Conectar

Ver Versão Completa : AJUDA - Instalação farol auxiliar no teto do Troller.

thiago.tbrs
23/02/2014, 21:11
Olá pessoal!!

Sou novato no fórum, com o Troller e no mundo 4x4.
Semana passada instalei o guincho (sem problemas, plug and play) e esse fds aproveitei o tempo para instalar 4 auxiliares no teto.
A fixação foi tranquila, o problema é a instalação elétrica. Já fiz, porém ainda não liguei, pois estou com medo de ter ligado algo errado.:parede:

Segue um "passo a passo", agradeço se alguém que entenda um pouco de elétrica puder verificar se acertei ou não:

452483
Usei: Rack universal, 15m de fio 4mm, 1 relê 50A, porta fusível, 1 botão universal, conectores, furadeira, serrinha, trena, parafusos para fixação, 4 lampadas H3, 4 faróis Hella Comet 500 e uma supervisora de 4 patas. rrsrsrs minha sombra, Pandora.
452489
A cervejinha gelada não pode faltar!!:euforico:

452486
Igualando a distância entre os faróis.

452487
Faróis já fixados na barra do Rack. (Pandora conferindo se está bem alinhado)

452490
Passei o fio do teto para o interior do carro pela mesma furação onde passa o fio do desembaçador e desci por dentro do forro.

452491
"Close" da furação.

452492
Fio vindo do teto, passando pela mesma borracha do fio do desembaçador e indo para o interior do carro por dentro do forro.

452501
Como fica com a "mala" (porta luvas traseiro) fechada.

452502
Passei por toda lateral esquerda, caixa de fusíveis até sair no pé do passageiro (única passagem pro motor que encontrei).

452507
Caminho percorrido até o porta fusível e bateria.

452509
Faróis e Rack fixados ao bageiro original.

452510
Como ficou. Lá no fundo a motoca, está com ciúmes, ultimamente a atenção é toda do Troller.:chorandoderir:

452514
Com as capinhas.

452515
Utilizei este esquema para fazer a ligação. Para evitar problema com a garantia, não utilizei nenhuma fiação ou conexão já existente no carro e liguei diretamente na bateria.

As dúvidas são:

Utilizei um único fio de 4mm passando pelos 4 faróis indo até o relê, botão e bateria. Está correto?
Utilizei um único fio de 4mm para o terra dos faróis. Está correto?
A ligação do relê e botão como no esquema mostrado, mas direto na bateria, estão corretos?

Espero ajudar alguém que tenha estas mesmas dúvidas.
Abraços!!

Paulo Cowboy
24/02/2014, 12:38
Eu fiz a ligação do meu um pouco diferente da sua. Por lei, o farol de milha só pode ser utilizado juntamente com o farol alto. :stop:
Então fiz o seguinte:
Na posição que voce colocou a chave de liga e desliga eu liguei direto no sinal do farol alto e na posição que vc ligou o terra, eu fiz o mesmo, porem com uma chave liga e desliga.
Sendo assim, qdo vc liga o farol alto e a chave, ele acende. Com qualquer um dos 2 desligados ele fica apagado.
Achei que ficou bom e nenhum "puliça" vai me encher o saco. :euforico:

Paulo Cowboy
24/02/2014, 12:47
Outra coisa, se pegar um "otoridade" chato, o cara pode implicar por ter 4. Pela Resolução do Contran 277 tem se que:
4.2 FAROL DE LONGO ALCANCE
4.2.1
Presença
Opcional em veículos automotores. Proibida em reboques e semi-reboques.
4.2.2
Quantidade
Dois.
4.2.3
Esquema de montagem
Nenhuma especificação particular.
4.2.4
Posicionamento
4.2.4.1
Na largura: nenhuma especificação particular.
4.2.4.2
Na altura: nenhuma especificação particular.
4.2.5
Generalidades
4.2.5.1
Os faróis de longo alcance devem cumprir os mesmos requisitos gerais exigidos
para os faróis de luz alta, com as seguintes observações:
4.2.5.1.1
Os faróis de longo alcance somente poderão entrar e permanecer em
funcionamento quando estiverem acionados os faróis principais de luz alta.
4.2.5.1.2
Complementando o requisito 4.1.9.1 dos faróis principais de luz alta, a
intensidade máxima do conjunto faróis principais de luz alta e faróis de longo
alcance, quando estes também estão em operação, não deve superar 340.000 cd.

homerohermida
24/02/2014, 14:11
Se estiverem tapados com as capinhas, normalmente não há problema. Faça a ligação como descrito pelo colega e destape apenas fora da estrada e à noite, é claro!

Leonardo Correia
24/02/2014, 18:50
Boa noite Thiago.

Da uma olhada no topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/69505-rapaziada-potiguar-930.html

E se precisar posso ajudar nas monagens.

