PDA

Ver Versão Completa : Jimny com problema no engate do 4x4.

Gasf_df
07/03/2014, 14:30
Pessoal, tenho um jimny HR 2010 com tração acionada por botão no painel. Sempre foi muito confiável, mas ultimamente ao acionar a ignição a tração engata sozinha sem que se toque em nada. Da primeira vez que isso aconteceu eu já tinha andado uns 10 km quando me dei conta, agora tenho que prestar atenção sempre que for sair para arriscar danificar o 4x4. Alguém já passou ou ouviu falar de um caso assim?

rogerjunior
07/03/2014, 15:08
Boa tarde Gasf_df!A roda livre pneumática é constituída de duas posições, avanço (locker) e retorno (unlocker), ambos movimentados por ar comprimido. Acredito que há ainda uma mola de compressão para ajudar no trabalho de retorno. Se o movimento das partes mecânicas chegarem na posição estabelecida, cessa o ciclo de comando. Porém, se por algum motivo não for atingido a posição inicial ou final, a válvula de comando de duplo solenóide continuará a enviar o comando de movimento. Neste caso, o barulho nas rodas dianteiras serão um alerta. Recomenda-se parar o veículo e acionar o botão no painel para certificar que a roda livre chegue à posição de travamento.Se isso ocorrer de forma involuntária de modo acender a luz de 4×4H no painel, então o problema deve ser da válvula solenóide que pode ter um problema elétrico. Movimentar o carro por longas distâncias com o "acionamento incompleto" do comando, ou seja, nem na posição locker nem na unlocker, trará avarias as rodas livres.Um bom eletricista cpnsegue verificar se o solenóide está dando movimento elétrico involuntário. Espero ter ajudado. Se alguém mais tiver um conhecimento mais amplo da questão, favor completar.Abraços, Roger.

Felipe Rodrigues
07/03/2014, 21:31
Pessoal, tenho um jimny HR 2010 com tração acionada por botão no painel. Sempre foi muito confiável, mas ultimamente ao acionar a ignição a tração engata sozinha sem que se toque em nada. Da primeira vez que isso aconteceu eu já tinha andado uns 10 km quando me dei conta, agora tenho que prestar atenção sempre que for sair para arriscar danificar o 4x4. Alguém já passou ou ouviu falar de um caso assim?

Gasf,

Aconteceu mesmo problema com um colega meu, o pessoal encontrou o defeito no problema dos botões de acionamento do 4x4. Trocado o mesmo o Jeep ficou perfeito!!!

Um abraço!!

MATOSWR
17/03/2014, 17:49
Deve ser mal contato no botão de comando. Tente reparar isso logo, pois em 4x4 você força a T-case do carro e ainda deixa a direção dura, um risco em curvas.

Não esqueça de colocar a solução pra gente!

Ferreirinha
27/03/2014, 20:55
Ajuda. Tenho um Jimny 2011. Meu carro está com um barulho nas rodas dianteiras, começa na roda esquerda, sempre em 4x2, parece que a roda livre solta e fica querendo bloquear sozinha. Faz um barulho tipo de engrenagem raspando (traaa, traa, traa). Se eu coloco no 4x4, as rodas livres acionam normalmente e nao faz mais nehum barulho em movimento. Aí, quando volto pra 4x2 e passo em um buraco com a roda esquerda, faz um barulho de alguma coisa soltando e começa o barulho de novo. Ja levei em 2 mecânicos, e agora meu carro ta na Suzuki há 4 dias fazendo testes e não acha o problema. Se alguem já teve esse problema ou sabe a resolução do mesmo, favor me ajudar!!! OBS: quando faz o barulho, não acende luz nenhuma no painel. O 4x4 hi e 4x4 lo, estão funcionando perfeitamente. O barulho só ocorre no 4x2 em movimento. Obrigado!!!!!

Brüner
27/03/2014, 23:23
Ferreirinha,

Meu Jimny é 2012, peguei um buraco no Domingo e aconteceu justamente o que você relatou, porém no meu caso eu acionei a tração ao ouvir os barulhos em velocidade bem baixa, no asfalto mesmo e logo que ela entrou eu desliguei, nisso o barulho parou até a chegada em casa.
Não voltei a sair com ele durante a semana, mas amanhã vou sair...espero que o barulho não volte.
Por favor, assim que a concessionária reportar com uma solução, compartilhe ela com a gente, pois eu cheguei a ver mais reclamando desse problema...
Obrigado,
att
Rafael.

Ajuda. Tenho um Jimny 2011. Meu carro está com um barulho nas rodas dianteiras, começa na roda esquerda, sempre em 4x2, parece que a roda livre solta e fica querendo bloquear sozinha. Faz um barulho tipo de engrenagem raspando (traaa, traa, traa). Se eu coloco no 4x4, as rodas livres acionam normalmente e nao faz mais nehum barulho em movimento. Aí, quando volto pra 4x2 e passo em um buraco com a roda esquerda, faz um barulho de alguma coisa soltando e começa o barulho de novo. Ja levei em 2 mecânicos, e agora meu carro ta na Suzuki há 4 dias fazendo testes e não acha o problema. Se alguem já teve esse problema ou sabe a resolução do mesmo, favor me ajudar!!! OBS: quando faz o barulho, não acende luz nenhuma no painel. O 4x4 hi e 4x4 lo, estão funcionando perfeitamente. O barulho só ocorre no 4x2 em movimento. Obrigado!!!!!

