Ver Versão Completa : Pajero Sport V6 3.5 esquentando, me ajudem!
joaoeduardoazevedu
07/05/2018, 13:12
Amigo, você cortou duas voltas da mola da valvula termostatica? Tem idéia de quantos mm ela abriu a mais apos a retirada dessas voltas?
Miolo da HR e qual helice usar para maior eficiencia?
RicardoBeltrão
10/10/2018, 09:49
A mesma hélice ORIGINAL da Pajero. Não muda.
488862
Antes dos zerinhos
488863
depois dos zerinhos ( a luz abs apagou depois de uns 5 minutos qdo voltei a rodar normalmente, ela ascende por conta do zerinho)
488864488865
Eu eu tenho uma Pajero SPORT V6 Flex 10/11 com 40 mil km que nunca foi na terra que estava com problemas de aquecer no trânsito lento e/ou parado e também aquecia quando parava pra atender telefone ou deixava funcionando parada!!!
em dias muito quente também tive problemas com ela aquecendo e parando de funcionar o ar-condicionado!!
Fui a Css e disseram estar normal, troquei líquido radiador! Verifiquei a viscosa, e nada resolvia!!
dai na semana passada fui a uma oficina de um amigo que prepara carros de arrancada "Competição" turbinados com 500 700 cv!! Faz todo tipo de modificação em veículos!!
ele me sugeriu adicionar um eletroventilador ao lado do original à frente do radiador, por acreditar que problema estar na falta de alimentação da ventilação forçada quando está parado ou em baixa velocidade!!!
Fizemos a mudança é acrescentamos a ventoinha adicional ao lado da original, ficou igual na S10 diesel de modelos pit bull que vem com dois ventiladores!!!
No no caso do meu carro resolveu 100 % do problema!! Estou a dois dias testando ao extremo!!!
Fui a uma estrada de terra, e fiz vários zerinhos com ela pra tentar aquecer e a temperatura não se mexeu nenhum milímetro!!!
Amigo, onde voce comprou essas ventoinhas ? Quais modelos ? Como foi a ligacao das mesmas ? fez em serie com a ventoinha principal ? Como foi o processo de prender a mesma? Parece muito bom o trabalho !
niva2.2diesel
18/12/2018, 09:53
OLá,Amigo tudo certo?qual eletroventilador você utilizou?o de 9 polegadas deu certo?
OLá,Amigo tudo certo?qual eletroventilador você utilizou?o de 9 polegadas deu certo?
Pelos relatos ao longo do tópico, se fala no eletroventilador do Astra.
Dizem ser o que cabe com pouquíssima adaptação.:concordo:
Anderson Rj
01/02/2019, 20:46
Boa noite .
Comprei uma Pajero Sport 3.5 V6 2007 a gasolina .
O carro é muito novo pois ficou parado em uma garagem muitos anos, com 37mil km
Comprei ele em junho de 2018.
troquei líquido do arrefecimento.
Troquei filtros
Troquei a correia do ar que estava fazendo barulho.
Troco o óleo de 7 em 7 mil km.
Adoro o carro mas tem uma coisa que está me deixando chateado.
Quando pego engarrafamento e o ar está ligado ele sobe muito a temperatura.
O que devo fazer?
Boa noite .
Comprei uma Pajero Sport 3.5 V6 2007 a gasolina .
O carro é muito novo pois ficou parado em uma garagem muitos anos, com 37mil km
Comprei ele em junho de 2018.
troquei líquido do arrefecimento.
Troquei filtros
Troquei a correia do ar que estava fazendo barulho.
Troco o óleo de 7 em 7 mil km.
Adoro o carro mas tem uma coisa que está me deixando chateado.
Quando pego engarrafamento e o ar está ligado ele sobe muito a temperatura.
O que devo fazer?
É possível que tenha ferrugem no interior do radiador e na válvula termostática, impedindo a abertura completa dela.
Sugiro trocar a válvula, limpar o sistema de refrigeração, colocar aditivo antifervura no mesmo e trocar a tampa do radiador, para garantir a pressurização da água.
