Ver Versão Completa : [duvida] turbina l200 hpe 2002
caefmedeiros
20/03/2014, 22:19
Boa noite nação 4x4, após pesquisar em muitos tópicos e encontrar poucas informações quanto ao assunto resolvi criar um novo tópico do assunto.
Pois bem, sou um feliz proprietário de uma L200 HPE 2002, isso mesmo a primeira hpe das l200, a quadradinha com o botão power.
hoje com 282.000km percebi um probleminha na viatura, trata-se do intercooler sujo com óleo lubrificante chegando a pingar na capa de proteção da correia dentada.
Há pouco mias de 2 anos o carro vazava oleo embaixo e foi detectado o defeito na tubina sendo necessário a troca dos reparos da mesma(600 latinhas) depois disso tudo ocorreu bem, porem o mecanico ''eliminou'' a mangueira de suspiro do motor que levava o ar das válvulas ao filtro. aí que surgem as duvidas? tal mudança é realmente benéfica? vi que mt gente faz isso aqui... mas se é bom por que não sai assim de fabrica?
outra grande duvida é que por se tratar de uma hpe, minha turbina e diferente das outrs quadradinhas? so achei mudanças em uma magueeira que sai so sensor e chega na mesma. suponho que seja pra aumentar a pressão do turbo como diz o manual com o hpe ligado...
Vale ressaltar que meu sistema hpe nao esta em funcionamento devido a queima do modulo, que aqui no maranhao ate agr so tem na CSS a 3.500 latinhas e por ser um carro nao mt comum so acho o modulo da sport que creio ser diferente. e também pq a valvula otimizadora da BI vazou e amanha ja estou enviando pro ES para a tecnofreio remanufaturar. essa peça sai a 5 mil na mit...
Alguém sabe me dizer o que esta acontecendo na minha viatura?
abaixo mando fotos explicando a situação:
SAI DE FABRICA ASSIM:
455608
MINHA VIATURA:
455609
Manual do sistema HPE:
455610
SergioMedeiros
20/03/2014, 23:26
O respiro do motor é ligado diretamente na entrada de ar por normas ambientais, para que o vapor resultante da alta temperatura do óleo seja queimado junto com o Diesel no motor. Não acho interessante tampar essa conexão pois apenas mascara um problema mal resolvido. Um motor em bom funcionamento não pode puxar óleo na admissão. Também faz aumentar a pressão no cárter, podendo ocasionar vazamentos pelo mesmo.
Onde teu mecanico ligou o respiro? O cano vai lá pra baixo e tá conectado aonde?
Dois motivos fazem a turbina enviar óleo para o intercooler. Um é retentor desgastado da turbina ou o eixo com folga por desgaste natural, e o outro é um simples filtro de ar sujo, que faz a entrada de ar ficar obstruída e consequentemente ela acaba puxando óleo pelo respiro. No seu caso, como o respiro está isolado, certamente está com problemas no retentor ou no eixo mesmo, e óleo que lubrifica a turbina está indo para o intercooler.
Pelo valor que você pagou, o mecanico deveria ter feito todo reparo da turbina, trocando o eixo e o retentor. Não era pra apresentar o problema novamente tão cedo.
A sua turbina é a TGV?
Uma coisa, se a turbina tá mandando óleo para a admissão, cuidado. Teu motor pode disparar e isso não é nem um pouco legal de acontecer. Esteja preparado caso isso aconteça.
Abs
caefmedeiros
20/03/2014, 23:34
O respiro do motor é ligado diretamente na entrada de ar por normas ambientais, para que o vapor resultante da alta temperatura do óleo seja queimado junto com o Diesel no motor. Não acho interessante tampar essa conexão pois apenas mascara um problema mal resolvido. Um motor em bom funcionamento não pode puxar óleo na admissão. Também faz aumentar a pressão no cárter, podendo ocasionar vazamentos pelo mesmo.
Onde teu mecanico ligou o respiro? O cano vai lá pra baixo e tá conectado aonde?
