Ver Versão Completa : Altura jipe willys
Gustavo TC
11/03/2014, 15:00
Pessoal boa tarde
Gostaria de erguer um pouco mais o jipe, mas sem SPOA. O objeto é diminuir o contato com cambio quando passar por curvas de nível ou similares :-)
Estou em duvida do que seria mais adequado:
- colocar mais molas no feixe e arquear (nesse caso precisarei trocar o feixe, pois da ultima vez o cara do posto de molas já falou que elas estavam "cansadas")
- colocar aqueles Kits com Molas Helicoidais e trocar os amortecedores pelos da Ranger 97 ou da Silverado
Vocês já passaram por algo parecido?
Alguma idéia nova?
Valeu galera
Abs
Pessoal boa tarde
Gostaria de erguer um pouco mais o jipe, mas sem SPOA. O objeto é diminuir o contato com cambio quando passar por curvas de nível ou similares :-)
- colocar mais molas no feixe e arquear (nesse caso precisarei trocar o feixe, pois da ultima vez o cara do posto de molas já falou que elas estavam "cansadas")
- colocar aqueles Kits com Molas Helicoidais e trocar os amortecedores pelos da Ranger 97 ou da Silverado
Alguma idéia nova?
Valeu galera
Abs
Boa tarde Gustavo
Nesse caso, colocar mais molas não vai resolver porque está Spua.
Parte para uma suspensão nova, já que está precisando trocar os feixes e se for do seu gosto jumelos altos, e já pensando em pneus 33" em diante, com isso vai ganhar uma boa altura.
Abs.
Gustavo TC
11/03/2014, 17:19
Boa tarde Gustavo
Nesse caso, colocar mais molas não vai resolver porque está Spua.
Parte para uma suspensão nova, já que está precisando trocar os feixes e se for do seu gosto jumelos altos, e já pensando em pneus 33" em diante, com isso vai ganhar uma boa altura.
Abs.
Obrigado pelo retorno.
Tenho olhado um pouco sobre a suspensão e vejo vários kits de adapatação do feixe de molas da Bandeirante para Willys, essa seria uma boa opção? Com a utilização desses kits, é necessário muita mudança? O que muda em relação ao conforto?
Abs
Gustavo
Obrigado pelo retorno.
Tenho olhado um pouco sobre a suspensão e vejo vários kits de adapatação do feixe de molas da Bandeirante para Willys, essa seria uma boa opção? Com a utilização desses kits, é necessário muita mudança? O que muda em relação ao conforto?
Abs
Gustavo
Em relação aos kits toyota para jeep voce vai ganhar altura com certeza e vejo entre as melhores opçoes no momento.
Na mudança pode ser que seja necessário alterar ângulo do cáster(as vezes,nem sempre), acerta as barras de direção(depende que direção está usando), Aumentar ou diminuir cardâ, enfim muitas variáveis vai depender da configuração do seu jeep.
Quanto ao conforto não vejo tanta diferença, na dianteira fica mais macio por conta dos feixes ser maior que os originais já na traseira fica mais duro porque se tornam menor que os originais(isso nos kits) se quer deixar a traseira macia procure feixes mais longos acho que vi a venda na WB4x4 que tem anuncio aqui no fórum.
ABS.:safari-rig:...
Pablo.pinto2007
11/03/2014, 19:20
Procurando conforto no jeep (CJ's)... tá difícil de encontrar... geralmente menos molas torna o jeep mais macio, mais molas mais duro... amortecedor só segura o balanço e estabiliza o jumentinho (que pula pra daná)... se quer altura terá que fazer um trabalho mais "elaborado" digamos assim... no meu tinha jumelo normal, troquei pra jumelo alto, muitos condenam devido mudar o ângulo do diferencial... então pra ninguém ficar falando nada, eu aumentei o tamanho também (proporcionalmente) do suporte da barra fixa (o outro lado de fixação do feixe, que não o jumelo)... aumentou bastante minha suspensão, não parece mas 2 ou 3 cm a mais faz uma diferença... e com pneus 33" então... agora estabilidade zero... tome cuidado...
Agora a pergunta que não quer calar... vc acha que seu jeep está cepando pelo meio? fazendo gangorra (que nem camionete?)... eu acho difícil jeep ficar gangorrado (pelo entre eixos ser pequeno)...