Ferreirinha
28/03/2014, 16:09
Problema solucionado!

O problema estava nas solenoides que fazem o vácuo, é uma peça que fica do lado esquerdo do motor, presa na carroceria, em baixo de uma caixa de fusíveis. A solenoide estava travando e não conseguia prender totalmente a roda livre no lugar, com isso ela soltava e ficava raspando, tentando engatar. Paguei R$ 600,00 na peça e R$ 300 de mão de obra. Achei puxado, mas resolveu o problema. Obrigado, Abs!!!

Brüner
28/03/2014, 18:18
Obrigado por compartilhar a solução Ferreirinha!

Realmente, se trantando de uma solenoide é bem caro...eu acho os preços das peças bem caro na Suzuki, principalmente para o Jimny...Mas...

Problema solucionado!

O problema estava nas solenoides que fazem o vácuo, é uma peça que fica do lado esquerdo do motor, presa na carroceria, em baixo de uma caixa de fusíveis. A solenoide estava travando e não conseguia prender totalmente a roda livre no lugar, com isso ela soltava e ficava raspando, tentando engatar. Paguei R$ 600,00 na peça e R$ 300 de mão de obra. Achei puxado, mas resolveu o problema. Obrigado, Abs!!!

jorgeffn
28/03/2014, 19:18
Obrigado por compartilhar a solução Ferreirinha!

Realmente, se trantando de uma solenoide é bem caro...eu acho os preços das peças bem caro na Suzuki, principalmente para o Jimny...Mas...

Se o problema for só a roda livre, não sei como é o sistema do Jimny, se a solenoide for apenas para "ligar" a RL... vale muito mais a pena colocar a roda livre manual... Tive um problema com a RL automática de um Vitara, mas o problema foi nela mesmo, que não destravava, aí coloquei manual e nunca mais tive problemas... as manuais são muito mais confiáveis...

abs!!!

Dlemos
16/04/2014, 18:22
Pessoal, to precisando de ajuda. Minha mulher chegou em casa e disse que ao fazer a curva para entrar na garagem a direção ficou dura e jogando para o lado e que ai ela percebeu uma luz "estranha" verde no painel. Fui na garagem e batata, estava com a tração acionada. Ela jura que não mexeu nos botões da tração. Bom, tentei passar para 4x2 e a luz no painel piscava mas não desengatava o 4x4. Liguei o carro e desliguei novamente e consegui passar para 4x2 e dei ré para sair da vaga e andar um pouco com o carro e nesse momento fez um estalo grande, como se tivesse desacoplando. Depois parado acionei novamente a tração em 4x4 e tb na reduzida e depois voltei em 4x2 e no painel ficou tudo normal. Algumas vezes, eu ao acionar o 4x4 e depois ao voltar para 4x2 fazia esse barulho, tipo um estalo, já tinha perguntado uma vez na css e falaram que era normal. Pergunto a vcs, é normal? Voces escutam esse barulho as vezes tb? Bom, o problema tb é que eu não sei a quanto tempo minha mulher estava rodando com o carro em 4x4, não sei se danificou algo e por isso pergunto aos mais experientes, como eu posso agora testar o sistema de tração e ver se esta tudo funcionando, ver se ao acionar o 4x4 ele realmente esta em 4x4 e funcionando, ver se ta tudo bem com a caixa de transferência.
Obrigado

jorgeffn
16/04/2014, 18:32
Pessoal, to precisando de ajuda. Minha mulher chegou em casa e disse que ao fazer a curva para entrar na garagem a direção ficou dura e jogando para o lado e que ai ela percebeu uma luz "estranha" verde no painel. Fui na garagem e batata, estava com a tração acionada. Ela jura que não mexeu nos botões da tração. Bom, tentei passar para 4x2 e a luz no painel piscava mas não desengatava o 4x4. Liguei o carro e desliguei novamente e consegui passar para 4x2 e dei ré para sair da vaga e andar um pouco com o carro e nesse momento fez um estalo grande, como se tivesse desacoplando. Depois parado acionei novamente a tração em 4x4 e tb na reduzida e depois voltei em 4x2 e no painel ficou tudo normal. Algumas vezes, eu ao acionar o 4x4 e depois ao voltar para 4x2 fazia esse barulho, tipo um estalo, já tinha perguntado uma vez na css e falaram que era normal. Pergunto a vcs, é normal? Voces escutam esse barulho as vezes tb? Bom, o problema tb é que eu não sei a quanto tempo minha mulher estava rodando com o carro em 4x4, não sei se danificou algo e por isso pergunto aos mais experientes, como eu posso agora testar o sistema de tração e ver se esta tudo funcionando, ver se ao acionar o 4x4 ele realmente esta em 4x4 e funcionando, ver se ta tudo bem com a caixa de transferência.
Obrigado

Dlemos....
os estalos ao engatar e desengatar a tração são normais... as vezes até são um pouco mais fortes dependendo da situação que vc engatar.... já tive um Vitara que estava com a roda livre automática e também fazia barulho ao engatar e desengatar....
quanto ao teste... já vi meu mecânico subindo no meio-fio meio na diagonal para testar a tração... mas não sei bem qual era o procedimento.... Se alguém souber explicar melhor!!!

abs!!!

