Ver Versão Completa : Avaliando Tracker/Grand Vitara - Questionando os diferentes modelos ao longo dos anos
Gabriel_
30/03/2014, 10:30
Olá pessoal, finalmente decidi trocar o meu carro (ecosport 2007) por outro que seja mais apropriado para o meu terreno. Hoje, eu moro num local um pouco isolado, sendo a pista principal de acesso, uma estrada de barro que leva seus 30min a 45min para se chegar na cidade. É claro que com o tempo, meu automóvel foi sofrendo com as "imperfeições" da via.
Por isso iniciei a procura por um automóvel que tivesse uma suspensão melhor, e como a região possui lugares aonde uma tração 4x4 facilita muito a passagem, optei por procurar um jeep, e algo que coubesse no bolso também.
Analisando a Tracker e Grand Vitara, os dois com preços aceitáveis, percebi que há muitas variações entre os anos 98 a 2003.. é Gold, é Top, é Class, é Special Edition, é coisa que não acaba mais. Gostaria de saber o que mudou ao longo dos anos, se há uma versão mais confiável. Se vale a pena também eu comprar esses carros sendo eles já antigos, ou procuro outra marca?
Lembrando que de vez em quando pego a estrada (asfalto) também, uma viagem por 1h e meia mais ou menos, então conforto também é um bom opcional. Entrei numa tracker, achei um pouco "seco" o estofado do couro, mas talvez fosse aquele carro em específico, não sei. O bagageiro eu percebi que é um pouco apertado.
E durante a procura, quais detalhes primordiais eu devo estar olhando? Muito obrigado.
Gabriel pq não da uma olhada tb numa tr4 e num duster 4x4 pode ser uma opção para vc tb
abracos
Gabriel_
30/03/2014, 16:54
Grato Pirillo, acredito que a TR4, o consumo seria maior, certo? E Gasolina..
Qual seria mais carro, uma Grand Vitara ou uma TR4? Em termos de suspensão, câmbio..
E a Duster 4x4 está fora das minhas condições financeiras no momento.
Outro ponto importante é a manutenção ($$)
Gabriel_
31/03/2014, 15:52
Continuo procurando esses modelos, e muitas dúvidas surgem. Gasolina ou Diesel?
Gasolina, rendimento tá maior, to ouvindo 14,5 na estrada, enquanto que Diesel apenas 8??
Luis Artur - SP
31/03/2014, 16:07
Gasolina, rendimento tá maior, to ouvindo 14,5 na estrada, enquanto que Diesel apenas 8??
Gabriel, pra ter uma idéia, quantas mil pratas esta disposto a desembolsar?
Abs
Mithrandir
31/03/2014, 18:34
Galera, estou com dúvidas parecidas com as do Gabriel_.
Nunca tive um 4x4, na verdade tenho um C4 Pallas GLX automático 2009 (necessário pra eu fazer os trechos de estrada cotidianamente com conforto e rapidez), mas ultimamente estou mudando o foco das minhas viagens e o terreno não é mais propício para um sedan. Uma pesquisa na internet foi suficiente pra me deixar apaixonado pela Tracker turbodiesel (essas entre 2001 e 2004), que tem um preço de mercado, inclusive, compatível com meu sedan atual.
Alguém tem observações/dicas sobre esse modelo? Estou pensando em visitar alguns Jeep Clubs na região (Goiás inclusive) para tentar uma barganha.
Abraços.
Gabriel_
31/03/2014, 18:39
Gabriel, pra ter uma idéia, quantas mil pratas esta disposto a desembolsar?
Abs
Olá Luis Artur, acredito que entre 25 a 30mil. Acima disso, 32, 33 mil só se valer muito a pena.
Luis Artur - SP
01/04/2014, 12:03
Olá Luis Artur, acredito que entre 25 a 30mil. Acima disso, 32, 33 mil só se valer muito a pena.
Iria de Tracker, acho que dá pra achar do ultimo modelo (gasolina) por volta desse valor, seria um pouco mais novo que o GV
Gabriel_
01/04/2014, 14:02
Iria de Tracker, acho que dá pra achar do ultimo modelo (gasolina) por volta desse valor, seria um pouco mais novo que o GV
Pois é, sempre pensei em trocar para um carro Diesel, mas não sei se valerá a pena pelo rendimento do combustível. O que eu estaria perdendo ao optar por Gasolina e não Diesel?
