Conectar

Ver Versão Completa : dana 30 + kit flutuante ensimec + pneus para trilha

vandgd23
20/04/2014, 16:53
Boa tarde pessoal, há alguns meses frequento o fórum e confesso que tenho aprendido bastante com os tópicos que aqui existem, porém tenho uma dúvida que não consegui achar a resposta é conto com a compreensão de vc para me ajudar.

Tenho um CJ3 1952 que estou preparando para trilha, está atualmente com motor de opala 4cc, câmbio clark c20..

Quero colocar uns pneus de trilha (algo como tork ou sem fronteira da genius), quero que os pneus cheguem algo próximo pelo menos da altura dos pneus 32"..

Porém o eixo dianteiro é dana 30 (canela fina)

Estou com um kit flutuante da ensimec e gostaria de saber se eu colocando esse kit no eixo dianteiro "garantiria" um certo reforço quanto aos pneus ou então o correto seria partir para uns dana 44 logo de uma vez?

Pessoal se falei alguma besteira me perdoem. . Estou começando nessa brincadeira e ainda não sei quase nada.

Obrigado

quintino
20/04/2014, 16:59
Colega,

Troquei meu pneu, coloquei um fronteira 33. Fui fazer minha primeira trilha... no segundo obstaculo, meu jeep ficou... Dana 30 não aguentou o "rojão", queres uma dica??
Ja coloca Dana 44 de uma vez!
Vou fazer isso.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

vandgd23
20/04/2014, 17:07
Ah estou com pneus 33" mud e até agora foi bem nas trilhas

Denis Takashi
20/04/2014, 23:37
Boa tarde pessoal, há alguns meses frequento o fórum e confesso que tenho aprendido bastante com os tópicos que aqui existem, porém tenho uma dúvida que não consegui achar a resposta é conto com a compreensão de vc para me ajudar.

Tenho um CJ3 1952 que estou preparando para trilha, está atualmente com motor de opala 4cc, câmbio clark c20..

Quero colocar uns pneus de trilha (algo como tork ou sem fronteira da genius), quero que os pneus cheguem algo próximo pelo menos da altura dos pneus 32"..

Porém o eixo dianteiro é dana 30 (canela fina)

Estou com um kit flutuante da ensimec e gostaria de saber se eu colocando esse kit no eixo dianteiro "garantiria" um certo reforço quanto aos pneus ou então o correto seria partir para uns dana 44 logo de uma vez?

Pessoal se falei alguma besteira me perdoem. . Estou começando nessa brincadeira e ainda não sei quase nada.

Obrigado

Bom, vamos por partes,

O grande problema dos dana 25 dos Cj3 não é somente as pontes de eixo e sim a coroa e pinhão, que além de serem mais frágeis do que a do D44 não tem peças de reposição nem opções de relação e upgrades. Em contrapartida dá um pouco mais de vão livre

Os kits da Ensimec só servem para os 19 ou 30 estrias , ou seja, no seu eixo 10 estrias não rola.

Opinião de quem já andou com a mesma configuração : Se o dana 25 estiver OK, vai rodando, quando pintar um D44 você instala.... cabe destacar que o eixo dianteiro do jeep é flutuante " de fábrica" , então tanto faz o modelo, a manga e rolamentos são os mesmos.

Agora, o importante é ter juízo no pé, porque se forçar ele " banguela " as engrenagens no primeiro tranco...

Obs : estamos relativamente proximos, se precisar de qq coisa é só dar um toque.

()´s

Pablo.pinto2007
22/04/2014, 09:09
É o que eu penso... não adianta colocar pneuzão, motorzão se o mané que tá na direção acha que anda de avião... tem que poupar o conjunto pra poder chegar do outro lado da trilha!!!

Meus eixos são originais, dana 25 na dianteira e dana 41 (isso mesmo) na traseira... e agora ando de pneus 33" MUD e meu bloqueio da dianteira é na solda... não posso dizer que vai durar pra sempre!!! é bom eu já ir "procurando" um jogo de eixos dana 44 pra ficar pancada!!!