Dois motivos fazem a turbina enviar óleo para o intercooler. Um é retentor desgastado da turbina ou o eixo com folga por desgaste natural, e o outro é um simples filtro de ar sujo, que faz a entrada de ar ficar obstruída e consequentemente ela acaba puxando óleo pelo respiro. No seu caso, como o respiro está isolado, certamente está com problemas no retentor ou no eixo mesmo, e óleo que lubrifica a turbina está indo para o intercooler.
Pelo valor que você pagou, o mecanico deveria ter feito todo reparo da turbina, trocando o eixo e o retentor. Não era pra apresentar o problema novamente tão cedo.
A sua turbina é a TGV?
Uma coisa, se a turbina tá mandando óleo para a admissão, cuidado. Teu motor pode disparar e isso não é nem um pouco legal de acontecer. Esteja preparado caso isso aconteça.
Abs
O cano fica preso ao chassi e de mt em mt tempo cai uma gotinha de óleo queimado, o filtro de ar ta com 3 meses e 5 mil km, ou seja novo. Nao sei te dizer se ela é a tvg, acho que nao, fisicamente é igual a das quadradas so tem a mais 1 mangueira conectada aa um sensor do hpe deve ser pra aumentar a pressão como diz o manual. o que voce faria? trocaria a turbina e conectaria a mangueira como na original?
SergioMedeiros
20/03/2014, 23:44
Como falei, seu problema não está no filtro, pois a turbina puxa o ar da entrada de ar, e somente com o respiro ligado ela puxaria óleo do motor caso o filtro estivesse entupido. Como tá isolado, só pode ser problema na turbina.
Minha sugestão é levar a turbina para um mecânico especializado em turbinas, e pedir um orçamento. Difícil uma turbina ser condenada inteira. Uma simples troca de retentor e/ou eixo resolveria o problema. Tem alguma mecânica de caminhões por aí? Normalmente ficam nas estradas e tem bons profissionais que sabem mexer com turbinas.
Particularmente eu religaria sim o respiro... o meio ambiente agradece e o chão da garagem também.
caefmedeiros
21/03/2014, 14:29
Como falei, seu problema não está no filtro, pois a turbina puxa o ar da entrada de ar, e somente com o respiro ligado ela puxaria óleo do motor caso o filtro estivesse entupido. Como tá isolado, só pode ser problema na turbina.
Minha sugestão é levar a turbina para um mecânico especializado em turbinas, e pedir um orçamento. Difícil uma turbina ser condenada inteira. Uma simples troca de retentor e/ou eixo resolveria o problema. Tem alguma mecânica de caminhões por aí? Normalmente ficam nas estradas e tem bons profissionais que sabem mexer com turbinas.
Particularmente eu religaria sim o respiro... o meio ambiente agradece e o chão da garagem também.
A oficina recomendada foi quem fez isso, vou atras de outras e de caminhões, obrigado Sergio. e so pra saber, seu medeiros é do parana msm?
Junior-L200Power
21/03/2014, 17:25
Amigo são pouquíssimas pessoas que deixam akele suspiro ligado igual vem de fábrica!!
Maioria tira ele fora assim como fizeram na sua pois akele suspiro só serve pra isso mesmo..sujar o intercooler, mangueiras e enxer a admissão com óleo!!
Isso não vai mudar nada no funcionamento do teu carro, pode ficar tranquilo...o ideal seria vc tirar o intercooler e mangueiras e dar uma boa lavada, vai ver como melhora o desempenho do carro!!
Sem essa valvula otimizadora o carro perde um pouco de desempenho mesmo, vc fez bem em mandar consertar ela!!
Se a turbina tiver vazando óleo é bom checar as folgas do eixo, as vzs será necessário ou embuxar ou trocar o conjunto rotativo central!!
Abraço!
SAPO-BOMBA
21/03/2014, 21:36
A turbina desse carro é a tradicional TD04 comum wastegate, caso esteja com problema é uma turbina de fácil reparo e o conjunto rotativo novo é a solução mais prática e rápida.
SergioMedeiros
22/03/2014, 23:37
A oficina recomendada foi quem fez isso, vou atras de outras e de caminhões, obrigado Sergio. e so pra saber, seu medeiros é do parana msm?
Opa... daqui do PR mesmo! Família de Ponta Grossa/PR.