Como mencionasse, o último modelo, que melhorias ele tem em relação ao GV? Ou o GV vem de fabricação japonesa?
Augusto Schimidt
01/04/2014, 15:35
Gabriel,
vc se equivocou com estes números, o diesel é mais econômico que o gasolina, se ambos original. Vc não entendeu errado? O contrário seria mais correto.
Gabriel_
01/04/2014, 15:53
Gabriel,
vc se equivocou com estes números, o diesel é mais econômico que o gasolina, se ambos original. Vc não entendeu errado? O contrário seria mais correto.
Obrigado Augusto. Eu estava lendo um site de fora a respeito das GVs e lá falava sobre os modelos TD e TDi gasolina e diesel. Cada link relatava uma série de cosias a respeito, desde peso, velocidade, e consumo. Foi por isso que questionei.
Você saberia o consumo correto dos modelos?
Luis Artur - SP
01/04/2014, 16:43
Pois é, sempre pensei em trocar para um carro Diesel, mas não sei se valerá a pena pelo rendimento do combustível. O que eu estaria perdendo ao optar por Gasolina e não Diesel?
Como mencionasse, o último modelo, que melhorias ele tem em relação ao GV? Ou o GV vem de fabricação japonesa?
Então, o Tracker é o GV editado mais recentemente pela Chevrolet aqui no Brasil e portanto podes encontrar uma viatura menos rodada. Vi na Webmotors um por 33 mil pratas 08/08 com 65K rodados, e por ai vai...Quanto ao diesel sem duvida é mais econômico mas os modelos são mais antigos e não sei se compensaria a diferença de combustível pelo que vc vai rodar.
Abs
Augusto Schimidt
01/04/2014, 18:51
Então Gabriel,
sendo ambos 2.0 acredito que fique, numa média geral entre estrada e cidade, uns 8 pro gasolina e uns 11 pro diesel. Mas como comentou o Luis, os diesel são mais antigos e talvez não valha a pena a diferença do diesel. Eu no seu lugar iria de gasolina mais novo a não ser que encontre um diesel realmente conservado e de procedência.
Vamos aguardar quem tem o carro para comentar com mais conhecimento.
sptracker
02/04/2014, 13:58
Se você quer uma Tracker, eu sugiro olhar os modelos 2008/09, são mais novos. O motor é o J20a o mesmo que equipa boa parte dos GV.
O motor diesel é mais amarrado, a solução é chipar o carro, o que dá um bom upgrade. Desvantagem são os problemas dos motores diesel e ainda você terá um carro com mais de 12 anos (último modelo acho que é 2003), muito mais desgastado, e o preço de um carro maior.
Eu comprei uma 2008/09 (gas), banco de couro (macio), com 64 mil km rodados. O carro é excelente, um jipe com conforto de SUV.
Gabriel_
02/04/2014, 15:19
Então, o Tracker é o GV editado mais recentemente pela Chevrolet aqui no Brasil e portanto podes encontrar uma viatura menos rodada. Vi na Webmotors um por 33 mil pratas 08/08 com 65K rodados, e por ai vai...Quanto ao diesel sem duvida é mais econômico mas os modelos são mais antigos e não sei se compensaria a diferença de combustível pelo que vc vai rodar.
Abs
Obrigado Luis Artur. Estou realmente na dúvida desses modelos. Infelizmente os automáticos parecem ser todos à gasolina.
Não achei nenhum à Diesel. Como sou de Santa Catarina, os modelos aqui saem um pouco mais caros que o normal.
Estou separando alguns, quem sabe num próximo post, eu cito eles para comparação. Obrigado.
Gabriel_
02/04/2014, 15:27
Então Gabriel,
sendo ambos 2.0 acredito que fique, numa média geral entre estrada e cidade, uns 8 pro gasolina e uns 11 pro diesel. Mas como comentou o Luis, os diesel são mais antigos e talvez não valha a pena a diferença do diesel. Eu no seu lugar iria de gasolina mais novo a não ser que encontre um diesel realmente conservado e de procedência.
