Ver Versão Completa : Realizando um sonho! Toyota Cabine Dupla.
Michel Rocha
14/04/2014, 10:45
Sempre tive um sonho de ter um 4x4!
Gosto muito de aventura!
Havia comprado uma moto para ir para o Ushuaia, sofri um grave acidente com a moto, mandíbula quebrada e perda total da moto.
Comprei uma outra moto, depois de um tempo vendi a mesma para pagar o apartamento.
Depois de um tempo, operei a coluna por problemas de saúde... fui obrigado a ficar de molho por um tempo sem poder fazer nada radical!
Meu pai queria trocar de carro, sair de um santana e partir para um veiculo mais novo.. ele sempre teve o sonho de ter uma caminhonete... Apareceu uma L200 se nao me engano, ano do carro era 2002 a 2004... falei pra ele se ele fosse pegar o carro que os pneus seriam por minha conta e algumas manutenções, ele se animou, porem ele começou a pesquisar na net sobre o carro! Para nossa surpresa, o motor do carro não presta! Abre o bico com 150.000 km...
Passado algum tempo, apareceu um leilão de carros de uma empresa de cooperativa de energia na minha região
Ofereci para o meu pai uma sociedade!
Eu entrava com 20 pilas e ele completava com o que ele achava um valor adequado para o carro.
Foi combinado, o carro seria usado de segunda a sexta pelo meu pai e sábado, domingos e feriados ficaria comigo!
E a manutenção seria meio a meio!
Para a nossa surpresa, ganhamos o leilão!
Nessa..
Compramos uma Toyota Cabine Dupla, ano 94/94 ultimo modelo com motor MB.
Com freio a disco dianteiro.
Lataria, não esta ruim! Porem sempre há algum podre..
Para-lama com 3 buracos de ferrugem, teto com alguns podres, e lateral direita abaixo da porta meio zoado...
Pneus 80% de vida aproveitados.
Caçamba de madeira.
Isso era ate então o que se via no carro.
Já vinha fuçando nos fóruns o que deveria ser feito para ir acertando o carro etc...
Com isso segue os procedimentos feitos e realizados.
Primeiro de tudo foi colocar um rastreador via satélite com seguro. ( se o carro não for achado e se for achado picado recebo 30 pila) O valor do aparelho e a mensalidade foi de 2.300. A mensalidade mensal no 2° ano é de 94,00
Depois coloquei um volante bobo (quando se gira a chave que vai no próprio volante o mesmo não tem batente, gira sem parar no próprio eixo)
Pelo que li, há esse problema em 95% das Toys, ela não esterça! (posso estar enganado pela minhas leituras. rs) Fui em um mecânico indicado por uma loja de 4x4 da minha região.
O cara mexeu e conseguiu acertar no limite do possível! Melhorou absurdo!
Trocas de pastilhas do freio;
Troca de reparo na alavanca de marcha, pois a 3° não entrava direito;
Trocas das correias;
Engraxamento do munhão e reparos do mesmo;
Trocas dos pneus;
Instalação do alarme;
Farol de milha.
Esses foram os primeiros upgrades realizados no carro.
Compramos uma caçamba de aço nunca usada! Só tinha um detalhe, armazenaram ela em pé sem proteção e apodreceu uma divisória! Porem por um preço que se eu falar aqui, muitos vão querer! kkkk A caçamba nunca usada e mais a divisória, ficou em 1.300. bagatela!
Comecei a reformar o carro por etapas!
Estava me programando uma vez ao mês fazer alguma parte.
Comecei pelo para-lama, tirei os podres, acertei a porta que não fechava direito (tudo do lado direito) e mais a colocação de uma chapa de aço no banco do carona que estava com buraco no ponto de fixação.
No mês seguinte parti pro lado esquerdo, porta que não fechava direito igualmente do LE, o podre abaixo da porta.
Quando foi retirada a porta foi visto que os pinos estavam bem gastos, mandei pinar as duas dobradiças.
O serviço que o cara havia feito no para-lama ficou sensacional:palmas:! Porem o que foi feito abaixo da porta :mad:...
No 3° mês, eu ia partir para o teto que esta no inicio de podridão... porem...
Conheci um toyoteiro daqui da minha cidade, ele comentou de um outro mecânico, que ele leva sua viatura nesse cara há tempos.. Fui lá só para conhecer o local e o mecânico!
Aí eu comentei com o mecânico que eu queria num futuro dar uma pequena revisão!
O cara foi pra baixo do carro, começou a falar o que eu deveria trocar que já estava gasto e ruim...
Tudo o que ele falava, eu já achava estranho há tempos! Pois eu já tinha ido pra baixo do carro dar um reaperto no parafusos...
Sou formado no SENAI em mecânica geral e sou técnico mecânico por outra escola.
Então tudo o que ele falava fazia sentido! Pois eu já achava estranho.
Ele começou a falar o que precisava trocar, cruzetas, reparos, pinos, buchas... e assim foi indo!
Pedi o orçamento, mão de obra 1.000 só para baixar a reduzida :shock: e as peças eu deveria correr atrás! Por aqui, não tem mundo para onde correr! Só há uma loja que vende peças para 4x4. Então, comprei as peças 800,00 um preço bom...
Passado alguns dias, fui no mecânico pedir para ele dar uma olhada na lona de freio, e o mecânico me veio com outra noticia!
Tinha que baixar a caixa de cambio mais 1.000 :shock: de mão de obra.. não tem muito para onde fugir! Liberei a MO. Passei para ver o andamento da brincadeira, de peças que ele comprou mais 1500 :confused: pilas...
Com isso, a continuação da reforma, vai dar um tempo!
Sei que o carro vai ficar 100%. Más agora o freio de mão esta puxado! Tenho que honrar as contas!
A Toyota agora é chamada carinhosamente de EL MAMUTHE!
Michel Rocha
14/04/2014, 10:52
As próximas etapas da minha lista:
Turbo;
Snorkel;
Radio PX
Guincho mecânico;
Ar condicionado;
Bancos
E o restante da funilaria.
Ano que vem quero partir para a reforma geral.
Estou com um projeto de ir para a Patagonia no final do ano que vem.
Quero fazer um motorhome na Toyota, já dei uma fuçada/ pesquisada na internet!
E vi algumas coisas bem interessantes que alguns amigos fizeram em suas Land's
Estou para começar a empreitada ano que vem da montagem do motorhome.
titanium
14/04/2014, 10:58
:putz:1.000 pratas só para baixar a reduzida????
Isso é assalto à mão armada, homi!!!!
Cruz credo!!!
Não devia passar de 600,00 reais mão de obra para retirar o câmbio todo, abrir, consertar e colocar de volta!!!
Isso contando 2 horas para tirar e colocar o câmbio de volta + 8 horas para trabalhar na manutenção dele, contando que a hora da oficina custa 60,00 reais (o que está pralá di bão!)
..
A vantagem de fazer manutenções preventivas, ou seja, antes de realmente aparecer o problema, é que você tem Tempo para se organizar financeiramente para Cotar peças e M.O.
Tenho comprado muitas peças no site Tração Mania. Mesmo pagando o frete, compensa! Aqui em Brasília é tudo muito caro!
Mas você está certo em ir com calma!
Tem que ir mesmo!
Só atente para alguns serviços que compensam fazer logo de uma vez.
Ex: já que mandou descer o câmbio, melhor analisar a viabilidade de trocar o Kit completo de embreagem. Por que aí você economiza na Mão de Obra E para uma única vez o carro na oficina, ou seja, evita parar novamente em breve.
Posta aquelas fotos aí pro pessoal curtir a viatura!
:D
Abraços
Bem vindo Michel.
Está com uma bela viatura. Para muitos a melhor safra. Com ela ajeitada vc vai ter carro para rodar o mundo. Mas se prepara que a lista de ups é grande e não termina nunca e o fórum se encarrega de engorda la hahahaha.
Agora que sacanagem, o cara cobrar 1K para tirar a reduzida e depois falar que precisava baixar a caixa. 1K é o preço que cobram para baixar e e revisar ( só M.O. ) as duas caixas. É caro mas é o que pedem. Valeu pela experiência. Viatura sem histórico de manut. jaque tinha que mexer, abria logo as duas para trocar retentores, rolamentos e o que mais fosse necessário ( jaque é phoda ).
Um abraço
Michel Rocha
14/04/2014, 11:12
Entao pessoal!
Achei o preço salgado sim!
Há o problema de falta de mão de obra qualificada!