Dlemos
17/04/2014, 23:17
Beleza Jorgeffn, andei muito com o carro hoje e fiz alguns testes, inclusive em 4x4 e ao que parece tudo Ok. por enquanto, tudo não passou de um susto. Mas vou levar no mecânico na próxima terça para garantir a minha conclusão. Abcs

jorgeffn
17/04/2014, 23:34
Beleza Jorgeffn, andei muito com o carro hoje e fiz alguns testes, inclusive em 4x4 e ao que parece tudo Ok. por enquanto, tudo não passou de um susto. Mas vou levar no mecânico na próxima terça para garantir a minha conclusão. Abcs

Tomara que tenha sido só o susto mesmo... mas se você não reparou nenhum barulho diferente... provavelmente não afetou nada!!! Ainda acho que o Jimny por sua concepção de jipe deveria ter roda livre manual.... acho muito mais confiável! Já vi relatos de problemas com a roda livre tentando engatar sozinha.... de qualquer forma para quem usa muito o 4x4... uma hora ela não aguenta....

abs!!!

Ogg
19/04/2014, 19:27
459812

Aí em cima está o link para um PDF com toda a explicação de como funciona a roda livre e os testes e procedimentos para testar o sistema.

Está tudo em Inglês.

Espero que ajude

Osman

Machado
21/05/2016, 17:56
Boa tarde pessoal.

Estou com um problema no sistema de tração do Jimny. Quado faço o engate da tração não escuto o barulho normal da roda livre fazendo o acoplamento parece que o barulho ficou fraco e começou a luz indicadora do painel ficar em flash tanto para o 4wd-H ou 4wd-L andei pesquisando na net mas não achei nada muito certo. O que dizem é que pode ser vazamento no sistema de vácuo do sistema de atuação e ai que entra a questão não achei muita coisa sobre manutenção do sistema como limpeza ou verificação de vazamentos. Alguém já passou por essa situação?
obs: todos os conectores e cabos estão perfeitos verificados e limpos com limpa contato.

Abraços a todos.

Sassagudo
21/05/2016, 19:58
Boa tarde pessoal.

Estou com um problema no sistema de tração do Jimny. Quado faço o engate da tração não escuto o barulho normal da roda livre fazendo o acoplamento parece que o barulho ficou fraco e começou a luz indicadora do painel ficar em flash tanto para o 4wd-H ou 4wd-L andei pesquisando na net mas não achei nada muito certo. O que dizem é que pode ser vazamento no sistema de vácuo do sistema de atuação e ai que entra a questão não achei muita coisa sobre manutenção do sistema como limpeza ou verificação de vazamentos. Alguém já passou por essa situação?
obs: todos os conectores e cabos estão perfeitos verificados e limpos com limpa contato.

Abraços a todos.

Olá Felipe.

Pode ser o sistema de vácuo da roda livre e pode ser o acionamento do motor ou um sensor da caixa de transferência também.

No acoplamento da roda livre dianteira existe um sensor de vácuo para o acoplamento que deve ser acionado alguns segundos após o vácuo der aplicado por uma válvula solenóide. Se isso não acontecer o LED do painel pisca. Não há sensor para o desacoplamento O solenóide é simplesmente acionado durante um tempo maior e a eletrônica assume o desligamento.
O sensor de vácuo faz um contato para o terra (chassi) quando acionado. Então é fácil simular seu funcionamento curtocircuitando seu conecto no momento apropriado do acionamento.

Outra possibilidade é o motor da caixa de transferência não estar sensor acionado ou o primeiro sensor de 4WD da caixa de transferência estar com defeito.

Uma pergunta vc ouve o barulho da caixa de transferência sendo acionada?

Boa sorte!

Guilherme Schmitt Prym
14/08/2016, 00:12
Boa tarde pessoal.

Abraços a todos.

Olá Machado! Tenho um Jimny HR 2011, Japonês. Comprei recentemente, quando comprei eu testei o sistema de tração e tudo funcionava corretamente, isso deve ter uns 4 meses. Desde então não testei mais. Ontem decidi tentar liga-lá e constatei que não estava funcionando. Procurei procurei e estou com o mesmo problema que você relatou. Devido ao lugar que moro, Boa Vista RR, aqui não tem ccs da suzuki, nem nenhum bom mecânico que saiba mexer o jipinho (pelo menos eu não conheço nenhum). Ao tentar acionar a tração, as luzes no painel piscam, não consigo escutar o som da tração entrando mais como antes, aliás não faz mais nenhum barulho. Enfim, temos o mesmo disgnóstico, caso tenha resolvido seu problema por favor compartilhe comigo a solução.

Grato.. Guilherme S Prym

Guilherme Schmitt Prym
24/11/2016, 11:23
Resolvi o problema abrindo o motor elétrico do acionamento da tração, limpei as escovas e recoloquei. Resolveu o problema. Pra quem tiver o mesmo problema, isso pode resolver, pode ser apenas o rotor travado.

fernandommn
06/02/2017, 19:42
Resolvi o problema abrindo o motor elétrico do acionamento da tração, limpei as escovas e recoloquei. Resolveu o problema. Pra quem tiver o mesmo problema, isso pode resolver, pode ser apenas o rotor travado.

