PDA

Ver Versão Completa : Hilux sw4 2001 tb 3.0 efi- luz de check acesa e carro perdendo potência

calhiandro
31/03/2014, 08:48
Possuo uma hilux sw4 2001, motor 1k-TE. Faz uns três meses que viajei para praia e na volta a luz check acendeu e o carro perdeu potência fui procurar no manual do proprietário para ver o significava o acendimento de tal luz e diz que tem haver com a pressão da turbina. Pois bem, hoje, aconteceu a mesma coisa, o carro ficou fraco, ora fica bom, ora acendia a luz e ficava sem força como se a turbina deixasse de encher, passou um bom período assim até que ficou boa do nada e assim está até agora. Quando comprei esse carro usei diesel s10 por cinco mil quilômetros e depois voltei ao diesel comum, não sei também se seria entupimento. Teve um dos amigos da gente que resolveu usar s10 sem fazer limpeza no tanque e se deu mal, o carro deu entupimento e o deixou no meio da rua. Procurei aqui no forum e o acendimento dessa luz "check" pode ser outras coisas também. Estou apreensivo, pois terça feira próxima terei que fazer uma viagem de 500 kms, e como é um problema intermitente, não sabemos a hora que vai dar. Será que pode ser um sensor ruim na bomba injetora semi-eletrônica?

Aguardo ajuda dos amigos do forum

guilhermeabreu
31/03/2014, 12:42
Possuo uma hilux sw4 2001, motor 1k-TE. Faz uns três meses que viajei para praia e na volta a luz check acendeu e o carro perdeu potência fui procurar no manual do proprietário para ver o significava o acendimento de tal luz e diz que tem haver com a pressão da turbina. Pois bem, hoje, aconteceu a mesma coisa, o carro ficou fraco, ora fica bom, ora acendia a luz e ficava sem força como se a turbina deixasse de encher, passou um bom período assim até que ficou boa do nada e assim está até agora. Quando comprei esse carro usei diesel s10 por cinco mil quilômetros e depois voltei ao diesel comum, não sei também se seria entupimento. Teve um dos amigos da gente que resolveu usar s10 sem fazer limpeza no tanque e se deu mal, o carro deu entupimento e o deixou no meio da rua. Procurei aqui no forum e o acendimento dessa luz "check" pode ser outras coisas também. Estou apreensivo, pois terça feira próxima terei que fazer uma viagem de 500 kms, e como é um problema intermitente, não sabemos a hora que vai dar. Será que pode ser um sensor ruim na bomba injetora semi-eletrônica?

Aguardo ajuda dos amigos do forum

CALHIANDRO

Sugiro a levar numa CCS para fazer um orçamento , para vc não ficar no achismo ou levar em mecânicos curiosos que vai fazer vc trocar um monte de coisas sem precisar .

calhiandro
31/03/2014, 17:04
Boa-tarde Dr. Guilherme, obrigado pela dica. Liguei para a css toyota mais próxima da minha cidade, caruaru-PE, expliquei o problema e eles disseram que tinha o equipamento para fazer a leitura dessa injeção, fui saber dos valores, informaram que a hora de mão de obra é r$198,00 reais, e que se eu autorizasse o serviço com as peças que por ventura precisasse, so me cobrariam a mão de obra da troca das peças e as peças. Achei roubada, so para fazer um simples diagnóstico, se o problema persistir vou à maceio-Al, dizem que lá tem um cara que mexe com essas injeções a diesel, ele comprou o sofware do japão.

Grande abraço, Dr, Guilherme

calhiandro
01/04/2014, 08:58
Dei uma volta com o carro ontem e tudo normal, será que tem um jeito de apagar erro da injeção eletrônica desse carro? É como se tivesse um erro na injeção e aparecesse de tempos em tempos. É a segunda vez que isso acontece, num período de três meses.

guilhermeabreu
01/04/2014, 18:09
Dei uma volta com o carro ontem e tudo normal, será que tem um jeito de apagar erro da injeção eletrônica desse carro? É como se tivesse um erro na injeção e aparecesse de tempos em tempos. É a segunda vez que isso acontece, num período de três meses.