Tenho que puxar o saco do mecanio, pois o valor de baixar a reduzida, o cara colocou junto, a troca das buchas dos feixes de mola, troca das cruzetas, troca do pino da direção, engraxamento de todos os pontos... e mais alguns detalhes.
Referente as peças, não tive muito como cotar! Pois as peças eram para ontem... se é que vocês me entendem..
O problema é achar peças, troquei um eixo da caixa de marcha, o eixo que foi comprado é um original, fabricado pela própria Toyota, ficou mais barato que um feito por torneiros..
Sei que esta salgado! O que fazer se a mão de obra para esses veículos é escasso!
Titanium, estou procurando as fotos!
ALVARO ANGELO
14/04/2014, 11:28
Turbo;
Snorkel;
Radio PX
Guincho mecânico;
Ar condicionado;
Bancos
Olá Michel
Qual são as ideias para fazer o motohome ?
Fiquei interessado.
Alvaro Angelo
Michel Rocha
14/04/2014, 11:35
459225
Essa foto foi umas das primeiras que tirei!
Peguei o carro na quarta e fui para Ilhabela no sábado!
Sem fazer revisão sem nada!
Na vontade de colocar ela na lama!
Podem dizer que fui louco com esse pneus... só que para a minha surpresa, os caras arrumaram a estrada!
Esta uma droga! :mad:
Michel Rocha
14/04/2014, 12:00
459235459236
Michel Rocha
14/04/2014, 12:03
Olá Michel
Fiquei interessado.
Alvaro Angelo
Algumas fotos copiadas da internet
459237459238459239459240459241
Essas fotos é de um único projeto!
Vou postar de outro que já vi e também gostei!
Michel Rocha
14/04/2014, 12:11
Olá Michel
Fiquei interessado.
Alvaro Angelo
459242459243459244459245459246459248459249
Esse é um outro projeto!
Estou tirando ideias desses dois projetos!
O que quero fazer, é com um teto que suba, aumente a área interna.
Vou fazer um esboço e posto aqui depois.
titanium
14/04/2014, 12:57
É o que digo: a Band Cabine Dupla é uma excelente plataforma para Projetos Overlanding!
:D
Michel Rocha
14/04/2014, 14:05
Titanium, bem por aí!
Sempre admirei motorhomes, e qdo eram os 4x4... surtava!
E depois que vi esses projetos nas Lands... daí a imaginação fluiu!
E agora que estou com a Band CD, o céu é o limite!
Estou aberto a novas sugestões e ideias
Rubens Linhalis
14/04/2014, 14:07
459242459243459244459245459246459248459249
Esse é um outro projeto!
Estou tirando ideias desses dois projetos!
O que quero fazer, é com um teto que suba, aumente a área interna.
Vou fazer um esboço e posto aqui depois.
Os dois projetos são otimos ! É só adaptar a sua real necessidade. Alem de pesquisar o projeto em si, pesquise documentação do carro apos alterações, pois é um grande complicador.
Michel Rocha
14/04/2014, 18:12
459288459293459294
Michel
Se ainda não fez, priorize a revisão na direção. Terminais, pitman, etc.
Parabéns pela aqusição. Band CD é um grande carro.
Este modelo é facílimo de fazer! É exatamente assim que sugeri no tópico aqui do fórum que o pessoal está comentando sobre campers e motor-homes. Tem gente até importando coisa pronta... para mim não tem graça, sinceramente. Prefiro construir eu mesmo, mas gosto é gosto. Amigo, se você é técnico mecânico, sugiro que monte uma pequena oficina (se já não tiver!) com máquina de solda, esmerilhadeira, furadeira, etc. Você faz sozinho esse camper aí, estrutura em metalon revestido com alumínio rebitado. Perfeito!
Michel Rocha
14/04/2014, 20:06
Raphael (Brasília-DF)
Parto desse mesmo principio! Gosto de colocar a mão na massa, fazer acontecer!
O problema de se soldar o metalon, é que tem que manjar de verdade! Pois as paredes são finas!
E eu não tenho esse tato!
Fora isso, o resto me viro tranquilo!
Tenho um amigo que é soldador! Vou alugar ele com algumas caixas de cerveja QUENTE é lógico! Pois uma geladinha não vai sair nada, e se sair, vai sair tudo fora de esquadro! hehehehe :-D
Treliças e mãos francesas para suportar isso é doce de se calcular...
hercilio.neto
14/04/2014, 20:50
Michel,
Bem vindo ao fórum.
Parabéns pela CD. A Band 93 e a 94 com motor MB são consideradas por muitos (eu, inclusive) como as que têm a melhor configuração original.
Sobre a mão de obra, devido à escassez de oficinas especializadas aí na sua região, é importante que você se dedique ao DIY. Compensa investir algum dinheiro em ferramentas, principalmente para você que tem formação técnica.
O motor home é uma empreitada e tanto. Mas com uma máquina de solda e uma ideia na cabeça, your dreams come true.
Enquanto não constrói, uma capota de fibra já vira um dormitório para pousar no camping.
Uma dúvida: Com o motor home, será preciso alterar o documento da picape?
hercilio.neto
14/04/2014, 20:57
Peguei o carro na quarta e fui para Ilhabela no sábado!
Sem fazer revisão sem nada!
Na vontade de colocar ela na lama!
Podem dizer que fui louco com esse pneus... só que para a minha surpresa, os caras arrumaram a estrada!
Esta uma droga! :mad:
A estrada pra Castelhanos depende muito do tempo. Quando chove, alguns trechos ficam difíceis, mas quando não chove, vira uma estradinha de terra normal.
Ano passado estive lá e chegava gente até de fusca.
Michel Rocha
14/04/2014, 22:55
Michel,
Bem vindo ao fórum.
Parabéns pela CD. A Band 93 e a 94 com motor MB são consideradas por muitos (eu, inclusive) como as que têm a melhor configuração original.
Sobre a mão de obra, devido à escassez de oficinas especializadas aí na sua região, é importante que você se dedique ao DIY. Compensa investir algum dinheiro em ferramentas, principalmente para você que tem formação técnica.
O motor home é uma empreitada e tanto. Mas com uma máquina de solda e uma ideia na cabeça, your dreams come true.
Enquanto não constrói, uma capota de fibra já vira um dormitório para pousar no camping.
Uma dúvida: Com o motor home, será preciso alterar o documento da picape?
Obrigado Hercílio!
Ando aprendendo e muito no fórum!
Vinha acompanhando a reforma da tua viatura há tempos! Perdi o link que eu tinha copiado! Como anda a reforma da tua viatura?
Outro tópico que li e quero colocar em pratica é a diminuição das chaves da Toy! São muitas! hahhaha
Já andei de carona em Toyota 2001, Hillux 2008... e continuo sendo fã do motor MB... mas não quero causar aqui! Gosto é gosto! hehehehe
Se não me engano, um mecânico falou que o motor da 94 já é o da 709 (compatível, deve ser).. confere a informação?
Sendo franco, não coloquei a mão na massa pois eu não sabia se faltava peça ou não, se havia alguma coisa adaptada, se havia folga normal ou anormal.. tanto que o mecânico que esta mexendo no carro, já trabalhou na Toyota; na caixa da reduzida o cara me mostrou a falta de vários componentes de vedação e algumas buchas, guarda-pó! Coisa que se fosse eu mexendo, não daria muita bola!
Engrenagens e eixos gastos, que eu vendo pessoalmente vi que estava feio, não tinha ideia do estado com a caixa fechada.
Pino da direção com folga, se não fosse um jacaré decente levantando o carro, eu não ia descobrir isso.
A grana que foi gasta, que não é pouca, esta deixando o carro no zero! Daqui em diante, barulhos que aparecerem iguais aos que haviam, folgas que existiam eu sei que é a hora de parar tudo! A revisão preventiva parte de hoje em diante!
Sem honesto! Pra mim as folgas que existiam eram normais! Pois amigos que tiveram toyotas falavam que eram normais essas folgas!
Sobre o motorhome, não vi sobre a documentação, o que consta no documento é que é uma camioneta.
# CAMIONETA - veículo misto destinado ao transporte de passageiros e carga no mesmo compartimento
É algo de se procurar saber.
Nesse momento, tenho que pagar as contas! Volto a pegar firme em junho.
Tenho a caçamba de aço, que fica formidável colocar a capota de fibra e partir para o camping como você citou.
Porem, tenho que dar um upgrada na parte que precisa ser trocada. E isso só depois de junho ou julho...
Indo com calma sempre! Pois a vontade de ver o carro pronto para expedição, me faz perder o sono! kkkkk
Michel Rocha
14/04/2014, 23:01
A estrada pra Castelhanos depende muito do tempo. Quando chove, alguns trechos ficam difíceis, mas quando não chove, vira uma estradinha de terra normal.
