Ver Versão Completa : MANCAL DO MUNHÃO
guilhermeabreu
12/12/2005, 01:01
AMIGOS
Estou um pouco afastado pq estou envolvido na construção de um POMBAL , além do ENGESA , PESCARIA , FUTEBOL , crio pombos correios de competição .
Vai aí minha DÚVIDA : TEM UM MECÂNICO NOVO AQUI , QUE ME INFORMOU QUE "AQUELE MANCAL DE MUNHÃO " que é colocado no lugar dos rolamentos , LEVA A UM DESGASTE MAIOR os braços de direção e até a direção hidráulica por aumentar o esforço em virar a direção do carro , PORQUE IRÁ ENDUREDER o ato de virar a direção pela falta do rolamento .
GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM DAQUI DO FORUM JÁ VEM USANDO ESTE MANCAL , E QUAL É SUA OPINIÃO . OU SE ALGUNS DE VCS JÁ SABEM DESTA EXPERIÊNCIA DESTA TROCA , E SE VALE A PENA .
Meu CORAÇÃO VALENTE vem dando uns estalos qdo faço curvas prum lado e para o outro , como se tivesse feixe de molas igual as da BAND que já tive. Já troquei 2 ponteiras de direção e o problema continua . Vou trocar as outra ponteiras , se continuar , estava pensando em trocar os rolamentos dos munhões pelos mancais ,AÍ VEIO MINHA DÚVIDA DE GASTAR E NÃO RESOLVER O PROBLEMA E CRIAR OUTRO .
Caro amigo!
No começo do ano troquei os rolamentos por mancais, e quando o fiz não erá DH.
O pessoal da Rota 4x4 me explicou a regulagem e, assim procedi (2 Kg + -), a alguns dias coloquei DH, ficou ótimo, já andei quase 15.000 Km e os mancais parecem estar se comportando bem, pois nos CJ5 que tive antes eram rolamentos e, o peso da direção é o mesmo do que com mancal no engesa. Os CJ5 também eram com DH.
Creio que a substituição é benéfica pois com relação a trilha, não haverá problema de desgaste prematuro, conseqüentemente "debulhamento do rolamento".
Sendo bem engraxado, creio que não haverá problemas.
Atte,
Gentil Filho.
Sendo bem engraxado, creio que não haverá problemas.
Tô com um par desses para trocar e fiz um investimento numa engraxadeira manual (R$45,00), pois estamos sempre entrando na água com a viatura então uma engraxada mais frequente é bem-vinda.
Não perco 20 min para engraxar todos os pontos (munhões e cardans).
Porque tem dois rolamentos em cima e um embaixo :?: :?: :?: O de baixo não sofre maior esforço :?: :?: :?:
Caro amigo!
Voce perguntou sobre os esforços dos rolamentos que trabalhão no munhão.
Vamos lá!
Os rolamentos são distribuidos da seguinte forma:
Na parte superior do munhão é composta por dois rolamentos, sendo um na parte externa e outro na parte interna, trabalhando "de frente" um para o outro, sendo que dessa forma se regulam entre si.
Na parte inferior do munhão é composta apenas por um rolamento, que "faz regulagem" com o rolamento externo da parte superior. (seria o sistema do Willys.)
O rolamento que se encontra na parte interna lado superior, auxilia o rolamento de baixo, onde se ocorrer algum dano grave a este, o peso será distribuido entre o inferior e o interno/superior.
Espero ter ajudado na compreesão.
Atte.
Gentil Filho.
inferior e o interno/superior
O esforço todo tá ai então.......... 8) 8) 8)
Munhão LE
ps. a data tá errada, entendo de jipe, foto, só apertar o botão!!!!
Aqui vemos "ele" escondido, é tímmido, não gosta de aparecer muito, fica só espiando os acontecimentos......kkkkkkk
rodrigo camper
18/08/2006, 19:44
Kim, v/c esqueceu de mencionar que para dar carga nos munhões se deve apertar o parafuso na parte de cima e tirar os calços embaixo.
Estou certo??
Caro rodrigo camper!
No meu engesa, não tinha calço em baixo, portanto, retirei os rolamentos (pedaços) e coloquei os mancais, colocando pressão apertando a porca em cima, ficou bom e a geometria ficou boa, não havendo desgaste irregular de pneu.
Eu, particularmente, recomento os mancais, pois a direção não ficou pesada e, não problema de estragar os rolamentos no momento da carga de aperto, marcando a capa e dando a sensação que o mesmo trava. (não sei o nome do efeito)
Faz um ano e meio que procedi a troca e até agora está perfeito.
Abraços.
Kim.
Angelo T. P.
21/08/2006, 10:21
Também troquei os meus rolamentos por mancais faz + de um ano ja.
Semana passada fiz uma manutenção e continuam inteiros!
Na epoca que comprei eram até mais baratos que os rolamentos.
Recomendo!
[QUOTE=Kim]Caro rodrigo camper!
No meu engesa, não tinha calço em baixo, portanto, retirei os rolamentos (pedaços) e coloquei os mancais, colocando pressão apertando a porca em cima, ficou bom e a geometria ficou boa, não havendo desgaste irregular de pneu.
Eu, particularmente, recomento os mancais, pois a direção não ficou pesada e, não problema de estragar os rolamentos no momento da carga de aperto, marcando a capa e dando a sensação que o mesmo trava. (não sei o nome do efeito)
Faz um ano e meio que procedi a troca e até agora está perfeito.
Abraços.
Kim e amigos,
A pré-carga de 2 kg no rolamento/mancal do munhão vale para pneus 33" ou é necessário aumentá-la?
Caro carlos augusto veggi!
Pelo pouco que sei, a carga deve ser de 2 Kg, independente do tamanho do pneu, pois se aumentar a carga, vai danificar o sistema, se a carga for menor, também danificará o sistema.
O que importa é manter a o especificado, pois assim não sobrecarregara os rolamentos ou mancais, aumentando a vida útil dos mesmos.
Quanto ao tamanho do pneu, aumenta o peso na direção, conseqüentemente, aumentando o esforço dos rolamentos/mancais, quando no movimento de exterço.
Bem os pneus maiores forçam mais, mais isso é relativo, pneu maior, esforço idem.
Mais a regulagem tem que ser a recomendada.
Abraços
Kim