Abraços

thiago.tbrs
25/02/2014, 20:59
Valeu Paulo, obrigado pelas dicas.
Liguei os faróis e funcionaram sem problemas. Mantive a ligação independente do acionamento dos faróis originais, estou usando as capinhas, acredito e espero não ter problemas com as autoridades..:stop:
De acordo com o código de trânsito, os milhas originais estão irregulares, pois para ligá-los basta girar a chave. Vai entender..

Valeu Leonardo, vou acompanhar o tópico da rapaziada potiguar, já fiz muita trilha de moto em Recife, mas tratando-se de 4x4 sou completamente inexperiente. Seria ótimo conhecer e fazer vários passeios com a galera veterena.

Leonardo Correia
26/02/2014, 06:16
Thiago,

Nesse carnaval se tiver afim de fazer alguma trilha, e so avisar. E provavel que iremos fazer uma para o litoral sul e outro para o norte.

Meu telefone 88023294

Abracos

Paulo Cowboy
26/02/2014, 09:36
Thiago, na verdade o original é de neblina e não de milha, por isso deve ser ligado independente conforme a resolução 227 do Contran...
4.4.7
Conexões elétricas
Deve ser permitido ligar e desligar os faróis de neblina dianteiros
independentemente dos faróis alto, dos faróis baixo ou qualquer combinação de
faróis alto e baixo.

Sandrãobh
26/02/2014, 13:42
Thiago, na verdade o original é de neblina e não de milha, por isso deve ser ligado independente conforme a resolução 227 do Contran...
4.4.7
Conexões elétricas
Deve ser permitido ligar e desligar os faróis de neblina dianteiros
independentemente dos faróis alto, dos faróis baixo ou qualquer combinação de
faróis alto e baixo.

Eu acho, que pela altura de instalação, os faróis do Troller são de luz auxiliar e não neblina!! Posso até estar enganado, mas os de neblina devem ser instalados até certa altura (30 cm se não me engano) do solo, e os de ''milha'' que acendem sem o farol alto já foram modificados pelos donos e estão fora da norma.

abç.

homerohermida
26/02/2014, 14:07
O meu 2008, segundo o manual do proprietário, os faróis são auxiliares e só ligam junto dos altos por causa da resolução do Contran número sei lá qual…

Paulo Cowboy
26/02/2014, 19:28
Pela resolução acho q na posição original pode ser de neblina sim... e quanto a farois auxiliares, tanto os de neblina quanto os de milha são auxiliares... :cool:

4.4.4 Posicionamento

4.4.4.1 Na largura, o ponto da superfície aparente, na direção do eixo de referência,
mais afastado do plano longitudinal mediano do veículo, não deve estar a mais
de 400mm do extremo da largura total do veículo.

4.4.4.2 Na altura, não inferior à 250mm acima do solo para veículos da categoria M1
e N1 e não superior a 800mm acima do solo; Para as outras categorias de
veículo nenhum requisito.
Entretanto, nenhum ponto da superfície aparente, na direção do eixo de
referência, deve estar mais alto do que o ponto mais alto na superfície
aparente, na direção do eixo de referência, do farol baixo

Sandrãobh
26/02/2014, 21:01
Cowboy, vaca Nelore e Holandesa é tudo gado, mas um é de corte e o outro é de leite!!! Veja:

2.7.10.1 "Farol de longo alcance" é um farol adicional, de facho de luz concentrado e de
alta intensidade, semelhante ao farol de luz alta, destinado a auxiliar a iluminação, à
distância, à frente do veículo.
2.7.20 “Farol de neblina dianteiro” é o farol utilizado para melhorar a iluminação da
via em caso de neblina, nevasca, tempestade ou nuvem de poeira;

4.2.2 Quantidade

Dois

4.2.5.1.1 Os faróis de longo alcance somente poderão entrar e permanecer em

4.4 FAROL DE NEBLINA DIANTEIRO

4.4.2 Quantidade

Dois
Será que no Troller tem isso???? Eu nunca vi!!!
4.4.8 Indicador de acionamento

Obrigatório. Uma luz de alerta não intermitente, independente.

A altura vc tá certo é até 80 cm e acho que o teto do T4 é mais alto que isso .... então é farol de longo alcance ou milha...No meu os milhas no PC já ficam a mais de 80 cms de altura....

abç.

Paulo Cowboy
27/02/2014, 04:16
É tudo gado, assim como milha e neblina são auxiliares... cada um ao seu modo... :tomate:
Quanto ao indicador de acionamento, pelo menos no meu, qdo vc acende o farol de neblina, alias, o botão indica que ele é de neblina, uma luz fica acesa no proprio botão... isso é um indicador de funcionamento.http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/227644d1275066292-radio-py-no-troller-2009-aonde-instalar-radio-1.jpg

Aquele simbolo é o de farol de neblina e não de farol de milha...