Ano passado estive lá e chegava gente até de fusca.
Já fiz Dowhill na Ilhabela há uns 8 anos atrás, naquela época a coisa era feia! Fui com a viatura achando que iria encontrar algo próximo daquela vez...
Quando eu fui tinha ate um onix sem contar um golzinho meio rebaixado...
Lamentável... faz parte do progresso!
Podemos combinar alguma trilha... viagem...
ALVARO ANGELO
15/04/2014, 06:56
Turbo;
Snorkel;
Radio PX
Guincho mecânico;
Ar condicionado;
Bancos
Olá MIchel
Aconpanhando os planos do motohome.
Meus pitacos:
Quando fiz o meu primeiro MH esqueci de fazer o isolamento térmico.(Magirus Deutz)
Ficava superquente de dia e superfrio à noite. Aprendi na marra.
No segundo, (Scania maçarico) passei por dentro na lata uma tinta emborrachada, depois lã de vidro e finalizei com uma placa fina de isopor e o eucatex de furinho. Aí ficou muito bom.
Na divisão interna deixei por conta da mulher. (afinal de contas é uma casa)
A minha fazia questão de água e do banheiro (para ela itens importantes)
É isso aí
Alvaro Angelo
Michel Rocha
15/04/2014, 09:56
Olá MIchel
Aconpanhando os planos do motohome.
Meus pitacos:
Quando fiz o meu primeiro MH esqueci de fazer o isolamento térmico.(Magirus Deutz)
Ficava superquente de dia e superfrio à noite. Aprendi na marra.
No segundo, (Scania maçarico) passei por dentro na lata uma tinta emborrachada, depois lã de vidro e finalizei com uma placa fina de isopor e o eucatex de furinho. Aí ficou muito bom.
Na divisão interna deixei por conta da mulher. (afinal de contas é uma casa)
A minha fazia questão de água e do banheiro (para ela itens importantes)
É isso aí
Alvaro Angelo
Buenas Alvaro!
Tem algum esboço ou fotos do teu projeto do MH?
Sem abusar obviamente, para eu tirar algumas ideias...
No piso pretendo colocar compensado naval pintado, referente as paredes e teto, pretendo fazer um sanduíche... assim consigo manter a temperatura interna agradável..
E sobre o banheiro... isso vou ter que ver o que faço... pois o espaço interno...
Vou fazer uma maquete em escala, depois eu posto aqui para mostrar e receber opiniões e dicas..
Abraços
Carlo Pecca
15/04/2014, 10:39
Miguel Rocha,
tenho um trailer pequeno que puxo com uma Band. Tive que reformar parcialmente o trailer pois o mesmo foi comprado em m ferro velho. Me manda um email que conto em detalhes o que usei e os custos envolvidos.
Parabéns pela aquisição Michel!
Também sou de SJC. Aqui em SJC é complicado comércio de peças e acessorios 4x4, tem a operama que já é voltada para peças e acessorios 4x4, mas quando preciso de peças para parte mecânica eu costumo cotar preço na loja da primus na rua paraibuna, bem como os colegas aqui do forum já disseram no site da tração mania também.
Michel Rocha
15/04/2014, 11:02
Miguel Rocha,
tenho um trailer pequeno que puxo com uma Band. Tive que reformar parcialmente o trailer pois o mesmo foi comprado em m ferro velho. Me manda um email que conto em detalhes o que usei e os custos envolvidos.
meu email, michelmendonca@yahoo.com.br
Já é de grande valia!
Abraço
Michel Rocha
15/04/2014, 11:32
Parabéns pela aquisição Michel!
Também sou de SJC. Aqui em SJC é complicado comércio de peças e acessorios 4x4, tem a operama que já é voltada para peças e acessorios 4x4, mas quando preciso de peças para parte mecânica eu costumo cotar preço na loja da primus na rua paraibuna, bem como os colegas aqui do forum já disseram no site da tração mania também.
Obrigado Rudger!
Aqui na nossa cidade é muuuito complicado! Vem gente do litoral e do Vale inteiro comprar na Operama!
O problema é que é praticamente a única loja que se encontra de tudo! A Primos já foi boa! Hoje esta meio em decadência! Esse é o grande problema!
O que estou gastando agora é porque esta sendo uma manutenção reparadora! Quando for a manutenção preventiva, já é possível fazer cotação fora de SJC.
AVIZBATISTA
15/04/2014, 13:05
Entao pessoal!
Achei o preço salgado sim!
Há o problema de falta de mão de obra qualificada!
Tenho que puxar o saco do mecanio, pois o valor de baixar a reduzida, o cara colocou junto, a troca das buchas dos feixes de mola, troca das cruzetas, troca do pino da direção, engraxamento de todos os pontos... e mais alguns detalhes.
Referente as peças, não tive muito como cotar! Pois as peças eram para ontem... se é que vocês me entendem..
O problema é achar peças, troquei um eixo da caixa de marcha, o eixo que foi comprado é um original, fabricado pela própria Toyota, ficou mais barato que um feito por torneiros..
Sei que esta salgado! O que fazer se a mão de obra para esses veículos é escasso!
Titanium, estou procurando as fotos!
Depois dessa, parei de reclamar do Meca (de Bragança, no Pará) especializado em mecânica de carro à Diesel e tratores, que me cobrou R$500,00 para trocar: todos os rolamentos da minha band + eixo da satélite + reparos das engrenagens do diferencial + todos os fluídos e filtros + alinhamento de direção + adaptação dos freios à disco na traseira + troca dos pernos/parafusos de 3 rodas + troca do pino central de direção + rolamento de pinhão traseiro + adaptação do amortecedor de direção + instalação do motor de partida... Além disso, me cobrou mais R$300,00 para troca da junta de cabeçote, incluindo "revisão/orçamento" do cabeçote numa retífica. Antes disso, me passou um orçamento de MO para troca das juntas da cx e da reduzida, bem como a troca do kit de embreagem por R$400,00. Mas, esse serviço não fiz por que vendi o kit de embreagem para um amigo toyoteiro, e assim pude pagar uma dívida com o Meca... rsrsrs...
Já em Belém do Pará, os preços tem um acréscimo mínimo de 20% nos valores, mas, duvido que haja alguém que cobre tanto por um serviço como esse prestado na Band do Michel Rocha.
Michel Rocha
15/04/2014, 13:34
Depois dessa, parei de reclamar do Meca (de Bragança, no Pará) especializado em mecânica de carro à Diesel e tratores, que me cobrou R$500,00 para trocar: todos os rolamentos da minha band + eixo da satélite + reparos das engrenagens do diferencial + todos os fluídos e filtros + alinhamento de direção + adaptação dos freios à disco na traseira + troca dos pernos/parafusos de 3 rodas + troca do pino central de direção + rolamento de pinhão traseiro + adaptação do amortecedor de direção + instalação do motor de partida... Além disso, me cobrou mais R$300,00 para troca da junta de cabeçote, incluindo "revisão/orçamento" do cabeçote numa retífica. Antes disso, me passou um orçamento de MO para troca das juntas da cx e da reduzida, bem como a troca do kit de embreagem por R$400,00. Mas, esse serviço não fiz por que vendi o kit de embreagem para um amigo toyoteiro, e assim pude pagar uma dívida com o Meca... rsrsrs...
Já em Belém do Pará, os preços tem um acréscimo mínimo de 20% nos valores, mas, duvido que haja alguém que cobre tanto por um serviço como esse prestado na Band do Michel Rocha.
Amigo, a coisa por aqui é feia!
Mecânico que mexe em Toyota ou em 4x4 só tem dois!
É o preço que se paga por aqui!
Para mim, pela segurança que temos no brasil, motorhome é algo inviável!!
Miguel Rocha,
Posta para todos nós a empreitada, crie um tópico específico. A galera vai curtir!!!
titanium
15/04/2014, 17:32
Amigo, a coisa por aqui é feia!
Mecânico que mexe em Toyota ou em 4x4 só tem dois!
É o preço que se paga por aqui!
Michel,
Um dos melhores e mais experientes mecânicos de TOYOTA está no estado de São Paulo.
É o Joãozinho da Sollo4WD.
Fica na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, bem próximo à Marginal Pinheiros... na Rua Andrequicé (salvo engano).
As vezes vale a pena acumular algumas revisões e upgrades para fazer lá com ele.
Você combina direitinho o dia e leva o carro... compra as peças via internet e manda entregar lá!
Depois é só voltar para buscar.
