PDA

Ver Versão Completa : Cambio Automático , o que é certo ????

guilhermeabreu
11/04/2014, 13:51
Amigos , como sabem estou no meu 1º carro com cambio automático a apenas 6 meses e gostaria de saber o que é correto na maneira de usar .

1- Meu irmão tem os carros dele automáticos e fala que se usar o NEUTRO nos sinais economiza combustível , isto esta correto , mas :

2- Ouvi falar que se ficar mudando a posição da alavanca do CA ( Cambio Automático ) muitas vezes acaba estragando o cambio , esta certo ou errado esta afirmação ???

Sei que se usar com frequencia o modo NEUTRO vc alem de economizar combustível , economiza tb o sitema de freio ( cilindro mestre , cilindros auxiliares e pinças ) pois vc fica menos tempo com o pé no pedal de freio , mas se isto acarreta um desgaste maior no cambio ??? Não compensaria usar o NEUTRO muitas vezes pois o conserto de um cambio seria muito mais caro do que consertar o sitema de freio .

Então minhas dúvidas e principal pergunta :

QUAL A MANEIRA CORRETA E MAIS ECONOMICA PARA SE USAR UM CAMBIO AUTOMÁTICO ?? USANDO O FREIO SEMPRE OU USANDO O NEUTRO QDO VC ESTIVER NUM TRANSITO DE CIDADE COM UM ANDA E PARA A TODO INSTANTE ?

Abração a todos

EduQxQ
11/04/2014, 14:23
Amigo Guilherme,
Tive um carro com CA tipo CVT. Não utilizava muito o neutro, pois apenas retirando o pé do acelerador ele se mantinha parado.
O que eu utilizava muito eram as reduzidas nas ultrapassagens e freio motor, sem problema algum para o CVT.
Creio que no seu caso a utilização do neutro não traga problemas para o câmbio, mas vamos aguardar a opinião dos colegas das SW4 com CA.

Um abraço,
Edu

WanBass
12/04/2014, 11:35
E ae Guilherme, eu uso sempre no modo D mesmo, me parece que no manual diz que essa é a maneira correta para manter o câmbio em perfeito estado.
abs

Samir Matheus
12/04/2014, 12:00
Já estou no segundo automático (primeiro foi 1 corolla, agora um focus ghia 2009), com relação à consumo, com certeza colocar em N ajuda na economia de combustível, no computador de bordo, parado em D fica em torno de 1,6l/h, colocando em N, cai para 1,3l/h (nos câmbios automatizados, o manual diz que tem que fazer isto, pois senão, detona a embreagem).
Com relação à ficar mudando a posição da alavanca, não acredito que vá estragar (no caso do meu focus, tem opção de troca manual, mas quase nunca obedece, então só uso esta opção na hora de reduzir, para usar freio motor)

r0d
12/04/2014, 12:48
Acredito que a economia gerada por essa pratica é minima. Também nunca li em nenhum manual essa recomendação.

Tudo que já li sobre esse assunto recomenda sempre em D enquanto estiver dirigindo.

Em alguns câmbios automáticos colocar em N enquanto se dirige faz o óleo do cambio parar de circular e compromete a vida útil dos componentes.

Além disso, usar o N em uma descida por exemplo faz o motor gastar mais, pois o recurso de "cut-off" da injeção não é utilizado.

Basicamente o neutro dos câmbios automáticos só serve para ser utilizados em emergências, como ser rebocado.

Segue um bom artigo (em inglês) sobre o assunto:

PumpTalk - Petro-Canada: Why Using Neutral May Not Help Save on Fuel (http://www.pumptalk.ca/2012/07/why-using-neutral-may-not-help-save-on-fuel.html)

leodbc
12/04/2014, 13:04
Tudo que já li sobre esse assunto recomenda sempre em D enquanto estiver dirigindo.

Em alguns câmbios automáticos colocar em N enquanto se dirige faz o óleo do cambio parar de circular e compromete a vida útil dos componentes.

Isso também já ouvi, se usar o N em movimento o cambio nao vai ser bem lubrificado e vai ter problema!

Igualmente também acredito que a economia deve ser minima.

Abraço

guilhermeabreu
12/04/2014, 16:59
Já estou no segundo automático (primeiro foi 1 corolla, agora um focus ghia 2009), com relação à consumo, com certeza colocar em N ajuda na economia de combustível, no computador de bordo, parado em D fica em torno de 1,6l/h, colocando em N, cai para 1,3l/h (nos câmbios automatizados, o manual diz que tem que fazer isto, pois senão, detona a embreagem).
Com relação à ficar mudando a posição da alavanca, não acredito que vá estragar (no caso do meu focus, tem opção de troca manual, mas quase nunca obedece, então só uso esta opção na hora de reduzir, para usar freio motor)

Caro Matheus

Obrigado , mas qdo vc fala que : "o manual diz que tem que fazer isto, pois senão, detona a embreagem).
" , ISTO : vc esta querendo dizer que no manual diz que tem que colocar neutro qdo vc esta parado num semáforo ? Ou ficar engrenado e pisando no freio .

Abraço

andarilho tricolor
12/04/2014, 17:20
Amigos , como sabem estou no meu 1º carro com cambio automático a apenas 6 meses e gostaria de saber o que é correto na maneira de usar .

1- Meu irmão tem os carros dele automáticos e fala que se usar o NEUTRO nos sinais economiza combustível , isto esta correto , mas :

2- Ouvi falar que se ficar mudando a posição da alavanca do CA ( Cambio Automático ) muitas vezes acaba estragando o cambio , esta certo ou errado esta afirmação ???

Sei que se usar com frequencia o modo NEUTRO vc alem de economizar combustível , economiza tb o sitema de freio ( cilindro mestre , cilindros auxiliares e pinças ) pois vc fica menos tempo com o pé no pedal de freio , mas se isto acarreta um desgaste maior no cambio ??? Não compensaria usar o NEUTRO muitas vezes pois o conserto de um cambio seria muito mais caro do que consertar o sitema de freio .

Então minhas dúvidas e principal pergunta :

QUAL A MANEIRA CORRETA E MAIS ECONOMICA PARA SE USAR UM CAMBIO AUTOMÁTICO ?? USANDO O FREIO SEMPRE OU USANDO O NEUTRO QDO VC ESTIVER NUM TRANSITO DE CIDADE COM UM ANDA E PARA A TODO INSTANTE ?

