Ver Versão Completa : Cuidado com as modificações e adaptações !
edison oliveira pinto
08/03/2014, 16:53
Prezados amigos... Vários jipeiros com certeza já sabem o que vou orientar, mas muitos com certeza não sabem!
Tenham muito cuidado com as modificações e adaptações, principalmente com relação a parte mecânica da viatura!
Cada viatura foi construída após várias pesquisas feitas pelo fabricante, com certeza foi feito o melhor, pois o mercado é muiro competitivo e o fabricante não quer seu produto na lista negra do mercado.
O mais comum é trocar as rodas, entre outras, é um bom exemplo que serve para entender bem o perigo de danos maiores para a viatura:
Quando se troca uma roda por outra maior, mais larga e borrachuda, os senhores devem também observar que os pivos, ponta de eixo, braço auxiliar, e tudo mais que se refere ao sistema de direção, não foram feitos para suportar tamanho esforço.
Portanto, existe a necessidade de substituir todas peças por peças mais robustas, que aguentem o esforço produzido pelo rodão !
Caso não façam as adaptações necessárias, a sua viatura vai ficar quebrando o sistema de direção rotineiramente, além de gastar o rodão irregularmente, pode quebrar um braço de auxiliar e causar um acidente grave!
O melhor mesmo é manter tudo original e revisado periodicamente! Não adianta revisar depois que quebrar , fica muito mais caro e demora muito mais.
Caso a sua viatura não esteja satisfazendo as suas pretensões nas trilhas, não faça adaptações o modificações, apenas troque a viatura por outra que lhe atenda nas trilhas!
Quando observar uma viatura que se dá bem em determinada trilha, não quer dizer que a viatura terá o mesmo desempenho com você! Cada um têm a sua viatura ideal, procurem experimentar antes de trocar ou comprar a sua!
Boa sorte a todos
Desnickadu
08/03/2014, 23:39
trilha sem adaptação e sem quebras? isso é realmente trilha? :roll:
O que vc deve levar em conta é que o engenheiro fica um ano na frente do computador desenhando, testando, redesenhando e pondo a prova um pivo, pra encaminhar os dados tecnicos pro departamento de produção dizer: "ah, parece com aquele do fiat uno, pega ele lá que vai dar certo e vai ficar 1/10 do preço." e pronto, vc tem a viatura um pouco mais barata e o trabalho do engenheiro jogado no lixo.
Ok, não é assim que funciona :freaking:
Todo veículo é construido levando-se em consideração uma coisa chamada CUSTO DE PRODUÇÃO. Levando isso em conta, estudando um pouquinho só, vc vai reparar que NÃO EXISTE NENHUM carro no mercado que utilize as MELHORES soluções para qualquer problema, eles usam somente a solução mais barata.
Porque usar servo freio simples em vez de um duplo? Porque usar freios a tambor? porque não usar ABS? porque não usar rodas de liga leve? porque não faze rum motor monocombustivel?
Eduardo Velo
09/03/2014, 08:50
Pra mim vcs foram bem econômico nas avaliações ... rs ...
Se reforçar os pivôs e terminais , por exemplo , vai quebrar outra coisa qqer , cruzeta , semi eixo ... na verdade essas peças foram feitas de material para servir de fusível , é melhor torcer uma barra de direção que quebrar um pivô ou terminal , é melhor quebrar uma cruzeta que o semi-eixo , ou cardam ... . O melhor mesmo é manter a vtr o mais prox. do original possível , vai pra trilha com guincho , pá , chibanca , cabos , cintas , zequinhas com disposição , víveres ... dificilmente vai quebrar a vtr se tiver original , o máximo que vai acontecer é fazer meia volta e deixar pra outro dia ...
