Ver Versão Completa : Suporte para talha na calha
Sergioporto
31/03/2014, 16:19
Copiei um suporte para talha que é colocado na calha da viatura para retirar e colocar cambio .Se voce nao tiver girafa este suporte faz o serviço!
Viajando pelo interior de minas tive que levar band num mecanico pois óleo do cambio estava passando para Ct.Em 350 kms foi 3lts de óleo.Quando o mecanico colocou band encima da vala,pensei com meus botoes ,como como este caboclo vai tirar cambio se nao pode colocar girafa ai ??Foi lá no meio das ferramentas e trouxe este troço,eu só olhando,atravessou um cano,colocou a talhinha e arrancou e colocou cambio na maior moleza.
Para quem gosta de fazer serviço em casa ai está a soluçao.
Amanha posto fotos do cambio onde um danado de uma trava saiu do lugar no sincronizado da 2ª e nao deixa marcha entrar!!!
Sergioporto
31/03/2014, 16:21
Copiei um suporte para talha que é colocado na calha da viatura para retirar e colocar cambio .Se voce nao tiver girafa este suporte faz o serviço!
Viajando pelo interior de minas tive que levar band num mecanico pois óleo do cambio estava passando para Ct.Em 350 kms foi 3lts de óleo.Quando o mecanico colocou band encima da vala,pensei com meus botoes ,como como este caboclo vai tirar cambio se nao pode colocar girafa ai ??Foi lá no meio das ferramentas e trouxe este troço,eu só olhando,atravessou um cano,colocou a talhinha e arrancou e colocou cambio na maior moleza.
Para quem gosta de fazer serviço em casa ai está a soluçao.
Amanha posto fotos do cambio onde um danado de uma trava saiu do lugar no sincronizado da 2ª e nao deixa marcha entrar!!!
Detalhe ,sao dois grampos de mola com dois rolamentos pequenos cada um.
Sergioporto
31/03/2014, 16:37
Nao vou deixar para amanha ,nao sei se aconteceu com alguem mas fui sorteado!Tempos atras minha band ficou sem 2 ª marcha,só entrava com ela parada,rodei muito tempo assim.Abri o cambio e anel elástico na ponta do eixo entalhado havia quebrado fazendo conjunto ter folga .Coloquei anel novo e montei mas em seguida refiz todo serviço novamente pois ficou "escapando a 2ª.Troquei conjunto todo e agora esta zica.
Aproveitei e cortei tubo que une os dois lados do chassis pois atrapalha para tirar e colocar cambio.Vou fazer com flange parafusado e aproveita para mudar respiro da Ct pois foi colocado errado .Tambem tem foto do respiro da caixa conforme perguntas que surgiu neste Forum.
Sergioporto
31/03/2014, 16:42
Nao vou deixar para amanha ,nao sei se aconteceu com alguem mas fui sorteado!Tempos atras minha band ficou sem 2 ª marcha,só entrava com ela parada,rodei muito tempo assim.Abri o cambio e anel elástico na ponta do eixo entalhado havia quebrado fazendo conjunto ter folga .Coloquei anel novo e montei mas em seguida refiz todo serviço novamente pois ficou "escapando a 2ª.Troquei conjunto todo e agora esta zica.
Aproveitei e cortei tubo que une os dois lados do chassis pois atrapalha para tirar e colocar cambio.Vou fazer com flange parafusado e aproveita para mudar respiro da Ct pois foi colocado errado .Tambem tem foto do respiro da caixa conforme perguntas que surgiu neste Forum.
1ª Respiro da PTO em lugar errado
2ª Travessa que atrapalha
3ª As travas e sincronizados que troquei
4ª Conjunto ainda no lugar onde nota-se trava atravessada impedindo engate da 2ª
5ª Posiçao do respiro na tampa e cebolao da ré;
Tem mais fotos onde aparece posiçao da engrenagem da PTO na Ct (tem lado) e já deixou muita gente em dúvida.Quando desmontar tudo vou postar foto da posiçao correta.
Sergioporto
31/03/2014, 16:55
Uma das fotos mostra posiçao da engrenagem da PTO dentro da Ct.Nota-se que existe um lado maior que o outro onde encaixa no estriado.
Sergioporto
31/03/2014, 16:57
Tá danado ,nao tou sabendo anexar tudo num lugar só !!Ovelha nao é para mato.Duas fotos sao do suporte com barra de ferro interligando e talha na posiçao.Seria melhor a talhinha de alavanca mas eu nao tinha entao foi a grande mesmo.
titanium
31/03/2014, 17:54
Excelente!!!!!
hercilio.neto
31/03/2014, 21:48
Caracas...