Abração a todos

Desculpe a ironia, mas isso que acabo de ler é uma das coisas mais absurdas que já li nesses foruns.Me perdoe se estou sendo direto demais.
Parte do principio de que voce comprou um carro automático, justamente para não ter que ficar se preocupando em embrear e com alavanca de câmbio. Deixa lá e ele faz tudo sózinho...e é para isso que ele é feito!
Posso te garantir sem sombra de duvidas, que a economia feita nessa "presepada" de querer por em neutro, seria irrisória.
Todos sabem que um carro automático gasta um pouco mais mesmo, e nem chines até agora conseguiu fazer algo luxuoso, com economia...Como diria o Padre Quevedo;
- ISSO NON EQUIZISTE!

guilhermeabreu
12/04/2014, 22:03
Desculpe a ironia, mas isso que acabo de ler é uma das coisas mais absurdas que já li nesses foruns.Me perdoe se estou sendo direto demais.
Parte do principio de que voce comprou um carro automático, justamente para não ter que ficar se preocupando em embrear e com alavanca de câmbio. Deixa lá e ele faz tudo sózinho...e é para isso que ele é feito!
Posso te garantir sem sombra de duvidas, que a economia feita nessa "presepada" de querer por em neutro, seria irrisória.
Todos sabem que um carro automático gasta um pouco mais mesmo, e nem chines até agora conseguiu fazer algo luxuoso, com economia...Como diria o Padre Quevedo;
- ISSO NON EQUIZISTE!

ANDARILHO TRICOLOR

Esta deculpado , rsrsrsrsrsrsrs , apesar de eu ter 60 anos nas costas estou tb falando serio , e como esta escrito acima e vc deve ter lido , é o meu 1º carro automático que possuo , daí minha dúvida , se vc me perguntar qualquer coisa sobre funcionamento de fusca , eu te respondo , mas carro automático pra mim é novidade , e ficar com o pé no freio por mais de 1 minuto num semáforo toda hora me incomoda bastante mesmo sabendo da modernidade dos automóveis atuais , daí o pq que eu abrir este tópico .

Estou vendo que o carro automático é mais gastador de combustível comparando com os meus anteriores e economizar 0,2litros/hora de funcionamento não justifica pois iria economizar +- meio litro de díesel em 1 mês , mas o que me incomoda mais é ficar com o pé no freio muito tempo com o carro parado , citaram aqui que NÃO DEVE USAR O NEUTRO COM O CARRO ANDANDO , isto eu sei que NÃO PODE E NEM DEVE USAR , mas a minha dúvida é com o carro parado por muito tempo e pisando no freio o tempo todo ou deixando no NEUTRO .

Mas obrigado pela resposta bem direta e bastante contundente , rsrsrsrsrsrsrsrs .

Fique tranquilo pois assim fica mais claro a resposta , rsrsrsrsrsrs .

Abração

FelipeHilux
12/04/2014, 22:20
Boa noite Guilherme,

Sem duvida gasta mais petroleo manter no Drive em semaforos, por exemplo, os freios tbm serao mais exigidos alem das buchas da suspensao rolamentos de roda, etc, afinal, em Drive, todo o sistema continua tracionando enquanto bloqueado pelas pincas/pastilhas. O conjunto esta sob tensao a todo momento.

Mas sobre a sua pergunta inicial, sobre desgaste do cambio e/ou diminuicao da lubrificacao do mesmo enquanto em Neutro, tbm nao sei e estou acompanhando o topico curioso para saber.

Abraco,

Felipe

guilhermeabreu
13/04/2014, 00:02
FELIPE

Boa noite , então vamos aguardar mais opiniões , apesar de achar que a pergunta foi bem clara , alguns estão pensando que estou perguntando se deve ou não andar em NEUTRO em movimento , MAS NÃO É , a minha dúvida especificamente é :

Se o CERTO é usar o cambio no NEUTRO ? Ou no DRIVE COM O PÉ NO FREIO parado em semáforos .

Abraço

Newton Guerra
13/04/2014, 00:32
Guilherme, já perguntei isso em 2 oficinas de câmbio automático e falaram que o correto é deixar em D. Nem me lembro direito do motivo, parece que mudando toda hora esquenta mais o óleo. Estou no quinto carro automático desde o ano 2000. Sempre em D no trânsito de São Paulo.

Não deixe de aproveitar as outras marchas do câmbio (3,2 e L). São bem úteis para subidas ou descidas fortes, reduçōes antes de curvas e ultrapassagens. Pode usá-las à vontade, estão aí para isso. Numa descida de serra forte é obrigatório engatar uma marcha mais baixa para não acabar com o freio. Num subidão de terra, quando a velocidade é bem reduzida, pode usar a primeira também, o câmbio trabalha mais frio.

Uma curiosidade do câmbio auto: você pode jogar a primeira marcha a 140 km/h. Ele vai reduzir para a terceira no limite de giro, para a segunda no limite de giro e depois para a primeira. Dá medo, já testei uma vez no Grand Vitara e funciona que é uma beleza. Um belo freio motor.

O Park só quando estiver parado mesmo! Não engate se tiver qualquer movimento.

Para mim o câmbio auto foi uma viagem sem volta.

Abraços

Troller-a-vista
13/04/2014, 00:47
o cambio deve ser usado no D. qdo vc coloca no N o fluido nao vai ficar girando, ai qdo voltar a engrenar em D vai ter q voltar a girar, gerando um desgaste maior em todo sistema. Gasta menos combustivel pq sistema o sistema "desacopla" ou seja, parar de funcionar, mas ai tera q trabalhar dobrado pra voltar a girar ...

usar a manopla nao vai desgastar, alias uma das recomendacoes eh sempre q possivel realizar reducoes como freio motor, em tdas as frenagens, isso ajuda todo o carro... duro q ng faz.

o que destroi o cambio eh parar o carro em P, ou seja, o cara para o carro em P, puxa o freio de mao e desliga o cambio, em suma, o carro fica parado pelo CAMBIO e nao pelo freio de mao, isso com o tempo geram folgas tanto no comutador do cambio qto do cambio, ai vc vai andar e ele vai dar trancos no cambio. O custo pra arrumar isso [e um absurdo. o correto eh parar o carro em D, colocar em N, puxar o freio de mao, soltar o freio do peh, colocar em P, desligar o carro.

