Ver Versão Completa : hilux 3.0D esquentando
Patric Meira
04/05/2014, 17:36
tenho uma hilux 3.0D 2001 com turbina adaptada e estou com problemas de superaquecimento ja levei em todos os mecanicos da cidade e ninguem resolveu o problema. Alguem pode me ajudar?
guilhermeabreu
04/05/2014, 19:34
tenho uma hilux 3.0D 2001 com turbina adaptada e estou com problemas de superaquecimento ja levei em todos os mecanicos da cidade e ninguem resolveu o problema. Alguem pode me ajudar?
PATRIC MEIRA
Vc falou muito pouco a respeito , como :
1- Esta a qto tempo com ela .
2- Ela começou a esquentar desde qdo .
3- Ela baixa água ?
4- Ela esquenta em que condições , só qdo força ? ou andando normal .
5- Entorna água pelo reservatório de expansão ?
6- Baixa óleo de uma troca para outra ?
Minha opinião mesmo sem vc responder estas perguntas é que o CABEÇOTE FOI PRO ESPAÇO no mínimo isto .
Assim fica menos difícil para podermos ajudar , mas este sinal relatado por vc , NÃO ME CHEIRA COISA BOA , É PREJÚ PELA FRENTE .
Patric Meira
04/05/2014, 19:41
estou com ela ha + ou - 5 meses desde q peguei ela tem esse problema eh so passa de 100 km/h ela ferve na hora, ela tbm nao tem reservatorio de expansao
Patric Meira
04/05/2014, 19:43
ja mandei revisar cabeçote esta tudo normal e nem baixa oleo
guilhermeabreu
04/05/2014, 20:59
PATRIC MEIRA
Todos estes carros tem reservatório de expansão , a primeira coisa que vc tem que fazer é instalar um , em segundo lugar , vc DEVE instalar um termômetro extra , o RACETRONIX COM SINAL DE ALERTA SONORO , assim qdo a temperatura passar dos 95ºC toca uma sirene , assim vc não vai perder o motor por superaquecimento .
Vc deve mudar de mecanico , pois se ele não observou a falta do reservatório de expansão é pq ele não sabe nada de macanica , outra coisa que vc tem que ver é a pressão da turbina , se estiver com mais de 800gramas de pressão EM SERVIÇO , este pode ser o motivo do superaquecimento qdo passa dos 100km/h e como vc falou que qdo passa dos 100km/h ela ferve na hora , isto é compatível com trinca do cabeçote pois este motor não aguenta ferver água mais de uma vez sem ter problema no cabeçote .
Resumindo , vc esta mal de mecanico e de retífica .
Abraço
feitosac
04/05/2014, 23:10
Patric,
Dr Guilherme está certíssimo, este carro tem que ter reservatório de expansão, pois a agua aumenta de volume quando esquenta, ai tem que sair por algum lugar, acabei de perder um cabeçote, e sou cheio de cuidados.
Conselhos além dos que o Guilherme falou, troca a valvula termostática e verifica a embreagem viscosa da hélice do ventilador e a bomba d´água, essas duas ultimas podem dar este sintoma, só ferve em alta rotação.
Boa sorte, torço para seu cabeçote ainda estar bom.
Abs.
Pelo que entendi, a Hilux dele é motor 5L (3.0 aspirada originalmente). Se não estou enganado, este motor tem o cabeçote de ferro fundido a exemplo do 3L e é menos propenso a trincas.
Diante disso, eu iniciaria a procura do problema pelos componentes que os colegas falaram, tipo válvula termostática, radiador, tampa do radiador, reservatório de expansão (tem que existir), viscoso da héice, pressão da turbina, bomba d'água, etc.
Por último, se não solucionasse o problema, partiria para junta e cabeçote.
Patric Meira
05/05/2014, 20:41
boa noite amigos! hoje troquei a tampa do radiador, mandei limpa o radiador e encomendei o reservatorio q deve chegar ate sexta-feira, em breve darei mais informaçoes!
...motor 5L (3.0 aspirada originalmente)...este motor tem o cabeçote de ferro fundido a exemplo do 3L...
Cabeçote de ferro, isso mesmo, como o meu....Motor 5L, originalmente aspirado...
Abraço e espero que consiga solucionar, Patric.