Revisei minha antiga toyota Hilux SW4 inteirinha lá com ele.... ficou show!
Abraços
Rubens Linhalis
15/04/2014, 17:50
Vc nao tem ideia de quantidade de gente que viaja em motorhome/camper/barraca nesse Brasil..
As oficinas aqui em SJC cobram em média R$80,00 a hora. facada.
Michel Rocha
15/04/2014, 18:46
Posta para todos nós a empreitada, crie um tópico específico. A galera vai curtir!!!
Amigo, a empreitada vai ser por aqui mesmo! Não manjo muito de internet! Para eu aprender a mexer no forum já me deu muuuito trabalho! hahahaha
Michel,
Um dos melhores e mais experientes mecânicos de TOYOTA está no estado de São Paulo.
É o Joãozinho da Sollo4WD.
Fica na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, bem próximo à Marginal Pinheiros... na Rua Andrequicé (salvo engano).
As vezes vale a pena acumular algumas revisões e upgrades para fazer lá com ele.
Você combina direitinho o dia e leva o carro... compra as peças via internet e manda entregar lá!
Depois é só voltar para buscar.
Revisei minha antiga toyota Hilux SW4 inteirinha lá com ele.... ficou show!
Abraços
Titanium,
Havia comentado num post antigo... o meu problema foi, ter que fazer a manutençao reparadora! Pois não foi possivel negociar muita coisa e nem fazer cotação de peças..
Daqui pra frente vai ser bem mais facil! Pois vai ser só manutençao preventiva!
Mais essa dica aí foi MUITO BEM VINDA!
Já marquei aqui!
Valeu a dica!
Abraço
Hoje em dia se vê muito mais gente viajando em MH e barracas do que um tempo atrás! Obviamente que já houve um tempo que isso era muuuuito constante...
Vc nao tem ideia de quantidade de gente que viaja em motorhome/camper/barraca nesse Brasil..
Esse tipo de turismo esta em expansão! E a tendência é aumentar! Pois o povo anda procurando mais qualidade de vida!
As oficinas aqui em SJC cobram em média R$80,00 a hora. facada.
Olha, nem considero o valor por hora! Pois há mecânico que a MO é valor fechado! Se vai trocar um rolamento, uma correia.. é um valor fechado. Um mecânico, trocou as 3 correias e me cobrou 20 pila. Paguei e aprendi como se troca! Agora não pago mais para trocar!
Michel Rocha
15/04/2014, 18:50
Rudger (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/57121.html)
Como moramos na mesma cidade, temos que combinar alguma trilha... alguma trip...
Marcar um choppinho, apesar de eu não beber! rs
hercilio.neto
15/04/2014, 22:05
Se não me engano, um mecânico falou que o motor da 94 já é o da 709 (compatível, deve ser).. confere a informação?
O motor OM364 equipou os Bandeirante de 1989 até o primeiro semestre de 1994.
O câmbio de 5 marchas veio a partir de 1993, assim como o tanque de 63 litros.
Então somente as Band 93 e algumas 94 saíram de fábrica com motor OM364 e câmbio de 5 marchas.
Na minha opinião essa é a configuração que melhor traduz o trinômio Robustez, Simplicidade e Estilo, característica marcante da trajetória do Toyota Bandeirante no Brasil.
Em tempo: O motor OM364 é comumente chamado de 709 porque equipava o caminhãozinho Mercedes Benz 709.
Michel Rocha
15/04/2014, 22:24
O motor OM364 equipou os Bandeirante de 1989 até o primeiro semestre de 1994.
O câmbio de 5 marchas veio a partir de 1993, assim como o tanque de 63 litros.
Então somente as Band 93 e algumas 94 saíram de fábrica com motor OM364 e câmbio de 5 marchas.
Na minha opinião essa é a configuração que melhor traduz o trinômio Robustez, Simplicidade e Estilo, característica marcante da trajetória do Toyota Bandeirante no Brasil.
Em tempo: O motor OM364 é comumente chamado de 709 porque equipava o caminhãozinho Mercedes Benz 709.
Não troco esse motor tão fácil! rs
Turbinar para dar uma melhorada no desempenho e consumo.
Edintruder
15/04/2014, 23:22
Ele rende tão bem como os 14B da Toyota e dura muito mais. É o melhor conjunto sem sombra de dúvidas.
Ele rende tão bem como os 14B da Toyota e dura muito mais. É o melhor conjunto sem sombra de dúvidas.
:stop: não é bem assim não, o 14b pesa uns 250 kg a menos e a durabilidade na minha opinião é identica.. fiz um preventivo num 364 A essa semana com 300.000 km ja deu retifica 0,50 na camisa...
Michel Rocha
16/04/2014, 19:01
Peguei a viatura depois de 2 semanas e meia! :euforico::euforico:
Total da brincadeira com MO e peças; R$5009,00, ...:shock::freaking:
Sei que vão falar que foi um absurdo etc... só que esse valor foi de manutenção REPARADORA, então não tive como escapar...
Daqui pra frente, tudo vai ser mais barato! Pois será manutenção preventiva!
Esse mês e o próximo, estou quebradinho de tudo! :?
Sexta feira agora, para dar uma relaxada, SERRA DA CANASTRA! Com barraca lógico!
Para economizar!
Agora pagar as contas e partir para a próxima manutenção! :putz:
Logo logo vem os up grades!
E isso aí. O importante é colocar tudo em dia e depois ir fazendo preventiva e ou ups.
Opa vamos sim... eu to querendo fazer uns passeios lá pros lados de são francisco, joanopolis, monte verde, gonçalves.
Michel Rocha
17/04/2014, 05:24
Opa vamos sim... eu to querendo fazer uns passeios lá pros lados de são francisco, joanopolis, monte verde, gonçalves.
Fechado!
Colocar a viatura pra rodar um pouco!
ALVARO ANGELO
17/04/2014, 07:10
[QUOTE=Michel Rocha;2120303]Titanium, bem por aí!
Sempre admirei motorhomes, e qdo eram os 4x4... surtava!
E depois que vi esses projetos nas Lands... daí a imaginação fluiu!
E agora que estou com a Band CD, o céu é o limite!
Olá Miguel.
Não tenho como lhe mandar fotos porque tive esses MH há cerca de 40 anos (década de 70).
Não havia fotografia digital e as analógicas eram meio carinhas para revelar.
Algumas lembranças são : usavam duas baterias (uma para o bus e outra para os accessórios).
Também usei compensado naval no assoalho. Ventilação é importante e coloquei algumas claraboias no teto (várias na verdade, porque pelo alto é que sai o ar quente, e também é mais seguro).
Quanto ao quesito espaço, é assim mesmo. Você troca o espaço pela mobilidade. Meu primeiro MH era imenso, e tinha de planejar por onde passar com ele, diminuiu o tamanho no segundo e terminei com um micro ônibus MB 608 (motor e caixa de MB 1113)no final dos anos 70. Perdi no conforto mas ganhei na facilidade de movimentação. Não há como ter as duas coisas juntas. Abandonei os MH, porque já estava me preocupando com o quesito segurança nas estradas, e nos finalmente só andavamos em grupo de dois ou tres e tínhamos um tanque extra de combustível em cada MH. ESse tanque extra era para o caso de termos de pernoitar em algum posto, e ali fazermos o abastecimento (fazia toda a diferença para sermos bem recebidos).
Deste último talvez ache algumas fotos , e se achar lhe mando, Ok ?
Alvaro Angelo
Michel Rocha
17/04/2014, 07:37
[QUOTE=Michel Rocha;2120303]Titanium, bem por aí!
Olá Miguel.
Não tenho como lhe mandar fotos porque tive esses MH há cerca de 40 anos (década de 70).
Não havia fotografia digital e as analógicas eram meio carinhas para revelar.
Algumas lembranças são : usavam duas baterias (uma para o bus e outra para os accessórios).
Também usei compensado naval no assoalho. Ventilação é importante e coloquei algumas claraboias no teto (várias na verdade, porque pelo alto é que sai o ar quente, e também é mais seguro).
Quanto ao quesito espaço, é assim mesmo. Você troca o espaço pela mobilidade. Meu primeiro MH era imenso, e tinha de planejar por onde passar com ele, diminuiu o tamanho no segundo e terminei com um micro ônibus MB 608 (motor e caixa de MB 1113)no final dos anos 70. Perdi no conforto mas ganhei na facilidade de movimentação. Não há como ter as duas coisas juntas. Abandonei os MH, porque já estava me preocupando com o quesito segurança nas estradas, e nos finalmente só andavamos em grupo de dois ou tres e tínhamos um tanque extra de combustível em cada MH. ESse tanque extra era para o caso de termos de pernoitar em algum posto, e ali fazermos o abastecimento (fazia toda a diferença para sermos bem recebidos).