andarilho tricolor
13/04/2014, 08:36
Caro Guilherme;
Acredito sinceramente que voce ao comprar um carro automático gastou um pouco mais do que se fosse um carro convencional, e seu modo de condução é o que vai determinar o quanto o veiculo vai ser mais econômico (dificilmente mais economico que um carro convencional).
Não pisar excessivamente no acelerador e não dar freadas bruscas é o que vai garantir mais durabilidade das peças e maior economia de combustivel.
Não invente de ficar colocando o carro em "P", ou em "N", quando estiver no trânsito. Isso não é recomendado e nem está no manual de qualquer fabricante de veiculos e nesse ponto eu sou obrigado a admitir que os engenheiros das montadoras que estudaram anos a fio e o próprio fabricante que investiu milhoes de reais ou doláres, sabe mais do que a maioria de nós aqui.Muito mais.
Já entendi que é seu primeiro carro automático e que voce a principio vai ter que se adaptar as novas condiçoes de condução dele... e com certeza voce já descobriu que é um avanço maravilhoso, pois se assim não fosse, por exemplo nos EUA os carros seriam todos de câmbio manual, e é justamente o contrário, ou seja a maioria é cambio automático.
Carros automáticos foram desenvolvidos para proporcionar conforto, sem ter o desgastante movimento de pisar na embreagem, engatar a marcha, acelerar e recomeçar tudo de novo, principalmente no transito anda e para das grandes cidades.
Conforme-se e acostume-se com o maior consumo de combustivel e pense que isso proporciona comodidade...não existe almoço de graça...Tudo na vida tem um custo. Normal.
Quanto ao desgaste de pastilhas de freio ou da própria embreagem, não vai ser significante ficar mexendo o tempo todo na alavanca mudando de posição..de D, para P, ou N, e é muito incoerente alem de tudo, pois voce comprou um carro automático, justamente para não ficar fazendo isso e muito pelo contrário..vai gastar sua paciência e ainda há o risco de em um momento de distração ou de stress, voce colocar a coisa em posição errada...e ai sim o que seria uma economia, vai correr o risco de se tornar um grande prejuizo.
Acredite...pensar miseravelmente...economizar miseravelmente...preocupar-se com alguns reais a mais ou a menos, não vai te trazer nenhum beneficio. Voce só chegou a esse patamar de ter um carro automático, porque foi inteligente nas suas escolhas na vida. Continue assim!

leodbc
13/04/2014, 13:18
o cambio deve ser usado no D. qdo vc coloca no N o fluido nao vai ficar girando, ai qdo voltar a engrenar em D vai ter q voltar a girar, gerando um desgaste maior em todo sistema. Gasta menos combustivel pq sistema o sistema "desacopla" ou seja, parar de funcionar, mas ai tera q trabalhar dobrado pra voltar a girar ...

Interessante isso, na minha ex Path, quando ela tava no N e eu passava pro D dava uma baita pancada, deve ser em parte por isso! Valeu!

Abraço!

Marcelo-HPE
13/04/2014, 15:04
Caro Guilherme;
Acredito sinceramente que voce ao comprar um carro automático gastou um pouco mais do que se fosse um carro convencional, e seu modo de condução é o que vai determinar o quanto o veiculo vai ser mais econômico (dificilmente mais economico que um carro convencional).
Não pisar excessivamente no acelerador e não dar freadas bruscas é o que vai garantir mais durabilidade das peças e maior economia de combustivel.
Não invente de ficar colocando o carro em "P", ou em "N", quando estiver no trânsito. Isso não é recomendado e nem está no manual de qualquer fabricante de veiculos e nesse ponto eu sou obrigado a admitir que os engenheiros das montadoras que estudaram anos a fio e o próprio fabricante que investiu milhoes de reais ou doláres, sabe mais do que a maioria de nós aqui.Muito mais.
Já entendi que é seu primeiro carro automático e que voce a principio vai ter que se adaptar as novas condiçoes de condução dele... e com certeza voce já descobriu que é um avanço maravilhoso, pois se assim não fosse, por exemplo nos EUA os carros seriam todos de câmbio manual, e é justamente o contrário, ou seja a maioria é cambio automático.
Carros automáticos foram desenvolvidos para proporcionar conforto, sem ter o desgastante movimento de pisar na embreagem, engatar a marcha, acelerar e recomeçar tudo de novo, principalmente no transito anda e para das grandes cidades.
Conforme-se e acostume-se com o maior consumo de combustivel e pense que isso proporciona comodidade...não existe almoço de graça...Tudo na vida tem um custo. Normal.
Quanto ao desgaste de pastilhas de freio ou da própria embreagem, não vai ser significante ficar mexendo o tempo todo na alavanca mudando de posição..de D, para P, ou N, e é muito incoerente alem de tudo, pois voce comprou um carro automático, justamente para não ficar fazendo isso e muito pelo contrário..vai gastar sua paciência e ainda há o risco de em um momento de distração ou de stress, voce colocar a coisa em posição errada...e ai sim o que seria uma economia, vai correr o risco de se tornar um grande prejuizo.
Acredite...pensar miseravelmente...economizar miseravelmente...preocupar-se com alguns reais a mais ou a menos, não vai te trazer nenhum beneficio. Voce só chegou a esse patamar de ter um carro automático, porque foi inteligente nas suas escolhas na vida. Continue assim!

Amigo, no manual da pajero TR4 recomenda-se retirar o cambio do D e coclocar no N em congestionamentos em que o carro fica muito tempo parado, em sinais de transito o carro pode ficar em D tranquilo .
O que tem que se observar é o periodo de troca do óleo do Cambio AT e o estado do mesmo , se óleo estiver vermelhinho claro está ok , agora se estiver escuro ou amarronzado , providencie a troca .
O ideal é consultar o manual do proprietário para a correta condução e manutenção, e só para informação quem fabrica os cambios da mitsubishi é a AINSIN o mesmo fabricante dos cambios da Toyota .
abs

Marcelo-HPE
13/04/2014, 15:09
o que destroi o cambio eh parar o carro em P, ou seja, o cara para o carro em P, puxa o freio de mao e desliga o cambio, em suma, o carro fica parado pelo CAMBIO e nao pelo freio de mao, isso com o tempo geram folgas tanto no comutador do cambio qto do cambio, ai vc vai andar e ele vai dar trancos no cambio. O custo pra arrumar isso [e um absurdo. o correto eh parar o carro em D, colocar em N, puxar o freio de mao, soltar o freio do peh, colocar em P, desligar o carro.

