Ver Versão Completa : qual é o melhor nó para rebocar?
AlfredoB
02/01/2014, 10:57
Senhores, bom dia!
Feliz 2014 a todos!
Vejam, tenho um dúvida relativamente simples, mas me deu um bom trabalho ontem.
Sei que a corda não é a melhor solução, com certeza a cinta de reboque e anilhas são otimas, porém, na necessidade, utilizei uma corda para rebocar alguns carros ontem, em um trecho complicado da região, e tive mais trabalho em desatar o nó que fiz do que em ajudar o pessoal.
Fiz um nó de correr, em uma corda dupla. Aconteceu que quanto a corda tracionou, o nó apertou de tal jeito que em um caso a solução foi cortá-la.
Alguém tem uma dica de qual o melhor nó para esta situação?
Obrigado.
André Cajarana
02/01/2014, 11:49
Caro Alfredo B
Sempre uso o Lais de Guia pra quase tudo, existem vários outros que atende também, veja no link abaixo:
.::..::. Guia de Nós .::..::. - Lais de Guia (http://www.guiadenos.com.br/nos_view.asp?id={B5C6828E-86BD-4A02-8945-ED31644F9251})
Abraços e um feliz e santo ano novo!
Sugestão de dois tipos de nós.
445331
445332
Já vi algumas alternativas interessantes para não deixar o nó ficar muito justo, essa foto é de duas cintas, mas também funciona com corda.
A ideia é colocar algo no meio do nó que não permita que ele fique muito apertado.
445374
Também serve um jornal, ou uma revista, ou um chumaço de mato...
Abraço,
Desnickadu
02/01/2014, 18:46
Já vi algumas alternativas interessantes para não deixar o nó ficar muito justo, essa foto é de duas cintas, mas também funciona com corda.
A ideia é colocar algo no meio do nó que não permita que ele fique muito apertado.
Também serve um jornal, ou uma revista, ou um chumaço de mato...
Abraço,
Assim vc faz a emenda NO MEIO de duas cordas, mas e as PONTAS?? rsrsrs
Eu uso muito o volta redonda pra cargas pequenas e o Fateixa pra cargas pesadas, acompanhado com o carioca. São nós que cumprem o seu papel, quanto mais vc puxa mais ele apertam, o que no caso do reboque torna o desate mais dificil.
Eu já utilizei este:Slip Knot | How to tie the Slip Knot | Basics Knots (http://www.animatedknots.com/slip/index.php?Categ=basics&LogoImage=LogoGrog.jpg&Website=www.animatedknots.com) nó em uma corda pequena para reboque, e este aqui: Square Knot (Reef Knot) | How to tie the Square Knot (Reef Knot) | Basics Knots (http://www.animatedknots.com/reef/index.php?Categ=basics&LogoImage=LogoGrog.jpg&Website=www.animatedknots.com) numa corda compida, aí passei ele nos dois carros e emendei as duas pontas com esse nó. Pra desatar qualquer um dos dois é só torcer um pouco que a corda vai se soltando e desata facil.
Pode dar um nó parecido com o de tênis, mas junto ao nó coloque algum objeto (um pedaço de madeira ou algo rígido), pois quando for desfazer o nó, basta retirar o objeto antes que a corda ficará mais frouxa. Saudações
Giu Bernardon
09/01/2014, 23:09
Nesse caso, acho que não tem nó melhor que o Lais de Guia. Quanto mais tração, mais ele aperta, mas se solta muito facilmente independente de quanta força recebeu!