Deste último talvez ache algumas fotos , e se achar lhe mando, Ok ?
Alvaro Angelo
Bom dia Alvaro!
Então você é da época em que funciona a qualidade de vida! Que não era "tão" perigoso..
Concordo que hoje em dia as coisas andam feias!
Já venho projetando o MH na cabeça há tempos!
Queria o piso com um material que não fosse frio... já vinha pensando em madeira, fiquei com medo!
Medo de empenar, apodrecer..
Entao eu li na pagina de um dos realizadores do MH na Land!
O cara colocou o compensado naval! Essa foi a sacada! Não tinha pensado nesse tipo de madeira! E a outra dica era pintar com tinta apropriada.
As paredes eu já vinha matutando que tipo de estrutura usar!
Vi que há alguns MH com uma estrutura absurda de forte! Se é forte, quase sempre é pesado!
Então juntei os projetos que vi, e já tirei a solução pratica pro meu projeto!
Tanto para a estrutura, como para a parede de fora e a de dentro, sem contar o sanduíche das paredes!
Como já haviamos conversado, a temperatura interna é algo que pesa... a ventilação é outra coisa que eu não vinha pensando! Li em outros relatos e agora com o seu, é algo de se pensar com muito carinho!
O espaço interno, não esta sendo algo que penso muito! Como o amigo citou, trocar espaço por mobilidade/necessidade!
O MH vai tomar forma no final desse ano para o inicio do ano que vem! Pois estou gastando uma grana que não esperava gastar!
A manutenção reparadora esta sendo cruel! Comprei o carro achando que a empresa dava a manutenção mecânica, pois as outras peças superficiais estavam boas e fui rodando achando que tudo estava bom! Todo mundo que olhava o carro (mecânicos e lojista que manja de 4x4 (mais de 30 anos no ramo) falavam que estava 100%).
Passei em outro mecânico indicado por um amigo que tem uma Band, esse mecânico trabalhou na toyota, então sabe como deve ser a viatura... me desanimou com o diagnostico de como estava o carro...
Agora esta 85% bom! Falta pouco para acertar a parte mecânica! Depois disso... partir para o up grade e depois o MH
Michel Rocha
Rubens,
Gosto muito da natureza e saio muito por aí. Agora motorhome, sinceramente, por onde andei (nordeste, centro oeste e sudeste), quase não vi, na verdade, não vi nenhum, pode ser que lá pelo sul essa prática seja mais comum..... barraca vi bastante, pois é mais econômico.
Fora do brasil é muuuiiiiito comum, eu mesmo já viajei algumas vezes (canadá EUA)
Acho que motorhome no brasil chama muito atenção e se torna alvo fácil dos meliantes. Eu não faria, mas cada um sabe o que faz da própria vida!
Abçs
Olá!
Lembrei de uma empresa aqui de SC que faz por encomenda o que vocês estão planejando. Quem sabe, vale dar uma olhada: d Camper Duaron 2 1e » Camper Modelos Duaron 16a (http://camperduaron.com.br/2013/?cat=54&gclid=CPTw_qT5570CFWxp7AodX0kA_A)
Norival
Michel Rocha
17/04/2014, 16:11
Buenas a todos!
Achei um projeto igual com o que estou planejando!
É exatamente isso que tenho em mente!
45959745959845959945960045960145960245960345960445 9605
Sonho realizado amigo, tenho uma Band CD 94 também, sou apaixonado por ela, aos poucos vou deixando do meu jeito, mes passado, fiz todo o cambio e reduzida, gastei nessa brincadeira 5 conto e meio, ja nesta semana tive que gastar com o motor de arranque, mais 630 conto, ja gastei com pneus, elétrica, falta revisão dos diferenciais e funilaria, uma pingadeira danada no pé do motorista, minha esposa era contra a compra da Band, mas agora até ela adora, Motor 709 Stander, 5 marcha, pneus BF Mud 235 85 r16 e ainda falta alguns ups nela, to com projetos pra quem sabe final do ano ir a Lençõis Maraenses...
Grande Abraço
Michel Rocha
17/04/2014, 19:01
Sonho realizado amigo, tenho uma Band CD 94 também, sou apaixonado por ela, aos poucos vou deixando do meu jeito, mes passado, fiz todo o cambio e reduzida, gastei nessa brincadeira 5 conto e meio, ja nesta semana tive que gastar com o motor de arranque, mais 630 conto, ja gastei com pneus, elétrica, falta revisão dos diferenciais e funilaria, uma pingadeira danada no pé do motorista, minha esposa era contra a compra da Band, mas agora até ela adora, Motor 709 Stander, 5 marcha, pneus BF Mud 235 85 r16 e ainda falta alguns ups nela, to com projetos pra quem sabe final do ano ir a Lençõis Maraenses...
Grande Abraço
Buensas! Zerocom (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/75333.html)
Estou nessa também! Gastei R$ 5009,00 nessa brincadeira também! Agora falta o cardã dianteiro, cebolinha sei lá como é o nome da peça, sensor do 4x4, e hoje para a minha alegria :freaking: vou ter que colocar a embreagem na lista...
Depois desses reparos... só alegria, colocar os acessórios e sair por esse mundão!
Te faço um convite!
Estou combinando com outro amigo que também tem uma CD! Estamos querendo montar um comboio para a Patagônia no final do ano que vem, convite feito!
Opa!
Patagônia em 2015?
Estou interessado, muito interessado!
Michel Rocha
17/04/2014, 19:13
Opa!
Patagônia em 2015?
Estou interessado, muito interessado!
Buenas PP5GAS (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/69389.html)!
Isso mesmo!
Projeto PATAGÔNIA 2015!
Estou conversando com um amigo, e o mesmo topou de imediato!
Estou acertando a viatura para pegar a estrada! E creio que por aquelas bandas seja um bom começo para as aventuras que hão de vir!
Podemos ir conversando, amadurecendo a ideia!
Opa, vamos alimentando essa idéia...Da uma olhada nesse gringo, achei hoje o Blog dele, encontrei com 2 casais, um suiço e outro holandeses no pantanal, pararam pra conversar e tal, até postei agora pouco esse relato no meu face, da uma olhada na Camper dele, unser Auto (Kölbis Seite) | Endlich auf Reisen! (http://chrigikoelbi.ch/?page_id=459)
Isso mesmo!
Projeto PATAGÔNIA 2015!
Estou acertando a viatura para pegar a estrada! E creio que por aquelas bandas seja um bom começo para as aventuras que hão de vir!
Michel,
Parabéns pela aquisição da Toyota.
Tenho também como sonho viajar de motorhome.
Penso em iniciar o meu projeto no final de 2015, início de 2016.
Se Deus assim permitir, os primeiros lugares a serem visitados
serão Patagônia e deserto do Atacama.
Boa sorte em suas aventuras
Abraços
Opa ! Tb de olho na Patagônia.
Zerocon, só uma dica. A melhor época para ir aos lençóis é em Julho/Agosto quando as lagoas estão cheias. No fim do ano elas estão secas.
Abs
ALVARO ANGELO
18/04/2014, 10:29
Isso mesmo!
Projeto PATAGÔNIA 2015!
Olá Michel.
Indo de comboio você já irá resolver algumas dificuldades como o quesito "SEGURANÇA". É UMA ÓTIMA SOLUÇÃO.
Vocês também poderão dividir a tarefa de levar algumas peças sobressalentes que poderão ser necessárias em uma emergência. Nós tinhamos um amigo que na parte de baixo do MH era praticamente de peças para todos e ainda por cima levava um mecânico que era seu amigo.
Como um pouco de água é sempre importante ter, no meu terceiro MH (sem muito espaço) improvisei uma caixa fina e comprida faceando ao longo da estrutura do chassis. (água pesa, altera a estabilidade e por isso só tinhamos caixa bem baixas.
Nos MH maiores tinhamos caixa altas mas que só eram preenchidas com o MH parado. É interessante fazer dentro das caixas o quebra ondas.
E se você for fazer um bagageiro na parte da frente no teto da CD, faça reforçado e procure colocar o máximo possível de garras (6,7 ou 8 = tipo 3 nas laterais , uma na frente e uma atrás) para distribuir o peso por igual na calha da CD.
Não faça com apenas 4 como é comum, porque se tiver que colocar mais peso, por acontecimentos inesperados, você terá problemas. Meu MB 608 aguentava transportar um barco no teto pela distribuição generosa e igual do peso.
