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Ver Versão Completa : Primeiro 4x4 - CJ5 1960 - Coalhada



eddycardoso
27/05/2014, 15:57
Olá Pessoal,

ando lendo o fórum há umas 2 semanas, desde que eu resolvi começar a trilhar o caminho dos 4x4. Tirei muitas dúvidas, sobre qual viatura comprar, o estado esperado dela, como escolher e muitas outras coisas. Decidi pegar uma viatura mais por causa da mulher e filho (de 6 meses), pois ando muito de bicicleta nas trilhas aqui por perto, mas queria começar a levar a mulher e o filho também.

Acabei que depois de pouca procura, contei com a ajuda de um mecânico amigo do meu sogro (que mexe com retífica de motores) que é jipeiro também, achei um CJ5 1960 Branco, com motor 6cc, cambio 4 marchas do jeep mais novo, direçao do maverick, pneuzão 33, jeep super conservado, mas sem muitos apetrechos como guincho e talz. Paguei 22 mil depois de muito choro. Pelos preços dos que eu andava vendo por aqui, pela falta de jeeps a venda e estado desses, acho que fiz um negócio bom... Principalmente por que o antigo dono tinha feito uma revisão há uns 2 meses de tudo quanto é coisa do jeep, o mecanico que me recomendou que fez, uma garantia a mais que não é uma bomba relógio.

Posto fotos depois do Coalhada aqui. :rolleyes:

Minhas dúvidas, assim como a da maioria que se inicia aqui é mais sobre reduzida, 4x4, roda livre e talz. Não sobre aplicação em si, pois isso eu já lí, mas sobre qual é a alavanca de casa uma.... como engatar, se tem que ser parado, andando. Se posso andar com a roda livre ligada e só quando preciso, se for preciso, ligar a 4x4. Coisas assim. Tenho medo de estragar, entaum se tiverem alguma dica de uso, como não passar de 40km/h com a reduzida ligada, por favor, me falem.

Hoje ele vai ficar no eletricista para ver uns pauzinhos, como a temperatura do motor que não tá marcando no painel, verificar pq o rádio não liga e trocar uma lampada. Sou meio avesso a mecânica, só sirvo mesmo pra mexer em umas coisas muito simples mesmo.

Conforme for aparecendo mais dúvidas, vou perguntando.

reslima
27/05/2014, 16:08
Parabens pela aquisição, posta fotos do veículo aí para darmos uma olhada.

Vamos lá, alavanca maior, no meio engata o 4x4 e pode engatar com ele andando, a alavanca menor, à direita é a reduzida e só engate com o 4x4 ligado e com o veículo parado. Não é recomendado o uso no asfalto e muito menos em velocidades altas. Quanto à roda livre, se estiver com a automatica, tira fora e coloca uma manual, pois quando mais precisar a automatica vai te deixar na mão.

Você não disse como estão os freios e eixos, então vai uma sugestão, já que pretende levar a familia para alguns passeios, se não tem freio a disco, instale pelo menos na dianteira. Vi que você usa pneus 33", então recomendo também que instale um sistema flutuante no eixo traseiro, para não correr o risco de perder a roda traseira com o veículo em movimento.

Por enquanto é isso, depois que postar mais fotos e detalhes do veículo, pessoal se manifesta mais a respeito do carro

Abraço e bem vindo.

Jacimar
27/05/2014, 16:31
Bem vindo Eddycardoso ! para passeio e trilhas leve, o Jeep original ou quase, atende bem, até a roda livre se for automática quebra o galho, a do meu CJ64 é e funciona bem . . . se precisar trocar opte por uma manual, realmente é melhor em termos de confiabilidade, abraço !

matrakaum
27/05/2014, 16:35
Avesso a Mecânica.. por enquanto meu caro!
Verás que um filho teu não foge a luta! Daqui a pouco vc. se torna mecânico, eletricista, funileiro, soldador... e por aí vai. Estou te dizendo por experiência própria. Alguém como eu que não encostava as mãos em graxa e agora é raro me ver sem estar sujo desta coisa pegajosa....hahahahaha... vicia.
No mais seja bem-vindo. Vai perceber que aqui somos diferentes, Jipeiro é uma espécie superior (rs), o companheirismo fala mais alto.
Abços,

