Ver Versão Completa : A próxima vtr NÃO será um Troller... mas que opção eu tenho?
Paulo_CW
31/01/2014, 09:21
Preciso de uma luz pessoal,
Estou querendo trocar meu Troller 3.0 100% bloqueado, guincho 12k, eixos Ensimec e muitos etc... por outra viatura, mas a questão é que não sei qual ainda...
Não é pra ser o carro do dia a dia... é para as trilhas e aventuras quais diminuíram muito de frequencia com a chegada do filho e serão mais leves (kkkk.... nem tanto) daqui pra frente...
Minhas opções:
Wrangler - a princípio penso no 4P por causa do espaço, mas não descarto o 2P... gosto muito dele e certamente me atenderá com o conforto que não posso ter no Troller... não me preocupo com consumo, e sim na segurança, freios q funcionam, ABS, airbag (peca por não ter eixo flutuante), só tenho medo dos gastos e a preocupação com o mecânico q entenda dele.
Pajero 3P (nem penso na 4p) - já tive uma de uso exclusivo para trilhas e acho demais, bonita, confortável, robusta e um canhão para andar mas perdeu muito a vocação off road a partir dos modelos 2001... e ficou sem opções para alterações de suspensão etc... 4x4 de muito luxo.
Triton - é a pick-up que tem a lataria mais elevada de todas e ainda fácil de fazer um lift e por pneus maiores, bom motor e boa segurança, acho a melhor pick-up para o uso off road de verdade...
Dakar - idem a triton, mas sei lá por ela no mato... que dó.
Troller mais novo - por tantas reclamações e comentários inclusive do meu mecânico, não pegaria um 3.2 e neste caso pegar um 11/12... não valeria a pena pra mim a troca visto q o meu ta novo...
Será q tenho mais opções....
Estou querendo trocar meu Troller...
Vai de JK 3.6 e seja feliz... Uma pena não ter o diesel por essas bandas, mas o JK não irá te deixar sem opções.
Paulo_CW
31/01/2014, 16:39
O JK 3.6 - 4P não cabe no meu bolso... estava pensando no 4P mod. 2011...
Walter da Camper
31/01/2014, 17:46
Se é para fazer trilha e vc faz questão de carro novo ou semi-novo, só sobram Troller e Wrangler.
Talvez valha a pena esperar até março (data em que a Troller, teoricamente, não poderá mais vender seu modelo que não tem ABS e Air Bag) e ver o que virá... uma nova versão do T4, talvez com novo motor ou quem sabe um novo modelo totalmente diferente.
Só tentando dar uma iluminada: Nissan XTerra, Nova Ranger, Triton Savana, Defender 110, JK Wrangler (não lembro de outros que poderiam atender)
Paulo, ao custo de manutenção e resistência do troller, de meca para Alá te adianto que você pode se preparar pra gastar bem mais na volta das brincadeiras pesadas.
Só na perda do eixo flutuante... já vai din din pra torneiro, mecânico (esse abre um baita sorriso), soldador, lojas 4x4, entre outros felizardos
Paulo_CW
01/02/2014, 11:36
Walter...
Então, até já pensei nesta possibilidade mas esperar a boa vontade dos "lançamentos" da troller e pra acabar... de qualquer forma tbm não estou com pressa na compra.
Paulo_CW
01/02/2014, 11:43
Pumba...
Quero uma vtr mais nova, dae a Xterra não se encaixa... a Land não esta nos meus planos.. e a triton tem uma grande possibilidade pois considero a pick-up com a maior vocação off road...
E sem dúvida q a nova vtr terá de encarar umas trilhas... talvez não tão pesadas, mas sabe como eh....kkkkkk
A principio vejo q não vou ter muito pra onde correr q não seja Wrangler q gosto mas tenho certo receio ou a triton q não terei uso pra caçamba....mas gosto da confiabilidade das Mits...
Pumba...
Quero uma vtr mais nova, dae a Xterra não se encaixa... a Land não esta nos meus planos.. e a triton tem uma grande possibilidade pois considero a pick-up com a maior vocação off road...
E sem dúvida q a nova vtr terá de encarar umas trilhas... talvez não tão pesadas, mas sabe como eh....kkkkkk
A principio vejo q não vou ter muito pra onde correr q não seja Wrangler q gosto mas tenho certo receio ou a triton q não terei uso pra caçamba....mas gosto da confiabilidade das Mits...
Paulo, se você gosta das mits, talvez uma pajero full 3p bloqueada e com parachoques off-road e um pouco de lift te atenda.
Se você considera a triton, dê uma boa olhada na ford ranger também. Em termos de vocação off-road, eu ficaria com a ford. Em segunda opção, triton savana. O jk wrangler também é uma ótima opção.