Olá, vc mesmo fez a limpeza? É simples?

Dutrafcd
14/02/2017, 09:57
Tive o mesmo problema:
Um dos ímãs da bubininha do motor elétrico que aciona o atuador do 4x4 estava solto, nisso, o atuador só podia irà frente e ficava preso a meio curso. resultado: quando apertava 4x4, no painel se acendia 4x4 ciclando e sem barulho, quando clicava 4x2 não voltava, e quando clicava 4x4r ele ia, ciclava e não voltava para nenhuma outra posição,

Ação corretora -> garantia, troca de todo o motor elétrico. tivemos que acionar o 4x2 manualmente para eu poder andar no dia a dia e desligamos o motor elétrico.

Guilherme Schmitt Prym
12/04/2017, 11:01
Olá, vc mesmo fez a limpeza? É simples?

Desculpe a demora à respoder, sim é bem simples, caso vá abrir este motorzinho, recomento parar o carro inclinado com a frente para baixo, pois evita de vazar o óleo da tcase. Ao desmontar o sistema, vc limpa o motor e re-aloca as escovas, bem simples, aproveita e dá uma lubrificada no sistema mecânico. A parte difícil é acertar a posição da engrenagem grande na montagem, por conta dos contatos elétricos. Qual quer coisa que eu possa ajudar é só chamar.

MARCANGIANE
16/04/2017, 11:34
Bateria Fraca.

Abraços a todos.[/QUOTE]

Macgyver93
16/04/2017, 17:48
Desculpe a demora à respoder, sim é bem simples, caso vá abrir este motorzinho, recomento parar o carro inclinado com a frente para baixo, pois evita de vazar o óleo da tcase. Ao desmontar o sistema, vc limpa o motor e re-aloca as escovas, bem simples, aproveita e dá uma lubrificada no sistema mecânico. A parte difícil é acertar a posição da engrenagem grande na montagem, por conta dos contatos elétricos. Qual quer coisa que eu possa ajudar é só chamar.

nâo é necessário retirar a carcaça completa da embreagem atuadora, basta soltar os 3 parafusos 10mm da parte plástica, e fazer a limpeza das escovas. cuidado com as duas esferas que ficam nas pontas do rotor, e ao montar lubrifique o o'ring da carcaça, para fazer a correta vedação
Sempre que houver problemas no sistema, verifique os dois sensores que tem na CT, depois examine as linhas de vácuo das rodas livres, isso se ouvir o motor acionado, se não o ouvir pode ser as escovas ou o conector

ESTEBAN
17/04/2017, 10:35
Esses sensores são externos?
Obrigado

Macgyver93
17/04/2017, 23:41
Sim546585 esse que esta circulado e o que esta mais ao fundo

ESTEBAN
18/04/2017, 08:32
Valeu!
Obrigado

jorgeffn
02/05/2017, 18:34
Caros,
Ontem o Jimny parou de acionar o 4x4.... quando tento fazer o acionamento, não ouço o barulho do acoplamento das RL´s, só que no painel fica tudo normal... a reduzida está acionando... Provavelmente deve ser algo no linha do vácuo ou na solenóide né? será que o motor elétrico também poderia ser o culpado?
e esse sistema do Jimny é uma vergonha... dá muito problema... se não vai fazer um trem confiável, deixa manual então... Roda Livre manual é um sistema tão simples e eficaz...

abs!

Sassagudo
02/05/2017, 21:50
Caros,
Ontem o Jimny parou de acionar o 4x4.... quando tento fazer o acionamento, não ouço o barulho do acoplamento das RL´s, só que no painel fica tudo normal... a reduzida está acionando... Provavelmente deve ser algo no linha do vácuo ou na solenóide né? será que o motor elétrico também poderia ser o culpado?
e esse sistema do Jimny é uma vergonha... dá muito problema... se não vai fazer um trem confiável, deixa manual então... Roda Livre manual é um sistema tão simples e eficaz...

abs!

Boa noite.

Existe um sensor para o acoplamento. Se não houver vácuo aplicado nas RL´s o sensor avisa e as luzes do painel piscam.
Para desacoplamento não há sensor. Supoe-se existir vácuo pois houve um acoplamento antes.

Se as luzes estão normais então o vácuo existe e foi aplicado.

Uma suposição: a tubulação de vácuo amassada ou entupida adiante do ponto do sensor.
Um primeiro teste: soltar o conector do sensor e observar o erro indicado pelas lâmpadas. O sensor atua fazendo um curto ao terra.

Boa sorte!

jorgeffn
02/05/2017, 23:12
Boa noite.

Existe um sensor para o acoplamento. Se não houver vácuo aplicado nas RL´s o sensor avisa e as luzes do painel piscam.
Para desacoplamento não há sensor. Supoe-se existir vácuo pois houve um acoplamento antes.

Se as luzes estão normais então o vácuo existe e foi aplicado.

