PDA

Ver Versão Completa : Bomba de Gasolina Quebrada

Hugo4x4
04/12/2005, 20:45
Alô pessoal,

Na trilha o corpo da bomba de gasolina do meu CJ5 foi quebrado pelo braço de articulação da direção. Verifiquei que o braço fica muito perto da bomba quando esterço para esquerda, e possivelmente nas deformações do chassi ao passar por fortes erosões deve ter encostado e quebrado o corpo da bomba. Agora que terei que substituí-la por uma nova, terei que mudar de modelo de bomba ou entortar o braço para eliminará este defeito? Meu Jeep está original com motor BF 161 com exceção das rodas, pneus, jumelos e calços de 2".

Fabiano-SL
11/12/2005, 20:17
Essa sua bomba de gasolina nao esta montada de cabeça pra baixo?

A minha está ao contrario da sua...a entrada e saída ficam para cima.

se vc inverter, terá mais espaço ali.....

fontana
12/12/2005, 15:19
Essa sua bomba de gasolina nao esta montada de cabeça pra baixo?

A minha está ao contrario da sua...a entrada e saída ficam para cima.

se vc inverter, terá mais espaço ali.....

pela foto essa bomba é do motor 4cil.....a original willys é mais baixa e maior diametro....

Hugo4x4
12/12/2005, 18:22
Fabiano e Fontana,

O assento da bomba no bloco do motor e assimétrico e é igual a o da bomba, então não têm como colocar invertida a posição, comprei na Donatti uma bomba "Carter" nova para motor seis cilindros e é igual a da foto e na embalagem está descrito que é.

Fabiano-SL
12/12/2005, 19:42
Fala Hugo!

Estranho..a que eu comprei é para motor 6cl. mas funciona legal no motor 4cl Hurricane do meu jeep... deve esxitir outros modelos :pensativo:

Veja a foto....veja como a barra de direção passa longe da bomba...

fontana
13/12/2005, 11:19
Fabiano e Fontana,

O assento da bomba no bloco do motor e assimétrico e é igual a o da bomba, então não têm como colocar invertida a posição, comprei na Donatti uma bomba "Carter" nova para motor seis cilindros e é igual a da foto e na embalagem está descrito que é.

bom oq eu falei é q essa bomba parecia com a do motor OHC 4cil...uma vez eu coloquei uma num motor 6cil mas a haste é mais comprida e torta, dai ficou batendo, dai não deu certo...mas funcionou...
se bem q hj existem varios modelos externos dessas bombas....e é por isso q eu prefiro usar eletrica, custa a mesma coisa e não incomoda.....hehehehe...

FBM01
08/09/2022, 21:01
Fala Hugo!

Estranho..a que eu comprei é para motor 6cl. mas funciona legal no motor 4cl Hurricane do meu jeep... deve esxitir outros modelos :pensativo:

Veja a foto....veja como a barra de direção passa longe da bomba...

Coloquei uma bomba dessa do motor 6cl CJ5 no meu CJ3B e quebrou a haste dela. Já parei 02 bombas desta. O que pode ser?

Sydney66
09/09/2022, 19:53
Prezado FBM boa noite.

Se está quebrando a haste deve ser a posição de montagem, verifique se está igual a foto do amigo Fabiano. Pode ser que esteja invertida.

FBM01
10/09/2022, 09:23
A minha as mangueiras de entrada e saída estão para cima. Quando percebi que a gasolina não estava subindo para o carburador, resolvi tirar a bomba para ver, e a haste estava quebrada. Comprei outra e coloquei na mesma posição anterior e ela quebrou novamente. Comprei outra e estou esperando chegar ( o vendedor falou para colocar 02 juntas). Mas verificando o local onde vai a bomba, parece que só tem uma posição. Alguém pode me dar uma luz? Sou novo no forum e não sei como adicionar fotos aqui.

FBM01
13/09/2022, 21:59
Chegou a bomba nova, fiz a instalação com 03 juntas. O motor está funcionando novamente. Espero que não quebre de novo. A bomba que coloquei é uma do Willys 4cc OHC, marca NAKATA. Vou funcionar mais amanhã para ver se não vai dar problema. Obrigado pelas dicas acima.

Sydney66
14/09/2022, 19:45
NAKATA é uma boa marca, fora essa só BROSOL ou CARTER (acho que essa não existe mais). Agora a bomba do 4cc tem retorno (3 bicos) ou leva o retorno de volta para o tanque ou fecha ele ok?

