Ver Versão Completa : Comprei minha SW4 - Negona Prateada. Dúvidas???
Andreloppo
07/05/2014, 10:37
Bom dia foristas e agora irmãos de viatura.
Apos muita leitura e pesquisa aqui no forum finalmente comprei a Negona Prateada, SW4 2001 3.0 TD com 219.000km. To vibrando com a viatura. Após a compra em Campinas, levei no João da SolloWD para detecção de possíveis problemas. Nunca vi cara igual. Super atencioso e profissional. Nao queria cobrar pelo serviço de revirar o carro pra mim. O cara é tao competente que te leva até um morrinho de terra pra testar o 4x4. Recomendo!!! Detectou alguns defeitos pra arrumar mas elogiou a viatura. Como sou novo no mundo 4x4, surgiram algumas dúvidas. Antes de viajar na volta para Belo Horizonte troquei os filtros de combustivel, oleos e filtro de ar e completei o oleo LSD do diferencial traseiro na Css que está vazando.
Problemas detectados pelo João:
1- Vazamento do diferencial traseiro - já programada troca do Retentor, flange e porca. Marquei na Css mesmo porque li que precisa ser com o oleo original LSD
2- Embreagem trepidando e viatura com barulho ciclico em ponto morto que acaba ao pisar na embreagem- encomendei o kit de embreagem orginal na Ferraço. O kit pra troca é so disco, plato e rolamentos ou tem mais algum item a ser comprado?
3- Discos e pastilhas de freio gastas - encomendei na Ferraço
4- Primeira marcha saltando ocasionalmente, principalmente em subidas e com rotação acima de 3000rpm. Essa é a maior dúvida ??? Alguém poderia me informar se normalmente precisa trocar a caixa inteira? Se não, normalmente quais peças precisa trocar ou só dá pra saber abrindo a caixa? Vou levar num mecânico que me indicaram que só trabalha com 4x4 aqui em BH mas se desse queria já chegar na oficina com as peças pra troca.
5- Ainda vou trocar o fluido do radiador e provavelmente colocar agua demineralizada depois de ler o topico aqui do forum. Nao sei se o antigo dono colocava aditivo. Além disso vou pedir para varetar o radiador apesar de nao saber o que isso significa (desculpem a ignorância).
6- Correias dentadas sem km definida - encomendei na Ferraço
7- Alguma coisa mais critica a ser avaliada?
Desde já agradeço,
André Portugal
F. Oliveira
07/05/2014, 10:54
Primeiramente parabéns pela máquina!!! Vc vai ficar mais feliz ainda com essa máquina!
Agora vc fez udo como manda o figurino! Foi no cara certo e está providenciando tudo o que tem direito...hehhehhhee...é só deixar máquina zero e curtir!
ps: qto à marcha, passo para os mestres do setor...hehhehe
juniinhosk8
07/05/2014, 16:13
Pergunta amigo, aonde fica essa oficina em BH?
João Spagnol
07/05/2014, 17:35
Parabéns pela viatura!! que seja feliz com ela \o/
Na perte de varetar o radiador é para tirar alguma obstrução que possa aver nele, parra isso é passado um tipo de arame por dentro do radiador. Tem que cuidar pois as vezes pode furar o radiador.
abraço
Andreloppo
07/05/2014, 19:17
Pergunta amigo, aonde fica essa oficina em BH?
Juninho, vou levar no Rogerio Motors. Fica no Alípio de Melo. Especializada em 4x4. Um amigo sempre leva o Land Rover lá e me indicou. Abr
Andreloppo
07/05/2014, 19:24
F oliveira e João Spagnol, realmente estou muito feliz com a viatura. Os problemas mecânicos a gente resolve. O interior e parte externa da viatura estão muito bons. Parece que nunca pegou estrada de chão... Ainda :) Já dei uma reformada nas calotinhas que estavam descascadas. Depois posto as fotos da viatura. Abr
Andre
Com relação atua questão 4, vi aqui no forum um tópico que falava em uns parafuso que serviriam pra dar mais pressão nesses caso de escapar marchas. Procurei mas não achei. Daqui a pouco alguém lembra e posta aqui.
Só uma coisinha. tu disse que escapa acima de 3000 rpm. Esse motor não foi feito pra abusar de rotação. Para uma vida longa e saudável não se deve passar de 3000 rpm.
kenjimkm
07/05/2014, 19:46
Bom dia foristas e agora irmãos de viatura.
Apos muita leitura e pesquisa aqui no forum finalmente comprei a Negona Prateada, SW4 2001 3.0 TD com 219.000km. To vibrando com a viatura. Após a compra em Campinas, levei no João da SolloWD para detecção de possíveis problemas. Nunca vi cara igual. Super atencioso e profissional. Nao queria cobrar pelo serviço de revirar o carro pra mim. O cara é tao competente que te leva até um morrinho de terra pra testar o 4x4. Recomendo!!! Detectou alguns defeitos pra arrumar mas elogiou a viatura. Como sou novo no mundo 4x4, surgiram algumas dúvidas. Antes de viajar na volta para Belo Horizonte troquei os filtros de combustivel, oleos e filtro de ar e completei o oleo LSD do diferencial traseiro na Css que está vazando.
Problemas detectados pelo João:
1- Vazamento do diferencial traseiro - já programada troca do Retentor, flange e porca. Marquei na Css mesmo porque li que precisa ser com o oleo original LSD
2- Embreagem trepidando e viatura com barulho ciclico em ponto morto que acaba ao pisar na embreagem- encomendei o kit de embreagem orginal na Ferraço. O kit pra troca é so disco, plato e rolamentos ou tem mais algum item a ser comprado?
3- Discos e pastilhas de freio gastas - encomendei na Ferraço
4- Primeira marcha saltando ocasionalmente, principalmente em subidas e com rotação acima de 3000rpm. Essa é a maior dúvida ??? Alguém poderia me informar se normalmente precisa trocar a caixa inteira? Se não, normalmente quais peças precisa trocar ou só dá pra saber abrindo a caixa? Vou levar num mecânico que me indicaram que só trabalha com 4x4 aqui em BH mas se desse queria já chegar na oficina com as peças pra troca.
5- Ainda vou trocar o fluido do radiador e provavelmente colocar agua demineralizada depois de ler o topico aqui do forum. Nao sei se o antigo dono colocava aditivo. Além disso vou pedir para varetar o radiador apesar de nao saber o que isso significa (desculpem a ignorância).
6- Correias dentadas sem km definida - encomendei na Ferraço
7- Alguma coisa mais critica a ser avaliada?
Desde já agradeço,
André Portugal
Item 2 isso tem cara do garfo que aciona a embreagem. Tenho um corolla e quando troquei a embreagem o barulho apareceu na realidade nao troquei o garfo pois so faz barulho se abro os vidros rsrs mas ate descobrir eu cheguei a desmontar e trocar o rolamento mas nao era.
Andreloppo
07/05/2014, 20:18
Clandio, disse que escapa acima de 3000 rpm porque foi assim que aprendi aqui no fórum pra testar se escapava alguma marcha. Não vou abusar da rotação não. Quero vida longa pra esse motor. :) Abr
Andreloppo
07/05/2014, 20:25
Kenjimkm, realmente já ouvi falar que pode ser o garfo da embreagem. Vou ter que estudar o assunto. Não entendo nada de mecânica. Se for o tal garfo, sabe se é possível trocar somente ele? O barulho incomoda bastante. Abr
Andreloppo
07/05/2014, 21:33
Andei lendo aqui e achei um tópico antigo no fórum que recomenda trocar além da embreagem(disco, platô e rolamento) é indicado trocar o garfo e o colar. Isso procede? Porque além de trepidar na primeira marcha está fazendo um barulho cíclico com motor em marcha lenta que desaparece ao pisar na embreagem. Pelo menos já aprendi com uns vídeos na internet de como funciona o sistema de embreagem.
Então fica a pergunta: já que vou abrir é melhor trocar o garfo e o colar junto?
tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/41416-embreagem-sw4-1998-a.html
TCHEIGOR
07/05/2014, 22:21
falando em rotação, no manual da minha sw4 diz que no período de amaciamento, (vejam bem, no amaciamento!) deve-se conduzir entre 2000 e 4000 rpm.
fica a questão. eu viajei recentemente 6000km, tava com medo de como seria, pois rodaríamos entre 10 e 15h por dia e isso foi sempre a pelo menos 3000 rpm, indo até 3300 e foi tudo tranquilo, acho que é uma boa margem de segurança mesmo, mas é legal dar umas esticadas além, porque o motor suporta e merece um uso pleno de vez em quando. até pra confiar na máquina e saber que quando precisar ela tá ali e como vai se comportar. o manual fala também de velocidade máxima em quarta marcha de 120km/h, sendo que isso foi o máximo que fui em quinta marcha.
pela minha observação, motor diesel que estraga cedo é o sem manutenção (sem dono), ou o que só anda pianinho, tipo sempre a no máximo 2000rpm, 50km/h em quarta marcha... isso também exige muito do motor e é considerado uso severo. não quer ouvir o motor urrando compra uma à gasolina kkkkkk, eu já deixei de ter dó de ouvir o motor, sinto que ele tem melhor saúde se bem explorada a faixa de potência.
ah, desculpe me alongar e boa sorte com a nova viatura!
guilhermeabreu
07/05/2014, 22:26
ANDRELOPPO
Parabens pela compra ,mas em relação a varetar o radiador SOU CONTRA .
Em primeiro lugar sugiro a vc a comprar um TERMOMETRO EXTRA COM SINAL DE ALRTA SONORO , por exemplo o RACETRONIX que a maioria daqui do forum colocu em seus carros , este termometro extra é para a ferir co exatidão a temperatura da água do seu carro , POIS ESTA MAIS DO QUE CONFIRMADO QUE O TERMOMETRO ORIGINAL DEMORA MUITO A MARCAR ALTERAÇÃO DA TEMPERATURA DA ÁGUA E QDO COMEÇA A MARCAR A ALTERAÇÃO O MOTOR JÁ FOI PRO ESPAÇO .
Com isto vc instalando este TERMOMETRO EXTRA vc vera na sua frente a temperatura de serviço do seu motor e calibra o SINAL DE LARTA para tocar qdo a temperatura ultrapassar 95ºC , se por acaso isto ocorrer , vc para o carro e vai ver o que esta acontecendo de errado , LOGO : com este termometro e se o seu carro esta funcionando com a temperatura normal de serviço que é entre 78ºC a 90ºC , não tem o pq de vc mandar varetar o seu radiador e se algum dia o seu radiadro entupir de sugeira NÃO SUGIRO A VC VARETAR , SUGIRO A VC COMPRAR UM RADIADOR NOVO que esta na faixa dos R$900,00 do paralelo , e vc varetando vão te cobrar ai uns R$200,00 e o serviço não é garantido , já passei por isto , por isto faço este relato .
ATENÇÃO : Com este TERMOMETRO EXTRA ( RACETRONIX ou SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATUTA ) vc terá a garantia que não terá superaquecimento em seu motor , economizando muita grana .
Abraço
falando em rotação, no manual da minha sw4 diz que no período de amaciamento, (vejam bem, no amaciamento!) deve-se conduzir entre 2000 e 4000 rpm.
fica a questão. eu viajei recentemente 6000km, tava com medo de como seria, pois rodaríamos entre 10 e 15h por dia e isso foi sempre a pelo menos 3000 rpm, indo até 3300 e foi tudo tranquilo, acho que é uma boa margem de segurança mesmo, mas é legal dar umas esticadas além, porque o motor suporta e merece um uso pleno de vez em quando. até pra confiar na máquina e saber que quando precisar ela tá ali e como vai se comportar. o manual fala também de velocidade máxima em quarta marcha de 120km/h, sendo que isso foi o máximo que fui em quinta marcha.
pela minha observação, motor diesel que estraga cedo é o sem manutenção (sem dono), ou o que só anda pianinho, tipo sempre a no máximo 2000rpm, 50km/h em quarta marcha... isso também exige muito do motor e é considerado uso severo. não quer ouvir o motor urrando compra uma à gasolina kkkkkk, eu já deixei de ter dó de ouvir o motor, sinto que ele tem melhor saúde se bem explorada a faixa de potência.
TCHEIGOR
No manual da minha que é o 1KZTE também diz isso. No período de amaciamento (primeiros 1.000 km) "opere o motor em rotações moderadas entre 2.000 e 4.000 rpm". Veja bem: MODERADAS.
A partir desta informação é natural deduzir que após esse período de amaciamento, o motor pode ser "operado em rotações não tão moderadas".
Agora, que acima de 3.000 rpm o barulho do motor grita diferente e parece que tá forçando a máquina, isso parece.
4.000 rpm nesse motor é pra lascar. Eu não tenho coragem não.
Andei lendo aqui e achei um tópico antigo no fórum que recomenda trocar além da embreagem(disco, platô e rolamento) é indicado trocar o garfo e o colar. Isso procede? Porque além de trepidar na primeira marcha está fazendo um barulho cíclico com motor em marcha lenta que desaparece ao pisar na embreagem. Pelo menos já aprendi com uns vídeos na internet de como funciona o sistema de embreagem.
Então fica a pergunta: já que vou abrir é melhor trocar o garfo e o colar junto?
tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/41416-embreagem-sw4-1998-a.html
Neste vídeo mostra que o problema é no garfo e no pino de apoio.
Nem precisou trocar a embreagem.
A minha viatura faz esse barulho desde quando a comprei em julho de 2012.
Tudo certo até hoje.
Rode um pouco mais com o seu carro antes de fazer essa troca.:concordo:
https://www.youtube.com/watch?v=IJ2r0IcJBJA
TCHEIGOR
08/05/2014, 08:22
TCHEIGOR
No manual da minha que é o 1KZTE também diz isso. No período de amaciamento (primeiros 1.000 km) "opere o motor em rotações moderadas entre 2.000 e 4.000 rpm". Veja bem: MODERADAS.
A partir desta informação é natural deduzir que após esse período de amaciamento, o motor pode ser "operado em rotações não tão moderadas".
Agora, que acima de 3.000 rpm o barulho do motor grita diferente e parece que tá forçando a máquina, isso parece.
4.000 rpm nesse motor é pra lascar. Eu não tenho coragem não.
HEHEHE, pois é, 4000 rpm nunca botei tbem...nem acho necessário, mas dá margem a pensar se não estamos sub-utilizando a máquina.
AlonsoFausto
08/05/2014, 14:23
Tudo certo até hoje.
Glaicon, a minha também faz exatamente este barulho, além de dar uma tremidinha na saída... Mas descer uma caixa com 185000 km e não trocar logo o disco, sei não...
Abraço.
Andreloppo
08/05/2014, 19:03
Tcheigor, realmente não pretendo forçar o motor mesmo não. Quando viajei os 700km no retorno pra casa procurei seguir os conselhos do pessoal aqui do fórum. Achei o limite de 3000rpm bem razoável. Viajei numa boa a 120-130km/h no máximo a 3000rpm. Abr
Andreloppo
08/05/2014, 19:07
Dr Guilherme, muito obrigado pelas dicas. Vale a voz da experiência. Vou seguir seus conselhos e não varetar o radiador. Vou procurar esse termômetro na internet e instalar logo. Realmente se o radiador entupir eu instalo outro e pronto. Abr
Andreloppo
08/05/2014, 19:15
Tudo certo até hoje.
Rode um pouco mais com o seu carro antes de fazer essa troca.:concordo:
https://www.youtube.com/watch?v=IJ2r0IcJBJA
Glaicon, muito explicativo este vídeo. Talvez tenha me precipitado e já comprado a embreagem na Ferraço. O negócio é que eu vou ter que mexer na caixa de marchas porque a primeira está escapando a não ser que eu fique segurando a marcha. O barulho não é só o clic- clic relatado no tópico daqui do fórum. Por isso achei mais preocupante. Pensei já que vou ter que mexer na caixa de marchas, troco a embreagem que já comprei e aproveito e troco o garfo também pra tentar acabar com o barulho. Pena que não achei na Ferraço. Vou ver se tem na Css e o custo. Pretendo viajar com a viatura algumas vezes e quero deixá-la no jeito. Abr
kenjimkm
13/05/2014, 19:52
Kenjimkm, realmente já ouvi falar que pode ser o garfo da embreagem. Vou ter que estudar o assunto. Não entendo nada de mecânica. Se for o tal garfo, sabe se é possível trocar somente ele? O barulho incomoda bastante. Abr
Incomoda um pouco quando se anda com os vidros abertos mas ja rodei 60k km e nenhum problema. É possivel trocar somente o garfo sim. Nao troquei pois teria que descer o cambio novamente.
sendthelima
16/05/2014, 10:21
ANDRELOPPO
Parabens pela compra ,mas em relação a varetar o radiador SOU CONTRA .
