PDA

Ver Versão Completa : Sistema de direção

otaviofilho
29/12/2005, 10:48
gALLera, bom dia!

Ontem, quando fechei a loja e estava indo embora, ao manobrar a Mafalda percebi que a pequena e antiga folga de 1/4 de volta tinha se tornado muito mais do que férias, praticamente uma licença maternidade. Como moro a pouco mais de 1km daqui, fui na "manhinha" mas no meio do caminho, passando sobre um quebra molas, as rodas se abriram e a Mafalda ficou igual a uma put@ velha... hehehe... Minha sorte é que eu sempre ando com uma caixa de ferramentas no porta-luvas traseiro (é que com 7 lugares o porta-malas se foi...).

Enfim, avaliando o problema percebi que a barra de direção (a que liga o terminal de uma roda ao terminal da outra, e possui rosca interna nas duas pontas, sendo de um lado rosca esquerda) se partiu bem perto da conexão com o terminal da roda direita. Levantei ela no diferencial com um jacarezinho, retirei a pontinha com a abraçadeira que estava rosqueada no terminal, desrosqueei a barra do outro terminal, encaixei as duas pontas e fui rosqueando de novo. Foi o que consegui fazer para chegar em casa, uns 400mts a frente, apesar da Mafalda ter ficado com as rodas dianteiras vesgas...

Hoje cedo estou ligando para os fornecedores de peças e constatei uma grande diferença de preço entre eles. Na Josewal esta peça está R$47, e na Agromotor R$115. A Paulista4x4 e Jipebras estão com preços bem próximos: R$70 e R$68. Segundo eles, esta peça é da marca FQ (Fundo de Quintal). Aproveitei para cotar também os terminais laterais, e os da marca DRIVEWAY estão mais baratos na Agromotor (R$28,30 cada). A Josewal tem eles da Nakata por R$37 cada.

Se alguém aí tiver experiência com estas peças, ou alguma recomendação (ou contra-indicação) por fornecedor, marca ou preço, as dicas serão muito bem vindas... Depois do almoço pretendo ir até em casa "rancar" tudo e ir fazer minha "compra de ano novo"...

Ainda bem que este problema não aconteceu em nenhum dos domingos de Dezembro em que eu viajei (um para Aparecida, outro para Atibaia) com a Mafalda... A 110km/h certamente o estrago teria sido grande...

COLOMBO1
29/12/2005, 13:06
Pelo que tenho conhecimento os Nakatas são melhores que os DriveWay

Hélio
29/12/2005, 13:23
Pelo que tenho conhecimento os Nakatas são melhores que os DriveWay

Sem duvida nenhuma, vai de Nakata :concordo:

[]'s e boas compras 8)

otaviofilho
30/12/2005, 12:04
Fui hoje na JOSEWAL4x4, perto de Osasco, buscar as barras e os terminais de direção, já que os melhores preços eram deste estabelecimento. O atendimento é nota 10!

Quando comparei os terminais da Driveway com os da Nakata fiquei abismado com a diferença de qualidade entre eles. Os NAKATA são muito superiores, além de não necessitarem ser engraxados. Os driveway possuem uma proteção de borracha para evitar que a sujeira entre em contato com a esfera, mas como esta proteção é solta não evita b*st@ nenhuma.... Além disto precisa engraxar com frequência. Os NAKATA possuem uma coifa de borracha que impede a saída da graxa e a entrada de sujeira. Além disto também são visualmente mais robustos.

Na Mafalda eu tirei 3 terminais simples e um central. Só um dos simples era Nakata, os outros todos driveway. Adivinham qual estava em perfeito estado, sem folgas, como novo... Nakata é lógico...

Infelizmente o terminal central eles só tinham da Driveway, então este eu não tive opção...

Agora a tarde vou montar tudo, e ver se ainda consigo um lugar que me faça o alinhamento de direção... Senão deixo só pro ano que vem... hehehe...

Grande abraço a todos, e ótimas entradas em 2006... !!! :dance:

sorvetão
30/12/2005, 22:43
rapaiz vai de nakata e muito melhor ja to usando a um tempão e ainda estão zero .

vale muito preço

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

sorvetão com muita massa

otaviofilho
03/01/2006, 13:38
ALL, boa tarde.

Hoje acordei animado e fui pra cima, ou melhor, pra baixo da Mafalda
concluir a novela do sistema de direção. Minha primeira conclusão
foi, na verdade, uma crítica à suposta redução de custo da Nakata
que, ao invés de furo na rosca para colocar cupilha, usa porca auto-
travante (aquela com um anel de plástico no final da rosca).
Eu adoro este tipo de porca, no entanto ela não serve para apertar
um terminal de direção que tem do outro lado uma esfera. A porca
simplesmente não passa do anel de plástico pois ali ela fica mais
dura e a esfera gira de acordo com que se aperta a porca... Quanta
imbecilidade!!! Mas, como todo bom brasileiro, coloquei os terminais
Nakata na bancada e lasquei um furo na ponta de cada um deles, fui
pra baixo da Mafalda novamente, coloquei tudo no lugar, apertei com
as porcas dos terminais antigos, coloquei cupilha e pronto. Depois
fiz um alinhamento no olhômetro seguindo as dicas do Tóbão, que até
ficou bom, mas achei melhor ir na oficina de um amigo só para ele
conferir. A visita foi boa porque ele constatou que o rolamento da
roda dianteira esquerda precisa ser trocado pois a roda tem uma
pequena folga. A outra roda está perfeita. No mais, ele fez o
alinhamento com os dados que eu passei a ele (1,5mm a 3,00mm de
convergência, também recebidos pelos amigos desta lista), e tudo
certo.

Agora a Mafalda tá alinhadinha, sem nenhuma folga no volante, e sem
puxar pra lado nenhum quando eu táco o pé no freio de uma vez...

Desculpe a longa mensagem, mas o objetivo principal é agradecer os
amigos da lista que de alguma forma contribuiram para que eu, na
minha gigantesca ignorância, pudesse realizar o trabalho quase todo
sozinho e em casa, o que além de me economizar uns trocados, me dá
sempre um grande prazer...

Aproveitando, comprei 1 par de amortecedores COFAP #12311 (os mesmos
que já uso na dianteira da Mafalda, com feixe de molas e jumelo)
para colocar na traseira. Só que o curso destes amortecedores é
menor do que os que lá estão (MONROE #38042). Enfim, acabei
desistindo de trocar até porque a eficiência dos MONROE ainda está
muito boa. Por isto, vendo pelo mesmo preço que paguei na JIPEBRAS:
R$150 o par, com notinha da Jipebras e garantia de 1 ano. Envio para
qualquer lugar do Brasil pelo correio (custo por conta do comprador).
Estão na caixa e acompanham as buchas.

Mais uma vez obrigado, e um abraço a todos.

Kim
03/01/2006, 19:06
Caro Otavio!
Fico feliz que a Mafalda ficou boa, esperei ancioso por notícias.
Espero que a mensagem postada tenha lhe ajudado - http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15689
Hoje também fiz alinhamento no engesa, pois na semana passada mexi nos munhões e desalinhou :putz:
Bem, ficou jóia de novo (lembra do rapaz que mencionei na outra mensagem? - tá ficando bom!)

Mais uma vez, precisando de ajuda, "tamos aí".

Atte,
Gentil Filho.

otaviofilho
04/01/2006, 08:18
Kim, é claro que ajudou... Foi de lá que eu tirei as informações e passei para o alinhador... Mais uma vez obrigado!

Aproveitando, ontem achei um lugar para engraxar os bicos graxeiros do cardã e o bico graxeiro do terminal de direção central da marca Driveway. Ficamos procurando os bicos graxeiros do munhão e não encontramos. Olhei no manual e lá diz que existem uns bujões por onde a graxa deve ser colocada, mas não especifica exatamente...

Será que é preciso tirar a roda fora para conseguir encher o munhão de graxa....

