Ver Versão Completa : Pajero Sport 2.8 HPE 2005 - mangueiras do hpe?
jooumeda
25/04/2014, 22:27
Dae galera!
comprei a pouco tempo uma pajero sport 2.8 hpe!!
quando comprei o antigo dono ja tinha feito algumas alterações!
tem umas mangueiras e um tipo de sensor que nao sei o nome que esta quebrada... porem nao esta afetando em nd o funcionamento dela! acho q deve ser do HPE que deve estar desligado...
alguem sabe como religa-las??
segue algumas fotos
460549
sensor quebrado (alguem sabe o nome dele?)
460550
faltando mangueiras ali no sensor com o fio vermelho
e sera que vale a pena o trabalho de ligar tds essas mangueiras??
qual a diferença?! eh o msm de se ligar o módulo hpe?obs: modulo esta ligado
Amigos,
Podem me dizer para onde vai cada mangueira da solenóide do sistema HPE? Desde que comprou meu carro tem uma indo para o "nada" (para o chão) e outra desconectada. Tenho medo de reconectar errado.
Muito Obrigado,
Pedro.
Pessoal, alguém pode me ajudar?
Só preciso que alguém que tenha uma 2.8 HPE me diga para onde vai cada mangueirinha de vacuo que sai da solenoide do HPE. Essa solenóide é uma que fica do lado do passageiro, junto ao motor e a parede de fogo. tem o topo redondo, um plugue elétrico em cima e três mangueirinhas que saem dela, uma embaixo da outra.
Desde Já muito obrigado a alma caridosa que me ajudar,
Pedro.
ivancgbsb
24/10/2014, 10:41
Não é da sua Pajero, mas....
Dê uma olhada em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/95888-luz-de-motor-e-4x4-piscando-e-luz-de-abs-5.html
Olá Ivan,
Na verdade preciso saber da solenóide do sistema HPE, que gerencia a válvula de alívio da turbina. Esse sistema foi encomendado pela Souza Ramos para STT Emtec, sueca. A sigla HPE designa uma divisão da Souza Ramos, como se fosse uma AMG da Mercedes, guardadas as devidas proporções (não dá nem para começar a comparar).
O sistema HPE usa um módulo eletrônico e uma solenoide para retardar o acionamento da válvula de alívio, gerando 20cv a mais do que o 2.8 original.
Mas como esta gambiarra eletônica não é original da Mitsubishi, não se acha informação sobre ela em lugar nenhum.
Por isso estou pedindo a ajuda de quem tem um carro igual ao meu (4m40, 2.8 HPE). O meu está desligado e não quero testar sem saber o que estou fazendo.
Obrigado e um abraço,
Walter da Camper
24/10/2014, 11:09
Ao invés de ajudar, pois não conheço o 2.8 HPE, vou fazer uma pergunta:
A bomba injetora é convencional mecânica (com LDA) ou semi-eletrônica como no 2.5 HPE?
Oi Walter,
É a mecânica mesmo, mas com o otimizador atrás.
Um abraço,
olá amigo,
descobriu como liga-las??
Estou com a mesma duvida./..pode me enviar o esquema de ligação??
QUOTE=jooumeda;2125998]Dae galera!
tem umas mangueiras e um tipo de sensor que nao sei o nome que esta quebrada... porem nao esta afetando em nd o funcionamento dela! acho q deve ser do HPE que deve estar desligado...
segue algumas fotos
460549
460550
qual a diferença?! eh o msm de se ligar o módulo hpe?obs: modulo esta ligado[/QUOTE]
jooumeda
26/01/2015, 12:17
infelizmente nao consegui achar uma solução
o mecanico aqui de ctba me falou que nao compensa e da pouca diferença...
mas, mesmo assim, estou esperando pra ver se acho alguma informação.
se vc achar alguma informação me avise tbm!!!
abrass
Thiago Guaraini
09/04/2016, 14:31
Pedro Boa tarde.
O Senhor conseguiu algum retorno referente a essas mangueiras.
Não sei se estamos falando da mesma coisa, mas meu carro estava com a turbina ruim e comprei uma nova para colocar, na turbina antiga entrava duas mangueiras na lateral que vinham de uma valvulosinha em cima com 3 saídas, (procurando na internet vi que o nome desta peça é Sensor da Válvula de Vácuo) porem na turbina nova estas duas entradas vieram com uma mangueira ligando uma a outra e matando duas mangueiras que saiam do tal Sensor da Válvula de Vácuo, e ficando com duas mangueiras indo pro nada assim como no seu caso.
Gostaria de saber se alguem pois estou com medo de ligar o carro com essas duas mangueiras penduradas, e se eu desligar a ligação direta na nova turbina perco a garantia dela.
Desde ja agradeço
Amigos,
Podem me dizer para onde vai cada mangueira da solenóide do sistema HPE? Desde que comprou meu carro tem uma indo para o "nada" (para o chão) e outra desconectada. Tenho medo de reconectar errado.
Muito Obrigado,
Pedro.
vavarusso
10/04/2016, 18:41
Tiago explica melhor aí. Que carro é o seu? Vc ta falando das mangueira da geometria variável da turbina? D~e mais detalhes pra galera poder ajudar.
saquasurf
24/07/2017, 09:09
Dae galera!
segue algumas fotos
460549
460550
qual a diferença?! eh o msm de se ligar o módulo hpe?obs: modulo esta ligado
O nome é sensor Map.
