Ver Versão Completa : Eixo flutuante flutuando
Boa noite a todos.Hoje fui dar uma volta, coisa curta, uns 10Km, tudo asfalto. Quando paro no num lugar, vejo a roda traseira direita, toda babada de óleo no cubo do flutuante. Dos seis prisioneiros que prendem o semi eixo no cubo, quatro já tinham ido e os dois restantes estavam frouxos. Apertei os dois e segui com cuidado de volta.Quase chegando, um estalo e fiquei sem tração. Os dois prisioneiros restantes arrebentaram e o semi eixo correu. Retirei ele fora e engatei o 4x4 para chagar. O semi eixo está intacto e antes de sair de casa o cubo não apresentava nenhum sinal de vazamento. Perguntas. O que pode ter feito os prisioneiros afrouxarem e quebrarem tão rápido ? O semi eixo só é preso por esses seis estojos pequenos ou tem alguma coisa no diferencial que trava ele e quebrou ?
O único sintoma anormal que percebi esses dias e nem sei se tem alguma coisa haver é que quando saia em primeira lentamente e tornava a pisar na embreagem, escutava dois estalos. Isso ficou mais evidente agora andando com a tração dianteira.
Qualquer help é bem vindo. Dia 13 estarei indo pro MT e preciso resolver isso. De qualquer maneira, melhor acontecer agora que na estrada.
Abs
Fabiano
hercilio.neto
02/06/2014, 00:30
Fabiano,
Não tenho eixo flutuante, mas já vi várias Band com flutuante lá no mecânico e o problema é sempre esse. Quebra dos prisioneiros.
Acho que é meio comum.
mecamaniaco
02/06/2014, 00:38
Boa noite a todos.Hoje fui dar uma volta, coisa curta, uns 10Km, tudo asfalto. Quando paro no num lugar, vejo a roda traseira direita, toda babada de óleo no cubo do flutuante. Dos seis prisioneiros que prendem o semi eixo no cubo, quatro já tinham ido e os dois restantes estavam frouxos. Apertei os dois e segui com cuidado de volta.Quase chegando, um estalo e fiquei sem tração. Os dois prisioneiros restantes arrebentaram e o semi eixo correu. Retirei ele fora e engatei o 4x4 para chagar. O semi eixo está intacto e antes de sair de casa o cubo não apresentava nenhum sinal de vazamento. Perguntas. O que pode ter feito os prisioneiros afrouxarem e quebrarem tão rápido ? O semi eixo só é preso por esses seis estojos pequenos ou tem alguma coisa no diferencial que trava ele e quebrou ?
O único sintoma anormal que percebi esses dias e nem sei se tem alguma coisa haver é que quando saia em primeira lentamente e tornava a pisar na embreagem, escutava dois estalos. Isso ficou mais evidente agora andando com a tração dianteira.
Qualquer help é bem vindo. Dia 13 estarei indo pro MT e preciso resolver isso. De qualquer maneira, melhor acontecer agora que na estrada.
Abs
Fabiano
Fala Fabiano,
Cara o eixo é preso por 6 parafusos M6 e mais 2 guias de aço, é relativamente normal eles afrouxarem, por isso deve-se conferir o aperto sempre que possível, principalmente por usarem arruelas cônicas de pressão... ahhh, dentro do diferencial não há trava como nos semi-flutuantes...
Os estalos podem estar mais relacionados aos calços do que ao conjunto de tração, verifique se não há folgas ou algo do tipo. E procure por trincas na carcaça da capa seca tbm...
mecamaniaco
02/06/2014, 00:45
Esqueci de falar, verifique se não há folga no cubo, ele usa 2 rolamentos cônicos que podem ser ajustados. Quando o eixo foi trocado, todos os relamentos foram postos novos, talvez esteja na hora de dar uma regulada!
Carlo Pecca
02/06/2014, 08:11
Fabiano,
tenho usado Loctite 242 - Trava roscas de média penetração, nos parafusos de modo geral e tem dado certo. Pelo menos aumentou o tempo de reaperto dos mesmos. A minha treme pra "ka caramba"!!!