Amigo CALHIANDRO

Eu não me contentaria em ACHAR que é erro de leitura e tentar fazer apagá-la . Vc sabe que consertos de nossos carros ficam caros demais , eu pagaria um teste numa CCS mesmo falando para eles não fazerem o serviço , que pague R$198,00 ou R$250,00 para eles fazerem um diagnóstico com relatório/orçamento .

Depois disto ficaria tranquilo , pode não ser nada , MAS PODE SER ALGUMA COISA MAIS SÉRIA que esteje falhando intermitentemente e numa hora vc se estrepa$$$$$$$$$$$ .

Abraço

Marcin
02/04/2014, 02:27
calhiandro,

ja passei por algo parecido com a SW4 2001 TD. No meu caso, andando normal e do nada a luz "CHECK" aparecia e o carro perdia completamente a força, nem de primeira marcha andava direito e a luz não apagava. Quando isso aconteceu pela primeira vez, estava no parado no sinal e quando abriu mal consegui sair do lugar devido a falta de potência. Foi nesse episódio que descobri q se desligar o carro e liga-lo após 10s a luz do "CHECK" apagava e o carro voltava ao normal. Como você próprio relatou, isso acontecia intermitente.

Depois de idas e vindas em várias oficinas de minha cidade com os mais diversos "supostos" diagnósticos, só na concessionária que deram o veredicto: pedal do acelerador! Fiquei desconfiado e pedi autorização para acompanhar o serviço de troca do componente, eliminando a possibilidade de o defeito ser algo simples e estarem trocando a peça so pra ganhar dinheiro, visto que se tratava de uma peça de 1.300,00. Peça trocada e defeito corrigido.

Aconselho a levar na rede concessionária para um diagnóstico preciso conforme os colegas já falaram. Tente negociar o diagnóstico pois aqui na minha cidade não me cobraram por isso. Espero ter ajudado.

calhiandro
02/04/2014, 08:37
Marcin, obrigado pelo retorno, acho que você tem razão. Esse defeito apareceu há uns três meses atrás do nada estava em viagem, ai pouco tempo depois, sem desligar o carro, nem fazer nada ele apagou a luz e o carro voltou ao normal, esse problema voltou a acontecer domingo, fez várias vezes até que ficou bom e está até agora. Olha na sexta feita fui colocar um parafuso da tubagem do coletor de admissão, que tinha remoído, então para isso teve que arrancar o corpo da borboleta de injeção e foi mexido, nessa parte do acelerado eletrônico, mas andei no mesmo dia no carro e nada, o problema veio acontecer somente no outro dia depois de eu ter parado uns instantes quando liguei o carro, acendeu a luz de check e ficou fazendo isso, ora ficava bom, ora retorna o problema. Tem uma oficina aqui que tem o scanner para fazer a leitura dessa injeção eletrônica, vou passar lá para vê o diagnóstico.

Marcin, muito obrigado.

Andreloppo
05/07/2014, 11:48
calhiandro,

ja passei por algo parecido com a SW4 2001 TD. No meu caso, andando normal e do nada a luz "CHECK" aparecia e o carro perdia completamente a força, nem de primeira marcha andava direito e a luz não apagava. Quando isso aconteceu pela primeira vez, estava no parado no sinal e quando abriu mal consegui sair do lugar devido a falta de potência. Foi nesse episódio que descobri q se desligar o carro e liga-lo após 10s a luz do "CHECK" apagava e o carro voltava ao normal. Como você próprio relatou, isso acontecia intermitente.

Depois de idas e vindas em várias oficinas de minha cidade com os mais diversos "supostos" diagnósticos, só na concessionária que deram o veredicto: pedal do acelerador! Fiquei desconfiado e pedi autorização para acompanhar o serviço de troca do componente, eliminando a possibilidade de o defeito ser algo simples e estarem trocando a peça so pra ganhar dinheiro, visto que se tratava de uma peça de 1.300,00. Peça trocada e defeito corrigido.

Aconselho a levar na rede concessionária para um diagnóstico preciso conforme os colegas já falaram. Tente negociar o diagnóstico pois aqui na minha cidade não me cobraram por isso. Espero ter ajudado.