Abs parente!!! hehehe
SergioMedeiros
22/03/2014, 23:39
Amigo são pouquíssimas pessoas que deixam akele suspiro ligado igual vem de fábrica!!
Maioria tira ele fora assim como fizeram na sua pois akele suspiro só serve pra isso mesmo..sujar o intercooler, mangueiras e enxer a admissão com óleo!!
Isso não vai mudar nada no funcionamento do teu carro, pode ficar tranquilo...o ideal seria vc tirar o intercooler e mangueiras e dar uma boa lavada, vai ver como melhora o desempenho do carro!!
Sem essa valvula otimizadora o carro perde um pouco de desempenho mesmo, vc fez bem em mandar consertar ela!!
Se a turbina tiver vazando óleo é bom checar as folgas do eixo, as vzs será necessário ou embuxar ou trocar o conjunto rotativo central!!
Abraço!
Junior, pra nada nada também não né??? hehehehe... serve sim pra pouparmos um pouco o meio ambiente!
Mas como falei, um motor em ordem, com o filtro e dutos limpos e desobstruídos, não vai puxar óleo dali não... a maioria faz isso pq é a solução mais fácil pro mecanico...
Abs
Junior-L200Power
23/03/2014, 11:50
Hehehe...Sim serjão claro...eu quis dizer mecanicamente falando!!
A função dele é exclusivamente reaproveitar os gases e consumir eles novamente como tbm faz a EGR aproveitando os gases de escape!!
Mas deixá-lo isolado não trás nenhum prejuízo ao motor, só ao meio ambiente mesmo!!
Quanto ao motor é inevitável notar os prejuízos que este suspiro causa a ele, começando pela turbina logo ali do lado!
Com o tempo esse suspiro carboniza turbina, que por consequencia sopra óleo vindo do suspiro pras mangueiras e intercooler chegando a carbonizar até o coletor de admissão!!
Por isso é realmente necessário uma manutenção periódica sempre num curto prazo...
Porém como vc mesmo disse a maneira mais fácil pros mecânicos e isolando mesmo...
Grande abraço!
Silverbulls L200
17/11/2020, 09:20
Tem fotos melhores desse sistema que vc fez?
Silverbulls L200
17/11/2020, 09:21
Boa noite nação 4x4, após pesquisar em muitos tópicos e encontrar poucas informações quanto ao assunto resolvi criar um novo tópico do assunto.
Pois bem, sou um feliz proprietário de uma L200 HPE 2002, isso mesmo a primeira hpe das l200, a quadradinha com o botão power.
hoje com 282.000km percebi um probleminha na viatura, trata-se do intercooler sujo com óleo lubrificante chegando a pingar na capa de proteção da correia dentada.
Há pouco mias de 2 anos o carro vazava oleo embaixo e foi detectado o defeito na tubina sendo necessário a troca dos reparos da mesma(600 latinhas) depois disso tudo ocorreu bem, porem o mecanico ''eliminou'' a mangueira de suspiro do motor que levava o ar das válvulas ao filtro. aí que surgem as duvidas? tal mudança é realmente benéfica? vi que mt gente faz isso aqui... mas se é bom por que não sai assim de fabrica?
outra grande duvida é que por se tratar de uma hpe, minha turbina e diferente das outrs quadradinhas? so achei mudanças em uma magueeira que sai so sensor e chega na mesma. suponho que seja pra aumentar a pressão do turbo como diz o manual com o hpe ligado...
Vale ressaltar que meu sistema hpe nao esta em funcionamento devido a queima do modulo, que aqui no maranhao ate agr so tem na CSS a 3.500 latinhas e por ser um carro nao mt comum so acho o modulo da sport que creio ser diferente. e também pq a valvula otimizadora da BI vazou e amanha ja estou enviando pro ES para a tecnofreio remanufaturar. essa peça sai a 5 mil na mit...
Alguém sabe me dizer o que esta acontecendo na minha viatura?
abaixo mando fotos explicando a situação:
SAI DE FABRICA ASSIM:
455608
MINHA VIATURA:
455609
Manual do sistema HPE:
455610
Fotos melhores da sua
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