Dependendo do que você pretende, a pajero não vai dever nada ao wrangler, tanto em desempenho quanto custo de manutenção.
As picapes novas estão muito largas, pra trilha, são um trambolho. Só opte por uma picape dessas se for ficar no mamão com açúcar mesmo.
Armindo Neto
02/02/2014, 14:04
Paulo, por que não continuar com seu T4 3.0?
Uma opção seria, com o dinheiro que você vai gastar trocando de 4x4, você dava uma revisão geral no seu Troller, melhorava ele, e ficaria com um jipe que você conhece todo o histórico.
Essa é só uma ideia...
boa sorte na escolha.
abraço
Paulo_CW
03/02/2014, 07:07
Pumba...
Já tive Pajero e considero ela excelente para trilhas, a minha era bem equipada com bloqueio pcs, etc... mas acontece que Pajeros acima de 2001, perderam toda essa vocação, são monobloco e não tem sequer opção de ARB pra elas (se não me engano)... ou seja, não tem como fazer um BL sequer para pneus maiores... são muito boas para raid's apenas...
Se comparar a Nova Ranger que esta muito boa e bonita... para meu uso, a Triton leva vantagem quando se trata de off road... tem menos lataria... obviamente as alturas de diferenciais depende de pneus, mais a Triton tem a carroceria mais alta e deve ser um pouco mais curta (não preciso de caçamba)... q facilita....
Vamos ver.... por enquanto estou entre Wrangler e triton (ainda pensando na dakar)...
Paulo_CW
03/02/2014, 07:11
Armindo...
Então, meu troller já esta zerado, e tem tudo q precisa para qualquer trilha, bloqueio, guincho, suspensão, etc... e com apenas 33mkm... é q estou a procura de mais espaço e conforto... como comentei acima, nem pensaria na troca do meu t4 por um 3.2... só pra ter uma vtr mais nova...
por enquanto estou entre Wrangler e triton (ainda pensando na dakar)...
O diesel leva vantagem em várias situações, principalmente com a maior autonomia, ainda mais em trilhas. Se tuas opções são diesel x gasolina (ou flex), talvez fique mais fácil decidir pelo diesel. A vantagem do JK é ter eixo rígido na dianteira, e ser mais estreito. Tudo depende de aonde pretende ir - se não for lugares tão difíceis, que uma picape passa, talvez a melhor opção seja a dakar diesel.
Fred Bailune
03/02/2014, 16:50
Pumba...
Já tive Pajero e considero ela excelente para trilhas, a minha era bem equipada com bloqueio pcs, etc... mas acontece que Pajeros acima de 2001, perderam toda essa vocação, são monobloco e não tem sequer opção de ARB pra elas (se não me engano)... ou seja, não tem como fazer um BL sequer para pneus maiores... são muito boas para raid's apenas...
Se comparar a Nova Ranger que esta muito boa e bonita... para meu uso, a Triton leva vantagem quando se trata de off road... tem menos lataria... obviamente as alturas de diferenciais depende de pneus, mais a Triton tem a carroceria mais alta e deve ser um pouco mais curta (não preciso de caçamba)... q facilita....
Vamos ver.... por enquanto estou entre Wrangler e triton (ainda pensando na dakar)...
Oi Paulo,
Ja tive as Pajeros antigas e as novas, acho que as novas sao melhores do que as antigas na trilha, principalmente pela altura do carro.
Para levantar a receita é muito simples, molas da ironmann ou OME, sobre por volta de 2.5 polegadas. O pneu eu uso os Mamute (recapado) 285/15/16 e BF Mud 285/15/16 para coisas mais leves.
Sobre o bloqueio o original ja resolve e muito 90% das vezes, mas é possivel colocar os ARB (vou colocar os traseiros assim que possivel).
Se precisar de alguma informação adicional e só falar, no mais o carro vc ja conhece.
Abs
Paulo_CW
03/02/2014, 17:47
Fred...
Seus comentários são sempre importates e já li muitos os seus posts... Vc me deu algumas informações onde eu estava equivocado, caso o ARB para as acima de 2008... (mas penso que só traseiro certo)... a sua é gás... ou diesel?
Fred Bailune
03/02/2014, 18:07
Fred...
Seus comentários são sempre importates e já li muitos os seus posts... Vc me deu algumas informações onde eu estava equivocado, caso o ARB para as acima de 2008... (mas penso que só traseiro certo)... a sua é gás... ou diesel?