Uma suposição: a tubulação de vácuo amassada ou entupida adiante do ponto do sensor.
Um primeiro teste: soltar o conector do sensor e observar o erro indicado pelas lâmpadas. O sensor atua fazendo um curto ao terra.

Boa sorte!

Opa... faz bastante sentido sua observação... pouco antes de notar a falta de tração dianteira, passei por umas pedras que podem ter afetado a tubulação do vácuo... vou deixar o carro para lavar por baixo e olho isso... onde fica o sensor?

Obrigado!!

Abs!!

Sassagudo
04/05/2017, 20:19
Opa... faz bastante sentido sua observação... pouco antes de notar a falta de tração dianteira, passei por umas pedras que podem ter afetado a tubulação do vácuo... vou deixar o carro para lavar por baixo e olho isso... onde fica o sensor?

Obrigado!!
Abs!!

Boa noite.

O sensor, e as válvulas, ficam ao lado da caixa de fusíveis, entre a própria e o motor.

O conector do sensor pode ser identificado por ser de dois terminais e dele saem fios cinza e preto.

A válvula de acoplamento tem fios amarelo/vermelho e cinza vermelho, a de desacoplamento tem fios amarelo/vermelho e cinza/preto. A primeira cor é a predominante no fio, a segunda cor é o "filete" de cor do fio.

Boa sorte!

jorgeffn
04/05/2017, 20:38
Boa noite.

O sensor, e as válvulas, ficam ao lado da caixa de fusíveis, entre a própria e o motor.

O conector do sensor pode ser identificado por ser de dois terminais e dele saem fios cinza e preto.

A válvula de acoplamento tem fios amarelo/vermelho e cinza vermelho, a de desacoplamento tem fios amarelo/vermelho e cinza/preto. A primeira cor é a predominante no fio, a segunda cor é o "filete" de cor do fio.

Boa sorte!

Obrigado mais uma vez pelas preciosas dicas! ainda não tive tempo de parar o carro para olhar isso... vou tentar dar uma olhada amanhã... de qualquer forma, já tá agendado no mecânico para segunda feira.... mas hoje reparei que ao fazer um teste de ligar a 4x4L, ela ficou piscando.. diferente do domingo, quando apareceu o problema...

Valeu!

abs!

jorgeffn
05/05/2017, 17:22
Obrigado mais uma vez pelas preciosas dicas! ainda não tive tempo de parar o carro para olhar isso... vou tentar dar uma olhada amanhã... de qualquer forma, já tá agendado no mecânico para segunda feira.... mas hoje reparei que ao fazer um teste de ligar a 4x4L, ela ficou piscando.. diferente do domingo, quando apareceu o problema...

Valeu!

abs!

Hoje dei uma conferida superficial no sistema de vácuo e não tem nenhuma mangueira solta ou amassada... aparentemente todos conectores ok... Percebi que agora sempre que tento fazer a alteração de 4x2 para 4x4 e 4x4L as luzes ficam em flash.... segunda deixo no mecânico para verificar e posto aqui o resultado...

abs!

Sassagudo
05/05/2017, 17:57
Hoje dei uma conferida superficial no sistema de vácuo e não tem nenhuma mangueira solta ou amassada... aparentemente todos conectores ok... Percebi que agora sempre que tento fazer a alteração de 4x2 para 4x4 e 4x4L as luzes ficam em flash.... segunda deixo no mecânico para verificar e posto aqui o resultado...

abs!

Então só pode ser o motor da caixa de transferência ou algum sensor da mesma.

Vc percebe o barulho vindo da TCase e também o barulho do acoplamento vindo das rodas?

Já deu uma olhada e chacoalhada nos conectores da TCase?

Abs.

jorgeffn
05/05/2017, 18:43
Então só pode ser o motor da caixa de transferência ou algum sensor da mesma.

Vc percebe o barulho vindo da TCase e também o barulho do acoplamento vindo das rodas?

Já deu uma olhada e chacoalhada nos conectores da TCase?

Abs.

Não estou percebendo o barulho do acoplamento..... mexi nesses conectores e conferi... porque uma vez, aqueles fios que saem para Tcase e para a bomba de gasolina estavam descascados e fechando curto, queimando assim um fusível da injeção e tentando acionar o 4x4 sozinho.... mas nessa parte está aparentemente tudo normal.... Quando percebi o problema, eu estava rodando no 4x4L a um tempo, na trilha e estava tudo normal... aí em um obstáculo notei que o a tração dianteira não estava funcionando, porém o painel seguia normal... fiz algumas tentativas de engate e desengate sem sucesso, porém nesse dia o painel não acusou nada... e nesse primeiro momento a redução estava ligando, apenas a tração dianteira que não... passei por algumas locais com água, mas nada demais...

abs!

Sassagudo
07/05/2017, 21:50
Não estou percebendo o barulho do acoplamento..... mexi nesses conectores e conferi... porque uma vez, aqueles fios que saem para Tcase e para a bomba de gasolina estavam descascados e fechando curto, queimando assim um fusível da injeção e tentando acionar o 4x4 sozinho.... mas nessa parte está aparentemente tudo normal.... Quando percebi o problema, eu estava rodando no 4x4L a um tempo, na trilha e estava tudo normal... aí em um obstáculo notei que o a tração dianteira não estava funcionando, porém o painel seguia normal... fiz algumas tentativas de engate e desengate sem sucesso, porém nesse dia o painel não acusou nada... e nesse primeiro momento a redução estava ligando, apenas a tração dianteira que não... passei por algumas locais com água, mas nada demais...

abs!

