Ver Versão Completa : Kit Turbina OM 364 - Curva de alumínio furou
hercilio.neto
25/02/2014, 10:52
Conforme mostrei no tópico do "Imortal" a curva de alumínio do kit da turbina furou.
Isso aconteceu devido ao atrito do kit com o servo freio.
O atrito acontece em 2 peças. Uma furou e a outra está quase furando.
Segundo o amigo LM, é um problema crônico para quem usa kit Italy e servo freio moderno (grande).
Infelizmente não há como afastar as peças, já que são fixas, então só me resta abaular a peça no ponto de contato sob o risco de provocar alguma restrição.
Gostaria de saber se alguém já passou por esse problema e qual a solução encontrada.
452723 452724
mecamaniaco
25/02/2014, 11:31
Conforme mostrei no tópico do "Imortal" a curva de alumínio do kit da turbina furou.
Isso aconteceu devido ao atrito do kit com o servo freio.
O atrito acontece em 2 peças. Uma furou e a outra está quase furando.
Segundo o amigo LM, é um problema crônico para quem usa kit Italy e servo freio moderno (grande).
Infelizmente não há como afastar as peças, já que são fixas, então só me resta abaular a peça no ponto de contato sob o risco de provocar alguma restrição.
Gostaria de saber se alguém já passou por esse problema e qual a solução encontrada.
452723 452724
Isso já aconteceu com o Maik, colega nosso aqui do fórum. A solução por ele adotada foi a colocação de uma cunha entre o servo freio e a parede corta fogo, deixando o tambor do hidro-vácuo levemente inclinado para a esquerda (motorista).
elmestizo
25/02/2014, 14:02
Hercilio, bingo!!!
A melhor maneira é tentar refazer a tubulação com tubos de 2,5" ou 3". Não tem mta receita pronta, pois depende dos agregados que seu carro tem!!!
A bateria da sua é do lado do motorista né? Tem intercooler?
hercilio.neto
25/02/2014, 20:57
Hercilio, bingo!!!
A melhor maneira é tentar refazer a tubulação com tubos de 2,5" ou 3". Não tem mta receita pronta, pois depende dos agregados que seu carro tem!!!
A bateria da sua é do lado do motorista né? Tem intercooler?
A bateria fica no cofre do motor na frente no lado do passageiro. No lado do motorista fica o filtro de ar.
Intercooler ainda não tenho... ainda.
Cara, não tenho ideia de como refazer os dutos. O lugar é apertado pra caramba, fica tudo meio junto, a turbina, o servo freio e a caixa de direção.
hercilio.neto
25/02/2014, 20:59
Isso já aconteceu com o Maik, colega nosso aqui do fórum. A solução por ele adotada foi a colocação de uma cunha entre o servo freio e a parede corta fogo, deixando o tambor do hidro-vácuo levemente inclinado para a esquerda (motorista).
Mecamaniaco,
Vou aventar essa possibilidade com o mecânico, também vou tentar mais informações com o Maik (ele anda meio sumido).
maikpenner
25/02/2014, 22:53
A minha eu afastei já na instalação. Está distante e não tem marca nenhuma. Fiz exatamente o que o Mecmaniaco falou. Coloquei uma cunha por trás do servo freio, deixando-o inclinado para afastá-lo da tubulação.
hercilio.neto
26/02/2014, 08:16
A minha eu afastei já na instalação. Está distante e não tem marca nenhuma. Fiz exatamente o que o Mecmaniaco falou. Coloquei uma cunha por trás do servo freio, deixando-o inclinado para afastá-lo da tubulação.
Valeu Maik,
Vou falar com o mecânico, provavelmente faremos igual. Preciso ver como fazer para recuperar as peças.
hercilio.neto
15/05/2014, 11:26
Hoje analisando junto com o mecânico, constatamos os dois pontos onde há contato com o servo-freio.
O primeiro ponto,e mais contundente, é o atrito com o cilindro.
O segundo ponto de contato era com o caninho de freio. Esse foi fácil de resolver, pois bastou afastar o caninho metálico.
Quanto ao cilindro, pareceu-nos que a solução será substituir o cilindro pelo modelo Varga usado no servo-freio do 14B, que não tem os calombos do outro lado.
Hoje tinha bastante Band desmontada lá na oficina e deu pra ver a diferença.
Vejam as fotos:
462893 462894
Walter da Camper
15/05/2014, 11:45
Hercilio, na segunda foto do 1ª post dá pra ver claramente a marca do caninho. Pelo desgaste da peça o caninho de freio pode ter ficado fino como casca de ovo... portanto..., é melhor incluir um novo no orçamento...
Hoje analisando junto com o mecânico, constatamos os dois pontos onde há contato com o servo-freio.
O segundo ponto de contato era com o caninho de freio. Esse foi fácil de resolver, pois bastou afastar o caninho metálico.
Quanto ao cilindro, pareceu-nos que a solução será substituir o cilindro pelo modelo Varga usado no servo-freio do 14B, que não tem os calombos do outro lado.
Vejam as fotos:
bandoleiro
15/05/2014, 12:32
Olá Hercilio. Eu tenho essa curva sobrando. Me passa uma mp com teu endereço que eu te envio ela. Só vai gastar com frete.
hercilio.neto
15/05/2014, 12:46
Hercilio, na segunda foto do 1ª post dá pra ver claramente a marca do caninho. Pelo desgaste da peça o caninho de freio pode ter ficado fino como casca de ovo... portanto..., é melhor incluir um novo no orçamento...