X2....
Isso vale também quando vc for estacionar em ladeiras , no caso da TR4 nessa situação o manual recomenda puxar primeiro o freio de mão e depois colocar em P para o peso do carro não ficar direto em cima da trava do cambio
abs

andarilho tricolor
13/04/2014, 15:31
Amigo, no manual da pajero TR4 recomenda-se retirar o cambio do D e coclocar no N em congestionamentos em que o carro fica muito tempo parado, em sinais de transito o carro pode ficar em D tranquilo .
O que tem que se observar é o periodo de troca do óleo do Cambio AT e o estado do mesmo , se óleo estiver vermelhinho claro está ok , agora se estiver escuro ou amarronzado , providencie a troca .
O ideal é consultar o manual do proprietário para a correta condução e manutenção, e só para informação quem fabrica os cambios da mitsubishi é a AINSIN o mesmo fabricante dos cambios da Toyota .

Posso concordar com voce em relação aos congestionamentos onde voce fica parado por longo tempo...é bastante razoavel sim, até para descansar o pé.
Troca de oleo e/ou de fluidos em geral é recomendavel para qualquer carro, seja automático ou não.Isso é básico! A diferença para o automático é que o óleo de câmbio deve ser trocado, diferente de um câmbio convencional em que geralmente só se "completa" o nivel.
O que eu continuo não concordando é querer economizar, seja combustivel, embreagem, pastilha de freio, ou seja lá mais o que for em cada parada de transito (anda e para) das nossas grandes cidades. Isso é ridiculo...e se for para fazer isso é melhor continuarmos com carros de cambio manual.
Fazer o exposto acima é o mesmo que comprar um "Rolls-Royce" e depois tentar economizar pondo gasolina comum...que coisa mais sem nexo.

PS: Não posso acreditar que a orientação no seu manual, foi pensada para paradas em sinal de trânsito, que na média (média longa de tempo para um sinal em São Paulo), é de 3 minutos. Isso a meu modo de entender não é um longo tempo. Sinceramente vou tentar contatar o SAC da Mitsubishi para saber o que eles consideram longo tempo.

Marcelo-HPE
13/04/2014, 20:24
PS: Não posso acreditar que a orientação no seu manual, foi pensada para paradas em sinal de trânsito, que na média (média longa de tempo para um sinal em São Paulo), é de 3 minutos. Isso a meu modo de entender não é um longo tempo. Sinceramente vou tentar contatar o SAC da Mitsubishi para saber o que eles consideram longo tempo.

Amigo, vc não acabou de ler no meu post que para sinais de transito o cambio pode ficar em D tranquilo !!! a recomendação para colocar em N é para periodos mais longos em congestionamentos em que o carro fica parado 10 15 min .
E em subidas e descidas de serra em asfalto, também há uma série de recomedações , no off- road tb, o manual do proprietário explica tudo .

guilhermeabreu
13/04/2014, 23:18
Guilherme, já perguntei isso em 2 oficinas de câmbio automático e falaram que o correto é deixar em D. Nem me lembro direito do motivo, parece que mudando toda hora esquenta mais o óleo. Estou no quinto carro automático desde o ano 2000. Sempre em D no trânsito de São Paulo.

Não deixe de aproveitar as outras marchas do câmbio (3,2 e L). São bem úteis para subidas ou descidas fortes, reduçōes antes de curvas e ultrapassagens. Pode usá-las à vontade, estão aí para isso. Numa descida de serra forte é obrigatório engatar uma marcha mais baixa para não acabar com o freio. Num subidão de terra, quando a velocidade é bem reduzida, pode usar a primeira também, o câmbio trabalha mais frio.

Uma curiosidade do câmbio auto: você pode jogar a primeira marcha a 140 km/h. Ele vai reduzir para a terceira no limite de giro, para a segunda no limite de giro e depois para a primeira. Dá medo, já testei uma vez no Grand Vitara e funciona que é uma beleza. Um belo freio motor.

O Park só quando estiver parado mesmo! Não engate se tiver qualquer movimento.

Para mim o câmbio auto foi uma viagem sem volta.

Abraços

NEWTON GUERRA

Qdo fui comprar este carro fiquei numa dúvida cruel qto ao AT e o mecânico , pois achava que não me acostumaria com o AT , mas depois que comprei em uma semana já esta bem adaptado e meus irmãos me perguntaram se já havia adaptado qdo estava com 15 dias com o carro e respondi : como pode uma pessoa não adptar com um conforto maior ??

Obrigado pela atenção .

Abraço

guilhermeabreu
13/04/2014, 23:20

usar a manopla nao vai desgastar, alias uma das recomendacoes eh sempre q possivel realizar reducoes

como freio motor, em tdas as frenagens, isso ajuda todo o carro... duro q ng faz.

TROLLER-A-VISTA

Muito obrigado pelo esclarecimento .

Abraço

guilhermeabreu
13/04/2014, 23:35
Caro Guilherme;

CARO ANDARILHO TRICOLOR

Obrigado pelo esclarecimento , mas a minha questão , minha dúvida não é em ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL, vc lê o título do meu tópico e esta lá : Cambio Automático , o que é certo ???

Como já falei é o primeiro carro automático e falei acima que pensava em não me acostumar com este câmbio e com o uso de uma semana , ví que não tem pq de sair de um cambio automático , concordando com vc sobre a maioria dos carros serem de cambio automático mundo a fora . Logo : a minha dúvida ERA e não é mais , sobre usar o N em semáforas , e a dúvida : QUAL SERIA A MANEIRA CORRETA DE USAR O CAMBIO AUTOMÁTICO ECONOMIZANDO DESPESA DE MANUTENÇÃO E CONSEQUENTEMENTE ECONOMIA , a lingua portuguesa é complicada e acho que passei pra vc que estava pensando em economizar combustível , e não é este o meu caso , me desculpe por estar insistindo nisto , pq ví que vc entendeu que eu estava querendo economizar combustível o que não é a minha duvida , e concordo com vc qdo vc citou o dono do ROLLS-ROYCE querendo economizar combustível , corretíssimo sua posição .

Em tempo , todos os meus carros são mais gastadores de combustível do que os outros carros de meus amigos , sendo com os mesmos carros , só pq sou pé pesado e nunca liguei pra isto , os amigos falam para eu levar o carro aqui ou alí para mexer no carro e eu sempre falo que meu carro gasta mais pq eu ando mais rápido e não tem nada de errado com ele .

Mas valeu muito a sua ajuda .

Abração

guilhermeabreu
13/04/2014, 23:50
PESSOAL

Agradeço demais a colaboração de todos pelos esclarecimentos , pois ficou bem claro para mim que :

A MANEIRA CORRETA DE USAR O CAMBIO AUTOMÁTICO É DEIXAR EM " D " MESMO EM SEMÁFOROS , com isto irá economizar bastante por evitar danos ao cambio caso use de outra forma em " N " por exemplo .

