Ver Versão Completa : Ajuda de um desesperado a um ano. Ford ranger motor maxion hs turbo 2.5 diesel
Douglas Pellin
01/07/2014, 12:13
Bom dia Nobres colegas,
Primeiramente, em relação a fazer primeiro uma pesquisa no fórum antes de criar um tópico já foi feito, acreditem a mais ou menos um ano.
Estou com o seguinte problema:
- Tenho uma Ranger 2000, 2.5 a diesel motor maxion HS turbo, e tem uma dificuldade imensa em pegar no periodo da manha.
depois que pega uma vez, durante o resto do dia vai embora..
Vi em uma postagem de um colega algo parecido.. fiz todas as coisas que fora pedida a ele que fizesse, mas não teve solução.
O que percebo é que o problema dela é frio mesmo. Se está quente o dia, ela pega com menos dificuldade, quando está frio chega a "arriar" a bateria e não pega.
o que eu já fiz:
- Deixei o tanque cheio.
- Troquei de posto
- Troquei os filtros, (coloquei um FRAm e depois um da MWM)
- Coloquei um óleo mais grosso
- Esperei alguns segundos antes de ligar
- Fiz a limpeza dos bicos e teste da bomba
- Troquei de bateria ( 3 vezes, agora estou com uma moura de 75 amperes)
enfim, tudo que nos tópicos sobre problemas no diesel que busquei não deu certo.
Uma outra coisa que me deixa encabulado é a tal "vela de aquecimento". Baixei o manual do motor, especificamente o que consta na descrição colada no motor, e lá consta a tal vela aquecedora. mas meio que dentro do motor, sei la, qualquer coisa eu passo o link do manual. Mas levando nas mecânicas, me relatam que não tem vela este tipo de motor.. e que ele aquece meio que por combustão.
bom gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com alguma ideia "menos botar fogo nela" kkkkkk.. me falaram em "adaptar" as velas que daria certo.. não achei nada a respeito na net.
agradeço se alguém puder me ajudar.
obs: moro no interior do Paraná (dias frios são frequente, portanto não consigo usar quase nunca a danada.)
Ramon Pires
01/07/2014, 12:51
Bom dia Nobres colegas,
Primeiramente, em relação a fazer primeiro uma pesquisa no fórum antes de criar um tópico já foi feito, acreditem a mais ou menos um ano.
Estou com o seguinte problema:
- Tenho uma Ranger 2000, 2.5 a diesel motor maxion HS turbo, e tem uma dificuldade imensa em pegar no periodo da manha.
depois que pega uma vez, durante o resto do dia vai embora..
Vi em uma postagem de um colega algo parecido.. fiz todas as coisas que fora pedida a ele que fizesse, mas não teve solução.
O que percebo é que o problema dela é frio mesmo. Se está quente o dia, ela pega com menos dificuldade, quando está frio chega a "arriar" a bateria e não pega.
o que eu já fiz:
- Deixei o tanque cheio.
- Troquei de posto
- Troquei os filtros, (coloquei um FRAm e depois um da MWM)
- Coloquei um óleo mais grosso
- Esperei alguns segundos antes de ligar
- Fiz a limpeza dos bicos e teste da bomba
- Troquei de bateria ( 3 vezes, agora estou com uma moura de 75 amperes)
enfim, tudo que nos tópicos sobre problemas no diesel que busquei não deu certo.
Uma outra coisa que me deixa encabulado é a tal "vela de aquecimento". Baixei o manual do motor, especificamente o que consta na descrição colada no motor, e lá consta a tal vela aquecedora. mas meio que dentro do motor, sei la, qualquer coisa eu passo o link do manual. Mas levando nas mecânicas, me relatam que não tem vela este tipo de motor.. e que ele aquece meio que por combustão.
bom gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com alguma ideia "menos botar fogo nela" kkkkkk.. me falaram em "adaptar" as velas que daria certo.. não achei nada a respeito na net.
agradeço se alguém puder me ajudar.
obs: moro no interior do Paraná (dias frios são frequente, portanto não consigo usar quase nunca a danada.)
