PDA

Ver Versão Completa : Apresentação / 4x4 para viagens. Até que ponto vale a pena?

AndrePhMCR
30/04/2014, 21:50
Olá a todos!
Sou novo (mas já leio há tempos como visitante!) aqui no fórum, espero estar postando no lugar certo.

A minha grande vontade é pegar a estrada por um bom tempo, como "Challenging Your Dreams", "Viajo Logo Existo" e tantos outros.
Mas vamos começar com calma, só por aqui na América do Sul mesmo!

Bom, eu ainda não tenho um carro para isto, e também não tenho bolsos tão fundos pra comprar um Defender pra isto.
Até onde pensei, compraria um Chevrolet da família A/C/D-20, porque são imensas, comprovadamente duráveis e comparativamente baratas.

Eu sei que não são, originalmente, 4x4. Mas estava justamente pensando: Até que ponto é vantagem um 4x4 para este tipo de viagem? Pretendo ir a Ushuaia e Atacama. Mas muita gente faz o mesmo com carros de passeio, e, fora o Atacama propriamente dito, eu estaria dirigindo basicamente em estradas (ainda que ruins).

A segunda dúvida é mais técnica: Considerando que eu estou mais interessado em economizar em abastecimento do que em ter torque de sobra, o que vale mais a pena: Álcool, Diesel ou Gasolina?
Pelo que sei não é tão fácil de se achar álcool nos postos dos outros países, certo?

Bom, estas são as dúvidas principais.
Só mais uma duvidazinha besta: Já vi algumas A/C/D-10 no documento, mas que são quadradas como as 20. É erro de documentação ou elas realmente começaram como 10?

Obrigado a todos desde já!

Obs: Por favor, se quiser sugerir outro veículo para a viagem, considere que eu preciso de espaço para amigos e bagagem (o que elimina o Niva, Troller, Tracker e afins) e de preço acessível (então nada Pajero, L200, Defenders). E eu realmente gosto da "tijolicidade" dos 20 =D

Willian Del Piero Rocha
30/04/2014, 22:12
Pela sua exposição ,,,e já escolha,,, vá de D20 cabine dupla, procurando bem consegue achar umas boas ,faz uma revisão geral ,pode ser 4x2 ,desde que fique nas estradas principais como diversos viajantes já falaram aqui .Álcool esquece ,nem no brasil tá valendo a pena ,a não ser ao lado das usinas ,lá fora acho que só vai achar nos bares e botecos rsrsrsrs ,gasolina vai ficar uma viagem cara ,um 6 cil antigo com esse peso todo ,vai beber pqct. Vc já resolveu o caro ,se faltava o combustível ,bom eu ia de diesel.Abç.

AndrePhMCR
30/04/2014, 22:58
Opa! Vlw, Willian!

É, o álcool realmente tá meio ruim até aqui, né... Mas como nunca dirigi nada diesel, não sabia comparar rendimento e tal.
Pelo que andei vendo, acho que sai mais barato comprar uma A-20 decente e colocar um Maxion do que comprar uma D-20 decente...

A-20 decente: menos de 18 :grin:
Maxion S4T plus: 14 a 15
D-20 decente: A partir de 40. :-|

É, eu até aceito sugestões de outros carros, mas eu realmente queria uma vintona, preferencialmente 88 (meu ano). :lol:

hercilio.neto
30/04/2014, 23:11
A veraneio (D-20) também é uma boa pedida.
Dá pra dormir até.

AndrePhMCR
30/04/2014, 23:50
Eu adoraria uma Veraneio! Mas uma boa Veroka é ainda mais difícil de encontrar (e cara) do que uma D-20... Eu acho que uma capota (alta) de fibra na caçamba resolvem bem o problema... E aí colocaria barraca de teto, por cima da cabine dupla tem espaço suficiente...

rfdex
01/05/2014, 18:44
Amigo, tenho veículo a diesel e digo uma coisa. Do jeito que está o preço do combustível (tanto aqui quanto no exterior), cada vez compensa menos veículo diesel. Ainda é mais fácil achar um veículo mais conservado sendo gasolina, porque geralmente o dono roda menos... Diesel é mais caro para comprar, manutenção mais cara, seguro mais caro e extremamente visado para furto/roubo. Inicialmente o consumo de um veículo à gasolina pode desanimá-lo, mas é um motor mais barato de fazer e que termina suportando mais deslizes que um diesel. Por exemplo, um motor à gasolina super aquecer tem chance menor de apresentar problema que o diesel. Dessa forma eu sugiro realmente o que você está procurando. Alguma coisa mais robusta e antiga! Aqui na minha cidade tem uma Bonanza à gasolina, o cara está anunciando há meses pedindo 25 mil. Aposto que se chegar com 18-19 você a leva. Veja o estado dela: Bonanza 4.1 1990 Muito Nova!!! - Taguatinga - Carros (http://taguatinga-distritofederal.olx.com.br/bonanza-4-1-1990-muito-nova-iid-565414961) . E assim você acha outros exemplares Brasil a fora!!! Sai fora de Mitsubishi, é só marketing. Eu mesmo estou tendo que vender - contra a minha vontade - a Hilux porque a família está crescendo e precisarei de um modelo perua. Estou considerando pegar uma Veraneio (modelo antigo!!!). Um abraço!