Boa noite.

Talvez o motor da TCase não esteja sendo acionado ou não funcionando.

Com um multímetro pode-se verificar se o módulo 4WD tenta acionar o motor, se existir +12 V no conector do motor provavelmente será defeito do motor.

Existe a probabilidade pequena de, mesmo existindo +12 V, o módulo 4WD estar com o estágio de saída do motor defeituoso.

Abs.

jorgeffn
12/05/2017, 18:15
Carro ficou na oficina.... parece não ser nada nos módulos, motor da tcase, nem mangueiras / solenoide... mecânico conferiu tudo... segunda vai abrir o diferencial dianteiro... parece que algo lá não está "conectando" o sistema da tração...

abs!

Sassagudo
15/05/2017, 17:24
Carro ficou na oficina.... parece não ser nada nos módulos, motor da tcase, nem mangueiras / solenoide... mecânico conferiu tudo... segunda vai abrir o diferencial dianteiro... parece que algo lá não está "conectando" o sistema da tração...

abs!

Muito estranho...

Se fosse o diferencial vc estaria ouvindo o barulho da TCase acionada, do vácuo e etc...
Tenho a impressão que não há comandos para o controle de tração.

Uma ideia maluca: os botões do painel tem um terra em comum. Se esse terra abrir nenhum comando chega ao módulo...

Torço para que não abra o diferencial sem necessidade...

Boa sorte!

jorgeffn
15/05/2017, 18:15
Muito estranho...

Se fosse o diferencial vc estaria ouvindo o barulho da TCase acionada, do vácuo e etc...
Tenho a impressão que não há comandos para o controle de tração.

Uma ideia maluca: os botões do painel tem um terra em comum. Se esse terra abrir nenhum comando chega ao módulo...

Torço para que não abra o diferencial sem necessidade...

Boa sorte!

Obrigado mais uma vez Sassagudo... pois é, o mecânico comentou e depois reparei, realmente há barulhos da tentativa de conexão... porém, em algum lugar algo falha e o sistema desconecta... hoje cedo deixei o carro na oficina novamente... assim que tiver notícias posto aqui. O que me intriga, é que nas primeiras vezes eu não notei esses barulhos, porém na sexta lá na oficina dava para ouvir a tentativa de engate... vamos ver o que acontece....

abs!

Sassagudo
15/05/2017, 18:38
Obrigado mais uma vez Sassagudo... pois é, o mecânico comentou e depois reparei, realmente há barulhos da tentativa de conexão... porém, em algum lugar algo falha e o sistema desconecta... hoje cedo deixei o carro na oficina novamente... assim que tiver notícias posto aqui. O que me intriga, é que nas primeiras vezes eu não notei esses barulhos, porém na sexta lá na oficina dava para ouvir a tentativa de engate... vamos ver o que acontece....

abs!

Não sei se as imagens podem ser visualizadas mas segue o esquema elétrico do acionamento.

547916

547917

jorgeffn
15/05/2017, 18:47
Não sei se as imagens podem ser visualizadas mas segue o esquema elétrico do acionamento.

547916

547917

Sensacional!!!

vou salvar e imprimir aqui!!!!

valeu demais!!!!!!

abs!

jorgeffn
18/05/2017, 16:57
Depois de vários dias.... recebi a notícia que o problema era na solenoide... mas ainda não busquei o carro... amanhã converso com o mecânico e vejo certinho. Mas a solenoide, teoricamente, seria das primeiras coisas a olhar né...

abs!

Sassagudo
20/05/2017, 16:02
Depois de vários dias.... recebi a notícia que o problema era na solenoide... mas ainda não busquei o carro... amanhã converso com o mecânico e vejo certinho. Mas a solenoide, teoricamente, seria das primeiras coisas a olhar né...

abs!

Solenóide???

Que solenóide? A TCase tem só o motor e algumas chaves tipo "fim de curso"?

Será que o mecânico se referia as válvulas de vácuo?
Acho que foi o seu primeiro teste.

Abs.

jorgeffn
20/05/2017, 20:54
Solenóide???

Que solenóide? A TCase tem só o motor e algumas chaves tipo "fim de curso"?

Será que o mecânico se referia as válvulas de vácuo?
Acho que foi o seu primeiro teste.

Abs.

São essas válvulas mesmo... estavam bem sujas de terra...

e realmente seriam as primeiras coisas a se verificar..... o sistema de vácuo...

abs!

Sandrolima
02/09/2017, 18:54
O meu HR2011 apresentou um problema parecido , aleatoriamente entrava em flash na maioria das vezes quando desligava 4WD e 4WL. Abri o motor estava trancado o rotor com sujeira que soltou da oxidação da própria tampa.
As dicas deste tópico foram muito úteis principalmente na parte das esferas que mancalizam o rotor.
Limpei e ficou Zero.
551719551720551719551721

503!
13/09/2017, 09:27

547916

547917

Bom dia, amigo, tudo bem?

Você tem estes diagramas completos? Estão no service manual ou em outra apostila do carro?