Abraços!
Pablo
Gustavo,
Coloca uma proteção embaixo do câmbio, molas da Toyota com jumelos pequenos na frente e pneus 33", se pegar na carroceria e não quiser cortar a lata troca os calços da carroceria.
ou parte para SPOA com molas da Toy retas e eixos da Rural com barra anti torção no eixo traseiro.
Esqueça as gambiarras mirabolantes, só vai gastar dinheiro.
Abraço!
Kako.
Gustavo TC
11/03/2014, 21:02
Boa noite pessoal,
Obrigado pela ajuda
Hoje ja possuo um protetor do cambio :-)
Utilizo como calço da carroceria o coxim do motor da F-1000
Vejo que uma das melhores soluções seria o Kit da Band - esse aqui: Kit de Suspensão feixe de mola Toyota para Jeep, Rural e F-75 ( Jumelo Baixo Canela Grossa ) (http://www.gama4x4.com.br/kit-de-suspens-o-feixe-de-mola-toyota-para-jeep-rural-e-f-75-jumelo-baixo-canela-grossa.html)
Ai depois do Kit instalado preciso ver as barras de direção - hoje esta com o caixa de direção do Maverick para fora, e medir os cardãs.
Essa parece ser uma das melhores opções, certo?
Abs
Boa noite pessoal,
Obrigado pela ajuda
Vejo que uma das melhores soluções seria o Kit da Band - esse aqui: Kit de Suspensão feixe de mola Toyota para Jeep, Rural e F-75 ( Jumelo Baixo Canela Grossa ) (http://www.gama4x4.com.br/kit-de-suspens-o-feixe-de-mola-toyota-para-jeep-rural-e-f-75-jumelo-baixo-canela-grossa.html)
Ai depois do Kit instalado preciso ver as barras de direção - hoje esta com o caixa de direção do Maverick para fora, e medir os cardãs.
Abs
Jumelo baixo ou alto vai do gosto, mas já que quer ganhar altura pq não vai de jumelo alto?
Procure um bom profissional pra fazer o serviço ou se for fazer você mesmo pesquise bem.
Abs.
Gustavo,
É isso ai, não vai se arrepender.
Abraço!
Kako.
vavarusso
12/03/2014, 08:38
Se quer altura, vai de pneus grandes. O meu muito estabilizado (pula pula) com os amortecedores dupla ação da ranger 97. Lembrando que com a intenção de deixar o jeep macio retirei duas laminas de cada feixe, o o jeep ficou duro do mesmo jeito, porém ficou rebaixado.
Boa noite pessoal,
Obrigado pela ajuda
Abs
Gustavo, na minha opinião o problema deste kit que você mencionou é ter as 4 molas iguais, todas dianteiras da toyota. O feixe dianteiro da toy é menor do que o original traseiro do jeep, daí o jeep acaba pulando mais do que o original.
Procure kits que tenham molas dianteiras da Toy e traseiras da Toy.
No tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/277-molas-de-toyota-no-cj.html você terá muita informação útil para usar.
chinelao4x4
12/03/2014, 20:35
Se aumentar a altura , vai ter q larguear , pode ficar mais perigoso do que ja , essa minha dica , pneus , jumelos , alargadores , pneus 33 pra mais ai vc spoa , .
Gustavo TC
14/03/2014, 15:06
Valeu pela ajuda pessoal, semana que vem devo comprar o Kit (com molas dianteiras e traseitas da Toy) vou montar e ver como fica...ai aviso vocês
Obrigado!!
Gustavo TC
14/03/2014, 15:37
Gustavo, na minha opinião o problema deste kit que você mencionou é ter as 4 molas iguais, todas dianteiras da toyota. O feixe dianteiro da toy é menor do que o original traseiro do jeep, daí o jeep acaba pulando mais do que o original.
Procure kits que tenham molas dianteiras da Toy e traseiras da Toy.
No tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/277-molas-de-toyota-no-cj.html você terá muita informação útil para usar.
Obrigado Chevi,
poderia me indiciar um lugar onde encontro kits com essas configurações de mola (dianteira e traseira) que comentou?