Liga pra esse numero 55 3322 0011 e pede pra fala com o Dionisio, esse cara volta e meia ta fazendo motor HSD, explica p ele a situação que te da um diagnostico q tu tem q fazer.
Walter da Camper
02/07/2014, 14:32
Todas as fontes de pesquisa que já lí sobre motores diesel dizem que motores com injeção indireta (pré-câmara) precisam ter vela de aquecimento. Tanto é assim que as outras aplicações desse motor usam um cabeçote diferente e com velas (Land Rover, S-10, Sprinter). A Ford, talvez acreditando que o Brasil é um pais 100% tropical, deu mancada em excluir esse importante acessório. Enquanto o carro é novo, tudo bem, mas depois de muita Km rodada, são vários os fatores que podem tornar a partida cada vez mais difícil, como baixa compressão dos cilindros, perda de pressão da BI, perda de eficiência do arranque e suas conexões, etc...
Como última tentativa, experimente dar partida com o acelerador a 100%. A maioria das BIs tem um mecanismo que aumenta a quantidade de diesel injetada na hora da partida (mesmo sem acelerar faz um tufo de fumaça preta) e pode ser que esse sistema esteja com defeito.
Se não der certo, a saída é medir a compressão dos cilindros e se estiver baixa terá que retificar. Ou ainda trocar pelo cabeçote da Land.
Se o carro está se comportando bem nas demais situações, eu não mexeria com essas coisas dispendiosas e, como gosto de uma gambiarra, adaptaria um parafuso com cabeça borboleta no coletor de admissão para dar uma borrifada de WD40 na primeira partida do dia...
Douglas Pellin
02/07/2014, 16:53
Todas as fontes de pesquisa que já lí sobre motores diesel dizem que motores com injeção indireta (pré-câmara) precisam ter vela de aquecimento. Tanto é assim que as outras aplicações desse motor usam um cabeçote diferente e com velas (Land Rover, S-10, Sprinter). A Ford, talvez acreditando que o Brasil é um pais 100% tropical, deu mancada em excluir esse importante acessório. Enquanto o carro é novo, tudo bem, mas depois de muita Km rodada, são vários os fatores que podem tornar a partida cada vez mais difícil, como baixa compressão dos cilindros, perda de pressão da BI, perda de eficiência do arranque e suas conexões, etc...
Como última tentativa, experimente dar partida com o acelerador a 100%. A maioria das BIs tem um mecanismo que aumenta a quantidade de diesel injetada na hora da partida (mesmo sem acelerar faz um tufo de fumaça preta) e pode ser que esse sistema esteja com defeito.
Se não der certo, a saída é medir a compressão dos cilindros e se estiver baixa terá que retificar. Ou ainda trocar pelo cabeçote da Land.
Se o carro está se comportando bem nas demais situações, eu não mexeria com essas coisas dispendiosas e, como gosto de uma gambiarra, adaptaria um parafuso com cabeça borboleta no coletor de admissão para dar uma borrifada de WD40 na primeira partida do dia...
Boa tarde Walter,
amanhã mesmo pela manhã vou tentar acelerar direto para ver se pega. Verdade, acredito que eles mancaram neste quesito.. no decorrer do dia ela funciona normalmente, sem perder força ou algo do gênero. Vou fazer uma medição de compressão em uma mecânica para ver se da certo =D.
Uma pergunta, se eu colocar o cabeçote da Land rover dará certo para colocar a vela? seria uma opção né?
a tua segunda opção é complicada se for ter que vender né.. mas por enquanto também daria..
vou testar e volto aqui para avisar, mas por enquanto muito obrigado pelas dicas
Walter da Camper
02/07/2014, 18:02
O cabeçote da Land possui os furos para instação das velas, mas considerando que há muitas Ranger iguais a essa rodando em lugares frios nesse Brasilzão e, aparentemente sem problemas de partida, eu acoselho uma investigação mais aprofundada antes de decidir mudar algo tão caro.
Boa tarde Walter,
amanhã mesmo pela manhã vou tentar acelerar direto para ver se pega. Verdade, acredito que eles mancaram neste quesito.. no decorrer do dia ela funciona normalmente, sem perder força ou algo do gênero. Vou fazer uma medição de compressão em uma mecânica para ver se da certo =D.