Estou com o mesmo problema. Já comprei com a mangueira quebrada. Obs: isso aí é um pedaço de mangueira quebrada. O sensor não está quebrado. Com uma ponta de chave de fenda, você consegue remove- lo.
saquasurf
24/07/2017, 09:15
Alguém tem pajero sport 2005 que possa enviar, ou para o blog,o esquema de ligação das mangueiras?! (21) 97254 2004 Whatsapp.
saquasurf
24/07/2017, 11:59
Amigos,
Muito Obrigado,
Pedro.
Conseguiu sanar sua dúvida?
Estou com o mesmo problema. Comprei o carro assim.
ola,,,tenho este mesmo problema, estou a procura de uma pajero sport hpe 2.8 at de mesmo ano, no caso 2004 igual a minha pra ver onde liga as mangueiras, a minha no caso so falta uma...
BRITOJUNIOR10
13/11/2017, 14:07
também estou com a minha sem as mangueiras, alguém poderia mandar fotos de como instalar, obrigado
achei umas na net
553583553584553585
BRITOJUNIOR10
13/11/2017, 14:36
estou com o mesmo problema, alguem conseguiu resolver, a minha é ps 2.8 2005
Mergulhãot
29/11/2017, 13:35
Boa tarde
Já conseguiram acertar a ligação, se não, a minha tá ligada da seguinte forma:
a primeira de cima das tres conexões, é ligada em um tubo do filtro de ar, na mangueira que vem do suspiro, mas bem proximo ao filtro de ar
a segunda é ligada na válvula que controla o alivio da turbina, aquela que fica entre a turbina e o bloco do motor
e a terceira é ligada no corpo de pressão da turbina, um pouco dificil de ver pois fica bem abaixo da sucção da mesma.
pelo menos essa é a ligação que está na minha e funcionando mt bem por sinal, uma HPE/04
espero ter ajudado
Carlin Rocha
06/01/2018, 14:29
Mergulhão,
consegue mandar pra nós umas fotos dessas conexões ?
Eu to com esse problema aqui! Me ajuda por favor.
Você sentiu diferença no desempenho depois que fez essa ligação ?
Minha pajero quando passa dos 100km/h fica morta demais.
Boa tarde
a primeira de cima das tres conexões, é ligada em um tubo do filtro de ar, na mangueira que vem do suspiro, mas bem proximo ao filtro de ar
a segunda é ligada na válvula que controla o alivio da turbina, aquela que fica entre a turbina e o bloco do motor
e a terceira é ligada no corpo de pressão da turbina, um pouco dificil de ver pois fica bem abaixo da sucção da mesma.
pelo menos essa é a ligação que está na minha e funcionando mt bem por sinal, uma HPE/04
espero ter ajudado
Arley Caetano
28/01/2018, 15:32
também estou com a minha sem as mangueiras, alguém poderia mandar fotos de como instalar, obrigado
achei umas na net
553583553584553585
boa tarde alguem tem a foto ou tem esquema ligacao mangueiras do resfriador de oleo do motor 4d56 pajero 2.5 diesel 2007 gostaria de saber a posicao correta pois as duas tem a msm conexao e tamanho parecidos se alguem puder ajudar eu agradeceria
niva2.2diesel
15/01/2019, 07:51
Boa tardebem a
e a terceira é ligada no corpo de pressão da turbina, um pouco dificil de ver pois fica baixo da sucção da mesma.
espero ter ajudado
Olá amigo você diz que a terceira mangueira fica embaixo baixo da sucção da mesma.
fica na parte debaixo da turbina?
marcosvasconcelosrj
31/10/2019, 12:23
Boa tarde amigos,
Estou precisando da ajuda dos companheiros, preciso trocar a solenoide de tração (luz da tração piscando e em seguida acende a luz do abs) o mexanico desconectou as mangueiras de vacuo da parte inferior da minha Pajero Sport 2.5 HPE diesel ano 2008 e fez um estardalhaço com isso preferi eu mesmo sanar o assunto fiz diversas pesquisas sobre o assunto e não consegui o q gotaria, estou precisando de um diagrama q me oriente aonde encaixar as mangueiras da parte inferior...se alguém poder dá uma luz fico fraternamente grato,
Abraços,
Marcos,
Tenho uma Pajero Sport hpe 2,8 2005 e as mangueiras do hpe estão desligadas alguém sabe como me ajudar a ligar, agradeço muito
Theodoro Augusto
05/11/2020, 20:48
Gurizada aproveitando o tema ,tenho uma Pajero sport 2.8 2001 GLS. Seria possível instalar o módulo HPE de uma 2005 do mesmo motor ?
comprei uma da mesma com o mesmo problema com tais mangueias tudo desligado.a minha solenoide estava ruim.comprei uma na lituania pelo ebay e se precisarem passo o link.paguei 200 reais.ma mit me pediram 1800.
agora estou precisando saber a numeração ou uma foto bem nitida do sensor map que fica perto da solenoide.ele e preso por 2 parafusos e tem um conector de 3 fios.
se não conseguirem mandar por aqui peço que se possivel me enviem a foto pela zap que depois se precisarem comolo aqui.
quero deixar como era antes.
31.98706 8091
Ninguem tem uma desse modelo para passar o numero do map?
adriano84
05/07/2021, 14:30
No site ReparadorMit tem os catalogos tecnicos que podem ajudar a descobrir isso.
Edintruder
10/07/2021, 21:43
Pena que só vi agora, quinta feria estava com uma Pajero 2.8 HPE na oficina.