Marcin e colegas do fórum, minha viatura também está apresentando o mesmo problema. Luz de Check acende em ponto morto, perde potência e fica normal de novo após desligar e ligar a chave. Levei na CSS e o diagnóstico por enquanto é o mesmo que o Marcin relatou: pedal do acelerador. Mais uma vez agradeço por participar desse fórum pois também ficaria desconfiado com tal diagnóstico. Agora é esperar pra ver se é só isso mesmo. Fica então a dica pra quem tiver problema semelhante. E mais uma vez obrigado Dr Guilherme e Marcin que estimularam com suas orientações aqui no fórum a levar a viatura na CSS pra diagnosticar corretamente este tipo de problema e não levar em qualquer mecânico primeiro. Abr a todos.

calhiandro
05/07/2014, 12:38
Marcin e colegas do fórum, minha viatura também está apresentando o mesmo problema. Luz de Check acende em ponto morto, perde potência e fica normal de novo após desligar e ligar a chave. Levei na CSS e o diagnóstico por enquanto é o mesmo que o Marcin relatou: pedal do acelerador. Mais uma vez agradeço por participar desse fórum pois também ficaria desconfiado com tal diagnóstico. Agora é esperar pra ver se é só isso mesmo. Fica então a dica pra quem tiver problema semelhante. E mais uma vez obrigado Dr Guilherme e Marcin que estimularam com suas orientações aqui no fórum a levar a viatura na CSS pra diagnosticar corretamente este tipo de problema e não levar em qualquer mecânico primeiro. Abr a todos.
Andreloppo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/81824.html) , tem que verificar direitinho para vê se é isso mesmo, pois tirei o código de piscada da luz de check deu código 14 como explicado ai em cima. A minha acende quando estou em viagem ao deixar em ponto depois de alguns segundos normaliza. Quando solucionar o problema posta aqui, por favor.

guilhermeabreu
05/07/2014, 13:05
ANDRELLOPO

Não tem que agradecer de nada .

Sempre tive carros usados , nunca comprei carro 0k , pois não gosot de jogar dinheiro fora , mas qdo chegamos num patamar de ter carros como TOYOTA HILUX e SW4 , a de convir que são carros caros e estes de 2000 para cá tem tecnologia com eletrônica e na maioria dos casos os mecas não tem conhecimento para tal e ficam chutando diagnósticos e fazendo a gente trocar peças sem precisar na mioria das vezes qdo não criam defeitos sem querer pois mexendo no que não sabem podem estragar alguma coisa , com isto , nestes carros mais modernos que tenho prefiro levar na CCS para que façam um diagnóstico preciso , sei que tem CCS picaretas tb , mas o rísco de vc errar é menor .

Qdo fui a Argentina com meus irmãos para pescar fui na picape de um deles e chegando em Foz do Iguaçú , aconteceu isto de acender a luz CHECK e perdeu potência , em Foz não tem CCS TOYOTA , e qdo desligava e esperava 15 segundos e ligava novamente o carro voltava ao normal , seguimos viagem e na Argentina na cidade de Posadas , fomos na CCS , eles passaram a máquina e diagnosticaram que um sensor da turbina estava sujo , eles limparam e cobraram em pesos o que correspondia a R$75,00 .

Então nem tudo na CCS é uma forca , principalmente na Argentina pq lá tem muito pouco Brasileiros . No Brasil tem CCS honestas , mas muitas não são sei disto .

jkdaniels
07/07/2014, 09:31
Vou acompanhar de perto esse tópico. A minha é uma 3.0 2002 1kzt-e. Frequentemente tem aparecido esse problema e notei que é quando venho andando normal, daí paro (seja no sinal vermelho ou ao chegar no destino) e ela apresenta o problema. Pelo que já vi nesse tópico, pode ser o acelerador (nem sabia que era eletrônico). O problema sempre se resolve quando desligo, espero um pouco e ligo novamente.

calhiandro
07/07/2014, 09:45
Estamos no aguardo do primeiro que postar a solução. Como já pensei em muitas possibilidades, vou seguir o conselho do Dr. Guilherme e levar em uma css Toyota vou logo me preparar para a facada $$$$$. Com certeza mais garantido.