Ítens importantes são também dois farois de milha e dois de neblina (esses ultimos deverão sempre que possível ter um circuito independente à parte para o caso de você ter problema na eletrica principal).
E quanto mais longe se vai...mais...
Conforme for me lembrando vou postando para você.
Alvaro Angelo
Michel Rocha
21/04/2014, 22:51
Opa ! Tb de olho na Patagônia.
Zerocon, só uma dica. A melhor época para ir aos lençóis é em Julho/Agosto quando as lagoas estão cheias. No fim do ano elas estão secas.
Abs
Dimasi,
Convite feito a todos! Se houver interesse...
Pro final do ano que vem.
Abraços
Michel,
Parabéns pela aquisição da Toyota.
Tenho também como sonho viajar de motorhome.
Penso em iniciar o meu projeto no final de 2015, início de 2016.
Se Deus assim permitir, os primeiros lugares a serem visitados
serão Patagônia e deserto do Atacama.
Boa sorte em suas aventuras
Abraços
Bibinha,
Obrigado! Sempre bom poder realizar um sonho
O projeto do MH não visa o conforto de uma casa! E sim algo que seja util, e que atenda as necessidades.
Não precisa ser gigante algo enorme! Nesse mundo 4x4 em que vivemos não se pode ter extravagancias.
Meu projeto do MH vai começar no inicio do ano que vem! Se Deus quiser!
Patagônia e o Deserto, são dois lugares fantásticos!
E com um MH então, deve ser uma coisa de louco! rs
Boa sorte na sua empreitada.
Abraços
Olá Michel.
Indo de comboio você já irá resolver algumas dificuldades como o quesito "SEGURANÇA". É UMA ÓTIMA SOLUÇÃO.
Vocês também poderão dividir a tarefa de levar algumas peças sobressalentes que poderão ser necessárias em uma emergência. Nós tinhamos um amigo que na parte de baixo do MH era praticamente de peças para todos e ainda por cima levava um mecânico que era seu amigo.
Como um pouco de água é sempre importante ter, no meu terceiro MH (sem muito espaço) improvisei uma caixa fina e comprida faceando ao longo da estrutura do chassis. (água pesa, altera a estabilidade e por isso só tinhamos caixa bem baixas.
Nos MH maiores tinhamos caixa altas mas que só eram preenchidas com o MH parado. É interessante fazer dentro das caixas o quebra ondas.
E se você for fazer um bagageiro na parte da frente no teto da CD, faça reforçado e procure colocar o máximo possível de garras (6,7 ou 8 = tipo 3 nas laterais , uma na frente e uma atrás) para distribuir o peso por igual na calha da CD.
Não faça com apenas 4 como é comum, porque se tiver que colocar mais peso, por acontecimentos inesperados, você terá problemas. Meu MB 608 aguentava transportar um barco no teto pela distribuição generosa e igual do peso.
Ítens importantes são também dois farois de milha e dois de neblina (esses ultimos deverão sempre que possível ter um circuito independente à parte para o caso de você ter problema na eletrica principal).
E quanto mais longe se vai...mais...
Conforme for me lembrando vou postando para você.
Alvaro Angelo
ALVARO ANGELO,
Valeu pelas dicas!
Em comboio é bem mais seguro!
Peças sobressalentes é sempre bom! Para não correr riscos em lugares isolados. Quero fazer uma caixa para colocar as ferramentas e as peças...
Estou com algumas ideias de adaptar um tanque de combustível extra. Pois o tanque da Band é muito pequeno!
Quero um de uns 80 litros... Se for possível deixar o original mais o extra aí seria muito bom!
Reservatório de agua, tenho que desenvolver...
O bagageiro, obrigado pelo toque! De momento, não vai nada no teto, quero prender os estepes na parte de trás do carro...
Más sempre bom tê-lo! Assim se houver algum imprevisto, fico mais tranquilo!
A parte eletrica, tenho um amigo que é eletricista, tenho que sentar com ele e desenvolver essa parte.
Pode mandar informações que são muuuuuuuuuito bem vindas!
Abraços
Michel Rocha
21/04/2014, 22:59
460021
Uma nova foto da viatura.
O tanque você não precisa interligá-los permanentemente. Pode deixar uma tubulação com registro para o combustível descer por gravidade assim que você abrir manualmente o registro.
Isso mesmo!
Projeto PATAGÔNIA 2015!
Opa!! também tenho interesse de embarcar nesse projeto! Já estou planejando há alguns anos essa viagem. Item importante e que a maioria das bands não tem é o ar quente!!!
O legal de um comboio de bands é que se pode juntar conhecimentos sobre a viatura!!
Michel Rocha
22/04/2014, 11:39
O tanque você não precisa interligá-los permanentemente. Pode deixar uma tubulação com registro para o combustível descer por gravidade assim que você abrir manualmente o registro.
É uma boa saída! Conversando com um amigo, o mesmo disse que um caminhoneiro colocou um tanque (para gato) na cabine estendida do caminhao!
Pensei em desenvolver algo para colocar em baixo do banco traseiro da viatura! Colocando um quebra onda... deve dar uma capacidade boa!
E resolve o problema por gravidade...
O que me diz?
Opa!! também tenho interesse de embarcar nesse projeto! Já estou planejando há alguns anos essa viagem. Item importante e que a maioria das bands não tem é o ar quente!!!
O legal de um comboio de bands é que se pode juntar conhecimentos sobre a viatura!!
Amigão, vamos embarcar nessa então!?!?!??!
Vamos fazer uma lista de possiveis interessados! E assim vamos fechando ideias e acertando os projetos!
Fui para a Serra da Canastra nesse feriadão!
E vi que falta faz um ar condicionado na viatura! Comi pó pra caramba! O carro esta imundo!
E outra coisa que faz falta é um rádio!
Queria uma ajuda do pessoal!
Qual rádio comprar?? Um PX ou PY??
Um comboio de Bands não seria nada mal!
ALVARO ANGELO
23/04/2014, 07:15
É uma boa saída! Conversando com um amigo, o mesmo disse que um caminhoneiro colocou um tanque (para gato) na cabine estendida do caminhao!
Pensei em desenvolver algo para colocar em baixo do banco traseiro da viatura! Colocando um quebra onda... deve dar uma capacidade boa!
E resolve o problema por gravidade...
O que me diz?
Amigão, vamos embarcar nessa então!?!?!??!
Vamos fazer uma lista de possiveis interessados! E assim vamos fechando ideias e acertando os projetos!
Fui para a Serra da Canastra nesse feriadão!
E vi que falta faz um ar condicionado na viatura! Comi pó pra caramba! O carro esta imundo!
E outra coisa que faz falta é um rádio!
Queria uma ajuda do pessoal!
Qual rádio comprar?? Um PX ou PY??
Um comboio de Bands não seria nada mal!
Olá Michel.
Um rádio Px é barato e serve principalmente para comunicação entre viaturas enquanto estiver viajando. É um rádio de curto alcance, mas quebra um tremendo galho para quem viaja em comboio.
Na minha época a P. Rodoviária tinha este equipamento que ficava presetado no canal 09 para possíveis emergências dos viajantes. Não havia necessidade de nenhuma prova para ser Px.
Quanto ao PY (na época era também radio amador) existia 03 classes (A,B,C), cada uma com suas provas específicas e potência de rádio. Acho interessante fazer para classe C (não exigia conhecimento de código morse) e você vai descobrir que a classe de radio amadores é uma classe (ou era) bem unida e gostam de ajudar pessoas em dificuldades (nem sempre em épocas de catastrofes). Em países vizinhos costuma ser uma "mão na roda".
É isso aí.
Alvaro Angelo
Michel Rocha
23/04/2014, 08:28
Olá Michel.
Um rádio Px é barato e serve principalmente para comunicação entre viaturas enquanto estiver viajando. É um rádio de curto alcance, mas quebra um tremendo galho para quem viaja em comboio.
Na minha época a P. Rodoviária tinha este equipamento que ficava presetado no canal 09 para possíveis emergências dos viajantes. Não havia necessidade de nenhuma prova para ser Px.
Quanto ao PY (na época era também radio amador) existia 03 classes (A,B,C), cada uma com suas provas específicas e potência de rádio. Acho interessante fazer para classe C (não exigia conhecimento de código morse) e você vai descobrir que a classe de radio amadores é uma classe (ou era) bem unida e gostam de ajudar pessoas em dificuldades (nem sempre em épocas de catastrofes). Em países vizinhos costuma ser uma "mão na roda".
É isso aí.
Alvaro Angelo
Bom dia Alvaro!