Estav até achando que estavam demorando um pouco estas informações , as veio de montão e bem esclarecedoras .

Valeu turma este FORUM É DEMAIS .

Forte abraço a todos .

E eu já sabia e tenho feito o uso de marchas reduzidas qdo estou descendo uma serra ou subindo um tope muito íngreme , sempre usei freio motor em meus carros anteriores .

guilhermeabreu
13/04/2014, 23:52
CARO E GRANDE AMIGO MARCELO-HPE

Obrigado mais uma vez pela ajuda , esta chegando a nossa hora de ir a Itamonte em ????

Abração

HERICK
14/04/2014, 07:27
PESSOAL

Agradeço demais a colaboração de todos pelos esclarecimentos , pois ficou bem claro para mim que :

A MANEIRA CORRETA DE USAR O CAMBIO AUTOMÁTICO É DEIXAR EM " D " MESMO EM SEMÁFOROS , com isto irá economizar bastante por evitar danos ao cambio caso use de outra forma em " N " por exemplo .

Estav até achando que estavam demorando um pouco estas informações , as veio de montão e bem esclarecedoras .

Valeu turma este FORUM É DEMAIS .

Forte abraço a todos .

E eu já sabia e tenho feito o uso de marchas reduzidas qdo estou descendo uma serra ou subindo um tope muito íngreme , sempre usei freio motor em meus carros anteriores .

Grande Doutor Guilherme! Li as respostas anteriores dos colegas e só faltou um detalhe com relação ao câmbio automático, a posição"N" tem somente uma função a de ser utilizada com o carro/VTR parada e desligado o motor, para empurrar em caso de ser rebocado e oi guinchado, como se "fosse" a posição neutra do câmbio manual, essa era a minha maior dúvida, quando tive um Honda Fit automático e o consultor técnico da CCS Honda me ensinou o correto manuseio desse câmbio maravilhoso! Um forte abraço do seu amigo Herick!

WellingtonFMachado
14/04/2014, 08:00
Caríssimo Newton,
Lí em algum local, não me lembro onde "Manual do Veículo ou Artigo de Internet" que não era necessário ficar efetuando a troca para o neutro em pequenas paradas "até um minuto", após esse período, era recomendado a mudança.
O cambio AT é tão confortável que eu somente fazia isso quando notava que passaria mais de 1 ou 2 minutos parado, ou seja, acredito que se colocar em neutro quando notar que for ficar mais tempo parado, não irá danificar os seus componentes e no quesito economia, quase imperceptível.

andarilho tricolor
14/04/2014, 09:31
Caríssimo Newton,
Lí em algum local, não me lembro onde "Manual do Veículo ou Artigo de Internet" que não era necessário ficar efetuando a troca para o neutro em pequenas paradas "até um minuto", após esse período, era recomendado a mudança.
O cambio AT é tão confortável que eu somente fazia isso quando notava que passaria mais de 1 ou 2 minutos parado, ou seja, acredito que se colocar em neutro quando notar que for ficar mais tempo parado, não irá danificar os seus componentes e no quesito economia, quase imperceptível.

Se voce mantiver o veiculo em Neutro, e por um acaso estiver em ladeira, será obrigatório manter o pé no freio e ai não vi vantagem na mudança de D (andar) para N.
De qualquer forma, acredito e aprendi assim nos EUA (morei muitos anos lá!) que carro automático foi pensado para ter o conforto de não ter que ficar mexendo na alavanca de câmbio, porque senão perde a razão de ser.
Como eu já disse aqui em outro comentário, acho sinceramente falando que é de uma miserabilidade imensa ficar se preocupando se o carro vai gastar mais ou menos isso ou aquilo mexendo o tempo todo no câmbio. Coisa de gente absolutamente que se preocupa em economizar centavos e que nem deveria ter carro.
Para mim vale aquela brincadeira....Quem se preocupa em economizar esses trocados, deveria correr atrás de um onibus, pois assim economiza o dinheiro da passagem.

guilhermeabreu
14/04/2014, 12:32
Se voce mantiver o veiculo em Neutro, e por um acaso estiver em ladeira, será obrigatório manter o pé no freio e ai não vi vantagem na mudança de D (andar) para N.
De qualquer forma, acredito e aprendi assim nos EUA (morei muitos anos lá!) que carro automático foi pensado para ter o conforto de não ter que ficar mexendo na alavanca de câmbio, porque senão perde a razão de ser.
Como eu já disse aqui em outro comentário, acho sinceramente falando que é de uma miserabilidade imensa ficar se preocupando se o carro vai gastar mais ou menos isso ou aquilo mexendo o tempo todo no câmbio. Coisa de gente absolutamente que se preocupa em economizar centavos e que nem deveria ter carro.
Para mim vale aquela brincadeira....Quem se preocupa em economizar esses trocados, deveria correr atrás de um onibus, pois assim economiza o dinheiro da passagem.

Caro Andarilho Tricolor

Peço desculpas a vc pelas minhas respostas , pois acho que vc ficou magoado comigo , pois pelas suas respostas demonstra esta irritação , ou então vc ainda não entendeu minha dúvida .

Não estou querendo economizar micharia em combustível , longe disto , estava apenas querendo saber qual a forma CERTA de usar um cambio automático , acho que aqui é um espaço democrático para que TODOS tirem suas dúvidas , mesmo as vezes em perguntas que PARECEM fáceis , mas para outros podem ser difíceis .

Já andei muito de ônibus , não me envergonho disto e se um dia não puder ter carro próprio andaria de ônibus novamente sem problema algum , mas hoje graças a Deus posso ter este carro que tenho e consertar o cambio dele qtas vezes forem nescessárias por ano que para mim não fará diferença .

Pela maneira que vc tem respondido da a impressão que sou miserável ou que comprei este carro sem condições de o ter , que fico regulando centavos de reais , não sou deste tipo .

Mais uma vez te peço desculpas por minhas respostas se porventura tenha te magoado ou te irritado .

Abraço e boa Páscoa pra vc e sua família .

sgrul1
14/04/2014, 12:40
NEWTON GUERRA

Qdo fui comprar este carro fiquei numa dúvida cruel qto ao AT e o mecânico , pois achava que não me acostumaria com o AT , mas depois que comprei em uma semana já esta bem adaptado e meus irmãos me perguntaram se já havia adaptado qdo estava com 15 dias com o carro e respondi : como pode uma pessoa não adptar com um conforto maior ??

Obrigado pela atenção .

Abraço
Com coisa boa a gente acostuma fácil. Eu creio que o carro foi projetado p ficar no D. P adotar uma conduta diferente, seria necessário explicações técnicas que comprovem o contrário. Penso que entre ficar com o desgaste natural, que ja é conhecido e contabilizado, ou um possível problema desconhecido, pois ainda não se tem informações suficientes p cocluir, eu ficaria com a opção mais garantida. Tb se ficar preso em um engarrafamento q nao ande, nao vai ficar 30, 40 min com o pe no freio heheh. Abrc

Newton Guerra
14/04/2014, 12:43
Caríssimo Newton,

Wellington, eu acho difícil avaliar o tempo parado no trânsito ou semáforo. Prefiro manter sempre no D. Se vou parar por um tempo maior por algum motivo diferente, já desligo o carro, mas é muito raro. Pensando no assunto, acho que nunca deixei o carro em N.

Por enquanto a única manutenção que fiz (fora as trocas de óleo e filtro) foi no câmbio do Vitara. Aos 160.000 km ele começou a patinar. Me parece que ainda aguentava um tempo. Como sou meio chato, mandei trocar o master kit e gastei R$ 2500.00, acho que há 3 anos. Essa quilometragem foi percorrida quase toda no trânsito de São Paulo, imagino que o desgaste seja maior nessas condições.

Meu ex-Grand Vitara está na família, com 200.000 km e o câmbio sem nenhum sintoma de problemas. O Prado está só com 130.000 km, novinha em folha :concordo:.

Abraços

guilhermeabreu
14/04/2014, 12:45
Grande Doutor Guilherme! Li as respostas anteriores dos colegas e só faltou um detalhe com relação ao câmbio automático, a posição"N" tem somente uma função a de ser utilizada com o carro/VTR parada e desligado o motor, para empurrar em caso de ser rebocado e oi guinchado, como se "fosse" a posição neutra do câmbio manual, essa era a minha maior dúvida, quando tive um Honda Fit automático e o consultor técnico da CCS Honda me ensinou o correto manuseio desse câmbio maravilhoso! Um forte abraço do seu amigo Herick!

Caro e grande amigo HERICK

Obrigado por mais este esclarecimento .

Forte abraço

guilhermeabreu
14/04/2014, 12:46
Com coisa boa a gente acostuma fácil. Eu creio que o carro foi projetado p ficar no D. P adotar uma conduta diferente, seria necessário explicações técnicas que comprovem o contrário. Penso que entre ficar com o desgaste natural, que ja é conhecido e contabilizado, ou um possível problema desconhecido, pois ainda não se tem informações suficientes p cocluir, eu ficaria com a opção mais garantida. Tb se ficar preso em um engarrafamento q nao ande, nao vai ficar 30, 40 min com o pe no freio heheh. Abrc

SGRUL1

Com tantos esclarecimentos agora fica fácil de conduzir um CA .

Abraço

andarilho tricolor
14/04/2014, 12:52
Caro Andarilho Tricolor

Peço desculpas a vc pelas minhas respostas , pois acho que vc ficou magoado comigo , pois pelas suas respostas demonstra esta irritação , ou então vc ainda não entendeu minha dúvida .

Não estou querendo economizar micharia em combustível , longe disto , estava apenas querendo saber qual a forma CERTA de usar um cambio automático , acho que aqui é um espaço democrático para que TODOS tirem suas dúvidas , mesmo as vezes em perguntas que PARECEM fáceis , mas para outros podem ser difíceis .

Já andei muito de ônibus , não me envergonho disto e se um dia não puder ter carro próprio andaria de ônibus novamente sem problema algum , mas hoje graças a Deus posso ter este carro que tenho e consertar o cambio dele qtas vezes forem nescessárias por ano que para mim não fará diferença .

Pela maneira que vc tem respondido da a impressão que sou miserável ou que comprei este carro sem condições de o ter , que fico regulando centavos de reais , não sou deste tipo .

Mais uma vez te peço desculpas por minhas respostas se porventura tenha te magoado ou te irritado .

Abraço e boa Páscoa pra vc e sua família .

Caro Guilherme;
De modo algum fiquei irritado ou magoado com suas colocaçoes e esses foruns servem justamente para troca de idéias e informaçoes,pois todos temos algo a ensinar ou aprender.
As ultimas colocaçoes que fiz, não foram dirigidas a voce e sim a outros comentários que insistem em dizer que há algum tipo de vantagem em ficar mexendo na alavanca de um carro automático.Sou totalmente contrário a isso e realmente tenho de admitir que não "aliso" na hora de certas colocaçoes,pois afinal a vida não é feita toda de momentos de carinho.Muito pelo contrário.
Me perdoe se sentiu ofendido...a intenção não foi essa!

guilhermeabreu
14/04/2014, 13:25
Caro Guilherme;
De modo algum fiquei irritado ou magoado com suas colocaçoes e esses foruns servem justamente para troca de idéias e informaçoes,pois todos temos algo a ensinar ou aprender.
As ultimas colocaçoes que fiz, não foram dirigidas a voce e sim a outros comentários que insistem em dizer que há algum tipo de vantagem em ficar mexendo na alavanca de um carro automático.Sou totalmente contrário a isso e realmente tenho de admitir que não "aliso" na hora de certas colocaçoes,pois afinal a vida não é feita toda de momentos de carinho.Muito pelo contrário.

Grande ANDARILHO TRICOLOR

Fico feliz por isto , pois como falei a lingua portuguesa é complicada , e entendi que vc estava falando comigo , mas passou o mal entendido .

Abração e seguiremos em " D " a partir de agora , rsrsrsrsrsrs .

Clandio
14/04/2014, 14:23
Caro Guilherme;

Eu também tinha entendido que a resposta era para o Guilherme e me pareceu injusta aforma como foi colocada.

Que bom que ficou tudo esclarecido.

Abraços.

WellingtonFMachado
14/04/2014, 18:16
Bom,
Andarilho como sua resposta foi em cima do meu post, solicito que leia novamente meu comentário e antes de colocar palavras nele: "insistem em dizer que há algum tipo de vantagem em ficar mexendo na alavanca de um carro automático".
-> Em momento algum informei que HÁ VANTAGEM em economia de combustível, LEIA -> "quesito economia, quase imperceptível" e sim mais por comodidade de "ficar um tempão parado com o pé no freio". Vou lhe dar alguns exemplos "Pare e Siga, embarque e desembarque, semáforos demorados, dentre outros".