AndrePhMCR
01/05/2014, 22:21
Vlw, rfdex! :concordo:

Pois é, eu falei aí em cima de colocar o S4T Plus, mas depois fiquei pensando se este não seria justamente o mais beberrão (e com mais torque, sem dúvida). Mas aí eu não preciso de tanto torque, pensei se colocar o S4 simples não seria o melhor mesmo. Mas eu imaginava que a manutenção desses motores fosse barata, estou vendo que não... (É, eu sou novato nessa área de diesel e 4x4... Mas de mecânica em geral eu entendo! xD)

Posso estar errado, mas acho que o mas barato é comprar uma a álcool e ajustar pra gasolina, (ou comprar uma a gasolina) junto com GNV... O GNV já está bem difundido por aí afora, certo? E tem a vantagem de, sendo um motor de opala, ser fácil para eu mesmo arrumar alguma coisa que aconteça pelo caminho... Um mecânico colega meu aqui já fez isto algumas vezes em opalas aqui, sempre com resultados bem bons, mas não sei se teria diferença, considerando o peso das Vintonas.

Enfim, vou dar uma pesquisada no consumo do S4 vs S4T vs S4T Plus... E dar uma olhada nos contras de adaptar um 6cc álcool pra gasolina.

Po, eu acho que a Bonanza tem um tamanho ótimo, melhor do que a Veraneio, que é meio grande demais, as vezes acho q o entre-eixos tão grande dá uma certa "fragilidade". Mas a Bonanza peca feio por não ter janelas pra galera de trás, sem falar na posição ruim do banco traseiro... E mesmo aquelas Envemo que melhoram a posição do banco, continuam sem janelas... Isso é o principal motivo pra optar por uma cabine dupla...

Quanto às Mitsubis, po, já ouvi de tudo. Elogios e xingamentos. Um colega que comprou um TR4 pra fazer trilha diz que quase não dá pra brincar. E imagino que a Pajero seja pesada demais pra pensar em fazer trilha. Mas bom, trilha é outro setor, depois penso em um Niva, ou CJ, pra trilha. A vintona é pra viagem mesmo :) Vi umas Pajeros usadas aí por preços até legais. Mas a complexidade da manutenção é que me desanima. Além disso, não gosto de marcas japonesas, hahaha!

Newton Guerra
01/05/2014, 22:43
Oi André, bem-vindo ao fórum.

Vou dar um palpite quanto ao 4x4. Realmente para a maioria dos lugares não precisa da tração nas 4 rodas. Mas se você quiser sair um pouco dos caminhos mais turísticos e conhecer lugares maravilhosos no norte da Argentina, por exemplo, sem 4x4 não vai. Em 2008 eu tive a oportunidade de conhecer o "campo de Piedra Pomez" perto de El Peñon e foi um dos lugares mais bonitos que vi na minha vida. Para chegar lá se anda em areiões a quase 4000 m de altitude, sem 4x4 não tem como ir. E seguindo em frente os arenales complicam mais ainda, mas levam ao pé da cordilheira do Andes, em Fiambalá.

No ano passado fiz um passeio pela neve com uns hermanos, só possível de 4x4. São mais gastões, mas o prazer que proporcionam fora da estrada compensa e muito.

Quanto ao álcool, esquece. Não existe fora do Brasil.

Abraços

Ps.: Aqui tem algumas fotos desse lugares que falei aqui:

Viajantes 4x4 (http://www.viajantes4x4.com.br/relatos?ac=ver&ref=430)
Viajantes 4x4 (http://www.viajantes4x4.com.br/relatos?ac=ver&ref=497)

Rubens Linhalis
02/05/2014, 09:16
Andre,

Vou dar alguns palpites..

Se vai de 4x2 e quer espaço, uma opção que eu gosto sao as Grand Blazer . Sao enormes e a versao a gasolina sai por uns 25 a 30 mil. Acredito que é um carro que vai lhe trazer mais conforto que D20 a gasolina...

Gm - Chevrolet Blazer - Carros - Parque Dos Pirineus, Anápolis | bomnegócio.com (http://go.bomnegocio.com/grande-goiania-e-anapolis/carros/gm-chevrolet-blazer-28521243)

E sobre 4x2 ou 4x4.. eu iria de 4x4. Da pra ir de 4x2, dá? Mas nao vai ter tanta independência. Qualquer laminha, ou grama molhada para atrapalhar sua viagem em um 4x2 pesado..

Perdendo um pouco de espaço em relacao a grand Blazer mas ganhando em 4x4.. procura uma sw4 a gasolina, tem o modelo 2.7 4cc e o V6. O preço esta na casa do 30 e uns quebrados.. e é um carro otimo.

Toyota Hilux SW4 V6 Conservadíssima / Maravilhosa - Carros - Recreio Dos Bandeirantes, Rio de Janeiro | bomnegócio.com (http://rj.bomnegocio.com/rio-de-janeiro-e-regiao/carros/toyota-hilux-sw4-v6-conservadissima-maravilhosa-14131812)

abraços e boa sorte.

titanium
02/05/2014, 10:43
Opa!
Pedindo licença para dar minha opinião..

Vou na linha de raciocínio do Rubens, apesar de não discordar do amigo Rapha!!

Diesel vs Gasolina é uma disputa antiga!
E o que ajuda a responder essa pergunta é: Qual o seu gosto/preferência? Vai ficar com o carro por quanto tempo?

Se a resposta for: pretende ficar com o carro por muitos anos (uns 7 ou 10 anos) e tem costume com carro diesel, então a resposta está Dada!!! Vá de diesel!

Agora, se não gosta do torque em baixa rotação, não gosta do barulho do motor diesel, não tem costume (e nem vontade de acostumar) com manutenção de carro diesel E não pretende ficar com o mesmo veículo muito tempo... então VÁ de Gasolina!

Outra coisa que Parece um detalhe bobo... mas valor gasto no tanque conta MUITO quando se prepara uma expedição.
Imagine que você está planejando uma expedição e chega a uma estimativa de rodar 15 mil km.
Partindo para os cálculos, verás que

Gasolina custa 3,2 reais o litro
Uma caminhonete à Gasolina que tenha força semelhante a um carro diesel tem motor V6 e tem autonomia de (com Peso) uns 6 km/l.
Ou seja, para rodar 15 mil km, você gastará aproximadamente 2.500 litros de gasolina.. o que custará R$ 8.000 reais de combustível.

