PDA

Ver Versão Completa : Nova Lei Obrigatoriedade ABS e Airbag

jdutra
02/01/2014, 23:08
Pessoal,

Como ficarão nossos jipes a partir de agora?

O Troller por exemplo, sairá com esses dois equipamentos?

Me parece que são meio que incompatíveis com barro e trilha...

O que me dizem?

Abraços,

Jonas

HERICK
03/01/2014, 05:58
Pessoal,

O que me dizem?

Abraços,

Jonas

Lei é Lei e está aí para ser seguida! Com relação às Trilhas em nada impede de ter um bom desempenho off Road! Essa é a minha opinião! Um forte abraço.

Willian Del Piero Rocha
03/01/2014, 08:16
Incompatível com barro e trilha, não são mesmo... basta ver os Wrangler que tem esses equipamentos a alguns anos, e o que tem de camarada que usa e abusa deles nas trilhas,,, é só dar uma olhadinha no tópico deles no fórum. Agora o Troller está meio esquisito sobre esses equipamentos, ou se conseguiram uma brecha na lei ,,,,ninguém desvendou ainda.

hercilio.neto
03/01/2014, 09:39
Certamente instalarão esses equipamentos.
O ABS deve receber alguma proteção.
Os jipes que ainda são fabricados para venda a civis, vem carregados de eletrônica embarcada (controle de tração, abs, ebd, modulo de injeção, etc.) de modo a aumentar a eficácia off road e o conforto. Esses mesmos veículos em versões militares são mais espartanos e buscam eficiência off road. Assim, dependendo da utilização da vtr, esses equipamentos podem sim mais atrapalhar do que ajudar, sobretudo em situações em que o reparo tem que ser feito no meio do mato longe de tudo.

André Cajarana
03/01/2014, 10:25
Pasmem!!!!!!!! Não se trata de uma nova Lei, desde o ano de 2009, o Código de Trânsito Brasileiro foi alterado no seu Art 105, obrigando ouso do equipamento suplementar de retenção - air bag, frontal para o condutor e o passageiro do banco dianteiro, e parece-me a obrigatoriedade também, do sistema antitravamento dos freios – ABS.
Só de pensar que air bag veicular foi desenvolvido nos início dos anos 50, que no ano de 1980 começou a ser disponibilizados em veículos na Alemanha, que nos EUA se tornou item obrigatório no ano de 1984, prevendo a implantação gradual do sistema nos automóveis de 1987 a 1990, incluídos os automóveis “populares”, e só agora a coisa parece que vai pegar por aqui (terra tupiniquim).
Sabe-se que na Europa não há legislação que obrigue o uso dos equipamentos de segurança, entretanto, todos os veículos comercializados no continente possuem o dispositivo, é mole?
Conformes pesquisas, com o uso do air bag poderiam ter sido evitadas as mortes de mais 500 condutores por ano, e os ferimentos de outros 11 mil.
Há trinta anos que Kombi não roda mais na Alemanha...
Mais radical do que o carro de Formula 1, e no entanto, dispõe de toda segurança para seu condutor. Porque não nos barros e trilhas?

fassis
03/01/2014, 21:10
A partir de 1-1-14 só pode ser fabricado veículo com estes equipamentos. Os fabricados até final de 2013 podem ser vendidos até final de março ou abril, não me recordo bem
O governo quase afroxou para deixar um tempo mais sem a exigência, em prol de kombi, mille e gol G4 (troller também se favoreceria), mas no fim foi mantida a exigência. troller, só se vier com tais equipamentos, senão, só os fabricados até 2013 podem ser vendidos!!!

Willian Del Piero Rocha
03/01/2014, 21:45
Já relatei em outro tópico que eu acho que os trollers que estão aí anunciados como 2014, são fabricados em 2013,,, a não ser que ela tenha uma autorização especial, liminar na justiça, sei lá o que.
Se ele tivesse AIR BAG e ABS, vcs não acham que iriam colocar nos anúncios em letras garrafais " Troller 2014 com ABS e AIR BAG" mas só anunciaram para choques offroad... Alguma coisa tem....

Julio_ASRJ
03/01/2014, 22:08
Pessoal,

O que me dizem?