Vamos aguardar quem tem o carro para comentar com mais conhecimento.
Valeu Augusto, posso dizer que estou até um pouco assustado em ver num forum 4x4 onde geralmente os modelos Diesel prevalecem, todos me ofereceram um motor a Gasolina.
Realmente, a Diesel, bem conservado até encontrei, mas são todos até 2004. E autmático, apenas os a Gasolina. Não vejo prolema no ano, desde que o veículo seja superior mesmo. Se fosse analisar ano, as Hilux SW4 97,98,99 não teriam grande valor. Estou quase optando pela comodidade (automático), mas algumas pessoas estão contrariando e me falando em Diesel.
Luis Artur - SP
02/04/2014, 17:02
Valeu Augusto, posso dizer que estou até um pouco assustado em ver num forum 4x4 onde geralmente os modelos Diesel prevalecem, todos me ofereceram um motor a Gasolina.
Realmente, a Diesel, bem conservado até encontrei, mas são todos até 2004. E autmático, apenas os a Gasolina. Não vejo prolema no ano, desde que o veículo seja superior mesmo. Se fosse analisar ano, as Hilux SW4 97,98,99 não teriam grande valor. Estou quase optando pela comodidade (automático), mas algumas pessoas estão contrariando e me falando em Diesel.
Gabriel, esses Trackers (GM) são todos manual, os GV automáticos são mais antigos. No modelo novo 09/10 vc vai encontrar AT por 40 - 42K tranquilo, mas ai é outro carro...grande e confortável
Abs
Gabriel_
02/04/2014, 17:21
Gabriel, esses Trackers (GM) são todos manual, os GV automáticos são mais antigos. No modelo novo 09/10 vc vai encontrar AT por 40 - 42K tranquilo, mas ai é outro carro...grande e confortável
Abs
Sim, andei pesquisando isso, mas daí o valor já vai pra outra casa. Estou com 25 a 30mil pra gastar.
ALVARO ANGELO
02/04/2014, 19:38
Tracker gasolina 2008 (última medição)
Pneus originais
Cidade 7,5 Km/litro
Estrada 10 Km/litro
Único defeito que tinha : alavanca de câmbio de engates duros.
Aumentei a alavanca em 04 centimetros para cima e para o lado do motorista para aumentar a alavanca e diminuir a força para engatar as marchas.
Ficou bem mais ergonômica e macia.
Alvaro Angelo
Gabriel_
02/04/2014, 23:10
Abs
Fuçando bastante o forum, encontrei esse bom trecho do usuário Mauricio Allan:
"Bruno, eu tenho um Vitara na qual comprei original de unico dono e fui preparando com o tempo, hj ele esta super equipado, faço trilhas de todos os tipos, mas no geral trilhas mais pesadas e ano no dia a dia com ele, é meu "Xodó", manutenção quase não dá, só o normal q é limpar radiador, rodas e tal depois de trilhas com muita lama, na cidade ele esta fazendo na media de 7km/l e 10km/l em viajens. Tenho tbm uma Tracker diesel 2003 e vou te dizer que é outro carro e conforto, minha esposa usa ela diariamente e andamos batante nos finais de semana, essa faz 12km/l na cidade e por volta dos 14km/l na estrada, ja cheguei a fazer 810km com um tanque de combustivel em media geral. Manutenção tbm praticamente não dá, é filtros de combustivel, de ar e de óleo a cada troca de óleo por ser injetado a diesel, tirando isso nao da manutanção. Mas esse carro pra trilhas acho que nao serviria, pois é mais pesado, motor até que tem sobrando, se fosse pra usar pra fazer passeios seria o carro ideal por ser ágil, leve, economico e com boa autonomia de tanque, sem precisar parar pra abastecer a cada 200Km. Eu não pegaria um automatico, meu irmao tinha uma Gran Vitara 4P 2002 2.0 automatica e ela nao andava nada, era amarrada e sem força pra subir serras e dunas e fundiu o motor, ai depois de 4 meses rodados teve que abrir novamente pq começou a bater, talvez esse problema nao seje de todas mas a dele era super inteira e só deu zica. Entao, vai do teu gosto e do tipo de uso que vc vai fazer! "
Então levando em consideração que o meu trecho principal não é pavimentado, mas volta e meia, eu percorro pela cidade e BR (400km), o Diesel seria a melhor opção. E como não pretendo fazer trilha, o uso do 4x4 seria em dias em que a estrada de barro tá realmente difícil de passar, e quando quero dar um pulo numa praia vizinha que o acesso é somente via as dunas. Como ele mesmo menciona, o veículo à gasolina é melhor para trilha.