Diesel custa 2,6 reais o litro
Vou falar da minha caminhonete, pois não conheço as outras opções que vc deu.... mas A minha toyota bandeirante cabine dupla (já preparada para expedições) COM PESO faz 11 km/L na estrada.
Ou seja, para rodar 15 mil km com ela, gastaria aproximadamente 1.400 litros de diesel. o que custaria R$ 3.550,00 reais de combustível.

Ou seja a cada 15 mil kms rodados em estrada, a diferença seria de Pelo Menos 3.500 reais. eu disse Pelo MENOS!!

Não sei qual será seu perfil de viagens...

mas eu por exemplo faço umas 1 ou 2 viagens pequenas por ano. cada uma de uns 4 mil km. Isso por que não tenho muito tempo disponível...
Em breve, pretendo fazer 2 pequenas viagens de 4 mil km + 1 viagem maior de uns 12 mil km por ano.

E como minha toyota é Também para uso diário, acabo rodando muito com ela!

Mas comecei esse raciocínio querendo lhe mostrar que apesar de economizar na compra, NA HORA "H" quando você estiver planejando a viagem vai olhar para o valor final e vai pensar: PQP, se eu tivesse um carro à diesel estaria gastando uns 3.5 mil reais a menos por viagem!! (calculando por baixo)

Fico pensando.... SERÁ que se você comprar um carro à gasolina, você vai MESMO guardar o que economizou para pagar o combustível das viagens? Uma hora essa "poupança" vai acabar... e aí? vai parar de viajar?
hehehe..

Sei que cada caso é um caso, por isso disse: analise bem o seu estilo / frequência de viagens.. sua preferência de motor e quanto tempo ficarás com o carro..
:concordo:

No meu caso como o "viajar de carro" além do prazer é por questão de economia $$, gastar menos combustível por viagem faz muita diferença!!!

:bye:

Agora... o MAIS IMPORTANTE É: independente do carro que você escolher comprar, o MAIS IMPORTANTE É VIAJAR!!!!!!!!!!!!!
Ande muito, curta bastante, conheça novos lugares e proporcione à sua família momentos inesquecíveis ao redor do mundo!!

:safari-rig:

Abração

GLIDER
02/05/2014, 13:34
Opa!
Pedindo licença para dar minha opinião..

Vou na linha de raciocínio do Rubens, apesar de não discordar do amigo Rapha!!

Diesel vs Gasolina é uma disputa antiga!
E o que ajuda a responder essa pergunta é: Qual o seu gosto/preferência? Vai ficar com o carro por quanto tempo?

Se a resposta for: pretende ficar com o carro por muitos anos (uns 7 ou 10 anos) e tem costume com carro diesel, então a resposta está Dada!!! Vá de diesel!

Agora, se não gosta do torque em baixa rotação, não gosta do barulho do motor diesel, não tem costume (e nem vontade de acostumar) com manutenção de carro diesel E não pretende ficar com o mesmo veículo muito tempo... então VÁ de Gasolina!

Outra coisa que Parece um detalhe bobo... mas valor gasto no tanque conta MUITO quando se prepara uma expedição.
Imagine que você está planejando uma expedição e chega a uma estimativa de rodar 15 mil km.
Partindo para os cálculos, verás que

Gasolina custa 3,2 reais o litro
Uma caminhonete à Gasolina que tenha força semelhante a um carro diesel tem motor V6 e tem autonomia de (com Peso) uns 6 km/l.
Ou seja, para rodar 15 mil km, você gastará aproximadamente 2.500 litros de gasolina.. o que custará R$ 8.000 reais de combustível.

Diesel custa 2,6 reais o litro
Vou falar da minha caminhonete, pois não conheço as outras opções que vc deu.... mas A minha toyota bandeirante cabine dupla (já preparada para expedições) COM PESO faz 11 km/L na estrada.
Ou seja, para rodar 15 mil km com ela, gastaria aproximadamente 1.400 litros de diesel. o que custaria R$ 3.550,00 reais de combustível.

Ou seja a cada 15 mil kms rodados em estrada, a diferença seria de Pelo Menos 3.500 reais. eu disse Pelo MENOS!!

Não sei qual será seu perfil de viagens...

mas eu por exemplo faço umas 1 ou 2 viagens pequenas por ano. cada uma de uns 4 mil km. Isso por que não tenho muito tempo disponível...
Em breve, pretendo fazer 2 pequenas viagens de 4 mil km + 1 viagem maior de uns 12 mil km por ano.

E como minha toyota é Também para uso diário, acabo rodando muito com ela!

Mas comecei esse raciocínio querendo lhe mostrar que apesar de economizar na compra, NA HORA "H" quando você estiver planejando a viagem vai olhar para o valor final e vai pensar: PQP, se eu tivesse um carro à diesel estaria gastando uns 3.5 mil reais a menos por viagem!! (calculando por baixo)

Fico pensando.... SERÁ que se você comprar um carro à gasolina, você vai MESMO guardar o que economizou para pagar o combustível das viagens? Uma hora essa "poupança" vai acabar... e aí? vai parar de viajar?
hehehe..

Sei que cada caso é um caso, por isso disse: analise bem o seu estilo / frequência de viagens.. sua preferência de motor e quanto tempo ficarás com o carro..
:concordo:

No meu caso como o "viajar de carro" além do prazer é por questão de economia $$, gastar menos combustível por viagem faz muita diferença!!!