Quanto a altura do farol de neblina original acima do parachoque não fica a mais de 80cm, pelo menos não com os pneus originais.
Já os instalados no teto, eles são de milha e não de neblina... alias, a questão da altura maxima para o de milha se dá pq acima disso ele não faria mto sentido... é bom te-lo o quanto mais baixo para iluminar por baixo da nevoa e evitar ao maximo a reflexão da lux na nevoa.:)

Sandrãobh
27/02/2014, 12:15
É tudo gado, assim como milha e neblina são auxiliares... cada um ao seu modo... :tomate:
Quanto ao indicador de acionamento, pelo menos no meu, qdo vc acende o farol de neblina, alias, o botão indica que ele é de neblina, uma luz fica acesa no proprio botão... isso é um indicador de funcionamento.http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/227644d1275066292-radio-py-no-troller-2009-aonde-instalar-radio-1.jpg

Quanto a altura do farol de neblina original acima do parachoque não fica a mais de 80cm, pelo menos não com os pneus originais.
Já os instalados no teto, eles são de milha e não de neblina... alias, a questão da altura maxima para o de milha se dá pq acima disso ele não faria mto sentido... é bom te-lo o quanto mais baixo para iluminar por baixo da nevoa e evitar ao maximo a reflexão da lux na nevoa.:)

São auxiliares, mas diferenciados pela legislação....
Luz de indicação, até aonde eu sei , é no painel de instrumentos , como as seta, farol alto ,etc.... essa luzinha aí é somente para achar o botão na escuridão,como os dos vidros elétricos e etc... penso eu!!! E o tópico é sobre os faróis de milha instalados no teto, ou seja, pela lei, só podem 2 e não podem acender sem conjugação com o farol alto. Fato!!
Quer instalar?... instala, o carro é seu!!

abç.

Paulo Cowboy
28/02/2014, 10:28
Ei Sandrão, concordo com voce, ambos são auxiliares e perante a lei tem suas diferenças... mas não precisa ficar bravo... :brinde: só estamos tentando instruir o rapaz... :euforico: é claro q cada um instala o q quer no carro...
Só estava chamando a atenção em relação as leis pq trabalho com isso e sempre tenho que lidar com isso nos projetos... mas sem estress.... :cool:

Sandrãobh
02/03/2014, 11:57
Ei Sandrão, concordo com voce, ambos são auxiliares e perante a lei tem suas diferenças... mas não precisa ficar bravo... :brinde: só estamos tentando instruir o rapaz... :euforico: é claro q cada um instala o q quer no carro...
Só estava chamando a atenção em relação as leis pq trabalho com isso e sempre tenho que lidar com isso nos projetos... mas sem estress.... :cool:

Fala Paulo, não fiquei bravo não... :discordo:, sou um pouco chato mesmo...rsrsrs e levo à sério o fórum. Por isso quando uma informação aqui postada pode trazer uma interpretação dúbia ou errônea,penso que a mesma deva ser debatida à exaustão!!!

Quanto a instalação, mesmo sabendo o que diz a lei, suas inúmeras regras e interpretações, ontem acabei de instalar meus LED's, 2 de 60w, e uma barra de 72w, conjugados com o farol alto, pensa em algo cegante para o motorista que trafega no sentido contrário, mas tenho a consciência e o meio de usá-los somente no off road ou estradas desertas, mas se um policial me indagar, saberei que estou errado, pagarei por isso, mas não fui enganado ao receber informações equivocadas ou pelas metades ( não estou dizendo que qualquer um aqui fez isso por querer, por isso o debate é justo)!!!

Sua ajuda é louvável, pois sem ela não teríamos iniciado um confronto de ideias que nos levou a outros estudos e caminhos antes não vislumbrados!

abç.

Paulo Cowboy
03/03/2014, 00:13
Concordo, das discussões saem as ideias, as soluções.... :brinde:

"ontem acabei de instalar meus LED's, 2 de 60w, e uma barra de 72w"

Sandrão, eu sempre acho que podia melhorar a minha iluminação a noite e ontem ao passar por uma necessidade nesse sentido, me indaguei novamente sobre a necessidade de mais farois no meu carro... agora lendo seu post... ja me falaram sobre essas milhas de led e sobre essa barra tb... mas o q vc achou? Q modelo usou? E desculpe a curiosidade, onde comprou?

Abrasssss

Vermeio
03/03/2014, 09:49

Paulo, este radio é PY? qual o modelo?
estou querendo colocar um neste lugar mas o meu icom nao cabe...
abraço

Sandrãobh
03/03/2014, 13:13

Sandrão, eu sempre acho que podia melhorar a minha iluminação a noite e ontem ao passar por uma necessidade nesse sentido, me indaguei novamente sobre a necessidade de mais farois no meu carro... agora lendo seu post... ja me falaram sobre essas milhas de led e sobre essa barra tb... mas o q vc achou? Q modelo usou? E desculpe a curiosidade, onde comprou?

Abrasssss

Paulo, os dois de 60w ( 2X60W CREE LED Work Light Round Offroad Boat SUV Atvute Flood Beam | eBay (http://www.ebay.com/itm/2X60W-CREE-LED-WORK-LIGHT-ROUND-OFFROAD-BOAT-SUV-ATVUTE-FLOOD-BEAM-/181337594228?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item2a38901974&vxp=mtr) ) comprei de um vendedor do ML por 630,00 com frete, jonathanrath3@gmail.com , de SC, e previamente olhando no ebay US tava por volta de 120 U$, então, resolvi comprar por aqui e não esperar a boa vontade da RF por causa de uns reais a menos!!! A barra ( 72W CREE LED Work Driving Fog Spot Light Roof Bar Off Road 4X4 ATV UTV SUV Truck | eBay (http://www.ebay.com/itm/72W-CREE-LED-Work-Driving-Fog-Spot-Light-Roof-Bar-Off-Road-4X4-ATV-UTV-SUV-Truck-/380840313594?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item58abda02fa&vxp=mtr) ) meu irmão trouxe na mala da Inglaterra e custou uns 300 reais. São chineses, mas aparentam muito boa qualidade, fios grossos e case em alumínio...

Eu os testei dentro da cidade, mas a diferença é brutal, não sei nem como fotografar ou filmar o efeito real, mas vou tentar fazê-lo hj à noite, em uma estrada de terra, e posto aqui!

abç.

Paulo Cowboy
03/03/2014, 18:36
Paulo, este radio é PY? qual o modelo?
estou querendo colocar um neste lugar mas o meu icom nao cabe...
abraço

Vermeio,

Eu tava com preguiça de descer na garagem tirar uma foto do meu e acabei pegando essa foto na net... tb fiquei curioso em saber q modelo era esse, pq caberia ali no buraco do painel, mas não consegui descobrir o modelo não....

Sandrãobh
07/03/2014, 22:46

Abrasssss

Paulo, tirei uma foto a uns 150 ~ 200 metros do carro, é só para vç ter uma ideia!! 453994 aquele lááááá longe sou eu, e ainda dava para ir mais longe !!!

abç.

Paulo Cowboy
09/03/2014, 17:14
Sandrão, essa foto é com td aceso?? Ficou bem bacana hein!!! Show de bola...

Sandrãobh
09/03/2014, 18:32
Sandrão, essa foto é com td aceso?? Ficou bem bacana hein!!! Show de bola...

Sim, acendi os 3 Led's 192 w e cerca de 17.000 lumens! A diferença é imensa, para trilha e estradas sem movimento contrário é o bastante, em minha opinião!!

abç.

fabioRSC
06/11/2015, 17:58
Outra coisa, se pegar um "otoridade" chato, o cara pode implicar por ter 4. Pela Resolução do Contran 277 tem se que:
4.2.1
Presença
Opcional em veículos automotores. Proibida em reboques e semi-reboques.
4.2.2
Quantidade
Dois.
4.2.3
Esquema de montagem
Nenhuma especificação particular.
4.2.4
Posicionamento
4.2.4.1
Na largura: nenhuma especificação particular.
4.2.4.2
Na altura: nenhuma especificação particular.
4.2.5
Generalidades
4.2.5.1
Os faróis de longo alcance devem cumprir os mesmos requisitos gerais exigidos
para os faróis de luz alta, com as seguintes observações:
4.2.5.1.1
Os faróis de longo alcance somente poderão entrar e permanecer em
4.2.5.1.2
Complementando o requisito 4.1.9.1 dos faróis principais de luz alta, a
intensidade máxima do conjunto faróis principais de luz alta e faróis de longo
alcance, quando estes também estão em operação, não deve superar 340.000 cd.

Amigo Paulo Cowboy, O trecho que copiou da resolução 227 de 09 fevereiro de 2007 do CONTRAN etá correto! Mas na mesma resolução Anexo1 - Apêndice 7, diz que é permitido no máximo 2(dois) faróis de longo alcance, que são os faróis de milha.

Já tentei enquadrar os outros 2 faróis (dos 4 faróis de milha) em outra categoria como faróis de Neblina, Faróis Principais (que vc pode ter até 6 dependendo da classificação do veiculo) ou até faróis de rodagem diurna. porém eles sempre fogem a alguma especificação necessária para enquadra-los em outra classificação (por assim dizer).

Ou seja, se temos 4 faróis de milha no teto estamos sujeitos a apurrinhação de policia e/ou vistoria (pra quem mora do RJ). Não tem jeito!

Abraço!