Só que para os mecas não é bom deixar tudo original ... rs
Não sei o que faria sem esse tópico, realmente mudou minha vida e minha forma de encarar as modificações/adaptações, já que nem existe quase conhecimento espalhado em várias áreas desse Fórum. :euforico:
[]'s esperando o revide!! :lutabox:
xxxtripod
09/03/2014, 13:02
Mais e o engenheiros gringos que trabalharam tanto pra melhorar suspensões, eixos, rodas, pneus, pivôs, e como os anos passam, as tecnologias melhoram, produtos também, então acho que adaptação podem melhorar sim, original é muito bom, mais sempre pode ficar melhor, afinal todo carro tem um calcanhar de aquiles, uma peça mal projetada, ou frágil demais. Eu acredito que tudo feito com critério, profissionalismo e um objetivo, sabendo-se respeitar o novo emprego da viatura, e assim por diante.
Quem compra Dodge Ram, 250 4x4 e anda com os pneuzinhos originais, ninguém. Até parecem que são postos apenas pra vc ir até a loja de pneu e escolher oque mais lhe agrade. Mais sei que boas adaptações, geralmente vem uma quantia de dinheiro proporcional.
Mais pe minha opinião. E tem um ditado:
Se original fosse bom, mulher não usava maquiagem!!! Hehehe
sem palavras depois dessa frase que é a mais pura verdade!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
xxxtripod
09/03/2014, 13:17
sem palavras depois dessa frase que é a mais pura verdade!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkk e não é? hehehe
Essa valeu meus longos anos de pesquisa em foruns!!!! :mrgreen:
Walter da Camper
10/03/2014, 22:14
Tópico bastante esclarecedor. Agora fiquei com a consciência pesada de ter ofendido a memória dos saudosos projetistas da Willys Overland e cometido a heresia de andar com direção hidráulica e servofreio no meu CJ5.
Com a Camper então..., acho que estou condenado ao fogo eterno, pois não sobrou nenhum sistema que não tenha sido modificado pela minhas mãos pecaminosas...
Prometo voltar tudo ao original e levar pra benzer no Exu Placa Preta.
Grande EDU,
Dentre os engeseiros, o seu é o que menos quebra, baseado no que você escreveu abaixo, onde concordo com tudo que foi dito.
Pra mim vcs foram bem econômico nas avaliações ... rs ...
Se reforçar os pivôs e terminais , por exemplo , vai quebrar outra coisa qqer , cruzeta , semi eixo ... na verdade essas peças foram feitas de material para servir de fusível , é melhor torcer uma barra de direção que quebrar um pivô ou terminal , é melhor quebrar uma cruzeta que o semi-eixo , ou cardam ... . O melhor mesmo é manter a vtr o mais prox. do original possível , vai pra trilha com guincho , pá , chibanca , cabos , cintas , zequinhas com disposição , víveres ... dificilmente vai quebrar a vtr se tiver original , o máximo que vai acontecer é fazer meia volta e deixar pra outro dia ...
Só que para os mecas não é bom deixar tudo original ... rs
Eduardo Velo
11/03/2014, 11:53
Fala Fidelis , meu Engesa é bem original , mas ... , tem as mexidas pra melhorar como Dir. Hidraulica ( ômega ) , Embreagem Hidraulica ( besta ) , Bancos do Santana Executivo pq os bancos originais tinham a parte de cima muito curta , Rodas Combat pq as originais são muito finas e não comportam os BF AT ... achei que a referência do assunto fosse manter original o trem de arraste , esse sim ainda é original no meu Engesa ... e queria achar algumas peças pra não ter que adaptar como as buchas das Links e Panhard que foram muito bem projetados pelos Engenheiros da falecida , mas ninguém é capaz de copiar ...
Qdo fala em adaptação pra usar pneus maiores é que o bixo pega na minha opinião , por isso não uso pneus acima de 31" , assim não preciso mexer em nada no trem ... se for passar a usar pneus maiores usaria todo o trem da F250 4x4 no Engesa , aí entram 2 fatores , ter F250 4x4 é o mesmo que pedir pra ser assaltado ou sequestrado , e com um Engesa é bem mais difícil de acontecer isso ... rs
abs ...
Cocatriz
11/03/2014, 12:01
Essa é completamente contra aquela máxima do 4x4 "4x4 de verdade não são comprados, são feitos".