Abraços,

Jonas

Jonas, o limite de travessia de água (vau) dos jipes será diminuído até a altura do sensor do ABS, como acontece nos jipes que os possuem, como o Wrangler e outros. O sistema não pode ser submerso.
Qualquer avaria no sensor, seja nos fios que ficam nas rodas ou no próprio sensor poderá provocar aumento na distância de frenagem no asfalto e inutilizará completamente toda a eletrônica (ABS, EBD, TCS, ESP e qualquer outro dispositivo que dependa do ABS). Em casos extremos, provoca inclusive a perda de potência repentina devido a leitura errônea de dados com a atuação dos controles de estabilidade.

Airbag e ABS são ótimos acessórios de segurança para veículos que rodam no asfalto.

O Airbag com certeza promove a segurança. Mas, deve poder ser explicitamente desligado em veículos fora de estrada. Existem diversos casos de acidentes em veículos com airbag devido ao acionamento indevido! Espero que as montadoras tenham esse cuidado. O airbag é acionado pela desaceleração brusca do veículo. Em alguns modelos existem sensores no parachoque, portas, e outras partes para auxiliar no acionamento. Em jipes, que obviamente trocam parachoques e sofrem diversas modificações, além de sofrerem desaceleração constantes na utilização fora de estrada como em dunas, entrada em água, atoleiros e outras coisas, o risco do acionamento indevido é grande e muitos acabam fazendo gambiarras para evitar o acionamento indevido, o que não é aprovado pelas montadoras, alegando possibilidade de avarias no sistema.

ABS, por outro lado, é ótimo para asfalto liso molhado ou com gelo. Aqui no Brasil poucas estradas possuem asfalto liso! E pouquíssimos são os lugares que nevam! O ABS em um asfalto irregular, assim como em qualquer terreno fora de estrada provoca aumento da distância de frenagem! É um absurdo exigir que os veículos saiam com ABS, se nem mesmo asfalto bom eles possuem para andar aqui!

Fazer o quê? A unanimidade vai achar que está mais segura! O engraçado é que já vi reportagem mostrando que no Brasil, veículos com ABS se envolvem muito mais em acidentes (inclusive fatais) do que veículos sem ABS. Por que será? Será que todos são loucos e abusam do veículo com ABS? Será que todos soltam o pedal ao sentir a tremedeira provocada pelo ABS em funcionamento devido a falta de conhecimento? Ou será devido as condições do piso? A unanimidade é burra!

jipeirodesdepequeno
03/01/2014, 22:11
E o Marrua como deve ficar? com aquele design todo quadradão quero ver a agrale bolar um sistema de airbag

jdutra
04/01/2014, 00:00
E o Marrua como deve ficar? com aquele design todo quadradão quero ver a agrale bolar um sistema de airbag

Pois é... Gosto de jipe bruto mesmo, tanto que tenho um Marruá e não consigo imaginar esse jipe com ABS e airbag. Acho que o negócio é ficar vários anos com o meu pois jipes como conhecemos parecem que estão por sumir.

Sistema de desativar airbag? Algum veículo no exterior tem isso?

E ABS no barro, convenhamos...

Abraços,

Jonas

Jimmy Offroad
04/01/2014, 01:38
Pergunta besta.

Se retirar o fusível do air bag e do abs eles deixam de funcionar? No caso do air bag ele não estoura?

Abs, Jimmy.

HERICK
04/01/2014, 05:52
Pergunta besta.

Se retirar o fusível do air bag e do abs eles deixam de funcionar? No caso do air bag ele não estoura?

Abs, Jimmy.

Acredito que retirar somente o fusível não vai impedir o seu funcionamento, o que acarretará é a não leitura do sistema abs/air bar! Posso estar enganado! Um forte abraço.

Fernando Pinheiro
04/01/2014, 07:18
Jonas, o limite de travessia de água (vau) dos jipes será diminuído até a altura do sensor do ABS, como acontece nos jipes que os possuem, como o Wrangler e outros. O sistema não pode ser submerso.
Qualquer avaria no sensor, seja nos fios que ficam nas rodas ou no próprio sensor poderá provocar aumento na distância de frenagem no asfalto e inutilizará completamente toda a eletrônica (ABS, EBD, TCS, ESP e qualquer outro dispositivo que dependa do ABS). Em casos extremos, provoca inclusive a perda de potência repentina devido a leitura errônea de dados com a atuação dos controles de estabilidade.

Airbag e ABS são ótimos acessórios de segurança para veículos que rodam no asfalto.

O Airbag com certeza promove a segurança. Mas, deve poder ser explicitamente desligado em veículos fora de estrada. Existem diversos casos de acidentes em veículos com airbag devido ao acionamento indevido! Espero que as montadoras tenham esse cuidado. O airbag é acionado pela desaceleração brusca do veículo. Em alguns modelos existem sensores no parachoque, portas, e outras partes para auxiliar no acionamento. Em jipes, que obviamente trocam parachoques e sofrem diversas modificações, além de sofrerem desaceleração constantes na utilização fora de estrada como em dunas, entrada em água, atoleiros e outras coisas, o risco do acionamento indevido é grande e muitos acabam fazendo gambiarras para evitar o acionamento indevido, o que não é aprovado pelas montadoras, alegando possibilidade de avarias no sistema.

ABS, por outro lado, é ótimo para asfalto liso molhado ou com gelo. Aqui no Brasil poucas estradas possuem asfalto liso! E pouquíssimos são os lugares que nevam! O ABS em um asfalto irregular, assim como em qualquer terreno fora de estrada provoca aumento da distância de frenagem! É um absurdo exigir que os veículos saiam com ABS, se nem mesmo asfalto bom eles possuem para andar aqui!

Fazer o quê? A unanimidade vai achar que está mais segura! O engraçado é que já vi reportagem mostrando que no Brasil, veículos com ABS se envolvem muito mais em acidentes (inclusive fatais) do que veículos sem ABS. Por que será? Será que todos são loucos e abusam do veículo com ABS? Será que todos soltam o pedal ao sentir a tremedeira provocada pelo ABS em funcionamento devido a falta de conhecimento? Ou será devido as condições do piso? A unanimidade é burra!

Julio,

Não acredito que haverá diminuição do limite de travessia de água (vau) por causa do ABS. Lembro, por exemplo, da Ford Ranger e L200 Triton Savana, ambas com ABS, cujo vau é de 80 cm, ou seja, cobre a todo o sistema de freios e a roda.
No mais concordo com você, mas pasme, a L200 Triton não possui mecanismo que permita desligar o air bag, e nem sei se este dispositivo existe nos demais veículos. Assim, o consumidor compra um veículo off road, e ainda pode levar uma "almofadada" na cara por pegar um buraco na trilha.
Outro absurdo, é exigir o ABS sem possibilidade de que o sistema seja desligado para veículos que rodam em off road.
Asfalto é asfalto, e terra é terra. Querer construir veículos de asfalto para andar na terra é colocar asa em navio.
Sds.
Fernando Pinheiro

Desnickadu
04/01/2014, 09:13
Julio,

Não acredito que haverá diminuição do limite de travessia de água (vau) por causa do ABS. Lembro, por exemplo, da Ford Ranger e L200 Triton Savana, ambas com ABS, cujo vau é de 80 cm, ou seja, cobre a todo o sistema de freios e a roda.
No mais concordo com você, mas pasme, a L200 Triton não possui mecanismo que permita desligar o air bag, e nem sei se este dispositivo existe nos demais veículos. Assim, o consumidor compra um veículo off road, e ainda pode levar uma "almofadada" na cara por pegar um buraco na trilha.
Outro absurdo, é exigir o ABS sem possibilidade de que o sistema seja desligado para veículos que rodam em off road.
Asfalto é asfalto, e terra é terra. Querer construir veículos de asfalto para andar na terra é colocar asa em navio.
Sds.
Fernando Pinheiro

o ABS off-road foi 'desenvolvido' pra isso. resta saber se todos os carros que vem com pneus meio asfalto meio terra tem essa opção né?
Isso é mto barato pq é só programação da central de ABS, o resto do sistema é exatamente o mesmo.

