com o suporte da mola.

493242

barra panhard que deve ser ajustado ao porquinho, junto com as buchas de pu.

493243

detalhe das peças soldadas

493244

as peças presas por fita hellermann são as buchas de aço que alojarão as buchas em pu da barra panhard, vão junto a elas os reforços para deixar a prova de explosão nuclear as barras

493245

outro detalhe

493246

uma vista para mostrar o tubo panhard

493247

tudo bem reforçado

493248

o reforço que eu pedi que fosse adicionado ao projeto da minha suspensão, uma chapa que liga as duas barras, com furos de alívio.

493249

uma vista geral do conjunto!!!!

Que serviço de profissional do Odin!!! Muito bom mesmo!

Rodrigo_Donivel
20/02/2015, 23:50
Irmao pode deixar que amanha providenciarei as fotos das pecas que estao comigo... Pode deixar que mandarei aqui....

(AINDA ACHO QUE SERIA BEM VALIDO TER UM APLICATIVO ANDROID DO FORUM 4X4) kkkkk

Rodrigo_Donivel
20/02/2015, 23:53
E Luciano e outros amigos que falam bem sobre a Donivel....
Agradeço imensamente o reconhecimento e tb agradeço as criticas e sujestões que são dadas para o Porco... Isso nos ajudará imensamente alcançarmos um resultado Porco Nuclear rsss...

Leonardo Raffi
21/02/2015, 12:33
Pessoal eu tenho um porco e é feio... tão feio que chega ser bonito kkkkk brincadeira... fui visitar um colega javalizeiro aqui na cidade e acreditem achei B O N I T O o Java dele(os dos outros sempre é mais bonitokkk) não só achei ..realmente esta muito bonito o Java
segue link do anuncio
http://rs.olx.com.br/regioes-de-pelotas-rio-grande-e-bage/veiculos/carros/cbt-jipe-javali-so-essa-semana-53051282?xtmc=Javali&xtnp=1&xtcr=1