Abs
Obrigado Chevi,
poderia me indiciar um lugar onde encontro kits com essas configurações de mola (dianteira e traseira) que comentou?
Abs
Gustavo você pode comprar o dianteiro completo desses que vêm no kit e compra suportes, buchas e jumelos do kit traseiro
ai vc compra os feixes traseiros da band .
Gustavo,
Comprei o kit na Molas FF, mas pedi um kit sem as molas traseiras e sem os jumelos, já que o kit deles era com quatro molas dianteiras e que eu ia colocar jumelos articulados. As molas traseiras comprei na Ouro Preto Molas, com o Wellington (wellington@grupoouropreto.com.br). Esta empresa eu não conhecia (e não conheço), só falei com os caras por telefone e e-mail, cheguei a eles pelo pessoal da Fabrini (fabricante de molas), pois eu entrei em contato com a Fabrini para tentar descobrir onde tinha o feixe traseiro para vender, daí me indicaram estes caras...
Resumindo:
Molas traseiras - Ouro Preto Molas
Jumelos articulados - Gama4x4
Todo o resto - MolasFF
Gustavo veja aqui o link de molas grandes você pode dá uma ligada e conferir o tamanho,as que vem no kit têm 106 mm.
e a longa da traseira da toyota se não me engano são 130 mm.
4x4 Racer Acessórios Off Road (http://www.4x4racer.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=lista_produtos&cdg=9693&sid=pt6sqpent6d0p99jtffjcmled0-1394889996)
Abs.
andre_agostinho
16/03/2014, 03:17
Ola....o meu jeep está com SPOA, jumelos altos e pneus 275x16....molas arqueadas....quase um monstro de altura....mas pula também como tal...de resto não ligo...mandei blindar os meus rins pra não doer muito ...e é só alegria...e passar do lado de f250 e chamar de baixinha...eheheh
POPEYE MIT
16/03/2014, 15:24
Pessoal boa tarde
Alguma idéia nova?
Valeu galera
Abs
o meu esta em spoa com feixes da band. Recentemente comprei um kit de calços de carroceria em PU de 2 polegadas, mas acho que vai ficar muito alto. Nas fotos coloquei os calços para ver altura , mas ainda não os instalei. Devo corta-los um pouco e comprei amortecedores da ranger turbogas cofap455020. 455017 455018 455019
o meu esta em spoa com feixes da band. Recentemente comprei um kit de calços de carroceria em PU de 2 polegadas, mas acho que vai ficar muito alto. Nas fotos coloquei os calços para ver altura , mas ainda não os instalei. Devo corta-los um pouco e comprei amortecedores da ranger turbogas cofap455020. 455017 455018 455019
Nussa ficou bem altinho mesmo, mas se for colocar pneus maiores vai ter que deixar assim.
Abs.
POPEYE MIT
16/03/2014, 16:26
vou baixar pq vou por 33 pol
vavarusso
17/03/2014, 08:04
O meu spua coloquei calços de motor opala, ficou alto mais acho que ficou meio molenga. Mas ainda vou analisar se é isso mesmo ou se é a calibragem baixa dos pneus. Alguém pode dar um palpite???
vou baixar pq vou por 33 pol
POPEYE,
Coloca os pneus 33, e tira o máximo que der dos calços, as molas o quanto mais planas melhor.
Lembre-se! os Eixos tem que descer e não subir. ex: quando vc entrar em uma erosão seu pneus tem que descer e encontrar solo firme para te dar tração.
Se vc montar a suspensão e arquear as molas, além de ficar feio e duro, a suspensão fica travada! o curso estará no limite o jumelão perpendicular ao chassi(não vai servir para nada) e quem vai torcer é o chassi, sem contar que se subir em uma guia a roda já levanta e perde tração.
já que está mexendo na suspensão do seu carro, pensa no curso que ela vai ter e não na altura, que não quer dizer nada.
os eixos da rural e F75 também aumentam o curso da suspensão.
Abraço!
Kako
POPEYE MIT
17/03/2014, 22:57
POPEYE,
Coloca os pneus 33, e tira o máximo que der dos calços, as molas o quanto mais planas melhor.
Lembre-se! os Eixos tem que descer e não subir. ex: quando vc entrar em uma erosão seu pneus tem que descer e encontrar solo firme para te dar tração.