E boa sorte com a nova máquina.:concordo:
Amigo esse problema é recorrente. A solucao ( logico que assumindo que o radiador e valvula estao ok) e colocar o eletroventilador do Astra . O geyson aquino (077 ) 99937-5743 faz um kit perfeito com a furcao, reles , Kits, etc ... De uma ligada para ele. Tem um grupo Pajero Sport no Facebook com diversos relatos desse tipo... Eu tenho uma que esta completamente revisada e depois de 40 minutos parada sob um sol escaldante tb comeca a esquentar...
Infelizmente isso é normal p viatura com um motorzão desses e não foi feita p o calorão daqui do Rj o de moro.
A minha é 2011 v6 e com 39 km rodados e já estou a 2 anos com ela.
Solução: trânsito muito pesado é desligar o ar quando começar a temperatura esquentar, colocar a ventoinha do astra ou aquela com mais pás.
No mais só alegria.
Digo isso por experiência própria e lições na mitsunori 👍😊
pessoal, aproveitando o gancho, acabei de adquirir um sport 2008 3.5. Ela não esquenta . Na cidade e na estrada com ar ligado fica sempre no meio, entretanto, quando anda meio rapido acima de 140, com o pe no fundo e, geralmente em uma subida, o ponteiro passa um pouco do meio , mais ou menos 70% da escala. Estranhei pois na estrada deveria trabalhar mais frio. vcs acham que é normal, ja aconteceu com vcs?. obs. o dia que ocorreu isto estava bem quente , acho que 40 graus. se tirar o pe do acelerador baixa rapido para escala do meio.
Leoab. estou com EXATAMENTE o mesmo problema.. Somente em subidas mais prolongadas e com o Ar ligado.. Nao testei a 140 pois nossas PS nao sao para isso. Voce chegou a achar a causa raiz desse seu problema ?
Anderson - Nao sei se ainda tem esse problema.. Procure o Claudio da Barra sul ( la na rua dos moteis da Barra da Tijuca ) . Ele ira sanar o seu problema.. o Site deles é. Barrasul | Autocenter (https://www.barrasulauto.com.br/)
alessandrosp
25/02/2020, 19:21
Pipoca e cadeira porque o post ficou loooongo... :pipoca:
Boa Noite Ricardo Beltrão,
Comprei há uma semana uma Pajero Sport 3.5 V6 Flex 2009/2010 e, por enquanto estou adorando o carro, porém em um congestionamento a minha também esquentou bastante.
Depois de dar uma pesquisada rápida nos fóruns especializados pensei em instalar um ventilador sobressalente mas vi a sua solução sobre a válvula termostática que, aparentemente pelos resultados é a mais correta.
Sei que o post é antigo mas seria possível me enviar um esquema com algumas dimensões (parecidos com a imagem abaixo) depois que você cortou alguns elos da válvula para que eu possa alterar a minha válvula termostática (ou comprar uma paralela e alterá-la) evitando esse problema de aquecimento? A Imagem abaixo é apenas ilustrativa.
571197
Muitíssimo Obrigado!!!
Alessandro Vieira
Beto Chaves
27/02/2020, 17:01
tive problema tambem de aquecimento na minha sport 2009 mandei arrancar o miolo da valvula termostática e não sei se é impressão minha mas acabei de chegar de viagem de carnaval alem do carro viajar sempre com temperatura baixa me parece que ta andando mais.
Pessoal - alguem aqui ja instalou um radiador de oleo adicional para as 3.5 Gasolina ? Acho que em 2010/11 a mit passou a incluir o mesmo e antes ele nao existia. Seria essa instalacao uma ajuda tb ?
Boa noite,
Tive o mesmo problema com minha pajero GLS 3.0 gasolina.....
O carro esquentava direto...toquei tudo...valvula, radiador sensor etc... e a mesma coisa....
Escutei uma Pajero passar por mim com um som de aviao e pensei...a minha nao faz este barulho....Dito e feito a maldita
POLIA VISCOSA até girava, mas nada q resfriasse bem o motor....
Troquei ela e nunca mais o carro subiu o ponteiro mais que na metade, ar condicionado bombando e o som de turbina de aviao..kkk
marcelo_manaloa
19/04/2021, 15:14
Pipoca e cadeira porque o post ficou loooongo... :pipoca:
...