Alguém discorda?
sptracker
03/04/2014, 09:35
Gabriel, você está enganado em associar veículos 4x4 aos motores a diesel, carro deste combustível tem menos opções no mercado que os de modelos a gasolina.
Como você já definiu que quer um carro a diesel, vai rodar muito, quem vai te responder sobre a Tracker diesel são esses dois tópicos. O melhor motor é o Peugeot.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/28482-gm-tracker-motor-peugeot.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/70480-gm-tracker-motor-mazda.html
Gabriel_
03/04/2014, 22:23
Gabriel, você está enganado em associar veículos 4x4 aos motores a diesel, carro deste combustível tem menos opções no mercado que os de modelos a gasolina.
Como você já definiu que quer um carro a diesel, vai rodar muito, quem vai te responder sobre a Tracker diesel são esses dois tópicos. O melhor motor é o Peugeot.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/28482-gm-tracker-motor-peugeot.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/70480-gm-tracker-motor-mazda.html
Obrigado pelo retorno. Realmente, sempre achei que carro à Diesel fosse 4x4 e vice-versa. E que à Gasolina não seria o correto... Eu particularmente estou procurando um automóvel com essas características de jipe. Tanto do lado estético, quanto funcional. Mas também gostaria que ele não gastasse tanto, que tivesse maior rendimento, por isso a escolha do Diesel.
A grande maioria que encontrei são de 2001, salve alguns de 2002 e 2004.
Apenas um de 2008, mas não confirmei se existe esse modelo nesse ano.
Já as Grand Vitara, todas são praticamente de 2001 e raríssimas de 2002.
Começa a dúvida de qual delas é a melhor escolha sendo elas mais antigas!
(Agora se fosse pra comprar nesse preço uma Tracker 2008 à Gasolina, uma Jeep Cherokee não seria melhor?)
Vou ler os tópicos e aprender mais um pouco. Obrigado.
Olá Gabriel! Vou dar meu pitaco:
Tenho um Tracker à gasolina há mais de um ano e até agora só tenho a elogiar. Fiz algumas melhorias pra usar o carro em expedições e algumas trilhas e evitar algum problema maior. Mesmo assim, o consumo na cidade -Brasília-fica nos 10 Km/L. Na estrada não muda muito, e estando original -pneus principalmente- fica nessa média até uns 120 Km/h.
É um carro bastante confortável pra viagens (já fiz várias com mais de 1.000 Km de percurso), além da manutenção ser básica (óleos, filtros, velas...) e relativamente barata. Mesmo após "judiar" dele em estradas de terra e trilhas, quando volta pro asfalto, está tudo ok.
Existem relatos sobre as versões à diesel terem problemas na parte de injeção eletrônica e nem sempre encontrarem quem resolva. Vc pode verificar isso aqui mesmo no fórum.
Algumas das diferenças entre Tracker e Grand Vitara, entre 98 e 2009, são o teto solar e o air-bag duplo no Tk. O Tk tb tem ABS com EBD, mas não sei se o GV possui.
Se encontrar um em bom estado e com boa procedência, compre e divirta-se.
Pode obter mais informações aqui mesmo no fórum: Suzuki (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/) ou em outros grupos como o https://www.facebook.com/groups/clubedotrackerbrasil/
Abç e boa sorte.
PH.
Gabriel_
09/04/2014, 13:05
Bom pessoal, fui visitar alguns deles nas revendas e não tive sorte. Todas foram vendidas no últimos dias!
