PDA

Ver Versão Completa : Hilux SW4 2002 - "Monstrinha"

Páginas : [1] 2

AlonsoFausto
13/04/2014, 14:28
Prezados,

Depois de muito procurar, muita leitura no fórum, muitas ligações e diversos e-mails, finalmente encontrei a minha Hilux SW4 2002, que agora se chama Monstrinha.

Aparentemente o carro está muito íntegro. Peguei ela na sexta-feira dia 11/04/2014 e comecei com uma limpeza externa e dando o trato que ela merece. White lub nas trancas, retirei as luzes da placa que estavam com um quilo de terra cada uma e retirei também as lanternas traseiras.

Antes de fechar o negócio já tinha levado em bombista e numa oficina especializada em turbinas para saber realmente o estado... tudo OK! O camarada da turbina até retirou a mangueira do filtro de ar para melhor acesso e verificar com maior precisão a turbina.

A Monstrinha está com o funcionamento redondo, o motor responde muito bem, pega fácil e não fumaça nada, nem quando acelera mais forte...

Na sexta mesmo dei pressão no gás do ar-condicionado que estava bem baixo e não saía geladão. Agora tudo OK! Mas como tudo não são flores, o comando do ar, que é digital, está com problemas e já sei que no Brasil não tem reparo e só um camarada da Califórnia o faz... está na lista de "coisas a fazer".

No elevador olhei tudo por baixo, não há sinais de vazamentos nem raspados (que poderia denunciar um uso off-road mais severo).

Ontem, sábado, foi dia de dar um trato na tapeçaria que estava com diversas manchas... suei mas ficou legal! Ah, também fiz compras: 7 litros de BR Top Turbo; 3 litros de Lubrax GL5 LS (API GL-5 SAE 90 para o diferencial traseiro); 4 Litros de Lubrax Gold (API GL-5 75W90 para diferencial dianteiro, caixa de marcha e caixa de transferência); 1 Litro de Dexron III para direção hidráulica e DOT 4 para os freios.

Não encontrei graxa à base de bisulfeto de mobilidênio para cardans e cruzetas...

Encomendei na Toyota (Kurumá Veículos) a tampa do radiador e válvula termostática.

Amanhã ou terça vai para a revisão no meu mecânico de confiança...

Já já posto fotos!

OBS: o hodômetro marca 180000, mas sei que não condiz com o ano..

lucciano amaral
13/04/2014, 16:59
Amigo coloque fotos da sw4, sou fa das sw4, hheeh boa sorte na empreitada

HERICK
14/04/2014, 05:12
Parabéns pela aquisição! Poste as fotos no tópico específico já aberto que se chama " fotos de Hilux" um forte abraço.

Glaicon
14/04/2014, 06:21
Parabéns pela aquisição.
Além dos serviços já feitos sugiro trocar correia dentada, polia e esticador.
É o kit mais importante a ser trocado em viaturas com longa data.
E peças originais, com certeza.:concordo:

HERICK
14/04/2014, 07:12
Aqui vai o link para a postagem das fotos http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/21039-fotos-de-Hilux.html

rapfael
14/04/2014, 18:09
Parabéns, também vou esperar as fotos da vtr. :curtir: Abraços.

Felipebrandao
14/04/2014, 19:46
Alonso parabéns pela aquisição a viatura é 10, agora é colocar a monstrinha para andar nas estradas de Pedra azul, visitar a cachoeira do zeca e aproveitar o conforto.

mbm4x4
14/04/2014, 19:59
Parabéns pela viatura.
No aguardo das fotos.
:-)

AlonsoFausto
15/04/2014, 10:51
Obrigado a todos!

Os últimos dias foram corridos e há muita coisa que quero fazer...

Bom, sábado foi dia de continuar a limpeza, dei uma atenção maior na parte da tapeçaria.

Ontem a Monstrinha foi pro estaleiro e ganhou filtros novos de combustível, óleo e ar. Substituí óleo do motor, caixa marcha, caixa de transferência, diferencial traseiro e dianteiro, líquido do sistema de arrefecimento, óleo da direção hidráulica, óleo de freio, óleo da embreagem e graxa nos cardans e cruzetas. Como o mecânico é meu amigo, fiquei o tempo inteiro ajudando e dando "pitacos" no trabalho que ele estava fazendo... coitado...

Seguem as quantidades que entraram, lembrando que todos os óleos foram drenados por muito tempo, deixei sair bastante mesmo, até parar de pingar:

- Diferencial traseiro 2,6L
- Diferencial dianteiro 1,5L
- Caixa de marchas 3,3L
- Caixa de transferência 1,2L
- Direção hidráulica 1L
- Freio + embreagem 1L
- 7 pontos graxeiros
- acho que foram 10 litros do líquido de arrefecimento, não me recordo pois terminamos às 20h40m, já estava exausto...

Não estou conseguindo postar fotos ou não sei como faz... tirei fotos de tudo, inclusive de algumas coisas que tenho dúvida...

Bom, acabei descobrindo que minha caixa de direção está com um pequeno vazamento, nada muito grande e nem pinga, mas a caixa está "melada" de óleo e sei que está vazando e o nível estava um pouco baixo e o óleo estava péssimo, ruim mesmo... Por enquanto não vou mandar abrir a caixa, vou segurar um pouco e ficar observando o nível, mais pra frente mando abrir e retificar.

O diferencial traseiro estava com muita borra na parte de cima do lado direito, alguns parafusos estavam frouxos e acabou vazando um pouco de óleo também. Neste caso apenas apertei os parafusos e vou observar se o vazamento vai continuar.

A bucha direita da barra estabilizadora dianteira (panhard??) está estourada. Vou comprar e substituir...

Até quinta-feira a Monstrinha ganhará sapatinhos novos: 4 Bf Goodrich All Terrain 265/75 R16. Acho que vão caber sem pegar em nada, visto que os originais são 265/70 e, pelo que olhei, há bastante espaço.

Todas as correiras estão "novas" e em excelente estado.

Dei um trato nas lanternas, faróis, setas dianteiras e break ligth. As setas dianteiras e o break light estavam opacos, com aparência feia.. agora, depois do polimento, estão brilhando!

Bom, se alguém puder me ajudar em como postar as fotos...

Abraços,

AlonsoFausto
15/04/2014, 11:16
Acho que acabei de descobrir...

459325Monstrinha no dia em que peguei...

4593261Kzte ainda com fluidos "velhos"..

459327459328pequenos caprichos...

459329produtinho milagroso, realmente funcionou: removeu manchas e deixou perfumada!

AlonsoFausto
15/04/2014, 11:28
459330459331óleos...

459332testando a Monstrinha numa subida de serra e o ponteiro da temperatura, graças a Jah, não se mexeu!

459333reservatório do arrefecimento foi retirado para limpeza...

459334drenando a caixa de marchas
459335caixa de transferência...
459336diferencial traseiro...
459337diferencial dianteiro

AlonsoFausto
15/04/2014, 11:36
459338filtros de óleo e combustível novos

459339459340reservatório de fluido de freio removido para limpeza (ganhou DOT4)

459341graxa nos cardans e cruzetas (só achei 7 pontos)

459342Monstrinha toda boba com fluidos e óleos novos e adesivo do Fórum!!!

HERICK
15/04/2014, 13:42
Show de bola meu amigo! Parabéns pelo cuidado dado à sua bela VTR! Um forte abraço.

AlonsoFausto
15/04/2014, 14:01
Show de bola meu amigo! Parabéns pelo cuidado dado à sua bela VTR! Um forte abraço.

Obrigado Herick!

Em tempo, no meu reservatório de água dos limpadores há uma espuma?! dentro e não sei pra que serve ou se realmente é original.. o de vocês é assim?:

459354

F. Oliveira
15/04/2014, 22:18
Parabéns pela linda máquina....parece tanto com minha ex... Bateu até saudades..hehehhehehe

Na minha ex tinha essa espuma tb.

abs!

Felipebrandao
15/04/2014, 23:21
Se não me engano essa esponja era para evitar que o tanque se enchesse de espuma do aditivo ao enche lo

feitosac
15/04/2014, 23:34
Parabéns, linda viatura.
A esponja é de fábrica.
Abs.

AlonsoFausto
16/04/2014, 18:08
Parabéns pela linda máquina....parece tanto com minha ex... Bateu até saudades..hehehhehehe

Na minha ex tinha essa espuma tb.

abs!

Fernando, com o seu monstro de 6 cilindros com certeza não deve ter muita saudade! Mas, em todo caso, à disposição... hahahahaha

Abraço.

AlonsoFausto
16/04/2014, 18:12
Se não me engano essa esponja era para evitar que o tanque se enchesse de espuma do aditivo ao enche lo

Felipe, ontem fiquei "estudando" a tal espuma e cheguei a conclusão de que ela serve para denunciar o nível... a ponta dela sempre fica variando, conforme o uso, entre o máximo (N) e o mínimo (E). Genial, nunca tinha visto!

Abraço

AlonsoFausto
16/04/2014, 18:12
Parabéns, linda viatura.
A esponja é de fábrica.
Abs.

Obrigado Carlos, olha a resposta aí de cima e observa na sua se isso ocorre...

Abraço.

AlonsoFausto
16/04/2014, 18:29
Acabei que ontem mesmo coloquei os Bf Goodrich All Terrain 265/75 R16... ficaram muito bons! Senti o carro levemente mais alto e macio e com a direção também mais macia, acho que por estarem menos gastos e com menor atrito com o solo a direção realmente fica mais leve... pelo menos faz sentido!

Hoje, 16/04/2014, aconteceu uma tragédia: um f@#$%¨&**&¨%$#@ de um motoboy bateu na lanterna traseira direita e quebrou a parte final, exatamente o quadradinho reflexivo... saí do carro revoltadão e o cara vazou, parti atrás dele e ele atravessou o canteiro central de uma grande avenida aqui de Vitória e não tive mais o que fazer... fiquei muito muito muito muito puto! Enfim, já procurei em um bilhão de lugares aqui e o máximo que encontrei foi uma traseira esquerda (quebrou a direita), da marca BEPO, e por R$ 375,00. Na internet encontrei por R$ 285,00, mas acho que vai ser impossível enviarem amanhã e chegar antes do feriado... me desculpem, mas PQP! Continuo muito puto... nunca aconteceu nada com nenhum carro meu e justamente com a Monstrinha e pré-feriado?!

Depois vou postar fotos...

Abraços

AlonsoFausto
16/04/2014, 19:17
Fotos com péssima qualidade...

459494Monstrinha chegando com os sapatos novos...

459495sapatos de qualidade indiscutível...

459496aqui já estão montados, mas a foto ficou ruim.

F. Oliveira
16/04/2014, 23:44
Rapaz....motoqueiro (com todo o respeito aos que valem alguma coisa....kkkkkkkk) é foda!
hj eu vi um vídeo em que um cara no fiat tipo atropela 3 vezes um maluco que esfaqueou ele por conta de briga de trânsito e, ainda que não sirva de exemplo, sendo condenável tal atitude, já me deu vontade de fazer muito isso com alguns fdps no trânsito. Claro que não tenho coragem e jamais faria. Mas é aquela de respirar fundo, engolir seco, relaxar e procurar a melhor oferta $$$$.. Kkkkkkkkk

vai dar tudo certo...aproveite o feriadão e pense na lanterna depois.....hehhehhehehe
abs!

AlonsoFausto
17/04/2014, 13:05
Seguinte... como quebrou apenas o quadradinho reflexivo no final da lanterna, descobri um camarada que repara lanternas e faróis, pertinho da minha casa. Ficou em R$ 140,00 e Ele garantiu o serviço em durabilidade, perfeição e infiltrações de forma "eterna", falou que os reparos dele nunca deram problema e que são de excelente qualidade. Às 14:30hs vou lá pegar.... hoje a Monstrinha andou sem uma das lanternas traseiras...

Rubens Linhalis
17/04/2014, 13:29
Seguinte... como quebrou apenas o quadradinho reflexivo no final da lanterna, descobri um camarada que repara lanternas e faróis, pertinho da minha casa. Ficou em R$ 140,00 e Ele garantiu o serviço em durabilidade, perfeição e infiltrações de forma "eterna", falou que os reparos dele nunca deram problema e que são de excelente qualidade. Às 14:30hs vou lá pegar.... hoje a Monstrinha andou sem uma das lanternas traseiras...

Tem um amigo que tem uma loja que faz esse tipo de reparo.. fica no Ibes-Vila Velha.. se esse nao der rolo, eu te passo o contato.

E realmente, a Sw4 ta linda. Meu pai tem uma ano 2000, vermelha/vinho , sou louco no carro.

abraços!

AlonsoFausto
17/04/2014, 13:57
Tem um amigo que tem uma loja que faz esse tipo de reparo.. fica no Ibes-Vila Velha.. se esse nao der rolo, eu te passo o contato.

E realmente, a Sw4 ta linda. Meu pai tem uma ano 2000, vermelha/vinho , sou louco no carro.

abraços!

Obrigado Rubens!

Daqui a pouco pego a lanterna...

OBS: algum dia, se possível, gostaria de conhecer a TRECKO... me interesso muito por uma barraca de teto mas tenho zero de experiência em acampamentos... Minha namorada mora em JP, acho que deve ser perto de você por ser no mesmo bairro.

Abraço,

Rubens Linhalis
17/04/2014, 14:17
Obrigado Rubens!

Daqui a pouco pego a lanterna...

OBS: algum dia, se possível, gostaria de conhecer a TRECKO... me interesso muito por uma barraca de teto mas tenho zero de experiência em acampamentos... Minha namorada mora em JP, acho que deve ser perto de você por ser no mesmo bairro.

Abraço,

Opa.. vamos marcar sim. Moro perto da Flash Video.. Hoje estou indo para Santa Cruz (em Aracruz), vou dormir lá no camping e amanha, umas 9hr parto para BA.

Meu contato é rubenslfilho@gmail.com

abraços!

sendthelima
19/04/2014, 17:56
AlonsoFausto,

PARABÉNS CARA!!!! quando eu crescer quero ser igual a ti! hahaha... sério. tá de parabéns pelo cuidado com a criança. Acabei de comprar uma SW4 TD tbm. Só que 2001. To seguindo seus tópicos porque quero fazer toda esta revisão que você fez!

Continue assim!

Abraços!

AlonsoFausto
20/04/2014, 21:27
AlonsoFausto,

PARABÉNS CARA!!!! quando eu crescer quero ser igual a ti! hahaha... sério. tá de parabéns pelo cuidado com a criança. Acabei de comprar uma SW4 TD tbm. Só que 2001. To seguindo seus tópicos porque quero fazer toda esta revisão que você fez!

Continue assim!

Abraços!

Sendthelima, obrigado! Mas não se iluda, as coisas que fiz e o pouco que acho que sei foram e são graças ao 4x4Brasil. Mérito de todos que postamos nossas experiências...

Em tempo, como vou viajar na terça, 22/04, fiquei tranquilo no feriado e aproveitei o sábado para limpar as portas, os forros e lubrificar as máquinas dos vidros e melhorar um pouco a qualidade do som da Monstrinha:

459889

EduardoSW
22/04/2014, 10:46
Prezado Fausto,

Parabéns pela sua "MONSTRINHA"... tá muito linda e agora ainda mais bem cuidada......

DESEJO-LHE QUE TAMBÉM TE PROPORCIONE MUITAS ALEGRIAS....

Todavia, e como não tenho certeza que tenha feito......como sugeriu o GLAICON anteriormente.....Aliás quero fazer justiça, parabenizando mais uma vez a tantos outros amigos aqui do Clube Toyota, sem citar pra não esquecer ninguém, pois aprendi, aprendo e com certeza continuarei aprendendo com as suas valiosas dicas e orientações....

NÃO SE ESQUEÇA DE TROCAR A CORREIA DO COMANDO DE VÁLVULAS E O TENSOR.....

Como você não tem o histórico desta troca ou de quando foi substituída....troque o mais rápido possível caso não tenha feito ainda e seja feliz por mais 100.000 Km......Digo isso, porque apesar da recomendação da Toyota para os motores 1KZTE serem troca a cada 150.000 Km, eu fiz a troca da minha com 137.000 e vou passar a trocar a cada 100.000 Km rodados....

Abraços e mais uma vez PARABÉNS.....

Eduardo.

Zani
22/04/2014, 19:17
AlonsoFausto....linda viatura, parabéns e cuide bem dela.
Abraço.

AlonsoFausto
28/04/2014, 09:42
Prezado Fausto,

Parabéns pela sua "MONSTRINHA"... tá muito linda e agora ainda mais bem cuidada......

DESEJO-LHE QUE TAMBÉM TE PROPORCIONE MUITAS ALEGRIAS....

Todavia, e como não tenho certeza que tenha feito......como sugeriu o GLAICON anteriormente.....Aliás quero fazer justiça, parabenizando mais uma vez a tantos outros amigos aqui do Clube Toyota, sem citar pra não esquecer ninguém, pois aprendi, aprendo e com certeza continuarei aprendendo com as suas valiosas dicas e orientações....

NÃO SE ESQUEÇA DE TROCAR A CORREIA DO COMANDO DE VÁLVULAS E O TENSOR.....

Como você não tem o histórico desta troca ou de quando foi substituída....troque o mais rápido possível caso não tenha feito ainda e seja feliz por mais 100.000 Km......Digo isso, porque apesar da recomendação da Toyota para os motores 1KZTE serem troca a cada 150.000 Km, eu fiz a troca da minha com 137.000 e vou passar a trocar a cada 100.000 Km rodados....

Abraços e mais uma vez PARABÉNS.....

Eduardo.

Obrigado Eduardo!

Quanto a correia do comando e o tensionador, estou mesmo querendo comprar e substituir, mesmo o dono anterior me garantindo que trocou aos 150.000 Km e na inspeção que fiz com meu mecânico verificarmos que a correia está como nova... mas acho que vou sim trocar. Na verdade estou querendo trocar todas as correias e a bomba d'água.

Abraço.

AlonsoFausto
28/04/2014, 09:43
AlonsoFausto....linda viatura, parabéns e cuide bem dela.
Abraço.

Obrigado Zani, está sendo muito bem tratada!

Abraço

AlonsoFausto
28/04/2014, 10:03
Atualizando..

Cheguei ontem, ao todo foram 1835 Km. O consumo da Monstrinha está em 8,3 Km/l, mas não sou do tipo que anda preocupado com o consumo e nem tenho o pé muito leve... Esse é o consumo de uma mistura de cidade, estrada de asfalto e estrada de chão, onde por muitos kms andei com a frente engatada que deixava o carro muito mais estável e seguro naquelas condições. Seguem algumas fotos:

460795

460796460797brincando no "montinho" que encontrei pelo caminho...

460798460799Monstrinha passeou de balsa!

460800

Abraços.

AlonsoFausto
28/04/2014, 10:10
Esqueci de falar: amanhã vou buscar a válvula termostática e a tampa do radiador. A concessionária já me ligou dizendo que chegou, mas Eu estava longe...........

GALEGUITO
28/04/2014, 10:22
[...]
OBS: o hodômetro marca 180000, mas sei que não condiz com o ano..

Fausto, a depender do(s) proprietário(s) anterior(es) o hodômetro pode estar correto sim. Tive uma pajero sport 2002 que foi roubada em 2011 e estava com 160.000km, ou seja, proporcionalmente ela estaria com 180.000 em 12 anos.
Se quizer ter um pouco de certeza sobre isso é só passar na concessionária e informar o chassi/placa do seu carro que eles verificam no sistema quando foram feitas as manutenções.

AlonsoFausto
28/04/2014, 10:36
Galeguito,

Pelo estado e cheiro do óleo do câmbio e da caixa de transferência, meu mecânico disse que ainda eram originais e somado ao estado geral dela por baixo e estado da suspensão, acho que realmente pode ser original... pensei em passar no scanner para verificar e ter 100% de certeza, mas confesso que realmente estou satisfeito com a carro e acho que não quero mesmo saber se é ou não original... não quero me desapontar com o carro que só me trouxe alegrias. A cada dia gosto mais e fico mais ciumento da Monstrinha!

OBS: caí na besteira de deixar DonaPatroa guiar na estrada e...... Ela gostou! PQP....

