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Ver Versão Completa : O que fazer após capotamento ou colisão?



Loras
04/12/2005, 23:38
Nos últimos dias consegui acompanhar um pouco mais de perto alguns tópicos do fórum, e algumas coisas me chamaram atenção!!! :D

Existe um tópico de um Engesa que sofreu um grave acidente. Algum tempo antes o mesmo havia sofrido um capotamento na trilha!!! :arrow:

Depois vi vários tópicos em que são relatados outros episódios de capotamento de diversas viaturas... além disso, é muito comum os competidores capotarem o carro em competições de trial!!! :arrow:

Então eu me pergunto: :?:

1-) Será que a causa do acidente do Engesa pode ter sido alguma sequela do capotamento?
2-) Quais "testes" mecânicos devem ser realizados após um capotamento?
3-) O que deve ser verificado após um capotamento?

Só um adendo... equipamentos de escalada sofrem microfissuras ao sofrer quedas, imperceptíveis ao olho humano, só visíveis ao Raio-x, portanto devem ser descartados após o primeiro tombo... :concordo:

Então...

4-) A gaiola, por mais projetada que seja, tem uma vida útil certo? Quanto tempo? Como avaliá-la após um capotamento?

Extrapolando...

5-) Devo trocar o cinto de segurança após uma colisão?
6-) O carro amassado perde sua capacidade de absorver o impacto da batida certo? Então o correto seria SEMPRE trocar a peça por uma nova, e não desamassar... ou não?

Abraços,

=Loras=

Wallace
06/12/2005, 01:58
Existem ensaios não destrutiveis para verificar micro fisuras, principalmente em ligas leves. Não tem nada a ver com Raio-x. Raio-x acho que é mais comun na fabricação de peças fundidas para verificar se não tem vazios no interior da peça.

4) Depende, mas normalmente se a gaiola e suas fixações não tem nenhum dano pode usar ela com segurança.

5) Cinto de segurança assim como capacete só funcionam corretamente no primeiro impacto.
Deixar cair um capacete no chão já pode significa um dano que comprometa sua função (e isso não é visivel).

6) sim, mas existem tecnicas deixam o veiculo quase tão bom quanto um novo, mas só vai encontrar isso em boas oficinas. Só trocar por peça nova muitas vezes não resolve se a instalação não for correta.

Giovani
09/12/2005, 21:06
2-) Quais "testes" mecânicos devem ser realizados após um capotamento?
Meu pitaco...

Essa é difícil... Depende muito do capotamento...
Eu verificaria basicamente todos os pontos de fixação de carroceria, molas, eixo, motor e câmbio. Além de conferir o alinhamento da direção e se as barras não entortaram. Talvez uma mola quebrada. Isso para uma "voltinha", digamos assim... Em casos mais graves, os estragos podem ser bem visíveis.
Quanto à "testes mecânicos", existem muitos, mas duvido alguém fazer isso, pelo custo. Se fôr fazer tudo que "deveria", sai mais em conta trocar a viatura. É mais da base do "se quebrar eu percebo"... :lol:


3-) O que deve ser verificado após um capotamento?
Isso já rolou em outro tópico...
Na hora, se demorou muito para desvirar, o óleo pode subir para as câmaras. Isso pode ocasionar calço hidráulico. É preciso tirar esse óleo, e completar o nível, para então fazer o motor funcionar. Em veículos à gasolina vc retira as velas e gira a chave. Em motores diesel, retire os bicos injetores e gire a chave. Assim o óleo será expulso das câmaras. Saia de perto ao fazer isso... :roll:
No mais, verifique os itens citados acima, veja se nada entortou...


4-) A gaiola, por mais projetada que seja, tem uma vida útil certo? Quanto tempo? Como avaliá-la após um capotamento?
Além de procurar por trincas e partes entortadas, só um exame para procurar micro fissuras, como o Wallace falou. Só que pra isso , vc terá que tirar toda a tinta... :roll: Realmente isso não compensa.
Depende muito da construção dessa gaiola e do acidente. Gaiolas boas, com triângulação, como o pessoal tem usado no trial, podem sair rolando por aí, em baixa velocidade (lógico!) sem grandes traumas. Já uma capotagem em alta velocidade, por melhor que seja a gaiola, vai entortar em algum lugar. Se o objetivo é esse, substitua a gaiola. Apesar de que nesse caso, será preciso substituir a viatura... :lol: :lol:


5-) Devo trocar o cinto de segurança após uma colisão?
Se fôr um cinto de 3 pontos, retrátil, é obrigatório. O mecanismo pode não funcionar da próxima vez.
Um cinto de competição, 4 ou 5 pontos (de qualidade! :roll: ), já é outra história. Lógico que uma medida sensata seria a troca, mas dependendo da força do impacto, faça uma verificação nas costuras e pontos de fixação, se não houver sinais de ruptura, não vejo pq descartá-lo, afinal seu custo pode ser bem alto.


6-) O carro amassado perde sua capacidade de absorver o impacto da batida certo? Então o correto seria SEMPRE trocar a peça por uma nova, e não desamassar... ou não?
Nisso concordo com o Wallace. :concordo:

[]'s

leopoldo
09/12/2005, 23:19
Só um adendo... equipamentos de escalada sofrem microfissuras ao sofrer quedas, imperceptíveis ao olho humano, só visíveis ao Raio-x, portanto devem ser descartados após o primeiro tombo...

Esse tópico está muito interessante.

Mas essa informação de RAIOS_X doeu !

Se alguém faz isso, eu é que não quero subir num equipamento testado assim. Tem que ser jogado fora mesmo. É mais seguro. Tem partículas magnéticas, líquidos penetrantes, ultra-som, correntes parasitas, todas essas técnicas muito mais baratas, rápidas e tão ou mais eficientes que os raios X, que são de uma complicação extrema. E o Wallace que já trabalhou na aviação anotou bem a questão.

Só uma pegunta que vc fez que parece não ter sido diretamente respondida:


1-) Será que a causa do acidente do Engesa pode ter sido alguma sequela do capotamento?

resposta:

Pode ser ou não. Tem gente com a benção do efeito cascata, lei de murphy, perseguição política, etc.....

Só avaliando beeeem de perto o caso, que afinal, vc não expos aqui no tópico.

Giovani
10/12/2005, 01:35
Só uma pegunta que vc fez que parece não ter sido diretamente respondida:


1-) Será que a causa do acidente do Engesa pode ter sido alguma sequela do capotamento?

resposta:

Pode ser ou não. Tem gente com a benção do efeito cascata, lei de murphy, perseguição política, etc.....

Só avaliando beeeem de perto o caso, que afinal, vc não expos aqui no tópico.
Tava me perguntando quando que o Leopoldo ia aparecer por aqui... :lol:

Aí Loras, se tem alguém que entende de análise de materiais e testes é o Leopoldo! :concordo:

Não respondi essa do ENGESA pq não sei do que estão falando... Ponham o link aqui...

[]'s

Eduardo Merege
10/12/2005, 02:59
Giovani, é do engesa do Marabah aqui do Forum,
No topico Engesa Floripa no Frota :wink:
Foi coisa feia :(

[]'s

Giovani
10/12/2005, 13:47
Giovani, é do engesa do Marabah aqui do Forum,
No topico Engesa Floripa no Frota :wink:
Foi coisa feia :(

:shock: Nossa!!! Que porrada!!!
O link é esse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8451&start=0

Bom, sem saber a real causa do acidente, é só especulação...
Considerando as observações do Matoso, que diz que algo quebrou e travou uma ou 2 rodas, pode ter sido um diferencial, semi-eixo ou cruzeta do munhão. Considerando a velocidade, se ele esqueceu de desligar a roda-livre, já pode quebrar alguma coisa. Ainda mais naquela AVM de "prástico" que está nele...
Outro ponto, seria uma observação até óbvia, mas tem gente que ignora... Um veículo usado para fazer trilha, jamais deve ser conduzido em alta velocidade. Não tem como prever o que vai quebrar ou quando. O esforço à que todos os componentes do jipe, principalmente transmissão (câmbio, T-case, Cardãs, Cruzetas, eixos...), estão sujeitos numa trilha, não pode ser medido. Podem ocorrer pequenas fissuras, que vão dar o ar da graça sem aviso!
No jipe é preciso ter e fazer uso do trio de segurança: gaiola, cinto e bom senso.

Estimo melhoras ao Marabah! :concordo:

[]'s

Wallace
10/12/2005, 16:07
Fiz uns cursos de ensaios não destrutiveis na SGS que é aqui pertinho de casa, mas não sei se tais cursos tem um custo elevado e se são abertos para particulares.

dero
10/12/2005, 18:20
Gaiola Interna X "Gaiola" Externa

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=205295#205295


valeu

leopoldo
10/12/2005, 18:45
mas não sei se tais cursos tem um custo elevado e se são abertos para particulares.


