Ver Versão Completa : Cambio clarck 2205 - posso eliminar a porca?
Preciso da ajuda dos universitários.
Quero acoplar uma reduzida NP231 em um Clarck 2205.
A única coisa que está pegando é aquela porca que fica no final do entalhado do clarck 2205.
No cambio 240V tem uma porca semelhante que serve para manter o eixo na sua posição correta evitando o seu deslocamento horizontal.
Tem informações sobre isso nesse tópico aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/110784-engesa-f1-motor-de-silverado-gm-4-1-mpfi-240v-6.html
Porém, no 2205, pelo que me parece, a porca não tem essa mesma função, assim, eu poderia eliminá-la sem problemas.
Estou correto?
[]´s
Caro amigo!
Essa porca serve para prender o eixo junto ao rolamento da tampa do cambio, ou da traseira do cambio.
Se eliminar ela, a árvore terá folga axial, podendo desalinhar as engrenagens, ou moer o eixo piloto.
Experiência própria...
A porca se soltou...
Puts Kim.... essa não é uma boa notícia :parede:
Seu cambio moido era um 2205A (C20)?
Olhando o manual do clarck 2205 e as fotos do cambio do chevete (2205 D), que não usa a porca no final do estriado,... achei que podia eliminar a porca, pois são poucas as diferenças entre o 2205 A e D.
No modelo D (chevete) tem um anel trava após o rolamento blindado que não tem no A e no A tem uma arruela de encosto entre o anel do velocímetro e o rolamento blindado.
Vou colocar umas fotos para detalhar isso.
As imagens...
Clarck 2205D (chevete), sem a porca no fim do entalhado:
456349
Clarck 2205 A (c20), com a porca
456350
Trecho do manual onde consta as pequenas diferenças de peças entre ambos. (itens 1.26; 1.27; 1.30;1.31)
456368456369
Teria como converter o 2205A para operar como o D, sem a tal porca?
Essa porca iria dificultar a adaptação...
[]´s
4X4GARAGE
26/03/2014, 09:54
Nao sabia que tinha chevette com velocimetro eletronico?a primeira foto nao é da s10 Osmir?
[]s
Pelo que vi, a diferença pode ser a trava do rolamento, onde no cheva o eixo é preso pela trava que está junto ao rolamento, e no segundo cambio, a porca segura a força axial exercida pelas engrenagens.
Pode-se tentar fazer o sulco no eixo e colocar a trava, porém, a força que entra no cambio (torque) é maior no cambio da C20.
Entendeu a diferença?
O torque do cheva é bem menor que da C20, no primeiro a trava resolve, no segundo, pode não resolver.
Denis Takashi
26/03/2014, 14:06
Preciso da ajuda dos universitários.
Quero acoplar uma reduzida NP231 em um Clarck 2205.
A única coisa que está pegando é aquela porca que fica no final do entalhado do clarck 2205.
No cambio 240V tem uma porca semelhante que serve para manter o eixo na sua posição correta evitando o seu deslocamento horizontal.
Tem informações sobre isso nesse tópico aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/110784-engesa-f1-motor-de-silverado-gm-4-1-mpfi-240v-6.html
Porém, no 2205, pelo que me parece, a porca não tem essa mesma função, assim, eu poderia eliminá-la sem problemas.
Estou correto?
[]´s
Osmir,
O cambio da foto realmente não é do chevette como disse o 4x4garage, pode ver que tem até marcação da Eaton, o do chevette era fabricado na antiga Clarck.
O que tem que analisar : como seria o acoplamento da t case no cambio ?? só os entalhados macho/femea como na borg Warner do troller, sem a necessidade de porca como no Willys.
Só uma dúvida ; como é o acoplamento da t case do JPX na 2205 ?? Não seria o mesmo esquema ??
Se o cambio estiver por Guará, posso dar uma olhada um dia desses.