:brinde:
Paz e bem!
Boa tarde a todos... Fiquei afastado um bom tempo mas estou de volta.
Gostei muito do Post do Ricardo, meus parabéns.
Fiz igual.
Esse fim de semana tive uma experiência nova em minha MIT PS.
A temperatura subindo e não esperava por isso.
E minha primeira Sport 3.5, estou acostumado com outras marcas e principalmente com a marca Jeep.
Como e tudo novo e revisado já cuide cara na solução do Ricardo.
Agora como já tinha feito o pedido da ventoinha auxiliar é instalar e ver o que dá....
Detalhe a minha válvula é de 88º, já no USA tem duas temperaturas para ser vendido a de 76º e a de 82º, e a minha nesse calor que é aqui 88º.🔥🔥🔥
Valeu e abraços a todos.
anferreira
14/03/2022, 14:11
boa tarde, já tive problemas assim e o caso era o arranque que estava ruim , ou as vezes pode até ser mau contato no cabo do arranque!
Um pouco abaixo do porta luvas, na coluna a direita deste, por de trás da forração, na coluna na frente da dobradiça da porta do carona, fica instalada a central do veiculo, se o parafuso que faz o aterramento não estiver conectado a carroceria o carro não pega de forma alguma. (não lembro se precisa retirar a tampa do porta luvas, muito simples, se precisar abra o porta luvas todo e solte as duas presilhas nas laterias deste, ambas vc consegue visualizar por dentro, que ele descanhota para frente e sai). O estalo que você ouve deve ser porque o parafuso que fixa o olhal do fio terra deve estar com folga e o estalo pode ser tentativa de contato elétrico em terminais com folga. original de fabrica é um parafuso rosca soberba, tipo para madeira, direto na lata e com o tempo apresenta folga. substitui por parafuso auto-atarraxante e porca. Descobri isso pois tinha um barulho vindo daquela região e encontrei esta central toda solta, batendo dentro da coluna e ao fixa-la, esqueci de prender o fio terra e depois o carro não pegava de forma alguma. Voltei ao local, observei o que era e fixei o fio e ficou tudo normal. Se quiser fazer um alarme show para ladrão, basta colocar um interruptor escondido onde quiser fazendo uma disjunção neste fio terra, que não haverá como um ladrão ligar o carro.
Tenho uma V6 Flex 10/11 que peguei mês passado e ela já veio com esse BO. Vou instalar um ventilador extra pra ver se resolve.
Problema resolvido com instalação do ventilador extra. Parado no trânsito em sol escaldante e temperatura abaixo da metade.
Problema resolvido com instalação do ventilador extra. Parado no trânsito em sol escaldante e temperatura abaixo da metade.
Que bom que resolveu.
Colocou o do Astra ou outro modelo?:pipoca:
Bom dia, recuperando o tópico. Este problema na termostática das PS flex, não seria uma falha de projeto da válvula? Explico: como o etanol tem menor poder calorífico a válvula foi projetada, como tudo nos motores flex, para funcionar num meio termo entre a temperatura de funcionamento com gasolina e o etanol. Diante disso, quando funcionado com gasolina em dias de calor excessivo e em baixa velocidade (trânsito intenso) a quantidade de líquido liberada pela válvula não consegue resfriar o suficiente, pois se liberasse o suficiente para resfriar a queima da gasolina prejudicaria a queima do etanol o que se refletiria num maior consumo e menor desempenho utilizando o etanol. Pergunto aos proprietários de PS flex se quando utilizando o etanol o superaquecimento acontece?
Bom dia, recuperando o tópico. Este problema na termostática das PS flex, não seria uma falha de projeto da válvula? Explico: como o etanol tem menor poder calorífico a válvula foi projetada, como tudo nos motores flex, para funcionar num meio termo entre a temperatura de funcionamento com gasolina e o etanol. Diante disso, quando funcionado com gasolina em dias de calor excessivo e em baixa velocidade (trânsito intenso) a quantidade de líquido liberada pela válvula não consegue resfriar o suficiente, pois se liberasse o suficiente para resfriar a queima da gasolina prejudicaria a queima do etanol o que se refletiria num maior consumo e menor desempenho utilizando o etanol. Pergunto aos proprietários de PS flex se quando utilizando o etanol o superaquecimento acontece?