Julio_ASRJ
04/01/2014, 13:37
Julio,

Sds.
Fernando Pinheiro

Fernando, na Ford Ranger, o limite de vau divulgado (80 cm) não submerge o sistema. Dos 80 cm de imersão divulgados, 77 cm é o tamanho do conjunto roda/pneu. Na travessia, uma onda é formada na frente do veículo e ainda há a carroceria desviando o fluxo de água das rodas. Por isso, normalmente, algumas montadoras colocam uma nota no manual alertando que o limite de vau divulgado é alcançado utilizando-se uma determinada marcha/velocidade. Na L200, acredito que o limite seja um pouco mais baixo.

Julio_ASRJ
04/01/2014, 13:38
o ABS off-road foi 'desenvolvido' pra isso. resta saber se todos os carros que vem com pneus meio asfalto meio terra tem essa opção né?
Isso é mto barato pq é só programação da central de ABS, o resto do sistema é exatamente o mesmo.

Esse ABS-offroad é justamente o desligamento do mesmo. Não sei como está a oferta disso no mercado. Existem modelos que não chamam de ABS-offroad, e sim existe uma nota no manual dizendo que o ABS é desligado ao se engatar a reduzida por exemplo.

Isso decorre pois não há qualquer necessidade de se fazer um sistema ABS para o fora de estrada, pois nos terrenos de areia, terra, cascalho, lama e etc, o que faz o veículo parar é o acúmulo de detritos na frente da roda gerado pelo travamento da mesma.

Fernando Pinheiro
04/01/2014, 17:25
Fernando, na Ford Ranger, o limite de vau divulgado (80 cm) não submerge o sistema. Dos 80 cm de imersão divulgados, 77 cm é o tamanho do conjunto roda/pneu. Na travessia, uma onda é formada na frente do veículo e ainda há a carroceria desviando o fluxo de água das rodas. Por isso, normalmente, algumas montadoras colocam uma nota no manual alertando que o limite de vau divulgado é alcançado utilizando-se uma determinada marcha/velocidade. Na L200, acredito que o limite seja um pouco mais baixo.

Julio,

Nas L200 Triton o limite de vau é de 70 cm, porém, nas Tritons Savana é de 80. Confira em http://novo.mitsubishimotors.com.br/wps/wcm/connect/182e24df-1ad2-45a3-957a-a2e3eab5fad1/0697.+Folder_Triton_2014_V5.pdf?MOD=AJPERES&CONVERT_TO=url&CACHEID=182e24df-1ad2-45a3-957a-a2e3eab5fad1
Foi divulgado também que as L200 tem ABS off road que é selecionado automaticamente quando engatamos o 4x4. Agora gostei do brinquedo, e a Mit não brincou em serviço. Confira em Auto Esporte - Primeiras impressões: Mitsubishi L200 Triton HPE 2013 (http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/06/primeiras-impressoes-mitsubishi-l200-triton-hpe-2013.html)
Sds.

Fernando Pinheiro

fassis
04/01/2014, 17:30
Não é o desligamento, e sim uma atuação mais permissiva, que deixa as rodas travarem parcialmente. Na amarok foi bem divulgado esse sistema.
Em situações como lama, cascalho, tem que arrastar o pneu para que o mesmo atinja uma camada mais profunda e aderente. Se o ABS de asfalto atuar nessas situações, o carro praticamente não para.

Esse ABS-offroad é justamente o desligamento do mesmo. Não sei como está a oferta disso no mercado. Existem modelos que não chamam de ABS-offroad, e sim existe uma nota no manual dizendo que o ABS é desligado ao se engatar a reduzida por exemplo.

Isso decorre pois não há qualquer necessidade de se fazer um sistema ABS para o fora de estrada, pois nos terrenos de areia, terra, cascalho, lama e etc, o que faz o veículo parar é o acúmulo de detritos na frente da roda gerado pelo travamento da mesma.

Julio_ASRJ
04/01/2014, 22:36
Julio,

Nas L200 Triton o limite de vau é de 70 cm, porém, nas Tritons Savana é de 80. Confira em http://novo.mitsubishimotors.com.br/wps/wcm/connect/182e24df-1ad2-45a3-957a-a2e3eab5fad1/0697.+Folder_Triton_2014_V5.pdf?MOD=AJPERES&CONVERT_TO=url&CACHEID=182e24df-1ad2-45a3-957a-a2e3eab5fad1
Foi divulgado também que as L200 tem ABS off road que é selecionado automaticamente quando engatamos o 4x4. Agora gostei do brinquedo, e a Mit não brincou em serviço. Confira em Auto Esporte - Primeiras impressões: Mitsubishi L200 Triton HPE 2013 (http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/06/primeiras-impressoes-mitsubishi-l200-triton-hpe-2013.html)
Sds.