Uma pergunta, se eu colocar o cabeçote da Land rover dará certo para colocar a vela? seria uma opção né?
a tua segunda opção é complicada se for ter que vender né.. mas por enquanto também daria..
vou testar e volto aqui para avisar, mas por enquanto muito obrigado pelas dicas
Concordo com o Walter. O problema não parece ser ausência de vela de aquecimento. Se for, basta colocar um pouco de querosene no tanque que facilitará a partida. Tente borrifar um pouco de WD40 no coletor de admissão antes de dar a partida, facilita bastante. Mas o correto é ela ligar sem nada disso. Pode ser problema de cabeçote pedindo retífica, pode ser baixa compressão nos cilindros, pode ser bomba injetora fora do ponto, entre outras coisas. Eu ia pela ordem: compressão nos cilindros; ponto da bomba injetora; estado do cabeçote e por última ainda faria uma revisão no sistema elétrico, começando do motor de partida! Abraço
LeoLeone
02/07/2014, 20:31
Olá Douglas...
Tenho uma Ranger igual a sua com 380.000Km, a mais de cinco anos, e uma das coisas que eu acho muito bom nela é a partida a frio. Pega no estalo pela manhã, com apenas uma a duas voltas no motor. Já tive carro a diesel com velas de pre-ignição que não pegava tão bem como a Ranger. Acredito que haja alguma coisa de errado. A ranger não tem velas de pré ignição. Sei que o frio aqui no Rio não é como ai, mas mesmo nos dias frios (12º) ela pega na primeira tentativa.
Muito boa sorte, as ordens....
Francisco Casal
02/07/2014, 23:56
Boa noite a todos!
Douglas, possuo uma ranger 2.5 hsd assim como a sua, com motor euro I ainda. Morro na região serrana do RS. Logo nessa região frios intensos nessa época são comuns, e minha ranger a partida dela é relativamente boa, troca de bateria a cada 2 anos. No seu caso acredito que seja parte elétrica, pois BI fora do ponto, cabeçote com pouca compressão entre outros fatores citados iriam diminuir drasticamente a potência de sua ranger, de uma boa revisada no motor de arranque, que pode sem um defeito simples. Abraço e boa sorte!
Douglas Pellin
03/07/2014, 10:17
Bom dia, desde já agradeço imensamente a que vocês estão fazendo =D
Então, fiz o teste de fazer pegar com o acelerador a 100% e não teve resultado. ficou batendo até acabar com a bateria.
Em dias mais quentes, eu uso o WD40 no coletor de admissão e realmente auxilia para ela pegar, mas no frio nem com reza brava.
Que bom saber que existem Rangers iguais que não tem vela e pegam bem, seja no frio ou em temperatura amena.
Eu levei a uns 4 meses atrás em um bombista, ele falou que a bomba está com o desgaste normal por ter a caminhonete 200mil km, mas que possivelmente não é bomba. Igual fiz a limpeza dos bicos mas de nada adiantou.
Eu vou tentar colocando um pouco de querosene no tanque para ver se auxilia em pegar de manhã.
Acredito que para fazer um teste de compressão eu tenha que ir a uma outra cidade onde tenha um especialista em carros diesel.
uma pergunta, caso seja compressão nos cilindros ou a troca do cabeçote vocês saberiam me informar quanto custaria?
Muito obrigado mesmo Walter, Francisco, Leo e rfdex, depois de mais de um ano estou tendo pelo menos uma luz no fim do túnel, pois os mecânicos em Toledo-PR só dizem que é a bateria ou que tem que fornecer para eles apenas R$ 14 mil para fazer um motor novo.
Grande abraço!!
lcdalzoc
03/07/2014, 16:24
Douglas,
Faça um teste simples: pressione aquela bombinha em cima do filtro de diesel. Se vc bombear várias vezes té sentir pressurização, pode ser a válvula de retorno de diesel, que não mantem o diesel na BI e acaba "vazando" de volta pro tanque. Mas mesmo assim teria que pegar com o pé no fundo e depois de umas 5 tentativas.
Walter da Camper
03/07/2014, 17:17
Boa!!! Essa é uma forte possibilidade. Qualquer conexão frouxa ou pequeno vazamento/entrada de ar pode fazer o diesel retornar para o tanque esvaziando o filtro e a tubulação depois de várias horas parado.
Douglas,
Faça um teste simples: pressione aquela bombinha em cima do filtro de diesel. Se vc bombear várias vezes té sentir pressurização, pode ser a válvula de retorno de diesel, que não mantem o diesel na BI e acaba "vazando" de volta pro tanque. Mas mesmo assim teria que pegar com o pé no fundo e depois de umas 5 tentativas.
marcoswiedemann
03/07/2014, 20:18
Ainda aposto que seja motor fora de ponto
Como esta o funcionamento do motor, faz muita fumaça quando pega e durante o dia?
A minha tava complicado pra pega de manha na primeira partida e saia uma fumaça branca, depois de troca as correntes de comando e colocar o motor no ponto nunca mais incomodou na partida com motor frio.
Verifica o ponto do motor.
LeoLeone
04/07/2014, 13:00
Ainda aposto que seja motor fora de ponto
Como esta o funcionamento do motor, faz muita fumaça quando pega e durante o dia?
A minha tava complicado pra pega de manha na primeira partida e saia uma fumaça branca, depois de troca as correntes de comando e colocar o motor no ponto nunca mais incomodou na partida com motor frio.
Verifica o ponto do motor.
X2. Concordo,
Boa noite Douglas.
Moro aqui no RS e também já tive uma Ranger 99 com este motor, e nunca deu problema.
No período de 1995 a 2002 trabalhei na empresa de produzia este motor na área de banco de dinamômetro/testes, Maxion Motores em Canoas RS.
O relato do seu problema pode ser alguns itens, segue abaixo na ordem para verificar:
- Taxa de compressão por cilindro (Ver manual, tenho que buscar esta informação, use um dispositivo com manômetro no lugar do bico). Possível causa - Cilindro espelhado, sem o bronimento/ cruzamento de linha.
- Estes bicos injetores não aceito muito bem uma limpeza, e normalmente tem que trocar os bicos (elemento injetor dos 4 pçs pode ser os da ranger, land ou MB Sprinter, não usa os da GM S10).
- Este motor, não possui corrente e sim uma correia sincronizada, com um tencionado fabricado originalmente pela INA. Se quebrar esta correia você perde o motor/cabeçote, Como foi escrito anteriormente ela pode estar muito desgastada e pular algum dente. Da uma Olha
- Como você já realizou a manutenção da sua bomba injetora (deve ser Bosch, rotativa) qual foi a pressão de injeção que ela conseguiu na bancada?
Também deve avaliar a sua bomba de alimentação que é acionada pelo eixo de comando e fica na lateral do motor.
sallespickup
05/07/2014, 19:20
primeira pergunta que me faço, o Bombista tirou a bomba??? a segunda é como funciona o motor depois de pegar, acelera bem ? faz fumaça?, castanha muito?(aquele barulho estridente parecendo que bate algo em aceleração), se der faça um video dela ligada e posta ai, mostrando respiro, o motor funcionando sem a tampa de abastecimento de oleo e escapamento em aceleração e em marcha lenta ai da pra palpitar, com um pouco mais de conhecimento, pois dependendo do funcionamento ja se exclui ou não estar fora de ponto e motor fraco, nesse tipo de motor o cabeçote é predominante pra partida principalmente frio ja que não exitem velas pra ajudar na queima do diesel, é a caracteristica dos diesel, então a parte de cilindro / cabeçote tem de estar em ordem
berthold
01/09/2014, 20:05
Ola amigo , desculpa cair de para quedas fora de hora , mas minha s10 tambem nao queria pegar , ai vi num blog sobre motor diesel que na primeira partida do dia se pisar na tabua do acelerador ate o fundo quando esta dando a partida ele pega ,é isto quie vou tentar amanha. !!!
Ola amigo , desculpa cair de para quedas fora de hora , mas minha s10 tambem nao queria pegar , ai vi num blog sobre motor diesel que na primeira partida do dia se pisar na tabua do acelerador ate o fundo quando esta dando a partida ele pega ,é isto quie vou tentar amanha. !!!
Se ele estiver com a marcha lenta dentro do limite recomendado, basta acionar a partida que ele deve ligar. Fora desta situação, deve averiguar a causa e saná-la.
RODOLFO RODRIGUES
04/09/2014, 15:37
Tenho uma ranger 2.5 maxion xlt 99/00, desde 2008, já passei por poucas e boas com ela, já cai na historia que é um rabo de foguete, mas ainda bem que ela tem essa fama e não consegui vender logo, pois é um ótimo motor quando bem cuidado. o meu ta na casa dos 300 mil km e me leva em todo lugar, ultrapassando muita caminhonete 2.8 na subida.
Já passei por esse problema por quase um ano também e fui pro lado do sistema injetor, depois de muito gastar em dinheiro e paciência, um eletricista amigo meu me alertou, ai resolvi abrir o arranque, que não pegou nem retifica mais pois gastou o eixo, coloquei um arranque novo e nunca mais tive problema ao ligar no frio.
O arranque também leva manutenção preventiva, na troca dos rolamentos e peças giratórias, quando gastas fica pesado, oque é agravado na partida a frio por não haver velas aquecedoras.
Resolvi o tão famoso problema do bolachão cardã dianteiro também, de maneira simples e barata, adaptando a homocinética da combi que é quase o mesmo tamanho e custa 30 reais ao invés de 1000.
LeoLeone
05/09/2014, 16:56
Então Rodolfo. A história da minha é bem parecida com a sua. A minha está com 390 mil Km. Já passei por Pescador do tanque, bomba d'água, caixa de direção, correia dentada, agora foi a bomba hidráulica que vazou pelo eixo. Apesar de tudo ainda acho que vou ficar com ela muito tempo.
Abç.
Gabrielfm1
20/10/2014, 15:49
Também tenho problema parecido com o seu. Não dá partida a frio, somente batendo o spray pra auxiliar a partida, aí sim pega rápido.
Já fiz bomba, troquei os bicos, filtro novo, limpei o tanque e bomba alimentadora nova. Não sei mais o que fazer.
Olá galera infelizmente não poderei ajuda-los com esse problema, logo aparecerá quem entende pra ajuda-los, estou acompanhando o topico desde o inicio e tenho umas duvidas,claro sem desvirtuar ou atravessar o topico principal, mas qdo puderem me falem umbpouco sobre a ranger 2.5 4x4 sou doido por uma mas pessoas qe entendem muito me disseram que a suspensão dianteira quebra muito e que as peças sao caríssimas. O que podem me dizer sobre a confiabilidde do carro,preços de peças e manutenções?? Obrigado e desculpem
heltonmac
26/10/2014, 22:25
Paguei barato na minha ranger por ter esse defeito e tambem sofri para descobrir o defeito .... è só adiantar a bomba injetora até querer começar a castanhar ( s for fazer vc mesmo ou um mecanico sem equipamento ... ) ou leve a um bombista e manda dai uma adiantadinha no ponto da bomba .... ai só alegria resolvi o problema meu e d uma defender de um amigo meu .. boa sorte ai na empreitada
RicardoFLN
31/10/2014, 22:37
Esse problema de não pegar no frio não está mais ligado ao escape da compressão pra parte de baixo do motor? Na hora do arranque o motor gira bem devagar, o que faz com que a compressão do cilindro vaze pra baixo (de maneira mais acentuada do que quando o motor esta com rotação maior). Sem compressão suficiente o ar não aquece o bastante pra que o diesel queime. Acabei de comprar uma Ranger 2001 Supercab, e espero que não sofra no inverno com esse problema, uma vez que parece já estar vazando bastante compressão pra baixo.
Sds.
mikenetto
28/01/2015, 14:21
acredito em todos os relatos acima, que contam com muita experiencia de causa.
aconteceu comigo a pouco tempo o fato da ranger não dar partida facil. no meu caso era o sensor do filtro de oleo diesel que separa a agua do diesel. ele estava trincado na parte do encaixe no filtro e dava mau contato. hora ele funcionava, hora não. troquei o sensor e nunca mais tive problema com partida.
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