Willian Del Piero Rocha
27/05/2014, 16:39
Eddy ,reforçando sobre a roda livre ,(se for manual)geralmente quando se vai fazer uma trilha ou passeio ,enquanto estiver no asfalto ,na cidade ,ela fica desligada ,quando chegar na estrada de terra você aciona as rodas livres e quando for necessário a tração nas 4 (lama ,areião ,subida com cascalho) é só engatar na alavanca de dentro da cabine ,não esquecer de desligar as rodas livres quando chegar em terreno firme de novo ,asfalto ,calçamento. Quanto a engatar o 4x4 com o veiculo andando , , ,vai muito da experiência ,eu não aconselho ,acho melhor com o carro parado ,não tem o porque correr o risco de quebrar a cx de transferência em um passeio em que não vai ganhar nem 3 segundos ,nada contra hem Reslima ,mas é minha opinião. Só um alerta, muito cuidado com um neném dentro de um jeep ,pula muito ,poeira ,molha quando chove ,etc ,eu esperaria pelo menos até fazer 1 ano e meio ou 2 anos que vai estar mais firme e não deixe de colocar um cinto de 3 pontas no banco para prender a cadeirinha ,mesmo assim só para passeios leves ,trilha não .Jeep não é brinquedo ,já vi tombarem quase parado ,passar em moita que estava cheia de marimbondo(vespa) , ,no mais com os cuidados será só alegria ,,,bem vindo e parabéns.

eddycardoso
27/05/2014, 16:46
A Roda livre é manual, os freios são a tambor.

Sobre os freios, estava procurando um jeep com freio a disco, pois tinha lido muuuuito sobre os a tambor, mas o mecanico me falou e eu também achei, nesse caso (foi o unico que eu testei com freios a tambor), o freio dele está melhor que muito jeep com disco na frente que eu andei. Pega bem e segura o bichão. Acho que eu só troco por discos quando der um pau nesse aí, ou se testar um outro disco e eu achar que realmente vai melhorar.

Sobre o sistema flutuante, tenho que perguntar pro mecanico... como dito, sou um asno pra mecanica. :rolleyes:

Para eu ver se entendi, a alavanca 4x4 é a do meio e a reduzida é a menor. Como ligo elas, puxo pra trás, pra frente? tem que pisar na embreagem?

eddycardoso
27/05/2014, 16:55
Eddy ,reforçando sobre a roda livre ,(se for manual)geralmente quando se vai fazer uma trilha ou passeio ,enquanto estiver no asfalto ,na cidade ,ela fica desligada ,quando chegar na estrada de terra você aciona as rodas livres e quando for necessário a tração nas 4 (lama ,areião ,subida com cascalho) é só engatar na alavanca de dentro da cabine ,não esquecer de desligar as rodas livres quando chegar em terreno firme de novo ,asfalto ,calçamento. Quanto a engatar o 4x4 com o veiculo andando , , ,vai muito da experiência ,eu não aconselho ,acho melhor com o carro parado ,não tem o porque correr o risco de quebrar a cx de transferência em um passeio em que não vai ganhar nem 3 segundos ,nada contra hem Reslima ,mas é minha opinião. Só um alerta, muito cuidado com um neném dentro de um jeep ,pula muito ,poeira ,molha quando chove ,etc ,eu esperaria pelo menos até fazer 1 ano e meio ou 2 anos que vai estar mais firme e não deixe de colocar um cinto de 3 pontas no banco para prender a cadeirinha ,mesmo assim só para passeios leves ,trilha não .Jeep não é brinquedo ,já vi tombarem quase parado ,passar em moita que estava cheia de marimbondo(vespa) , ,no mais com os cuidados será só alegria ,,,bem vindo e parabéns.