Tem que patentear isso.
Eu achava que o cambio tinha que apoiar por baixo. Quer dizer, na minha que o torpedo é fixo, acho que só dá pra tirar por baixo.
Não há risco de escapar e f#der tudo?
Bacana o painel com os copinhos dos mostradores (tem até uma cuia, hehe) e o console de teto.
Bela Band. Parabéns.
Sergioporto
01/04/2014, 19:13
Caracas...
Tem que patentear isso.
Eu achava que o cambio tinha que apoiar por baixo. Quer dizer, na minha que o torpedo é fixo, acho que só dá pra tirar por baixo.
Não há risco de escapar e f#der tudo?
Bacana o painel com os copinhos dos mostradores (tem até uma cuia, hehe) e o console de teto.
Bela Band. Parabéns.
Hercilio ,o cambio tem que sair por baixo mesmo ,nao tem outro jeito!Quanto à cair nao tem jeito,só se quebrar corrente etc,é muito seguro mas tem que prender bem porque o danado do cambio pesa bastante.
Em breve vou fazer uma manutenção no câmbio em casa mesmo e estava pensado em tirar ele por baixo....
Agora olhando o tópico percebo o quanto ele é pesado e não sei se vou conseguir segurar ele na mão mesmo...
Alguem tem ideia do peso total câmbio + CT ?
Abs
Rubens Linhalis
02/04/2014, 14:05
Em breve vou fazer uma manutenção no câmbio em casa mesmo e estava pensado em tirar ele por baixo....
Agora olhando o tópico percebo o quanto ele é pesado e não sei se vou conseguir segurar ele na mão mesmo...
Abs
Rapaz...
Nem em sonho vc consegue segurar na mao.. deve passar dos 50gk..
Sergioporto
02/04/2014, 15:00
Abs
Voce é o Ulk ? cambio é pesado demais !!Rapaz ,faz este suporte que mostrei ,o gasto é minimo ,arruma uma talhinha e bom serviço.
Com girafinha é mais dificil pois para aproximar cambio do lugar é preciso mover a girafa com alavanca nas duas rodinhas e se cambio desalinhar o rolamento de embreagem sai do lugar pois é somente encaixado no garfo e tem duas presilhas que mantem o mesmo no lugar .(presilhas vagabundas).E cambio só sai por baixo e tem que tirar tampa da alavanca .Cuidado quando apoiar a parte traseira do motor no macaco pois pode afundar o cárter.
Não sou o Hulk ! kkkkkkk
Pensando bem.... vou deixar o câmbio onde está... kkkk
Mas não sei onde eu li, se foi aqui no forum ou não, mas pra trocar o retentor entre o câmbio e a CT é preciso tirar o conjunto completo... isso procede ?
E pra tirar a CT do câmbio é tranquilo ? É só puxar ?
Abraço !
Sergioporto
02/04/2014, 15:52
Não sou o Hulk ! kkkkkkk
Pensando bem.... vou deixar o câmbio onde está... kkkk
Mas não sei onde eu li, se foi aqui no forum ou não, mas pra trocar o retentor entre o câmbio e a CT é preciso tirar o conjunto completo... isso procede ?
E pra tirar a CT do câmbio é tranquilo ? É só puxar ?
Abraço !
Pode ser feito ser feito no lugar mas especial atençao ao colocar CT para nao danificar ou cair a molinha do referido retentor.
mecamaniaco
03/04/2014, 08:51
Eu achei a ideia interessante, mas usaria uma barra mais grossa, se esta ai fadigar o cambio inteiro vai ao chão de uma só vez!
Outro detalhe é que ela não funciona com as bands 94>, pois o assoalho é inteiriço!
Sergioporto
03/04/2014, 09:36
Eu achei a ideia interessante, mas usaria uma barra mais grossa, se esta ai fadigar o cambio inteiro vai ao chão de uma só vez!
Outro detalhe é que ela não funciona com as bands 94>, pois o assoalho é inteiriço!
Era a unica que eu tinha ,num fim de semana .Bitola de 1" aço 1020 ,geralmente eu uso um tubo galvanizado de 1pol e meia mas vai o que estiver no jeito!
Nao sabia que as 94 sao assoalho fechado ,nao tem tampao ? É isso?
Sergioporto
03/04/2014, 09:44
Mecamaniaco ,voce que tem um grande conhecimento de Band ,saberia informar ou se sabe de algum problema ocorrido identico ao que tive de soltar as travas que vao internamente no sincronizado da 1ª e 2ª nao deixando engrenar marcha ??Sinceramente nunca vi um sincronizado tao complexo .Fotos do sincronizado estao neste tópico.