Mas pra não ficar tão descarado... toda mudança tem que ser feita por alguem que conheça, para poder avaliar os problemas que a modificação pode causar.
xxxtripod
12/03/2014, 09:45
Essa valeu meus longos anos de pesquisa em foruns!!!! :mrgreen:
Hehehehe, essa é um que eu ouvi, e sempre uso, e não tem que não concorde ou goste hehehe!
Ronaldo Petri
12/03/2014, 20:21
Edison, para muito nesse fórum, adaptações e poder mexer na viatura faz parte da graça toda da coisa e é por isso que a maioria sabe das consequências das adaptações. Mas suas observações são bem ponderadas e importantes.
hercilio.neto
12/03/2014, 21:09
Edison, para muito nesse fórum, adaptações e poder mexer na viatura faz parte da graça toda da coisa e é por isso que a maioria sabe das consequências das adaptações. Mas suas observações são bem ponderadas e importantes.
X2
:curtir:
Elmer_Jeep
14/03/2014, 12:28
Não sei o que faria sem esse tópico, realmente mudou minha vida e minha forma de encarar as modificações/adaptações, já que nem existe quase conhecimento espalhado em várias áreas desse Fórum. :euforico:
[]'s esperando o revide!! :lutabox:
Depois dessa(post #1) vou fechar a oficina e virar monge.
[]'s
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Depois dessa(post #1) vou fechar a oficina e virar monge.
[]'s
Prezados amigos... Vários jipeiros com certeza já sabem o que vou orientar, mas muitos com certeza não sabem!
Tenham muito cuidado com as modificações e adaptações, principalmente com relação a parte mecânica da viatura!
Cada viatura foi construída após várias pesquisas feitas pelo fabricante, com certeza foi feito o melhor, pois o mercado é muiro competitivo e o fabricante não quer seu produto na lista negra do mercado.
O mais comum é trocar as rodas, entre outras, é um bom exemplo que serve para entender bem o perigo de danos maiores para a viatura:
Quando se troca uma roda por outra maior, mais larga e borrachuda, os senhores devem também observar que os pivos, ponta de eixo, braço auxiliar, e tudo mais que se refere ao sistema de direção, não foram feitos para suportar tamanho esforço.
Portanto, existe a necessidade de substituir todas peças por peças mais robustas, que aguentem o esforço produzido pelo rodão !
Caso não façam as adaptações necessárias, a sua viatura vai ficar quebrando o sistema de direção rotineiramente, além de gastar o rodão irregularmente, pode quebrar um braço de auxiliar e causar um acidente grave!
O melhor mesmo é manter tudo original e revisado periodicamente! Não adianta revisar depois que quebrar , fica muito mais caro e demora muito mais.
Caso a sua viatura não esteja satisfazendo as suas pretensões nas trilhas, não faça adaptações o modificações, apenas troque a viatura por outra que lhe atenda nas trilhas!
Quando observar uma viatura que se dá bem em determinada trilha, não quer dizer que a viatura terá o mesmo desempenho com você! Cada um têm a sua viatura ideal, procurem experimentar antes de trocar ou comprar a sua!
Boa sorte a todos
Eu sei que o intuito do amigo foi ajudar, mas não deixa de ser engraçado, pois este forum existe justamente para disseminar os conhecimentos sobre adaptações e modificações.
Walter da Camper
14/03/2014, 15:25
A intensão pode ter sido boa, mas não deixa de ser engraçado.
É o mesmo que entrar num site de alpinistas para dizer:
-Tomem cuidado com as atividades nas alturas, pois há o risco de cair.
-É mais seguro alugar um helicóptero para chegar ao cume que apresente maior dificuldade.
-Mas se mesmo assim insistirem na escalada, usem capacete e botas apropriadas.
Eu sei que o intuito do amigo foi ajudar, mas não deixa de ser engraçado, pois este forum existe justamente para disseminar os conhecimentos sobre adaptações e modificações.
