PDA

Ver Versão Completa : Pajero Sport 2.8 HPE 2005 - mangueiras do hpe?

jooumeda
25/04/2014, 22:27
Dae galera!

comprei a pouco tempo uma pajero sport 2.8 hpe!!

quando comprei o antigo dono ja tinha feito algumas alterações!
tem umas mangueiras e um tipo de sensor que nao sei o nome que esta quebrada... porem nao esta afetando em nd o funcionamento dela! acho q deve ser do HPE que deve estar desligado...

alguem sabe como religa-las??

segue algumas fotos

460549
sensor quebrado (alguem sabe o nome dele?)

460550

faltando mangueiras ali no sensor com o fio vermelho

e sera que vale a pena o trabalho de ligar tds essas mangueiras??
qual a diferença?! eh o msm de se ligar o módulo hpe?obs: modulo esta ligado

Ipanema
22/10/2014, 22:54
Amigos,
Podem me dizer para onde vai cada mangueira da solenóide do sistema HPE? Desde que comprou meu carro tem uma indo para o "nada" (para o chão) e outra desconectada. Tenho medo de reconectar errado.

Muito Obrigado,

Pedro.

Ipanema
24/10/2014, 10:28
Pessoal, alguém pode me ajudar?
Só preciso que alguém que tenha uma 2.8 HPE me diga para onde vai cada mangueirinha de vacuo que sai da solenoide do HPE. Essa solenóide é uma que fica do lado do passageiro, junto ao motor e a parede de fogo. tem o topo redondo, um plugue elétrico em cima e três mangueirinhas que saem dela, uma embaixo da outra.

Desde Já muito obrigado a alma caridosa que me ajudar,

Pedro.

ivancgbsb
24/10/2014, 10:41
Não é da sua Pajero, mas....
Dê uma olhada em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/95888-luz-de-motor-e-4x4-piscando-e-luz-de-abs-5.html

Ipanema
24/10/2014, 10:56
Olá Ivan,
Na verdade preciso saber da solenóide do sistema HPE, que gerencia a válvula de alívio da turbina. Esse sistema foi encomendado pela Souza Ramos para STT Emtec, sueca. A sigla HPE designa uma divisão da Souza Ramos, como se fosse uma AMG da Mercedes, guardadas as devidas proporções (não dá nem para começar a comparar).
O sistema HPE usa um módulo eletrônico e uma solenoide para retardar o acionamento da válvula de alívio, gerando 20cv a mais do que o 2.8 original.
Mas como esta gambiarra eletônica não é original da Mitsubishi, não se acha informação sobre ela em lugar nenhum.
Por isso estou pedindo a ajuda de quem tem um carro igual ao meu (4m40, 2.8 HPE). O meu está desligado e não quero testar sem saber o que estou fazendo.

Obrigado e um abraço,

Walter da Camper
24/10/2014, 11:09
Ao invés de ajudar, pois não conheço o 2.8 HPE, vou fazer uma pergunta:
A bomba injetora é convencional mecânica (com LDA) ou semi-eletrônica como no 2.5 HPE?

Ipanema
24/10/2014, 15:08
Oi Walter,
É a mecânica mesmo, mas com o otimizador atrás.

Um abraço,

Beluca
28/12/2014, 23:39
olá amigo,
descobriu como liga-las??
Estou com a mesma duvida./..pode me enviar o esquema de ligação??

QUOTE=jooumeda;2125998]Dae galera!

tem umas mangueiras e um tipo de sensor que nao sei o nome que esta quebrada... porem nao esta afetando em nd o funcionamento dela! acho q deve ser do HPE que deve estar desligado...

segue algumas fotos

460549

460550

qual a diferença?! eh o msm de se ligar o módulo hpe?obs: modulo esta ligado[/QUOTE]

jooumeda
26/01/2015, 12:17
infelizmente nao consegui achar uma solução

o mecanico aqui de ctba me falou que nao compensa e da pouca diferença...

mas, mesmo assim, estou esperando pra ver se acho alguma informação.

se vc achar alguma informação me avise tbm!!!

abrass

Thiago Guaraini
09/04/2016, 14:31
Pedro Boa tarde.
O Senhor conseguiu algum retorno referente a essas mangueiras.

Não sei se estamos falando da mesma coisa, mas meu carro estava com a turbina ruim e comprei uma nova para colocar, na turbina antiga entrava duas mangueiras na lateral que vinham de uma valvulosinha em cima com 3 saídas, (procurando na internet vi que o nome desta peça é Sensor da Válvula de Vácuo) porem na turbina nova estas duas entradas vieram com uma mangueira ligando uma a outra e matando duas mangueiras que saiam do tal Sensor da Válvula de Vácuo, e ficando com duas mangueiras indo pro nada assim como no seu caso.

Gostaria de saber se alguem pois estou com medo de ligar o carro com essas duas mangueiras penduradas, e se eu desligar a ligação direta na nova turbina perco a garantia dela.

Desde ja agradeço

Amigos,
Podem me dizer para onde vai cada mangueira da solenóide do sistema HPE? Desde que comprou meu carro tem uma indo para o "nada" (para o chão) e outra desconectada. Tenho medo de reconectar errado.