:bye:

Agora... o MAIS IMPORTANTE É: independente do carro que você escolher comprar, o MAIS IMPORTANTE É VIAJAR!!!!!!!!!!!!!
Ande muito, curta bastante, conheça novos lugares e proporcione à sua família momentos inesquecíveis ao redor do mundo!!

Abração

concordo integralmente com o Titanium! acrescento que o diesel proporciona muito mais autonomia... isso em qualquer deslocamento é fator de segurança, nunca se sabe onde tera um próximo ponto de abastecimento, veiculo a diesel inspira mais robustez, na minha opniniao para expedições o mundo perfeito seria no meu ver 4x4 e diesel, agora se fosse pra escolher teria que saber sobre que tipo de expedição vc planeja, se for como o NEWTON GUERRA falou seria o 4x4 sobre o diesel se for só em estradas planas podendo ser de asfalto ou terra batida que não tenha obstaculos seria um 4x2 mas diesel, no mundo perfeito seria com falei 4x4 e diesel e se possivel cambio manual...

Troller-a-vista
02/05/2014, 14:57
acho que tu ta misturando alhos com bugalhos e gritando caralhos...

vamos la por partes...

a/c/d20 e derivados assim como f1000 etc estao bastante ultrapassados para os padroes atuais de velocidade, seguranca ,transito , outros carros, etc, especialmente quantidade de carros. Ha 30 anso eram outros tempos, os caminhoes eram todos toquinhos 1113 e as estradas vazias... carros eram del rey e corcel, muito diferente do que temos hoje.

tenha isso em mente.

Sao carros proibitivos? Nao! de maneira alguma! mas sao ultrapassados. Simples assim.

Outro detalhe é para onde vai... Carros a gasolina sofrem muuiito mais que carros a diesel em grandes altitudes.

um turbo cai em media de 10 a 15% o desempenho, um aspirado entre 20 a 25%, um diesel turbo em comparacao com um aspirado gasolina vai ser muito grande a diferente, perto dos 50 a 60% em grandes altitudes, portanto, se vc vai para onde o ar rareia, pense nisso.

Carros gasolina/flex/alcool hoje em comparacao com diesel são bem inferiores, naquela epoca, eram milhoes de vezes pior. Um perkins tinha 87 cavalos na epoca, hoje o pior motor tem 160cv no diesel...

NAquela epoca um diesel perto de um gasolina era muito diferente, bem mais que hoje, portanto, espere que os motores alcool/gasolina da epoca sejam muito ruins novos, e milhoes de vezes pior hoje. Quase todas as pecas devem ter sido trocadas ou malhadas ate o talo.

Dito isso vamos aos fatos do amor pelas d20 (que eu compartilho viu!)

D20 cabine dupla: recomendado para quem precisa de espaço, pois espaco vai ter. Nao recomendo para quem precisa de conforto, pois viajar atras é bem ruim. Na frente basta trocar os bancos que vai numa boa!

bonanza: nao recomendo para ninguem. É uma blazer mal feita, a gm reduziu custos e fez uma aberracao.

veraneio: excelente opcao para quem tem espaco na garagem, muito espaco na garagem. E paciencia., pq eh realmente mais lenta que as demais. Mas é uma nave! Preocupe-se em colocar um segundo compressor de ar para o pessoal dos fundos pois irao precisar.

Sulam Blazer: é a melhor opcao, cabe de tudo dentro, excelente qualidade, interior bem melhor que a da bonanza (em especial o banco traseiro que é totalmente diferente da bonanza, tive uma e é meu carro dos sonhos, um dia volto a ter!)

Quanto a ter 4x4, vamos ser bastante francos, a menos que vc consiga ter muita sorte, vai gastar muito e ter algo ruim, os melhores eram os engesas e mesmo assim vivem dando problema. D20 é melhor manter original. Paciencia.

Claro que é muito melhor contar com o 4x4, mas... Se vc qr realmente tranquilidade com conforto, com desempenho etc, parta para algo mais novo.

Se eu tivesse muito tempo e dinheiro o que eu faria?

Compraria uma sulam a gasolina/alcool judiada e comecaria a reconstrucao.

Motor, suspensao, eixos e bla bla bla, td pro lixo, a menos que seja um s4t plus, ai muda de figura.

Colocaria td mwm6cc da f250, ficaria brutissima e com um baita conforto.

Por dentro, arrancaria tudo, e faria uma vedacao completa do interior com 3 camadas de manta asfaltica, 1 de eva 1 de espuma 1 de feltro e cobriria com um carpete de ao menos 1.5cm de altura, como as sulans originais, isso do assoalho ao teto, refaria os bancos recaros, tudo com veludo anos 80, faria uma eletrica nova, e remontava com uma bela pintura simples e bonita. Carro para 30 anos no minimo!

Pensaria num cambio automatico, pois realmente, de[pois que se acostuma com ele, nao volta pro manual, em todas as situacoes é superior.

Tem um senhor em ribeirao que tem muuuuuuiito dinheiro, milhoes, soh anda de carro importado, tem aviao etc. Ele e a esposa adoram viajar de carro, fizeram exatamente isso com uma sulam e é um espetacula o carro... Advinha qual carro eles gostam de viajar?

AndrePhMCR
02/05/2014, 18:50
Vlw Newton! Anotei aqui o site e a sugestão dos lugares! :-D

Vlw Rubens! É, tô vendo que pra esse trajeto vai ter q ser 4x4 mesmo...
Vlw pelas sugestões, mas é um caso de amor com as vinte, não tem jeito! :oops:

Licença mais do que concedida, Titanium! Super post! Vlw msm! :palmas:
Eu não tenho nada contra o diesel não, nem contra a gasolina! Quero o que for mais econômico no longo prazo!