Por um lado vi que elas não ficam paradas de bobeira no pátio (modelo Diesel, maioria tudo 2001 e 2002)
Felizmente encontrei uma 2004, Diesel e ela está linda! Lataria 99%, o interior 101%!!
Parece que ninguém entrou naquele carro. Ele já está com 108mil km e colocaram 5 pneus Goodrich zerados!
Faltou apenas o lift pra deixar redondo.
Bom, ainda não avaliei a suspensão, nem a reduzida, ficou para uma próxima visita. Mas o carro está perfeito e rodando normalmente, pois o dono acabara de chegar da estrada (percorreu 150km até uma cidade vizinha) relatando que o carro tava perfeito.
O que pegou é que a bendita luz do painel fica acesa (famoso defeito crônico das trackers). Já li tudo a respeito e sei que os mecânicos nada sabem fazer para corrigir o defeito, nem o pessoal da própria GM. Felizmente em um mecânico em Botucatu, o Licharles, que entende de tudo e sabe resolver o pepino, estou tentando entrar em contato para perguntar algumas coisas a respeito disso antes. Infelizmente ele mora há muitos e muitos quilômetros da onde eu estou.
E aí pessoal, alguma consideração? Algum detalhe que eu deva ficar de olho? O motor estava normal, todas as porcas lacradas, liguei o veículo de primeira, o ronco do motor estava lindo e a acústica da tracker perfeita mesmo!
aguardo algumas palavras do pessoal!
Bom pessoal, fui visitar alguns deles nas revendas e não tive sorte. Todas foram vendidas no últimos dias!
Por um lado vi que elas não ficam paradas de bobeira no pátio (modelo Diesel, maioria tudo 2001 e 2002)
Felizmente encontrei uma 2004, Diesel e ela está linda! Lataria 99%, o interior 101%!!
Parece que ninguém entrou naquele carro. Ele já está com 108mil km e colocaram 5 pneus Goodrich zerados!
Faltou apenas o lift pra deixar redondo.
Bom, ainda não avaliei a suspensão, nem a reduzida, ficou para uma próxima visita. Mas o carro está perfeito e rodando normalmente, pois o dono acabara de chegar da estrada (percorreu 150km até uma cidade vizinha) relatando que o carro tava perfeito.
O que pegou é que a bendita luz do painel fica acesa (famoso defeito crônico das trackers). Já li tudo a respeito e sei que os mecânicos nada sabem fazer para corrigir o defeito, nem o pessoal da própria GM. Felizmente em um mecânico em Botucatu, o Licharles, que entende de tudo e sabe resolver o pepino, estou tentando entrar em contato para perguntar algumas coisas a respeito disso antes. Infelizmente ele mora há muitos e muitos quilômetros da onde eu estou.
E aí pessoal, alguma consideração? Algum detalhe que eu deva ficar de olho? O motor estava normal, todas as porcas lacradas, liguei o veículo de primeira, o ronco do motor estava lindo e a acústica da tracker perfeita mesmo!
aguardo algumas palavras do pessoal!
Gabriel, tome cuidado com alguns "mecanicos" que simplesmente retiram a lâmpada do painel e dizem que resolveram. Tem que fazer a leitura da central antes, pra ver o defeito relacionado, e depois pra confirmar que resolveu.
ABç.
Gabriel_
17/04/2014, 16:29
Pois é, já estou ciente do problema das Trackers 2003 e 2004, gostaria de saber se alguém, ainda hoje continua tendo o problema da luz no painel? E mesmo sendo motor peugeot as novas, será que não vale mais um motor mazda que não tem esse problema?
Andam me falando muito sobre a manutenção da tracker diesel, que tem que ser feito toda hora, é caro... alguém aí pra comentar sobre isso?
obrigado.
Gabriel_
23/04/2014, 10:55
Bom, estou há bastante tempo pesquisando as Trackers por aí e aos 45 do segundo tempo, em conversa com o mecânico que praticamente salvou uma grande parcela de usuários desse forum que tiveram os primeiros relatos de problemas com a tracker diesel na época, falou pra comprar uma à gasolina, mas que ele sugeria pegar uma TR4, melhor ainda se achasse uma Ranger.
Fiquei naquela, sem saber pra onde olhar agora.