Paulo,
Os dianteiros eu não sei (mas posso ver para você). Eu já tive uma diesel e outra gasolina (acabei de pegar uma nova e a diesel), minha conclusão é a seguinte se o carro tiver como principal finalidade trilha, vai de gasolina que esse motor é um canhão. Tirando o consumo o lado ruim é que a autonomia é um lixo (aprox 380 com esses pneus) o que inviabilizada qualquer viagem mais longa.
Resumindo só voltei para a diesel porque além de trilhas quero voltar a fazer viagens mais longas (se tudo der certo transamazônica 2015 tamo lá e de Pajero hahahah).
É isso, uma coisa eu concordo com a turma, o Wangler é mais jipe do que a Pajero (principalmente porque é muito mais fácil de equipar e se você quiser pode colocar pneus 40 por exemplo o que na Pajero não rola mesmo). mas para usar o carro para trilhas e viagens não conheço um carro tão bom quanto esse.
Abs
Pumba...
Paulo, concordo com você que as Pajeros perderam muito a vocação off-road, mas para o uso que você descreveu, está mais do que de bom tamanho.
Agora, monobloco é outra história mesmo. Quando forem te puxar, peça pra que puxem com bastante carinho e não invente outros pontos de ancoragem no veículo. E o mais importante: Não confie no seu amigo chinês!
Amigo chinês ajuda o outro a guinchar seu carro atolado - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=e-G_0psFzVE#t=257)
Paulo_CW
04/02/2014, 07:29
Fred... vou abusar um pouco,
Como esta equipada a sua Pajero? pneus 285, molas Ironman e quais amortecedores? qual é o bloqueio q ela tem original? O PC dianteiro é da Four Whell? colocou estribos? como estão as cx de ar da sua? Acho q não existe snorkel para as 2008 certo?
Tem algum problema crônico dela nas trilhas... quando tinha a minha de uso exclusivo pra trilhas... a cada 6 meses tinha de trocar o jogo das polias dianteiras, esticador... etc, pois aqui as trilhas são com muita lama e elas não aguentavam nada...
Bom, já não pensava mais na Pajero... mas vc esta me fazendo se coçar aqui.... pq trilha no puta conforto da Pajero é outra coisa neh...
Olha aí como era minha vtr, fui um dos primeiros a por Pajero na trilha aqui na região...uma 97, com ARB, amortecedores OME, molas da 4P, BL 2", pneus 285, guincho 12k, PCs, estribos, proteções...só alegria nas trilhas...
Paulo_CW
04/02/2014, 07:30
Pumba...
nem falar nada..... kkkk
Fred Bailune
04/02/2014, 09:24
Fred... vou abusar um pouco,
Como esta equipada a sua Pajero? pneus 285, molas Ironman e quais amortecedores? qual é o bloqueio q ela tem original? O PC dianteiro é da Four Whell? colocou estribos? como estão as cx de ar da sua? Acho q não existe snorkel para as 2008 certo?
Tem algum problema crônico dela nas trilhas... quando tinha a minha de uso exclusivo pra trilhas... a cada 6 meses tinha de trocar o jogo das polias dianteiras, esticador... etc, pois aqui as trilhas são com muita lama e elas não aguentavam nada...
Bom, já não pensava mais na Pajero... mas vc esta me fazendo se coçar aqui.... pq trilha no puta conforto da Pajero é outra coisa neh...
Olha aí como era minha vtr, fui um dos primeiros a por Pajero na trilha aqui na região...uma 97, com ARB, amortecedores OME, molas da 4P, BL 2", pneus 285, guincho 12k, PCs, estribos, proteções...só alegria nas trilhas...
Paulo,
Meu carro está com penus 285 (recadado 35" de altura), molas Ironman, amortecedores originais (coloquei os da Ironman mas nao senti nenhuma diferenca nao vale a pena a comprar), parachoque de ferro, protecoes inferiores (duas dianteiras, uma para a caixa e outra de combustível), estribo, guincho 8.5 superwinch cabo sintético. Montei o carro todo na 4wd com o Jorge. Próximos passos serão snorkel (sim ja tem para esse carro) e parachoque traseiro.
O bloqueio desse carro é 100% mas atua pelo ABS, a grande vantagem que ele "protege" o carro e traciona o máximo possível sem quebrar semi eixo etc. A desvantagem é que ele tem um pequeno delay para armar, o que as vezes atrapalha. Por isso vou colocar os ARB atras.
Até hoje o único problema que tivemos foi a quebra de 2 homocinéticas dianteiras (uma delas dando tranco de re para tirar uma land de um buraco eita carro pesado hahaha). No mercado livre compramos por R$ 600,00 e problema resolvido.