O CTA (aqui em SJC), a ABENDE (em SP), etc.... oferecem o curso para quem quiser.

São 3 níveis para cada tipo de ensaio, cursos na base de 40h.

Só que sem a experiência em campo, fica complicado o cabra entender o treinamento, que é voltado para pessoal já iniciado na arte.

Cursos desse tipo começam à partir de 1.000,00 cada.

Para quem quiser consultar as técnicas:

http://www.qualidadeaeronautica.com.br

Loras
12/12/2005, 13:48
Bom, obrigado pelas informações!!!! :D

Em relação ao raio-X, a informação me foi passada por alpinistas... :pensativo: e foi somente um exemplo!! :!:

Eles não fazem este tipo de teste, é mais barato e mais seguro descartar o mosquetão antigo e comprar um novo!!! :wink:

Citei somente como exemplo...

De qualquer forma, o que me intrigou foi o capotamento do Engesa!!

Sei que para resultados conclusivos, seria necessário fazer uma perícia na viatura para identificar qual a real causa do problema. Mas fico imaginando se por algum acaso, o capotamento não poderia ter causado danos aos rolamentos / semi-eixo? :?:

Quando a viatura fica inclinada, o eixo da força na roda se altera certo? Então, caso isso ocorra de forma súbita, pode ser suficiente para causar danos ao eixo? :?:

Pelas fotos, dá para "especular" alguma possível causa do acidente? :?:

Outra pergunta: existem empresas especializadas em recuperar chassis de veículos sinistrados, com máquinas que desentortam e alinham o chassis a frio. O chassis fica confiável após este processo? :?:

Abraços,

=Loras=

leopoldo
12/12/2005, 18:20
1- Em relação ao raio-X, a informação me foi passada por alpinistas...
2- o capotamento não poderia ter causado danos aos rolamentos / semi-eixo?
3- Quando a viatura fica inclinada, o eixo da força na roda se altera certo?
4- Então, caso isso ocorra de forma súbita, pode ser suficiente para causar danos ao eixo?
5- pelas fotos, dá para "especular" alguma possível causa do acidente?
6- O chassis fica confiável após este processo?

1- É a falta de oxigênio no cérebro que danifica as coneções entre os neurônios.
2- Possível mas muito improvável.
3- Certo.
4- Improvável. Só se a roda fosse submetida a um entortamento de 90º quase instantâneo. Mesmo assim, o rolamento roncaria antes de travar.
5- Não.
6- Depende de cada caso.

dero
12/12/2005, 18:59
1- Em relação ao raio-X, a informação me foi passada por alpinistas...
2- o capotamento não poderia ter causado danos aos rolamentos / semi-eixo?
3- Quando a viatura fica inclinada, o eixo da força na roda se altera certo?
4- Então, caso isso ocorra de forma súbita, pode ser suficiente para causar danos ao eixo?
5- pelas fotos, dá para "especular" alguma possível causa do acidente?
6- O chassis fica confiável após este processo?

1- É a falta de oxigênio no cérebro que danifica as coneções entre os neurônios.
2- Possível mas muito improvável.
3- Certo.
4- Improvável. Só se a roda fosse submetida a um entortamento de 90º quase instantâneo. Mesmo assim, o rolamento roncaria antes de travar.
5- Não.
6- Depende de cada caso.


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Loras
12/12/2005, 19:17
Opa!!! :!:

Novamente obrigado!!!

Concordo com a parte dos neurônios... :concordo:

Agora, só um comentário...

:arrow: 120 km/h com pneus mud... aquele barulhão... um Engesa com capota de fibra, janelas fechadas e música ambiente, daria para ouvir um rolamento roncar? :pensativo:

É isso aí... vivendo e aprendendo!!! :palmas:

Abraço,

=Loras=

=Loras=

Sergio Rocha
12/12/2005, 19:41
Opa!!! :!:



:arrow: 120 km/h com pneus mud... aquele barulhão... um Engesa com capota de fibra, janelas fechadas e música ambiente, daria para ouvir um rolamento roncar? :pensativo:

É isso aí... vivendo e aprendendo!!! :palmas:

Abraço,

=Loras=

=Loras=

Se fosse eu não ouviria.

Se fosse um piloto experiente, com certeza sim.

[]'por isso não ando a 120 de jipe

equipeminas4x4
13/12/2005, 14:52
Se fosse eu não ouviria.
_________________
Sergio Rocha


Esta é a maior prova q a idade afeta a audição. :mrgreen:

[]´s