Marcelo-HPE
19/03/2014, 19:21
O que seria de mim sem as minhas adaptações , e a diversão de quebrar a a cabeça fica aonde ????
Já furei lataria de picapes 0km ainda sem placa para adaptar meus snorkels , já levantei suspensão troquei amortecedores e coloquei mais lâminas nos feixes de mola, já futuquei turbinas e valvulas egr´s , tudo com dicas aqui do forum
E já viagei de ponta a ponta desse Brasil , tudo com alguma adaptação .
Eu nem chamo de adaptação e sim de otimização ..
abs
abs
CARLOSMAIA
24/03/2014, 23:02
É após sua declaração fico realmente repensando no que fazer, tenho um Troller 2012 e muita vontade de modificá-lo, colocar pneus 35, reforçar a suspensão, chip, etc. Ele com as rodinha de fábrica fica meio estranho. Forço muito meu carro em estradas na chapada diamantina, ele já deu problemas no ventilador de refrigeração e rolamentos dianteiros, queria prepará-lo, tem alguma sugestão?
Abraço,
Gustavo de Olliveira
25/03/2014, 07:58
Tem um colega meu que tem um Javali... Como ele gosta do modelo do "jeep" ele adaptou uma carroceria de willys, como o motor do Javali não tava muito legal, ele adaptou um motor Q20B (D20), aproveitou o câmbio e... a caixa de redução adaptou da Toyota, teve de trocar o radiador e colocou da D20 também... a frente ficou pesadinha ai ele adaptou uma Dir. Hidráulica da F250 com a bomba do Santana, como os eixos estavam quebrando muito adaptou os eixos da Toyota, os cardãns foram feitos "sob-medida", o Volante foi adaptado um esportivo , a coluna de direção veio de um fiat, a pedaleira de S10, os bancos de Astra, as molas de Toyota, as rodas e pneus off road, ah!!!! A lanterna traseira ele deixou original !!!
Tem um colega meu que tem um Javali... Como ele gosta do modelo do "jeep" ele adaptou uma carroceria de willys, como o motor do Javali não tava muito legal, ele adaptou um motor Q20B (D20), aproveitou o câmbio e... a caixa de redução adaptou da Toyota, teve de trocar o radiador e colocou da D20 também... a frente ficou pesadinha ai ele adaptou uma Dir. Hidráulica da F250 com a bomba do Santana, como os eixos estavam quebrando muito adaptou os eixos da Toyota, os cardãns foram feitos "sob-medida", o Volante foi adaptado um esportivo , a coluna de direção veio de um fiat, a pedaleira de S10, os bancos de Astra, as molas de Toyota, as rodas e pneus off road, ah!!!! A lanterna traseira ele deixou original !!!
Ufffaaa, ainda bem que ele mexe pouco!!! kkkk
Walter da Camper
25/03/2014, 09:31
Essa história me fez lembrar de uma antiga piada do meio corporativo que, com certeza, o Edu Velo vai gostar:
Duas pulgas estavam conversando e então uma comentou com a outra:
- Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar. Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero. É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas.
Elas então contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de reengenharia de vôo e saíram voando. Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra:
- Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele. Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam vôo rapidamente.
Elas então contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a técnica do chega-suga-voa. Funcionou, mas não resolveu. A primeira pulga explicou por quê:
- Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando. Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito. Temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez.
E então um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o tamanho do abdômen. Resolvido, mas por poucos minutos. Como tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar. Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha, que lhes perguntou:
- Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica?
- Não, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do século XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento.
- E por que é que estão com cara de famintas?
- Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos ensinar a técnica do radar. E você?
- Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia.
Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer, e perguntaram à pulguinha:
- Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em uma reengenharia?
- Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora.
- Mas o que as lesmas têm a ver com pulgas – quiseram saber as pulgonas…
- Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas. Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me sugerisse a melhor solução. E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me disse: ” Não mude nada. Apenas sente na nuca do cachorro. É o único lugar que a pata dele não alcança”.
MORAL DA HISTÓRIA: Você não precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente. Muitas vezes, a grande mudança é uma simples questão de reposicionamento.