O PY consegue conversar com um PX?
O PY tem um alcance bem maior?
Me falaram para eu partir para o PY, só que o cara que me falou isso... nao botei muita fé!
Abraço
A maioria tá partindo para o PY. O importante é saber qual vai ser usado pela turma que vc andar. No ebay tem uns rádios que falam com PX, PY e talk about. Lembrando que para o py tem que ter a licença de radio amador. A maioria que usa o py portátil não tem pq é difícil a fiscalização pegar, já se for fixo na viatura não tem como correr.
titanium
23/04/2014, 13:04
Rapazes, tirar o indicativo é "facin facin" e anda tranquilo, sem stress com os puliça!
Tirei o meu e não me arrependo! Bão até que aprendemos algumas coisas interessantes para a operação.
Abraços!
Carlo Pecca
23/04/2014, 16:26
Miguel Rocha,
acesse a pagina da anatel.gov.br e lá vc terá todas as informações, também tem o pessoal da LABRE aí Sampa que pode ajudar.
Aqui no fórum tem tópico de radio também. No fim da pagina .
Michel Rocha
23/04/2014, 17:39
Então senhores!
Procurei, fucei, corri atrás...
O PY não é tão usado ainda! Esta começando a ser usado!
Como pretendo viajar ano que vem, quero tirar todas as duvidas antes de partir para a compra!
O PY não conversa com o PX? Correto? Pelos os que são vendidos por aqui...?! Correto?
Citando o Dimasi, lá fora há um que conversa com o PX, PY e os talk about?? É isso mesmo que entendi??
O tirar a licença creio que não seja o pior de tudo...
Prefiro andar na tranquilidade..
Então senhores!
Procurei, fucei, corri atrás...
O PY não é tão usado ainda! Esta começando a ser usado!
Como pretendo viajar ano que vem, quero tirar todas as duvidas antes de partir para a compra!
O PY não conversa com o PX? Correto? Pelos os que são vendidos por aqui...?! Correto?
Citando o Dimasi, lá fora há um que conversa com o PX, PY e os talk about?? É isso mesmo que entendi??
O tirar a licença creio que não seja o pior de tudo...
Prefiro andar na tranquilidade..
Como já dito acima, aqui no Forum tem tópico sobre comunicação via rádio.
Mas vamos lá com umas dicas.
O PY em comboio é uma excelente opção. Mas é preciso ter licença. Para obter a mesma deve-se fazer um teste. Normalmente as LABRE´s atuam com a ANATEL para promover as provas e fornecem apostilas para estudo em seus sites.
Em nosso site http://www.crarsul.com.br/ também temos as dicas necessárias. Acesse lá.
Quanto ao PY conversar com o PX é possível sim. Mas não é solução econômica e nem funcional. É preciso instalar antenas específicas e adquirir equipamento carí$$imo. Não vale a pena.
Já o PX é semples, funcional e barato para uso em comboio.
Michel Rocha
23/04/2014, 20:40
Senhores,
Entrei nos foruns...
Li uma grande parte!
Antes eu estava sem duvida!
Agora bateu a duvida de novo!
Direto e objetivo!
Qual vocês colocariam em suas viaturas?? Ou qual vocês tem nas mesmas??
titanium
24/04/2014, 08:09
A verdade é que o PX (base) é muito utilizado nas estradas, pelos caminhoneiros e alguns postos de gasolina...
o PY (base) tem uma qualidade de áudio superior, mas normalmente é utilizado só nos comboios, por jipeiros, radioamadores nas cidades, etc.
O meio termo entre os dos mundos são os rádios HTs, tipo os chineses Baofeng, que falam com talkabout, PX e PY. Mas só falam em curta distância pela falta de potência.
EU tenho um base PY e vou providenciar um HT Baofeng dualband, pois meu HT Yaesu quebrou......
Radames Menegaz
24/04/2014, 09:46
Opá tambem tenho interesse na viajem é uma das viagens que quero fazer com a viatura!! alguem tem idéia de como colocar alguma coisa para ter ar quente na band?? e se possível que acessórios temos que ter para esse tipo de viagem?
Michel Rocha
24/04/2014, 10:28
Opá tambem tenho interesse na viajem é uma das viagens que quero fazer com a viatura!! alguem tem idéia de como colocar alguma coisa para ter ar quente na band?? e se possível que acessórios temos que ter para esse tipo de viagem?
Buenas Radames!
Sou novato nesse mundo 4x4!
Más o que sempre vejo o que o pessoal leva em expedições são,
Guincho,
Galões extras (agua e combustível),
Farol de milha,
Macaco hi lift,
Rádio Comunicador,
Estepe extra...
Essas e entre outras, são algumas das coisas que vi nas expedições realizadas por amigos de 4x4, e que pretendo colocar na viatura para as expedições futuras...
Ardidas///
24/04/2014, 11:59
Michel Rocha,
Pelas fotos que vi da sua Band, vc ainda não colocou a caçamba de aço, correto? Você sabe me dizer se é só tirar a de madeira e colocar a de aço? São poucos os ajustes ou o Chassis é diferente e as adaptações são muitas?
Aguardo.
Toni
Michel Rocha
24/04/2014, 13:10
Michel Rocha,
Pelas fotos que vi da sua Band, vc ainda não colocou a caçamba de aço, correto? Você sabe me dizer se é só tirar a de madeira e colocar a de aço? São poucos os ajustes ou o Chassis é diferente e as adaptações são muitas?
Aguardo.
Toni
Buenas amigo!
Isso mesmo!
Ainda não coloquei! Pois ainda estou fazendo "carreto" para o meu pai, pois o mesmo esta mexendo na chácara...
Pelo que observei, é só tirar a de madeira e colocar a de aço!
Não tem dor de cabeça não!
Só uma coisa que acho que é legal se não for obrigatório é colocar um calço (borracha) nos pontos de fixação do chassi.
Pois o chassi já tem os pontos para o aparafusamento.
Depois eu tiro algumas fotos..
PS: A minha é CD original, e a caçamba é para CD.
É só tirar uma e colocar a outra...
Senhores,
Entrei nos foruns...
Li uma grande parte!
Antes eu estava sem duvida!
Agora bateu a duvida de novo!
Direto e objetivo!
Qual vocês colocariam em suas viaturas?? Ou qual vocês tem nas mesmas??
Tenho instalado um Kenwood (VHF).
ALVARO ANGELO
24/04/2014, 19:03
[QUOTE=Michel Rocha;2124344]Bom dia Alvaro!
O PY consegue conversar com um PX?
O PY tem um alcance bem maior?
Me falaram para eu partir para o PY, só que o cara que me falou isso... nao botei muita fé!
Olá Michel.
Tentarei tirar algumas dúvidas suas, porém lembre-se que deve haver companheiros aqui do Fórum mais atualizados do que eu.
Procurei e achei minha licença de radio amador, classe "C" (PU4WDN de 1977). Potência máxima admitida de 100 watts
Nos rádios PX da época a potência máxima era de 10 Watts.(10 vezes menos e também 10 vezes mais baratos). Daí seria interessante você pensar e calcular junto com outros equipamento elétricos como seriam suas baterias e alternador.
Na época não havia exame para PX, mas havia para PY (legislação, estudos específicos da área da radiodifusão e conhecimentos gerais. Acredito que ainda existam.
PX tinha menos burocracia que PY. PX se fazia na base de conversas informais, radio amadores tinham protocolos e etiquetas a serem observadas nas comunicações.
Viajando em comboio (3 a 5 componentes) haviam alguns procedimentos como : O MH mais veloz e potente era sempre o último da fila, e o mais lerdo era sempre o primeiro. Mantinha-se sempre uma distancia de 50 a 100 metros entre os MH, procurando-se ficar no visual dos companheiros e deixando um espaço entre os MH, para a ultrapassagem dos carros de passeio.
Se você já pegou alguns caminhões pesados andando colados numa pista simples, sabe que é perigoso e sempre vai aparecer um apressado para entrar na contra mão mesmo que seja numa curva e sem visão.
Rádio PY só eu tinha porque já era radio amador. O uso de todos era do rádio PX (que é mais barato e consome menos). E quando bem instalado( isso é importante) pode alcançar um raio de 7 a 10 kilometros nas estradas. E se iamos viajar no contato visual os rádios serviam plenamente.
Quando for instalar o PX ou PY me mande seu email, para que lhe passe algumas dicas de instalação e antenas.
Na prática pode pensar mais ou menos assim : Para cada watt de potencia no rádio você teria de 0,5 a 1 kilometro de alcance na banda de 10 e 11 metros,dependendo da propagação e dos obstáculos ao redor.
