PDA

Ver Versão Completa : Troca do conjunto de pedais Ranger

danke
10/05/2014, 20:16
462289462292Tenho uma Ranger STX 1995 e comecei a ter problemas para engatar todas marchas. Após algumas verificações, percebi que o pedal da embreagem não estava fazendo seu movimento o suficiente para empurrar o mecanismo até fim, tornando as trocas de machas quase impossíveis, pois a embreagem não estava sendo acionada completamente.
Com o auxílio de uma lanterna verifiquei que a peça onde ficam instalados os pedais de freio e embreagem, estava quebrada onde o eixo dos pedais fica alojado, bem ao lado esquerdo conforme pode-se observar na segunda foto.

Para retirar a peça:

1) Desconecte os sensores dos pedais da embreagem e freio
2) Retire as cupilhas e desconecte as hastes de acionamento dos pedais da embreagem e freio
3) Com o auxílio de um alicate próprio para canos, gire cuidadosamente o cilindro da embreagem até que ele fique na posição correta e empurre-o para fora da base do conjunto de pedais
4) Com MUITA paciência e com o auxílio de alguém para segurar a lanterna, retire com uma chave de boca 13mm os 2 parafusos e as 4 porcas que prendem o conjunto de pedais na parede corta fogo
5) Abra o capô e cuidadosamente puxe o hidrovácuo do freio para trás, o máximo que for possível, para que cilindro de freio se movimente na direção oposta ao habitáculo do veículo.
6) Com bastante jeito e paciência o conjunto de pedais será retirado do local.

Agora preciso levar a peça para fazer algum tipo de solda, ou então se não tiver jeito, terei que comprar uma nova que custa na faixa de 500,00 a 600,00.

Quando estiver pronto o serviço, postarei o resultado.

Victorktá
16/05/2014, 09:11
danke (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/86557.html), tudo bem?

Reparo com solda tem jeito sim, mas acredito que, dependendo da qualidade da solda, não será um serviço definitivo. Seria interessante vc montar o conjunto soldado e ir juntando uma grana para comprar uma peça nova! Isso é minha opinião!
Boa sorte no serviço aí.

danke
22/05/2014, 20:58
Boa noite Victorktá,

O reparo foi efetuado. O tio da minha esposa desmontou a peça e retirou os pedais, daí ele cortou um tubo de cobre e encaixou no local fazendo com que eixo dos pedais ficassem sobrepostos ao cano. Foi preciso fazer um desgaste na parede da peça para que o cano fosse encaixado.
Na parte que estava quebrada, ele rebitou um pequeno pedaço de metal que foi trabalhado para caber no local.
Seguem as fotos. Assim que eu instalar a peça, postarei o resultado.464000464001

Victorktá
23/05/2014, 11:23
Bom dia.

Serviço ficou muito bom cara!!
Posta fotos depois de montado.

Abraços!

Desnickadu
23/05/2014, 20:00
Não querendo te desanimar, mas já desanimando.... eu não acredito que esses rebites segurarão a bucha de cobre no lugar, já que o aluminio da peça original [MUITO mais forte que 2 rebites] quebrou.

O ideal é vc levar a peça numa casa especializada em solda de aluminio, [e que realmente solde com aluminio, porque tem uns caras por aí que soldam com ligas bem fracas de aluminio] e depois trabalhe no furo para por uma bucha de bronze grafitado ou algo assim, aí vc diminui o arrasto do pedal e garante que o remendo seja bem feito.

danke
26/05/2014, 20:28
Boa Noite Desnickadu,

Na verdade esse pedaço de aço que foi rebitado a peça foi colocado apenas por precaução, já que o tubo de cobre está bem fixo no local. O tubo está presente no eixo todo, do começo ao fim da peça e não só no pedaço do alumínio que fraturou.
Quando o tio da minha esposa fez o trabalho na peça eu o questionei se não era melhor preencher o espaço que quebrou com solda da alumínio. Ele então respondeu que não queria arriscar pois correria o risco do tubo de cobre derreter ou sofrer deformação no momento em que a solda de alumínio quente tocasse nele. Eu não tenho a mínima idéia de qual é o ponto de fusão do alumínio e do cobre, por isso preferi não me manifestar.
Depois postarei fotos da peça já instalada. Rodei dois dias e até agora não tive problemas, mas uma coisa que notei é que embreagem ficou mais "alta" e que as marchas estão entrando com muito mais facilidade, principalmente a 1ª que dava trabalho para engatar.

Abraços,

Danke

Desnickadu
27/05/2014, 19:27
O pedal com curso correto e alinhadinho com certeza faz as marchas entrarem mais macias.

O cobre com certeza derreteria quando a solda de aluminio fosse feita, por isso a ordem tem de ser inversa, primeiro a solda depois a bucha.

O problema que eu vejo é que a resistencia do pedaço de aluminio que ficou lá [formando um "C"] é menor do que o original [formando um "O"]. Pensando que o original, que distribuia muito melhor a força nele exercida, quebrou, não é de se imaginar que agora que lhe falta um pedaço a resistencia diminuiu? Por isso aquela chapa deveria ter a função de auxiliar a base a segurar a bucha de bronze no lugar, coisa que ela não fará por ser fraca. Entende?

O bom é que agora vc já sabe desmontar e montar, sabe quem pode fazer as buchas de bronze e, em ultimo caso, restará só procurar alguem que faça uma boa solda :D
Monitore o pedal por um tempo, como vc sabe os sintomas desse problema, ta facil de encontrar e resolver de novo caso apareça.

danke
27/05/2014, 23:13
Muito bem pensado quanto a solda. Se ela for feita antes de colocar a bucha, o cobre não derreteria. Não havia pensado nisso.
Vou acompanhar e caso ocorra mais algum problema vou seguir seu conselho.

Abraços e obrigado pela dica.