Po, meu estilo de viagem é (ou será, melhor dizendo) mais como expedição mesmo. Seja pra perto, seja pra longe, carregar tudo o que preciso e acampar no carro. Vai acabar sendo 1 vez no ano, mais do que isso fica ruim. A menos que seja pra mais perto...

Quanto ao tempo pra ficar com o carro, po, eu sou dos que se apegam, hahaha! A menos que o carro seja ruim, eu pretendo ficar com ele nos póximos 90 anos! E ai do meu neto se não cuidar bem dele! :evil:

Concordei em 100%! :)

Vlw Glider! :D É, ainda mais por estes lados onde pretendo ir, autonomia é essencial!

Vlw Troller! Super post tb! :concordo: Eu concordo com tudo o que vc disse, menos na parte da Sulam :p A Sulam tem o banco traseiro bem melhor, mas continua não tendo janela! Eu não entendo isso! Eu odeio janela que não abre! :freaking: Eu acho que vou ficando com a cabine dupla mesmo, mas vamos ver... Ainda tenho que fazer uns testes drives aí...

(fim da sessão de respostas, haha!)

Bom, o que eu estou pensando em fazer?

Acho que vou comprar uma A-20 com gás, converter pra gasolina, e rodar por aqui perto (Sou do RJ). Fazer umas idas pra Minas, Búzios, Paraty e tal. Aí vejo na real qual o consumo e como ela se comporta.
Depois coloco um bloqueio para o diferencial traseiro, que acho que já dá uma ajuda, e pego umas estradas mais lameiras, umas areias fofas e tal. Pra testar mesmo.
Depois coloco um Maxion. (mas guardo o 6cc original! vai que...) E aí já penso em fazer uns passeios maiores.
Depois 4x4. E pronto, pé na estrada!

É meio "obra de igreja", aos pouquinhos... Mas acho q dá pra brincar bem mesmo antes de estar 100% pronta, né? :lol:

rfdex
02/05/2014, 19:36
Amigo, o problema da janela é fácil de resolver. Se for vidro reto (plano), mande fazer janela personalizada e instale, assim como os Niveiros, Toyoteiros, etc fazem. Com 1000 conto você deixa os dois lados abrindo e fechando perfeitamente, serviço limpo. Acho que esse lance de você ir alterando a pickup, troca motor, instala tração, etc, é bem legal, mas come dinheiro, tempo e paciência demais para correr o risco de ficar bom. Talvez o melhor seja optar por um veículo já traçado. Esses dias vi no OLX um cara vendendo uma Veraneio à gasolina (modelo antigo) com tração 4x4 e preço bem convidativo. Tente achar o anúncio, acho que é mais fácil você melhorar algo que já existe a fazer do zero neste caso... Abraço

AndrePhMCR
03/05/2014, 01:08
Carros a gasolina sofrem muuiito mais que carros a diesel em grandes altitudes.

um turbo cai em media de 10 a 15% o desempenho, um aspirado entre 20 a 25%, um diesel turbo em comparacao com um aspirado gasolina vai ser muito grande a diferente, perto dos 50 a 60% em grandes altitudes, portanto, se vc vai para onde o ar rareia, pense nisso.
Troller, estava relendo aqui e fiquei confuso. :confused:
Ou seja:
Diesel Turbo sofre menos que Diesel aspirado que sofre menos que Gasolina?

Sobre a Bonanza, eu acho que ela seria excelente se eu não planejasse levar ninguém atras. Tiraria o banco traseiro e teria o tamanho ideal, por dentro e por fora! xD

Amigo, o problema da janela é fácil de resolver. Se for vidro reto (plano), mande fazer janela personalizada e instale, assim como os Niveiros, Toyoteiros, etc fazem. Com 1000 conto você deixa os dois lados abrindo e fechando perfeitamente, serviço limpo.
Não tenho tanta certeza se o vidro é exatamente plano, se for é uma boa idéia mesmo! Mas imagino que não seja, pq nunca vi nenhuma Bonanza com essa adaptação...

Acho que esse lance de você ir alterando a pickup, troca motor, instala tração, etc, é bem legal, mas come dinheiro, tempo e paciência demais para correr o risco de ficar bom. Talvez o melhor seja optar por um veículo já traçado. Esses dias vi no OLX um cara vendendo uma Veraneio à gasolina (modelo antigo) com tração 4x4 e preço bem convidativo. Tente achar o anúncio, acho que é mais fácil você melhorar algo que já existe a fazer do zero neste caso... AbraçoÉ, sei q vai comer um dinheiro aí, mas eu sou dos que gostam da parte do monta-e-desmonta também xD
E, no geral, eu prefiro fazer do zero do que ficar arrumando gambiarra que outros já fizeram. A menos que encontrasse uma realmente boa...

Eu estou com estas duas aqui na "mira":
Gm - Chevrolet Bonanza - Carros - Taquara, Rio de Janeiro | bomnegócio.com (http://rj.bomnegocio.com/rio-de-janeiro-e-regiao/carros/gm-chevrolet-bonanza-26708353)
e
Gm - Chevrolet A-10 - Carros no Rio de Janeiro | bomnegócio.com (http://rj.bomnegocio.com/rio-de-janeiro-e-regiao/carros/gm-chevrolet-a-10-26704084)

A propósito, esta segunda é uma A-10 quadrada. Tem muita diferença pra A-20? xD

HERICK
03/05/2014, 05:16
André já tive uma C-20 cabine simples e tinha o motor 4.1 6 canecos, um monstro de forte, deixou saudades..... Vai fundo atrás do seu sonho, cogite a possibilidade de olhar em outros estados, pois vale à pena ir longe pra achar uma pérola, um forte abraço.

Troller-a-vista
03/05/2014, 09:08
vamos por partes neh?