Aproveitando seu comentário, em outras situações "Terra, Lama, Serra..."existe sim vantagens em ficar "mexendo" no cambio para tirar melhor proveito do veículo, senão o engenheiro seria louco em colocar um L, 2, N, P, D e por aí vai.

Abraço,

WellingtonFMachado
14/04/2014, 18:37
Newton,
Obrigado pela resposta, tive dois carros automáticos (um Corolla e uma TR4 vendida recentemente), posso lhe afirmar o seguinte, durante o período que tive a TR4, quase 3 anos, não vi nenhuma transmissão automática sendo consertada na Mitsubishi. Meu amigo tinha um corolla antigo, ano 99 e foi dar defeito 12 anos depois. É isso, o cambio é automático, mas não é estático, tenho certeza que colocar em Neutro vez por outra com o carro parado ou utilizar sempre em Drive, não irá ocasionar um defeito no seu veículo.

1 Abraço,
Wellington

Newton Guerra
14/04/2014, 18:58
Newton,
Obrigado pela resposta, tive dois carros automáticos (um Corolla e uma TR4 vendida recentemente), posso lhe afirmar o seguinte, durante o período que tive a TR4, quase 3 anos, não vi nenhuma transmissão automática sendo consertada na Mitsubishi. Meu amigo tinha um corolla antigo, ano 99 e foi dar defeito 12 anos depois. É isso, o cambio é automático, mas não é estático, tenho certeza que colocar em Neutro vez por outra com o carro parado ou utilizar sempre em Drive, não irá ocasionar um defeito no seu veículo.

1 Abraço,
Wellington

É isso aí, Wellington. Meu Vitara já tinha 14 anos de idade quando mexi. Hoje tem 17, há 14 comigo. pensa num carrinho bom, que nunca me deixou na mão.

Aos poucos o câmbio automático vai ficando mais conhecido e desmistificado. Pelo menos aqui em São Paulo já há bons mecânicos que trabalham com preços justos. Uma troca de discos é manutenção normal, como se fosse a embreagem para o câmbio manual. Só que os "mexânicos" fazem bobagem por desconhecimento e assustam todo mundo.

Não faço trilhas pesadas, gosto de estradas ruins. Em erosões ou pedras o câmbio auto dá um show. O controle é total.

Abraços

andarilho tricolor
14/04/2014, 19:23
Bom,
Andarilho como sua resposta foi em cima do meu post, solicito que leia novamente meu comentário e antes de colocar palavras nele: "insistem em dizer que há algum tipo de vantagem em ficar mexendo na alavanca de um carro automático".
-> Em momento algum informei que HÁ VANTAGEM em economia de combustível, LEIA -> "quesito economia, quase imperceptível" e sim mais por comodidade de "ficar um tempão parado com o pé no freio". Vou lhe dar alguns exemplos "Pare e Siga, embarque e desembarque, semáforos demorados, dentre outros".

Aproveitando seu comentário, em outras situações "Terra, Lama, Serra..."existe sim vantagens em ficar "mexendo" no cambio para tirar melhor proveito do veículo, senão o engenheiro seria louco em colocar um L, 2, N, P, D e por aí vai.

Abraço,

KKKKKKKKKKKKKKKKK
Adoro uma polêmica.
Os engenheiros loucos que definiram as posiçoes do câmbio automático, pra bom e inteligente entendedor, quiseram justamente simplificar e definir onde deve ficar a alavanca para cada momento de deslocamento ou estacionamento do veiculo. Para fazer um paralelo "louco", no teu chuveiro deve haver ao minimo 3 posiçoes e nem por isso voce fica mexendo nelas de 2 em dois minutos, não é mesmo? P...de Parking...estacionamento ou estacionar em ingles;
D...de Drive...dirigir em ingles.
R...de Return...a famosa marcha a ré.
N..de Neutro...o nosso famoso ponto morto.
1, 2 ...em situaçoes em que o veiculo está submetido a uma resistencia (peso, ladeira...) em que é necessário uma marcha mais pesada para iniciar...e sómente iniciar a marcha de deslocamento...Veja bem...nessas condiçoes...troca-se a marcha assim que o veiculo deslocar-se, e só nessas condiçoes de peso ou ladeira, onde o drive (D) esteja sobrecarregado.
Nem todo veiculo dispoe desse 1,2...
Tenho um sedan Omega australiano 2012, (6 cilindros), que só dispoe do P,N,D,R, devido a força motriz não necessitar desse 1,2.
Como já colocado inumeras vezes há de se entender que um câmbio automático foi desenvolvido justamente para "eliminar", todo o trabalho fisico de troca de marchas, proporcionando assim mais conforto e menos esforço na condução de um veiculo e querer mudar isso é subverter de maneira pouco inteligente algo pensado e estudado para funcionar dessa maneira e a nosso favor.Tenho certeza absoluta que esses engenheiros que voce chama de "loucos", estudaram muito...mas muito mais mesmo, profundamente, demoradamente cada detalhe, e que eu e voce e precisariamos no minimo entender tanto quanto eles, para dizermos que o que eles fizeram está errado.
Não tenho pretensão de reinventar a roda a partir de uma conversa de botequim e achar que o que fulano e sicrano diz é verdade absoluta, porque ele fez e "deu certo". Prefiro seguir o manual da fábrica e nunca tive maiores dores de cabeça. Eles...os loucos...estão certos!

Marcelo-HPE
14/04/2014, 19:28
Bom,

Abraço,

Falou tudo meu amigo !!! em terra , lama e areia, vc evita o aquecimento do óleo do Cambio AT e do motor colocando o cambio em L ou 2 , travessias de alagados colocando em L vc vai evitar que o cambio troque de marcha dentro d água.
Como vc bem citou existe sim vantagem em tirar o cambio do D e colocar em L, ou 2 , até em subidas e descidas de serra
ingremes mesmo em asfalto é recomendável retirar o cambio do D e colocar em L ou 2.
abs

Marcelo-HPE
14/04/2014, 19:48
CARO E GRANDE AMIGO MARCELO-HPE

Obrigado mais uma vez pela ajuda , esta chegando a nossa hora de ir a Itamonte em ????

Abração

Grande amigo e tutor Dr Guilherme Abreu !!