Abraço.

Engels Kbça
28/04/2014, 23:08
Atualizando..

Cheguei ontem, ao todo foram 1835 Km. O consumo da Monstrinha está em 8,3 Km/l, mas não sou do tipo que anda preocupado com o consumo e nem tenho o pé muito leve... Esse é o consumo de uma mistura de cidade, estrada de asfalto e estrada de chão, onde por muitos kms andei com a frente engatada que deixava o carro muito mais estável e seguro naquelas condições. Seguem algumas fotos:

460795

460796460797brincando no "montinho" que encontrei pelo caminho...

460798460799Monstrinha passeou de balsa!

460800

Abraços.

onde por muitos kms andei com a frente engatada ................................ Não demora o diferencial dianteiro vai pro saco.....

Kbça

AlonsoFausto
28/04/2014, 23:31
onde por muitos kms andei com a frente engatada ................................ Não demora o diferencial dianteiro vai pro saco.....

Kbça

Oi Kbça,

Não tenho experiência neste "novo mundo", meu Go Devil apenas passeia.... Entretanto, posso não ter sido tão claro: os muitos kms que disse ter andado com a dianteira engatada se resumiram a uns 70 kms em estrada de chão, com muitas costelas que deixavam o carro bem instável e saindo um pouco nas curvas. Com a dianteira engatada o carro ficava infinitamente mais estável.

Fiz errado? Em qual situação poderei engatar a dianteira sem prejudicar o diferencial dianteiro?

Agradeço muito pela ajuda e preciso saber mais e ter estas dicas para ter a Monstrinha por muitos e muitos anos...

Abraço

guilhermeabreu
28/04/2014, 23:46
Oi Kbça,

Não tenho experiência neste "novo mundo", meu Go Devil apenas passeia.... Entretanto, posso não ter sido tão claro: os muitos kms que disse ter andado com a dianteira engatada se resumiram a uns 70 kms em estrada de chão, com muitas costelas que deixavam o carro bem instável e saindo um pouco nas curvas. Com a dianteira engatada o carro ficava infinitamente mais estável.

Fiz errado? Em qual situação poderei engatar a dianteira sem prejudicar o diferencial dianteiro?

Agradeço muito pela ajuda e preciso saber mais e ter estas dicas para ter a Monstrinha por muitos e muitos anos...

Abraço

AFONSOFAUSTO

Nestas condições relatadas por vc não tem problema algum , a tração foi feita para usar nestas condições , mas o dia que vc estiver nesta mesma situação e o piso mesmo de terra ficar firme seco e sem areia solta , É BOM vc parar o carro e desengatar a frente , pois em piso duro sem escorregamento apenas 10 km nesta situação pode danificar as engrenagens .

Abraço e desculpe por ter atravessado na resposta , pois vc perguntou ao ENGELS KBÇA .

AlonsoFausto
28/04/2014, 23:56
AFONSOFAUSTO

Nestas condições relatadas por vc não tem problema algum , a tração foi feita para usar nestas condições , mas o dia que vc estiver nesta mesma situação e o piso mesmo de terra ficar firme seco e sem areia solta , É BOM vc parar o carro e desengatar a frente , pois em piso duro sem escorregamento apenas 10 km nesta situação pode danificar as engrenagens .

Abraço e desculpe por ter atravessado na resposta , pois vc perguntou ao ENGELS KBÇA .

Imagina Dr. Guilherme, agradeço muito!

Então, mesmo o manual me dizendo que posso engatar a dianteira até 80 km/h não posso fazer isso? Tenho sempre que parar o carro para engatar e desengatar? Ou, em uma possível situação de chuva torrencial, com asfalto molhado e escorregadio, também não poderei engatar a dianteira? Estou muito perdido com isso...

abração

HERICK
29/04/2014, 05:14
Somente a reduzida tem que parar para engatar e desengatar, o 4x4 normal pode ser feito em movimento ok!

Clandio
29/04/2014, 07:04
Só nunca mova a alavanca de tração com as rodas tracionando.

AlonsoFausto
29/04/2014, 07:34
Obrigado pelas respostas meus amigos, mas continuo com uma dúvida: posso ou não utilizar a dianteira em pisos pavimentados? Por qual motivo isso não seria bom e prejudicaria o diferencial dianteiro? Pensei que o 4x4 da SW4 fosse hi, pois inclusive pode ser engatado até 80 km/h... e, por ser um diferencial, compensaria a diferença de rotação entre a roda esquerda e direita, fazendo com que não haja prejuízo. Acho que se fosse bloqueada aí sim existiria prejuízo...

Mais experientes, agradeço muito muito a paciência e ajuda de vocês!

Abraços.

Clandio
29/04/2014, 07:52
Pelo que sei desse teu modelo de VTR ela não tem diferencial central. Por isso, não há compensação de diferenças de rotação entre os eixos dianteiro e traseiro. Com relação às rodas direita e esquerda, tanto dianteira como traseira tem os diferenciais e compensações, mas entre os eixos não.

Posso estar enganado, mas me parece que nas SW4, o diferencial central só a partir do final de 2005 ou 2006.

Uma pregunta Alonso: Tu tens o manual da tua VTR? Ali tem bastante informação sobre a VTR.

Pergunta a vontade. O pessoal aqui gosta de ajudar.

Abraços.

TCHEIGOR
29/04/2014, 09:34
Obrigado pelas respostas meus amigos, mas continuo com uma dúvida: posso ou não utilizar a dianteira em pisos pavimentados? Por qual motivo isso não seria bom e prejudicaria o diferencial dianteiro? Pensei que o 4x4 da SW4 fosse hi, pois inclusive pode ser engatado até 80 km/h... e, por ser um diferencial, compensaria a diferença de rotação entre a roda esquerda e direita, fazendo com que não haja prejuízo. Acho que se fosse bloqueada aí sim existiria prejuízo...

Mais experientes, agradeço muito muito a paciência e ajuda de vocês!

Abraços.

Em asfalto, além de danificar o conjunto de engrenagens, fica mais perigoso de perder aderência na chuva! Pois em curvas uma das rodas sempre vai tender a 'ser arrastada', perdendo o atrito estático e passando ao atrito dinâmico, ou seja, desgarrando. Quando vc liga o 4x4 no asfalto (chuva) vc só tem uma falsa sensação de estabilidade pois o volante fica mais firme, mas na verdade vc está aumentando o risco de derrapagem.
Em resumo, choveu, diminua a velocidade. 4x4 só é bom na chuva quando tem diferencial central.

AlonsoFausto
29/04/2014, 11:08
Pelo que sei desse teu modelo de VTR ela não tem diferencial central. Por isso, não há compensação de diferenças de rotação entre os eixos dianteiro e traseiro. Com relação às rodas direita e esquerda, tanto dianteira como traseira tem os diferenciais e compensações, mas entre os eixos não.

Posso estar enganado, mas me parece que nas SW4, o diferencial central só a partir do final de 2005 ou 2006.

Uma pregunta Alonso: Tu tens o manual da tua VTR? Ali tem bastante informação sobre a VTR.

Pergunta a vontade. O pessoal aqui gosta de ajudar.

Abraços.

Obrigado mais uma vez Clandio! Eu tenho os manuais sim, vou dar uma olhada hoje...

Abraço

AlonsoFausto
29/04/2014, 11:19
Em asfalto, além de danificar o conjunto de engrenagens, fica mais perigoso de perder aderência na chuva! Pois em curvas uma das rodas sempre vai tender a 'ser arrastada', perdendo o atrito estático e passando ao atrito dinâmico, ou seja, desgarrando. Quando vc liga o 4x4 no asfalto (chuva) vc só tem uma falsa sensação de estabilidade pois o volante fica mais firme, mas na verdade vc está aumentando o risco de derrapagem.
Em resumo, choveu, diminua a velocidade. 4x4 só é bom na chuva quando tem diferencial central.

Estimado Tcheigor, muito obrigado pela atenção! Entretanto, continuo com a seguinte dúvida: por qual razão em curvas uma das rodas tenderia a ser arrastada sendo que há diferencial em ambos os eixos? Se há diferença de velocidade o diferencial não compensaria essa diferença da roda externa à curva com a interna?

Por que, tecnicamente, o "conjunto de engrenagens" seria danificado?

Sem dúvida ando bem mais devagar em chuva, principalmente agora com os BF Goodrich AT...

Desculpa pelo excesso de perguntas e dúvidas, mas já procurei por estas dúvidas no Fórum e não encontrei respostas...

Abração

AlonsoFausto
29/04/2014, 11:34
Hoje pela manhã busquei a tampa do radiador e a válvula termostática:

461033461034461035

TCHEIGOR
29/04/2014, 12:07
Estimado Tcheigor, muito obrigado pela atenção! Entretanto, continuo com a seguinte dúvida: por qual razão em curvas uma das rodas tenderia a ser arrastada sendo que há diferencial em ambos os eixos? Se há diferença de velocidade o diferencial não compensaria essa diferença da roda externa à curva com a interna?

Por que, tecnicamente, o "conjunto de engrenagens" seria danificado?

Sem dúvida ando bem mais devagar em chuva, principalmente agora com os BF Goodrich AT...

Desculpa pelo excesso de perguntas e dúvidas, mas já procurei por estas dúvidas no Fórum e não encontrei respostas...

Abração
A diferença de velocidade ocorre não só nas rodas, mas também entre os eixos (diferencial dianteiro pro traseiro) durante as curvas. Se tiver CT com diferencial (diferencial central) aí sim pode rodar full time 4x4 com segurança. No sistema sem diferencial central os dois cardãs rodam na mesma velocidade, por isso numa curva um dos eixos recebe menos giro do cardã do que deveria, e o outro eixo recebe mais giro do que deveria, o que causa a sensação do carro estar 'preso' em manobras.
Difícil explicar, mas é fato.

AlonsoFausto
29/04/2014, 12:34
A diferença de velocidade ocorre não só nas rodas, mas também entre os eixos (diferencial dianteiro pro traseiro) durante as curvas. Se tiver CT com diferencial (diferencial central) aí sim pode rodar full time 4x4 com segurança. No sistema sem diferencial central os dois cardãs rodam na mesma velocidade, por isso numa curva um dos eixos recebe menos giro do cardã do que deveria, e o outro eixo recebe mais giro do que deveria, o que causa a sensação do carro estar 'preso' em manobras.
Difícil explicar, mas é fato.

Agora sim realmente entendi! O diferencial central compensaria a diferença entre o eixo dianteiro e traseiro, não forçando os cardãns que estariam em velocidades diferentes. Muito obrigado mesmo TCHEIGOR!

Abração.

guilhermeabreu
30/04/2014, 01:57
ALONSOFAUSTO

A tal lingua Portuguesa é complicada sim para explicar as coisas , mas vc agora entendeu , mas mesmo assim vou tentar ajudar mais um pouco , nos carros 4x4 que não tem diferencial CENTRAL é como nas SW4 a partir de 2005 que tem o diferencial central , mas é como se estes carros estivessem com o difrencial CENTRAL BLOQUEADO , ou seja nos carros que não tem diferencial central o eixo cardã dianteiro gira com a mesma velocidade de giro do que o traseiro e qdo vc faz uma curva as rodas dianteiras curvam com um raio diferente do que as rodas traseiras , com isto e por isto os eixos cardãs girando com a mesma velocidade e as rodas girando umas mais do que as outras é que da o problema de quebra .

Outra coisa , NO MANUAL destes carros diz que vc pode engatar a tração 4x4 até a 80 KM/H , PODE SIM ESTA CORRETO , mas eu por minha experiência em meu jipe ENGESA ,vejo que este acoplamento ocorre de uma forma não muito lisa , harmoniosa , macia , POR ESTE MOTIVO eu prefiro engatar e desengatar a tração 4X4 com o carro parado . Vc NUNCA PODE PASSAR DE 4X4 HIGHT ( velocidade alta ) PARA SLOW ( velocidade reduzida ) COM O CARRO ANDANDO . Penso que se eu precisar de usar a tração em 4x4 é pq tem enrosco pela frente e com isto não me custa nada em parar o carro e fazer este procedimento , NUNCA TIVE engrenagens quebradas por ter este cuidado e se vou usar 4x4 é pq tenho que andar bem devagar , É SÓ PRECALÇÃO MINHA este procedimento que faço e recomendo a outras pessoas , já vi em trilhas quebrar engrenagens de amigos passando de 4x2 para 4x4 com o carro andando , talvez por ele ter usado a alavanca rápido demais ou outra coisa qualquer e o prejuízo não é pequeno . Mesmo sabendo que a SW4 2008 é um carro mais moderno , PREFIRO ERRAR POR EXCESSO DE ZELO .

Abraço

AlonsoFausto
30/04/2014, 17:54
ALONSOFAUSTO

A tal lingua Portuguesa é complicada sim para explicar as coisas , mas vc agora entendeu , mas mesmo assim vou tentar ajudar mais um pouco , nos carros 4x4 que não tem diferencial CENTRAL é como nas SW4 a partir de 2005 que tem o diferencial central , mas é como se estes carros estivessem com o difrencial CENTRAL BLOQUEADO , ou seja nos carros que não tem diferencial central o eixo cardã dianteiro gira com a mesma velocidade de giro do que o traseiro e qdo vc faz uma curva as rodas dianteiras curvam com um raio diferente do que as rodas traseiras , com isto e por isto os eixos cardãs girando com a mesma velocidade e as rodas girando umas mais do que as outras é que da o problema de quebra .

Outra coisa , NO MANUAL destes carros diz que vc pode engatar a tração 4x4 até a 80 KM/H , PODE SIM ESTA CORRETO , mas eu por minha experiência em meu jipe ENGESA ,vejo que este acoplamento ocorre de uma forma não muito lisa , harmoniosa , macia , POR ESTE MOTIVO eu prefiro engatar e desengatar a tração 4X4 com o carro parado . Vc NUNCA PODE PASSAR DE 4X4 HIGHT ( velocidade alta ) PARA SLOW ( velocidade reduzida ) COM O CARRO ANDANDO . Penso que se eu precisar de usar a tração em 4x4 é pq tem enrosco pela frente e com isto não me custa nada em parar o carro e fazer este procedimento , NUNCA TIVE engrenagens quebradas por ter este cuidado e se vou usar 4x4 é pq tenho que andar bem devagar , É SÓ PRECALÇÃO MINHA este procedimento que faço e recomendo a outras pessoas , já vi em trilhas quebrar engrenagens de amigos passando de 4x2 para 4x4 com o carro andando , talvez por ele ter usado a alavanca rápido demais ou outra coisa qualquer e o prejuízo não é pequeno . Mesmo sabendo que a SW4 2008 é um carro mais moderno , PREFIRO ERRAR POR EXCESSO DE ZELO .

Abraço

Perfeito Dr. Guilherme, excelente explicação e gostei muito das valiosíssimas dicas!!!

Mas, diante de toda a explicação e exemplos, concluo: sendo assim, não haveria problema em andar apenas em linha reta com a dianteira engatada, não importando o tipo de piso, visto que as velocidades seriam as mesmas. Assim, no caso de pegar retas infinitas de rípio, poderia engatar a dianteira e ter o carro mais na mão e sem prejudicá-lo? Ou apenas as correções de direção, em linha reta e que praticamente não mexem o volante, já seriam suficientes para o efeito de causar velocidades diferentes nos eixos?

Agradeço muito a atenção e desculpa tamanha insistência.... é que realmente quero saber usar a Monstrinha de forma 100% correta e sem causar nenhum tipo de desgaste prematuro ou até mesmo quebras por mau uso.

Att.,

Clandio
30/04/2014, 20:08
Essa é uma situação que eu desaconselho, pois a diferença de desgaste nos pneus (e elas existem ou vão existir com o uso) já pode fazer os cardans girarem a velocidades diferentes, forçando o sistema.Minha dica é: use a tração dianteira apenas em pisos escorregadios (terra solta, cascalho, lama, grama molhada, etc)

guilhermeabreu
30/04/2014, 21:30
ALONSOFAUSTO E CLANDIO

Esta situação de andar no RÍPIO , na minha opinião é aconselhavel andar em 4x4 ou seja com a frente engatada , pois o RÍPIO é caracterizado por ser um piso só de pedras soltas e com a tração em 4x4 vc vai aumentar muito a sua segurança .

Minha opinião . Nunca andei no RÍPIO mas 3 dos meus irmãos já foram a USHUAIA e andaram mais de 3.000 km de RÍPIO e me falaram que o carro anda como se tivesse flutuando de tantas pedras soltas que é este piso .

OBS :

Um destes irmãos esta aqui em casa ao meu lado , ele me falou que tem rípio no qual é uma cama de pedras soltas , NESTE CASO É ACONSELHAVEL USAR A TRAÇÃO EM 4X4 , e tem rípio que é uma terra batida com algumas pedras soltas , neste caso NÃO É ACONSELÁVEL ANDAR EM 4X4 .

Clandio
30/04/2014, 22:14
Concordo Guilherme. O rípio se enquadra em piso escorregadio (tipo cascalho), portanto permitido (até aconselhável) o uso do 4x4.

Engels Kbça
01/05/2014, 10:12
Essa é uma situação que eu desaconselho, pois a diferença de desgaste nos pneus (e elas existem ou vão existir com o uso) já pode fazer os cardans girarem a velocidades diferentes, forçando o sistema.Minha dica é: use a tração dianteira apenas em pisos escorregadios (terra solta, cascalho, lama, grama molhada, etc)

Até a pressão dos pneus, diferentes, causam diferença de rotação entre os eixos.

Engels Kbça
01/05/2014, 10:18
ALONSOFAUSTO E CLANDIO

Esta situação de andar no RÍPIO , na minha opinião é aconselhavel andar em 4x4 ou seja com a frente engatada , pois o RÍPIO é caracterizado por ser um piso só de pedras soltas e com a tração em 4x4 vc vai aumentar muito a sua segurança .

Minha opinião . Nunca andei no RÍPIO mas 3 dos meus irmãos já foram a USHUAIA e andaram mais de 3.000 km de RÍPIO e me falaram que o carro anda como se tivesse flutuando de tantas pedras soltas que é este piso .

OBS :

Um destes irmãos esta aqui em casa ao meu lado , ele me falou que tem rípio no qual é uma cama de pedras soltas , NESTE CASO É ACONSELHAVEL USAR A TRAÇÃO EM 4X4 , e tem rípio que é uma terra batida com algumas pedras soltas , neste caso NÃO É ACONSELÁVEL ANDAR EM 4X4 .

Grande Guilherme

Seu irmão tem razão, já andei na Ruta 40, usando 4x2 na maior parte do trajeto, mas tem muitos trechos que usei 4x4, pois o rípio é muito solto e o carro "dança" bastante.

Engels

AlonsoFausto
01/05/2014, 10:28
Engels, Clandio e Dr. Guilherme,

Obrigado pela vasta explicação e paciência dos Srs.! Realmente entendi quando posso e devo engatar a dianteira. Agora estou lascado para conseguir pelo menos uma vez por mês um lugar que possa engatar a dianteira para manter o sistema lubrificado...

Abraços

guilhermeabreu
01/05/2014, 15:06
Engels, Clandio e Dr. Guilherme,

Obrigado pela vasta explicação e paciência dos Srs.! Realmente entendi quando posso e devo engatar a dianteira. Agora estou lascado para conseguir pelo menos uma vez por mês um lugar que possa engatar a dianteira para manter o sistema lubrificado...

Abraços

ALONSOFAUSTO

Se no seu caso em tudo em sua volta é só asfalto , é só vc ligar a tração 4x4 e andar apenas 1km só para que as engrenagens mude de posição e mexa um pouco com o óleo que esta lá parado , 1 km só em asfalto não estraga nada , isto vc pode fazer a cada 3 meses .

O recomendado é vc andar de 16 a 20km , mas fazendo desta forma é melhor do que deixar parado eternamente .

Abraço

AlonsoFausto
01/05/2014, 21:30
:curtir::master: obrigado mais uma vez Dr. Guilherme!

Abraço

Engels Kbça
03/05/2014, 23:33
:curtir::master: obrigado mais uma vez Dr. Guilherme!