Se vc montar a suspensão e arquear as molas, além de ficar feio e duro, a suspensão fica travada! o curso estará no limite o jumelão perpendicular ao chassi(não vai servir para nada) e quem vai torcer é o chassi, sem contar que se subir em uma guia a roda já levanta e perde tração.
já que está mexendo na suspensão do seu carro, pensa no curso que ela vai ter e não na altura, que não quer dizer nada.
os eixos da rural e F75 também aumentam o curso da suspensão.
Abraço!
Kako
Valeu pelas dicas kako. To ciente que amortecedores não tem nada haver com aumento de altura. Em hipotese alguma irei arquear os feixes e realmente apos chegar do serviço, olhando e olhando e olhando decidir por os calços do tamanho dos oroginais. O jeep por si só ja cabe um 31 polegadas e em spoa cabe um 33 brincando
POPEYE MIT
24/03/2014, 10:40
Nussa ficou bem altinho mesmo, mas se for colocar pneus maiores vai ter que deixar assim.
Abs.
cortei os coxins/batentes (chamem como quiser) de PU , onde ficaram com o mesmo tamanho dos originais , fixamos a carroceria e o bicho continuou grande. Mas, vai ficar assim. Vai receber 0s 33 polegads
456114 456116 456117 456119
Gustavo TC
25/03/2014, 11:36
cortei os coxins/batentes (chamem como quiser) de PU , onde ficaram com o mesmo tamanho dos originais , fixamos a carroceria e o bicho continuou grande. Mas, vai ficar assim. Vai receber 0s 33 polegads
456114 456116 456117 456119
POPEYE MIT
a carroceria do Velho Barreiro é de fribra, quando fui colocar calços na carroceria achei que os de PU seriam muito rigidos e optei pelos do motor da F-1000...a medida deles da mais ou menos 2pol...até hoje nunca tive problemas com ele
sobre a altura do jipe ficou boa hein!!
o meu pelos feixes ja estarem cansados, "ganhei" feixes originais do willys....estou pensando em colocar eles...(acabei nao comprando o kit da band pq ganhei esses) e vou ver como fica....se mesmo assim ficar baixo vou ver a possibilidade de molas helicoidais junto com o feixe...
Abs
POPEYE MIT
26/03/2014, 13:34
POPEYE MIT
a carroceria do Velho Barreiro é de fribra, quando fui colocar calços na carroceria achei que os de PU seriam muito rigidos e optei pelos do motor da F-1000...a medida deles da mais ou menos 2pol...até hoje nunca tive problemas com ele
o meu pelos feixes ja estarem cansados, "ganhei" feixes originais do willys....estou pensando em colocar eles...(acabei nao comprando o kit da band pq ganhei esses) e vou ver como fica....se mesmo assim ficar baixo vou ver a possibilidade de molas helicoidais junto com o feixe...
Abs
Cuidado com kit fess junto com os feixes . Estude bastante sobre o assunto aqui no forum e tire suas proprias conclusoes . Eu particularmente conclui pelas informações no forum que ha mais criticas do que elogios, apesar de que vc irá ler boas receitas sobre uso das molas helicoidais. Já com relação a altura do Jeep, voltei ao velho dilema de escolha dos tamanhos dos pneus, se 33 ou 35". Só que meus eixos sao originais.
Já com relação a altura do Jeep, voltei ao velho dilema de escolha dos tamanhos dos pneus, se 33 ou 35". Só que meus eixos sao originais.
Quando tive esta dúvida optei pelos 33 (na verdade estou com 265/75 R16 recapados), justamente para reduzir as chances de quebras nos eixos. Claro que minha decisão tinha uma correlação imediata com o saldo da conta, pois não estava di$po$to a arcar com o reforço dos eixos para encarar os 35 ou maiores. Não me arrependo, os 265 recapados dão conta do recado (ao menos nas trilhas que faço com eles).
POPEYE MIT
27/03/2014, 22:32
Quando tive esta dúvida optei pelos 33 (na verdade estou com 265/75 R16 recapados), justamente para reduzir as chances de quebras nos eixos. Claro que minha decisão tinha uma correlação imediata com o saldo da conta, pois não estava di$po$to a arcar com o reforço dos eixos para encarar os 35 ou maiores. Não me arrependo, os 265 recapados dão conta do recado (ao menos nas trilhas que faço com eles).
hoje bati um papo com um cara do Rio Grande do sul , onde ele tem um jeep com motor opala, 4cc, rodas aro 15x10 e pneus 35, com eixos originais. Ele me disse que faz trilhas leves e pesadas e nunca teve problemas de quebras? Será??
juleymar73
28/03/2014, 00:09
Ola amigos , eu estou pra por uns jumelos autos no meu cj5 desses que vende na por ai na net ,
eu queria saber se esses jumelos altera o agulo e caster dos eixo ?
POPEYE MIT
28/03/2014, 10:51
Ola amigos , eu estou pra por uns jumelos autos no meu cj5 desses que vende na por ai na net ,
eu queria saber se esses jumelos altera o agulo e caster dos eixo ?
Top 10 atalhos que NÃO se deve tomar
1.Calços de suspensão – Calços de suspensão são baratos. Esse é a unica coisa boa que podemos falar deles. Os calços criam alavancas maiores fazendo com que ocorra axle wrap, estressam os suportes das molas e agregados e por fim reduzem a tração. Usar calços na dianteira é tão fora de padrão que nem deveríamos estar falando deles aqui. Calços feitos para restaurar os ângulos de cardan apenas disfarçam esses ângulos. Se vc não tiver uma junta cv, certamente ganhará vibrações no cardan. Alguns calços ainda conseguem levar o eixo um pouco pra frente a fim de aproveitar o cardan original com seu pouco comprimento. Isso pode fazer os pneus pegarem na lataria ou paralamas. Seu pneu maior pode passar a não caber. Se tiver realmente que usar os calços, deixe-os liso. Nada de ângulos.
2.Jumelos maiores - Jumelos maiores que os originais tem o mesmo problema que calços de suspensão. Usados na frente eles minimizam ou até eliminam o cáster positivo. Desde que sabemos que pra subir 1,5” precisamos de um jumelo de 3”, caso seu eixo esteja alinhado com a mola, esse tipo de modificação aumenta a alavanca, a direção fica imprecisa, o cardan fica com ângulos inapropriados e se diminui o ângulo de ataque do carro. Essas são coisas que vc normalmente tem que se afastar. Usar jumelos longos atrás dos eixos aumenta mais o cáster, mas pode sofrer por ter muito de coisas boas tb. Alguns lifts de suspensão podem vir com jumelos maiores que os originais para se ter maior flexibilidade com a suspensão, mas os jumelos não precisam ser maiores do que o necessário para o bom funcionamento da suspensão.
3. Tamanho do cardan inadequado - Com a disponibilidade de cardans de 12" de extensão, vc deve estar pensando que isso já é coisa do passado, certo? Errado. É muito comum levantar o carro e esquecer do cardan. Principalmente com a montagem reversa do jumelo, calços e suspensões muito flexíveis. Logicamente é muito melhor que o cardan escape que empurre a CT sob o risco de quebra. Fita métrica é sua amiga. Meça tudo antes de sair dirigindo e ter problemas de cardan.
4. Linhas de freio curtas - Simplesmente adicione à linha de freio o mesmo curso que a suspensão ganhou. Não há nada pior que ter as linhas de freio limitando o curso. Elas são muito resistentes, mas como cintas limitadoras não funcionam. Uma hora pode ter freio e de repente nenhum. Muito cuidado com esse item.
5. Linhas de freio flutuantes para freio - Esqueça as linhas de freio duras ligadas diretamente à pinça de freio. As pinças são flutuantes, mas as linhas de ferro e cobre não. Imagine a fadiga dessas linhas de freio. Conecte a saida da linha dura a uma pequena mangueira (Aeroquip preferencialmente) para que a pinça se mova sem prejudicar a tubulação. Prenda muito bem a tubulação dura no carro. Pense sempre nos obstáculos que estará fazendo e imagine se tocarão nas linhas de freio. Se forem tocar, reposicione! Mesmo que dê mais voltas.
6. Tamanho de amortecedor inadequado - Assim como as linhas de freio, quanto mais curso de suspensão, mais curso de amortecedor deverá ter. Após instalar um kit de suspensão de 2,5" trocar os amortecedores por outros 2,5" maiores necessariamente não permitirão curso de suspensão total. Amortecedores ainda maiores poderão ser os certos se a suspensão funcionar bem e eles deverão acompanhar novos suportes. Esses suportes novos servirão para os amortecedores maiores não darem fim de curso fechado. Use seu fornecedor de amortecedor para saber as medidas aberta e fechada do amortecedor em vez de comprar um por tabela. Use fita métrica e seja feliz!
7. Body lifts extras - Levantar o carro por body lift pode ser uma solução inicialmente barata. Afinal são só calços entre carroceria e chassis, certo? Errado! Um body lift bem feito envolve muito mais coisa. O radiador pode ter que trocar de posição, as alavancas de marcha podem não funcionar, a fiação pode ser reposicionada etc... Não é a loja tentando enganar vc. É a loja tentando fazer um bom trabalho!
8. Bump stop ou falta deles - Bump stops são boas coisas. Eles amortecem o impacto antes da suspensão dar fim de curso, não travam os eixos e não deixam outras coisas ruins acontecerem quando o contato metal-metal acontece. Eles ainda limitam o curso de suspensão para não ultrapassar o limite das molas e dar problemas por isso. É uma parte integrante da suspensão. Não os deixe de fora!
9. Estabilizadores de direção - Estabilizadores de direção podem amenizar vários efeitos de coisas erradas que podm estar ocorrendo no eixo dianteiro e ou direção. Algumas pessoas acham legal colocar amortecedores de direção. Até colocam 2, mas outras usam para esconder um pneu que não balanceia, alinhamento fora do padrão por conta de um lift ruim ou componentes de direção já comprometidos. Os amortecedores de direção retém o feedback negativo que a suspensão/direção produz pelo efeito do que disse acima. Usar amortecedores de direção como band-aid pode comprometer seriamente sua segurança, portanto, em vez de colocar amortecedores com regulagens ou duplos, conserte o problema de alinhamento do seu carro. Não corte caminho com amortecedores de direção.
10. Barras de direção com curvas - Alguns dobram as barras de direção para poder livrar a mesma dos feixes ou por travamento das juntas nas pontas, por exemplo. Alguns kits já vem até com a barra torta. Tenha em mente que por mais que a barra seja um "pretzel" o ângulo dela é tomado por uma linha reta entre onde é presa na barra que liga os munhões/munhões e o pitman. Elas não melhoram o ângulo da barra, só desviam ela dos obstáculos e enfraquecem a mesma. Portanto seu carro sofrerá com os mesmos efeitos que sofreria com a barra reta, pois os ângulos continuam o mesmo por mais que a nova barra se "entorte" pela suspensão.
rei do mato
28/03/2014, 16:16
Amigos, estou com uma dúvida. Primeiramente quero dizer que sempre leio bastante o fórum embora só tenha me registrado agora. Estou montando um willys 57 o qual possui ainda algumas coisas a serem feitas (como todo jipe). Adquiri ele em ótimo estado de carroceria e motor zerado por 21 mil, então não é um jipe tão ruim. O problema que agora vendo coisas para arrumar ele e tudo mais o mecânico me sugeriu de botar direção hidráulica de omega (alegando que aí aguenta tudo em trilhas) e também botar feixes de mola de S10 no lugar da original que ainda tenho. O motor dele é um 451-S. O problema é que o valor de tudo ficaria em 4 mil, achei meio pesado para feixes, jumelos e um kit de direção.Será que eu consigo deixar as originais mesmo e arrumar estas? E sobre a direção, acho a original até leve, mas esotu usando setor de monza que ele disse que não funciona muito bem e tal. O que me indicam? Agradeço MUITO a ajuda.
juleymar73
28/03/2014, 22:34
Top 10 atalhos que NÃO se deve tomar
1.Calços de suspensão – Calços de suspensão são baratos. Esse é a unica coisa boa que podemos falar deles. Os calços criam alavancas maiores fazendo com que ocorra axle wrap, estressam os suportes das molas e agregados e por fim reduzem a tração. Usar calços na dianteira é tão fora de padrão que nem deveríamos estar falando deles aqui. Calços feitos para restaurar os ângulos de cardan apenas disfarçam esses ângulos. Se vc não tiver uma junta cv, certamente ganhará vibrações no cardan. Alguns calços ainda conseguem levar o eixo um pouco pra frente a fim de aproveitar o cardan original com seu pouco comprimento. Isso pode fazer os pneus pegarem na lataria ou paralamas. Seu pneu maior pode passar a não caber. Se tiver realmente que usar os calços, deixe-os liso. Nada de ângulos.
2.Jumelos maiores - Jumelos maiores que os originais tem o mesmo problema que calços de suspensão. Usados na frente eles minimizam ou até eliminam o cáster positivo. Desde que sabemos que pra subir 1,5” precisamos de um jumelo de 3”, caso seu eixo esteja alinhado com a mola, esse tipo de modificação aumenta a alavanca, a direção fica imprecisa, o cardan fica com ângulos inapropriados e se diminui o ângulo de ataque do carro. Essas são coisas que vc normalmente tem que se afastar. Usar jumelos longos atrás dos eixos aumenta mais o cáster, mas pode sofrer por ter muito de coisas boas tb. Alguns lifts de suspensão podem vir com jumelos maiores que os originais para se ter maior flexibilidade com a suspensão, mas os jumelos não precisam ser maiores do que o necessário para o bom funcionamento da suspensão.
3. Tamanho do cardan inadequado - Com a disponibilidade de cardans de 12" de extensão, vc deve estar pensando que isso já é coisa do passado, certo? Errado. É muito comum levantar o carro e esquecer do cardan. Principalmente com a montagem reversa do jumelo, calços e suspensões muito flexíveis. Logicamente é muito melhor que o cardan escape que empurre a CT sob o risco de quebra. Fita métrica é sua amiga. Meça tudo antes de sair dirigindo e ter problemas de cardan.
4. Linhas de freio curtas - Simplesmente adicione à linha de freio o mesmo curso que a suspensão ganhou. Não há nada pior que ter as linhas de freio limitando o curso. Elas são muito resistentes, mas como cintas limitadoras não funcionam. Uma hora pode ter freio e de repente nenhum. Muito cuidado com esse item.
5. Linhas de freio flutuantes para freio - Esqueça as linhas de freio duras ligadas diretamente à pinça de freio. As pinças são flutuantes, mas as linhas de ferro e cobre não. Imagine a fadiga dessas linhas de freio. Conecte a saida da linha dura a uma pequena mangueira (Aeroquip preferencialmente) para que a pinça se mova sem prejudicar a tubulação. Prenda muito bem a tubulação dura no carro. Pense sempre nos obstáculos que estará fazendo e imagine se tocarão nas linhas de freio. Se forem tocar, reposicione! Mesmo que dê mais voltas.
6. Tamanho de amortecedor inadequado - Assim como as linhas de freio, quanto mais curso de suspensão, mais curso de amortecedor deverá ter. Após instalar um kit de suspensão de 2,5" trocar os amortecedores por outros 2,5" maiores necessariamente não permitirão curso de suspensão total. Amortecedores ainda maiores poderão ser os certos se a suspensão funcionar bem e eles deverão acompanhar novos suportes. Esses suportes novos servirão para os amortecedores maiores não darem fim de curso fechado. Use seu fornecedor de amortecedor para saber as medidas aberta e fechada do amortecedor em vez de comprar um por tabela. Use fita métrica e seja feliz!
7. Body lifts extras - Levantar o carro por body lift pode ser uma solução inicialmente barata. Afinal são só calços entre carroceria e chassis, certo? Errado! Um body lift bem feito envolve muito mais coisa. O radiador pode ter que trocar de posição, as alavancas de marcha podem não funcionar, a fiação pode ser reposicionada etc... Não é a loja tentando enganar vc. É a loja tentando fazer um bom trabalho!
8. Bump stop ou falta deles - Bump stops são boas coisas. Eles amortecem o impacto antes da suspensão dar fim de curso, não travam os eixos e não deixam outras coisas ruins acontecerem quando o contato metal-metal acontece. Eles ainda limitam o curso de suspensão para não ultrapassar o limite das molas e dar problemas por isso. É uma parte integrante da suspensão. Não os deixe de fora!