Bom com isso tudo posso te dizer que ja puxei muito Troller, Band e Land nas trilhas hahahaha. Não sei o tipo de trilha que tem por ai, se for erosão digo que é o lado franco do carro (péssimo curso de suspensão vai ser só no bloqueio mesmo) agora se for de lama por ficar tranquilo que quero ver carro te acompanhar a altura do solo dessa carro é animal hahaha.
Abs,
Willian Del Piero Rocha
04/02/2014, 09:28
Pumba, tenho quase certeza que ouvi um chinês falando " agolá fudeu tudo né " ...rsrsrsrs Tranco e com cabo de aço .......
Paulo_CW
04/02/2014, 14:10
Fred...
Veja como são as coisas, já tinha excluído a possibilidade da Pajero e conversando com vc... virou uma ótima opção...
Me diz uma coisa... vc que já teve Pajero a gasolina e agora a diesel... qual é o consumo aproximado de ambas com os pneus 285? e outra coisa, as Pajeros vem com roda 20"... cabe mesmo roda 16"????
Fred Bailune
04/02/2014, 14:59
Fred...
Veja como são as coisas, já tinha excluído a possibilidade da Pajero e conversando com vc... virou uma ótima opção...
Me diz uma coisa... vc que já teve Pajero a gasolina e agora a diesel... qual é o consumo aproximado de ambas com os pneus 285? e outra coisa, as Pajeros vem com roda 20"... cabe mesmo roda 16"????
Paulo,
O consumo é ruim em ambas, na verdade péssimo na gasolina e ruim na diesel hahahaa.
Gasolina: Cidade 5.0 km/l e Estrada 6.5 km/l / 7.0 km/l (muito pianinho)
Diesel: Cidade 7 km/l e 9.0 / 9.5 na estrada
Da mais ou menos isso, vai depender muito de onde vc andar e o consumo da gasolina é bem parecido com a que vc ja teve...
Sobre as rodas ela sai com aro 18 (aro 20 so na 5 portas e como opcional) mas pode colocar qq roda que couber no Troller, ja usei 15 e 16, mas acho que a melhor configuração para esse carro é mesmo aro 16 tala 18 offset negativo ou com espaçador. Pneu 285/75/16.
Anda no carro antes, olha o Wrangler também, como te disse acho que o Wrangler é mais jipe do que a Pajero, mas em 90% das coisas da para fazer com a Pajero e te garanto que se for viajar não da para comparar o conforto entre os carros.
Paulo_CW
04/02/2014, 15:12
Sobre o consumo... na gasolina é o q esperava.... já o diesel achei decepcionante e se analisar o valor delas, a diferença é bastante grande de uma gasolina para a diesel.... dae pro meu caso não vale a pena, por aqui em Ctba falamos de uma modelo 2008 no valor de 65~75 k para as faixa dos 88~90k
Sobre o Wrangler.. nada a comentar né... mas tenho muito mais medo de estacionar um destes na garagem do q a Pajero, a vantagem é praticamente não precisar mexer... mas isso tem um custo... os 110k de um 2010... mas eu tenho uma "tara" pelo jeep para andar sem capota....kkkk
Já a Triton, tem suas vantagens porém é um ônibus na trilha e eu não tenho uso pra caçamba...
E sua opinião quanto a Dakar... q vc acha... sem considerar q é outro ônibus....kkkk
Valeu
Fred Bailune
04/02/2014, 15:55
Sobre o consumo... na gasolina é o q esperava.... já o diesel achei decepcionante e se analisar o valor delas, a diferença é bastante grande de uma gasolina para a diesel.... dae pro meu caso não vale a pena, por aqui em Ctba falamos de uma modelo 2008 no valor de 65~75 k para as faixa dos 88~90k
Sobre o Wrangler.. nada a comentar né... mas tenho muito mais medo de estacionar um destes na garagem do q a Pajero, a vantagem é praticamente não precisar mexer... mas isso tem um custo... os 110k de um 2010... mas eu tenho uma "tara" pelo jeep para andar sem capota....kkkk
Já a Triton, tem suas vantagens porém é um ônibus na trilha e eu não tenho uso pra caçamba...
E sua opinião quanto a Dakar... q vc acha... sem considerar q é outro ônibus....kkkk
Valeu
Paulo,
Vale lembrar que o consumo da diesel que te passei era da nossa Pajero 2006 com pneu BF mud 33 polegadas aro 15, acho que com o 285 (por ser mais fino) melhora um pouco.
Sobre a Dakar acho um baita carro, equivalente a SW4 mas realmente para trilha tem o mesmo problema da Triton (tamanho). Única coisa que não pegaria automática usada, o carro tinha 4 marchas até esse ano e acho que com os pneus maiores a relação vai ficar muito longa, principalmente em trilha.
Seguem fotos mais de perto de ambos os carros que te falei.
abs
Paulo_CW
04/02/2014, 20:00
cada vtr show.... vc tem alguma foto da preta vista de lado... quero ver a altura
Valeu por todos seus comentários... estão sendo muito uteis...
Fred Bailune
04/02/2014, 20:16
cada vtr show.... vc tem alguma foto da preta vista de lado... quero ver a altura
Valeu por todos seus comentários... estão sendo muito uteis...
Opa sem problemas, seguem ai...
Qq coisa é so falar.
Abs,
Fred Bailune
04/02/2014, 20:25
Outra info importante:
Modelos ARB para esse carro RD110 dianteiro e RD155 traseiro. Como opção tem o kaiser tambem, pelo que vi o diferencial desse carro é igual ao da Triton.
Abs,
O bloqueio desse carro é 100% mas atua pelo ABS, a grande vantagem que ele "protege" o carro e traciona o máximo possível sem quebrar semi eixo etc. A desvantagem é que ele tem um pequeno delay para armar, o que as vezes atrapalha. Por isso vou colocar os ARB atras.
Até hoje o único problema que tivemos foi a quebra de 2 homocinéticas dianteiras (uma delas dando tranco de re para tirar uma land de um buraco eita carro pesado hahaha). No mercado livre compramos por R$ 600,00 e problema resolvido.
Fred, ao aumentar os pneus, mesmo que seja em 1", é prudente recalibrar a central do ABS para a nova medida, do contrário, além do mal funcionamento do ABS, todos os derivados (que basicamente, são todas siglas do veículo, como ESP, TCS,...) também ficam com o funcionamento inadequado. O delay do sistema, acaba aumentando mais ainda caso não seja feita a recalibragem. Esse bloqueio é muito bom, pelo menos pra quem não necessita de um bloqueio de diferencial de verdade, quebra um galho.
CarlãoBH
04/02/2014, 23:21
Wrangler - a princípio penso no 4P por causa do espaço, mas não descarto o 2P... gosto muito dele e certamente me atenderá com o conforto que não posso ter no Troller... não me preocupo com consumo, e sim na segurança, freios q funcionam, ABS, airbag (peca por não ter eixo flutuante), só tenho medo dos gastos e a preocupação com o mecânico q entenda dele.
.
Vou esclarecer um pouco a parte dos gastos do JK: não sei te falar com relação a trilhas de barro, pois não temos isso aqui em BH e eu nem gosto delas. Alguns colegas de SP tiveram problemas de aquecimento devido a ventoinha ficar impregnada de barro e travada, por isso alguns instalaram até bombas de agua para lavar o radiador na trilha ou logo após. Ou seja, tendo cuidado não tem problema. Quanto a quebras da linha de transmissão, elas são até menores que no troller devido ao menor torque e ao cambio AT. Meu antigo troller tinha a mesma configuração que o seu e quebrava com irritante freqüência. Meu Wrangler (que está a venda para troca por um 4p - familia cresceu) NUNCA quebrou em trilha. O motor 3.8 e o cambio de 4 marchas são muito robustos e de concepção simples, não tem tanto mistério. Não tenho conhecimento a respeito do 3.6. O resto do sistema de tração tem muito em comum com outros 4x4 (eixos Dana), qualquer especialista na área monta os bloqueios e acessorios
Paulo_CW
05/02/2014, 08:36
Carlão... valeu...
Se eu partir pro Wrangler... a primeira intenção é o 4p, não vou conseguir comprar um 3.6 por extrapolar meu orçamento visto q a diferença dos 2011 para os 12 é bastante grande...
Já li muitos tópicos dos Wranglers, e a evolução natural de quem tem troller é partir para eles e só li poucos maus relatos, mas deixa te contar que tem muita gente que verdadeiramente "apaixonada" por suas vtrs e com isso repudia as outras... no meu caso gosto mesmo é de aventura, trlhas etc... e gosto da vtr que me atenda a este desejo, não tenho receio nem dó de vender aquilo q tenho em busca de coisa melhor...
Não vi ninguém arrependido em sair do troller... tá cheio de defeitos, e ninguém pode falar ao contrario, mas com a manutenção em dia ele cumpre aquilo que eu quero e se parar, tem peças fáceis de comprar... 4 dias e esta pronto... já o wrangler, vários relatos dele parado por falta de peças em concessionárias..... tá, da para importar, mas é uma chateação a mais....
Mas, enfim.... a vontade de andar sem capota..... putzzzz
Fred Bailune
05/02/2014, 10:06
Fred, ao aumentar os pneus, mesmo que seja em 1", é prudente recalibrar a central do ABS para a nova medida, do contrário, além do mal funcionamento do ABS, todos os derivados (que basicamente, são todas siglas do veículo, como ESP, TCS,...) também ficam com o funcionamento inadequado. O delay do sistema, acaba aumentando mais ainda caso não seja feita a recalibragem. Esse bloqueio é muito bom, pelo menos pra quem não necessita de um bloqueio de diferencial de verdade, quebra um galho.
Na teoria sim, mas te garanto que o carro não mudou em nada seu funcionamento. Já uso essas medidas de pneu a uns 4 anos (2 na antiga a diesel e 2 na gasolina). Nao sei se o seu carro tem o mesmo sistema (acho que so o da a Discovery e da Pajero sao realemnte eficientes) mas te garanto que em 90% dos casos ele resolve, digo isso porque quando comprei a Pajero a Diesel meu pai tinha um Troller com bloqueio 100% traseiro apenas e cansei de passar em lugares que ele não ia porque nao tinha tração dianteira.
Nao entendi o ponto referente a bloqueio de verdade? Você se referente ao mesmo sistema so que mecânico? Ja teve problemas com esse sistema?
Na teoria sim, mas te garanto que o carro não mudou em nada seu funcionamento. Já uso essas medidas de pneu a uns 4 anos (2 na antiga a diesel e 2 na gasolina). Nao sei se o seu carro tem o mesmo sistema (acho que so o da a Discovery e da Pajero sao realemnte eficientes) mas te garanto que em 90% dos casos ele resolve, digo isso porque quando comprei a Pajero a Diesel meu pai tinha um Troller com bloqueio 100% traseiro apenas e cansei de passar em lugares que ele não ia porque nao tinha tração dianteira.
Nao entendi o ponto referente a bloqueio de verdade? Você se referente ao mesmo sistema so que mecânico? Ja teve problemas com esse sistema?
Isso, me refiro aos bloqueios instalados no diferencial, e não sistema eletrônicos que tentam simular o comportamento de um, como é o caso desse. Esse sistema não substitui os bloqueios de diferencial propriamente ditos, e sim os limited slip (LSD). Acredito que seja normal a sua experiência com o troller com bloqueio 100% traseiro. Existem situações que o bloqueio dianteiro é mais importante e o troller tendo diferencial aberto na dianteira teria dificuldade. O interessante é que tendo os bloqueios eletrônicos, colocando um bloqueio 100% na traseira, ainda se tem o bloqueio eletrônico na dianteira. Claro que o melhor é bloquear dianteira e traseira, mas nem todos tem necessidade de 2 bloqueios na viatura.
Quanto a problemas, já vi problemas em veículos que alteraram roda/pneu para medidas maiores. Em alguns casos, não se sente nenhuma alteração, mas o sistema já não é mais confiável pois foi calibrado para a medida original do pneu.
Dentre os problemas que já vi em sistemas ABS e derivados dele (todas as siglas do carro), tem alguns que são crônicos: A ECU do ABS em 99% dos casos é acoplada com a bomba hidráulica do ABS, que possui válvulas eletromagnéticas que são sensíveis a água e lama. É basicamente um componente eletro-hidráulico. A ECU em si, não estraga, mas essa válvula dá bastante problema. Quando não é a válvula em si, o problema é nos relés que são soldados na válvula. Como os relés tem uma vida útil estimada, veículo antigo sempre acaba tendo que morrer uma grana na troca do sistema completo. Os relés também acabam sendo danificados com água e como são soldados, acaba-se tendo que trocar a peça inteira. Os sensores de roda, pela localização deles também acabam se danificando em uso fora de estrada. Existem também outros sensores para medição da inclinação da carroceria, direção, entre outras coisas que são específicos de cada sistema oriundo do ABS. Mas, parando o ABS, para tudo.
Fred Bailune
05/02/2014, 19:11
Isso, me refiro aos bloqueios instalados no diferencial, e não sistema eletrônicos que tentam simular o comportamento de um, como é o caso desse. Esse sistema não substitui os bloqueios de diferencial propriamente ditos, e sim os limited slip (LSD). Acredito que seja normal a sua experiência com o troller com bloqueio 100% traseiro. Existem situações que o bloqueio dianteiro é mais importante e o troller tendo diferencial aberto na dianteira teria dificuldade. O interessante é que tendo os bloqueios eletrônicos, colocando um bloqueio 100% na traseira, ainda se tem o bloqueio eletrônico na dianteira. Claro que o melhor é bloquear dianteira e traseira, mas nem todos tem necessidade de 2 bloqueios na viatura.
Quanto a problemas, já vi problemas em veículos que alteraram roda/pneu para medidas maiores. Em alguns casos, não se sente nenhuma alteração, mas o sistema já não é mais confiável pois foi calibrado para a medida original do pneu.
Dentre os problemas que já vi em sistemas ABS e derivados dele (todas as siglas do carro), tem alguns que são crônicos: A ECU do ABS em 99% dos casos é acoplada com a bomba hidráulica do ABS, que possui válvulas eletromagnéticas que são sensíveis a água e lama. É basicamente um componente eletro-hidráulico. A ECU em si, não estraga, mas essa válvula dá bastante problema. Quando não é a válvula em si, o problema é nos relés que são soldados na válvula. Como os relés tem uma vida útil estimada, veículo antigo sempre acaba tendo que morrer uma grana na troca do sistema completo. Os relés também acabam sendo danificados com água e como são soldados, acaba-se tendo que trocar a peça inteira. Os sensores de roda, pela localização deles também acabam se danificando em uso fora de estrada. Existem também outros sensores para medição da inclinação da carroceria, direção, entre outras coisas que são específicos de cada sistema oriundo do ABS. Mas, parando o ABS, para tudo.
Acho que pelo seu relato você nunca viu esse sistema de bloqueio pelo ABS funcionando na pratica nê... Ele muito mais se aproxima do bloqueio total do que do LSD. Com o LSD o carro quando fica em X (não ao cruzar uma vala apenas, mas quando realmente se precisa de tração) ele não sai do lugar. Já passei isso várias vezes com o Troller (antes de bloquearmos claro), isso não acontece com a Pajero nunca, o carro joga toda a tração nas rodas que estão em contato com o solo. Uma vez em uma trilha com o pessoal de Campo Grande e cai com a roda de trás da Pajero em uma vala bem funda (ficou meio entalada entre pedras e lama), quando dei motor vi no painel que "apenas" três rodas estavam patinando e a que tinha caído estava parada (o pessoal falou que ela ameaçava a girar mas não ia). Resumindo tive que sair no guincho. Meu amigo que vinha logo atrás com um JPX e bloqueio traseiro caiu no mesmo lugar, quando deu motor quebrou o semi-eixo da mesma roda. Foi a primeira vez que vi que o sistema "protege" o carro em casos extremos.
Mas concordo com você que isso tudo só funciona se não tiver nenhum problema no ABS, até hoje nunca tive (nunca mesmo ainda bem), mas como pretendo fazer uma trip longa com muita água e lama por muito tempo vou ser precavido e instalar o bloqueio mecânico vai que acontece pela primeira vez.
Quando eu disse que o sistema serva para 90% dos casos é que em situações em que se usa o controle por muito tempo ininterruptamente o sistema superaquece e desarma (é só desligar e ligar o carro que ele volta), mas uma vez estava em um subidão de lama com erosões e o sistema desarmou, resumindo fiquei agarrado em um X, quando desliguei o carro e liguei logico que sem o embalo que eu vinha o carro não saiu do lugar...
Outra grande vantagem desse sistema é que você tem um bloqueio dianteiro que não altera a dirigibilidade do carro, por isso que vou colocar o mecânico apenas na traseira.
Acho que pelo seu relato você nunca viu esse sistema de bloqueio pelo ABS funcionando na pratica nê... Ele muito mais se aproxima do bloqueio total do que do LSD. Com o LSD o carro quando fica em X (não ao cruzar uma vala apenas, mas quando realmente se precisa de tração) ele não sai do lugar. Já passei isso várias vezes com o Troller (antes de bloquearmos claro), isso não acontece com a Pajero nunca, o carro joga toda a tração nas rodas que estão em contato com o solo. Uma vez em uma trilha com o pessoal de Campo Grande e cai com a roda de trás da Pajero em uma vala bem funda (ficou meio entalada entre pedras e lama), quando dei motor vi no painel que "apenas" três rodas estavam patinando e a que tinha caído estava parada (o pessoal falou que ela ameaçava a girar mas não ia). Resumindo tive que sair no guincho. Meu amigo que vinha logo atrás com um JPX e bloqueio traseiro caiu no mesmo lugar, quando deu motor quebrou o semi-eixo da mesma roda. Foi a primeira vez que vi que o sistema "protege" o carro em casos extremos.
Mas concordo com você que isso tudo só funciona se não tiver nenhum problema no ABS, até hoje nunca tive (nunca mesmo ainda bem), mas como pretendo fazer uma trip longa com muita água e lama por muito tempo vou ser precavido e instalar o bloqueio mecânico vai que acontece pela primeira vez.
Quando eu disse que o sistema serva para 90% dos casos é que em situações em que se usa o controle por muito tempo ininterruptamente o sistema superaquece e desarma (é só desligar e ligar o carro que ele volta), mas uma vez estava em um subidão de lama com erosões e o sistema desarmou, resumindo fiquei agarrado em um X, quando desliguei o carro e liguei logico que sem o embalo que eu vinha o carro não saiu do lugar...
Outra grande vantagem desse sistema é que você tem um bloqueio dianteiro que não altera a dirigibilidade do carro, por isso que vou colocar o mecânico apenas na traseira.
Fred, já vi sim. O sistema é bom, mas é de uso mais ameno. Numa trilha de verdade, onde se exija bloqueios, provavelmente você teria que a cada obstáculo mais complicado parar e esperar esfriar. Já ouvi falar dos aquecimentos, como você disse (e pastilhas comidas também).
Quando disse que subistitui o LSD, não me refiro ao funcionamento e sim a substituição mesmo. As montadoras não colocam mais LSD nos carros. Algumas, ainda oferecem o LSD como opcional para complementar o bloqueio eletrônico apenas. No fim das contas, para desempenho off-road o ideal é um bloqueio 100% selecionável na dianteira e traseira mesmo. Mas, concordo com você, um traseiro 100% + o eletrônico já é de grande valia.
Fred Bailune
05/02/2014, 20:40
Fred, já vi sim. O sistema é bom, mas é de uso mais ameno. Numa trilha de verdade, onde se exija bloqueios, provavelmente você teria que a cada obstáculo mais complicado parar e esperar esfriar. Já ouvi falar dos aquecimentos, como você disse (e pastilhas comidas também).
Quando disse que subistitui o LSD, não me refiro ao funcionamento e sim a substituição mesmo. As montadoras não colocam mais LSD nos carros. Algumas, ainda oferecem o LSD como opcional para complementar o bloqueio eletrônico apenas. No fim das contas, para desempenho off-road o ideal é um bloqueio 100% selecionável na dianteira e traseira mesmo. Mas, concordo com você, um traseiro 100% + o eletrônico já é de grande valia.
Mais uma vez acho que vc nunca viu como o sistema funciona na prática, porque não colocaria que ele desliga a cada obstáculo. Ok entendo o seu ponto mas o dia que fizer uma trilha de verdade com esses carros verá que não é bem assim...
Paulo,
Se precisar de mais alguma informação é só falar
Abs,
CarlãoBH
05/02/2014, 22:05
Cara, eu tenho bloqueio Eaton só na frente e conto com o controle eletronico na traseira, não tem nada. Já fiz galopeira (pura erosão e pedra e parede de pedra…) ligando o dianteiro umas 2 ou 3 vezes somente. Pode confiar que ele funciona, e bem!!
Cara, eu tenho bloqueio Eaton só na frente e conto com o controle eletronico na traseira, não tem nada. Já fiz galopeira (pura erosão e pedra e parede de pedra…) ligando o dianteiro umas 2 ou 3 vezes somente. Pode confiar que ele funciona, e bem!!
Bom, se vocês estão falando, tudo bem. No wrangler, ainda mais os mais preparados e com mais curso, acredito que o sistema deve ser menos requisitado, não é carlão? Agora, eu vi o sistema funcionando em suv e picape original e as demonstrações não diferiam muito do que já era mostrado há tempos atrás quando só se tinha os lsd. Esse vídeo é uma propaganda do LSD de muitos anos atrás, quando o sistema era a novidade da época:
Shogun Limited Slip Diferential Demonstration - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=psWInuZlMnk&feature=youtu.be)
E esse de um jk original que foi postado aqui no fórum exemplifica o que quero dizer sobre o bloquei eletrônico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/122593-troller-ou-wangler-8.html#post2060457
Com delay e falhas na ativação como as do vídeo, ao ver 2 viaturas passando em algum obstáculo, eu ficaria na dúvida se o mérito foi do bloqueio eletrônico ou do braço. Se fossem 2 viaturas idênticas, uma com o sistema e outra sem, e com o mesmo piloto, daria uma margem de comparação melhor, mas isso é imposível.
Mas, vai do uso de cada um gente. Se vocês fazem as trilhas de vocês e possuem a percepção que o sistema está atuando e ajudando nos obstáculos, está ótimo. O que importa é a satisfação do cliente!
Paulo_CW
04/03/2014, 12:48
Opção feita... estou a procura de um Wrangler....
Motivos:
1. A vontade de ter um JEEP... incompreensivel
2. Espaço do porta malas... estou a procura de um 4p
3. Maior possibilidade de adaptações e acessórios...pra todo o tipo de trilhas...