Agradeço toda ajuda possível,porque ter que abrir um cambio por causa disto é duro !
mecamaniaco
03/04/2014, 09:49
Era a unica que eu tinha ,num fim de semana .Bitola de 1" aço 1020 ,geralmente eu uso um tubo galvanizado de 1pol e meia mas vai o que estiver no jeito!
Pois é, na falta de cão a gente caça com gato mesmo.... O bom do aço 1020 é que ele não quebra com facilidade, então se vc travar as pontas ele poderá até envergar, mas não deixará a caixa cair!
Isso mesmo, as bands de 94 pra frente não tem esse tampão, oq dificulta a vida do mecânico e do proprietário, pois qlqr coisinha vc precisa baixar a caixa!
mecamaniaco
03/04/2014, 09:53
Mecamaniaco ,voce que tem um grande conhecimento de Band ,saberia informar ou se sabe de algum problema ocorrido identico ao que tive de soltar as travas que vao internamente no sincronizado da 1ª e 2ª nao deixando engrenar marcha ??Sinceramente nunca vi um sincronizado tao complexo .Fotos do sincronizado estao neste tópico.
Agradeço toda ajuda possível,porque ter que abrir um cambio por causa disto é duro !
Eu tive o mesmo problema, no meu caso por a trava já estar cansada e ter sido colocada com uma certa "folga". Oq acontece é isso mesmo, vc fica sem uma das marchas desse garfo, pois ele não conseguirá empurrar a engrenagem até o ponto correto.
É bem difícil dar problema nisso, só acontece quando é mal instalado mesmo, no mais ele é bem confiável!
Sergioporto
03/04/2014, 10:42
É ,tirei a sorte grande !!Troquei o conjunto original pois a 2ª estava escapando ,podia ter feito escape de marcha nas originais mas nao sou à favor deste procedimento .hoje nao sei dizer qual marca que coloquei ,sómente desmontando .O que vou fazer é o seguinte :retirar estas benditas travas do conjunto original e colocar no que etá no cambio!será viável ?Espero que sim.
Se foi mal instalado deve ter sido na fabricaçao ,material das travas de baixa qualidade ,pois perdeu resistencia.
hercilio.neto
04/04/2014, 00:03
Sergio, o meu jipe é 93.
O tanque fica sob o assoalho do lado do motorista, e o torpedo é fechado - não tem tampão - e a bateria fica no cofre.
Veja a foto do caixote - está na reforma - só tem os buracos das alavancas e uma pequena abertura para mexer no tanque.
457835
LEONELO FORTINI
04/04/2014, 00:26
Sergio, o meu jipe é 93.
O tanque fica sob o assoalho do lado do motorista, e o torpedo é fechado - não tem tampão - e a bateria fica no cofre.
Veja a foto do caixote - está na reforma - só tem os buracos das alavancas e uma pequena abertura para mexer no tanque.
457835
Boa noite Hercílio,
Observando a reforma da carroceria da sua Band, está sendo feito um serviço com muito primor. Há uns três anos atrás fiz uma restauração do meu DKW- Fissore onde eu literalmente desmontei. Virei o carro de perna pro ar, onde foi feito tudo em funilaria com muito capricho. O carro voltou a ter a sua beleza original, onde carrega merecidamente "PLACA PRETA".
Parabéns pela reforma da sua viatura, vai ficar SHOWW.
OBS- Nas Bands de 1994 ou 1995 em diante, tem o tampão da caixa onde se remove.
Abraços- Leonelo
hercilio.neto
04/04/2014, 21:33
Boa noite Hercílio,
Observando a reforma da carroceria da sua Band, está sendo feito um serviço com muito primor. Há uns três anos atrás fiz uma restauração do meu DKW- Fissore onde eu literalmente desmontei. Virei o carro de perna pro ar, onde foi feito tudo em funilaria com muito capricho. O carro voltou a ter a sua beleza original, onde carrega merecidamente "PLACA PRETA".
Parabéns pela reforma da sua viatura, vai ficar SHOWW.
OBS- Nas Bands de 1994 ou 1995 em diante, tem o tampão da caixa onde se remove.
Abraços- Leonelo
É um tampão redondo e elevado, né?
A única que não tem tampão no câmbio é a 93. Por causa desse detalhe não se encontra tapete de borracha para a Band 93. Eu uso o tapete da 94, mas fica "papudo" na região das alavancas.
Existe algum forum ou repositório onde se possa ver as fotos do seu Fissori?