PDA

Ver Versão Completa : Codigos de erro 12 e 46 L200 GLS 2010

VLAMIR
13/05/2014, 20:44
Olá, galera,

Sou novo por aqui, mas mexo em veículos desde no novo,
essa L200 e meu primeiro a diesel.

Ela estava muito bem até semana retrasada, quando a bomba de vácuo deu pau
e jogou óleo para dentro do alternador, e mandou bateria e alternado para o espaço.
Isso com ela andando a noite (foi tenso ter que parar no meio da estrada, todo apagado,
pois estava com medo de queimar algo, pelo alternador estar em curto e mandado voltagem muito
alta "percebi pelas luzes internas acesas muito forte"), então parei e pedi socorro a um colega que
veio com uma outra bateria para tentar ir sem bateria só com o alternado ( acho que foi a maior besteira
já feita por mim. Desespero dá nessas coisas), liguei com a bateria e quando tirei a mesma e acelerei o bicho,
aiiiiii f..... luzes parecendo uma lua para cada um e o motor começou a trabalhar mal e sair muita fumaça (branca como leite) desliguei e vi que o melhor a ser feito era reboque.
Feito isso acordei no dia seguinte, corri atraz de um alternador novo ( comprei o da H100+bomba de vácuo coube como uma luva), mas quando fui ligar o bicho nada de pegar (medo total, mas sabia que só com muito azar teria dado pau no motor), depois de muito olhar desliguei a mangueira que vai para a EGR e o cavalo negro deu sinal de vida, soltou muita fumaça e depois parou ( excesso de diesel pelas tentativas) mas o carro não acelera e se coloco a mangueira de volta dá pau, o difragma da EGR recua e o motor para.
Passei o scanner e ele deu 3 erros:

46 - falha no injetor de ajuste v
12 - falha sensor booster
EGR ( tinha tirado o conector, coloquei o conector de volta e apaguei os erros e esse saiu)

Estou perdido, que "injetor de ajuste v" e esse?
será que o sensor do booster está dando pau por conta desse?
lí que o sensor do booster é um que fica preso ao intercooler.

Por favor ajuda ae.

E desculpe por algum erro.

Thiago H. Martins Lima
13/05/2014, 20:55
Erro Código 12 da L200 se não me engano é falha no sensor do turbo! Quanto ao 46 acredito que seja problemas no módulo de injeção. verifique o sensor do turbo e peça para apagarem os códigos de erro para ver se normaliza.

VLAMIR
13/05/2014, 22:38
Fera, então, sabe como testar esse sensor sem ter outro? Problemas no modulo? Ele dis sensor de ajuste v.

Erro Código 12 da L200 se não me engano é falha no sensor do turbo! Quanto ao 46 acredito que seja problemas no módulo de injeção. verifique o sensor do turbo e peça para apagarem os códigos de erro para ver se normaliza.

Thiago H. Martins Lima
14/05/2014, 09:01
Fera, então, sabe como testar esse sensor sem ter outro? Problemas no modulo? Ele dis sensor de ajuste v.

Olha, no meu caso, quando a minha L200 apresentou esse problema, levei numa casa que trabalha com mecânica/injeção diesel, eles fizeram a limpeza dos sensores, regulagem da turbina e apagaram os codigos de erro. Quanto ao erro 46, não pode ser apagado e me foi informado que poderia ser o módulo. O erro 46 continua registrado lá, porém a pickup está com desempenho normal.

Junior-L200Power
14/05/2014, 09:48
Amigo, esse código 046 é do solenóide que controla o turbo!!
É aquele marron que fica em cima da tampa de válvulas...tem um solenóide duplo ali onde tem um preto e um marron, bem na parte traseira da tampa de válvulas!!
Nesse caso o marron está com defeito e está dando sobre carga na pressão do turbo!!
Tem que trocar o solenóide e regular a turbina!! ok?!

No caso do código 012 ele indica que o sincronismo da bomba injetora está atrasado, mas já vi apresentar esse código e o carro estar normal... em todo caso peça ao mecânico pra verificar o ponto e sincronismo da bomba injetora, apesar que pode ser um erro que apresenta em conjunto com 046 já que estes 2 sempre aparecem juntos!!
Na minha deu esse problema tbm e era só o solenoide do turbo (marron) mesmo e regulagem da bomba, nunca mais acendeu luz da injeção!!
A EGR da minha está fechada dsde que comprei, já tem 10.000km e é uma maravilha!! Mesmo fechada o carro não fumaceia nada!!

Grande abraço!!

VLAMIR
19/05/2014, 09:08
Amigo, esse código 046 é do solenóide que controla o turbo!!
É aquele marron que fica em cima da tampa de válvulas...tem um solenóide duplo ali onde tem um preto e um marron, bem na parte traseira da tampa de válvulas!!
Nesse caso o marron está com defeito e está dando sobre carga na pressão do turbo!!
Tem que trocar o solenóide e regular a turbina!! ok?!

No caso do código 012 ele indica que o sincronismo da bomba injetora está atrasado, mas já vi apresentar esse código e o carro estar normal... em todo caso peça ao mecânico pra verificar o ponto e sincronismo da bomba injetora, apesar que pode ser um erro que apresenta em conjunto com 046 já que estes 2 sempre aparecem juntos!!
Na minha deu esse problema tbm e era só o solenoide do turbo (marron) mesmo e regulagem da bomba, nunca mais acendeu luz da injeção!!
A EGR da minha está fechada dsde que comprei, já tem 10.000km e é uma maravilha!! Mesmo fechada o carro não fumaceia nada!!

Grande abraço!!

Junior-L200Power

Voce sabe como faço para testar essas solenoides?
Pois esse fds dei uma fuçada e quando desliguei os 2 solenoides ela ligou e acelerou coisa que não fazia por nada,
tentei ler com multimetro e na escala de resistencia as 2 deram 07, mas sei tbm que elas podem estar trancadas,
queria saber como elas deveriam trabalhar: liberando direto a passagem de vacuo ou fechadas?

Junior-L200Power
20/05/2014, 22:58
Amigo, testar manualmente não sei como faz não!!
O que vc pode fazer é pedir um teste na oficina e substituir o solenoide pra ver se resolve o problema!!
Se não resolver é pq não é nele o problema, mas é bem capaz de ser viu!!
Caso não seja vc devolve e pronto..e parti em busca de outra provável causa!!

Abraço e boa sorte!

VLAMIR
11/07/2014, 16:51
Galera, finalmente RESOLVIDO.

Futuquei tudo que podia, e no final me toquei que só não tinha olhado o mas importante o "MODULO", batata,
quando abri estava lá, um componente e explodiu.

Não consegui ninguém para consertar, consegui aqui com um cara por R$ 1.800,00 já codificado.

Agora rodando perfeita.

Obrigado a todos.