Muito Obrigado,

Pedro.

vavarusso
10/04/2016, 18:41
Tiago explica melhor aí. Que carro é o seu? Vc ta falando das mangueira da geometria variável da turbina? D~e mais detalhes pra galera poder ajudar.

saquasurf
24/07/2017, 09:09
Dae galera!

segue algumas fotos

460549

460550

qual a diferença?! eh o msm de se ligar o módulo hpe?obs: modulo esta ligado

O nome é sensor Map.
Estou com o mesmo problema. Já comprei com a mangueira quebrada. Obs: isso aí é um pedaço de mangueira quebrada. O sensor não está quebrado. Com uma ponta de chave de fenda, você consegue remove- lo.

saquasurf
24/07/2017, 09:15
Alguém tem pajero sport 2005 que possa enviar, ou para o blog,o esquema de ligação das mangueiras?! (21) 97254 2004 Whatsapp.

saquasurf
24/07/2017, 11:59
Amigos,

Muito Obrigado,

Pedro.

Conseguiu sanar sua dúvida?
Estou com o mesmo problema. Comprei o carro assim.

amdiniz
22/08/2017, 11:45
ola,,,tenho este mesmo problema, estou a procura de uma pajero sport hpe 2.8 at de mesmo ano, no caso 2004 igual a minha pra ver onde liga as mangueiras, a minha no caso so falta uma...

BRITOJUNIOR10
13/11/2017, 14:07
também estou com a minha sem as mangueiras, alguém poderia mandar fotos de como instalar, obrigado

achei umas na net

553583553584553585

BRITOJUNIOR10
13/11/2017, 14:36
estou com o mesmo problema, alguem conseguiu resolver, a minha é ps 2.8 2005

Mergulhãot
29/11/2017, 13:35
Boa tarde

Já conseguiram acertar a ligação, se não, a minha tá ligada da seguinte forma:
a primeira de cima das tres conexões, é ligada em um tubo do filtro de ar, na mangueira que vem do suspiro, mas bem proximo ao filtro de ar
a segunda é ligada na válvula que controla o alivio da turbina, aquela que fica entre a turbina e o bloco do motor
e a terceira é ligada no corpo de pressão da turbina, um pouco dificil de ver pois fica bem abaixo da sucção da mesma.

pelo menos essa é a ligação que está na minha e funcionando mt bem por sinal, uma HPE/04

espero ter ajudado

Carlin Rocha
06/01/2018, 14:29
Mergulhão,
consegue mandar pra nós umas fotos dessas conexões ?

Eu to com esse problema aqui! Me ajuda por favor.
Você sentiu diferença no desempenho depois que fez essa ligação ?
Minha pajero quando passa dos 100km/h fica morta demais.

Boa tarde

a primeira de cima das tres conexões, é ligada em um tubo do filtro de ar, na mangueira que vem do suspiro, mas bem proximo ao filtro de ar
a segunda é ligada na válvula que controla o alivio da turbina, aquela que fica entre a turbina e o bloco do motor
e a terceira é ligada no corpo de pressão da turbina, um pouco dificil de ver pois fica bem abaixo da sucção da mesma.

pelo menos essa é a ligação que está na minha e funcionando mt bem por sinal, uma HPE/04

espero ter ajudado

Arley Caetano
28/01/2018, 15:32
também estou com a minha sem as mangueiras, alguém poderia mandar fotos de como instalar, obrigado

achei umas na net

553583553584553585
boa tarde alguem tem a foto ou tem esquema ligacao mangueiras do resfriador de oleo do motor 4d56 pajero 2.5 diesel 2007 gostaria de saber a posicao correta pois as duas tem a msm conexao e tamanho parecidos se alguem puder ajudar eu agradeceria

niva2.2diesel
15/01/2019, 07:51
Boa tardebem a

e a terceira é ligada no corpo de pressão da turbina, um pouco dificil de ver pois fica baixo da sucção da mesma.

espero ter ajudado

Olá amigo você diz que a terceira mangueira fica embaixo baixo da sucção da mesma.
fica na parte debaixo da turbina?

marcosvasconcelosrj
31/10/2019, 12:23
Boa tarde amigos,

Estou precisando da ajuda dos companheiros, preciso trocar a solenoide de tração (luz da tração piscando e em seguida acende a luz do abs) o mexanico desconectou as mangueiras de vacuo da parte inferior da minha Pajero Sport 2.5 HPE diesel ano 2008 e fez um estardalhaço com isso preferi eu mesmo sanar o assunto fiz diversas pesquisas sobre o assunto e não consegui o q gotaria, estou precisando de um diagrama q me oriente aonde encaixar as mangueiras da parte inferior...se alguém poder dá uma luz fico fraternamente grato,

Abraços,

Marcos,

Almiro
11/09/2020, 22:41
Tenho uma Pajero Sport hpe 2,8 2005 e as mangueiras do hpe estão desligadas alguém sabe como me ajudar a ligar, agradeço muito

Theodoro Augusto
05/11/2020, 20:48
Gurizada aproveitando o tema ,tenho uma Pajero sport 2.8 2001 GLS. Seria possível instalar o módulo HPE de uma 2005 do mesmo motor ?

pinokio
22/05/2021, 19:25
comprei uma da mesma com o mesmo problema com tais mangueias tudo desligado.a minha solenoide estava ruim.comprei uma na lituania pelo ebay e se precisarem passo o link.paguei 200 reais.ma mit me pediram 1800.
agora estou precisando saber a numeração ou uma foto bem nitida do sensor map que fica perto da solenoide.ele e preso por 2 parafusos e tem um conector de 3 fios.
se não conseguirem mandar por aqui peço que se possivel me enviem a foto pela zap que depois se precisarem comolo aqui.
quero deixar como era antes.
31.98706 8091

pinokio
28/05/2021, 10:19
Ninguem tem uma desse modelo para passar o numero do map?

adriano84
05/07/2021, 14:30

No site ReparadorMit tem os catalogos tecnicos que podem ajudar a descobrir isso.

Edintruder
10/07/2021, 21:43

Pena que só vi agora, quinta feria estava com uma Pajero 2.8 HPE na oficina.