Aguardando a solução dos amigos ....:news-coffee:

Andreloppo
26/07/2014, 11:08
Bom dia amigos foristas. Finalmente resolvido o problema na minha SW4 2001. O problema no meu caso era realmente no sensor do pedal do acelerador. Infelizmente não se encontra o sensor separado para venda. Só o pedal inteiro. Talvez nos EUA encontre separado mas como a minha é diesel achei melhor comprar aqui mesmo. Troquei o pedal e o problema da luz de check acendendo em marcha lenta acabou. Na America encontrei o pedal por RS1500,00 e na concessionária por RS1900,00. E vamos contribuindo com as soluções dos problemas. Grande abraço. Bom final de semana a todos.

calhiandro
26/07/2014, 11:35
Bom dia amigos foristas. Finalmente resolvido o problema na minha SW4 2001. O problema no meu caso era realmente no sensor do pedal do acelerador. Infelizmente não se encontra o sensor separado para venda. Só o pedal inteiro. Talvez nos EUA encontre separado mas como a minha é diesel achei melhor comprar aqui mesmo. Troquei o pedal e o problema da luz de check acendendo em marcha lenta acabou. Na America encontrei o pedal por RS1500,00 e na concessionária por RS1900,00. E vamos contribuindo com as soluções dos problemas. Grande abraço. Bom final de semana a todos.

Andreloppo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/81824.html)

, obrigado pelo retorno da solução do problema.

Grande abraço

leojaz
26/07/2014, 21:25
Estou a procura de uma sw4 2001-2002 e ainda não tinha visto relatos deste problema com o acelerador. Vcs que trocaram sabem dizer qual o problema exatamente? Desgaste, corrosão, sensores...???

feitosac
26/07/2014, 23:13
Calhiandro e amigos,
Com qual KM as viaturas apresentaram este problema ???? pode ser desgaste.
Abs.

Andreloppo
28/07/2014, 09:54
Amigos, respondendo as perguntas, me informaram na concessionária que o problema foi no sensor do pedal do acelerador. Provável defeito pelo tempo de uso. Na marcha lenta fechava/abria o circuito e dava o problema. A minha SW4 comprei já com o problema e estava com 219.000 km. Aproveitando, enquanto esperava chegar a peça, descobri que mantendo o pedal acionado com a vtr patada (tipo até 1000rpm pra não gastar muito diesel), o problema não ocorria. Espero ter ajudado. Abr

calhiandro
28/07/2014, 10:28
Amigos, respondendo as perguntas, me informaram na concessionária que o problema foi no sensor do pedal do acelerador. Provável defeito pelo tempo de uso. Na marcha lenta fechava/abria o circuito e dava o problema. A minha SW4 comprei já com o problema e estava com 219.000 km. Aproveitando, enquanto esperava chegar a peça, descobri que mantendo o pedal acionado com a vtr patada (tipo até 1000rpm pra não gastar muito diesel), o problema não ocorria. Espero ter ajudado. Abr

Andreloppo , acho que a minha o problema é diferente acende em plena BR, quando viajo. Quando coloco em ponto morto que cai a rotação o problema desaparece, a luz apaga, depois disso pode passar até dois meses para ocorrer o problema. Fui tirar o diagnóstico e deu código 14, código de piscadas que se faz curto circuitando o pinos 4 e 13 do sistema de diagnóstico no cofre do motor. Estou dando um tempo, assim que puder levo na concessionária. Você chegou a fazer leitura do código de erro da sua? qual foi o código? A minha quando começou a aparecer tinha 185.000 kms. Atualmente está com 189.000 kms.

Andreloppo
29/07/2014, 21:03
Calhiandro, infelizmente não cheguei a fazer a leitura do código de erro. Passaram o scanner na CSS mas não me nformaram o código. Realmente parece ser um problema diferente. No meu caso não ocorria com a vtr em movimento e ocorria todo dia. Abr

Gui_Pinheiro
10/08/2016, 09:15

Bom dia pessoal. Estou com passando pela mesma situação, o scanner indica problema no sensor do pedal do acelerador. Alguém tem dicas de onde comprar?
Vi que o Andreloppo falou de "America" como faço pra localizar essa loja? há site?
Ou ainda, alguém tem o código da peça?
Desde já, muito obrigado!
Att. Guilherme.