Seria de muita valia se pudesse disponibilizar...

Um abraço.

Sandrolima
24/09/2017, 16:27
Bom dia, amigo, tudo bem?

Você tem estes diagramas completos? Estão no service manual ou em outra apostila do carro?

Seria de muita valia se pudesse disponibilizar...

Um abraço.

Meet Google Drive – One place for all your files (https://drive.google.com/open?id=0B2l6qYuvxQM_dDdNb1Fab05DYk0)

Segue o link
Pesquisei por jimny wiring diagram
Muito completo
Bacana mesmo
Valew

jfobaltazar
07/10/2017, 19:34
Pessoal, estou com o mesmo problema. Escuto o barulho do acionamento do motor mas não aciona a tração. Na concessionária trocaram a válvula solenóide e nada. Peguei o carro esse fds pra andar e segunda levo de volta. Alguém poderia me ajudar? Já refiz o fio do sensor. Já limpei o motor do acionador.

Grato

503!
09/10/2017, 09:37
Meet Google Drive – One place for all your files (https://drive.google.com/open?id=0B2l6qYuvxQM_dDdNb1Fab05DYk0)

Segue o link
Pesquisei por jimny wiring diagram
Muito completo
Bacana mesmo
Valew

Obrigado, Sandro!
Não tive acesso ao arquivo do Drive (apareceu que precisaria de permissão), mas achei pelo próprio Google pesquisando pelo que você apontou.
Abraço!

jorgeffn
09/10/2017, 17:36
Pessoal, estou com o mesmo problema. Escuto o barulho do acionamento do motor mas não aciona a tração. Na concessionária trocaram a válvula solenóide e nada. Peguei o carro esse fds pra andar e segunda levo de volta. Alguém poderia me ajudar? Já refiz o fio do sensor. Já limpei o motor do acionador.

Grato

Reparou se as Rodas Livres engatam?
normalmente os problemas são ou no motor ou nas válvulas solenóides.... ou então alguma coisa na parte elétrica... mas como você já verificou... acho que sobram as Rodas Livres... ou algo na linha das solenóides.. alguma mangueira vazando ar...

abs!

Leo BA
10/10/2017, 13:36
Reparou se as Rodas Livres engatam?
normalmente os problemas são ou no motor ou nas válvulas solenóides.... ou então alguma coisa na parte elétrica... mas como você já verificou... acho que sobram as Rodas Livres... ou algo na linha das solenóides.. alguma mangueira vazando ar...

abs!

Olá;
Existe um sensor no atuador da t-case, que eventualmente, ou dá mau contato na tomada, ou pior, os fios se rompem por algum galho no chão, palha de coqueiro etc....
Já vi esse filme..!
Vale conferir!
Depois posta ai o resultado!
Boa sorte!

jorgeffn
10/10/2017, 15:15
Olá;
Existe um sensor no atuador da t-case, que eventualmente, ou dá mau contato na tomada, ou pior, os fios se rompem por algum galho no chão, palha de coqueiro etc....
Já vi esse filme..!
Vale conferir!
Boa sorte!

Opa..... bem lembrado esses fios..... eu tive um problema com eles.... descascaram e fechavam curto quando o carro "torcia" ou vibrava um pouco... aí queimava o um fusível da injeção (um dos fios vão para a bomba de combustível) e ou tentava engatar o 4x4 sozinho.... foi uma novela descobrir esses fios.... fica a dica aí para o colega que tá com problemas no acionamento do 4x4.

abs!

jfobaltazar
20/10/2017, 11:19
Opa..... bem lembrado esses fios..... eu tive um problema com eles.... descascaram e fechavam curto quando o carro "torcia" ou vibrava um pouco... aí queimava o um fusível da injeção (um dos fios vão para a bomba de combustível) e ou tentava engatar o 4x4 sozinho.... foi uma novela descobrir esses fios.... fica a dica aí para o colega que tá com problemas no acionamento do 4x4.

abs!

Pois bem, foi realizado a troca dos dois sensores e nada.
O eixo gira porem não é realizado o acoplamento da roda livre e não engata.

Ta foda.
Não estamos encontrando o problema.
O ar chega mas a função de travamento solta já liguei direto

Alarj
12/12/2017, 16:18
Conforme li no tópico, abri o motor elétrico do acionamento da tração, e percebi que as escovas estão gastas, precisando trocá-las, o que me sugerem? Alguém sabe o nome específico dessa peça em português e em Inglês?

No ensejo, poderiam indicar, nomes, telefones e endereços de mecânicos de Jimny no Rio de Janeiro, Niterói e redondezas, preciso fazer uma revisão de alinhamento e suspensão.

Alarj
12/12/2017, 16:19
Conforme li no tópico, abri o motor elétrico do acionamento da tração, e percebi que as escovas estão gastas, precisando trocá-las, o que me sugerem? Alguém sabe o nome específico dessa peça em português e em Inglês?

No ensejo, poderiam indicar, nomes, telefones e endereços de mecânicos de Jimny no Rio de Janeiro, Niterói e redondezas, preciso fazer uma revisão de alinhamento e suspensão.

Meu e-mail alarj2005@gmail.com e whatsapp 21988974586, me chamo Alberto Larj.