Bem observado, Walter.
Vou alertar o mecânico.
Obrigado.
hercilio.neto
15/05/2014, 12:49
Olá Hercilio. Eu tenho essa curva sobrando. Me passa uma mp com teu endereço que eu te envio ela. Só vai gastar com frete.
Ôpa,
Aí sim, eu estava um pouco preocupado sobre a solda.
Vou passar meu endereço por MP.
Sergioporto
15/05/2014, 14:52
Ôpa,
Aí sim, eu estava um pouco preocupado sobre a solda.
Vou passar meu endereço por MP.
Tenho os dois ,se precisar avisa ,ok ?
hercilio.neto
15/05/2014, 20:53
Tenho os dois ,se precisar avisa ,ok ?
Valeu Sergio,
Qualquer coisa, eu dou um grito.
dea_arendt
19/05/2014, 15:30
beleza maik??
qual mecanico que você vai em curitiba??
tem alguns para me indicar??
voce é da igreja irmaos menonitas do boqueirao?? hahaha
Sergio c
21/05/2014, 09:21
Vejam as fotos:
462893 462894
No ano passado comprei um cilindro novo, p motor 364, e veio igual a esse do motor 14B, sem esse calombo.
hercilio.neto
21/05/2014, 10:15
No ano passado comprei um cilindro novo, p motor 364, e veio igual a esse do motor 14B, sem esse calombo.
O cilindro mestre do 14B é Varga e acho que foi desenvolvido exclusivamente para a Band.
O do OM tem esse calombo provavelmente porque era compartilhado com outros veículos que tem o caninho saindo pelo outro lado.
hercilio.neto
23/05/2014, 13:02
Hoje recebi a peça gentilmente cedida pelo amigo Ricardo (bandoleiro).
É essa aqui:
464078
Agora vou levar lá no meca.
Valeu Ricardo. Se precisar de algo por aqui, é só pedir.
Sergio c
24/05/2014, 10:00
Vejam as fotos:
462893 462894
O Hercilio, analisando melhor as fotos, é impressão minha ou o último pistão do motor 14B está furado, na segunda foto? Um abraço.
Os pistões do 14b tem essa cavidade. É próprio para motores turbinados.464198
hercilio.neto
24/05/2014, 12:33
O Hercilio, analisando melhor as fotos, é impressão minha ou o último pistão do motor 14B está furado, na segunda foto? Um abraço.
Sergio, olhos de lince.
Os pistões do 14b tem essa cavidade. É próprio para motores turbinados.464198
Dimasi,
eu desconhecia esse detalhe. O 14B da foto, uma Band de fazenda, não tinha turbina.
O meca disse que seria necessário encamisar, mas o proprietário pediu pra montar assim mesmo porque vai vender... espero que ele relate isso ao comprador, né.
Walter da Camper
24/05/2014, 13:02
Essa cavidade no pistão é típica de motores com injeção direta (sem pré-câmara e sem vela de aquecimento), independentemente de ser ou não turbinado. Esse da foto é do OM 314.
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/pisto-para-motor-toyota-om-314-050-com-rebaixo-valvulas-14544-MLB3983511594_032013-O.jpg
Sergio c
24/05/2014, 17:41
Essa cavidade no pistão é típica de motores com injeção direta (sem pré-câmara e sem vela de aquecimento), independentemente de ser ou não turbinado. Esse da foto é do OM 314.
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/pisto-para-motor-toyota-om-314-050-com-rebaixo-valvulas-14544-MLB3983511594_032013-O.jpg
Eu até já tinha ouvido falar nesse detalhe, mas também ouvi dizer que se qualquer motor diesel, se for turbinar e não tiver essa cavidade no pistão, e, se for um dia quente, subida de serra e o motorista atolar o pé de baixo até em cima, pode furar o pistão, aí já viu o estrago.....
Walter da Camper
25/05/2014, 12:51
Há motores diesel turbinados de fábrica que não tem essa cavidade por serem do tipo pré-câmara, como é o caso do 4d56 (L-200) e do 3L (hilux 2.8) cujo pistão tem apenas pequenas cavidades no formato e direção das válvulas.
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/jogo-de-pisto-bielas-mitsubishi-l200-e-pajero-25-diesel-14793-MLB237304916_4129-O.jpg
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/pisto-motor-hilux-28-04-3l-medida-050-7623-MLB5253007879_102013-O.jpg
Wanderband
31/05/2014, 00:22
Hercílio, estava lendo um post seu e observei que no seu motor tem uma mangueira de agua que vai para algum lugar e que o meu não tem nada no local. Tem uma chapinha em forma de losangulo fechando o local (na minha). Essa agua vai para onde??
465177
hercilio.neto
31/05/2014, 01:07
Hercílio, estava lendo um post seu e observei que no seu motor tem uma mangueira de agua que vai para algum lugar e que o meu não tem nada no local. Tem uma chapinha em forma de losangulo fechando o local (na minha). Essa agua vai para onde??
465177
É a mangueira do ar-quente. No meu jipe está isolado retornando direto do radiador. Mas pretendo reativar.
Nas Band que não tem ar quente é tampado.
Wanderband
31/05/2014, 01:18
Entendido agora. rsrsr Acho que em Rondônia não precisarei de ar quente não rsrsrsr:-)
Valeu amigo, obrigado!!