Ah, pode deixar, com o filho e a mulher eu vou fazer só uns passeios por estrada de chão batido, estradas que eu conheço e que muita gente faz de carro normal mesmo, eu não costumo fazê-las pq eu tenho dó do carro, ou tinha, até hoje. :)

Também não pretendo fazer nada muito radical, falo isso hoje, mas já lí que vc vai se contagiando pela trilha... então amanhã a Deus pertence... huahuahuauhua :rally:

zé dedão
27/05/2014, 17:03
O grande problema do freio tambor a meu ver é depois que passa em atoleiro e a panela fica cheia. Sinto isso na minha xj. O freio fica uma bosta. Não sei se mo cj5 isso também é relevante.
Se vc for esperar dar pau no freio tambor vc não troca nunca
Parabéns e realmente, muito cuidado com seu filho no jeep. Tem gaiola? Se não tiver eu providenciaria.
Abs

eddycardoso
27/05/2014, 18:44
Tá aí umas fotos dele antes de ficar no eletricista... :cry:

464682464681464683464684

Zé Dedão, ele tem sto antonio, cinto... nesse ponto ele tá completinho.

Willian Del Piero Rocha
27/05/2014, 19:19
Eddy ,pela aparência o Jeep esta bem conservado e praticamente pronto(nunca, jamais ,rsrsrs) ,Parabéns mais uma vez .Só para alertar ,o meu quando comprei estava com cinto de 3 pontas ,a alça que fica pressa no santo Antônio estava pressa com um parafuso de rosca soberba ,ou seja ,não seguraria em caso de necessidade ,,o correto seria um parafuso passando toda a barra do santo Antônio ,com porca. Agora meu jovem é rodar ,rodar e rodar ,quanto mais vc rodar mais vai aprender e conhecer seu Jeep.

fabiogaucho
27/05/2014, 22:32
Eddycardoso, bem vindo ao mundo dos loucos ( por Jeep é claro ) acredite se quiser...comprei a um mês e meio um cj 1960, branco, motor 6cc, caixa de 4 marchas etc.... Quando vc começou a falar do seu cj, até parecia que éra o meu( kkkkkkkkk) Detalhe... é o meu primeiro 4x4 também, que coincidência legal. Mas falando de dúvidas eu mesmo ja tirei muitas com o pessoal do fórum, a galera manja muito e sempre estão dispostos para ajudar. Dica importante....digita tua dúvida no google ,que ele vai te trazer de volta ao fórum, sem precisar postar novos tópicos.Mas estamos aqui para ajudar, eu ja vi teu cj ,ele ta muito conservado, com algumas mudanças fica melhor ainda, até mais.:concordo:

eddycardoso
28/05/2014, 08:47
Eddycardoso, bem vindo ao mundo dos loucos ( por Jeep é claro ) acredite se quiser...comprei a um mês e meio um cj 1960, branco, motor 6cc, caixa de 4 marchas etc.... Quando vc começou a falar do seu cj, até parecia que éra o meu( kkkkkkkkk) Detalhe... é o meu primeiro 4x4 também, que coincidência legal. Mas falando de dúvidas eu mesmo ja tirei muitas com o pessoal do fórum, a galera manja muito e sempre estão dispostos para ajudar. Dica importante....digita tua dúvida no google ,que ele vai te trazer de volta ao fórum, sem precisar postar novos tópicos.Mas estamos aqui para ajudar, eu ja vi teu cj ,ele ta muito conservado, com algumas mudanças fica melhor ainda, até mais.:concordo:

Que legal Fábio... Tem fotos do teu em algum post?

O que eu acho que vou penar mais é para achar acessórios, pq tenho muito medo de comprar online e vir algo que não encaixa. Aqui na minha cidade é beeeem fraco de mecanico que mexe com isso, já falei com uns jipeiros e a maioria faz por si as adaptações. Fica complicado de ficar tirando as dúvidas... mas é só até começar a pegar mais amizade com o povo.

Logo que pegar a viatura do eletricista, vou tirar umas fotos do suporte trazeiro, quero colocar um galãozinho de combustível e já me falaram que por ter estepe de 33 vai ser meio complicado. Aí o povo ajuda em qual comprar, para não ter erro.

----

Queria só reforçar em uma pergunta minha que passou... tem como alguém responder?

Para eu ver se entendi, a alavanca 4x4 é a do meio e a reduzida é a menor. Como ligo elas, puxo pra trás, pra frente? tem que pisar na embreagem? Tem que estar desengatado?

Pablo.pinto2007
28/05/2014, 08:56
Edy! tá lindão seu jeep.... é como a turma falou aí... é andar e ver a necessidade que vai surgir..

Quanto aos freios... os originais são bem eficientes, mas tem um pequeno problema... em quase toda revisão, tem que trocar pelo menos um cilindro de roda, no meu caso eu cansei de tanto trocar.. pois até para sangrar era um problema, as sangrias quebravam, e aí pra extrair era mais caro que um novo (se levar em conta que um novo tem todos os benefícios)...
Freios a disco não tem melhor em relação a manutenção, no máximo trocar reparo da pinça... mas de praxe é só as pastilhas...

Agora sugestão, vá curtindo seu jeep.. andando, passeando, se aventurando... e conforme for surgindo as necessidades de melhorá-lo vá fazendo... eu mesmo fui devagarinho... motor... pedaleira suspensa... câmbio... freio a disco dianteira... freio a disco traseira... flutuante... e ainda falta alguns detalhes, mas não vejo urgência (como um santo antônio)... a gente nunca sabe quando vai precisar, mas até hoje não tomei nenhum susto quanto a isso!!!

E qualquer dúvida, esse é o melhor local para elas!!!

Pablo

fabiogaucho
28/05/2014, 22:23
Que legal Fábio... Tem fotos do teu em algum post?

O que eu acho que vou penar mais é para achar acessórios, pq tenho muito medo de comprar online e vir algo que não encaixa. Aqui na minha cidade é beeeem fraco de mecanico que mexe com isso, já falei com uns jipeiros e a maioria faz por si as adaptações. Fica complicado de ficar tirando as dúvidas... mas é só até começar a pegar mais amizade com o povo.

Logo que pegar a viatura do eletricista, vou tirar umas fotos do suporte trazeiro, quero colocar um galãozinho de combustível e já me falaram que por ter estepe de 33 vai ser meio complicado. Aí o povo ajuda em qual comprar, para não ter erro.

----

Queria só reforçar em uma pergunta minha que passou... tem como alguém responder?

Para eu ver se entendi, a alavanca 4x4 é a do meio e a reduzida é a menor. Como ligo elas, puxo pra trás, pra frente? tem que pisar na embreagem? Tem que estar desengatado?

A alavanca do meio engata tração se estiver para tras mais perto dos assentos, com ela nesta posição aí sim vc pode acionar a reduzida, que funciona assim :perto dos assentos = desligada, no meio= neutra(não giram os dois cardam, posição usada quando rebocar o cj para uma trilha por exemplo), e toda para frente= reduzida engatada.MAS faz como eu compra uma plaquinha indicativa de alavancas de marchas e rebita ela no painel.tem um post meu assim: as fotos que prometi, lá tem fotos do meu cj.ATE MAIS

POPEYE MIT
29/05/2014, 15:42
instala o jogo de bolas de cambio indicativas que vc não erra se pra frente ou para tras, se reduzida ou longa
464964

eddycardoso
29/05/2014, 15:51
A alavanca do meio engata tração se estiver para tras mais perto dos assentos, com ela nesta posição aí sim vc pode acionar a reduzida, que funciona assim :perto dos assentos = desligada, no meio= neutra(não giram os dois cardam, posição usada quando rebocar o cj para uma trilha por exemplo), e toda para frente= reduzida engatada.MAS faz como eu compra uma plaquinha indicativa de alavancas de marchas e rebita ela no painel.tem um post meu assim: as fotos que prometi, lá tem fotos do meu cj.ATE MAIS

Putz Fábio, já tinha visto o teu tópico, lembro do banco com molas estilo caminhão.... huahauhahuhua.... Valeu pelas explicações... vou ver se dou uma testada nesse fim de semana.

eddycardoso
29/05/2014, 15:54
instala o jogo de bolas de cambio indicativas que vc não erra se pra frente ou para tras, se reduzida ou longa
464964

Ótima idéia...achei um cara no ML q vende um com 4 marchas e a ré a direita... vou ver se compro... :dance:

A plaquetinha eu achei só com 3 marchas... eu salvei a foto para consulta posterior... 8---)

eddycardoso
02/06/2014, 09:55
Pessoal, vocês sabem se é fácil achar e onde posso encontrar a tampa de acabamento do parachoque keko? Se repararem na foto, estou sem UMA tampa na dianteira esquerda... :shock:

Ou mesmo algum tipo de adaptação? ou troca das demais por modelo semelhante?

Obrigado!

eddycardoso
16/06/2014, 11:14
467110467111

Pessoal, estou com uma dúvida na viatura.

Fui colocá-lo na garagem no primeiro dia e ví que tinha ficado uma marca de óleo fazendo certinho a tangência da curva. Achei que poderia ser da graxa da caixa de direção (que é aquelas externas, se não me engano, do maverick). Mas como ele ficou uma semana na garagem e não vazou mais nada, esqueci. Quando saí da garagem ontem, de novo... percebi que sempre que quando esterçava muito, ele vazava o tal óleo de origem desconhecida. Abaixei e ví que tem um amortecedor :shock: na barra de direção... tirei umas fotos... é ele que está vazando, menos agora, mas pelo tanto que vazou na primeira curva, acho que deve ter secado até.

Agora minha pergunta, é normal isso (de ter um amortecedor alí)? Posso tirar o amortecedor? Só Substituição? Vocês propõem alguma alteração alí?

Me desculpem se errei algum termo e se fui ignorante, mas sou péssimo de mecânica.

Obrigado!

POPEYE MIT
16/06/2014, 11:40
467110467111

Pessoal, estou com uma dúvida na viatura.

Fui colocá-lo na garagem no primeiro dia e ví que tinha ficado uma marca de óleo fazendo certinho a tangência da curva. Achei que poderia ser da graxa da caixa de direção (que é aquelas externas, se não me engano, do maverick). Mas como ele ficou uma semana na garagem e não vazou mais nada, esqueci. Quando saí da garagem ontem, de novo... percebi que sempre que quando esterçava muito, ele vazava o tal óleo de origem desconhecida. Abaixei e ví que tem um amortecedor :shock: na barra de direção... tirei umas fotos... é ele que está vazando, menos agora, mas pelo tanto que vazou na primeira curva, acho que deve ter secado até.

Agora minha pergunta, é normal isso (de ter um amortecedor alí)? Posso tirar o amortecedor? Só Substituição? Vocês propõem alguma alteração alí?

Me desculpem se errei algum termo e se fui ignorante, mas sou péssimo de mecânica.

Obrigado!
O amortecedor de direcção no seu Jeep uma peça importante. A função do amortecedor de direção é para reduzir o choque da direção e reduzir a transferência de energia através da direção do volante. Se o amortecedor é retirado, você pode sentir solavancos, empurrões ou vibrações mais intensas no volante. Substitua-o

vavarusso
16/06/2014, 14:21
É relativo e pode esconder outro problema mais grave. O meu nao tem e nao dá solavancos, depois que coloquei direção hidráulica ficou muito mole então aumentei o ângulo cáster e pronto. Lembrando que o volante ainda nao retorna sozinho, mas acostumei com a maciez.

eddycardoso
16/06/2014, 15:16
Obrigado pelas respostas Popeye Mit e Vavarusso... Então, mas o jipe está montado sobre pneus 33', pelo o que lí, precisa de um amortecedor mesmo.

Não sou muito fã do faça você mesmo (por falta de habilidade mesmo :mrgreen:), mas depois de perder o jeep por 10 dias para o eletricista, eu não quero ficar mais 2 semanas sem ele só por conta do amortecedor e nem quero forçar ele e quebrar alguma coisa esperando. Então, vou chamar meu sogro, arregaçar as mangas e fazer eu mesmo... até pq me parece super tranquila essa substituição... :roll::grin:

Só de olhar nas fotos, vocês sabem me falar quais modelos eu posso usar na substituição? Lí muito sobre os de D-20, mas não sei se encaixa... Ou melhor seria procurar um mecânico mesmo?

tuna
16/06/2014, 15:23
É relativo e pode esconder outro problema mais grave. O meu nao tem e nao dá solavancos, depois que coloquei direção hidráulica ficou muito mole então aumentei o ângulo cáster e pronto. Lembrando que o volante ainda nao retorna sozinho, mas acostumei com a maciez.


X2 Vavá, eu uso pneus 34,5 guerra, caixa de direção de maverick, com motor grande e spoa, nunca usei amortecedor de direção, ele provalvemente está mascarando algum problema, e mais, da forma como ele está intstalado, vai ser substituir e estourar outro, pusta gambi :putz:

[]'s

vavarusso
16/06/2014, 15:29
Edy faça o teste sem o amortecedor, e se resolver colocar novamente, pesquise e mude o sistema de colocação

eddycardoso
16/06/2014, 16:52
É só tirar o amortecedor e ser feliz? ou precisa fazer alguma coisa para compensar a falta dele (nesse caso)?

Fora isso, o que eu tenho que reparar depois para saber se algo era mascarado?

Sinto que a direção dele não volta e é muito trabalhoso (exige alguma prática) para fazer o esterço e retorno do volante, apesar de ser bastante macio... mas acostumei. A função desse amortecedor seria ajudar nisso também ou não? contudo, depois de quase bater nas primeiras 10 esquinas, peguei o jeitão... não colocaria o amortecedor somente por esse motivo.

JAIME MOREIRA
16/06/2014, 17:00
Parabens pela viatura… não arranca o amortecedor não, uma pancada na trilha em um 33 joga bem o voltante!!!

eddycardoso
16/06/2014, 20:33
Parabens pela viatura… não arranca o amortecedor não, uma pancada na trilha em um 33 joga bem o voltante!!!

Então... minha primeira opção é por manter. Mas se for para trocar e estourar outro amortecedor, prefiro deixar sem. A posição de fixação tá muito ruim mesmo? Alguém tem uma foto de como poderia ser fixado preferencialmente?

Ian Jeep
16/06/2014, 22:54
Então... minha primeira opção é por manter. Mas se for para trocar e estourar outro amortecedor, prefiro deixar sem. A posição de fixação tá muito ruim mesmo? Alguém tem uma foto de como poderia ser fixado preferencialmente?


Esse é um método muito usado, acredito ser o mais eficiente. Prende no eixo com uma um suporte ou abraçadeira e depois na barra q liga roda a roda tmb com um suporte ou abraçadeira (exitem kit prontos).
Esse parece ser o amortecedor da kombi, vc pode usar tmb uns mais robustos como o da D20/Toyota.
Muitos caros saem de fabrica com amortecedor de direção com algum proposito óbvio. Causas comuns para se adaptar o amortecedor de direção no jeep, são por conta do shymi, q ai sim acaba mascarando o problema, na na verdade são ajuste rolamento do munhão, folgas e caster alterados.

467188

Abraços

eddycardoso
17/06/2014, 09:38
Assim vocês desafiam minhas capacidades mecânicas... :putz: Mas eu vou tentar. :p

Achei só esse kit pronto na net no Gama: Kit de Amortecedor de direção p/ Jeep Willys (http://www.gama4x4.com.br/kit-de-amortecedor-de-direc-o-p-jeep-willys.html) mas achei o amortecedor meio meia boca, vou ver se passo em umas casas de peças aqui na cidade e vejo se acho um amortecedor de D20 e um kit separado...

Olhando sua foto entendi o que parece estar errado, os angulos do amortecedor e da barra que liga a cx de direção são opostos... aí força mesmo... apesar de o amortecedor ser fixado podendo girar, inclinar mais ou menos. Mas se o braço for fino, entorta mesmo.

Obrigado.

tuna
17/06/2014, 11:26
É só tirar o amortecedor e ser feliz? ou precisa fazer alguma coisa para compensar a falta dele (nesse caso)?

Fora isso, o que eu tenho que reparar depois para saber se algo era mascarado?

Sinto que a direção dele não volta e é muito trabalhoso (exige alguma prática) para fazer o esterço e retorno do volante, apesar de ser bastante macio... mas acostumei. A função desse amortecedor seria ajudar nisso também ou não? contudo, depois de quase bater nas primeiras 10 esquinas, peguei o jeitão... não colocaria o amortecedor somente por esse motivo.

Tá parecendo angulo de cáster negativado, como vc. afirmou que suas capacidades mecânicas são limitadas, :mrgreen: é melhor levar pra alguém dar uma olhada...

Repito eu uso pneus grandes e não preciso de amortecedor de direção...

Ah, viajava a 100/110 km/h de cruzeiro, pela Fernão Dias junto com a l200 do véio sem qualquer problema...

[]'s

eddycardoso
17/06/2014, 18:33
Tá parecendo angulo de cáster negativado, como vc. afirmou que suas capacidades mecânicas são limitadas, :mrgreen: é melhor levar pra alguém dar uma olhada...

Repito eu uso pneus grandes e não preciso de amortecedor de direção...

Ah, viajava a 100/110 km/h de cruzeiro, pela Fernão Dias junto com a l200 do véio sem qualquer problema...

[]'s


falei com o mecânico que me recomendou a venda, ele disse para eu tirar o amortecedor pq tá tudo novo e o jipe não vai ter qualquer vibração... Quanto a jogar o volante na trilha ele falou q vai de cada um, ele mesmo acha normal e até gosta pois "é trilha" como ele disse. Vamos ver o que eu acho. Como nunca peguei nada muito bruto, vai ser de gostar ou não... Não tem parâmetro para comparar.

Confio muito nele pq além de mexer com carrões, ele mexe com jipe e é jipeiro... Tá quase me fazendo por DH... :)

eddycardoso
28/04/2015, 10:42
Pessoal, uma nova dúvida... como sabem, sou um asno na parte mecânica... se não fosse eu gostar muito de trilhas e barro (em 2x1, de bike :mrgreen:) eu diria que eu fiz loucura comprando um jipe. Mas quero ir aos poucos curtindo mais e mais as trilhas de 4x4 e pegando os macetes, pelo menos os mais simples.

Essa aconteceu há uns meses, mas eu não cheguei a comentar aqui no fórum e preciso de dicas. Fui testar a reduzida e a 4x4 e não deu certo. Direção dura como um pau, carro inguiavel e uma puta dor de cabeça achando q tinha pepino no sistema. Voltei no mecanico. Ele me falou de um tal de bloqueio. Que o jipe fica melhor pra subir em pedras e trilha pesada. Falou q fica dura mesmo e que tinha q forçar mesmo. Achei meio sobrenatural, pq eu já tinha feito muita força, muita mesmo e o meu medo era quebrar alguma coisa. Tenho uma caixa mecanica de Maverick. Parti pra busca online e achei muita coisa aqui no forum, mas ainda tenho dúvidas.

- Bom, até que ponto eu posso forçar o sistema? Pois mesmo em estrada batida umida, ela fica muito dura. Não testei dentro de atoleiro. Lí do pessoal recomendar para iniciantes ligar a roda livre já no começo da trilha e depois ao ver a oportunidade, jogar 4x4 e reduzida. Mas não funfa desse jeito, pois ligou a roda livre, travou a direção.

- Tenho que ficar ligando e desligando a roda livre a cada atoleiro? Lembrando que ela é na roda, então dá um trampo razoável. Não tenho intenção de pegar trilhas muito pesadas, mas uns atoleiros sem são bem vindos, ficar montando e desmontando do jipe para fazer isso é um puta trabalho, sujeirada e talz.... :roll: E ligar antes de um atoleiro e dirigir até o próximo, ainda mais se não não for em linha reta, deve dar uma forçada boa no biceps.

- Lí algo de rodar em 4x3, o que eu teria q me atentar para rodar assim? Isso sim eu tenho dúvidas e muito medo... :???:

- Lí também de descer longas descidas em aclive acentuado usando a reduzida, mas desse jeito eu não consigo, pois a direção fica dura. E como o Jipe é Tambor, ajudaria usar esse macete. Teria algum jeito de usar reduzida sem ligar a roda livre?

- Até que ponto eu desbloquear esse sistema não ficaria melhor? tipo, perderia desempenho em trilhas pesadas (que não devo fazer muito) e ganharia comodidade para passeios.


Lí muita coisa para iniciantes, mas isso aí não tava nos planos... desculpem se falei muita besteira. Pois quando se trata de algo mais especifico, aí surgem termos e jeitos que não me sinto muito confortável em aplicar lendo os problemas dos outros.


Obrigado!

tuna
28/04/2015, 15:28
Eddy, o que está acontecendo é que provavvelmente seu jeep é bloqueado 100% na dianteira, e não adianta, enquanto estiver traçado, a não ser que seja numa superfície de pouca aderência como um atoleiro, ele só vai andar reto mesmo.
Procede também a questão das rodas livres ligar e desligar uma roda livre fará com que o sistema descople e seja possível esterçar

a questão das descidas íngremes em reduzida também é para o caso de superfícies escorregadias (onde vc. consegue esterçar) nas demais a não ser que vc. tenha um reboque não há necessidade preemente.

No mais, se sua intenção não é trilhas pesadas, substitua o bloqueio dianteiro por um bom guincho...

eu não uso bloqueio em nenhum diferencial e não ando menos do que os carros bloqueados...

Só que se eu nào passar na primeira, segunda tentativa, no máximo, paro tudo e chamo no guincho... tenho feito assim ha muitos anos e sempre volto pra casa com a viatura rodando;)

[]'s

Willian Del Piero Rocha
28/04/2015, 15:33
Eddy ,pelo seus relatos as planetárias do diferencial devem estar bloqueadas com solda,, é a maneira barata de se ter um bloqueio na dianteira ,só que permanente. Até que ponto pode forçar ,não sei,,, sei que dizem que realmente fica muito pesada.
É o normal ligar as RL logo no inicio da trilha ,ficar toda hora ligando e desligando realmente não dá,,, 4x3 seria desligar somente uma RL ,mas em um diferencial normal ,ficaria 4x2 do mesmo jeito, ,, em um soldado ,não sei se ficaria realmente 4x3 ,e como se comportaria a direção.
Sim ,descidas longas e acentuadas a reduzida é muuuuito bem vinda. . . Se desbloquear o diferencial dianteiro ,vai perder desempenho em trilhas pesadas , ,mas para trilhas pesadas seria interessante bloqueio na traseira também e vc não tem mesmo ,não acho que vá sentir falta do bloqueio em trilhas médias.
Sim, é possível usar a reduzida com as RL desligadas ,basta acionar a alavanca da tração 4x4 que ela irá permitir acionar a reduzida também ,ficará reduzido só em 4x2 ,só a trazeira ,mas força um pouco mais a tração traseira.
Como o Tuna falou ,também não tenho bloqueio ,mas tenho guincho ,se não der ,uso o guincho.

eddycardoso
29/04/2015, 08:40
Obrigado Tuna e Willian.

Então, sobre o bloqueio, eu não faria, mas como já está feito, preciso aprender a usar da melhor forma (a que dê menos trabalho) ou então desbloquear esse diferencial, pois do jeito que está eu estou andando 100% do tempo em 4x2.

kaiser64
29/04/2015, 10:18
Eu coloquei amortecedor da direção da D20, paguei um ano atras 160,00 reais, foi relativamente facil de adaptar, e é bem mais parrudo que esses de fusca e de kombi, parece até um amortecedor de suspensão.

georgevalle
29/04/2015, 12:15
Com certeza retira o bloqueio do diferencial dianteiro, isso é para quem quer fazer trilhas pesadas, que por enquanto não é a tua praia... a retirada é relativamente simples o mecânico não deve cobrar muito por isso, basta trocar as satélites e planetárias, e você vai ter outro jeep para brincar.

eddycardoso
30/04/2015, 15:55
Kaiser, eu optei por tirar o amortecedor e não ví necessidade de adaptar outro ainda. Se precisar eu vou mudar o modo da fixação e devo pegar um amortecedor de D20 mesmo. Obrigado.

Georgevalle, então, vou dar uns rolês esse fim de semana e subir uns barrancos já que atoleiro não vai ter mesmo, só pra ver o bloqueio funfando. Mas pela praticidade de não ter que andar quadrado eu devo optar por remover o bloqueio mesmo.

Ainda me persiste umas dúvidas quanto a andar em 4x3... isso não força o sistema? tenho que ter algum cuidado? ou melhor nem arriscar?