Emerson Höpner
10/08/2016, 12:13
O pedal das mais novas não serve?

Marcin
11/08/2016, 08:20
Guilherme, o código do pedal do acelerador é 78010-35040. Em relação a loja "America" eu não sei o contato deles mas sempre faço uma cotação com o Anderson da Status:
(067) 3431-0207 ou (067) 9182-7600 (WhatsApp) e tem o email andersonpecas@hotmail.com.

Não esqueça de cotar na concessionária também. Em relação a compatibilidade com o pedal das Hilux mais novas, eu creio que não sirva.

Gui_Pinheiro
06/04/2017, 13:48
O pedal das mais novas não serve?

Infelizmente o pedal da mais nova não serve. estou pensando em colocar bomba mecânica e sacar fora todo esses sensores dos motor efi.

Emerson Höpner
07/04/2017, 12:19
Amigo, dá uma olhada se não tem como trocar só a peça mesmo (sensor) e não todo o conjunto... Numa destas o sensor pode ser igual de algum outro modelo... Vê se não tem nenhum código marcado em cima e pesquisa no Google...

paulozé
09/04/2019, 13:01
Oi calhiandro estou com o mesmo problema como conseguiu resolver da sua ?
O que era ?

Andreloppo , acho que a minha o problema é diferente acende em plena BR, quando viajo. Quando coloco em ponto morto que cai a rotação o problema desaparece, a luz apaga, depois disso pode passar até dois meses para ocorrer o problema. Fui tirar o diagnóstico e deu código 14, código de piscadas que se faz curto circuitando o pinos 4 e 13 do sistema de diagnóstico no cofre do motor. Estou dando um tempo, assim que puder levo na concessionária. Você chegou a fazer leitura do código de erro da sua? qual foi o código? A minha quando começou a aparecer tinha 185.000 kms. Atualmente está com 189.000 kms.

calhiandro
10/04/2019, 09:56
Oi calhiandro estou com o mesmo problema como conseguiu resolver da sua ?
O que era ?

Rapaz depois que troquei o filtro de ar pelo original, nunca mais acendeu a bendita luz de injeção. faz uns 3 a 4 anos já.

calhiandro
10/04/2019, 10:01
Calhiandro, o procedimento é este?

Carros com bomba injetora semi-eletrônica tem uma caixinha de fusíveis lá com o nome diagnostics, no vão do motor. Nessa caixinha tem uns pinos, você curto-circuita os pinos 4 e 13. Então a luz de check vai dar umas piscadas ai você vê, o número que vai dar, por esse número vai ocorrer um desses números dessa tabela que te enviei.

O procedimento é o seguinte, quando você curto circuitar os pinos 4 e 13 no vão do motor, você abre a chave do carro ele vai começar a piscar para aparecer o primeiro digito depois ele da um intervalo para começar a piscar o segundo digito do número

Exemplo se ó código de erros for 14.

Quando a abrir a chave ele vai piscar uma vez depois ele vai dar um intervalo de 2 segundos ai ele piscará 4 vezes, senão me engano depois de 2 segundos ele refaz o teste.