Abraço

Vida longa as Toyotas...:euforico::concordo:

AlonsoFausto
08/05/2014, 15:55
Dando uma atualizada...

Hoje chegaram as buchas da barra estabilizadora dianteira (panhard) originais Toyota. Esqueci de fotografar...

O sedex da Delbras acabou de chegar com meu sensor de temperatura da água. Assim, espero curtir mais a paisagem e a própria Monstrinha e parar de ficar olhando o tempo inteiro para o termômetro da água...

462039

OBS: o pessoal da Delbras é super atencioso, honesto e pontual.

OBS2: tinha comentado que minha caixa de direção estava ficando "melada" e, depois da troca de óleo, tenho acompanhado o mesmo local quase que diariamente e parou quase 100%... me falaram que pode ser que o antigo óleo estava muito velho e fino e os retentores, que com certeza já não estão mais 100%, deixavam passar algo. De qualquer forma, fui numa casa especializada em turbinas e direção hidráulica para ver o custo de reparo da caixa... por coincidência o mecânico responsável por direção de carros importados estava fazendo uma caixa de Hilux idêntica a minha, me levou lá dentro na bancada pra ver e tudo mais... disse que fica em R$ 700,00 com mão-de-obra, retentores e cromação (foi essa palavra que ele utilizou). Mas disse ainda que podemos conversar para melhorar o preço e que talvez não precise de "cromar", apesar de achar difícil não precisar.

Abraços.

mariohgb
08/05/2014, 19:48
Dando uma atualizada...

Hoje chegaram as buchas da barra estabilizadora dianteira (panhard) originais Toyota. Esqueci de fotografar...

O sedex da Delbras acabou de chegar com meu sensor de temperatura da água. Assim, espero curtir mais a paisagem e a própria Monstrinha e parar de ficar olhando o tempo inteiro para o termômetro da água...

462039

OBS: o pessoal da Delbras é super atencioso, honesto e pontual.

OBS2: tinha comentado que minha caixa de direção estava ficando "melada" e, depois da troca de óleo, tenho acompanhado o mesmo local quase que diariamente e parou quase 100%... me falaram que pode ser que o antigo óleo estava muito velho e fino e os retentores, que com certeza já não estão mais 100%, deixavam passar algo. De qualquer forma, fui numa casa especializada em turbinas e direção hidráulica para ver o custo de reparo da caixa... por coincidência o mecânico responsável por direção de carros importados estava fazendo uma caixa de Hilux idêntica a minha, me levou lá dentro na bancada pra ver e tudo mais... disse que fica em R$ 700,00 com mão-de-obra, retentores e cromação (foi essa palavra que ele utilizou). Mas disse ainda que podemos conversar para melhorar o preço e que talvez não precise de "cromar", apesar de achar difícil não precisar.

Abraços.

Alonso , fiz a caixa da minha 1999 a pouco tempo com 170.000km.... esse e um problema praticamente cronico desse carro e costuma acontecer nessa KM.... a minha nao precisou cromar, bastou trocar o reparo.

Boa sorte

AlonsoFausto
09/05/2014, 13:04
Alonso , fiz a caixa da minha 1999 a pouco tempo com 170.000km.... esse e um problema praticamente cronico desse carro e costuma acontecer nessa KM.... a minha nao precisou cromar, bastou trocar o reparo.

Boa sorte

Fala Mario!

Então, você se importa de falar quanto gastou?

Abraço.

AlonsoFausto
12/05/2014, 15:25
Enfim consegui instalar a válvula termostática e o sensor de temperatura da água:

462532local da válvula termostática... 462533válvulas velha e nova!

462534462535462536sensor de temperatura da água :euforico:

OBS: a sirene que mandaram no kit é alta pra caramba, chegar doer os ouvidos quando dispara (fiz alguns testes).

OBS2: como peguei estrada no finde (BR 262) pude observar bastante o comportamento da temperatura e defini o alerta para disparar em 95ºC. Mesmo subindo serras e forçando, a maior temperatura que cheguei foi 84ºC. A temperatura ambiente estava ao redor dos 20ºC. No trânsito de Vitória a média fica em 79ºC.

Abraços.

HERICK
12/05/2014, 15:41
Fausto pela foto deu pra ver o estado de como deve estar o seu radiador por dentro, eu daria uma varetada nele e aproveita o trampo e troque as mangueiras, ficaria mais seguro com relação à temperatura, um forte abraço.

AlonsoFausto
12/05/2014, 16:07
Fausto pela foto deu pra ver o estado de como deve estar o seu radiador por dentro, eu daria uma varetada nele e aproveita o trampo e troque as mangueiras, ficaria mais seguro com relação à temperatura, um forte abraço.

Oi Herick, como assim? Como chegou a esta conclusão??? Nunca senti a temperatura subir à patamares perigosos e agora consigo monitorar o tempo todo. Mesmo forçando, o máximo foi 84ºC. A "crosta verde" das partes internas são do líquido que coloquei no sistema de arrefecimento... ele forma uma "camada protetora".

O radiador que já vi sendo varetado e que realmente precisou foi da Frontier SEL de um Tio, que teve um pequeno aquecimento numa subida de serra (o marcador de temperatura do painel começou a passar do meio) e, depois de varetado, realmente resolveu. Entretanto, dois meses e pouco depois o radiador furou.. dizem que varetar "enfraquece" o radiador...

Me ajuda aí Herick!
Abração.

guilhermeabreu
12/05/2014, 19:59
Oi Herick, como assim? Como chegou a esta conclusão??? Nunca senti a temperatura subir à patamares perigosos e agora consigo monitorar o tempo todo. Mesmo forçando, o máximo foi 84ºC. A "crosta verde" das partes internas são do líquido que coloquei no sistema de arrefecimento... ele forma uma "camada protetora".

O radiador que já vi sendo varetado e que realmente precisou foi da Frontier SEL de um Tio, que teve um pequeno aquecimento numa subida de serra (o marcador de temperatura do painel começou a passar do meio) e, depois de varetado, realmente resolveu. Entretanto, dois meses e pouco depois o radiador furou.. dizem que varetar "enfraquece" o radiador...

Me ajuda aí Herick!
Abração.

ALONSO FAUSTO

Beleza , agora vc vê como esta o funcionamento e a temperatura em tempo real , e vc observa o qto a temperatura sobe em casos de maior exigência e com o marcador original vc não percebia nada disto .

É uma tranquilidade ter este RACETRONIX no carro , e o preço ÓHHHHHHH pequenininho pela importancia que ele tem .

Desculpe HERICK mas não concordo com vc neste aspecto de VARETAR RADIADOR , como o ALONSO falou o raiador dele esta perfeito e funcionando a contento , não vejo o pq de mexer nele e relatei aqui várias vezes em que todas as vezes que varetei o radiador , com no máximo 6 meses após tive que mexer de novo , pq os caras que mexem nisto não tem o cuidado que a fábrica tem para fechar o radiador , um radiador usado tem um monte de detritos que sem um maquinário próprio não consegue limpar o suficiente para que a solda da tampa superior fique perfeita , sempre tive curiosidade de ver os mecânicos trabalharem , inclusive os caras que mexem com radiadores , troquei a colméia do radiador do meu jipe , e ví como é feito todo o trabalho, o cara é o melhor daqui da cidade e 5 meses depois começou a vazar água na solda da tampa superior , é perder tempo fazendo isto .

Isto que eu falo é por minha experiência e vejo vc e outros aqui que já fizeram este serviço e não deu problema e recomendam , mas estou de saco cheio de ter que fazer o mesmo serviço mais de uma vez , com isto , NÃO VARETO RADIADOR , NÃO RECONDICIONO TURBINA , NÃO USO PNEU RECAPADO e por aí vai , são gastos que ficam maiores , MAS VC FAZ SÓ UMA VEZ E SÓ VAI FAZER DE NOVO QDO A VIDA ÚTIL DA PEÇA CHEGAR AO FIM , com isto passam aí uns 8 anos sem problema algum .

Me desculpe HERICK , mas é minha opinião , mas respeito a sua tb , pois cada um tem a sua própria experiência .

Abração a todos .

Clandio
12/05/2014, 22:51
Visualmente também não vi necessidade de intervenção no radiador. Além disso, as temperaturas, agora monitoradas de perto, me parecem normais.

HERICK
13/05/2014, 05:40

Me ajuda aí Herick!
Abração.

Fausto beleza meu amigo, já varetei várias vezes o radiador e nunca tive problemas de enfraquecer o sistema, manutenções preventivas são sempre bem vindas, provavelmente o seu radiador nunca foi limpo e as mangueiras nunca foram trocadas, simples assim ok!

HERICK
13/05/2014, 06:33
ALONSO FAUSTO

Beleza , agora vc vê como esta o funcionamento e a temperatura em tempo real , e vc observa o qto a temperatura sobe em casos de maior exigência e com o marcador original vc não percebia nada disto .

É uma tranquilidade ter este RACETRONIX no carro , e o preço ÓHHHHHHH pequenininho pela importancia que ele tem .

Desculpe HERICK mas não concordo com vc neste aspecto de VARETAR RADIADOR , como o ALONSO falou o raiador dele esta perfeito e funcionando a contento , não vejo o pq de mexer nele e relatei aqui várias vezes em que todas as vezes que varetei o radiador , com no máximo 6 meses após tive que mexer de novo , pq os caras que mexem nisto não tem o cuidado que a fábrica tem para fechar o radiador , um radiador usado tem um monte de detritos que sem um maquinário próprio não consegue limpar o suficiente para que a solda da tampa superior fique perfeita , sempre tive curiosidade de ver os mecânicos trabalharem , inclusive os caras que mexem com radiadores , troquei a colméia do radiador do meu jipe , e ví como é feito todo o trabalho, o cara é o melhor daqui da cidade e 5 meses depois começou a vazar água na solda da tampa superior , é perder tempo fazendo isto .

Isto que eu falo é por minha experiência e vejo vc e outros aqui que já fizeram este serviço e não deu problema e recomendam , mas estou de saco cheio de ter que fazer o mesmo serviço mais de uma vez , com isto , NÃO VARETO RADIADOR , NÃO RECONDICIONO TURBINA , NÃO USO PNEU RECAPADO e por aí vai , são gastos que ficam maiores , MAS VC FAZ SÓ UMA VEZ E SÓ VAI FAZER DE NOVO QDO A VIDA ÚTIL DA PEÇA CHEGAR AO FIM , com isto passam aí uns 8 anos sem problema algum .

Me desculpe HERICK , mas é minha opinião , mas respeito a sua tb , pois cada um tem a sua própria experiência .

Abração a todos .
Grande Dr.Guilherme! Entendo perfeitamente a sua posição! Um forte abraço do seu amigo Herick

Glaicon
13/05/2014, 06:42
Eu varetei o radiador uma vez.
Meses depois começou a vazar entre a parte superior plástica e as garrinhas de fixação.
Voltei na oficina para darem mais um aperto.
Mexeram na mangueira do ar quente para tirar o ar do sistema e quebraram o radiador do ar quente.
Não assumiram a culpa, dizendo que teria sido por culpa da corrosão com a limpeza.
Botei radiador novo em outra oficina, na véspera da viagem de julho do ano passado.
Custo de uns R$ 750,00.
Já rodei mais de 20.000 Km´s depois disto. Baixou apenas 4 cm´s no nível do vaso de expansão, estando intacto no nível do interno do radiador.
Por isso, também digo: varetar, nunca mais!:concordo:

AlonsoFausto
13/05/2014, 16:23
Fausto beleza meu amigo, já varetei várias vezes o radiador e nunca tive problemas de enfraquecer o sistema, manutenções preventivas são sempre bem vindas, provavelmente o seu radiador nunca foi limpo e as mangueiras nunca foram trocadas, simples assim ok!

Herick, acho que o radiador da Monstrinha já não é o original, visto que não tem nenhuma peça de plástico nele... as mangueiras estão boas e também acho que não são originais, pois o "suspiro" que vai para o reservatório de expansão está sem aquela garrinha que fica na mangueira de cima do radiador e serve para segurá-la no local.

Abração.

HERICK
14/05/2014, 05:21
Herick, acho que o radiador da Monstrinha já não é o original, visto que não tem nenhuma peça de plástico nele... as mangueiras estão boas e também acho que não são originais, pois o "suspiro" que vai para o reservatório de expansão está sem aquela garrinha que fica na mangueira de cima do radiador e serve para segurá-la no local.

Abração.

Beleza Fausto! É só curtir a máquina hehehhehe.

AlonsoFausto
22/05/2014, 10:01
Seguinte, estava lendo algumas coisas no Fórum e descobri um usuário mais antigo que Eu que possui uma Ranger já com o nome de Monstrinha. Assim, minha SW4 está temporariamente sem nome até receber novo nome de batismo!

Abraços

TCHEIGOR
22/05/2014, 11:06
Manda Monstrenga, se ainda não tem...

Seguinte, estava lendo algumas coisas no Fórum e descobri um usuário mais antigo que Eu que possui uma Ranger já com o nome de Monstrinha. Assim, minha SW4 está temporariamente sem nome até receber novo nome de batismo!

Abraços

guilhermeabreu
22/05/2014, 18:31
Ou simplesmente " MONSTRA "

calhiandro
23/05/2014, 19:42
Pessoal fiz recentemente uma viagem de 1028 kms na sw4 2001 3.0 TD, monitorei o consumo dela nos primeiros 274 kms andando sempre que pudesse a 110 km/h deu uma média de 10,88 km/l achei muito bom. Quem quiser pode postar o consumo das suas para a gente comparar.

Valeu, Grande abraço

Glaicon
24/05/2014, 06:25
Pessoal fiz recentemente uma viagem de 1028 kms na sw4 2001 3.0 TD, monitorei o consumo dela nos primeiros 274 kms andando sempre que pudesse a 110 km/h deu uma média de 10,88 km/l achei muito bom. Quem quiser pode postar o consumo das suas para a gente comparar.

Valeu, Grande abraço
É essa média mesmo, Calhiandro.
Até 110 Km/h as viaturas fazem média acima de 10 Km/l.
Se você analisar o custo do Km rodado, fica entre 23 e 25 centavos, dependendo do preço do litro.
É um custo excelente.:concordo:

AlonsoFausto
24/05/2014, 16:17
É essa média mesmo, Calhiandro.
Até 110 Km/h as viaturas fazem média acima de 10 Km/l.
Se você analisar o custo do Km rodado, fica entre 23 e 25 centavos, dependendo do preço do litro.
É um custo excelente.:concordo:

Só consegui 8,5 km/l... mas andando entre 110 km/h e 120 km/h e com o meu painel exato (estou com pneus 75 e o velocímetro ficou sem margem de erro alguma, velocidade real).

AlonsoFausto
24/05/2014, 16:17
Acho que o nome vai ficar Monstra... gostei! Só não sei alterar o nome no título do tópico...

OBS: coloquei manta asfáltica no capot

464212

Abraços

calhiandro
24/05/2014, 17:39
Alonso, a minha marca real também. Meus pneus antes eram eram 265/75 e agora são 265/70 não vi diferença nenhuma. Se andar a 120 o consumo é esse mesmo. Experimente andar a 110 que vc vai vê que o consumo cai bastante.

Está show a viatura.

Grande abraço.

calhiandro
24/05/2014, 17:48
Alonso, a minha marca real também. Meus pneus antes eram eram 265/75 e agora são 265/70 não vi diferença nenhuma. Se andar a 120 o consumo é esse mesmo. Experimente andar a 110 que vc vai vê que o consumo cai bastante.

Está show a viatura.

Grande abraço.

Rubens Linhalis
24/05/2014, 21:05
Acho que o nome vai ficar Monstra... gostei! Só não sei alterar o nome no título do tópico...

464212

Abraços

E ai Fausto, com essa manta diminuiu o barulho do motor internamente ou o que?

abraços

AlonsoFausto
25/05/2014, 19:31

Está show a viatura.

Grande abraço.

Fala Calhiandro! Vou fazer o teste quando pegar estrada sem serra... No final de Junho vou ao Rio, aproveito para fazer o teste.

abraços

AlonsoFausto
25/05/2014, 19:38
E ai Fausto, com essa manta diminuiu o barulho do motor internamente ou o que?

abraços

Rubens, pensei que ia melhorar mais... Não mudou muita coisa. Dizem que o bom seriam duas camadas. Mas meu objetivo é colocar nas portas e "cobertor de mendingo" nos forros das portas. Comprei com esse objetivo mas não encontrei o cobertor auto-adesivo... Na verdade só fui no D&D. Acho que tem uma loja na Reta da Penha que deve vender o cobertor auto-adesivo e aí sim vou conseguir isolar melhor ruídos e proteção térmica.

OBS: ontem, sábado, vi a Trecko parada numa rua que sai próximo ao Calipe...

abração

Rubens Linhalis
26/05/2014, 09:06
Rubens, pensei que ia melhorar mais... Não mudou muita coisa. Dizem que o bom seriam duas camadas. Mas meu objetivo é colocar nas portas e "cobertor de mendingo" nos forros das portas. Comprei com esse objetivo mas não encontrei o cobertor auto-adesivo... Na verdade só fui no D&D. Acho que tem uma loja na Reta da Penha que deve vender o cobertor auto-adesivo e aí sim vou conseguir isolar melhor ruídos e proteção térmica.

abração

Alonso,

Eu acho que o grande ganho para voce é fazer esse isolamento com manta asfaltica, cobertor de mendigo e carpete na parede corta fogo e assoalho. Fazer isso nas portas, tambem deve ajudar, mas acho que só nas portas nao resolve.

Esses dias, andei desmontando algumas partes do interior do Pacato, e pelo que vi, esse isolamento acustico e termico feito pelo cobertor de mendigo e carpete já nao estao bons. Ambos já perderam as propriedades.. no meu caso sao 17 anos de uso. Eles nao devem estar fazendo isolamento algum.

Assim que finalizar a parte mecanica do Pacato, eu vou partir para desmontar todo o inteiror.. tirar todos os bancos, todos os acabamentos plasticos. Deixar o carro só na lata por dentro (assoalho e paredes). Painel e teto nao devo desmontar. Com tudo desmontado, vou pensar no que fazer. Mas devo refazer essa forração. Fico com dó de usar essa manta asfaltica, penso que um vez colada, vou fazer uma bagunça enorme se um dia precisar retira (o pixe dela deve fazer uma zona). Como meu carro é a gasolina, e muito mais silencioso, acho só o cobertor de mendigo e carpete resolverão. Esse carpete é um tal de carpete betumado, o carpete original vai por cima de tudo depois.

Forração de cobertor de mendigo + carpete Betumado. Depois vai o carpte original por cima dando acabamento.

464461

OBS: ontem, sábado, vi a Trecko parada numa rua que sai próximo ao Calipe...

Eu moro ali naquela rua.. :)

grande abraço!

sendthelima
26/05/2014, 10:09
Alonso,

Eu acho que o grande ganho para voce é fazer esse isolamento com manta asfaltica, cobertor de mendigo e carpete na parede corta fogo e assoalho. Fazer isso nas portas, tambem deve ajudar, mas acho que só nas portas nao resolve.

Esses dias, andei desmontando algumas partes do interior do Pacato, e pelo que vi, esse isolamento acustico e termico feito pelo cobertor de mendigo e carpete já nao estao bons. Ambos já perderam as propriedades.. no meu caso sao 17 anos de uso. Eles nao devem estar fazendo isolamento algum.

Assim que finalizar a parte mecanica do Pacato, eu vou partir para desmontar todo o inteiror.. tirar todos os bancos, todos os acabamentos plasticos. Deixar o carro só na lata por dentro (assoalho e paredes). Painel e teto nao devo desmontar. Com tudo desmontado, vou pensar no que fazer. Mas devo refazer essa forração. Fico com dó de usar essa manta asfaltica, penso que um vez colada, vou fazer uma bagunça enorme se um dia precisar retira (o pixe dela deve fazer uma zona). Como meu carro é a gasolina, e muito mais silencioso, acho só o cobertor de mendigo e carpete resolverão. Esse carpete é um tal de carpete betumado, o carpete original vai por cima de tudo depois.

Forração de cobertor de mendigo + carpete Betumado. Depois vai o carpte original por cima dando acabamento.