Ah e flutuante meu amigo só na traseira, pois a dianteira já é!!! esse troço de reforçar a dianteira, só pra quem tem motorzão e pneuzão, não adianta reforçar os eixos se o diferencial é frágil ou o motor é pequeno (é superdimensionar algo que não irá suportar o torque a que foi projetado), gaste esse dinheiro num flutuante pra traseira!!!

Pablo

POPEYE MIT
22/04/2014, 11:39
Meus eixos são originais, dana 25 na dianteira e dana 41 (isso mesmo) na traseira... e agora ando de pneus 33" MUD e meu bloqueio da dianteira é na solda... não posso dizer que vai durar pra sempre!!! é bom eu já ir "procurando" um jogo de eixos dana 44 pra ficar pancada!!!

Pablo
Pergunta de leigo... meu Jeep é 1982 e comprei ele todo original. Alguem sabe me informar qual seria os meus eixos? ( Que Dana seria?

Denis Takashi
22/04/2014, 12:57
Se não trocaram as carcaças durante o tempo, é Dana 44 , em especial nos CJ´s dos fim dos anos 70 até o final da produção com a configuração de 30 estrias, que é mais rara do que os tradicionais 19 estrias.

()´s

vandgd23
23/04/2014, 12:09
Pessoal, muito obrigado pelas respostas.Denis, poderia me tirar apenas mais uma dúvida? qual seria esse "DANA"? seria o 44?http://imageshack.com/a/img845/3287/vewdq.jpg

Denis Takashi
23/04/2014, 14:19
Pessoal, muito obrigado pelas respostas.Denis, poderia me tirar apenas mais uma dúvida? qual seria esse "DANA"? seria o 44?http://imageshack.com/a/img845/3287/vewdq.jpg

Aparentemente é um dana 44, pelo formato da tampa.... se ele for igual o traseiro em suas dimensões é 44 com certeza...

Agora, se o caster do seu carro não foi corrigido, dá uma olhada nisso, porque se os munhões não foram rotacionados ele deve estar bem ruim de parar na pista.

()´s

vandgd23
23/04/2014, 14:43
Como assim Denis? O que vc viu de errado no cárter?

Abraços

vandgd23
23/04/2014, 15:04
Corrigindo: Caster*

Denis Takashi
23/04/2014, 17:33
Corrigindo: Caster*

Bom, " ver" eu não vi, mas aparentemente pela inclinação da carcaça do eixo, caso não tenham sido girados os munhões , o caster deve estar negativo.

provavelmente a carcaça está girada assim pelo fato do jeep estar SPOA , então muita gente não rotaciona os munhões, ou por preguiça ou por falta de conhecimento mesmo...

Se quiser medir, olha esse link :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/17263-erro-ao-colocar-molas-da-band.html

Se ficar a duvida é só fazer uma curva fechada, de baixa velocidade e largar a mão do volante... se ele voltar normal, ok - seu caster está certo.... se vc tiver que voltar o volante na marra aí é sinal que ele está fora...

()´s

vandgd23
23/04/2014, 18:50
Denis, realmente o volante não volta por inteiro..

Tem algum perigo rodar com o carro assim? Fora o incomodo de o volante não voltar?

Abs

Denis Takashi
23/04/2014, 19:58
Denis, realmente o volante não volta por inteiro..

Tem algum perigo rodar com o carro assim? Fora o incomodo de o volante não voltar?

Abs

Perigo é que o carro é instável em todas as velocidades.... o que acentua mais são os desgastes em termianis de direção, pneu e etc, pois vc está o temo todo " corrigindo" o carro...

Dá pra rodar ?? Sim ! Já vi muito "Jipão" com esse tipo de coisa.... mas no dia que vc andar em um CJ com o caster correto vai dar de tudo e mais um pouco para acertar o seu, palavra de quem já passou por isso...

()´s

valmirzuge
05/05/2014, 17:06
parceiro,

meu engesa (http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/107324-chegou-meu-primeiro-engesa-e-agora.html) tem eixo original dana 30 na dianteira, bloqueio 75%, pneu ignorante 35", motor omega 4.1 168cv, muito maior e pesado do que o cj, faço qualquer trilha e nunca quebrei nada no eixo, questao de saber os limites e dosar o pé.