Ver Versão Completa : Correia dentada do samurai
Aramis Cardozo
28/12/2003, 14:45
Alguem poderia me informar onde adquirir esta correia, estou com dificuldade de achar.
Aramis
Ae Aramis..
segundo os entendidos de plantao, essa correia só original mesmo... nao serve nenhuma de carro nacional...
Hotclassic
09/02/2009, 22:20
O código da correia Dayco para Samurais feixe e demais Suzukis mais antigos,
acho que até o ano 95, largura 19 mm, e com 89 dentes,
quadrados, é 089S190, Dayco, podendo ser encontrada tamém na Rofer e caso compre correia fabricada pela Dayco você estará
adquirindo a correia original.
Jalisson
10/02/2009, 01:55
Olá amigos!
Aqui em Recife eu encontrei sem dificuldades.
Comprei goodyear.. é igual a original. Paguei 50,00.
É só pedir 089S190 ou 89 lh 190... com essas medidas você consegue. Leva a original e pode comparar. São iguais. A minha ficou ótima!
Abraços
Jalisson..
existem dois modelos de correia dentada p/ samurai..
a mais comum é com dentes quadrados ( deve ser a sua) e outra com dentes redondos..
sabe me dizer se vc tem por ae a de dentes redondos e se é o mesmo preco?
T+
Jalisson
14/02/2009, 23:56
Vou pesquisar e te digo. Vc tem a referência dela?
Aqui tem todo tipo!
Samuka Shrek
15/02/2009, 08:11
Olá pessoal!!! Essa correia de 19 mm é só para o 95...
Para os Samurais mais novos ela é de 25 mm e 89 dentes.... e se não me engano, os dentes são redondos.....
Abraços a todos...
Supercharger
16/02/2009, 09:51
http://samuraitatu.googlepages.com/dicas08.html
Daniel Engelbrecht
25/07/2009, 11:05
Recentemente fui comprar uma correia dentada para meu samuca (ano 1994). Pesquisei no catálogo da Dayco e o modelo apontado era realmente o 089S190 (dentes quadrados). Acabei comprando a correia por míseros R$ 24,40.
Quando o mecânico foi trocar, veio a surpresa: a correia que estava no carro tinha dentes redondos. Eu não estava lá para ver, só percebi quando peguei a correia velha quando fui buscar o carro.
Perguntei, então, se a correia com dentes quadrados tinha entrado perfeitamente e ele disse que sim.
Mas estou intrigado até agora. Não sei se a correia antiga (dentes redondos) fora colocada por engano, ou se agora coloquei a correia nova (dentes quadrados) errado...
Lucas Jardim
25/07/2009, 21:09
Recentemente fui comprar uma correia dentada para meu samuca (ano 1994). Pesquisei no catálogo da Dayco e o modelo apontado era realmente o 089S190 (dentes quadrados). Acabei comprando a correia por míseros R$ 24,40.
Quando o mecânico foi trocar, veio a surpresa: a correia que estava no carro tinha dentes redondos. Eu não estava lá para ver, só percebi quando peguei a correia velha quando fui buscar o carro.
Perguntei, então, se a correia com dentes quadrados tinha entrado perfeitamente e ele disse que sim.
Mas estou intrigado até agora. Não sei se a correia antiga (dentes redondos) fora colocada por engano, ou se agora coloquei a correia nova (dentes quadrados) errado...
Bom não sei se foi engano mas o meu samurai é 95 e a correia tambem tem dentes redondos !!!!:neutral::neutral:
Juliano Nitsch
25/07/2009, 22:23
Sinceramente Daniel eu trocaria correndo pela de dentes redondos, ou seja, a original do seu motor !!
Pense bem, a correia de dentes retos ou quadrados que vc colocou, não esta tocando o fundo dos "rasgos" das polias (comando e virabrequim), que são arredondados, logo o esforço esta sendo feito somente pelos cantos dos dentes da correia, sem tocar o fundo.
Até que ponto vale a pena correr o risco de escapar e fazer um belo estrago no seu cabeçote ???
Talvez agora que esta nova não aconteça nada, mas e daqui a alguns kms quando a correia "laçear" ?
Agora se o seu mecânico garantir que se der algum problema, ele assume o preju, blz... Duvido que faça isso, já que nem te orientou a comprar a correia certa, talvez até por falta de conhecimento.
Que fique claro que estou dando uma opinião, o Samuca é seu e vc faz oq achar melhor.
Té mais.
Daniel Engelbrecht
26/07/2009, 14:40
Acho que a grande questão é saber qual é a correia certa: a de dentes quadrados ou redondos.
Alguém com samurai 1994 já fez essa verificação?
Se for para se basear conforme o catálogo da Dayco, é de dentes quadrados.
Pelo que me informei, a da Goodyear também tem dentes quadrados (89LH190).
Se não for essa, como conseguir a de dentes redondos?
Daniel Engelbrecht
26/07/2009, 20:28
Desmontei para olhar e, diabos, a correia certa seria a de dentes redondos. :parede:
Alguém sabe dizer quem fabrica isso e o código?
Infelizmente, embora indicada para Samurais a partir do ano 1991, a correia Dayco 089S190 não deve servir para todos. :putz:
Mandruva
27/07/2009, 08:20
Vcs nao sabem da pior!!!!