Um abraço,

Kim
04/01/2006, 21:48
Caro Otávio!
Que bom que houve ajuda de minha parte. :concordo:
Bem, para você engraxar o munhão, do lado direito, vire a Mafalda para esquerda, verá que o bujão fica na parte de tras do eixo, pegue uma chave de boca (14 ou 15), retire o bujão e coloque graxa à vontade.
Vamos à adaptação!!! :mrgreen:
O pessoal aqui no Paraná simplifica um pouco as coisas!!!
Na parte da frente da bola do munhão, fura-se, faz rosca e coloca uma engraixadera (bico graxeiro).
A medida é a seguinte: + - 0,5 cm a 1 cm da marca do feltro retentor.
Daí, toda vez que engraxar os terminais, já engraxa os munhões.
O processo é simples e não precisa desmontar tudo, é so comprar dois bicos (existem três medidas de rosca, uma para chave 8, um médio e outro maior que usam chave 10). Há varias formas de bicos, sendo: retos; âgulo de 45º e, ângulo de 90º, todos com as roscas supra citadas. Usará o reto. (tipo do terminal -chave 8 - mais no caso específico use o médio), um pouco maior que o do terminal.
Isso ajuda muito para a colocação de freio a disco, pois com o mesmo não terá mais acesso ao bujão.

Bem caso necessite, estou a disposição!
hoje começou uma nova etapa, deixei o escritório de advocacia e estou terminando meu aviário para 30.000 frangos)

Atte,
Gentil Filho.

otaviofilho
05/01/2006, 08:47
Kim, então é por isto que não encontramos o bujão. A Mafalda já tem kit de freio a disco. Mas vou então partir para a adaptação o bico graxeiro, para facilitar as coisas.

Ótima sorte nesta nova empreitada de sua vida, e que Deus o ajude a trilhar o caminho do sucesso!

Um grande abraço, e mais uma vez obrigado!

P.S.: Visitem http://willysonline.com/utilitygallery.asp
Logo logo a Mafalda estará nesta galeria...

COLOMBO1
05/01/2006, 09:54
E ai pessoal, otimas dicas, estou com o mesmo problema, comprei a Rural e não consigo engraxar os munhoes, fiz uma pesquisa e achei essa adaptação.
Kim, tem como vc colcar umas fotos da sua adaptação para nós.

Valeu.

Kim
05/01/2006, 10:24
Caros amigos!
Fico triste em informar que no momento não tenho fotos do bico graxeiro.
Vou providenciar o mais breve possivel!
Bem, o lugar onde é feito dessa forma é no seguinte endereço:
http://www.maringa4x4.com.br/
O Roger (dono) é uma pessoa acessível para conversar.

Acesse o site.

Atte,

Gentil Filho.

Kim
11/01/2006, 22:54
Caros amigos!!!
Estou postando fotos dos bicos graxeiros.
A adaptação ainda não consagui :putz:
Bem é o seguinte:
Olhe a viatura de frente.
No munhão tem a parte móvel, que é do cubo, onde há um retentor (quase sempre de feltro).
Observe que na parte do eixo, tá limpo (gasto pelo movimento do esterço).
Na parte onde o retentor não chega, faça um furo com uma distância de + - 0,5 mm a 1 mm, após rosca, na medida do bico com rosca menor do bico que postei. (a porca da foto é de chave 13 mm, somente como indicativo).
Então, estando de frente para a viatura verá os bicos nos cubos dos munhões.
A adaptação postada acima é na parte inferior do munhão, onde pode se quebrar pelo tamanho do bico, como pela sua localização (pedras, paus, ou qualquer outro objeto).
Espero ter ajudado.

Atte,

Gentil Filho.

Kim
12/01/2006, 23:31
Caros amigos!
Garimpei uma foto aqui no FORUM, sei que desrespeitei a parte dos direitos autorais, me desculpem, é por uma boa causa. :concordo:
Como descrito anteriormente, posto foto do lugar onde deve ser adaptado o bico graxeiro ou engraixadeira, como quiserem chamar.
Também há fotos do bico que deve ser posto.

Atte,

Gentil Filho.

otaviofilho
06/02/2006, 17:57
PessoALL, boa tarde...

COLOMBO, furar esta peça é muito mais complicado do que eu esperava... Semana passada levei a Mafalda no mecânico e, além de umas duas ou três coisinhas que pedi para ele fazer, também pedi para ele soltar esta "tampa" que fica sobre o munhão para fazer um furo e colocar um bico graxeiro... Mas o "buraco" é mais embaixo. Esta peça é um pino que trava o eixo... É comprida e TEMPERADA... Ou seja, tem que destemperar para conseguir fazer um furo...