Ingo Kobarg Jr
23/04/2018, 14:14
O meu estava com esse problema. Detectei que uma das mangueiras que era para estar conectada ao caninho do vácuo estava quebrada. Bastou conectar a mangueira no cano e parou de piscar, voltando a funcionar o acoplamento.
Os canos e engates citados acima estão atrás do pneu dianteiro direito. Basta girar a roda para a esquerda e você localiza fácil.

DPPHB
22/08/2019, 16:55
Pessoal, a tração do jimny (2015) parou de funcionar, ja fui em 2 mecanicos e cada um me diz que o problema é numa peça diferente. Então, como as peças são bastante caras, estou resolvendo instalar a tração manual. Mas a minha duvida é como desligar o flash que fica piscando. Ja pensei ate em desligar no painel.

José isidio
17/04/2020, 14:19
Alguém está precisando do motor de acionamento do 4x4 Jimmy?

Eduardo Elia Neves
22/05/2020, 13:51
Estou com problema similar ao relatado, tração fica com luzes em flash no painel e não engata tração, motor elétrico da tração aciona, não identifiquei nenhuma mangueira ou tubo de vacou rompidos, meu veículo é 2016 com 21 mil km. Nunca fiz trilha.

jorgeffn
22/05/2020, 18:27
Estou com problema similar ao relatado, tração fica com luzes em flash no painel e não engata tração, motor elétrico da tração aciona, não identifiquei nenhuma mangueira ou tubo de vacou rompidos, meu veículo é 2016 com 21 mil km. Nunca fiz trilha.

Eduardo, tem umas mensagens aí para trás que falam dos cabos da Tcase... dá uma conferida. Tem o posto do LeoBA que vou copiar abaixo, também tive um problema parecido e relatei acima.

Olá;
Já vi esse filme..!
Vale conferir!
Boa sorte!

abs!

Eduardo Elia Neves
23/05/2020, 14:37
Eduardo, tem umas mensagens aí para trás que falam dos cabos da Tcase... dá uma conferida. Tem o posto do LeoBA que vou copiar abaixo, também tive um problema parecido e relatei acima.

Olá;
Já vi esse filme..!
Vale conferir!
Boa sorte!

abs!

Obrigado amigo, só que, já verifiquei fios, terminais de contato, mangueroas de vácuo e tubos de vácuo!! Abraços!!

thiagoMEC
04/06/2020, 20:03
Fala galera, o meu travou na reduzida e fui dar uma fuçada na internet e acabei achando um manual de treinamento bem completo sobre a T-case, contendo funcionamento, testes e diagnósticos. http://training.suzukiauto.co.za/SASATrainingDocs/DS02%20Driveline%20Axle%20Transfer/transfer.pdf
mas a solução mesmo pra esse sistema de tração do jimny seria o sistema mecanizado, o eletrônico é bonitinho mas o mecânico dificilmente vai nos deixar na mão.

rjmatheus
18/06/2020, 22:21
Tive esse mesmo problema que vc 30 dias depois de trocar a solenoide. Levei na concessionária e em um mecânico especializado em SZK. Conclusão dos dois: motor da tração.
Comprei um novo na concessionária e o problema foi resolvido. Só prepara o bolso...

abs

Sergio Ban
23/09/2020, 18:36
O meu HR2011 apresentou um problema parecido , aleatoriamente entrava em flash na maioria das vezes quando desligava 4WD e 4WL. Abri o motor estava trancado o rotor com sujeira que soltou da oxidação da própria tampa.
As dicas deste tópico foram muito úteis principalmente na parte das esferas que mancalizam o rotor.
Limpei e ficou Zero.
551719551720551719551721

Amigo estou com um problema parecido, meu sistema acopla mas na hora de desacoplar ele fica piscando. Quando eu ando com o veículo eu sinto que ele desacopla "mecanicamente" ao se movimentar. Acredito que seja um problema parecido, sendo assim, pode me dar mais informações de como foi feita a limpeza e quais produtos você usou?!

fgibin
13/09/2021, 17:38
Boa tarde pessoal!
Uma das solenoides do meu Jimny quebrou a peça onde conecta na mangueirinha de vácuo.
Pedi o valor para trocar o conjunto na Suzuki e a resposta foi R$1.600 por encomenda.
Pás-me, mas o mesmo conjunto da Mitsubishi L200 se encontra no mercado para R$200...
Alguém já fez uma adaptação de outras solenoides? (as da Mitsubishi parecem bem similares e, afinal, o Jimny é montado na fábrica da Mitsubishi...).
Agradeço muito pela ajuda!!!

jipezuki
17/09/2021, 08:54
Bom dia pessoal !! Tenho um GV II, e nesta questão de bomba, depois de ouvir muitos mecânicos resolvi dar um jeito. Mas é para quem gosta de mexer. Puxei uma fiação independente, e instalei um interruptor "liga e desliga" na console próximo ao cambio. Comprei esta bomba em anexo, e após adaptar a entrada e saída de ar, coloquei a mesma no mesmo lugar da original, utilizando as mangueiras originais.
577199 Ficou uma maravilha. Quando preciso usar a tração, engato o cambio e ligo o botão. E o dia que a bomba queimar é só comprar outra