Espero ter ajudado e não ter confundido ainda mais.
Alvaro Angelo
Michel Rocha
24/04/2014, 19:09
Alvaro Angelo
sem querer abusar mais já fazendo... michelmendonca@yahoo.com.br
Michel Rocha
05/05/2014, 19:19
Buenas senhores!
Andei meio sumido do tópico e do fórum...
O projeto da reforma e do MH e os investimentos realizados no Mamuthe deu uma parada!
Por um BOM motivo!
Comprei o tão sonhado guincho mecânico!
Nada mais nada menos que um Ekron 12000 Libras!
Chega em julho, pois não tenho pressa, pois estou liso! Não teria grana para instala-lo!
Com isso, vou dar uma segurada nos investimentos na viatura!
Vou atualizando aos poucos...
E uma fotinha depois de uma volta na Serra da Canastra461693
Fabio Diniz
07/05/2014, 12:55
Fala Michel,
Muito legal sua Band. Sou de São José tb e sei que é difícil achar mão de obra neste seguimento. Mas, para nossa sorte temos este fórum que nos ajuda e muito nas informações...
Abraços...
Edintruder
07/05/2014, 13:14
Michel, qual o tamanho dos pneus que estás usando?
Michel Rocha
07/05/2014, 14:48
Fala Michel,
Muito legal sua Band. Sou de São José tb e sei que é difícil achar mão de obra neste seguimento. Mas, para nossa sorte temos este fórum que nos ajuda e muito nas informações...
Abraços...
Buenas Fabio Diniz!
Obrigado!
Bem por aí! Aqui em São José há dois caras bons!
O Ronaldo na Vila São Bento e o Robson do Satélite...
A mão de obra é salgada! Mais é o preço que se paga por ter esse brinquedo!
Que viatura você tem?
Abraços
Michel, qual o tamanho dos pneus que estás usando?
Buenas Edintruder;
Estou usando uma serie limitada se não me engano, Goodyear 7.50x16 Power train
Olá!
Tem alguém de Campo Grande/MS que teria disponibilidade de olhar/avaliar uma Toyota CD que está aí para vender?
Por favor, responder em particular norival_m@yahoo.com.br
Desde já agradeço.
Att
Norival
Fabio Diniz
07/05/2014, 22:09
Buenas Fabio Diniz!
Obrigado!
Bem por aí! Aqui em São José há dois caras bons!
O Ronaldo na Vila São Bento e o Robson do Satélite...
A mão de obra é salgada! Mais é o preço que se paga por ter esse brinquedo!
Que viatura você tem?
Abraços
Opa, vamo indo, devagar e sempre.hehe
Conheço o Ronaldo ja faz tempãooo, o cara manda muito bem, eu acho viu!! Desde a época do início do JEEP CLUBE COMANDO DA MANTIQUEIRA. Quando eu era ainda uma criança e meu pai, começou nesta brincadeira.hehe
Então, estou com o morfeu ( engesa 4 fase2 ) que era do meu pai, e passou pra mim, ja esta a uns 10 anos conosco...
Esta em fase de reforma, de acordo com os tempo$$.hehe
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/131226-meu-engesa-morfeu.html
Tem pouca coisa, mas da pra ver o grandão adormecido...:news-coffee:
Abraços
Fabio Diniz
Fabio Diniz
07/05/2014, 22:16
Opa, esqueci.
Conheci outro dia o cara chamado Márcio Tanaka, ele tem a oficina no incio da estrada do Bom sucesso. Ele mexeu na F75 que temos, e ficou um serviço legal viu. Apesar dele ter dado umas pontas de solda no anel trava da ponta de eixo, ele fez um selviço bacana.
p.s Esse lance de soldar o anel trava parece ser uma discussão para ser ter com os mais entendidos. Pois, muitos falam que não se deve fazer isso, porem, este mesmo falou isso, e depois quando fui falar com o mecanico que fez o serviço, este, me disse que deu 2 pingo de solda. :parede: Vai entender.
MAS... muito bom o serviço!!
ABraços
Michel Rocha
08/05/2014, 06:48
Opa, esqueci.
Conheci outro dia o cara chamado Márcio Tanaka, ele tem a oficina no incio da estrada do Bom sucesso. Ele mexeu na F75 que temos, e ficou um serviço legal viu. Apesar dele ter dado umas pontas de solda no anel trava da ponta de eixo, ele fez um selviço bacana.
p.s Esse lance de soldar o anel trava parece ser uma discussão para ser ter com os mais entendidos. Pois, muitos falam que não se deve fazer isso, porem, este mesmo falou isso, e depois quando fui falar com o mecanico que fez o serviço, este, me disse que deu 2 pingo de solda. :parede: Vai entender.
MAS... muito bom o serviço!!
ABraços
Fabio,
Agora vendo o link que você postou, nos conhecemos no Ronaldo! Mundo pequeno! rs:chorandoderir:
Eu estava com a Mamuthe lá!
Você contou essa peripécia do teu irmão! hahahahah
E como anda a reforma da criança?
Da vez que conversamos você estava correndo atrás de peças se não me falhe a memoria.
Temos que combinar algumas trilhas...
Abraços
Fabio Diniz
08/05/2014, 20:56
Fabio,
Agora vendo o link que você postou, nos conhecemos no Ronaldo! Mundo pequeno! rs:chorandoderir:
Eu estava com a Mamuthe lá!
Você contou essa peripécia do teu irmão! hahahahah
E como anda a reforma da criança?
Da vez que conversamos você estava correndo atrás de peças se não me falhe a memoria.
Temos que combinar algumas trilhas...
Abraços
Pô, Michel, mundo pequeno mesmo. rsrs
A reforma ta meio parada, na verdade, ainda faltam algumas pecinhas...hehe
Aquele dia estava atras do motor de arranque, este pelo menos, ja consegui, agora falta monta-lo.kkkk
Meuuu, to muito ansioso para que o morfeu comece logo a andar para que possamos brincar um pouco. Putz, outro dia voltei de monte verde pela estrada de terra ali que cai em são xico. Putz, o celtinha foi valente, bateu um pouco embaixo, mas foi de boa, media de 40 por hora...kkkk
Po, fazer trilhas eu curto muito, claro que não essas radicais de quebrar o brinquedo, mas uns passeio tipo Itamonte, é bem vindo hein...
Abração
Seguindo ai suas obras.
Michel Rocha
08/05/2014, 21:26
Pô, Michel, mundo pequeno mesmo. rsrs
A reforma ta meio parada, na verdade, ainda faltam algumas pecinhas...hehe
Aquele dia estava atras do motor de arranque, este pelo menos, ja consegui, agora falta monta-lo.kkkk
Meuuu, to muito ansioso para que o morfeu comece logo a andar para que possamos brincar um pouco. Putz, outro dia voltei de monte verde pela estrada de terra ali que cai em são xico. Putz, o celtinha foi valente, bateu um pouco embaixo, mas foi de boa, media de 40 por hora...kkkk
Po, fazer trilhas eu curto muito, claro que não essas radicais de quebrar o brinquedo, mas uns passeio tipo Itamonte, é bem vindo hein...
Abração
Seguindo ai suas obras.
Buenas Fabio!
Cara, curto trilhas! E muito!
Só que não sou playboy! Só tenho esse carro!
Estava fazendo as contas hoje... e olha que passei o dia inteiro pensando nisso! :-?
A empreitada da reforma e do motorhome só volta em julho! :mad:
A coisa esta feia por aqui! E agora com a compra do guincho! Ferrou de vez!
Só esse ano gastei mais de R$ 12.000,00 na viatura! E ainda não se vê as melhorias!
Sei que tem que ir com calma! Mais é dificil! hahhahahahahaha
E não faço mais as contas de quanto gastei!
Fiz de quanto ainda vou gastar... e essa me deu medo! hahahahahahahah
Temos que combinar alguns passeios...
Ano que vem estou pretendendo fazer uma expedição para a Patagonia!
Se der tudo certo, estamos aí!
Quero ver o Morfeu depois de reformado!
Abraçao
Michel Rocha
22/08/2014, 08:34
Buenas a todos!
Esta meio parado esse topico aqui!
Dando uma atualizada!
Acertando os feixes de mola!
Uma lamina estava trincada e acabou quebrando!
E a mesma não era original da CD.
Foi trocada por uma igual a original
474914474916474917474915
Michel Rocha
22/08/2014, 08:40
Mais dos acertos!
Reparo na caixa de direção, reparo no cardã dianteiro, reparo no munhão e mais algumas peças
474919474920474921474922474923