Essa história me fez lembrar de uma antiga piada do meio corporativo que, com certeza, o Edu Velo vai gostar:
Duas pulgas estavam conversando e então uma comentou com a outra:
- Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar. Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero. É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas.
Elas então contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de reengenharia de vôo e saíram voando. Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra:
- Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele. Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam vôo rapidamente.
Elas então contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a técnica do chega-suga-voa. Funcionou, mas não resolveu. A primeira pulga explicou por quê:
- Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando. Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito. Temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez.
E então um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o tamanho do abdômen. Resolvido, mas por poucos minutos. Como tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar. Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha, que lhes perguntou:
- Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica?
- Não, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do século XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento.
- E por que é que estão com cara de famintas?
- Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos ensinar a técnica do radar. E você?
- Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia.
Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer, e perguntaram à pulguinha:
- Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em uma reengenharia?
- Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora.
- Mas o que as lesmas têm a ver com pulgas – quiseram saber as pulgonas…
- Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas. Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me sugerisse a melhor solução. E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me disse: ” Não mude nada. Apenas sente na nuca do cachorro. É o único lugar que a pata dele não alcança”.
MORAL DA HISTÓRIA: Você não precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente. Muitas vezes, a grande mudança é uma simples questão de reposicionamento.
Perfeito! " o simples já é complexo "
Eduardo Velo
26/03/2014, 11:18
Fala Waltão , bela história essa heim ... rs
Não sou contra mexer na vtr , muito pelo contráio , tem que melhorar o máximo que puder para o tipo de uso que vai ser destinado ... só que , tem que avaliar , fazer cálculos , pesquisar ... se não , faz tudo empiricamente e o sofrimento do camarada e do bolso dele é bem grande , já vi muita coisa por aqui no forum que daria pra abrir um tópioo - O que não devemos fazer em nossas viaturas - e se o pessoal for honesto em colocar seria o campeão de postagem ... rs
Eu tenho alguns pra colocar , instalei amortecedor de onibus no engesa , aqueceu e perdeu a função , fui pesquisar depois pq aqueceu e descobri que se usar amortecedor de um veiculo bem mais pesado que o seu o amortecedor não trabalha o curso e aquece ... ; qdo peguei a vtr veio com pneus 33" MUD , vivia trocando rolamentos da luva , sempre com marcas de batida pelo espaço entre gomos do Mud e tb os terminais estouravam ... , passei pra 31" AT nunca mais tive problemas com rolamentos e terminais .
abs ...
Walter da Camper
26/03/2014, 11:46
Concordo com vc Edu,
Por um lado, modificar ou mesmo construir um veículo de acordo com seus próprios critérios é uma das grandes satisfações dessa vida de jipeiro, mas muita vezes temos que pagar o preço e seguir aprendendo com os próprios erros e acertos. A existência do forum faz com que muitos aprendam com o erro de um só.
Mas por outro lado, fazer trilha com um carrinho original nos obriga a aprimorar as técnicas de condução para tentar vencer obstáculos que não dão nenhum trabalho (nem emoção) para quem vem com pneus de 40 polegadas. Mas para isso é preciso controlar o égo e não ter preguiça de usar o guincho...
Grande abraço e vamos em frente...
A única coisa original no meu JPX é o numero do chassi, mesmo assim pq não pode mexer! Fabrica nenhuma nunca projetou veículo nenhum pra fazer o que a gente faz . O fabricante entende de ganhar dinheiro. O engenheiro entende de custo e de escritório, nunca entrou numa trilha de verdade. JEEP bom é jeep feito. Pega um originalzinho qualquer de fábrica e poe na trilha pra ver o q acontece...
Estou nesse forum a mais de 10 anos vendo e pondo em pratica adaptações,melhorias, quem diz que o forum tem q acabar deve gostar de andar de mille dentro do condominioo asfaltado...
JPX faca na caveira, funciona até capotado no fundo rio ... LAVO TA NOVO ... se quebrar a gente solda com eltrodo mais grosso!