464461

grande abraço!

Achei muito legal isto Rubens! Penso em refazer meus carpetes e dar um grau depois nas partes plásticos da minha sw4. Se fizer isto fale pra gente, abra um tópico seilá, mas dê o seu relato!

A minha é a Diesel, as vezes penso que ela poderia ser mais silenciosa, mas acostumei e hj adoro ouvir aquele caminhão! hahaha...

O que me incomoda mesmo é o barulho de partes plásticas (creio que painel) quando estou num terreno irregular (asfaltos do meu brasil!).

Abraços!

Rubens Linhalis
26/05/2014, 10:48
Achei muito legal isto Rubens! Penso em refazer meus carpetes e dar um grau depois nas partes plásticos da minha sw4. Se fizer isto fale pra gente, abra um tópico seilá, mas dê o seu relato!

A minha é a Diesel, as vezes penso que ela poderia ser mais silenciosa, mas acostumei e hj adoro ouvir aquele caminhão! hahaha...

O que me incomoda mesmo é o barulho de partes plásticas (creio que painel) quando estou num terreno irregular (asfaltos do meu brasil!).

Abraços!

sendthelima,

Eu tenho o topico do carro.. devo postar lá. Agora, nao sei ate que ponto isso tem relevancia, mas cada parte que eu desmonto do meu carro eu acho alguma coisa que os ex-donos deixaram cair.. bala, chave, parafuso, broxe. Que eu vou desmontar o interior, isso eu vou.. rs. Na verdade estou louco pra fazer isso.. mas acho que ainda demora uns 30..40 dias.

AlonsoFausto
26/05/2014, 10:54

Abraços!

Sendthelima, o barulho do motor também não me incomoda... mas os barulhos dos plásticos sim, e muito! Já botei feltro em alguns pontos críticos e resolveu! O isolamento das portas será saudosismo e melhora acústica e térmica.

Abraço.

Jsantos
26/05/2014, 10:56

Abraços!

Também vou fazer isso na minha só tenho que esperar ela voltar rsrsrs.

AlonsoFausto
26/05/2014, 10:57
Alonso,

464461

grande abraço!

Rubens, quando desmontei o acabamento do porta-malas vi que o "cobertor de mendigo" ainda estava bom... ainda não vou fuçar em forro... ainda!

Abraço

AlonsoFausto
26/05/2014, 10:58
Monstra provocando os vizinhos:

464466

Rubens Linhalis
26/05/2014, 12:25

464466

AUIEHuiAHEuiAHeae...

Eita carro bom heim !

Leandrot
26/05/2014, 22:59
Só consegui 8,5 km/l... mas andando entre 110 km/h e 120 km/h e com o meu painel exato (estou com pneus 75 e o velocímetro ficou sem margem de erro alguma, velocidade real).

Postando a média da minha viatura!
Rodei pouco mais de 600 Km nesse fds, entre 110 - 120 Km/h, carro com dois passageiros e uma mala pequena, pneus BF AT, 265/70, diesel comum, andei uns 50 Km, restante só asfalto. A média foi de 9,28 km/L. Quando uso diesel S10 dá sempre mais de 10Km/L. Minha velocidade também é a real.

Leandrot
26/05/2014, 23:38
Só corrigindo .... andei uns 50 Km dentro de BH, restante só asfalto...

Glaicon
27/05/2014, 06:40
Postando a média da minha viatura!
Rodei pouco mais de 600 Km nesse fds, entre 110 - 120 Km/h, carro com dois passageiros e uma mala pequena, pneus BF AT, 265/70, diesel comum, andei uns 50 Km, restante só asfalto. A média foi de 9,28 km/L. Quando uso diesel S10 dá sempre mais de 10Km/L. Minha velocidade também é a real.
Leandro, você precisa fazer a correção do hodômetro, pois ele está marcando à menos.
Na verdade, a sua média ficou acima dessa medida.
Rode 100 Km´s exatos pelo hodômetro e com um GPS ligado. Veja a diferença e faça as correções.
A minha está com pneus 31X10,5X15, que é quase igual ao 265X60. No GPS a medição deu 5,8% à mais de distância percorrida.:concordo:

sendthelima
27/05/2014, 09:10

464466

AHAHAHAHAHAHAHA... que barato!!!

Muito legal essa Alonso!

Provocando a cobiça na moçada!

Rubens Linhalis
27/05/2014, 09:17
Rubens, quando desmontei o acabamento do porta-malas vi que o "cobertor de mendigo" ainda estava bom... ainda não vou fuçar em forro... ainda!

Abraço

Ontem a noite demontei o acabamento da porta do porta-malas. O cobertor de mendigo que tem lá esta muito ruim, desmanchou na minha mão.

Se achar em algum lugar o cobertor de mendigo ou o carpete betumado, me fala, vou ver se compro!

abraços!

Leandrot
11/06/2014, 23:57
Leandro, você precisa fazer a correção do hodômetro, pois ele está marcando à menos.
Na verdade, a sua média ficou acima dessa medida.
Rode 100 Km´s exatos pelo hodômetro e com um GPS ligado. Veja a diferença e faça as correções.
A minha está com pneus 31X10,5X15, que é quase igual ao 265X60. No GPS a medição deu 5,8% à mais de distância percorrida.:concordo:

Glaicon, não fui notificado, por isso a demora. Vou fazer isso em minha próxima viagem. Isso é comum nas SW4? Já havia percebido isso quando viajava com o GPS ligado, mas só liguei os pontos agora que li seu relato.

Valeu

Glaicon
12/06/2014, 06:47
Glaicon, não fui notificado, por isso a demora. Vou fazer isso em minha próxima viagem. Isso é comum nas SW4? Já havia percebido isso quando viajava com o GPS ligado, mas só liguei os pontos agora que li seu relato.

Valeu
Isso é comum para qualquer veículo que altere as medidas dos pneus.
Quero aproveitar e corrigir uma informação: não foi 5,8% à mais de distância percorrida no GPS; foi 6,8%!:mrgreen:
Segue a foto da medição.
A distância percorrida é o segundo número de cima para baixo.:concordo:

Leandrot
12/06/2014, 13:19
Isso é comum para qualquer veículo que altere as medidas dos pneus.
Quero aproveitar e corrigir uma informação: não foi 5,8% à mais de distância percorrida no GPS; foi 6,8%!:mrgreen:
Segue a foto da medição.
A distância percorrida é o segundo número de cima para baixo.:concordo:

Glaicon, minhas medidas são 265/70 R16. Não são medidas originais?
Abraço

Glaicon
13/06/2014, 07:32
Glaicon, minhas medidas são 265/70 R16. Não são medidas originais?
Abraço
Na modelo 2001 não sei as medidas. Verifique na lateral da porta do motorista.
Na minha, modelo 1998, diesel, pela etiqueta colada na lataria, a medida original são meros 225X75X15.
Já a 3.4, V6, gasolina, pela mesma etiqueta, é 265X70X16.:concordo:

AlonsoFausto
13/06/2014, 10:29
Bom, então meu consumo deve estar um pouco melhor que os 8,73 km/l que consegui, pois estou com os 265X75x16... o velocímetro está mais do que exato, visto que comparando com as velocidades que aparecem nos radares sempre estou 1 km/h acima.... exemplo: quando passou com o velocímetro cravado em 80 km/h, no radar aparace 81 km/h... Assim, acho que estou rodando mais quilometragem do que registra no meu hodômetro...

Leandrot
13/06/2014, 21:58
Na modelo 2001 não sei as medidas. Verifique na lateral da porta do motorista.
Na minha, modelo 1998, diesel, pela etiqueta colada na lataria, a medida original são meros 225X75X15.
Já a 3.4, V6, gasolina, pela mesma etiqueta, é 265X70X16.:concordo:

Conferi lá, as medidas originais são 265/70 R16 mesmo.
Abraço

roberto spíndola
13/06/2014, 22:24
olá, companheiro da monstrinha. Como está o carro? comprou pra trilha? tá gostando. Tô querendo comprar uma dessas pra mim, pois acho ela muito show e estou buscando opiniões sobre a mesma. Gostaria de acompanhar a sua.

AlonsoFausto
16/06/2014, 17:55
olá, companheiro da monstrinha. Como está o carro? comprou pra trilha? tá gostando. Tô querendo comprar uma dessas pra mim, pois acho ela muito show e estou buscando opiniões sobre a mesma. Gostaria de acompanhar a sua.

Prezado Roberto,

Não comprei o carro especificamente para trilhas, na verdade o foco são expedições... Trilha requer uma preparação maior e investimento também maior. O carro é excelente, mas é preciso saber o que está comprando, procurar bastante, com cautela, ter a consciência da proposta do carro. Estou 100% satisfeito.

Abraço.

AlonsoFausto
16/06/2014, 18:07
Bom, aproveitei que Sábado tive um tempo livre e encorajado pelo excelente trabalho feito pelo Rubens no Pacato, e dei uma geral nos estofamentos da Monstra. Ficaram como novos e, pqp, a quantidade de "caldo preto" que saiu de todos os bancos e carpetes não foi brincadeira...

467147 Banco muito encardido

467148começando o trabalhão...

467149467150

467151gostei do resultado!

Abraços

guilhermeabreu
16/06/2014, 18:33
Bom, aproveitei que Sábado tive um tempo livre e encorajado pelo excelente trabalho feito pelo Rubens no Pacato, e dei uma geral nos estofamentos da Monstra. Ficaram como novos e, pqp, a quantidade de "caldo preto" que saiu de todos os bancos e carpetes não foi brincadeira...

467147 Banco muito encardido

467148começando o trabalhão...

467149467150

467151gostei do resultado!

Abraços

ALONSO FAUSTO

Paaaarabens , que maravilha que ficou , ahhhh meus tempos de garoto , encarava tudo isto ,mas hoje só de ver já me da dor nas costas e um desânimo só , com 61 nas costas e 116kg com duas hérnias de disco , passo longe disto aí , mas aprecio a te parabenizo por isto , ficou novo demais .

Abração

Rubens Linhalis
16/06/2014, 18:39
É isso ai Fausto ! Fica outro carro, da ate gosto!

Uma coisa que vou me programar para fazer é retirar todo o carpete do carro, cintos de segurança, acabamentos plásticos para limpar, depois se necessário refazer o isolamento acústico/térmico com algum material.

abraços!

AlonsoFausto
17/06/2014, 11:27
ALONSO FAUSTO

Paaaarabens , que maravilha que ficou , ahhhh meus tempos de garoto , encarava tudo isto ,mas hoje só de ver já me da dor nas costas e um desânimo só , com 61 nas costas e 116kg com duas hérnias de disco , passo longe disto aí , mas aprecio a te parabenizo por isto , ficou novo demais .

Abração

Obrigado Dr. Guilherme! O resultado realmente me agradou muito, o interior ficou novinho: bancos, forros de portas e carpete. Não foi fácil, comecei às 8h30min e terminei às 18h:00min. Machuquei três dedos, um joelho e as costas foram castigadas; gastei metade de uma barra de sabão de coco; muita água; hidratante Meguiar's e; 5 long neck's para hidratar...:dance: Valeu a pena, quando precisar, espero que demore muuuuiiiiiitttto, farei novamente!

Abração

AlonsoFausto
17/06/2014, 11:39
É isso ai Fausto ! Fica outro carro, da ate gosto!

Uma coisa que vou me programar para fazer é retirar todo o carpete do carro, cintos de segurança, acabamentos plásticos para limpar, depois se necessário refazer o isolamento acústico/térmico com algum material.

abraços!

Rubens, nos cintos de segurança ainda quero dar uma geral, estão bem encardidos... mas o carpete está bom e a manta também mantém suas propriedades.

Há algumas semanas comprei um pedaço de feltro preto e apliquei em várias partes de contato plástico X plástico, já estou quase sem nenhum rangido interno, que me incomodavam muito e me atrapalhavam curtir a sinfonia do 1kzt-e. Seguindo outro tópico aqui do fórum, até comprei a tal massa para calafetar e apliquei entre o painel e o para-brisas, gostei do resultado.

To curtindo muito andar com o interior "novo" e sem um bilhão de rangidos... Vou aproveitar o feriado e lubrificar dentro da coifa do acionador da embreagem para acabar com o "nhec-nhec" quando aciono (isso só escuto quando o carro está parado ou desligado, mas escuto! :odedo:).

Abraço

guilhermeabreu
17/06/2014, 12:09
ALONSO FAUSTO

Na realidade o seu carro estava precisando de um dono e encontrou , é como ter cachorro se vc o trata bem ele corresponde com obediência , amizade e alegria e os dois ficam alegres e felizes , com o carro é assim tb vc o trata bem ele corresponde ficando bonito sem ruídos e MUITO PRAZEROSO DE ANDAR .

Abração

Rubens Linhalis
17/06/2014, 14:09
Rubens, nos cintos de segurança ainda quero dar uma geral, estão bem encardidos... mas o carpete está bom e a manta também mantém suas propriedades.

Há algumas semanas comprei um pedaço de feltro preto e apliquei em várias partes de contato plástico X plástico, já estou quase sem nenhum rangido interno, que me incomodavam muito e me atrapalhavam curtir a sinfonia do 1kzt-e. Seguindo outro tópico aqui do fórum, até comprei a tal massa para calafetar e apliquei entre o painel e o para-brisas, gostei do resultado.

To curtindo muito andar com o interior "novo" e sem um bilhão de rangidos... Vou aproveitar o feriado e lubrificar dentro da coifa do acionador da embreagem para acabar com o "nhec-nhec" quando aciono (isso só escuto quando o carro está parado ou desligado, mas escuto! :odedo:).

Abraço

Blz Alonso..

Faz umas fotos tipo tutorial desse procedimento de lubrificar dentro da coifa do acionador da embreagem. A minha faz isso, e numa proxima oportunidade vou fazer.

abraços!

AlonsoFausto
22/07/2014, 15:12
Há tempos ando um pouco sem tempo! hahahahaha

Então, há cinco semanas limpei o painel de instrumentos, pois tinha uma poeirinha entre o acrílico e os instrumentos que ficava bem nítida quando o sol batia... não atrapalhava nada, mas Eu estava incomodado com a presença dela....

471530471531471532

AlonsoFausto
22/07/2014, 15:18
Hoje imprimi e encadernei os manuais de reparações dos motores 1KZ-T e 1KZ-TE. Agora o DIY vai ficar mais sério...

OBS: o 1KZ-T está em português, o 1 KZ-TE em inglês. Acho que posso usar em grande parte o do 1KZ-T, pois já os comparei e a maior parte é igual, com a diferença se resumindo mesmo ao gerenciamento eletrônico do sistema de injeção.

Olhem o tamanho das crianças:
471533

Abraços.

feitosac
22/07/2014, 15:34
Alonso,
Os cabeçotes e válvulas tem alturas diferentes no 1KZT e no 1KZTE, pelo menos foi o que meu mecanico me disse.
Abs.

AlonsoFausto
22/07/2014, 15:57
Alonso,
Os cabeçotes e válvulas tem alturas diferentes no 1KZT e no 1KZTE, pelo menos foi o que meu mecanico me disse.
Abs.

Muito obrigado Feitosa, vou comparar nos manuais, pois justamente estou querendo conferir a regulagem das válvulas. Já vi uma regulagem de válvulas DIY de Defender 300Tdi (maxxion internacional) que não me pareceu tão impossível, mas que é complicado. Acho que preciso trocar a junta da tampa de válvulas depois que abrir...

Abraço.

Rubens Linhalis
22/07/2014, 16:04
E ai Fausto.

Show de bola, um dia vou fazer isso tambem no Pacato, da uma limpa no painel de instrumentos.

Ter o manual de reparo é otimo.. apesar de ser de TI, prefiro as coisas no papel, mas ainda nao imprimi o que tenho do 3RZ-FE !

Abraços!

AlonsoFausto
22/07/2014, 16:32
E ai Fausto.

Show de bola, um dia vou fazer isso tambem no Pacato, da uma limpa no painel de instrumentos.

Ter o manual de reparo é otimo.. apesar de ser de TI, prefiro as coisas no papel, mas ainda nao imprimi o que tenho do 3RZ-FE !

Abraços!

Rubens, pensei em deixar tudo no iPad... mas nem sempre estou com ele e realmente prefiro olhar índice e buscar a página no papel, ficar rolando a tela é chato!

Abraço.

AlonsoFausto
23/07/2014, 10:19
Alonso,
Abs.

Aí Feitosa, ontem fiquei "estudando" os manuais.... a parte das válvulas é idêntica e o "nacionalizado" ainda possui um erro na tabela de calços (um dos números foi repetido duas vezes).

471635471636471637

Abraço

penapsd
24/07/2014, 19:27
Olá Fausto, como vai?

parabéns pela viatura. por acaso você possui seguro na sua VTR? se importaria de mencionar quanto paga pelo seguro ai nas suas bandas?

morro de vontade de ter um SW4 acima de 2000, mas os valores que me cobram cortam o meu barato.. rsrs

Parabéns pelos cuidados e vida longa à sua e a todas as Toyotas!

abs

AlonsoFausto
29/07/2014, 16:46
Olá Fausto, como vai?

parabéns pela viatura. por acaso você possui seguro na sua VTR? se importaria de mencionar quanto paga pelo seguro ai nas suas bandas?

morro de vontade de ter um SW4 acima de 2000, mas os valores que me cobram cortam o meu barato.. rsrs

Parabéns pelos cuidados e vida longa à sua e a todas as Toyotas!

abs

Fala Penapsd, meu perfil não é dos melhores... solteiro, 30 anos.... não serve de parâmetro.

AlonsoFausto
08/08/2014, 16:06
Hoje cotei na autorizada alguns preços:

Amortecedores dianteiros: R$ 427,88 cada um;
Amortecedores traseiros: R$ 190,97 cada um;
Correira dentada: R$ 256,63;
Polia tensora da correia: R$ 487,28.

Estas aqui já fiz o pedido:

Mangueira superior do radiador: R$ 66,14;
Mangueira inferior do radiador: R$ 74,95;
Braçadeira de plástico do suspiro do reservatório de expansão: R$ 38,23.

As peças que apenas cotei vou fazer o orçamento na Ferraço e na América.

AlonsoFausto
08/08/2014, 16:10
Dia desses tirei o "blower" do ar para uma limpeza... pqp, estava muito sujo. Desmontei tudo, limpei, lavei e remontei.
As fotos ficaram horríveis... mas aqui já estava no sol para terminar de secar onde não consegui enxugar (não tenho ar comprimido em casa):

473581473582

AlonsoFausto
08/08/2014, 16:12
Monstra curtiu o visual...

473583473584

Jsantos
08/08/2014, 20:42
Dia desses tirei o "blower" do ar para uma limpeza... pqp, estava muito sujo. Desmontei tudo, limpei, lavei e remontei.
As fotos ficaram horríveis... mas aqui já estava no sol para terminar de secar onde não consegui enxugar (não tenho ar comprimido em casa):

473581473582

belo trampo!!

luz
09/08/2014, 20:14
[QUOTE=AlonsoFausto;2140587]Acho que o nome vai ficar Monstra... gostei! Só não sei alterar o nome no título do tópico...

464212
Alonso eu comprei a manta original do capot na América em 2010.Custou na época R$230,00.Muito Barato comparado com a concessionária que cobrou R$1630,00.Valeu muito colocar a original pois diminuiu muito o barulho do motor.

Att, Luiz Contarini

AlonsoFausto
11/08/2014, 15:35
Alonso eu comprei a manta original do capot na América em 2010.Custou na época R$230,00.Muito Barato comparado com a concessionária que cobrou R$1630,00.Valeu muito colocar a original pois diminuiu muito o barulho do motor.

Att, Luiz Contarini

Fala Luiz!

Tentei na Ferraço e nem por encomenda possuem... mandei e-mail pra América e estou aguardando resposta. Mas valeu pela dica, se encontrar pelo mesmo preço de quando você pediu, vou acabar comprando também.

Abraço

AlonsoFausto
11/08/2014, 17:11
Baralho, R$ 680,00 na América... sem chance!

Fábio Brazileiro
12/08/2014, 21:21
Fausto
sua viatura está muito linda. Parabéns.
Estou pensando em comprar uma sw4 2002, mas uma pessoa me falou q ela é fresquinha em trilhas pesadas.
Qual sua impressão do carro?