Comprei um samurai 97 a +/- 1 mes e mandei
fazer uma revisao basica troquei correias e
mangueiras, freios e tudo mais, mas quando
o mecanico tirou a capa da correia denta a
surpresa o antigo dono colocou uma correia
dayco de dentes quadrados e de 190 m/m ou
seja a dos antigos quase morri do coração
se imagiga se esse trem pula um dente o estrago
que faria
MAndruva
nao faria estrago nenhum... no maximo seu motor iria parar de funcionar...
T+
Daniel Engelbrecht
27/07/2009, 08:55
Atualizando as informações:
liguei no serviço de atendimento da Dayco e perguntei porque a correia indicada para Samurai tem dentes quadrados e as polias, dentes redondos.
A resposta foi de que a Dayco é fornecedora da Suzuki e pode-se utilizar a correia de dentes quadrados ainda que as polias tenham dentes redondos. Mandei um e-mail e pedi que me respondam por escrito isso.
Pular um dente nem é o maior problema. A grande questão é a correia sofrer algum tipo de desgaste prematuro pelo fato de os dentes quadrados não encaixarem perfeitamente e arrebentar. Aí sim... :putz:
Juliano Nitsch
27/07/2009, 10:23
Pular um dente nem é o maior problema. A grande questão é a correia sofrer algum tipo de desgaste prematuro pelo fato de os dentes quadrados não encaixarem perfeitamente e arrebentar. Aí sim... :putz:
Exatamente !!!
Oq acontece é que arrebentando a correia, logicamente vai sair de sincronismo, e o pistão vai atropelar as válvulas, resultando na retirada do cabeçote para arrumar o estrago !!! Aí a brincadeira vai ficar cara.
"A correia dentada do Samurai possui 89 dentes. Nos Samurais modelo "feixe" existem dois modelos: uma de dentes redondos e outra de dentes quadrados, portanto antes de comprar uma para o seu Samurai, verifique o modelo. Ambas possuem 19mm de largura. Já nos Samurais modelo "helicoidal" só existe um modelo, com dentes redondos e aproximadamente 25mm de largura (1")."
A Suzucar, a Japan ou a Alternativa não tem esta correia ??
Té mais...
Daniel Engelbrecht
27/07/2009, 11:35
A Suzucar e a Alternativa têm a correia com dentes redondos. Acabei de confirmar por e-mail.
Mas acho um absurdo o catálogo de uma empresa do porte da Dayco não informar corretamente os consumidores. No mínimo deveria haver uma observação de que a correia listada no catálogo só serve para "alguns" samurais.
Daniel Engelbrecht
28/07/2009, 11:09
Atualizando novamente as informações:
Por e-mail, a Dayco informou que em 1994 houve uma transição no motor do Samurai e portanto existem dois tipos de correias dentadas: uma de dentes quadrados e outra de dentes redondos.
Como era de se supor, não se deve utilizar a correia de dentes quadrados nas polias de dentes redondos e vice-versa.
A correia de dentes redondos tem código 089SP190H, porém não há disponível no Brasil.
Acho que a Dayco deveria ter informado isso no catálogo, para não levar as pessoas a erro. Quero meu dinheiro de volta.
Mandei também um e-mail para a Suzuki do Brasil e liguei para uma concessionária para ter mais informações, porém não me responderam.
Se já deixaram o país anos atrás sem se preocupar muito com os clientes, creio que não vai ser agora que terão maior consideração com um dono de samurai.
Daniel Engelbrecht
30/07/2009, 10:50
Boas notícias. Num comportamento ético que merece elogios (por ser raro no Brasil), a Dayco comprometeu-se em substituir a correia inapropriada que comprei em razão da falha no catálogo de peças.
Espero que tudo se resolva bem.
arlei_vitara
30/07/2009, 11:11
:palmas: :palmas: :palmas: para a Dayco, além de produto de qualidade pelo relato dos amigos atendimento ao cliente à altura tbém.........algo raro de ver por aqui, infelizmente.
Somente a título de curiosidade: se acontecer de rebentar a correia dentada nos Samurais e Vitaras 8V, não acontece nada além de o motor parar repentinamente. Não atropela válvulas não :discordo: :discordo: .
Vivi isto na prática, com uma correia dentada xing-ling que rebentou na estrada, andando a uns 80km/h, depois de uns 12.000km de ser trocada :parede: :parede:
rremelous
16/01/2010, 14:07
rodei a cidade toda atrás dessa correia de 89 dentes redondos.. so encontrei em 1 lugar e o desgraçado do vendedor me cobrou R$220,00
perguntei pra ele, se o carro dele quebrasse a correia dentada e ele fosse comprar uma por 220 contos se ele comprava.. ele ficou calado!
eu respondi, so dou no maximo 50 coints. e fui saindo..
que ladrão f.d.p
ainda to atrás dessa correia, nao quero colocar a quadrada..
tentei fazer uma adaptação com a do clio que tem 87 dentes, mas nao deu certo.. ficou apertado
Daniel Engelbrecht
17/01/2010, 22:09
Suzucar. Paguei R$ 80, se não me engano, marca Gates. É caro, mas é menos que R$ 220.
E na concessionária Suzuki do Rio queriam cobrar R$ 400. :discordo: