PDA

Ver Versão Completa : Fiz SPOA e a direção ficou louca.

dioneiemme
05/12/2005, 10:21
Fiz SPOA em meu samurai 95, usei os mesmos feixes de mola e troquei os amortecedores.
Na direção deixei a barra que une as rodas por baixo dos feixes, e a barra que vem do pitman fixei em um braço fixado em cima do munhão(acho que deve ser algo como highsteer).
Depois dessas alterações a direção ficou muito boba, da impressão de estar perdendo o controle do carro( não é que o carro ficou mole, sem estabilidade) e ainda por cima quando freia ele puxa para o lado.
Alguem pode me ajudar??

OBS: foi colocada todas as buchas e retentores novos, jumelos novos( com o medida do original)

[]'s

dioneiemme
07/12/2005, 10:43
Ninguem teve esse problema??
Alguem sabe como resolver?

billj
07/12/2005, 10:58
Bumpsteer............

dioneiemme
07/12/2005, 14:40
Muito obrigado Bill

Vou pesquisar o que ocasiona isso e como posso resolver.
Aqui na minha cidade não conheço ninguem que tenha feito SPOA, então estamos indo meio que na cara dura!

[]'s

dioneiemme
09/12/2005, 10:55
Bill

Li um tópico que você escreveu sobre o Bumpsteer, e pelo o que entendi pra nao causar o bumpsteer é necessário que a barra fique na horizontal(me corrija se estiver errado).
Mas no meu samurai a barra ficou mais horizontal do que ela estava antes, e se for preciso coloca-la mais ainda na horizontal terei que elevar o braço que prende a barra na roda, ou abaixar o pitmann.
Se eu levantar o braço que é preso em cima do munhão essa peça não vai receber um momento muito grande e tender a quebrar?Como posso fazer essa adaptação?

[]'s

Rafael_Reis
09/12/2005, 13:43
As vezes a combinação high steer e dropped pitman se faz necessario.
A barra tem q ficar o mais reta possivel sim... se vc fez um braço para prender a barra do pitman ja faz dois e passa logo a barra que liga um munhao ao outro para cima tambem, isso sim seria um high steer.
Outra coisa é verificar se a barra nao ta solta... fica dificil uma barra dessas aguantar o tranco so com os 4 parfusos originais, geralmente mais alguns reforcos se fazem necessarios... O troço tem q ficar firme, senao cada vez que a suspensao sobe ou desce o volante gira.

Abração,

dioneiemme
09/12/2005, 14:33
Rafael_Reis
Pra que serviria passar a barra que liga os munhões pra cima?Só pra ficarem mais protegidas ou ha mais alguma razão?
Quanto ao braço que segura a barra, a minha não esta só fixa naqueles 4 parafusos, fizemos mais um tipo de "mão francesa" pra firmar melhor.
No caso de mexer no pitmann, como deveria proceder?Comprar outro pitmann?

[]'s

Rafael_Reis
09/12/2005, 19:32
Bom, a função da barra por dentro do feixe e fixa em braços sobre os munhoes (high steer) é principalmente proteção, porem, ME PARECE que fica mais firme tudo preso junto.
Se o seu reforço é uma mão francesa segurando o braço do munhao ta correto.

Quanto ao pitman o idela é usinar outro com a inclinação desejada, porem, da para cortar ele e soldar uma barra em angulo, nesse caso tem q ser MUITO bem feito, pq se quebrar ja viu ne?

ABração,

Luis Silva
12/12/2005, 18:08
Fiz SPOA em meu samurai 95, usei os mesmos feixes de mola e troquei os amortecedores.
Na direção deixei a barra que une as rodas por baixo dos feixes, e a barra que vem do pitman fixei em um braço fixado em cima do munhão(acho que deve ser algo como highsteer).
Depois dessas alterações a direção ficou muito boba, da impressão de estar perdendo o controle do carro( não é que o carro ficou mole, sem estabilidade) e ainda por cima quando freia ele puxa para o lado.
Alguem pode me ajudar??

OBS: foi colocada todas as buchas e retentores novos, jumelos novos( com o medida do original)

[]'s

Dá uma olhada aqui! http://www.quemtterra.com/forum/forum_posts.asp?TID=115&PN=1 :wink:

dudubhte
14/12/2005, 10:34
Fala Dionei,

Vou dar meus dois centavos de colaboração.
Fiz o SPOA no samuca recentemente, em Julho2005, utilizei os mesmos jumelos que estavam (Jess) e feixes originais.
Porém optei por fazer uma nova barra de direção em "Z" não tive problemas com direção. Coloquei alguns reforços e até agora tem funcionado muito bem.

Vou postar umas fotos aqui com detalhe.
Abraços

dudubhte
14/12/2005, 10:37
Ainda não coloquei os batentes, devo fazer isso depois que terminar a instalação do novo motor.

Abraços

dudubhte
14/12/2005, 10:39
Vacilo ! Esqueci a outra foto

dioneiemme
20/12/2005, 15:54
dudubhte , muito tesão seu samurai, parabéns, ficou show.
Sua suspensão está trabalhando legal, a minha nao abre tanto, mas ficou bom, porém ele está muito duro.Samurai ja é duro por natureza, mas agora ele ficou muito duro, a dianteira dele pula que nem cabrito :lol:
[]'s

Rafael_Reis
20/12/2005, 16:33
Porém optei por fazer uma nova barra de direção em "Z" não tive problemas com direção. Coloquei alguns reforços e até agora tem funcionado muito bem.

Vou postar umas fotos aqui com detalhe.
Abraços

Z bar é gambiarra, e das feias!!! Muito, mas MUITO perigosa. :discordo:
O correto é a dupla high steer e dropped pitman (um, outro ou ambos), o resto é gambiarra. Sistema de direçnao nao é lugar de inventar... vai no certo e garantido.

Abração,

dudubhte
21/12/2005, 00:41
Fala Rafael

Vc colocou extamente isso aí, vc não acha que isso é muito mais gambis do que a barra em Z? :pensativo:

Quanto ao pitman o idela é usinar outro com a inclinação desejada, porem, da para cortar ele e soldar uma barra em angulo, nesse caso tem q ser MUITO bem feito, pq se quebrar ja viu ne?

Bom já que vc fez o comentário, fala o santo tb, qual é o problema entre as duas adaptações, na sua opnião?

Abraços

Rafael_Reis
21/12/2005, 01:27
Bom, por conceito, barra de direção deve ser o mais horizontal possivel para evitar bump steer. O problema a ser resolvido depois do SPOA é a diferença de altura entre o pitman e o munhao certo?

Pois bem, o dropped pitman (pitman rebaixado) tem seu tanto de risco sim, mas so se for feito com solda. Se quebrar, vc mesmo ja disse... fudeu! Sabe-se que uma solda bem feita pode ficar ate mais resistente que o material original, logo, sendo bem feito funciona perfeitamente.
EU prefiro usinar um na inclinação correta.

O high steer na minha opiniao é o mais eficiente de todos, pois alem de resolver a inclinação da barra que sai do pitman ainda protege a barra que liga um munhao ao outro, deixando ela sobre os feixes. A pulo do gato no high steer é o reforço. Originalmente as barras novas sao presas ao topo do munhao pelos sofridos 4 parafusos do pino. Com o tempo eles soltam pois nao aguentam o esforço, especialmente com pneus grandes. A solução mais eficiente é fazer uma especia de "mao francesa" que vai dos braços do high steer ate a fixação original da barra nos munhoes.

A Z bar nao tem muito o q explicar... de olhar ja apavora. Imaginando que o sentido de esforço é longitudinal a barra (em tese) da para imaginar os pontos de stress das curvas do z ne? Uma barra dessas para ser resistente teria q ter tantos reforços q ficaria muito pesada. Pelo proprio desenho é muito difícil ela ser rígida, mesmo com reforços o q com o tempo causa desgaste e quebra da barra alem do desgaste prematuro dos pivos. Isso tudo sem falar no bump steer q vai para as cucuias.

EU faria primeiro o high steer, se nao foçe suficiente o dropped pitman, com esses dois (no maximo) vc deixa a barra reta , alta e protegida.

Abração,

regis
21/12/2005, 09:38
Alguem pode me ajudar??

[]'s

Uma pergunta.

Quando vc fez o SPOA no eixo dianteiro, vc tomou o cuidado para manter o caster original?

Outra. Manda umas fotos do SPOA e adaptação da direção para análise.

Abraços

dioneiemme
21/12/2005, 11:45
Régis
Não tenho ainda fotos de maiores detalhes do esquema, mas vou bater umas fotos e coloco aqui.

[]'s e boas festas para todos!!

Rafael_Reis
21/12/2005, 12:09
Como o Regis falou, o caster é MUITO importante... se vc apontou a saida do carda para a caixa de transferencia, obrigatoriamente tem que corrigir o caster. Caso comtrario a barra que liga um munhao ao outro fica "apontando para o chao". O procedimento de correção do caster é cortar a soldas dos munhoes e rotaciona-los para tras ate atingis a angulação padrão ou uma que deixe a direção estavel. Nesse samurai da foto usamos a angulação padrao d rural, 3 graus para tras. A direção ficou muito boa emsmo, ate mais do que esperávamso por se tratar de uma suspensão com feixes.

Manda uma foto ai que agente palpita...

Abração,