()´s
vamos por partes.... as fotos que coloquei no tópico eu pegue no site mesmo...... na referenca daquela ali estava chevete e de 4 mrachas rsrs, mas não encontrei nenhuma melhor rs
Pelo que vi, a diferença pode ser a trava do rolamento, onde no cheva o eixo é preso pela trava que está junto ao rolamento, e no segundo cambio, a porca segura a força axial exercida pelas engrenagens.
Pode-se tentar fazer o sulco no eixo e colocar a trava, porém, a força que entra no cambio (torque) é maior no cambio da C20.
Entendeu a diferença?
O torque do cheva é bem menor que da C20, no primeiro a trava resolve, no segundo, pode não resolver.
Entendi kim.
Estive pensando...para tirar a prova dos nove e confirmar a função da porca acho que bastaria olhar um cambio original ou pegar uma flange do entalhado do 2205.
Só haverá força axial se o final da flange encostar no último rolamento, ai depois de apertada ele manterá o eixo na posição correta, caso contrário a porca terá afunção apenas de segurar a flange mesmo....
O que acha?
Osmir,
O cambio da foto realmente não é do chevette como disse o 4x4garage, pode ver que tem até marcação da Eaton, o do chevette era fabricado na antiga Clarck.
O que tem que analisar : como seria o acoplamento da t case no cambio ?? só os entalhados macho/femea como na borg Warner do troller, sem a necessidade de porca como no Willys.
Só uma dúvida ; como é o acoplamento da t case do JPX na 2205 ?? Não seria o mesmo esquema ??
Se o cambio estiver por Guará, posso dar uma olhada um dia desses.
()´s
Vamos a situação atual.....
Sim o acoplamento é macho e femea como a Borg mesmo.
Na verdade estava tudo mais ou menos encaminhado, não fosse a porca que eu ia cortar antes de falar com o magrão e pesquisar no forum.... quando descobri a função dela no 240v rsrs..
As estrias no acoplamento tudo ok... a flange de conexão ta no esquema, bastando cola-la no lugar e fazer alguns ajustes como bolar uma nova sede para o rolamento original blindado deixando de usar aquele que o substituiu e serve para acoplar o 2205 na D18.
O cambio está em Guará, mas o problema é que só estou por ai em alguns finais de semana, ai é justamente quando voce sai fora, correto.
Para detalhar melhor, seguem as imagens.... todas opnioes, sugestões e pitacos são bem vindos.
456496456497456498456499 cojunto montado e flange atual do cambio
flange tcase e tcase np231
456500456501456502456503456504
Osmir,
()´s
Isso ai é verdade.... vou dar uma pesquisada sobre o assunto pois sei que é um 2205 mas não conheco esse cambio na prática.
[]´s
Peguei umas fotos no forum aqui do Barão Vermelho.
No cambio do JPX realmente não tem a tal porca e parece que usa o tal anel trava, como no 2205 do chevas.
Olha ultima foto duas marcas para encaixe dos aneis travas após o local onde é instalado a coroa do velocímetro, parece que antes e depois do rolamento.
456599456600456601
Thomasvella
15/04/2014, 21:01
não me recordo certamente se li aqui no forum ou algum amigo me contou mas sei que quando vão por ap no chevette ou turbo fazem uma trava mais reforçada pois a original não aguenta!
seu cambio é 4 ou 5 marchas
não me recordo certamente se li aqui no forum ou algum amigo me contou mas sei que quando vão por ap no chevette ou turbo fazem uma trava mais reforçada pois a original não aguenta!
seu cambio é 4 ou 5 marchas
Bati muito a cabeça porque o cambio ta novo e gosto do escalonamento das marchas, mas fazer esse trabalho ia dar muita dor de cabeça sem que o sucesso fosse garantido no final, então, ... para facilitar a minha vida.... desisti do clarck e vou de automático.
Problema resolvido. :concordo:
Valeu pela ajuda.