Conectar

Ver Versão Completa : l200 savana GLS 2005

felicarraro
28/06/2014, 23:04
Boa Noite galera sou novo aki

Bom comprei 1 camionete L200 Savana 2005 GLS 4x4

e gostaria de saber como funciona o 4x4 pq li vários fóruns e vi que que uma borboleta nas rodas dianteiras para acionar mas so no modelo L mas na minha camionete tmb tem essas borboletas para acionar

se puderem me ajudar

SergioMedeiros
29/06/2014, 23:58
Amigo, essas borboletas são responsáveis por acoplar as rodas aos semi-eixos do carro. Esse sistema se chama roda-livre. Toda vez que voce for acionar o 4x4 na alavanca tem que descer do carro e girar essa borboleta nas duas rodas, senão elas não terão tração.
Quando terminar de usar o 4x4, desce e desliga.

felicarraro
01/07/2014, 20:26
Amigo, essas borboletas são responsáveis por acoplar as rodas aos semi-eixos do carro. Esse sistema se chama roda-livre. Toda vez que voce for acionar o 4x4 na alavanca tem que descer do carro e girar essa borboleta nas duas rodas, senão elas não terão tração.
Quando terminar de usar o 4x4, desce e desliga.

Siiim soq ue estava olhando na internet e diz que os modelos GLS possuem borboletas automaticas que quando muda a alavanca para 4x4 ou para 4x2 elas automaticamente se mudam, so que na minha camionete veio essas borboles normais para mudar

SergioMedeiros
01/07/2014, 21:20
As l200 "não savanas" quadradas realmente tem roda livre automática. Não são borboletas automáticas, e sim um sistema a vácuo responsável por acoplar as rodas. Já as Savanas são RL manual mesmo, com sistema da AVM. Ou seja, a sua veio de fábrica assim.A Mit é campeã em fazer a mesma versão, no mesmo ano, com sistemas diferentes. Não ficaria surpreso de existir uma Savana com RL automática nesse ano... mas seria a exceção... a regra é RL manual mesmo.

AugustoMartins
18/07/2014, 19:33
Tenho uma igual a sua para usar 4x4 você tem que descer e trocar nas rodas de 2x4 para 4x4 depois utiliza alavanca pequena para passar para 4x4 e 4x4 reduzida somente para sair de uma situacao muito dificil depois volta para 4x4 para rodar fora do asfalto.

Washington JÚNIOR
19/07/2014, 11:58
Tenho uma igual a sua para usar 4x4 você tem que descer e trocar nas rodas de 2x4 para 4x4 depois utiliza alavanca pequena para passar para 4x4 e 4x4 reduzida somente para sair de uma situacao muito dificil depois volta para 4x4 para rodar fora do asfalto.

Colegas, desculpe a ignorância, mas não consigo ver nenhuma vantagem num sistema totalmente manual desses. Haveria alguma ou é só miserabilidade da Mit mesmo?

SergioMedeiros
19/07/2014, 22:21
Colegas, desculpe a ignorância, mas não consigo ver nenhuma vantagem num sistema totalmente manual desses. Haveria alguma ou é só miserabilidade da Mit mesmo?

Se um dia voce precisar da tração e tiver problemas no sistema a vácuo, o que não é incomum, vai desejar nunca mais ter Roda Livre automática.
Então, qual vantagem? Confiabilidade. Considerando a Savana uma 4x4 para uso severo, inclusive em trilhas, a RL manual é definitivamente vantajosa. RL automática é bomba! Sempre falha quando você mais precisa.
Tanto que as Rangers aboliram esse sistema em 2003, mas criando outra desvantagem, que é o desgaste prematuro do sistema, pois o diferencial, semi eixos e cardan dianteiro ficam funcionado sempre, mesmo em 4x2.

Washington JÚNIOR
20/07/2014, 10:35
Se um dia voce precisar da tração e tiver problemas no sistema a vácuo, o que não é incomum, vai desejar nunca mais ter Roda Livre automática.
Então, qual vantagem? Confiabilidade. Considerando a Savana uma 4x4 para uso severo, inclusive em trilhas, a RL manual é definitivamente vantajosa. RL automática é bomba! Sempre falha quando você mais precisa.
Tanto que as Rangers aboliram esse sistema em 2003, mas criando outra desvantagem, que é o desgaste prematuro do sistema, pois o diferencial, semi eixos e cardan dianteiro ficam funcionado sempre, mesmo em 4x2.

Explicado, Sérgio. Mas, essa de RLA dar pau nas horas mais inconvenientes parece coisas da Lei de Murphy, hein? hehehe. Mas, tudo bem. Se você, que deve usar muito o 4x4, falou, eu acredito. Valeu!:concordo:

SergioMedeiros
20/07/2014, 19:48
Washington, não é tão lei de Murphy não.... da uma olhada no tanto de tópico e perguntas no fórum sobre a "luz da tração piscando", tanto em L200 quanto em Pajeros. Tem muito, e a maioria dos casos é problema na solenóide que controla a roda livre das Mit.
Eu sei que é um saco mesmo.. já tive uma Ranger CS 98 com roda-livre da AVM... ela ainda tava com 4'' de lift e pneus 33. Era f... ter que descer do carro para engatar as malditas rodas. Por outro lado já vi nego atolado pq o sistema automático deixou na mão.
Agora, para uso cotidiano, e estradas de terra de vez em quando, é mais incomodo que benefício a RL manual.

Abs