Mas não precisei procurar nenhuma empresa de tratamento térmico não... Falei com algumas pessoas... Primeiro um dono de uma oficina de retífica de motor de caminhão, que não conhecia nenhum lugar que fizesse isto... Depois um funileiro, que não fazia a menor idéia de como seria isto... Por último um cabeleireiro que me disse que dava pra fazer este tal de "tratamento térmico" na empresa FQ (Fundo de Quintal) mesmo...

Decidi arriscar, e lá fui eu colocar carvão na churrasqueira no sábado à tarde... Tive que ir no mercadinho antes pra comprar alcool, e já aproveitei e comprei umas geladas pois o processo é demorado e razoavelmente cansativo... (Devia ter comprado uns bifes de picanha também... hehehe...)...

Churrasqueira acesa, já esvaziando a latinha gelada, e tasquei as peças no meio da brasa... Fui abanando, abanando, tomando um gole, abanando mais, tomando outro gole, ficando com o braço doendo, parei para descansar o braço mas não parei de tomar outro gole, e assim foi por quase 1 hora inteira... No final, joguei a peça em uma lata onde eu tinha enchido com cal, isto mesmo, cal... Aquele encontrado em depósito de material de construção a R$0,50 o kg...

Só fui ver a peça no dia seguinte, que obviamente já estava bem fria... Hoje cedo joguei na mão do mecânico e ele já levou no torneiro, que por sua vez já fez o serviço de furar e fazer a rosca para o bico graxeiro que irá lubrificar os munhões... (vejam as fotos)...

Agora preciso temperar a peça novamente... O processo é quase igual, mas o resfriamento deve acontecer no óleo... óleo de motor mesmo...

Arnaldo Tomazetti
06/02/2006, 19:30
Olá Otávio, tudo beleza !
Quanto ao processo de destemperar pra tornar a peça usinável, tá perfeito é assim mesmo, mas...
Sinto ter que jogar um balde de água fria nesta sua solução, que é boa, sem dúvida, mas faça o seguinte meu amigo:
Vá até a loja, compre essas peças de novo (pino mestre de direção) e coloque no lugar exatamente conforme estava, sem destemperar, sem furar, e não use essas que vc destemperou e furou... o pino mestre de direção é uma das peças mais exigidas da sua Rural, se quebrar na estrada...terás sérios problemas...
Faz o furo onde o Gentil indicou que é mais seguro
abraços

Davilson Titton
07/02/2006, 10:52
Ola, meu nome é Davlson e estou sempre corujando as novidades deste forum, mas as vezes fico sem entender algumas coisas, talvez por ser bem orelha mesmo, aqui vai a minha duvida: Essa adaptação de graxeira nos munhões, tão complicadas ai, serve somente no caso quando foi adapitado freio a disco?, pois no meu entender se não é necessario as tais graxeiras, estou certo ou é munhecada minha. Na minha Rural é orioginal os bujões, freio a tambor e quando vou aos posto engraxar o cara põe graxa lá até sair pelo escapamento hehe... esta certo também? ou tem alguma quantidade certa?.
Bom, desculpe intrometer no assunto, mas é que sou curioso também.
Abraços

Cowboy
08/02/2006, 01:57
Davilson, bom dia. Esta adaptação visa facilitar a colocação de graxa nos munhões, uma vez que não será necessário a utilização de chave, p/ retirada do bujão original, além disso, em alguns modelos de freios a disco, este bujão será inutilizado.
Não se pode esquecer de fazer um furo p/ sair o escesso de graxa, do contrário a pressão fará a graxa velha ir toda p/ dentro da tubeira.
Este furo poderá ser vedado com tampão de borracha ou com um outro parafuso, conforme a preferência.
Abraço.

Kim
08/02/2006, 21:54
Caros amigos!

O pino destemperado não é viavel, pois uma vez destemperado o metal não terá mais a mesma restência.

Como postado acima, o pessoal aqui no Paraná efetua o furo nos munhões, na parte do eixo, proximo ao proprio eixo, é só olhar até onde chega o cubo, distânciar + - 1 cm e furar, depois fazer a rosca com um macho e está pronto.
Esse processo é efetuado na parte frontal do eixo diferencial e, para eixos que tenham sido colocado freio a disco que por sua vez não permitem acesso ao bujão graxeiro.

Abraços...

Kim