PDA

Ver Versão Completa : MANCAL DO MUNHÃO

guilhermeabreu
12/12/2005, 01:01
AMIGOS

Estou um pouco afastado pq estou envolvido na construção de um POMBAL , além do ENGESA , PESCARIA , FUTEBOL , crio pombos correios de competição .

Vai aí minha DÚVIDA : TEM UM MECÂNICO NOVO AQUI , QUE ME INFORMOU QUE "AQUELE MANCAL DE MUNHÃO " que é colocado no lugar dos rolamentos , LEVA A UM DESGASTE MAIOR os braços de direção e até a direção hidráulica por aumentar o esforço em virar a direção do carro , PORQUE IRÁ ENDUREDER o ato de virar a direção pela falta do rolamento .

GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM DAQUI DO FORUM JÁ VEM USANDO ESTE MANCAL , E QUAL É SUA OPINIÃO . OU SE ALGUNS DE VCS JÁ SABEM DESTA EXPERIÊNCIA DESTA TROCA , E SE VALE A PENA .

Meu CORAÇÃO VALENTE vem dando uns estalos qdo faço curvas prum lado e para o outro , como se tivesse feixe de molas igual as da BAND que já tive. Já troquei 2 ponteiras de direção e o problema continua . Vou trocar as outra ponteiras , se continuar , estava pensando em trocar os rolamentos dos munhões pelos mancais ,AÍ VEIO MINHA DÚVIDA DE GASTAR E NÃO RESOLVER O PROBLEMA E CRIAR OUTRO .

Kim
12/12/2005, 22:27
Caro amigo!
No começo do ano troquei os rolamentos por mancais, e quando o fiz não erá DH.
O pessoal da Rota 4x4 me explicou a regulagem e, assim procedi (2 Kg + -), a alguns dias coloquei DH, ficou ótimo, já andei quase 15.000 Km e os mancais parecem estar se comportando bem, pois nos CJ5 que tive antes eram rolamentos e, o peso da direção é o mesmo do que com mancal no engesa. Os CJ5 também eram com DH.
Creio que a substituição é benéfica pois com relação a trilha, não haverá problema de desgaste prematuro, conseqüentemente "debulhamento do rolamento".
Sendo bem engraxado, creio que não haverá problemas.
Atte,
Gentil Filho.

SJKCaio
13/12/2005, 13:06
Sendo bem engraxado, creio que não haverá problemas.

Tô com um par desses para trocar e fiz um investimento numa engraxadeira manual (R$45,00), pois estamos sempre entrando na água com a viatura então uma engraxada mais frequente é bem-vinda.
Não perco 20 min para engraxar todos os pontos (munhões e cardans).

Porque tem dois rolamentos em cima e um embaixo :?: :?: :?: O de baixo não sofre maior esforço :?: :?: :?:

Kim
14/12/2005, 15:25
Caro amigo!
Voce perguntou sobre os esforços dos rolamentos que trabalhão no munhão.
Vamos lá!
Os rolamentos são distribuidos da seguinte forma:
Na parte superior do munhão é composta por dois rolamentos, sendo um na parte externa e outro na parte interna, trabalhando "de frente" um para o outro, sendo que dessa forma se regulam entre si.
Na parte inferior do munhão é composta apenas por um rolamento, que "faz regulagem" com o rolamento externo da parte superior. (seria o sistema do Willys.)
O rolamento que se encontra na parte interna lado superior, auxilia o rolamento de baixo, onde se ocorrer algum dano grave a este, o peso será distribuido entre o inferior e o interno/superior.
Espero ter ajudado na compreesão.
Atte.
Gentil Filho.

SJKCaio
14/12/2005, 15:34
inferior e o interno/superior

O esforço todo tá ai então.......... 8) 8) 8)

Kim
14/12/2005, 20:58
...

Kim
14/12/2005, 21:00
Munhão LD

Kim
14/12/2005, 21:02
Munhão LE
ps. a data tá errada, entendo de jipe, foto, só apertar o botão!!!!

Kim
14/12/2005, 21:05
Aqui vemos "ele" escondido, é tímmido, não gosta de aparecer muito, fica só espiando os acontecimentos......kkkkkkk

Kim
14/12/2005, 21:08
fotos de um munhão

Kim
14/12/2005, 21:09
...

Kim
14/12/2005, 21:10
...

Kim
14/12/2005, 21:12
...

Kim
14/12/2005, 21:13
...

Kim
14/12/2005, 21:13
...

Kim
14/12/2005, 21:14
...

Kim
14/12/2005, 21:15
...

Kim
14/12/2005, 21:16
E assim termina...

rodrigo camper
18/08/2006, 19:44
Kim, v/c esqueceu de mencionar que para dar carga nos munhões se deve apertar o parafuso na parte de cima e tirar os calços embaixo.
Estou certo??

Kim
19/08/2006, 12:22
Caro rodrigo camper!

No meu engesa, não tinha calço em baixo, portanto, retirei os rolamentos (pedaços) e coloquei os mancais, colocando pressão apertando a porca em cima, ficou bom e a geometria ficou boa, não havendo desgaste irregular de pneu.

Eu, particularmente, recomento os mancais, pois a direção não ficou pesada e, não problema de estragar os rolamentos no momento da carga de aperto, marcando a capa e dando a sensação que o mesmo trava. (não sei o nome do efeito)

Faz um ano e meio que procedi a troca e até agora está perfeito.

Abraços.

Kim.

Angelo T. P.
21/08/2006, 10:21
Também troquei os meus rolamentos por mancais faz + de um ano ja.
Semana passada fiz uma manutenção e continuam inteiros!
Na epoca que comprei eram até mais baratos que os rolamentos.
Recomendo!

CAVESO
21/08/2006, 10:45
[QUOTE=Kim]Caro rodrigo camper!

No meu engesa, não tinha calço em baixo, portanto, retirei os rolamentos (pedaços) e coloquei os mancais, colocando pressão apertando a porca em cima, ficou bom e a geometria ficou boa, não havendo desgaste irregular de pneu.

Eu, particularmente, recomento os mancais, pois a direção não ficou pesada e, não problema de estragar os rolamentos no momento da carga de aperto, marcando a capa e dando a sensação que o mesmo trava. (não sei o nome do efeito)

Faz um ano e meio que procedi a troca e até agora está perfeito.

Abraços.

Kim e amigos,

A pré-carga de 2 kg no rolamento/mancal do munhão vale para pneus 33" ou é necessário aumentá-la?

Kim
21/08/2006, 23:44
Caro carlos augusto veggi!

Pelo pouco que sei, a carga deve ser de 2 Kg, independente do tamanho do pneu, pois se aumentar a carga, vai danificar o sistema, se a carga for menor, também danificará o sistema.

O que importa é manter a o especificado, pois assim não sobrecarregara os rolamentos ou mancais, aumentando a vida útil dos mesmos.

Quanto ao tamanho do pneu, aumenta o peso na direção, conseqüentemente, aumentando o esforço dos rolamentos/mancais, quando no movimento de exterço.

Bem os pneus maiores forçam mais, mais isso é relativo, pneu maior, esforço idem.

Mais a regulagem tem que ser a recomendada.

Abraços

Kim