AlonsoFausto
13/08/2014, 07:07
Fausto
sua viatura está muito linda. Parabéns.
Estou pensando em comprar uma sw4 2002, mas uma pessoa me falou q ela é fresquinha em trilhas pesadas.
Qual sua impressão do carro?

E aí Fábio, espero que consiga achar um bom carro, tenha paciência...

Então, não faço trilhas... Meu negócio é "expedição" passando por alguns lugares que somente 4x4 passam... Mas "trilha pesada" requer uma grande preparação $$$$$$$$. O carro aguenta sim, basta olhar nos fóruns gringos o que fazem com as 4runner.... mas, para isso, precisam de preparação. Sinceramente, pelo custo, para trilha pesada nada melhor que um Willys. Diversão garantida e manutenção bem mais barata.

abraço

AlonsoFausto
15/08/2014, 16:31
Mais peças que serão substituídas por precaução:

474213mangueiras superior e inferior do radiador e "braço"?! que segura a mangueira de retorno para o reservatório de expansão.

OBS: todas as peças substituídas estão sendo guardadas e me acompanharão na "expedição" que estou programando.

Abraços.

quintaes
15/08/2014, 16:49
Que bom!!..., mais um conterrâneo com interesse em expedição.

Abraços,
Marcos Quintaes.

AlonsoFausto
19/08/2014, 09:54
Que bom!!..., mais um conterrâneo com interesse em expedição.

Abraços,
Marcos Quintaes.

Oi Marcos, blz?!

Acho que já vi sua Hilux passando na rua umas duas vezes.... Sábado vi uma estacionada numa rua em V.V. com um camper na traseira. Fiquei babando no camper....

O objetivo são expedições, mas preciso terminar de preparar o carro e arrumar tempo e grana! Vontade não me falta....

abraço

quintaes
21/08/2014, 18:44
Legal Fausto!!!, o projeto para expedição está no caminho certo. A camper que viu em Vila Velha é de um amigo meu e do Rubens e já tivemos oportunidade de dar umas voltas juntos. Temos juntar a turma e marcar um dia para contar uns causos..rsrs.
Abraços,
Marcos Quintaes.

AlonsoFausto
22/08/2014, 14:25
Legal Fausto!!!, o projeto para expedição está no caminho certo. A camper que viu em Vila Velha é de um amigo meu e do Rubens e já tivemos oportunidade de dar umas voltas juntos. Temos juntar a turma e marcar um dia para contar uns causos..rsrs.
Abraços,
Marcos Quintaes.

Marcos, vamos marcar sim! Podemos marcar um "passeio" em algum lugar off road perto...

Abraço.

quintaes
22/08/2014, 15:27
Fausto, como estou praticamente aposentado, rs.. tá fácil!!, é só ver o dia que lugar aqui tem bastante. Todo final de semana estou fazendo trilha de moto ou viajando (acampando) por qualquer canto.....,
Abraços,
Marcos Quintaes.

AlonsoFausto
22/08/2014, 17:18
Mais algumas pecinhas "vermelhas"...

474974
fácil de entender:474975

AlonsoFausto
22/08/2014, 17:27
Até o dia 30/08/2014: substituir mangueiras do radiador; abrir tampa de válvulas e ajustar folga das mesmas, consequentemente, nova junta da tampa; substituir timing belt e tensinadores (hidráulico e comum).

Já combinei com o mecânico, que é meu amigo, que vou tentar fazer tudo, ele só pode falar quando estiver fazendo algo errado e, obviamente, vai monitorar tudo.

Abraços.

AlonsoFausto
22/08/2014, 17:42
Em tempo deixo uma dúvida aos mais experientes: devo substituir a correia do comando (timing belt) e seus tensionadores antes de ajustar a folga das válvulas ou ajusto com a correia antiga e depois a substituo? Será que uma correia nova, justinha, influencia em alguma coisa?

Aguardo os experts!

Glaicon
23/08/2014, 07:32
Em tempo deixo uma dúvida aos mais experientes: devo substituir a correia do comando (timing belt) e seus tensionadores antes de ajustar a folga das válvulas ou ajusto com a correia antiga e depois a substituo? Será que uma correia nova, justinha, influencia em alguma coisa?

Aguardo os experts!
Ah, certamente que eu deixaria a correia, tensionador e rolamento por último, pra mexer uma só vez, ou seja, na hora da troca.:concordo:

AlonsoFausto
23/08/2014, 16:45
Ah, certamente que eu deixaria a correia, tensionador e rolamento por último, pra mexer uma só vez, ou seja, na hora da troca.:concordo:

Galicon,

Então abro a tampa, troco correia, tensionador e rolamento e depois, com as peças novas, regulo as válvulas?

OBS: minha dúvida é exatamente em saber se regular as válvulas com correia, tensionador e rolamentos "velhos" pode dar diferença quando substituídos por novos e fazer com que a regulagem tenha sido em vão...

Abraço.

SFeitosa
23/08/2014, 20:37
Alonso,

A regulagem de válvulas não tem relação com situação dos tensores e correia de distribuição. Pode regular as válvulas e depois trocar o kit distribuição que as válvulas continuarão reguladas.

Marcos_sc
23/08/2014, 23:00
Tópico lido com cuidado, excelente proposta esta sua de deixar o carro impecável para expedições futuras.

Bateu saudades forte de tudo que fiz na minha, sucesso na empreitada!

Glaicon
24/08/2014, 07:52
Galicon,

Então abro a tampa, troco correia, tensionador e rolamento e depois, com as peças novas, regulo as válvulas?

OBS: minha dúvida é exatamente em saber se regular as válvulas com correia, tensionador e rolamentos "velhos" pode dar diferença quando substituídos por novos e fazer com que a regulagem tenha sido em vão...

Abraço.
Ao contrário!
Primeiro regularia válvulas.
Depois trocaria o "kit" da correia.:concordo:

AlonsoFausto
25/08/2014, 11:39
Alonso,

A regulagem de válvulas não tem relação com situação dos tensores e correia de distribuição. Pode regular as válvulas e depois trocar o kit distribuição que as válvulas continuarão reguladas.

Muito obrigado SFeitosa, assim a dinâmica do trabalho vai ficar bem melhor!

Abraço.

AlonsoFausto
25/08/2014, 11:41
Valeu Marcos, a ideia é deixar o carro 110% confiável... e aprender ao máximo fazer as coisas (DIY) para, acaso exista alguma emergência, saber me virar.

Abraço

AlonsoFausto
25/08/2014, 11:43
Beleza Glaicon, acho que vou fazer ainda esta semana...

Abraço

AlonsoFausto
28/08/2014, 17:56
Atualizando... substituí correias, tensionadores e mangueiras. Não achei nada complexo, mas trabalhoso, e só me embaralhei um pouco na regulagem das válvulas, mas meu Guru estava lá para socorrer.

Bom, comecei pela substituição da correia do comando. Capa protetora removida e motor no TDC:
475576
475580retirei tensionador hidráulico, ainda original
475581depois retirei a polia, também original
475578usei ar comprimido para limpar essa "fuligem" marrom, muito parecida com poeira de estrada de chão, que na verdade é material de desgaste da correia antiga (subiu um "poeirão quando o ar bateu). A capa protetora da correia lavei com água mesmo.
475582correia nova original, posição correta com o TDC (vem marcada, excelente)
475577polia e tensor no lugar, puxa o "pino da granada" e voilà: correia nova devidamente instalada e tensionada, com o motor no ponto correto (TDC).

Aí parti para a checagem da regulagem das válvulas. Saca o suporte completo do filtro de ar de admissão, retira o tubo de admissão, desconecta mangueiras, retira todos os parafusos da tampa de válvulas (retirar no sentido horário e começando pelos "de fora", fazendo o oposto quando for colocar). Tapei a "boca" do tubo da turbina com uma sacola para evitar que acidentalmente caísse algum parafuso ou qualquer outra coisa:
475586todas as válvulas estavam dentro do padrão da fábrica: 0,20 - 0,30mm admissão e 0,25 - 0,35mm escape. Apenas o cilindro nº 03 está com ambas, admissão e escape, no limite máximo... ainda assim dentro do padrão, o que dispensou a regulagem.
Depois foi remover, com muito cuidado para não cair nada dentro do motor, todo o Loctite. Quando fui colocar a junta nova original que comprei, surpresa: era maior, não serviu... como comprei na América, fui conferir o part number e realmente não é o correto. Sorte que a junta "velha" estava perfeita e não rasgou quando removi a tampa... bom, lavei a junta velha, limpei, sequei, coloquei na tampa, apliquei novo Loctite, fecha a tampa e volta tudo para o lugar.

Por último troquei as outras três correias: duas do alternador/bomba d'água e outra do compressor do AC. Bem fáceis de substituir e tensionar. Usei todas Contitech.

Depois as mangueiras do radiador: moleza, mamão com açúcar.

Tempo total gasto: 2h57min.

Fim de papo!

AlonsoFausto
28/08/2014, 18:07
retificando o tempo total gasto: 4h57min

AlonsoFausto
07/09/2014, 22:43
Continuando a infinita manutenção, desta vez substituí o evaporador do ar, que estava com vazamento, não "segurando" o gás e, assim, o ar não gelava como deveria...
Desmontar o painel e retirar a caixa evaporadora é relativamente fácil, requer paciência. Fui desmontando tudo, colando os parafusos nos devidos lugares das peças desmontadas para não me perder quando fosse remontar.
Antes de tudo, não sei se este é o procedimento correto, fui lá no cofre do motor, abri as tampinhas das duas válvulas do ar e retirei toda a pressão do sistema.

476618painel desmontado e caixa evaporadora retirada;

476619peças desmontadas "devidamente guardadas";

476620476621476622476623olha o estado que estava... o ar que era respirado no interior da Monstra estava pior que o de Pequim!;

476624depois de muito tempo lavando e retirando a crosta que estava impregnada...;

476625unidade evaporadora nova (de Fiat Palio 96/1999), um pouco mais estreita;

476626com espumas coladas para perfeito isolamento.

Depois foi remontar tudo, bem chato de fazer, utilizei até um pequeno macaco para alinhar a altura da caixa com os furos dos parafusos no painel, porque estava difícil segurá-la no lugar e ao mesmo tempo colocar e apertar os parafusos.

OBS: troquei também os dois o-rings.

Custo da evaporadora: R$ 325,00. Sei que consigo preço melhor no mercadolivre, mas com o frete ficaria o mesmo preço.

Sábado, dia 06/09/2014, chegou o meu comando do ar, que aproveitei um amigo que foi para Los Angeles e mandei para os caras da ModuleRepair. Havia tentado reparar em três lugares diferentes aqui em Vitória/ES e nada. Peguei o contato dos caras no ebay. Fiquei 23 dias andando no calor de Vix sem o ar mas valeu a pena, o comando do ar ficou perfeito e funcionando 100%. Custo de US$ 95,00 e garantia eterna!

476632etiqueta de violação dos caras da ModuleRepair.

Abraços

F. Oliveira
08/09/2014, 02:53
Acompanhando! Perfeito, hein!?

Rubens Linhalis
08/09/2014, 09:21
Continuando a infinita manutenção, desta vez substituí o evaporador do ar, que estava com vazamento, não "segurando" o gás e, assim, o ar não gelava como deveria...
Desmontar o painel e retirar a caixa evaporadora é relativamente fácil, requer paciência. Fui desmontando tudo, colando os parafusos nos devidos lugares das peças desmontadas para não me perder quando fosse remontar.
Antes de tudo, não sei se este é o procedimento correto, fui lá no cofre do motor, abri as tampinhas das duas válvulas do ar e retirei toda a pressão do sistema.

476620476621476622476623olha o estado que estava... o ar que era respirado no interior da Monstra estava pior que o de Pequim!;

476624depois de muito tempo lavando e retirando a crosta que estava impregnada...;

Depois foi remontar tudo, bem chato de fazer, utilizei até um pequeno macaco para alinhar a altura da caixa com os furos dos parafusos no painel, porque estava difícil segurá-la no lugar e ao mesmo tempo colocar e apertar os parafusos.

Custo da evaporadora: R$ 325,00. Sei que consigo preço melhor no mercadolivre, mas com o frete ficaria o mesmo preço.

Sábado, dia 06/09/2014, chegou o meu comando do ar, que aproveitei um amigo que foi para Los Angeles e mandei para os caras da ModuleRepair. Havia tentado reparar em três lugares diferentes aqui em Vitória/ES e nada. Peguei o contato dos caras no ebay. Fiquei 23 dias andando no calor de Vix sem o ar mas valeu a pena, o comando do ar ficou perfeito e funcionando 100%. Custo de US$ 95,00 e garantia eterna!

Abraços

Caramba!

Que trampo heim!

Um dia faço isso no Pacato! Ficou nova a viatura!

EduardoSW
08/09/2014, 09:33
Caro AlonsoFausto,

Parabéns......Seguramente Você é um exemplo quanto à dedicação e empenho, e o seu cuidado e esmero com a "Monstrinha" são fontes de inspiração para todos nós aqui.....

Infelizmente acho que não tenho esta paciência e principalmente o talento....:)

Abraço, e sigo acompanhando todo esse cuidado.

Eduardo.

defarias33
08/09/2014, 09:58
Olá AlonsoFausto vejo que comprou a sua maquina. Gostaria de saber quanto custou essa relíquia?

Achei uma aqui em Roraima em boas condições, ao preço de 44 mil. A princípio estou relutante. Preço de tabela FIPE. É igualzinha a sua. Mesmo ano e cor. Unica diferença é que essa tem sim caracteristicas de uso em trilhas. Bem raspada por baixo na frente .

Quando fui ver a máquina percebi estar muito quente. Àgua radiador escapando por aquele reservatorio que tem ali na frente. Fiquei com pé atras.

O problema é que tô apaxonado por uma dessas.

guilhermeabreu
08/09/2014, 13:44
Olá AlonsoFausto vejo que comprou a sua maquina. Gostaria de saber quanto custou essa relíquia?

Achei uma aqui em Roraima em boas condições, ao preço de 44 mil. A princípio estou relutante. Preço de tabela FIPE. É igualzinha a sua. Mesmo ano e cor. Unica diferença é que essa tem sim caracteristicas de uso em trilhas. Bem raspada por baixo na frente .

Quando fui ver a máquina percebi estar muito quente. Àgua radiador escapando por aquele reservatorio que tem ali na frente. Fiquei com pé atras.

O problema é que tô apaxonado por uma dessas.

SAI FORA DESTA pq é fria .

defarias33
08/09/2014, 16:28
SAI FORA DESTA pq é fria .
Eu li os tópicos hj sobre cabeçote e radiador. Já desisti. Os tópicos falam por si. Obrigado. Foi exatamente o que pensei. Pura jaca.

AlonsoFausto
11/09/2014, 11:51
Acompanhando! Perfeito, hein!?

Fernando, aproveito sua ilustre presença para perguntar se os faróis de neblina da sua ex 2002 eram originais? Se não, adaptou de qual modelo? Andei estudando e acho que os da S-10 modelo novo vão caber, claro que sem a moldura.

Abração.

AlonsoFausto
11/09/2014, 11:54
Caro AlonsoFausto,

Parabéns......Seguramente Você é um exemplo quanto à dedicação e empenho, e o seu cuidado e esmero com a "Monstrinha" são fontes de inspiração para todos nós aqui.....

Infelizmente acho que não tenho esta paciência e principalmente o talento....:)

Abraço, e sigo acompanhando todo esse cuidado.

Eduardo.

Fala Eduardo, tudo certo?!

Cara, não tem nada de talento não. Sempre me interessei por mecânica mas nunca tinha me aventurado. Desde que comprei a Monstra estava decidido ao DIY. O negócio é arregaçar as mangas e mãos à obra e, com certeza, MUITA paciência. Muita mesmo!

Abração.

AlonsoFausto
11/09/2014, 11:55
Caramba!

Que trampo heim!

Um dia faço isso no Pacato! Ficou nova a viatura!

Indico que faça mesmo Rubens, o seu também deve estar parecido... mesmo que não esteja furado, vale a pena o trampo para uma limpeza pesada e ver o ar sair com força depois!

Abração.

AlonsoFausto
11/09/2014, 11:57
Eu li os tópicos hj sobre cabeçote e radiador. Já desisti. Os tópicos falam por si. Obrigado. Foi exatamente o que pensei. Pura jaca.

Ufa, ainda bem que você leu e se informou bastante e o Dr. Guilherme te salvou. Tem que ter muita paciência para encontrar um bom carro, não pode se apressar... continue a busca que a acaba achando uma "perfeita".

Abraço.

AlonsoFausto
11/09/2014, 12:07
Galera, amanhã é dia. Seguindo com a eterna manutenção, vou retirar o reservatório de óleo da DH e dar um capricho. Como não é novidade e já comentei desde o início do tópico, minha caixa de direção está "melada", apesar de ainda não baixar o nível do reservatório. Vou seguir os passos deste vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=7u6za7NxUJU

Hoje também comprei "espigão" para estender os respiros dos diferenciais e caixas. Vamos ver se dá tempo de fazer tudo amanhã, que também trocarei óleo e filtros.

Abraços.

AlonsoFausto
02/10/2014, 20:43
Atualizando...
Conforme último post, realmente limpei o reservatório de óleo da DH e prolonguei o suspiro do diferencial... sim, no singular mesmo, pois foi preciso (para o meu uso do carro) apenas prolongar o traseiro.

É bem simples de fazer, apenas substituí o suspiro no lugar original do diferencial traseiro por um espigão (este é o nome) que comprei em casa de peças para ar condicionado split. Pluguei mangueira de combustível da melhor qualidade que encontrei (encapada), coloquei daquelas abraçadeiras que aperta com parafuso e fui passando por dentro da longarina do chassi até sair próximo a caixa de direção e subi para o cofre do motor. Fixei o suspiro original na outra ponta, prendi com o mesmo tipo de abraçadeira e coloquei com enforca gato de plástico num furo original próximo do filtro de combustível.

O detalhe é que o suspiro estava bem sujo e entupido, o que provavelmente causou o pequeno vazamento que tinha quando comprei o carro e bastou apertar alguns dos parafusos da tampa do diferencial. Entretanto, percebi que o tambor do disco de freio traseiro direito estava melado (bem de leve) de óleo... logo pensei nos retentores do diferencial... mas daí liguei o entupimento do suspiro, que não estava cumprindo o seu papel, fazendo com que a pressão de alguma fosse expulsa por algum lugar. Como havia apertado todos os parafusos da tampa do diferencial, a pressão rumou pra outro lugar para ser expulsa! Limpei tudo onde estava sujo e estou observando se ainda há algum vazamento, mas pelo visto não comprometeu nenhum retentor, apenas o suspiro voltou a cumprir seu papel e tudo se resolveu... mesmo antes de destravar o suspiro, o pequeno melaço sequer baixou 1mm do nível.
Sugiro que todos limpem seus suspiros...

479326479327479328479329esqueci de tirar foto onde coloquei o suspiro no cofre...

Como tinha começado pelo diferencial traseiro, não sabia como os outros vinham originalmente e para minha grata surpresa, os suspiros da caixa e da t-case já vem bem altos (para o meu uso). Na verdade fiquei igual bocó procurando eles por debaixo do carro e nada de encontrar... futuquei algumas coisas na net e descobri que poderiam estar lá em cima... debaixo da coifa das manoplas e lá estavam! Bem no alto e destravadinhos, funcionando beleza!

479331

Bom, no reservatório do óleo da DH fui seguindo os passos do vídeo que postei acima. Apenas retirei a peneirinha de uma forma mais simples, colocando um parafuso no meio dela, tem um buraco, e puxando pra cima... mais fácil que com os dois alicates do vídeo... deu bem mais trabalho sacar a tampa do que retira a peneirinha, que por sinal estava muito suja, muito mesmo, praticamente toda coberta. Limpei muito bem, até ela ficar transparente na luz... não tirei tanto foto porque a mão fica coberta de óleo e não rola de meter no bolso e pegar no cel...