A válvula termostática abre ou fecha, conforme a temperatura da água que passa pelo sistema(bloco, cabeçote, mangueiras e radiador).
Então, não creio que o tipo de combustível utilizado vá influenciar em sua abertura, pois ela não tem contato com o mesmo.:concordo:
Sim, o tipo de combustível não altera o funcionamento da termostática. O que digo é que é possível que tenha sido projetada para permitir passagem de menor quantidade de líquido de modo a não resfriar em excesso quando o motor está funcionando com etanol. Quando está funcionando com gasolina que a queima produz maiores temperaturas, num trânsito intenso e com dias muito quentes, a quantidade de líquido que e liberada não consegue resfriar o motor. Entretanto, conseguiria resfriar mesmo nestas condições de trânsito e temperatura ambiente caso estivesse funcionando com etanol.
Boa noite. Estou com um PS 2010. Mesma história, troquei de tudo e nada. Mecânico especializado fez o teste específico com um bulbo de vidro que conecta na tampa do radiador e se houver gases de queima saindo reage com um liquido no bulbo e indica queima de cabeçote. Unico sintoma é esquentar em trânsito parado, se acelero, mesmo parado, o motor esfria, sem baixar água nem óleo com contaminação. Pergunta, caso instale a ventoinha auxiliar poderia ganhar uma sobrevida antes de abrir cabeçote ou uma vez identificado é melhor fazer logo antes que se agrave? Abraço a todos e desde já obrigado pelas informações disponibilizadas.
Boa noite. Estou com um PS 2010. Mesma história, troquei de tudo e nada. Mecânico especializado fez o teste específico com um bulbo de vidro que conecta na tampa do radiador e se houver gases de queima saindo reage com um liquido no bulbo e indica queima de cabeçote. Unico sintoma é esquentar em trânsito parado, se acelero, mesmo parado, o motor esfria, sem baixar água nem óleo com contaminação. Pergunta, caso instale a ventoinha auxiliar poderia ganhar uma sobrevida antes de abrir cabeçote ou uma vez identificado é melhor fazer logo antes que se agrave? Abraço a todos e desde já obrigado pelas informações disponibilizadas.
O problema maior de queima de cabeçote é na rodovia, quando se está a um giro elevado do motor, e já há alguma falha do sistema de resfriamento.
Vai ferver, mesmo pegando vento de frente.
Neste caso, a ventoinha extra de pouco adiantará.
No trânsito urbano, sem forçar motor, velocidade baixa, muitos carros não fervem, pois a tocada é leve, e a trinca do cabeçote nem chega a dilatar.
Por isso, se já está com algum sintoma de sobreaquecimento, sugiro fazer o necessário reparo.:concordo:
A minha continuou esquentando até com ventoinha auxiliar na frente, apenas em trânsito parado e com ar ligado. Não faz o menor sentido ser cabeçote se na estrada, com muita velocidade, a temperatura fica ótima. Coloquei um eletroventilador no lugar da viscosa, funcionou, até ter problema de queimar fio. Recebi um chicote novo e agora queimou o terra... Vou ver se instalando a fiação anterior, com fio mais grosso, isso resolve. Mas que o eletroventilador no lugar da viscosa resolve, resolve.
Espero que não dê mais problema pra não ter que voltar pra viscosa de novo.
Caso precise voltar pra viscosa, aí vou ver esse lance aí da termostática.
A minha continuou esquentando até com ventoinha auxiliar na frente, apenas em trânsito parado e com ar ligado. Não faz o menor sentido ser cabeçote se na estrada, com muita velocidade, a temperatura fica ótima. Coloquei um eletroventilador no lugar da viscosa, funcionou, até ter problema de queimar fio. Recebi um chicote novo e agora queimou o terra... Vou ver se instalando a fiação anterior, com fio mais grosso, isso resolve. Mas que o eletroventilador no lugar da viscosa resolve, resolve.
Espero que não dê mais problema pra não ter que voltar pra viscosa de novo.
Caso precise voltar pra viscosa, aí vou ver esse lance aí da termostática.
Está baixando o nível do radiador ou apenas esquenta e volta ao normal a temperatura?
Está baixando o nível do radiador ou apenas esquenta e volta ao normal a temperatura?
Não baixa água. Esquenta apenas e tão somente em trânsito com ar ligado. Desligou o ar volta tudo ao normal. Com o eletroventilador no lugar da viscosa isso acabou, o problema é que o fio do chicote antigo do eletro queimou e o novo que mandaram queimou o terra. Aí tô pensando em voltar pro sistema mecânico que é muito mais confiável.
Não baixa água. Esquenta apenas e tão somente em trânsito com ar ligado. Desligou o ar volta tudo ao normal. Com o eletroventilador no lugar da viscosa isso acabou, o problema é que o fio do chicote antigo do eletro queimou e o novo que mandaram queimou o terra. Aí tô pensando em voltar pro sistema mecânico que é muito mais confiável.
Eu lembro de postagens bem antigas, dizendo que ao lado da hélice com polia viscosa cabia uma elétrica, e era a do GM Astra.
O tamanho era perfeito para este encaixe.
Pesquise sobre isto.
Talvez seja a melhor solução.:concordo:
Eu lembro de postagens bem antigas, dizendo que ao lado da hélice com polia viscosa cabia uma elétrica, e era a do GM Astra.
O tamanho era perfeito para este encaixe.
Pesquise sobre isto.
Talvez seja a melhor solução.:concordo:
Aí que está. Já tem outro eletro ao lado do original. Inclusive eles dão conta de manter a temperatura sozinhos, sem viscosa ou eletro no lugar da viscosa. A questão é ar ligado e carro parado em dias de sol muito quente.
miguel angelo lima de car
23/03/2025, 14:51
Paulo meu camarada. O carioca está correto. Não é nosso ar ruim. O carro tem deficiência na troca de calor. Acabei de receber um email resposta da brc. Perguntei se ognv aumenta a temperatura do motor tal qual o combustível original ea resposta foi que não. Ainda não me convenci e perguntei novamente. Vamos ver qual a resposta. Estou convencido que a saída vai ser o kit gelo. Estou pensando em aumentar o fluxo de líquido refrigerante no motor a partir da bomba dágua. Estou estudando um jeito de fazer. Assim que voltar de férias vou ao ferro velho garimpar uma bomba igual a minha e começar os estudos. Vou resolver isso cara. Vou achar uma solução. Vou fazer igual os jipeiros. Criar a solução
o gnv aumenta a temperatura de trabalho do motor. a BRC quer é vender kits.....rsrsr
miguel angelo lima de car
26/06/2025, 14:11
Vou instalar o eletroventilador auxiliar. Estou convencido de que reside ai o problema. Até por segurança é um backup. Quem tem 1 quando falha fica sem nenhum. Assim, se um dos dois pifar em alguma ocasião, não ficarei na pista. E, também, não acredito que a mitsubishi tenha conseguido um motor mais eficientes do que os que apresento abaixo e todos estes utilizam originalmente duas ventoinhas (sistema duplo). Podemos verificar a utilização deste dimensionamento mesmo em veículos que já saíram de linha.
Segue abaixo alguns veículos que utilizam dupla ventoinha originalmente. Ai eu pergunto: como pode uma Pajero 3.5l v6 205cv ser mais eficiente na troca de calor e projeto de arrefecimento e querer utilizar apenas 1 ventoinha do que os veículos listados abaixo?
Renaut Master:
491149
Fiat Tempra:
491150
S10 e Blaser 2.4l:
491151
Ducato:
491152
Focus:
491153
Omega 3.8:
491154
Polo 2007:
491156
Audi A4:
491157
Gol mexicano:
491158
Marea turbo:
491159 o problema amigo, é que nenhum desses carros ai com duas ventoinhas foram feitos para entrar em terrenos alagados com cerca de 50 a 60 cm de profundidade. a helice viscosa, é para esse momento não quebrar na agua girando. pegou agua ela esfria e não roda para quebrar. ja a eletrica roda e lasca tudo.