9. Estabilizadores de direção - Estabilizadores de direção podem amenizar vários efeitos de coisas erradas que podm estar ocorrendo no eixo dianteiro e ou direção. Algumas pessoas acham legal colocar amortecedores de direção. Até colocam 2, mas outras usam para esconder um pneu que não balanceia, alinhamento fora do padrão por conta de um lift ruim ou componentes de direção já comprometidos. Os amortecedores de direção retém o feedback negativo que a suspensão/direção produz pelo efeito do que disse acima. Usar amortecedores de direção como band-aid pode comprometer seriamente sua segurança, portanto, em vez de colocar amortecedores com regulagens ou duplos, conserte o problema de alinhamento do seu carro. Não corte caminho com amortecedores de direção.
10. Barras de direção com curvas - Alguns dobram as barras de direção para poder livrar a mesma dos feixes ou por travamento das juntas nas pontas, por exemplo. Alguns kits já vem até com a barra torta. Tenha em mente que por mais que a barra seja um "pretzel" o ângulo dela é tomado por uma linha reta entre onde é presa na barra que liga os munhões/munhões e o pitman. Elas não melhoram o ângulo da barra, só desviam ela dos obstáculos e enfraquecem a mesma. Portanto seu carro sofrerá com os mesmos efeitos que sofreria com a barra reta, pois os ângulos continuam o mesmo por mais que a nova barra se "entorte" pela suspensão.
amigo muinto boa a sua esplicação , o que me aconcelha , fazer um spoa nas molas originais da certo ?
eu ja comprei os jumelos altos por sinal e e os jumelos do meu jeep ficam pra tras como vc disse isso piora a situação ?
eu optei pelos jumelos altos por que não pretendo arquear as molas , tendo visto que elas retornam ao lugar de origen bem logo ,
posso mudar os jumelos pra frente ? e simples esse mudança ?
obrigado .
POPEYE MIT
29/03/2014, 16:08
amigo muinto boa a sua esplicação , o que me aconcelha , fazer um spoa nas molas originais da certo ?
eu ja comprei os jumelos altos por sinal e e os jumelos do meu jeep ficam pra tras como vc disse isso piora a situação ?
eu optei pelos jumelos altos por que não pretendo arquear as molas , tendo visto que elas retornam ao lugar de origen bem logo ,
posso mudar os jumelos pra frente ? e simples esse mudança ?
obrigado .
poder fazer spoa com feixes originais, pode. Mas é importante quem vai fazer saber e lembrar do angulo do caster. Duas coisas que vc vai perceber que esta com angulo errado , é que ao virar uma curva o volante não vira sozinho e se tiver cambão e seu jeep estiver sendo arrastado, o troço não vira, nao acompanhando. Essas informações acima tirei de um texto de um expert no assunto.
veja mais alguns assuntos sobre sua duvidas nestes topicos , mas devem ter mais ase pesquisar:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/108064-jumelo-alto-x-jumelo-original.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/58960-jumelo-alto-x-shimmy.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/9923-duvida-entre-jumelo-alto-calcos-de-carroceria-altos-ou-spoa.html
maciel_diego
03/04/2014, 22:43
POPEYE MIT
Abs
Amigo,
Quantos calços pegam na carroceria do CJ5? Desculpem a minha ignorância.. comprei um jeep a um pouco menos de um mês.. tenho lido bastante e aprendido muito com o fórum...
maciel_diego
04/04/2014, 18:03
todos são da mesma altura?
eliasFerreira
04/04/2014, 21:23
todos são da mesma altura?
Sim, todos da mesma altura.
rei do mato
08/04/2014, 16:41
Pessoal, para trocar feixes de mola de um willys 57 com mão de obra incluída, além da troca dos jumelos por novos, 2500 está muito alto? Agradeceria muito a ajuda. Só os feixes e os jumelos diz o mecânico que sai por 1200.
Willian Del Piero Rocha
08/04/2014, 18:23
rei , vc vai só trocar os feixes de molas e jumelos por outros iguais e novos ,ou vai colocar ,adaptar feixes de Toyota ???
Se for só trocar os feixes por outros novos ,dá para fazer em casa mesmo ,só cuidado ao levantar o jeep e deixar o bicho calçado de qualquer jeito ,usse cavaletes apropriados e calce as rodas que ficarem no chão.