Fernando Pinheiro

Valeu Fernando. Repare que o conjunto roda/pneu tem o mesmo diâmetro da Ranger e o limite de vau também. Claro que além de ABS, tem polias do motor, rolamentos e outros itens que sofrem desgaste ao serem submersos e que as montadoras não estão dispostas a arcarem com esses custos em garantia.

A modernidade até que cai bem na Triton, pois já é assumidamente uma versão mais urbana de L200. O que dá pena mesmo, é ver um Agrale AM100, Land Rover 130 e outras picapes de uso pesado, além de jipes como o Troller e Defender serem obrigados a adotar acessórios de asfalto. No fim, todos acabam se urbanizando ou chegando ao seu fim. Quem perde somos nós, jipeiros e a população rural que muitas vezes nem sabe o que é asfalto. Mas, é como dizem: o mundo caminha para o fim das trilhas e estradas de terra mesmo.

Julio_ASRJ
04/01/2014, 22:44
Não é o desligamento, e sim uma atuação mais permissiva, que deixa as rodas travarem parcialmente. Na amarok foi bem divulgado esse sistema.
Em situações como lama, cascalho, tem que arrastar o pneu para que o mesmo atinja uma camada mais profunda e aderente. Se o ABS de asfalto atuar nessas situações, o carro praticamente não para.

fassis, eu acho que ABS-Off-road é apenas um nome bonito. Pois, se o ABS atuar 1% que seja num piso como areia de praia, ele já prejudica a frenagem. O ideal é que as 4 rodas travem e se acumule montes de areia (ou detritos) na frente de cada roda. Esse lance de "atuação mais permissiva" parece balela pra ajudar na venda, entende? Ainda mais na Amarok, que teve uma baita campanha de marketing pra tentar convencer o povo de que a VW não tinha feito uma bomba relógio. Agora é a vez da Ranger de sair em expedição pra provar de que o sedan com caçamba que fizeram é capaz de alguma coisa.

rfdex
05/01/2014, 13:58
Infelizmente o nosso país anda como um boi lerdo, ou seja, a base de ferrão! O que quero dizer? Quero dizer que tudo é generalizado após uma determinada catástrofe. E a catástrofe da vez é o rombo que a Previdência Social vem carregando. Os gestores corruptos em sua maioria, estradas de péssima qualidade, controle de qualidade péssimo de nossos produtos em geral, e depois vêm alguns políticos idiotas querer diminuir o tamanho da labareda quando deveria erradicar o foco do incêndio! É como conduzir veículo sob efeito de álcool. Eu concordo com a proibição, mas acho que não é efetiva. Se as leis fossem efetivas, bastaria estar previsto que homicídio ou lesão corporal causado na relação de trânsito quando constatado que o condutor estava sob influência de álcool ou qualquer outra substância teria uma pena maior. Hoje o cidadão que é condenado a 1-2-4 anos de cadeia dá risada na cara do juiz, porque sabe que nunca vai pisar dentro do sistema carcerário. Resolverá sua pendência frequentando algum programa social ou doando cestas básicas. Para mim, antes de obrigar air-bag e ABS, poderiam limitar a velocidade dos veículos no máximo que é permitido por lei; ou tentar outro modo de diminuir a velocidade nas vias públicas. Mas e o lobby das montadoras? É pesado!! Nosso país é uma piada no aspecto de efetividade de leis. Fingimos que elas (leis) existem e que funcionam e vamos cada vez mais nos tornando os reféns, enquanto criminosos andam pelas ruas armados, embriagados, portando drogas, entre outros e nada acontece!

Walter da Camper
29/01/2014, 14:58
rfdex, não vamos generalizar!:stop::discordo: O Brasil tem sim algumas leis que funcionam e são cumpridas com muioto rigor::angel:
Lei de Gerson; Lei do Mais Forte; Lei do Silêncio; Lei de Murphy; Lei do cão...:twisted: