Ver Versão Completa : Hilux 94 3VZE motor não pega nem a pau !
Cris Soares
29/06/2014, 12:01
Bom dia a todos.
Sou novo no grupo e gostaria muitíssimo da ajuda de vocês.
Comprei ano passado uma Hilux SW4 1994, motor 3VZE, Automática, e em 2 meses tive que fazer o motor todo!
Pois bem, mandei fazer os cabeçotes, troquei bronzinas de biela, bronzinas de virabrequim, anéis, enfim, tudo ! Feito o motor 100%.
Um belo dia eu e minha esposa estávamos indo pra praia e ela começou a morrer do nada... Encostava, batia na partida e pegava normalmente. Quando retornamos, tive que chamar o guincho, pois morreu mais uma vez e não pegava de jeito nenhum.
Já foi retestado tudo, sensor de fluxo de ar ( mandei pro RJ pra reformar), refiz uma regulagem de válvulas, pois estava faltando compressão do lado esquerdo, troca de velas e cabos de velas, enfim, já fucei em tudo e ate agora sem resultado. Ela é Gas / GNV ( já comprei assim ). Ela ameaça pegar, chega a pegar mas morre em menos de 3 seg. Pensei em botar uma injeção programável ( Hardware). Não sei mais o que fazer, estou ficando doido, e acho que entrei numa furada ! Se alguém puder me dar uma luz do que possa estar acontecendo, serei eternamente grato !!
Cristiano Soares
Desnickadu
29/06/2014, 12:37
verificou Sensor de velocidade e sensor de rotação?
SAPO-BOMBA
29/06/2014, 15:38
Veja se teu carro tem faísca na ignição, eu suspeitaria bastante do módulo de ignição pela idade do carro...
Esse é um problema relativamente comum...
Cris Soares
29/06/2014, 20:28
Veja se teu carro tem faísca na ignição, eu suspeitaria bastante do módulo de ignição pela idade do carro...
Esse é um problema relativamente comum...
Pois é pessoal...
O problema é que já verifiquei tudo. Vem faísca nas velas, ponto está OK, distribuidor OK, cabos de vela e vela novos... Ela "ameaça" pegar tanto no GNV quanto na gasolina. Pensei em investir em uma injeção programável, mas vai que não resolva... Já perdi as esperanças, não sei mais o que fazer...
Estou num mato sem cachorro nem espingarda !
SAPO-BOMBA
29/06/2014, 21:44
Peça pra testarem o módulo de ignição...
Walter da Camper
30/06/2014, 00:02
Se tem faísca, só pode ser deficiência de alimentação de combustível.
Para confirmar, faça o teste do spray, mandando alguém dar a partida e quando a rotação começar a cair para morrer, aplique WD40 na entrada do TBI e a rotação deverá subir se a ignição estiver faiscando no ponto certo. Então o problema é falta de injeção de combustível.
De uma forma ou de outra, a primeira providência é passar num scanner para ver se acusa erro em algum sensor.
Pois é pessoal...
O problema é que já verifiquei tudo. Vem faísca nas velas, ponto está OK, distribuidor OK, cabos de vela e vela novos... Ela "ameaça" pegar tanto no GNV quanto na gasolina. Pensei em investir em uma injeção programável, mas vai que não resolva... Já perdi as esperanças, não sei mais o que fazer...
Estou num mato sem cachorro nem espingarda !
Peça ajuda no fórum das Toyotas, existem vários tópicos somente da sua VTR, com certeza vão te ajudar!
Cris Soares
30/06/2014, 10:09
Se tem faísca, só pode ser deficiência de alimentação de combustível.
Para confirmar, faça o teste do spray, mandando alguém dar a partida e quando a rotação começar a cair para morrer, aplique WD40 na entrada do TBI e a rotação deverá subir se a ignição estiver faiscando no ponto certo. Então o problema é falta de injeção de combustível.
De uma forma ou de outra, a primeira providência é passar num scanner para ver se acusa erro em algum sensor.
Obrigado pela resposta Walter.
Já fizemos o teste do spray, linha de combustível está OK. Ignição, distribuição, tudo OK. Lembrando que tanto no GNV quanto na Gasolina ela fica assim...
Walter da Camper
30/06/2014, 10:31
O próximo passo é ir a uma oficina e pedir para testar o sistema de injeção com o scanner.
Peça para a moderação mover o tópico para o sub-forum da Toyota que os caras lá são fera e podem dar dicas mais precisas.
Boa sorte.
Já fizemos o teste do spray, linha de combustível está OK. Ignição, distribuição, tudo OK. Lembrando que tanto no GNV quanto na Gasolina ela fica assim...
Desnickadu
01/07/2014, 07:47
Tem algo errado, algum detalhe vc esta deixando passar. Se tem faisca e tem combustivel ela pegaria.
Cabos de vela não estão invertidos? da pipoco na admissão quando funciona ou na hora da partida ou quando morre?
Você fez o teste da injeção usando a luz do check engine?
Para faze-lo basta fazer um curto entre os terminais E1 e TE1 no cofre do motor e dar na chave sem ligar o carro. A luz de check engine vai piscar no painel indicando qual componente está com problema. De acordo com as piscadas olha-se numa tabela o erro que deu. Aqui tem uma tabela: Toyota OBD Trouble Codes ? (http://www.troublecodes.net/toyota/)
Cris Soares
01/07/2014, 19:15
Tem algo errado, algum detalhe vc esta deixando passar. Se tem faisca e tem combustivel ela pegaria.
Cabos de vela não estão invertidos? da pipoco na admissão quando funciona ou na hora da partida ou quando morre?
Tudo normal... Consegui na internet o manual completo de manutenção dela. Cabos estão na posição correta, não da pipoco nem nada... Mandei vir uma injeção Hardware, creio que até esta sexta feira deve chegar. Daí é instalar e testar pra ver...
Cris Soares
01/07/2014, 19:17
Você fez o teste da injeção usando a luz do check engine?
Para faze-lo basta fazer um curto entre os terminais E1 e TE1 no cofre do motor e dar na chave sem ligar o carro. A luz de check engine vai piscar no painel indicando qual componente está com problema. De acordo com as piscadas olha-se numa tabela o erro que deu. Aqui tem uma tabela: Toyota OBD Trouble Codes ? (http://www.troublecodes.net/toyota/)
Isso eu não tentei ainda Rodrigo. Mas como falei ali pro Desnickadu, comprei uma Hardware e vou instalar nela. MAAAAS enquanto ela não chega, vou fazer isto pra ver se me dá uma luz ! Te agradeço pela dica parceiro !
Cris Soares
01/07/2014, 19:23
Vou deixar pra vocês de presente, caso alguém precise, o manual completo de manutenção da Toyota 93 e CREIO que também serve até na 95, com os motores 3VZE e o 22RE. Ali também tem manual o completo das caixas de marcha automática e manual. de todos os modelos que saíram este ano. Espero que sirva pra quem precisar ! E continuo na briga com a minha... assim que tiver alguma novidade, posto aqui. Abração a todos !
1993 Toyota Pickup Service Manual (http://personal.utulsa.edu/~nathan-buchanan/93fsm/)
Boa noite, eu tenho uma igual a sua e já passei isso também, e o defeito era na tomada de 5 vias(fica na bobina) tinha um fio partido no terminal, devido a idade e o calor fica muito ressecado os fios. Vale apena tentar. Boa sorte e não desista.
Cris Soares
03/07/2014, 20:13
Boa noite, eu tenho uma igual a sua e já passei isso também, e o defeito era na tomada de 5 vias(fica na bobina) tinha um fio partido no terminal, devido a idade e o calor fica muito ressecado os fios. Vale apena tentar. Boa sorte e não desista.
Cara obrigadão pela força ! Quero ver se amanhã consigo sair mais cedo do trabalho pra ver isso ! Se for isso, te mando uma caixa de gelada !!
Então Cris, já funcionou?
Tambem estou curioso para saber o desfecho.
Cris Soares
14/07/2014, 13:11
Pois é pessoal, confesso que estas duas últimas semanas meu trabalho tem me tirado todo o tempo vago que eu tinha pra mexer nela. Esta semana creio que consigo dar mais uma pegada pra ver o que acontece. Assim como o zebrabp falou ali em cima, no mesmo dia dei uma passada lá pra ver, e encontrei o fio negativo pulsante da bobina preso apenas por um dos fios do cabo. Retirei o conector, levei para o meu laboratório secreto ( hehehe ), resoldei o fio, reinstalei no lugar e conferi se não tinha mais nenhum fio rompido. Esta noite vou dar uma passada na oficina pra dar mais uma fuçada nela pra ver o que dá... Quando tiver novidades, posto aqui. TOMARA que isto funcione !!
Cris Soares
16/07/2014, 21:48
Galera, só pra informação, depois de eu ter arrumado o problema descrito acima, hoje fui dar a partida para ver o que acontece. Amanhã vou imprimir o esquema do OBD e ver no que dá. Mas uma coisa é certa, antes de eu ter que abrir novamente o motor, vou instalar uma injeção programável Hardware. Qualquer novidade, deixo postado aqui. DEUS ME ACUDA !!
Cris Soares
17/07/2014, 20:19
Dei mais uma fuçadinha nela hoje... Tentei fazer via OBD, mas pelo que vi, está faltando o fio TE1 no terminal. Achei muuuito estranho isso. Amanhã pedi pro cara da retífica passar lá e medir a compressão novamente, depois de ter feito uma regulagem de válvulas. Já encaminhei a compra amanhã da injeção programável da Hardware ( R$ 800,00 no site ) e também o Scanner ( R$ R$ 594,00 ). Vou investir nisto agora, pois quando comprei ela já tinha este pensamento em instalar uma programável e retirar aquele monte de mangueiras de vácuo e as válvulas que já não funcionam mais e só estão fazendo peso na terra eheehhe. Quando tiver novidades, dou mais um toque.
Voce vai colocar uma fueltech? Eu ainda nao vi ninguem fazendo isso nesse motor, nem mesmo nos forums gringos.
Tenha em vista apenas as limitacoes do motor. Acho que voce nao vai conseguir tirar muito mais potencia que o original.
O mais importante é: Nao esqueça de nos deixar informados.
Cris boa tarde, olha se no cabo da bobina, existe um fio enrolado envolta dele, este fio faz parte do chicote do gnv, sem ele o carro não pega. Pergunta para alguém que instala GNV.
Cris Soares
25/07/2014, 18:30
Boa, Zebrabp. Vou ver isto esta semana. Só consegui agendar vaga pra medir a compressão novamente na próxima segunda feira, antes de eu tomar mais alguma decisão. Mas vou olhar este fio sim ! Valeu pela dica !
Cris Soares
29/07/2014, 08:14
Bom dia pessoa.
Ontem o cara da retífica passou na oficina para medir a compressão novamente, depois da regulagem de válvulas. Novamente não há compressão no lado esquerdo. Vou ter que abrir o motor novamente ( a princípio a parte de cima ) para ver o que está acontecendo. Creio que até o fim de semana tenho uma resposta mais concreta do que possa ter acontecido...
verminose
04/08/2014, 04:55
Bom dia pessoa.
Ontem o cara da retífica passou na oficina para medir a compressão novamente, depois da regulagem de válvulas. Novamente não há compressão no lado esquerdo. Vou ter qubrir o motor novamente ( a princípio a parte de cima ) para ver o que está acontecendo. Creio que até o fim de semana tenho uma resposta mais concreta do que possa ter acontecido...
bom dia a todos
tive um problema exatamente iregual a este.
no meu caso foi relativamente simples.
rele EFI danificado.
fica na caixa de rele proximo a bateria (caixa maior) proximo ao fusivel de 80A.
para fazer o teste peguei um rele daquela caixa menor (ventilador do ar cond)
espero ter ajudado
boa sorte
verminose
05/08/2014, 16:19
https://worldtracker.org/media/library/Car%20Manuals/Toyota%204Runner%201990-1995%20Approved/FSM/95toypdf/95rmsour/1995/954runne/eg2/mfisyste/efimainr.pdf
segue esquema eletrico do rele citado
Cris Soares
05/08/2014, 20:07
Boa noite a todos. Semana passada dei mais uma mexidinha na poderosa. CREIO que encontrei o problema... encontrei o pino guia, que segura a engrenagem dentada do comando de válvulas do lado esquerdo quebrado... Comecei a montagem mas não tive tempo de terminar ainda. TOMARA que seja apenas isto ! Segue em anexo as fotos para vocês terem uma idéia... Em cima dele tem o parafuso que tampa ele todo, e não dá pra ver se está OK. Quando comecei a desmontar, encontrei ele quebrado. Seguem as fotos para vocês terem uma idéia do acontecido... Também não vou descartar a dica do Verminose !
473289473290473291473292
Walter da Camper
06/08/2014, 07:45
Bingo... Com certeza matou a charada.
Quando analisamos um defeito, nós ficamos bitolados naquela antiga regra de que se tem faísca, combustível e compressão o motor tem que pegar, mas esquecemos de que a distribuição deve estar no sincronismo correto. Na época em que aprendi essa regra a distribuição da maioria dos motores era feita por engrenagens e era muito remota a possibilidade do motor perder sincronismo.
Boa noite a todos. Semana passada dei mais uma mexidinha na poderosa. CREIO que encontrei o problema... encontrei o pino guia, que segura a engrenagem dentada do comando de válvulas do lado esquerdo quebrado... Comecei a montagem mas não tive tempo de terminar ainda. TOMARA que seja apenas isto ! Segue em anexo as fotos para vocês terem uma idéia... Em cima dele tem o parafuso que tampa ele todo, e não dá pra ver se está OK. Quando comecei a desmontar, encontrei ele quebrado. Seguem as fotos para vocês terem uma idéia do acontecido... Também não vou descartar a dica do Verminose !
473289473290473291473292
Cris Soares
18/08/2014, 18:27
Boa noite a todos!
PROBLEMA RESOLVIDO ! Bem como o Walter da Camper (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/59568.html) falou... ficamos bitolados na regra e esquecemos do sincronismo.
Agradeço a TODOS os que me deram uma luz neste meu post. Quando passarem por Brusque / SC, as geladas são por minha conta ehheheh.
Apenas gostaria de uma informação de quem tem uma deste modelo: QUAL A TEMPERATURA NORMAL DE TRABALHO do motor, com e sem o ar condicionado ligado ?
Na minha, instalei um sensor PT-100 com um controlador de temperatura programável, consigo ligar a ventoinha com quantos graus eu quiser. Estou ligando ela com 90°C, porém já visualizei a temperatura chegar aos 105°C com o ar ligado, no verão.
Seria esta mesma a temperatura NORMAL de trabalho ?
Bom, pessoal, como disse, carro funcionando ! Agradeço a todos novamente e podem contar comigo para o que der e vier !
Abração a todos.
Cristiano