Essa bonanza do link, posso estar enganado mas em 90 já era a frente modernizada, essa frente é ate 89, mesma coisa da d20 CD, essa frente é a modernizada, em 88 era frente antiga , provavel que foi batido em ambas as picapes.... Achei ambas bem detonadinhas...

Quanto ao vidro funcional das blazer atrás, olha, eu tive a sulam zero km de 88 até 96, quando compramos um omega. Te digo que NUNCA tivemos problema com isso, olha que eramos 3 filhos (sendo eu um capeta), e viajamos para o brasil inteiro. Nao me preocupa isso, hoje eu tenho carro 4 portas e nunca abri o vidro traseiro (tai um bom argumento de vendas,... hahahah, vidro 100% original, nunca abriu! hehehe).

Algumas sulams tinham o vidro traseira repartido, procure no google sulam topeka, que vc vai encontrar facilmente, se vc tem claustrofobia, vai se sentir melhor. A grande sacada desse vidro inteirico era que na epoca, nao tinhamos insulfilm, e as picapes ganhavam cortininhas (chiikk nu urtimo, eu memso tive), e elas corriam por toda extensao dos vidros, assim ng incomodava e nem ficava olhando as bagagens (muito importante qdo viajavamos lotados para praia). Quando tem o vidro basculante a cortina nao tem como correr devido aos reforcos de metal etc, alem de visualmente ficar prejudicado. Bem prejudicado. Se fosse um 4 portas mudava de figura.

As mudancas entre uma bonanza e uma sulam sao da agua pro vinho, o acabamento da gm era espartano, parecida com a d20, curvim proa td q eh lado e chao de curvim tb. Ja as sulam nao, tinham revestimento em veludo de cima ate embaixo, bancos recaro na frente, uma poltrona imensa atras, só tem um carro no brasil com o mesmo acabamento da sulam: range rover. (ainda nao vi os bentley e rolls, mas devem ser melhores claro..). O resto é espartano perto do que tinha na epoca, poe no saco ai mercedes, audi, bmw, evoke etc... Só a land chega perto, mas nao bate nao!

Osilencio a bordo era de outro mundo, a propria d20 era bem mais silenciosa que a f1000, mas a sulam era um espetaculo, por causa das forracoes, (o chao o carpete tem 2 cm ou mais de altura!), tenho videos da familia viajando na SERRA de sao sebastiao, meus pais ensinando geografia, conversando com a gente, subindo serra e o som dentro do carro nem escuta. Sensacional!!!

Qto ao desempenho:
Ciclo otto depende de muito oxigenio para queimar e consequentemente andar. Já o diesel depende menos de o2 para explodir, em relacao ao otto. Logo, cada vez que se rareia o ar, mais o alcool/gasolina irá sofrer. E sofre muito. Uma simples serra percebe-se isso.

Nao me lembro a proporcao exata, mas para cada 100 metros de altitude +- perde 1% da potencia no ciclo otto, logo quando vc esta por exemplo em SP (700 metros do nivel do mar) está com 7% a menos de potencia que alguem na praia. Isso nao é mágica nem falta de tecnologia, é física! Esteja vc numa ferrari ou num volkswagem.

Já o ciclo diesel sofre muito menos com essa variação, precisando de muito mais que 100 metros para perder alguma coisa.

Qdo se utiliza o turbo, o proprio injeta muito mais ar dentro do motor, ajudando a nao perder tanto rendimento (vai perder,mas menos, menos da metade em relação um carro aspirado).

Por isso, quando se pensa em ir pros andes, argentina, chila, machu pichu e sei la onde, é impressindível ir de carro a diesel e turbinado. Pois com 4mil metros de altitude, ate turbo diesel vai ratear. Agora um gasolina aspirado vai pedir arrego.

Perceba que praticamente só anda diesel por aquelas bandas, necessidade básica.

Quanto ao motor 4.1 original das a/c-20, eram os mesmos motores da linha opala, já andou de opala? Tem metade do peso da d20, alguns cm a menos de entre eixos, um cambio muito mais urbano e estradeiro, e uma aerodinamica centenas de vezes melhor que da d20... Ultimamente tu tem visto opalas voando rodovia a dentro? Quando vc ve um opala na frente na cidade o que vc faz imediatamente?

Pois é, opalas sao maravilhosos, mas ficaram ultrapassados, hoje um opala anda menos que um carro 1.4 em todas as formas de medir. Poe o mesmo motor numa picape com cambio reduzido e tu vai ter que beleza que fica... Com todo respeito do amigo de cima, mas nao da pra engolir.

Mesmo as grand blazer (silverado) que tinham o 4.1 moderno, injetado, aliviado e com uns 30 cv a mais que o 4.1 original sofriam muito. Imagino da C20...

googleia ai as potencias e desempenho da epoca desses carros, era muito sofrivel. Meu pai vive dizendo que eu corro d+ que isso e aquilo, que ele ia pra sp qdo moco de brasilia e nao sofria tanto...

Agora, qdo ele ia pra la, encontrava 4 carros na viagem toda, e uns 3 FENEME... hoje eu encontro carretas com 600cv de potencia a cada 15 metros, carros que voam a 250km/h, e é impossivel passar 15 segundos sem um carro a menos de 100 metros de distancia. É muito diferente, ou vc acompanha o mundo ou o mundo se joga pra fora da pista.

Newton Guerra
03/05/2014, 10:25
Por isso, quando se pensa em ir pros andes, argentina, chila, machu pichu e sei la onde, é impressindível ir de carro a diesel e turbinado. Pois com 4mil metros de altitude, ate turbo diesel vai ratear. Agora um gasolina aspirado vai pedir arrego.

Troller-a-vista, andei muitos dias perto dos 4.000 m e, em certas regiões, perto dos 5000 m com um Grand Vitara 2.0 à gasolina e automático. O carro estava bem carregado e foi na boa, não pensou em ratear nem um minuto. Lógico que perde potência, mas ficou muito longe de ser sofrível. Sinceramente não tive nenhum problema de desempenho devido à perda de potência, inclusive nos areões a 4000 m. Na subida ao Paso Jama, saindo de San Pedro do Atacama, que é famosa por fazer os carro sofrerem, subiu na boa. Lógico que às vezes pedia segunda marcha, mas com a paisagem ao redor ir devagar é um grande prazer. Nem pensou em esquentar, subi direto e com muita tranquilidade.

Os diesel aspirados fumaceiam pacas e os turbinados não sofrem muito.

O pessoal que vai com carros carburados sofre mais. Alguns hermanos trocam os giclês e tem que regular toda hora a entrada de ar. Já os injetados fazem tudo isso sozinhos, uma moleza.

Já o motorista...passei mal pacas nos gaisers de El Tatio :confused:.

Foto 1 nos gaisers de El Tatio a 4320 m e foto 2 no Paso San Francisco a 4726 m

Abraços

Troller-a-vista
03/05/2014, 10:56
bom eu nunca fui, e se um dia eu for, vai demorar bastante pra acontecer ehhehe

seu relato é interessante, andei pesquisando MUITO rapidamente e li que alguns carros se dao melhor outros piores, normalmente os importados ou que sao feitos no mercosul se dao melhor pois a eletronica ajusta melhor os parametros, ja os 100% nacionais ou que nao tem uma eletronica apropriada para o ar rarefeito padecem muito mais.

Aqui vao alguns links (nao lido tudo mas parece tem boas informacoes):

Altitude pode influenciar no desempenho do veículo - VRUM (http://diariodepernambuco.vrum.com.br/app/301,19/2014/01/05/interna_noticias,48916/altitude-pode-influenciar-no-desempenho-do-veiculo.shtml)

Carros: Problemas com Altitude : Viagem de Carro: Carros, peças e equipamentos (http://www.mochileiros.com/carros-problemas-com-altitude-t23817.html)

Turbina x Altitude - Aventura & Offroad (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/l200/2854-turbina-x-altitude.html)

Autonews - NOTÍCIAS - O motor rende melhor ao nível do mar? (http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI258911-10142,00-O+MOTOR+RENDE+MELHOR+AO+NIVEL+DO+MAR.html)

o Vitara com certeza se adapta melhor por ser um veículo pronto para isso. Mas em muitos casos nao temos essa ajuda.

Os diesel aspirados ficam com fumaca preta pq o diesel nao explode igual, a mistura fica pobre rapidamente gerando uma fumaca forte, inclusive detonando os motores muito mais rapido, já vi pistao furado por mistura rica ou pobre d+ com pouco tempo de uso.

AndrePhMCR
03/05/2014, 11:21
Vlw pelo apoio Herick! To vendo pelo Brasil todo sim! Mas fica ruim pra ir ver e voltar, acaba saindo caro :sad:

Po, Troller, achou a A-10 detonadinha? Eu achei ela lisíssima! (por dentro da caçamba que não está tão legal, mas mesmo assim não tem amassados...)

Quanto a ser espartano, eu tô sabendo, e isso pra mim não é um problema. Por mim eu viajaria até de CJ, mas aí vou acabar viajando sozinho, ninguém toparia uma maluquice dessas xD
Eu respeito seu gosto pelas Sulams, sei q são mt confortáveis e tal, mas isso pra mim TIRA um pouco da graça de viajar num carro desses. Assim como não gosto de cambio automático. Sei lá, não tem o mesmo "gostinho de aventura" você estar numa suv toda automática, toda de couro, assistindo a um dvd, enquanto cruza os Andes. Pra mim isto tem que ser feito com as janelas abertas, motor roncando, cabeça pra fora pra ver se não tem uma pedra mal colocada no caminho, aquela "torcida" pra que dê certo.
E CORTININHAS, CLARO! Seja qual for o modelo que acabar comprando, vou colocar cortininhas! :D

E to vendo que a briga diesel vs gasolina é mesmo complicada, hein? :mrgreen:
Por isso que acho q vou começar com uma gasolina e ver na real...

Newton, tem idéia de quanto pese o Grand Vitara? :pensativo:

Newton Guerra
03/05/2014, 11:44
O Grand Vitara antigo pesa 1400 kg.

konai
03/05/2014, 20:50
Se for diesel, prefira os TGV que funcionam bem melhor em grandes altitudes.

AndrePhMCR
03/05/2014, 22:24
1400kg? A vintonas são (bem) mais pesadas, espero que não se torne um problema por isso :pensativo:

TGV é a turbina dos Trollers, né? Sugestão anotada! :-D

HERICK
04/05/2014, 08:21
André fico na torcida para que encontre a tão sonhada VTR! Depois poste umas fotos da belezura! Um forte abraço.

rfdex
04/05/2014, 09:42
Cara, acho que uma viatura ideal para você nessas condições (barata, durável, confortável e manutenção acessível) é uma Toyota SW à gasolina mais antiga. Acha na faixa dos 25 mil em média. Procure uma 2.4 à gasolina. Motor hiper resistente. Tração 4x4, peças acessíveis em qualquer lugar do mundo e o "carimbo" Toyota!! Abraço

AndrePhMCR
04/05/2014, 13:21
Vlw Herick! Assim que comprar vou abrir um tópico pra "gente" do fórum ir reformando "junto", haha!

Rapha, eu tinha visto mesmo umas SW, mas não sabia quanto ao consumo, e tinha essa preferência pelas 20...
Mas é uma opção!