Sergio c
02/06/2014, 08:48
Quando tu notou que quatro parafusos estavam quebrados, esses 4 não quebraram de uma vez, foi quebrando um de cada vez. Por isso é bom, de vez em quando dá uma checada e um reaperto, pois se um estiver quebrado, dá p trocar antes que resolva quebrar os restantes.
Léo_Babiski
02/06/2014, 10:13
Retirei os estojos e substituí por parafusos alen 12.9 na espessura 3/8 (eu não tinha macho 10mm).
Também retirei as arruelas cônicas e substituí por arruelas de pressão e montei com trava química.
Se não resolvesse, ia mudar os guias de aço, mas não foi necessário.
Abs.
Os rolamentos estavam com folga. Feita regulagem e instalados novos estojos. Me passaram essa solução de trocar os prisioneiros originais de 8 por 10mm. Quem fez nunca mais teve problema.
jipeirodesdepequeno
02/06/2014, 21:28
Blz Dimasi?
Esse é um problema relativamente comum na band, pessoal tem colocado prisioneiro 10mm, da pra usar parafuso allen de corpo 10mm que ai nao tem perigo da porca raspar na roda quando for tirar.. outra ideia é botar os guias com aqueles roletes de rolamentos, ou então pra uso extremo: o estriado como usam alguns caminhoes
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/113441-cubo-de-roda-do-flutuante-sem-prisioneiros.html
[]'s
mecamaniaco
02/06/2014, 23:01
Os rolamentos estavam com folga. Feita regulagem e instalados novos estojos. Me passaram essa solução de trocar os prisioneiros originais de 8 por 10mm. Quem fez nunca mais teve problema.
Fabiano, aproveita e vê a folga do cubo esquerdo tbm....
Quanto a troca dos prisioneiros, eu acho válido somente se usar parafusos sem cabeça soberba, evitando problemas com a remoção da roda como nosso colega comentou.... Ahhh, eu havia prendido os prisioneiros com trava química, mas a semi secativa, não chega a criar aquele "vidro", somente uma borra, a mesma usada na montagem do turbo....
Foi vista e ajustada. Estava com menos folga que o direito. E aproveitei que estava com a mão na masse e feito uma checagem geral de apertos e folgas , nos cardãns, carroceria, coxins, ponteiras, rolamentos. lubrificação etc... Esse trampo já seria feito durante essa semana pq dia 13 tou partindo pro MT.
Ivan Luiz
03/06/2014, 15:23
465652
Na minha F1000 (Dana 46) fiz uma adaptação de cubo flutuante, usei parafusos alen 12.9 de 8 mm mesmo, mas coloquei 2 parafusos a mais e pinos guia 8mm. Já rodei uns 5.000 km sem nenhum problema, mas acho que se tivesse colocado mais 2 parafusos no lugar dos pino guia ficaria ainda melhor.
O que mais costuma causar essas quebras de prisioneiro são carcaça do diferencial torta e cubos com folga, que fazem com que o cubo da roda trabalhe desalinhado com as planetárias do diferencial, a ponta de eixo fica trabalhando forçada.
puts eu com a minha band... forcei um pouco reduzida e marcha re, escuto um estalo... acho que o eixo esquerdo dianteiro foi pro saco... nao traciona 4x4 e em curvas fechada, estala...
Sergio c
03/06/2014, 22:17
puts eu com a minha band... forcei um pouco reduzida e marcha re, escuto um estalo... acho que o eixo esquerdo dianteiro foi pro saco... nao traciona 4x4 e em curvas fechada, estala...
Há tempos atrás tb já passei por isso, foi o semi eixo mais curto, mas acho que foi meu meca que colocou mal o SE, pois a trava saiu para trás e este entrou demais, sendo que em uma curva fechada, deve te-lo forçado demais e quebrado a estria que segura os roletes, aí, foi o resto.....