Códigos de falha 1KZ-TE
Código Descrição Localização do Problema
12 Mau funcionamento no circuito do sensor de posição do virabrequim - Abrir ou curto-circuito no circuito do sensor de posição do virabrequim
- Sensor de Posição Crank
- ECU do motor
13 Avaria no circuito do sensor de velocidade do motor - Abrir ou curto-circuito no sensor de velocidade do motor
- sensor de velocidade do motor
- aberto ou curto-circuito no circuito do STA
- ECU do motor
14 Mau funcionamento no sistema de controlo da distribuição - Abrir ou curto-circuito no circuito do controle de comando de válvulas
- Filtro de combustível (obstrução)
- Combustível (congelamento, ar)
- bomba de injeção (válvula de controle de pressão interna e Distribuição)
- ECU do motor
15 Avaria no controle do obturador ingestão de circuito - Abrir ou curto-circuito no controle do obturador ingestão de circuito
- a ingestão de VSV obturador
- ECU do motor
17 Avaria no IC interno - Motor ECU
18 Avaria no circuito da válvula de descarga - Circuito aberto ou curto-circuito na válvula de descarga
- Estouro de válvula de controle
- ECU do motor
19 (1) Avaria no sensor de posição do pedal do acelerador circuito (circuito aberto / curto) - Abrir ou curto-circuito no circuito do sensor de posição do pedal do acelerador
sensor - posição do pedal do acelerador
- ECU do motor
19 (2) Avaria no sensor de posição do pedal do acelerador circuito (margem / switch IDL) - Abrir ou curto-circuito no circuito do sensor de posição do pedal do acelerador
sensor - posição do pedal do acelerador
- ECU do motor
19 (3) Avaria no disjuntor posição do pedal do acelerador fechado (curto) - Interruptor de curto-circuito posição do pedal do acelerador fechado
- interruptor fechado posição do pedal do acelerador
- motor ECU
19 (4) Avaria no disjuntor posição do pedal do acelerador fechada (em circuito aberto) - Abra o circuito no disjuntor posição do pedal do acelerador fechado
- interruptor fechado posição do pedal do acelerador
- motor ECU
22 Avaria no sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do circuito - Circuito aberto ou curto no circuito de arrefecimento do sensor
- Refrigeração Sensor
- ECU do motor
24 Avaria no sensor de temperatura do ar de admissão circuito - Abrir ou curto-circuito no circuito do sensor de temperatura do ar de admissão
sensor - temperatura do ar de admissão
- ECU do motor
32 Mau funcionamento no sistema de bomba de injecção - Abrir ou curto-circuito no circuito da bomba de injecção unidade de correção
- bomba de injeção de unidade de correção
- ECU do motor

35 Avaria no circuito do sensor de pressão turbocompressor - Aberto ou em curto circuito sensor de pressão do turbocompressor
- sensor de pressão do turbocompressor
- ECU do motor
39 Avaria no circuito do sensor de temperatura do combustível - Abrir ou curto-circuito no sensor de temperatura do combustível
- sensor de temperatura do combustível
- Motor ECU
42 Avaria no sensor de velocidade do veículo circuito de sinal - Abrir ou curto-circuito no sensor de velocidade do veículo
- sensor de velocidade do veículo
- medidor de combinação (velocímetro)
- ECU do motor
96 Mau funcionamento do sensor de posição da EGR - Abrir ou curto-circuito no circuito do sensor de posição EGR
- ECU do motor

Perguntas, abrir a chave é ligar a ignição sem partida? No scanner acusou o codigo 12 com um número entre parenteses, é a opção que segue abaixo do código?

Valeu, mais uma vez.

calhiandro
10/04/2019, 10:05
Essa tomada fica no final do painel do lado direito. Tenha por base a chave de ignição vá descendo até chegar ao final do painel pode procurar que vai encontrar essa tomada.

Brenoct
15/11/2019, 22:24
Ola, boa noite. Tenho uma sw4 2001 e vi que você teve mais o menos o mesmo problema que o meu, gostaria de tirar umas duvidas contigo. Se possível me chama no Whatsapp pra gente falar melhor... 81989622031 Breno
Desde já agradeço!!

calhiandro
16/11/2019, 13:42
Ola, boa noite. Tenho uma sw4 2001 e vi que você teve mais o menos o mesmo problema que o meu, gostaria de tirar umas duvidas contigo. Se possível me chama no Whatsapp pra gente falar melhor... 81989622031 Breno
Desde já agradeço!!
Mandei te add em um grupo de Toyota sw4 excelente. Lá vamos poder te ajudar melhor

sandrord1
18/11/2019, 09:37
11983632846.... me chama...

Osmaildo Carnevalli
20/11/2019, 10:02
11983632846.... me chama...
69992142634

Osmaildo Carnevalli
20/11/2019, 10:03
69992142634
Estou com o mesmo problema apresentou-se ontem, em uma viagem de 600 km que fiz.