Ver Versão Completa : Pajero Sport 2.5 diesel hpe - Motor falhando acima 120 km/h
crvieira
02/03/2014, 08:21
Olá todos,
Sou novo por aqui e se alguém já teve experiência parecida e puder me ajudar ficarei grato.
Tenho uma Pajero Sport hpe 2.5 diesel automática, 2008/2009, está com 50.500 km, neste carnaval saí para viajar e notei que entre 130 e 140 km/h quando tento manter o carro em velocidade constante ele "falha", parecendo carro a gasolina com distribuidor molhado. Nestas velocidades o motor está próximo a 3.000 rpm, e se tiro o pé ou acelero a dita "falha" acaba.
Tem um tópico sobre problema parecido na sport 2.8 diesel, mas parece que ligado ao over drive do câmbio, mas no meu carro só tem 4 marchas, se tirar o over drive a 130 km/h o giro vai para 4.500 a 5.000 rpm, não varia 300 rpm como descrito no motor 2.8.
Meu carro é bem cuidado, todas as revisões feitas em ccs, e a última troca de óleos e filtros foi com 47.000 km, incluindo do câmbio, foi trocada a correia dentada, etc, serviço completo da 5a revisão.
No fim da viagem drenei o filtro de combustível, tinha uma "aguinha" mas muito pouca, nunca chegou a acender a luz indicativa no painel.
Em momento algum acendeu a luz amarela do motor no painel.
Bem, a "missa é longa", mas tentei ser o mais claro possível.
Abraços a todos e parabéns pelo portal, é muito legal.
Junior-L200Power
02/03/2014, 09:33
Amigo, isso tá com cara de diesel ruim... 90% de certeza viu!!
Se vc drenou o filtro e tinha água, então é o combustível mesmo!!
O correto é trocá-lo e não só ficar drenando a água!!
Os bicos podem estar começando a entupir tbm...ou todo o caminho do diesel pode estar criando gomas já!!
Coloca um pouco mais de meio tanque de diesel no reservatório e coloca 1L de querosene e seca esse tanque!!
Depois disso troque o filtro de combustível...vai dar uma boa limpada no sistema todo!!
OK?!
Eu costumo fazer isso a cada 4 ou 5 tanques cheios de diesel usados e nunca tive problemas com isso!!
Grande abraço!
crvieira
02/03/2014, 10:10
Obrigado pela resposta,
Apenas para confirmar, preciso voltar 650 km para chegar em casa novamente, aqui onde estou com certeza não acho este filtro, é fundamental fazer isto rápido para não prejudicar outras partes ou dá para esperar chegar?
Valeu.
Junior-L200Power
02/03/2014, 12:27
Pode voltar sim amigo... So a condução fica meio desagradavel.... Mas enche o tanque e coloca o querosene como te falei... Ja Vai fica um pouco melhor... E pisa gradualmente no acelerador, nao afunda o pé nao que isso ajuda a falhar menos... Grande abraço
crvieira
18/08/2014, 18:19
Olá a todos,
Finalmente achei um mecânico que descobriu o problema e resolveu. A válvula GR estava muito suja e carbonizada, ela foi desmontada e limpa e o problema acabou.
Neste período achei artista para todo tipo de defeito, um chegou a identificar uma vibração e desmontar o cardan e mandar balancear, mas nada adiantou.
Abraços a todos e obrigado pela ajuda.
Rafael de Araujo Lima
18/08/2014, 22:05
Tive este mesmo problema com a minha 2009/2010. Levei a 2 concessionárias diferentes e não conseguiram resolver. Limparam a turbina, disseram que era problema na alimentação de ar da turbina e nada resolveu. O pior é que é um problema intermitente, então, não consigo repetir todas as vezes que estou com mecânico.
crvieira
20/08/2014, 12:48
Olá a todos,
Finalmente achei um mecânico que descobriu o problema e resolveu. A válvula GR estava muito suja e carbonizada, ela foi desmontada e limpa e o problema acabou.
Neste período achei artista para todo tipo de defeito, um chegou a identificar uma vibração e desmontar o cardan e mandar balancear, mas nada adiantou.
Abraços a todos e obrigado pela ajuda.
Valvula EGR, ficou errado no post anterior e não sei se dá para editar o post.
Inclusive tem um tópico sobre ela aqui no fórum.
crvieira
25/05/2015, 06:35
Olá de novo, depois da Limpeza da válvula EGR, acabei autorizando isolar ela, me oreintei por um tópico sobre ela aqui no fórum inclusive.
Mas o problema do carro balançar havia diminuído mas nunca acabado completamente. Fui mudando de oficina por indicação de amigos, até que achei uma que deu a solução definitiva.
Foram trocados braço pitman, braço auxiliar, e os coxins de cabine. Aproveitei o domingo e saí na estrada para testar, agora acabou de vez. Nunca havia relatado que o carro tinha uma "flutuação", pois as duas primeiras oficinas que fui falaram que isto era "característo" deste carro, e que eu devia estar estranhando porque antes tinha uma Rav4, que a direção é mais justa, etc.
Fato é que depois destas trocas o carro virou outro, muito mais firme, mais na mão, mesmo em baixa velocidade andando na rua.
Não vou falar das oficinas que não acharam o problema, mas a que resolveu definitivamente eu faço questão, foi a Consertar4x4, que fica na av. Francisco Sá, 167 em BH.
Abraços e muito obrigado.
leandrim
02/08/2015, 20:45
Olá de novo, depois da Limpeza da válvula EGR, acabei autorizando isolar ela, me oreintei por um tópico sobre ela aqui no fórum inclusive.
Mas o problema do carro balançar havia diminuído mas nunca acabado completamente. Fui mudando de oficina por indicação de amigos, até que achei uma que deu a solução definitiva.
Foram trocados braço pitman, braço auxiliar, e os coxins de cabine. Aproveitei o domingo e saí na estrada para testar, agora acabou de vez. Nunca havia relatado que o carro tinha uma "flutuação", pois as duas primeiras oficinas que fui falaram que isto era "característo" deste carro, e que eu devia estar estranhando porque antes tinha uma Rav4, que a direção é mais justa, etc.
Fato é que depois destas trocas o carro virou outro, muito mais firme, mais na mão, mesmo em baixa velocidade andando na rua.
Não vou falar das oficinas que não acharam o problema, mas a que resolveu definitivamente eu faço questão, foi a Consertar4x4, que fica na av. Francisco Sá, 167 em BH.
Abraços e muito obrigado.
Ola amigo...
Vc. Isolou a egr vc. Nao sentiu nenhuna mudanca no motor?
Tipo mais ruido....
Esquentando mais quando abre capo..?
Eu isolei a minha senti tudo isso que relacionei.
A minha e. Uma pajero sport 2008 190.000 km
.
crvieira
03/08/2015, 06:17
Olá leandrim,
No meu carro não percebi nenhuma diferença, nada disto que você descreve ocorreu.
Abc