MAS eu esbarrei com uma Galloper hj! E fui dar uma pesquisada em preços e opiniões, parece que é boa mesmo e é barata!
parte do "bonita" fica em aberto, hahaha! Eu acho simpática... Alguém tem alguma coisa contra a Galloper?
Alguem aqui me falou antes para evitar Mitsubis, e o motor dela é Mitsubi, né...

rfdex
04/05/2014, 16:02
Sim, a Galloper é praticamente uma Pajero/Montero antiga (da década de 90). Temos um colega no fórum (chamado SAPO BOMBA) que tem uma a diesel e entende pacas do carro. Mas realmente o motor é Mitsubishi (mesmo das L200 quadradinhas). Já topei com uns donos de Galloper aqui em Brasília (em oficinas!) e todos reclamam do mesmo problema: desempenho fraco e fragilidade do motor. O resto é um carrão. Mas eu não teria dúvida quanto a uma Galloper e uma SW. A SW à gasolina (motor 2.4) faz uma média de 10 ou até mais por litro (tudo depende do consumo, modo de dirigir, carga, etc). Mas é um tanque de guerra, assim como suas versões a diesel. Abraço

Troller-a-vista
04/05/2014, 18:33
galloper.... bom... eh uma pajera de 25 anos atras. Motor... Bom sobre o motor, vamos falar de politica? Da mais assunto uAHeuAHueh Ate pq do motor da galloper só podemos dizer uma coisa: vagaroso. Do resto é um carro confiável, feio e lento. Mas nao é ruim nao ehehhe

jorgeffn
04/05/2014, 21:35
Cara, acho que uma viatura ideal para você nessas condições (barata, durável, confortável e manutenção acessível) é uma Toyota SW à gasolina mais antiga. Acha na faixa dos 25 mil em média. Procure uma 2.4 à gasolina. Motor hiper resistente. Tração 4x4, peças acessíveis em qualquer lugar do mundo e o "carimbo" Toyota!! Abraço

Muito interessante o tópico e as discussões... mas eu também levaria em consideração a SW... espaço de sobra, resistente, 4x4... enfim... tudo que o colega acima falou... é um puta carro!!

no mais.. André, boa sorte ae na busca!!! viajar é das melhores coisas para ser fazer nessa vida!!!!!!!!!

abs!!!

hercilio.neto
05/05/2014, 22:27
Estou com o Titanium.
Tudo depende do gosto.
Mas longas expedições são feitas com carros a diesel.

Quanto a ser um veiculo moderno ou antigo, também depende do gosto.
Aqui no fórum tá cheio de gente que adora tocar uma viagem num Q20b ou num OM314.

Conforto? também depende do gosto. Tem gente que vai até o fim do mundo de moto.

Alguns amigos meus foram ao Chile em um Honda Fit e deu tudo certo. Gosto é gosto, não é mesmo?.

Eu ainda pretendo fazer uma viagem dessas a bordo do meu bom e velho Bandeirante. Falta-me tempo, carro não.

Múcio Luiz
05/05/2014, 23:09
AndrePhMCR, boa noite!

Pensei na Grand Blazer tbém. Mais barata e mais moderna que a Veraneio. E tem o tamanho ideal.

Agora, se vc quiser um 4x4, veja a Explorer com carinho. Não tem melhor custo-benefício. A manutenção não é complicada e nem tão cara como a concorrência, além de ser mais barata e tão boa como a SW4. Além do espaço e conforto imbatíveis!

Outro ponto a favor da Explorer é que a maioria rodou somente no asfalto, assim estarão mais bem conservadas que SW4 e Pajeros.

Ola essa, por exemplo:

Carro Ford-EXPLORER-FORD EXPLORER 4.0 XLT 4X4 V6 GASOLINA 4P MANUAL-1997 - Webmotors (http://www.webmotors.com.br/comprar/ford/explorer/4-0-xlt-4x4-v6-gasolina-4p-manual/4-portas/1997/11519826)

Dê uma olhada tbém no fórum da Ford. Tem muita coisa boa lá sobre ela.

[]s!

RodrigoSoracco
07/05/2014, 12:57
AndrePhMCR, eu tenho necessidades semelhantes às tuas. Gosto de sair pra acampar, e viajo uma vez por ano pela América do Sul. Precisava de um carro mais forte do que a minha antiga Berlingo 1.8, confortável, mas extremamente frágil nas estradas de terra.

Depois de muita pesquisa (aqui, inclusive), e de um orçamento bem restrito, acabei comprando uma Blazer V6 4x4 automática com GNV. Andando no gás, é extremamente econômica, basta planejar bem os roteiros atrás de postos. A suspensão é robusta para o meu uso (asfalto com eventuais estradas de terra), e o câmbio longo faz o motor andar bem descansado no asfalto, o que a torna confortável.

Minha idéia também é colocar uma barraca de teto e refazer alguns trajetos, como Ushuaia, Salta (no noroeste da Argentina), além do deserto de Atacama.

Sei que não é a mais aventureira das SUVs. Mas o custo de uma Blazer a gasolina está muito abaixo de uma Pajero ou Hilux, o motor é bem forte, e é um carro bem confortável para viagens.

AndrePhMCR
09/05/2014, 12:18
Galera, agradeço sinceramente todas as dicas, informações e até opiniões! :concordo:

Estou aqui processando estes dados e dando mais umas pesquisadas sobre os modelos sugeridos...
Qualquer dúvida volto a perguntar pra vcs, haha! :computador:

Acho que infelizmente as minhas queridas 20 estão fora da brincadeira, graças ao consumo. :(

Mas bom, de uma forma ou de outra pretendo resolver isto logo, e espero que nos encontremos pelas estradas (e especialmente fora delas, né?) antes do fim do ano!