Em primeiro lugar sugiro a vc a comprar um TERMOMETRO EXTRA COM SINAL DE ALRTA SONORO , por exemplo o RACETRONIX que a maioria daqui do forum colocu em seus carros , este termometro extra é para a ferir co exatidão a temperatura da água do seu carro , POIS ESTA MAIS DO QUE CONFIRMADO QUE O TERMOMETRO ORIGINAL DEMORA MUITO A MARCAR ALTERAÇÃO DA TEMPERATURA DA ÁGUA E QDO COMEÇA A MARCAR A ALTERAÇÃO O MOTOR JÁ FOI PRO ESPAÇO .
Com isto vc instalando este TERMOMETRO EXTRA vc vera na sua frente a temperatura de serviço do seu motor e calibra o SINAL DE LARTA para tocar qdo a temperatura ultrapassar 95ºC , se por acaso isto ocorrer , vc para o carro e vai ver o que esta acontecendo de errado , LOGO : com este termometro e se o seu carro esta funcionando com a temperatura normal de serviço que é entre 78ºC a 90ºC , não tem o pq de vc mandar varetar o seu radiador e se algum dia o seu radiadro entupir de sugeira NÃO SUGIRO A VC VARETAR , SUGIRO A VC COMPRAR UM RADIADOR NOVO que esta na faixa dos R$900,00 do paralelo , e vc varetando vão te cobrar ai uns R$200,00 e o serviço não é garantido , já passei por isto , por isto faço este relato .
ATENÇÃO : Com este TERMOMETRO EXTRA ( RACETRONIX ou SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATUTA ) vc terá a garantia que não terá superaquecimento em seu motor , economizando muita grana .
Abraço
Guilherme, se não for abusar demais, fala para nozes mais sobre como instalar este termometro!
Abraços!
guilhermeabreu
16/05/2014, 11:36
Guilherme, se não for abusar demais, fala para nozes mais sobre como instalar este termometro!
Abraços!
Caro SEND
Tem um tópico só sobre isto aqui inclusive com fotos de onde é instalado , vejo que vc é novo aqui no forum , mas vc vai pegar as manhas de achar o que vc quer , mas resumindo ao máximo :
Este TERMÔMETRO extra que a gente instala é para aumentar a segura para que o motor não superaqueça , pois este TERMÔMETRO DIGITAL COM SINAL DE ALERTA SONORO a gente regula a temperatura para a SIRENE tocar , nós temos colocado o sinal de alerta em 95ºC , se a temperatura da água ultrapassar os 95ºC toca uma sirene bem alto para que o motorista pare o carro imediatamente para averiguar o que esta ocorrendo antes que vc perca o motor , já salvou vários amigos daqui do forum com esta medida preventiva .
Só pra vc ter uma idéia o termômetro original do carro só começa a mexer qdo a água esta a mais de 100ºC , com isto motor já foi pro saco , O TERMÔMETOR ORIGINAL NÃO SERVE PARA NADA .
Abraço
Andreloppo
16/05/2014, 18:38
Caro SEND, segue abaixo o tópico que encontrei ensinando onde instalar o termômetro. Comprei o meu após sabia orientação do Dr Guilherme mas ainda não chegou.
Abraço
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/113645-hilux-3-0-2002-esquentando-29.html
sendthelima
17/05/2014, 10:54
Caro SEND, segue abaixo o tópico que encontrei ensinando onde instalar o termômetro. Comprei o meu após sabia orientação do Dr Guilherme mas ainda não chegou.
Abraço
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/113645-hilux-3-0-2002-esquentando-29.html
ANDRELOPPO E DR GUILHERME, MUITO OBRIGADO!
Já estou indo encomendar o meu! prezo muito esta máquina!!!
Abraços!