FBM01
15/09/2022, 21:36
Boa tarde. A bomba que comprei chegou. Instalei com 03 juntas, sai para testar e fiquei na rua, a bomba quebrou novamente. Corri numa auto peça e comprei outra da BROSOL (240,00 pilas) instalei agora com 4 juntas e voltei para casa. Pensei que talvez estivesse invertida, mas não dá para colocar em outra posição. Caso quebre novamente vou tentar encontrar essa do 4cc com três bicos. Bllz.

Sydney66
15/09/2022, 22:48
FBM, boa noite;

Qual o motor de sua viatura? É de 4cc, o antigo Hurricane ou outro? Está estranho a quebra da haste assim.

Aristides Jr
16/09/2022, 10:13
Boa tarde. A bomba que comprei chegou. Instalei com 03 juntas, sai para testar e fiquei na rua, a bomba quebrou novamente. Corri numa auto peça e comprei outra da BROSOL (240,00 pilas) instalei agora com 4 juntas e voltei para casa. Pensei que talvez estivesse invertida, mas não dá para colocar em outra posição. Caso quebre novamente vou tentar encontrar essa do 4cc com três bicos. Bllz.

FBM! Este seu caso com certeza tem fácil solução! O Questionamento mais importante foi feito pelo Sidney! Qual o motor que está usando? Bomba não quebra a tôa! A bomba do meu CJ3A (51) é a mesma desde quando comprei nunca troquei, são 44 anos de uso! Continua funcionando bem! Tem coisa muito errada, não é junta não! Talves seja possível adaptar de outros modelos de motor, mas tem que observar todas as possíveis interferências, exemplo:- 1-encaixe no bloco, comprimento e altura da haste, entrada e saída do combustível, quando em movimento se alguma outra peça está batendo ou pegando nela!
Se ainda não consegue postar fotos tente descrever com mais detalhes o que acontece com bomba, qual parte está quebrando, percebe marca de esmagamento, lascados, onde está batendo ou forçando?

FBM01
16/09/2022, 10:55
Oi, o meu CJ3B (54) está com o motor hurricane 4cc. As bombas que coloquei, tanto a NAKATA com a BROSOL possuem a haste um pouco longa, eu acho. A primeira vez que quebrou foi bem rente ao bloco e a segunda vez foi só um pedaço, como se tivesse serrado a mesma. No local de instalação, somente dá para por com as mangueiras viradas para cima, portanto acho que não é o encaixe. Quando coloco a bomba nova ele funciona normalmente, tenho a impressão que tem algo que bate nela e quebra, mas não sei o que poderia ser.

Sydney66
17/09/2022, 18:53
Boa noite FBM.

O Aristides tem um jeep desse modelo e pode ajudar, inclusive me confirmar se eu estiver errado. A bomba original deste modelo era de combustível e vácuo, a parte de bombear o combustível era de uma cuba na parte de cima da bomba, a parte de criar vácuo era na parte de baixo da bomba e, nessa instalação, a haste dela ficava para baixo, por isso usando uma bomba atual, você instala com as conexões das mangueiras para cima ficando assim a haste da bomba para baixo, igual a antiga original.

Então pinte a haste e movimente o motor para marcar o ponto que que o "cames" do eixo bate na haste da bomba.
Talvez isso dê uma ideia do que está acontecendo.

Lembrando que adicionar juntas afasta a haste do eixo de acionamento, causando "pancadas" na haste devido o afastamento provocado nelas.

FBM01
18/09/2022, 19:53
Realmente Sydney, a bomba original é essa que você mencionou acima. Até hoje a bomba está funcionando, mas vou fazer isso, passar uma tinta na haste para ver.

Aristides Jr
19/09/2022, 15:41
Estava tentando ajudar o FBM e procurei imagens de bombas e gostei muito destas que são para reposição, não tem vácuo! Mas em compensação tem o tampo de vidro e uma alavanca para acionamento manual! Seria muito util no meu jeep que passa longos períodos sem ligar! https://jeepvillage.com/8844-large_default/fuel-pump-with-primer-lever.jpg

FBM01
23/09/2022, 11:12
A bomba original do 54 é parecida com essa da foto, só não tem essa alavanca de acionamento.

Aristides Jr
23/09/2022, 18:56
Quase todas as bombas de Jeep Willys são parecida! Acho que as diferenças de funcionamento tem a ver com a alavanca, se reparar bem existem tamanhos e formatos ligeiramente diferentes!