Estamos firmes e fortes para Itamonte se Deus quizer !!
Ecomnia de Combutísvel com cambio AT !!! Nós é que o conhecemos nos tópicos desse forum , quando o Sr aumentava a pressão da turbina e o débito de bomba injetora para aumentar a performance da SW4 bonequinha , sem se lembrar que consumo existe !!
abração

leodbc
14/04/2014, 22:46
Falou tudo meu amigo !!! em terra , lama e areia, vc evita o aquecimento do óleo do Cambio AT e do motor colocando o cambio em L ou 2 , travessias de alagados colocando em L vc vai evitar que o cambio troque de marcha dentro d água.
Como vc bem citou existe sim vantagem em tirar o cambio do D e colocar em L, ou 2 , até em subidas e descidas de serra
ingremes mesmo em asfalto é recomendável retirar o cambio do D e colocar em L ou 2.
abs

X2... e principalmente quando o cambio reduz a marcha subindo a rotaçao por falta de aderencia com o solo.
Já me aconteceu no asfasto, subindo a rota do sol pra Caxias aquaplanou e a caixa reduziu.

Abraço!

WellingtonFMachado
15/04/2014, 08:38
abs

Valeu Marcelo-HPE,
Sabia que já tinha lido sobre a questão de ficar com o carro muito tempo parado em Drive.
Assim como o criador do tópico já tive muitas dúvidas com relação ao melhor uso do Cambio Automático.
Mas como foi dito em outro post "essa conversa de botequim", para mim foi muito válida! :)
Vamos em D ou em N, de acordo com o gosto do cliente!:esgrima:

sgrul1
15/04/2014, 10:29
abs
Bem lembrado. A ideia de ter um recurso que permita tb trocas manuais, é p permitir extrair o melhor desempenho do veículo, ja que em serras por exemplo o cambio pode esquentar por ficar trocando constantemente as marchas, em ladeiras e situações off road o veículo em D fica solto, etc. Qdo precisar de reduzida, for atravessar um alagado...enfim.
Sobre o debate, acho que podemos discordar, mas não ha necessidade de ridicularizar ou provocar ninguém. O respeito e a consideração é fundamental e está acima de qualquer necessidade de vencer a discussão. O fórum é colaborativo e não competitivo.

Macbsenior
22/04/2014, 16:30
Estes dias atrás comprei um Civic LXL 2005 para o meu filho, ele me perguntou. E óleo do Câmbio Automático troca?
Eu achava que não, mas por via das duvidas fui me informar acabei vendo umas dicas e achei que esta é uma coisa que eu vinha negligenciando há vários anos, troca sim, e se não trocar quebra... Vejam o video abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=eWnR1wdP-iE#t=34

edcmanhaes
29/04/2014, 22:41
Só pra contribuir, antes de iniciar no 4x4, sempre tive vontade de ter um Vitara, mas tinha que ser AT. Procurei, encontrei e sou feliz até hoje, pena meu segundo sonho (possuir uma toyota bandeirante, tb consquistado, graças ao bom Deus), não dispor de cambios AT originais... mas enfim, o Vitarinha Auto é só alegria. Na trilha, na areia, na estrada, no asfalto não dá trabalho, depois do bloqueio 100% no eixo traseiro então, ficou maravilha. O bichinho é pau pra toda obra.

Obs.: no "meu" caso, digo, do vitara, só é possível tirar a prova do óleo com o carro em D, R, L ou 2, daí vi que o óleo só circula nestas posições, sendo assim, em neutro, como vários já falaram, o óleo estaciona e trás uma falsa marcação no nível do fluido, no caso de uma verificação.

Boa sorte com a VTR!!

Cavendra
26/05/2014, 18:07
Fazendo uma trilha no fim de semana aprendi que usando no 2 do câmbio, o carro ganha rotação e limpa melhor o pneu. em situação de lama ou capim molhado escorregando muito funcionou muito bem.

enasor
30/03/2015, 09:05
ALTERNÂNCIAS CONSTANTES NA POSIÇÃO DA ALAVANCA “P” PARA “N” E “N” PARA “P” EM PARADAS NO TRÂNSITO URBANO:

Meu caro amigo Guilherme, criador do tópico, permita-me ressuscitar o tópico, apenas para deixar meu humilde depoimento:

Concordando com você, nas paradas frequentes com o veículo em funcionamento, principalmente no trânsito das cidades, em alguns veículos o condutor sente que o veículo fica querendo arrancar com a alavanca na posição “D” e o pé no freio (Não sinto isso no meu sedã e da esposa, mas, sinto isso na nossa Pajero, que tem muito torque). Isso deixa certos condutores incomodados, com a impressão de que o veículo está sendo forçado nesta situação, pois está querendo “arrancar” enquanto que o condutor está prendendo-o com o pé no freio. O condutor fica com aquela impressão ruim de que esta “forçando a barra” contra o sistema mecânico do veículo (freios, embreagem, sistema de transmissão, etc.). Tal como o amigo, fiquei também curioso e conversei com o chefe de mecânica da minha concessionária e, não satisfeito, também, consultei vários outros técnicos mecânicos que foram unânimes em me falarem, que não haverá danos em quaisquer dos sistemas em razão disso, pois os mesmos são dimensionados para suportarem estes pequenos estresses. De outra forma, segundo eles, nestas paradas mais longas, os motoristas mais experientes podem, tranquilamente, colocarem a alavanca em “N”, quantas vezes quiserem (eis que estes, pela experiência própria de condução, não se esquecerão de recolocarem a alavanca em “D” antes de arrancarem – os mais novatos podem se esquecer disso e deixarem o veículo voltar para trás, batendo no veículo de trás). Segundo eles, esta alternância constante de posição da alavanca de “N” para “P” e de “P” para “N” não danifica o câmbio e mesmo com o câmbio em "N" o conversor de torque continua normalmente lubrificado com o veículo em funcionamento. Portanto, o sistema não deixa de ser lubrificado quando se coloca a alavanca em “N”. Pode deixar a alavanca nesta posição o tempo que quiser com o veículo em funcionamento. Só não pode é colocar em “P” nestas paradas, evidentemente. Segundo eles, também não é muito recomendável ficar mudando a alavanca do câmbio de posição com o motor desligado (nas paradas definitivas muitos se esquecem, e desligam o veículo com o câmbio em "N", para só depois mudarem para "P").

Portanto, na opinião dos técnicos que consultei, tanto faz ... em quaisquer destas condições de operação, o câmbio irá durar bem mais que 300.000 kms, tranquilamente, se bem cuidado.

Abs.

E.T.:

Gostaria de aproveitar o ensejo para parabenizar o amigo pela criação deste tópico, e demais amigos que o enriqueceram com suas abalizadas opiniões, eis que o mesmo é muito interessante como fonte de consulta, principalmente para aqueles motoristas novatos em câmbio automático.

Forte abraço a todos.