479332479333

OBS: os suspiros da caixa de direção e do diferencial dianteiro também já vem prolongados no cofre, em posição não muito alta, próximos da BI. O da caixa de direção estava travado, daí também o motivo da caixa estar melada e não baixar nível. Limpei o danado, limpei e caixa e assim ela está, sem o vazamento que pensei que tinha e já até tinha feito orçamento para fazê-la... que BELEZA!

Resumo da ópera: verifiquem e limpem todos os suspiros!

Abraços.

AlonsoFausto
02/10/2014, 21:02
Dia desses percebi, pois verifico sempre, que o nível do reservatório de expansão tinha baixado um pouco.... fiquei super preocupado, mas no radiador estava no nível. Peguei estrada e quando cheguei e com o motor ainda bem quente observei que toda a água do reservatório havia sumido.. pensei: vai voltar quando começar a esfriar.... Pra meu desespero, quando olhei no outro dia pela manhã com o motor frio o reservatório continuava vazio e o nível do radiador baixou um pouco... fiquei desesperado pensando um milhão de coisas: será que a junta foi pro saco e ta passando água?; Pior, será que o cabeçote foi pro saco? Não, o carro estava excelente, andando bem e sem perda de potência.... tinha que ser alguma coisa de radiador, mas as mangueiras eram novas e tal.....

Bom, completei com água da torneira, era o que estava ao alcance num sábado pela tarde.... deixei a Monstra quieta e confesso que não consegui dormir direito, ainda mais que estava com uma trip programada...

Para minha surpresa, quando fui ver novamente bem tarde da noite vi água pingando: bingo! Agora encontrei o furo.... No outro dia pela manhã, domingo, mas bem cedo mesmo (estava ansioso) fui logo tirando a proteção da hélice, tirei o protetor do cárter e encontrei o danado do furo na base do radiador. Provavelmente o furo foi provocado pela vibração do protetor de cárter que estava sem um dos parafusos do meio e vibrava e encostava onde furou....

Segunda bem cedo fui no meu camarada de radiador... tiramos o bixo, é grande e pesado pacas e numa posição horrível de mexer. Ele soldou e fez todos os testes: estava perfeito, sem vazamentos ou entupimentos na colmeia! Maravilha, só montar e fazer a mistura dew 60/40 com água desmineralizada e tudo voltou a ficar 100%!

Mas que fiquei no cagaço antes de descobrir o furo, isso fiquei!

479336479337479338479339479340

OBS: antes de que pensem "nossa, como demorou para descobrir um rombo desses?!", já adianto e me defendo que só ficou "mijando" assim depois que descobri de onde vinha a água e passei a mão, que retirou uma pequena camadinha que o líquido que eu usava fazia proteção e meio que deu uma vedada no furo....

Abraços

AlonsoFausto
02/10/2014, 21:08
Desde então foi continua sendo só alegrias e segue virando o velocímetro... aqui foi numa trip para recarregar minhas baterias:

479342479343479344

Até um friozinho a Monstra curtiu e se portou muito bem:

479345

AlonsoFausto
02/10/2014, 21:11
Agora vai ganhar atenção especial na suspensão: buchas novas originais toyota e molas by Dr.Guilherme!!! Ah, vou fazer um pequeno BL de 1,5"... Monstra vai subir alguns degraus!

Acho que até terça-feira tudo vai estar no lugar e vou tentar fazer passo-a-passo das "cousas".

Abraços.

Rubens Linhalis
03/10/2014, 09:08
Agora vai ganhar atenção especial na suspensão: buchas novas originais toyota e molas by Dr.Guilherme!!! Ah, vou fazer um pequeno BL de 1,5"... Monstra vai subir alguns degraus!

Acho que até terça-feira tudo vai estar no lugar e vou tentar fazer passo-a-passo das "cousas".

Abraços.

Agora sim vai ficar Monstra !

Rubens Linhalis
03/10/2014, 09:11
Dia desses percebi, pois verifico sempre, que o nível do reservatório de expansão tinha baixado um pouco.... fiquei super preocupado, mas no radiador estava no nível. Peguei estrada e quando cheguei e com o motor ainda bem quente observei que toda a água do reservatório havia sumido.. pensei: vai voltar quando começar a esfriar.... Pra meu desespero, quando olhei no outro dia pela manhã com o motor frio o reservatório continuava vazio e o nível do radiador baixou um pouco... fiquei desesperado pensando um milhão de coisas: será que a junta foi pro saco e ta passando água?; Pior, será que o cabeçote foi pro saco? Não, o carro estava excelente, andando bem e sem perda de potência.... tinha que ser alguma coisa de radiador, mas as mangueiras eram novas e tal.....

Bom, completei com água da torneira, era o que estava ao alcance num sábado pela tarde.... deixei a Monstra quieta e confesso que não consegui dormir direito, ainda mais que estava com uma trip programada...

Para minha surpresa, quando fui ver novamente bem tarde da noite vi água pingando: bingo! Agora encontrei o furo.... No outro dia pela manhã, domingo, mas bem cedo mesmo (estava ansioso) fui logo tirando a proteção da hélice, tirei o protetor do cárter e encontrei o danado do furo na base do radiador. Provavelmente o furo foi provocado pela vibração do protetor de cárter que estava sem um dos parafusos do meio e vibrava e encostava onde furou....

Segunda bem cedo fui no meu camarada de radiador... tiramos o bixo, é grande e pesado pacas e numa posição horrível de mexer. Ele soldou e fez todos os testes: estava perfeito, sem vazamentos ou entupimentos na colmeia! Maravilha, só montar e fazer a mistura dew 60/40 com água desmineralizada e tudo voltou a ficar 100%!

Mas que fiquei no cagaço antes de descobrir o furo, isso fiquei!

479336479337479338479339479340

OBS: antes de que pensem "nossa, como demorou para descobrir um rombo desses?!", já adianto e me defendo que só ficou "mijando" assim depois que descobri de onde vinha a água e passei a mão, que retirou uma pequena camadinha que o líquido que eu usava fazia proteção e meio que deu uma vedada no furo....

Abraços

Eu ainda não estou de cabeça tranquila com o meu radiador. Nao tem vazamento algum, foi testado e esta 100%.. mas ainda penso em trocar. Afinal de contas, são 17 anos de uso em uma peça que se falhar, pode ser critico para o motor. Vou esperar folgar $$ (se é que um dia vai acontecer) e trocar o radiador.

vasslav5.1
04/10/2014, 01:54
onde esta esse blower ? como acesso??

Glaicon
04/10/2014, 09:34
Rubens, uma vez mandei mexer no radiador, pois estava umedecendo na chaleira.
Ficou mal feito. Voltei na oficina depois de dois meses e mexeram novamente.
Não ficou bom e ainda quebraram a mangueira do ar quente.:freaking:
Coloquei radiador novo em outra loja ano passado.
Ficou perfeito.
Não recomendo conserto de radiador, pois se der um pequeno vazamento em viagem, poderás nem perceber.
Troque e fique tranquilo e feliz.:concordo:

guilhermeabreu
04/10/2014, 09:50
Rubens, uma vez mandei mexer no radiador, pois estava umedecendo na chaleira.
Ficou mal feito. Voltei na oficina depois de dois meses e mexeram novamente.
Não ficou bom e ainda quebraram a mangueira do ar quente.:freaking:
Coloquei radiador novo em outra loja ano passado.
Ficou perfeito.
Não recomendo conserto de radiador, pois se der um pequeno vazamento em viagem, poderás nem perceber.
Troque e fique tranquilo e feliz.:concordo:

X2

Venho falando isto a tempo e a maioria aqui é a favor de reformar o radiador , SE O RADIADOR VAZOU , SE ESTA MEIO ENTUPIDO , ESTA ESTARÁ TB CORROÍDO POR DENTRO , FAZER LIMPEZA ( VARETAMENTO ) É O MESMO QUE REMENDAR UM TECIDO TODO PODRE , VAI ACABAR FAZENDO VC PERDER O MOTOR , tudo na vida tem a sua vida útil e o radiador tb tem um tempo de vida , qdo der sinal de fraqueza COMPRE OUTRO NOVO .

Apesar de a maioria aqui recomendar em VARETAR , CONSERTAR ???? EU E O GLAICON SOMOS A FAVOR DE COMRAR UM NOVO e garanto que vcs não irão se arrepender .

Glaicon
05/10/2014, 08:34
X2

Venho falando isto a tempo e a maioria aqui é a favor de reformar o radiador , SE O RADIADOR VAZOU , SE ESTA MEIO ENTUPIDO , ESTA ESTARÁ TB CORROÍDO POR DENTRO , FAZER LIMPEZA ( VARETAMENTO ) É O MESMO QUE REMENDAR UM TECIDO TODO PODRE , VAI ACABAR FAZENDO VC PERDER O MOTOR , tudo na vida tem a sua vida útil e o radiador tb tem um tempo de vida , qdo der sinal de fraqueza COMPRE OUTRO NOVO .

Apesar de a maioria aqui recomendar em VARETAR , CONSERTAR ???? EU E O GLAICON SOMOS A FAVOR DE COMRAR UM NOVO e garanto que vcs não irão se arrepender .
Poder rodar um ano com a viatura sem baixar o nível do radiador e reservatório de expansão.
Vocês não têm idéia do quanto isso é gratificante e prazeroso.:concordo:

Rubens Linhalis
06/10/2014, 09:32
Poder rodar um ano com a viatura sem baixar o nível do radiador e reservatório de expansão.
Vocês não têm idéia do quanto isso é gratificante e prazeroso.:concordo:

O meu radiador nao apresentada nada de estranho. Nao esta umedecendo na chaleira , nao baixa agua do reservatorio nem nada.. mas apos a troca de bomba dagua, valvula termostatica, mangueias, tampa da radiador, selo dos blocos do motor, o radiador se tornou o único ponto fraco do sistema, entao apesar dele nao apresentar nada, será trocado no inicio do ano que vem. :concordo:

Glaicon
07/10/2014, 06:40
O meu radiador nao apresentada nada de estranho. Nao esta umedecendo na chaleira , nao baixa agua do reservatorio nem nada.. mas apos a troca de bomba dagua, valvula termostatica, mangueias, tampa da radiador, selo dos blocos do motor, o radiador se tornou o único ponto fraco do sistema, entao apesar dele nao apresentar nada, será trocado no inicio do ano que vem. :concordo:
Faça isto, pois mesmo que não tenha vazamentos, tenho certeza que o radiador novo terá uma maior troca de calor, já que ambas as partes (interna e externa) não terão qualquer tipo de obstrução.
A viatura agradecerá.:concordo:

AlonsoFausto
09/10/2014, 15:33
Vou relatar o que e como foi feito, são muitos detalhes. Por hora segue foto da atual altura da MONSTRA:

479986foto feita em morro

Abraços.

Factotum
25/10/2014, 10:05
Hoje imprimi e encadernei os manuais de reparações dos motores 1KZ-T e 1KZ-TE. Agora o DIY vai ficar mais sério...

OBS: o 1KZ-T está em português, o 1 KZ-TE em inglês. Acho que posso usar em grande parte o do 1KZ-T, pois já os comparei e a maior parte é igual, com a diferença se resumindo mesmo ao gerenciamento eletrônico do sistema de injeção.

Olhem o tamanho das crianças:
471533

Abraços.

Fausto onde você conseguiu os manuais ?
Abraço

AlonsoFausto
27/10/2014, 10:43
Já tinha decidido que quando as molas powered by Dr. Guilherme chegassem iria fazer BL de 1,5" na instalação... molas chegaram, mandei pintar de laranja marrocos (cor do Troller laranja) e comprei o material para o BL.

Calculei o que precisava e comprei um pedaço de barra redonda de PEAD com 70X60cm, visto que utilizei dois de 50X38mm perto do radiador e oito de 65X38mm no resto do chassi. Comprei também um pedaço de alumínio, que é vendido por peso, e que foi no olho: escolhi um pedaço que estava no chão, já redondo, mas bem maior do que seria preciso.

Levei ao torneiro para fazer os tarugos de PEAD conforme precisava:
481722481723

Antes de começar a montar já soltei a barra da direção.

Para montar o BL é bem cansativo e tem que ter paciência... primeiro soltei todos os pontos do chassi com a carroceria, começando o porta-malas. Tem que desmontar alguns forros e levantar o carpete, nada complexo. Para levantar a carroceria do chassi, usamos um pedaço de madeira, que mandei cortar em medida mais ou menos exata, e colocamos na ponta do macaco jacaré.. daí era só encaixar na carroceria próximo de onde ia instalar o tarugo e levantar. Tive grande problema com os parafusos... como faço a mecânica toda em pequeno município do interior do Estado, tudo lá é muito limitado e foi chato demais ficar indo e voltando atrás de parafusos... mas no final deu tudo certo. Inclusive, os maiores parafusos são os dois primeiros, próximos ao radiador e somente consegui montar com os de bieleta de toyota bandeirante, que são gigantes.
481731

Depois de montado o BL, levei o alumínio para usinar:
481724481725

Aí foi só montar novamente na barra.
Concomitante ao BL, as molas novas foram montadas e trocadas as buchas inferiores dos 4 amortecedores, tudo original toyota. As fotos da suspa estão no tópico das molas.

Depois de tudo pronto, subo no carro (sim, agora não é mais "entro" no carro, é SUBO) e "essa alavanca da caixa de marchas tá estranha"... as marchas para baixo estavam encaixando com dificuldade (2ª, 4ª e ré) e a 2ª não estava entrando direito... Desmontei o console da alavanca, retirei as coifas... ali tem uma guia de metal, que separa a alavanca da caixa da alavanca da t-case. Olhei, matutei, retirei os parafusos dela, e decidi: "corta essa divisão aqui e vamos montar"! Problema 100% resolvido e agora sim tudo OK.
481728481729

A montagem de BL é bem chata e requer alguns cuidados. A carroceria tem que ser suspensa devagar, olhando se cabos e linha de combustível não estão sendo forçados... no meu caso não precisei alterar nada, mas o positivo da bateria ficou no limite. O radiador ficou bem alto com o BL e não gostei. Mesmo com o coração apertado, fiz furos novos na Monstra para deixá-lo mais baixo, praticamente em altura original:

481730

E por último foi o para-choque dianteiro... com o BL ele fica bem para baixo, na verdade é o resto que sobe, e fica feio pra caramba o espação criado entre ele e os faróis e grade. Sem dó, decidi retirar, cortar o que for preciso e montar.
481732

Tudo montado, para-choque alinhado, aperta, confere tudo... confere novamente... blz, 100%! Trabalheira, mas gostei demais. Monstra realmente ficou Monstra.

Abraços.

AlonsoFausto
27/10/2014, 10:50
Pequenas perfumarias: cobertura da tomada de força do porta-malas, que estava quebrada, e braço novo do limpador traseiro, que estava empenado.
481733481734481735
481736481737481738

calhiandro
27/10/2014, 13:06
Pequenas perfumarias: cobertura da tomada de força do porta-malas, que estava quebrada, e braço novo do limpador traseiro, que estava empenado.
481733481734481735
481736481737481738

Parabéns AlonsoFausto, pelo belíssimo trabalho. A proposito onde comprou a tampinha da cobertura da tomada 12v do porta-malas?

Abraços

AlonsoFausto
30/10/2014, 16:34
Parabéns AlonsoFausto, pelo belíssimo trabalho. A proposito onde comprou a tampinha da cobertura da tomada 12v do porta-malas?

Abraços

E aí Calhiandro, desculpa a demora, comprei no Toyota Parts at Wholesale Prices (http://www.toyota-parts-dealer.com/). Fui taxado, claro, pq comprei várias coisas, mas indico pela pontualidade e precisão.

Abraço.

AlonsoFausto
30/10/2014, 16:39
Fausto onde você conseguiu os manuais ?
Abraço

Me desculpa meu amigo, só reparei o post agora. Se ainda servir, baixei de algum da net e alguma página aqui do fórum tb, inclusive postei o do 1KZ-T para baixar.... só não me recordo onde.

Se ainda precisar, me mande msg in box que te passo meu e-mail e te mando os arquivos.

Abraço.

Hudyson Farias
03/11/2014, 20:04
Boa noite a todos,
Parabéns Alonso pela viatura, sou novo no fórum e estou aqui para pedir um auxílio à vocês.
Meu sogro Adquiriu recentemente uma viatura igual a sua a dele 2002, na verdade trata-se um clone da sua. Kkkk
Ele é o terceiro dono do carro, o carro está impecável. Mas temos uma dúvida, o antigo dono nos relatou que comprou o carro de embaixador da Unicef no Brasil, aqui em Brasília.
O carro não tem alguns detalhes que as outras Sw4 possuem, mais especificamente ela não tem Ar Digital, o rack do teto e não possui vidros elétricos em nenhuma das portas. Segundo o ex dono o embaixador montou o carro quando foi comprar, por isso não veio com esses acessórios.
Minha perguntar é: será possível adaptar algum tipo de kit de vidro elétrico nesse veículo?
Ja pesquisei muito na internet no ML e outros sites, mas sem sucesso, queria ver se era possível colocar um daqueles kits universais. Mas todos que pergunto não são compatíveis... Não sei mais onde procurar....
Ate achei na internet uma batida para retirar peças mas o cara me pediu R$ 2.000,00 pelas máquinas achei um absurdo. Mas enfim. Peço ajuda de vocês. Obrigado

Cavendra
03/11/2014, 23:59
Olá
ficou muito dez, agora sabes o sofrimento...rsss..e é muito mais legal ela alta, nao da saudade nenhuma de reverter. ela nasceu para isso só esta tirando o lado doméstico dela e devolvendo a alma do carro. ta de parabens
abraço

Cavendra
04/11/2014, 00:01
Já tinha decidido que quando as molas powered by Dr. Guilherme chegassem iria fazer BL de 1,5" na instalação... molas chegaram, mandei pintar de laranja marrocos (cor do Troller laranja) e comprei o material para o BL.

Calculei o que precisava e comprei um pedaço de barra redonda de PEAD com 70X60cm, visto que utilizei dois de 50X38mm perto do radiador e oito de 65X38mm no resto do chassi. Comprei também um pedaço de alumínio, que é vendido por peso, e que foi no olho: escolhi um pedaço que estava no chão, já redondo, mas bem maior do que seria preciso.

Levei ao torneiro para fazer os tarugos de PEAD conforme precisava:
481722481723

Antes de começar a montar já soltei a barra da direção.

Para montar o BL é bem cansativo e tem que ter paciência... primeiro soltei todos os pontos do chassi com a carroceria, começando o porta-malas. Tem que desmontar alguns forros e levantar o carpete, nada complexo. Para levantar a carroceria do chassi, usamos um pedaço de madeira, que mandei cortar em medida mais ou menos exata, e colocamos na ponta do macaco jacaré.. daí era só encaixar na carroceria próximo de onde ia instalar o tarugo e levantar. Tive grande problema com os parafusos... como faço a mecânica toda em pequeno município do interior do Estado, tudo lá é muito limitado e foi chato demais ficar indo e voltando atrás de parafusos... mas no final deu tudo certo. Inclusive, os maiores parafusos são os dois primeiros, próximos ao radiador e somente consegui montar com os de bieleta de toyota bandeirante, que são gigantes.
481731

Depois de montado o BL, levei o alumínio para usinar:
481724481725

Aí foi só montar novamente na barra.
Concomitante ao BL, as molas novas foram montadas e trocadas as buchas inferiores dos 4 amortecedores, tudo original toyota. As fotos da suspa estão no tópico das molas.

Depois de tudo pronto, subo no carro (sim, agora não é mais "entro" no carro, é SUBO) e "essa alavanca da caixa de marchas tá estranha"... as marchas para baixo estavam encaixando com dificuldade (2ª, 4ª e ré) e a 2ª não estava entrando direito... Desmontei o console da alavanca, retirei as coifas... ali tem uma guia de metal, que separa a alavanca da caixa da alavanca da t-case. Olhei, matutei, retirei os parafusos dela, e decidi: "corta essa divisão aqui e vamos montar"! Problema 100% resolvido e agora sim tudo OK.
481728481729

A montagem de BL é bem chata e requer alguns cuidados. A carroceria tem que ser suspensa devagar, olhando se cabos e linha de combustível não estão sendo forçados... no meu caso não precisei alterar nada, mas o positivo da bateria ficou no limite. O radiador ficou bem alto com o BL e não gostei. Mesmo com o coração apertado, fiz furos novos na Monstra para deixá-lo mais baixo, praticamente em altura original:

481730

E por último foi o para-choque dianteiro... com o BL ele fica bem para baixo, na verdade é o resto que sobe, e fica feio pra caramba o espação criado entre ele e os faróis e grade. Sem dó, decidi retirar, cortar o que for preciso e montar.
481732

Tudo montado, para-choque alinhado, aperta, confere tudo... confere novamente... blz, 100%! Trabalheira, mas gostei demais. Monstra realmente ficou Monstra.

Abraços.

lembrou do chanfro no aluminio para o acoplamento elastico da barra de direção trabalhar?

AlonsoFausto
05/11/2014, 09:51
Boa noite a todos,
Parabéns Alonso pela viatura, sou novo no fórum e estou aqui para pedir um auxílio à vocês.
Meu sogro Adquiriu recentemente uma viatura igual a sua a dele 2002, na verdade trata-se um clone da sua. Kkkk
Ele é o terceiro dono do carro, o carro está impecável. Mas temos uma dúvida, o antigo dono nos relatou que comprou o carro de embaixador da Unicef no Brasil, aqui em Brasília.
O carro não tem alguns detalhes que as outras Sw4 possuem, mais especificamente ela não tem Ar Digital, o rack do teto e não possui vidros elétricos em nenhuma das portas. Segundo o ex dono o embaixador montou o carro quando foi comprar, por isso não veio com esses acessórios.
Minha perguntar é: será possível adaptar algum tipo de kit de vidro elétrico nesse veículo?
Ja pesquisei muito na internet no ML e outros sites, mas sem sucesso, queria ver se era possível colocar um daqueles kits universais. Mas todos que pergunto não são compatíveis... Não sei mais onde procurar....
Ate achei na internet uma batida para retirar peças mas o cara me pediu R$ 2.000,00 pelas máquinas achei um absurdo. Mas enfim. Peço ajuda de vocês. Obrigado

Muito obrigado Hudyson.... quanto ao seu "problema", acho que a solução seria mesmo pegar de alguma sinistrada, inclusive os forros das portas. Não sei se vale muito a pena, visto que é uma mosca branca albina, ou seja, não existe outra assim original. Quanto ao ar manual, fique tranquilo que é a melhor opção, o digital deste ano/modelo apresenta problemas com o tempo.

Abraço.

AlonsoFausto
05/11/2014, 09:56
Grande Cavendra, muito obrigado pela paciência e respostas no seu tópico. Foram fundamentais. Concordo com Você, ela nasceu para ser alta mesmo, também nem imagino mais na altura "original". Fiz o chanfro sim no alumínio e testei o tanto que a borracha da barra sedia de um lado para o outro antes de montar, ficou excelente. Abração.

OBS: to pensando em um intercooler de presente de natal.... vamos ver se vai rolar!

Rubens Linhalis
05/11/2014, 09:59
OBS: to pensando em um intercooler de presente de natal.... vamos ver se vai rolar!

Um baita presente!

AlonsoFausto
05/11/2014, 12:44
Um baita presente!

:curtir:, vamos ver se fui um bom menino e papai noel passa....

AlonsoFausto
05/11/2014, 12:54
Em tempo, preciso da ajuda dos toyoteiros:

Como já relatei em outros posts, meu diferencial traseiro apresenta pequeno vazamento. Atualmente "suja" o tambor de freio traseiro direito pelo lado de dentro. Já abri o tambor e não é nada no freio. Realmente é óleo do diferencial (que continua no nível).

Olha como o tambor está ficando "melado":
482816

Bom, não sei como solucionar, pensei em comprar o kit de juntas:
482815Na Toyota de Vix, Kurumá, há disponibilidade de pedido para 05 dias úteis e, pelo telefone, orçado em R$ 153,00.

Lendo algumas coisas na net, também entendi que pode ser problema no rolamento...

Minha dúvida: (i) será que o problema é mesmo nas juntas?; (ii) será que é no rolamento?; (iii) trocando as juntas devo necessariamente trocar rolamentos?.

Me parece que nas Hilux Japa é necessário trocar os rolamentos quando troca as juntas....

Espero contribuições dos Mestres!

Abraços.

Jsantos
05/11/2014, 17:25
Em tempo, preciso da ajuda dos toyoteiros:

Como já relatei em outros posts, meu diferencial traseiro apresenta pequeno vazamento. Atualmente "suja" o tambor de freio traseiro direito pelo lado de dentro. Já abri o tambor e não é nada no freio. Realmente é óleo do diferencial (que continua no nível).

Olha como o tambor está ficando "melado":

Bom, não sei como solucionar, pensei em comprar o kit de juntas:

Na Toyota de Vix, Kurumá, há disponibilidade de pedido para 05 dias úteis e, pelo telefone, orçado em R$ 153,00.

Lendo algumas coisas na net, também entendi que pode ser problema no rolamento...

Minha dúvida: (i) será que o problema é mesmo nas juntas?; (ii) será que é no rolamento?; (iii) trocando as juntas devo necessariamente trocar rolamentos?.

Me parece que nas Hilux Japa é necessário trocar os rolamentos quando troca as juntas....

Espero contribuições dos Mestres!

Abraços.

Tenho certeza que seu problema é no retentor do eixo, segundo meu meca nossas caminhonetes não costumam dar problema de rolamento.
Se for trocar rolamento Tem que trocar o rotor do abs e as travas.
Para trocar o retentor não mexe em nenhuma junta, solta 4 parafusos, puxa o eixo e saca o retentor, aproveite e troque dos dois lados, se demorar vai perder as lonas de freio.

veja como é o retentor, e como podem ficar suas lonas e o tambor de freio
482855482856

AlonsoFausto
06/11/2014, 11:39
Tenho certeza que seu problema é no retentor do eixo, segundo meu meca nossas caminhonetes não costumam dar problema de rolamento.
Se for trocar rolamento Tem que trocar o rotor do abs e as travas.
Para trocar o retentor não mexe em nenhuma junta, solta 4 parafusos, puxa o eixo e saca o retentor, aproveite e troque dos dois lados, se demorar vai perder as lonas de freio.

veja como é o retentor, e como podem ficar suas lonas e o tambor de freio
482855482856

Valeu Jsantos! Posso abusar da boa vontade e pedir ajuda para identificar a peça/part number? Não sei qual é o retentor do eixo. Meu chassi é JTB11GNJ620072027.

abraço

Jsantos
06/11/2014, 13:56
Valeu Jsantos! Posso abusar da boa vontade e pedir ajuda para identificar a peça/part number? Não sei qual é o retentor do eixo.

abraço

Abuso nenhum!!

O part number é 9031050006, custa algo entorno de R$ 70,00 cada em Ponta Porã, não tenho certeza mas o preço da ccs era próximo a isso.

e aproveitando vai o código fras-le para as lonas de freio: TY/326-CP
o cod original das lonas é: 0449535230

AlonsoFausto
06/11/2014, 14:11
Abuso nenhum!!

O part number é 9031050006, custa algo entorno de R$ 70,00 cada em Ponta Porã, não tenho certeza mas o preço da ccs era próximo a isso.

e aproveitando vai o código fras-le para as lonas de freio: TY/326-CP
o cod original das lonas é: 0449535230

Obrigado novamente! As lonas estão boas, há 04 semanas quando abri o tambor para limpar e também porque estava "travado" de tão sujo, verifiquei tudo.

Abraço.

AlonsoFausto
06/11/2014, 14:44
JSantos, é alguma parte da figura abaixo?

482926é o número 05 da figura? Os programas que utilizo para olhar partes estão todos sem abrir os gráficos, não sei o que houve. Até ontem estavam funcionando...

Jsantos
06/11/2014, 17:02
JSantos, é alguma parte da figura abaixo?

é o número 05 da figura? Os programas que utilizo para olhar partes estão todos sem abrir os gráficos, não sei o que houve. Até ontem estavam funcionando...

não consegui visualizar, mas veja abaixo, é a peça destacada em amarelo
482963
482964

AlonsoFausto
07/11/2014, 15:22
[QUOTE=Jsantos;2208962]não consegui visualizar, mas veja abaixo, é a peça destacada em amarelo

Valeu Jsantos! Encomendei hoje na Kurumá. Dois por R$ 104,00.

OBS: instalei o mesmo programa que Você está utilizando. :dance:

Abraço.

AlonsoFausto
07/11/2014, 17:02
Quinta-feira passada, 30/10/2014, deu uma chuva daquelas... o babaca que vos escreve teve a belíssima ideia de sair com a Monstra para testar a nova altura nos lugares que corriqueiramente inundam.

Passei em tudo "brincando", fácil, fácil... não satisfeito, pensei: "tenho que ir naquela rua que fica funda pra caramba". E fui.... chegando no início da rua olhei, matutei... acho que dá... bora... engata a primeira (esqueci de engatar a redução, que seria o mais correto), mantém uma aceleração constante (nem muito, nem pouco) e: "kcete, tá muito mais fundo do que imaginei". Água no limite dos faróis... Monstra indo de boa, mas não passava nem agulha com vaselina... chega ao final da rua, sobe no posto e "ufa!". PQP, que cagaço...

Andei mais um pouco, os carpetes umedeceram, mas não entrou água a ponto de vê-la dentro do carro. Dei uma "queimadinha" na embreagem antes de estacionar e desligar... estava tudo 100% com a Monstra.

Cinco e pouco da manhã acordo com o alarme disparado... isso nunca tinha ocorrido. Olho em volta do carro e nada, procuro algum pequeno inseto dentro e nada. "Deve ser a água evaporando que dispara o alarme pelo ultrassom". Tava um cheiro terrível de cachorro molhado.... ligo o carro e tudo ok! Desligo e tiro a chave da ignição E O MOTOR CONTINUA LIGADO! "Pqp, to lascado". Coloco a chave novamente e tento desligar e nada... chave em mãos e o motor ligado... bom, peguei as ferramentas e tirei os cabos da bateria. Motor desligou. Se não desse certo, tinha pensado em engatar a 5ª e fazê-la morrer...

"Vou deixar desplugado um bom tempo para a central esquecer os possíveis erros"... enquanto isso, tome pano no carpete e secando a umidade, que era muito maior do que imaginei. Fui desmontando alguns forros até ter acesso a caixa de fusíveis e da central do lado do carona. Peguei um secador de cabelos e tome ar quente pra tentar "tirar a umidade". Muito tempo depois, tudo aparentemente seco (o carpete não, claro), engata os cabos na bateria, partida no motor, desliga e motor apaga: "blz, sou foda, resolvi o problema, era umidade". Liga novamente, para ter certeza que tudo estava OK, desliga e: "pqp, não deu certo, chave em mãos e motor ligado". Desliguei como da primeira forma e decidi pedir ajuda aos profissionais e fui ao meu eletricista mecânico....

Já cheguei com a Monstra toda desmontada por dentro. "Rapaz, isso é na central de fusíveis, olha aqui, está pingando". Coração gelou! "Calma, vamos desmontar e ver o que pode ser feito"...

A central de fusíveis é um conjunto de placas umas sobre as outras. Havia umidade em tudo, e as placas estavam com oxidação em algumas partes. Meu meca falou que aquilo não era de "ontem pra hoje" e que, pela idade do carro, aquilo já tinha começado há muito tempo. “Mas com certeza você acendeu o estopim ontem”!
Fungos retirados, placas limpas, produto protetor, monta tudo e blz, agora tudo OK! Foi uma porradinha boa ($$$), mas ainda bem que foi recuperável e aprendi a lição da pior maneira possível!

483040483041483042483043483039483044483045a oxidação estava fechando o circuito.

Não sejam "espertos" como Eu fui!

Abraços.

AlonsoFausto
07/11/2014, 17:14
Domingo foi dia de "faxina"! Tive que tirar o terrível cheiro de cachorro molhado que ficou na Monstra. Então, mãos à obra:

483046483047483048interior "pelado" ganhou limpeza pesada!
483049 carpete encardido, desde que comprei a Monstra já queria ter feito isso.... (obrigado São Pedro pelo impulso! :freaking:)
483050água com pressão, sabão em pó e escovada, muita escovada!
483051colei proteção térmica para DonaPatroa parar de reclamar que "aquilo esquenta muito a bolsa"
483052ficou uma beleza!!!
483053aproveitei para dar uma geral nos plásticos!

Trampo pesado e lento (tem que esperar secar bem pra não ficar fedido), mas fica muito bom.

Abraços.

Clandio
07/11/2014, 19:33
Que baita serviço Alonso.

Essa de tirar o carpete e lavar eu tenho vontade de fazer, mas falta coragem.

Uma pergunta. Depois de lavado e seco ele mantem o molde do assoalho do carro? Ele não fica com um aspecto de "pano velho"?

Abraços.

titanium
07/11/2014, 20:59
:palmas:
Show! Esse tipo de trabalho fica Excelente quando é feito por nós mesmos...

quando mandamos pra lava-jato não fica tão legal
:roll:

São nesses momentos que vemos o quanto é bom morar em casa! :putz:

Ah! E parabéns pelos cuidados com a Monstra!

Abraços

Digaum
07/11/2014, 21:13
Parabéns pelo cuidado!

Como moro em ap, me resta contratar os serviços de terceiros. O valor não é barato e o serviço satisfatório.

Rubens Linhalis
08/11/2014, 10:28
Fausto ! Baita serviço.. o carro fica novo.

Algumas duvidas:

- O carpete seca rápido assim? No final de semana de sol quente, da pra tirar, lavar, secar e instalar novamente?
- Pq nao colocou a manta asfaltica em mais lugares, por exemplo em torno de todo o cambio?
- Onde fica essa caixa de fusível dentro do carro??

abraço!

AlonsoFausto
08/11/2014, 14:07
Que baita serviço Alonso.

Essa de tirar o carpete e lavar eu tenho vontade de fazer, mas falta coragem.

Uma pergunta. Depois de lavado e seco ele mantem o molde do assoalho do carro? Ele não fica com um aspecto de "pano velho"?

Abraços.

Fala Clandio! Rapaz, o carpete fica zero... o meu até voltou a ficar felpudo (passo a mão de um lado para o outro e ele vira os pelos, marcando o sentido). Mantém o molde perfeito.

Abraço

AlonsoFausto
08/11/2014, 14:12
:palmas:
Show! Esse tipo de trabalho fica Excelente quando é feito por nós mesmos...

quando mandamos pra lava-jato não fica tão legal
:roll:

São nesses momentos que vemos o quanto é bom morar em casa! :putz:

Ah! E parabéns pelos cuidados com a Monstra!

Abraços

Valeu Titanium, tento fazer o máximo que posso de DIY. Meu sonho é uma oficina em casa como a sua.... mas preciso saber usar as ferramentas, caso contrário não servirão de nada!:news-coffee:

Abraço

AlonsoFausto
08/11/2014, 14:16
Parabéns pelo cuidado!

Como moro em ap, me resta contratar os serviços de terceiros. O valor não é barato e o serviço satisfatório.

Valeu Digaum! Tenho feito algumas na rua pq a Monstra não entra na garagem...

Abraço

AlonsoFausto
08/11/2014, 14:25
Fausto ! Baita serviço.. o carro fica novo.

Algumas duvidas:

- O carpete seca rápido assim? No final de semana de sol quente, da pra tirar, lavar, secar e instalar novamente?
- Pq nao colocou a manta asfaltica em mais lugares, por exemplo em torno de todo o cambio?
- Onde fica essa caixa de fusível dentro do carro??

abraço!

Fala Rubens.. vamos lá:

- O carpete seca rápido assim? No final de semana de sol quente, da pra tirar, lavar, secar e instalar novamente? Tirei, lavei e instalei no mesmo dia. Se for de sol, é garantido que seca... mas precisa ficar exposto ao sol.... coloquei quatro cadeiras e ele em cima.... secou um lado, virei, deixei secar o outro.

- Pq nao colocou a manta asfaltica em mais lugares, por exemplo em torno de todo o cambio? Porque o rolo estava no fim e era domingo!!!!! Coloquei o restinho que tinha...

- Onde fica essa caixa de fusível dentro do carro?? Painel, lado esquerdo. Exatamente onde fica a tampinha dos fusíveis... mas a peça é grande, aquilo é só a parte de onde encaixam os fusíveis que aparece. Na parte de trás são vários chicotes plugados...

Abração

Ig Carneiro
11/11/2014, 10:55
Alonso, tudo bem?
Estou pensando em comprar uma Hilux Sw4 2001/2002 e lendo o fórum, vi que vc comprou a sua a pouco tempo.
Gostaria de dicas para saber o que levar em conta na hora da dicisão já que o carro tem em média 13 anos.
No anúncio que achei, o carro está com 150.000km rodados, me parece muito pouco para um carro com essa idade.
Mesmo assim vale a pena? E sobre seguro, tem idéia de preço?

AlonsoFausto
11/11/2014, 15:54
Alonso, tudo bem?
Estou pensando em comprar uma Hilux Sw4 2001/2002 e lendo o fórum, vi que vc comprou a sua a pouco tempo.
Gostaria de dicas para saber o que levar em conta na hora da dicisão já que o carro tem em média 13 anos.
No anúncio que achei, o carro está com 150.000km rodados, me parece muito pouco para um carro com essa idade.
Mesmo assim vale a pena? E sobre seguro, tem idéia de preço?

E aí Ig Carneiro, tudo beleza?

Veja bem, você precisa saber que tipo de carro está comprando.... é alto, grande, "barulhento", bruto.... mas se realmente já superou isso e quer o carro, graças a todas as inúmeras coisas boas, acho que precisa se cercar ao máximo possível. Não se empolgue com nenhuma, tenha paciência e calma. Leve ao mecânico ou mecânicos de sua confiança antes de fechar o negócio (pode ser um geral, um só de direção, um de turbo, outro de arrefecimento, etc). Verifique no manual se existem carimbos de revisões em concessionária Toyota e até quando. Olhe por debaixo do carro e veja se não há muitos arranhões ou raspados, que denunciariam um possível uso mais severo em off-road. Dirija o carro, faça ladeira, freie bruscamente, engate a dianteira, engate redução, faça tudo isso com vidros abertos e tente perceber se há algum barulho estranho. O estado geral do carro também é um belo indicativo... carro inteiro, bem cuidado, com aparência bonita e interior conservado são bons indicativos, desde que não tenha sido "maquiado" para vender... mas isso é fácil de perceber. Olhe atentamente o motor, perceba se não há pequenos vazamentos (onde provavelmente terá sujeira grudada), verifique o estado do filtro ar (se estiver velho e sujo, talvez possa demonstrar que não era tão bem cuidada), tente observar a cor do óleo de freio e do óleo de direção hidráulica (acho que se os dois estiverem "pretos", também pode ser um mau indicativo... mas isso será conclusivo em conjunto com todo o resto). E tenha em mente que necessariamente assim que pegar vai gastar uns R$ 1.000,00 (um pouco mais ou um pouco menos) numa revisão geral, trocando TODOS os fluidos e filtros. E isso para o básico... 150.000 Km é a data indicada pela Toyota para troca da correia dentada, será que foi substituída? E usaram peças originais? Com o uso Você vai acabar descobrindo outras coisinhas para fazer e peças originais são caras, mas valem cada centavo.

Bom, acho que é isso, me alonguei um pouco, mas é porque acredito que já adquiri um pouquinho de experiência com o carro.

OBS: se está fumaçando muito ou a resposta ao acelerador não é vigorosa, pode ser bomba. E no caso desta que você citou a bomba possui gerenciamento eletrônico ($$$$$$$$). Só a bomboleo, no MT ou SP, que tem bancada.

Abraço.

Engels Kbça
13/11/2014, 15:50

Abraços

A minha está precisando de uma limpeza dessas,:putz: afinal já são 14 anos de uso e nunca fiz nada....:pensativo: Fausto, vc não mexeu no condensador lá na frente? Tem algum similar que dá para adaptar ou só da SW4 serve ??

Engels Kbça
13/11/2014, 16:04
:pensativo:Encontrei um evaporador bem parecido, é do Ford Cargo. olha a imagem......você tem as medidas do original ??

483677

AlonsoFausto
13/11/2014, 16:06
A minha está precisando de uma limpeza dessas,:putz: afinal já são 14 anos de uso e nunca fiz nada....:pensativo: Fausto, vc não mexeu no condensador lá na frente? Tem algum similar que dá para adaptar ou só da SW4 serve ??

Grande Engels, blz?! Então, o que troquei foi o evaporador do ar (fica abaixo do porta luvas, dentro da "caixa evaporadora"). Mas acredito que é sim possível adaptar um condensador.

Abraço

AlonsoFausto
13/11/2014, 16:12
:pensativo:Encontrei um evaporador bem parecido, é do Ford Cargo. olha a imagem......você tem as medidas do original ??

483677

A unidade evaporadora que utilizei foi de VW/Gol... mas sei também que o da linha FIAT/Palio até 2000 (antes de ser fire) também serve e é idêntico. Entretanto, ambos são ligeiramente mais estreitos, bastando completar as laterais com espuma para perfeita vedação.

OBS: retira o seu e leva para comprar similar sem falar que é de Hilux... se perguntarem fala que é Gol, fica mais barato! Se escutarem Hilux vão te entregar o mesmo de Gol/Palio e cobrar mais caro.

Abraço.

Engels Kbça
13/11/2014, 16:58
Encontrei o da SW4....olha como é parecido com o do Cargo.

483680

AlonsoFausto
13/11/2014, 17:05
Encontrei o da SW4....olha como é parecido com o do Cargo.

483680

procura pelo de Palio até 2000 e Gol bolinha... é exatamente igual!

AlonsoFausto
19/11/2014, 18:39
Atualizando... troquei os dois retentores dos semi-eixos traseiros (lado direito e lado esquerdo). Muito simples de fazer, não fotografei porque a mão estava completamente suja de óleo. Agora vou acompanhar para ver se o tambor traseiro direito para de "melar" com óleo do diferencial. Aproveitei e também troquei as pastilhas de freio dianteiras, pois começou o chiado da latinha tocando o disco na dianteira direita. Coloquei TRW.

Abraços.

Engels Kbça
30/12/2014, 14:32
A unidade evaporadora que utilizei foi de VW/Gol... mas sei também que o da linha FIAT/Palio até 2000 (antes de ser fire) também serve e é idêntico. Entretanto, ambos são ligeiramente mais estreitos, bastando completar as laterais com espuma para perfeita vedação.

OBS: retira o seu e leva para comprar similar sem falar que é de Hilux... se perguntarem fala que é Gol, fica mais barato! Se escutarem Hilux vão te entregar o mesmo de Gol/Palio e cobrar mais caro.

Abraço.

Alonso

Comprei o evaporador do Gol e não deu na caixa, é um pouco maior.....qual o modelo/ano que vc colocou ??:putz:

488211
488212
488213

AlonsoFausto
12/01/2015, 14:22
Alonso

Comprei o evaporador do Gol e não deu na caixa, é um pouco maior.....qual o modelo/ano que vc colocou ??:putz:

488211
488212
488213

Grande Engels, desculpa a demora na resposta... estava "de férias" do cpu. Segundo o cara que me vendeu, era de Gol "bola"... acho que 1995/1999.

Abraço.

AlonsoFausto
21/01/2015, 12:18
Rápida atualizada...

Dia desses resolvi pintar as calotinhas das rodas, já que estou sempre adiando a pintura completa das rodas na mesma cor das que vinham no Vectra GTX. Estavam horríveis. Gostei do resultado, apesar de não ser nada profissional... deu um "up" legal!

490212490213490214

AlonsoFausto
21/01/2015, 12:24
Mestres Toyoteiros, meu diferencial traseiro agora vaza perto do eixo cardã. Dei uma boa olhada no local e comprei o retentor de óleo do suporte do diferencial. É isso mesmo??? JSantos, diga aí!!!!!

490215490216490219

OBS: a substituição é complexa? Será que rola um DIY????

Abraços

AlonsoFausto
21/01/2015, 18:38
Alguém????

quintaes
21/01/2015, 18:49
Amigo, verifique primeiro se o suspiro do diferencial não está entupido caso esteja, limpe e faça um teste antes de trocar o retentor. Um DIY se tiver ferramenta, é tranquilo.
Abraço,
Marcos Quintaes.

AlonsoFausto
21/01/2015, 18:58
Valeu Marcos! O suspiro está OK, até porque alonguei até o cofre do motor. Não está travado. Fiquei sabendo que gosta de DIY e tem muitas ferramentas... se topar, lanço o desafio de trocarmos o retentor aí em VV...

Abraço

quintaes
21/01/2015, 20:32
Valeu Marcos! O suspiro está OK, até porque alonguei até o cofre do motor. Não está travado. Fiquei sabendo que gosta de DIY e tem muitas ferramentas... se topar, lanço o desafio de trocarmos o retentor aí em VV...

AbraçoAlonso, é possível fazer a troca, mas esta semana e a seguinte tá pegando...rs.
Se não tiver com muita urgência podemos combinar um dia ou até mesmo nu

quintaes
21/01/2015, 20:35
Falha nossa...kkkk.
No Domingo, porque no Sábado a trilha de moto é certa.
Abraços.
Marcos Quintaes.

Engels Kbça
22/01/2015, 10:58
Grande Engels, desculpa a demora na resposta... estava "de férias" do cpu. Segundo o cara que me vendeu, era de Gol "bola"... acho que 1995/1999.

Abraço.

Fausto

Encontrei o evaporador da SW4 aqui em Feira de Santana, casou certinho:cool:, paguei 400 dilmas.Já montei o conjunto na viatura e coloquei gás, tá gelando, e nem precisou trocar o termostato.

AlonsoFausto
22/01/2015, 11:09
Falha nossa...kkkk.
No Domingo, porque no Sábado a trilha de moto é certa.
Abraços.
Marcos Quintaes.

Beleza Marcos, estou aguardando o OK do Rubens no sábado.
Abraço

AlonsoFausto
22/01/2015, 11:12
Fausto

Encontrei o evaporador da SW4 aqui em Feira de Santana, casou certinho:cool:, paguei 400 dilmas.Já montei o conjunto na viatura e coloquei gás, tá gelando, e nem precisou trocar o termostato.

Excelente notícia Engels!!! Lembro que quando montei o meu e dei carga de gás comecei a sorrir sozinho quando liguei pela primeira vez. Virou um freezer!

OBS: é Você que está andando de KYB? Está gostando? Aprovados? Rodou, até agora, quantos mil km com os KYB?

Abração.

calhiandro
22/01/2015, 11:31
Fausto

Beleza Engels que beleza. Olha meu termostato chegou, hoje, vou buscá-lo. Depois de trocar digo o resultado.

Abraços

Engels Kbça
25/01/2015, 19:39
Excelente notícia Engels!!! Lembro que quando montei o meu e dei carga de gás comecei a sorrir sozinho quando liguei pela primeira vez. Virou um freezer!

OBS: é Você que está andando de KYB? Está gostando? Aprovados? Rodou, até agora, quantos mil km com os KYB?

Abração.

Alonso

KYB que você se refere é Kayaba ( amortecedores)???

Engels

AlonsoFausto
27/01/2015, 14:29
Alonso

KYB que você se refere é Kayaba ( amortecedores)???

Engels

Isso aí Engels, kayaba!

Engels Kbça
28/01/2015, 14:35
Isso aí Engels, kayaba!

Não estou usando Kayaba, estou usando os originais Toyota,da LC Prado, mas não lembro a marca, só lembro que não são Kayaba. Estou usando no eixo traseiro,pois uso molas IRONMAN, eles tem curso maior que da SW4, ficaram muito bom:concordo:.

Engels

victorsouza
08/06/2015, 09:34
QUOTE=Engels Kbça;2238236] Não estou usando Kayaba, estou usando os originais Toyota,da LC Prado, mas não lembro a marca, só lembro que não são Kayaba. Estou usando no eixo traseiro,pois uso molas IRONMAN, eles tem curso maior que da SW4, ficaram muito bom:concordo:.

Engels[/QUOTE]
Engels,

Estou interessado nesta opção, como não achei seu tópico específico sobre o uso da Mola da Prado na SW4 (se é que existe)...
Soube que vc colocou o amortecedor da Prado na sua SW4.
Vou tentar lhe explicar o que pretendo, tendo em vista o que, logo assim que comprei o carro, a 1,5 ano, troquei o amortecedor dianteiro pelos originais Toyota, então pretendo:
1) Lift de suspensão de + - 2" com troca de molas e amortecedor na traseira.
2) Pretendo colocar as molas do Dr Guilherme na traseira e este amortecedor da Prado
3) Na dianteira, como já troquei os amortecedores por originais Toyota a pouco tempo, pretendo colocar aqueles calços de alumínio mais parafusos mais longos na cabeça do amortecedor dianteiro pra levantar acompanhando a traseira... ok? Então, na dianteira, ficaria apenas faltando trocar as molas, pois de resto, já estaria com tudo novo, com esta lista que te passei.

Considerando que é este o meu único veículo, e uso para:
a) uso diário;
b) viagens frequentes com a família (esposa e filha pequena)... cerca de 200Km ida e 200 Km volta... Por isto não quero mexer muito pra não deixar desconfortável e não perder muita estabilidade na estrada;
c) trilhas leves e eventualmente moderadas e passeios offroad na minha cidade, por isto quero este pequeno lift de suspensão.

Obrigado

victorsouza
08/06/2015, 09:45
Engels,
Esqueci,
Estou usando pneus BF MUD 265/75/16 direto, pois não teria saúde pra ficar trocando de pneus cada vez que fosse fazer off road... Haja coluna lombar... kkkk... E estou muito satisfeito com seu desempenho, pouco ruido, e desgaste pequeno, mesmo utilizando 95% no aslfalto!!! E este pneu é um pouquinho mais alto que os originais pois ao invés de 70 é 75 na altura... Fiz esta opção, pois, não queria ter que botar espaçados ou trocar de rodas com outro offset se fosse usar os 285/75/16 (opçao imediatamente acima da minha)

Engels Kbça
08/06/2015, 15:58
Engels,
Esqueci,
Estou usando pneus BF MUD 265/75/16 direto, pois não teria saúde pra ficar trocando de pneus cada vez que fosse fazer off road... Haja coluna lombar... kkkk... E estou muito satisfeito com seu desempenho, pouco ruido, e desgaste pequeno, mesmo utilizando 95% no aslfalto!!! E este pneu é um pouquinho mais alto que os originais pois ao invés de 70 é 75 na altura... Fiz esta opção, pois, não queria ter que botar espaçados ou trocar de rodas com outro offset se fosse usar os 285/75/16 (opçao imediatamente acima da minha)

Victor

O perfil 75 deixa a relação de cambio um pouco mais alongada, perde um pouco do torque, na estrada, em longos trechos de subida, o motor pede a quarta.:semideia , em compensação em trechos planos fica um pouco mais economica.

Jsantos
11/06/2015, 16:43
Mestres Toyoteiros, meu diferencial traseiro agora vaza perto do eixo cardã. Dei uma boa olhada no local e comprei o retentor de óleo do suporte do diferencial. É isso mesmo??? JSantos, diga aí!!!!!

490215490216490219

OBS: a substituição é complexa? Será que rola um DIY????

Abraços

Meu amigo, não respondi em tempo, pois só agora vi sua mensagem..:oops:

AlonsoFausto
18/06/2015, 15:12
Relaxa Jsantos, isso já foi resolvido há tempo. O amigo Marcos saca tudo de mecânica também e fez um belíssimo trabalho na substituição do retentor.

AlonsoFausto
18/06/2015, 15:34
Há tempo não atualizo... vou aproveitar que Victor reviveu o tópico e postar fotos da embreagem novinha, original Toyota, claro!

504953504954caixa retirada da viatura
504955discos e platôs novos e velhos
504956disco já estava "comendo" os rebites...
504957volante estava perfeito, apenas uma levíssima diferença na parte externa que não justificava "dar passe"
50495804 amortecedores novos, marca Kayaba (muito bem construídos e acabados, achei superiores aos originais que ainda estavam na Monstra)

Resumo: desde que comprei a Monstra a embreagem já apresentava sinais de final de vida. O pedal estava pesadíssimo e de uns tempos pra cá trepidava um pouco para arrancar em baixa e patinava em lugares bem íngremes quando abusava e não engatava a reduzida.

Troquei disco, platô, rolamento da caixa (que fica antes do garfo) e o rolamentinho que fica no platô (esse foi foda pra sacar, tivemos que cortá-lo no lugar para conseguir sacar). Parece que tenho outro carro... o câmbio está super macio, o pedal da embreagem está como faca quente cortando manteiga! Vale cada centavo do grande investimento...

Quanto aos amortecedores, dois estavam praticamente sem função alguma. Agora quatro novos e tudo beleza!!!!

Abraços

Alixandru
07/11/2015, 00:26
Olá Fausto! Muito bonita sua sw4. Há um mês, depois de pesquisar bastante, comprei uma igualzinha a sua (parecem irmãs gêmeas). fiz toda a revisão preventiva exceto trocar a graxa do cardan. E é com o cardan minha preocupação, hoje verifiquei que ele está um pouco melado de graxa, coisa que eu não tinha observado, e há três dias eu andei com o 4x4 em estrada de cascalho. É normal esse melado? é bem pouco.

Desde já peço desculpas pela minha ignorância, sou novato no mundo 4x4. Pesquisei muito até decidir comprar uma sw4 2002 e fico um tanto preocupado quando vejo algo que não parece comum. Como estou a pouco tempo com o carro, ainda estou naquela fase "procura defeito". kkk

Clandio
07/11/2015, 00:31
Acho que é normal isso. Na minha também acontece. Penso que é em função do giro do cardam que joga graxa pra fora. Por isso é recomendável engraxar periodicamente cardans, cruzetas e articulações da suspensão. Eu engraxo a cada 5000 km, quando faco a troca de óleo.

Fabio SW4 2001
07/11/2015, 08:05
...olá sou proprietário de SW4 diesel...e troquei as buchas do pedal de embreagem...e não consigo encaixar a mola do pedal...agulma dica? Peguei o carro de um senhor de 68 anos...toda original...

CILTON/CLILTON
07/11/2015, 14:26
Boa tarde, gostaria que se possível tirassem minha dúvida, a muito tempo tenho vontade de comprar um SW4, mas fico receoso devido ao tempo de fabricada, pois muitas marcam mais de 200.000, 300.000 Km....
Então minha dúvida é a seguinte essas Km podem ser alterados maquiando a Km real, mas com um escane poder ser visualizado a real Km da SW4 ou não ?
Um ex:http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/515965d1446841909t-hilux-sw4-3-0-td-2001-2001-a-055527089715354.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/515965d1446841909-hilux-sw4-3-0-td-2001-2001-a-055527089715354.jpg)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/515966d1446841926t-hilux-sw4-3-0-td-2001-2001-a-058527087999246.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/515966d1446841926-hilux-sw4-3-0-td-2001-2001-a-058527087999246.jpg)
Essa SW4 está muito nova pra idade que tem, e essa KM no hodômetro, na 1º foto é muito suspeita !
Se ela fosse Prata e de 7 lugares seria top dimais !!!
Então queria a opinião dos companheiros mas experientes daqui do fórum .

Alixandru
21/11/2015, 00:07
Boa tarde, gostaria que se possível tirassem minha dúvida, a muito tempo tenho vontade de comprar um SW4, mas fico receoso devido ao tempo de fabricada, pois muitas marcam mais de 200.000, 300.000 Km....
Então minha dúvida é a seguinte essas Km podem ser alterados maquiando a Km real, mas com um escane poder ser visualizado a real Km da SW4 ou não ?
Um ex:http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/515965d1446841909t-hilux-sw4-3-0-td-2001-2001-a-055527089715354.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/515965d1446841909-hilux-sw4-3-0-td-2001-2001-a-055527089715354.jpg)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/515966d1446841926t-hilux-sw4-3-0-td-2001-2001-a-058527087999246.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/515966d1446841926-hilux-sw4-3-0-td-2001-2001-a-058527087999246.jpg)
Essa SW4 está muito nova pra idade que tem, e essa KM no hodômetro, na 1º foto é muito suspeita !
Se ela fosse Prata e de 7 lugares seria top dimais !!!
Então queria a opinião dos companheiros mas experientes daqui do fórum .

Boa noite amigo! Pelo que andei pesquisando também, é sim possível alterar a quilometragem no mostrador digital. Mas se você levar o carro numa autorizada toyota com o scanner eles podem verificar a KM real. Apesar disso, um bom mecânico pode avaliar o carro pra você, quilometragem rodada não quer dizer nada quando o carro recebe uma boa manutenção. NÃO COMPRE ÀS CEGAS, LEVE A UM MECÂNICO DE CONFIANÇA!!!

Alixandru
21/11/2015, 11:26
Amigo CILTON/CLILTON (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99192-cilton-clilton/),
Só mais uma coisa interessante pra você ter noção se essa KM é real, a correia dentada dessa sw4 é trocada a cada 150.000km, então uma boa medida é verificar se essa correia ainda é original e provavelmente já bem usada uma vez que pelo odômetro ela já está quase no ponto de trocar. Outra coisa que não tem a ver com a km real, mas que é bom você dar um pouco de atenção é a tampa de vávulas, por ser de plástico, com o tempo elas racham. Verifique nos parafusos se apresentam alguma rachadura visível e verifique também vazamentos pela junta dessa tampa principalmente na parte de trás do motor. Em caso de tampa rachada esteja preparado pra desembolsar algo próximo a R$1000,00 por uma tampa nova e original.

feitosac
22/11/2015, 21:15
Cilton,
Tive 2 sw4 uma 2001 comprei com 95000 e outra sw4 2002 comprei com 105000 todas originais, pela foto seu carro parece ser 2001 ou 2002 acho possivel ser original essa KM, a dica é como foi dada acima, leve em uma autorizada que eles podem verificar melhor.
Abs.

AlonsoFausto
26/11/2015, 21:39
Amigo CILTON/CLILTON (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99192-cilton-clilton/),
Só mais uma coisa interessante pra você ter noção se essa KM é real, a correia dentada dessa sw4 é trocada a cada 150.000km, então uma boa medida é verificar se essa correia ainda é original e provavelmente já bem usada uma vez que pelo odômetro ela já está quase no ponto de trocar. Outra coisa que não tem a ver com a km real, mas que é bom você dar um pouco de atenção é a tampa de vávulas, por ser de plástico, com o tempo elas racham. Verifique nos parafusos se apresentam alguma rachadura visível e verifique também vazamentos pela junta dessa tampa principalmente na parte de trás do motor. Em caso de tampa rachada esteja preparado pra desembolsar algo próximo a R$1000,00 por uma tampa nova e original.

A tampa de válvulas não é de plástico.

Alixandru
26/11/2015, 23:44
Amigo Fausto, e que material é aquele? a minha rachou e eu comprei original, pra mim é plástico.

Clandio
27/11/2015, 07:51
Que eu lembre a minha ex CD com motor 1LZTe tina tampa de válvulas feita em material termoplástico também.

AlonsoFausto
15/08/2016, 13:58
Atualizando, depois de muito tempo...

A Monstra segue girando muito bem, atualmente com exatos 230.000 km. Na última sexta-feira, dia 12/08/2016, ganhou intercooler!

Recomendo que todos os motores 1kzt/e ganhem um ic imediatamente. Muda o carro da água para o vinho: o motor fica mais "elástico", segura mais a marcha e, ao que tudo indica, ficará uns 2km/l mais econômico, além de mais potente, é claro (chega muito rápido aos 120km/h, tem que policiar o pé o tempo todo).

Utilizei ic dos motores 1kdf ("D4D"), bem como o scoop (entrada de ar) dos modelos 2013 em diante, com 4 entradas.

Ainda falta terminar alguns detalhes, como fazer um direcionador e isolador do fluxo de ar por baixo do capô e outras besteiras de acabamento.

Também vou instalar um oil catcher para o ic não ficar emporcalhado de óleo...

534413534414534415534416534417534418534419