Ver Versão Completa : Bomba d'água da SR5 pingando... Ajuda!
ThgVieceli
30/12/2013, 01:31
Amigos, estava de malas arrumadas quando notei um vazamento pequeno de agua por baixo, pensei que fosse do ar, ou mangueiras do radiador, mas notei que é bomba por ser na reta da polia das correias. Está vazando pouco tipo uns 2,3 dias tenho que colocar um copo (250ml) no reservatorio do radiador, nao é nem no radiador pois ele esta sempre cheio, mas com o motor ligado da para ver gotejando agua por baixo. E nesses dias de fim de ano está dificil achar um mecanico que queira fazer o serviço no dia... Será que aguenta uma viajem duns 1000 km? Ou é melhor trocar na hora? quais marcas são boas? Agradeço a todos que ajudarem e tenham um ano de 2014 abençoado por Deus com tudo do melhor que ele pode nos dar...
Amigos, estava de malas arrumadas quando notei um vazamento pequeno de agua por baixo, pensei que fosse do ar, ou mangueiras do radiador, mas notei que é bomba por ser na reta da polia das correias. Está vazando pouco tipo uns 2,3 dias tenho que colocar um copo (250ml) no reservatorio do radiador, nao é nem no radiador pois ele esta sempre cheio, mas com o motor ligado da para ver gotejando agua por baixo. E nesses dias de fim de ano está dificil achar um mecanico que queira fazer o serviço no dia... Será que aguenta uma viajem duns 1000 km? Ou é melhor trocar na hora? quais marcas são boas? Agradeço a todos que ajudarem e tenham um ano de 2014 abençoado por Deus com tudo do melhor que ele pode nos dar...
Amigo no seu lugar eu não arriscaria uma viagem longa com esse vazamento sob pena de sobreaquecer e perder o motor, coloque peças originais e faça uma viagem tranquila! Um forte abraço.
Cara, se for fazer a viagem tem de monitorar constantemente. O problema é que está vazando 250ml a cada x km e isso pode aumentar de uma hora para a outra drasticamente ou permanecer assim por anos. No seu caso o que faria era comprar as peças de reposição e levá-las junta para qualquer eventualidade, o melhor seria fazer a manutenção corretiva antes da viagem. Se souber fazer melhor, é trabalhoso mas dá pára trocar sem dificuldades. Tem de desmontar bastante coisa e numa estrada não seria muito bom, por isso aconselho fazer antes. Geralmente bomba d'água vaza pelo retentor, fica pingando pouquinho durante muito tempo sendo possível rodar, mas a preocupação é que deixa louco.
ThgVieceli
30/12/2013, 17:24
Fui no mecanico pra ver se ele troca e só na sexta feira, ele disse que posso andar, mas sempre cuidando da agua. Disse que nao vaza com o motor ligado, só com o motor parado que pinga e pouco. Quinta vou encomendar a bomba e sexta troca-la. Abçs
ThgVieceli
02/01/2014, 12:40
Amigos alguem conhece a bomba dagua da marca MAXI? É a unica que estou encontrando aqui...
Amigos alguem conhece a bomba dagua da marca MAXI? É a unica que estou encontrando aqui...
Pode colocar. Pra emergência é mais que suficiente. Daqui a um tempo põe original.
ThgVieceli
02/01/2014, 22:38
dorderf, valeu pela dica... vou por essa MAXI mesmo. Na concessionaria de Londrina nao atenderam, e em Santo Antonio da Platina nao tinha e nao quiseram passar o preço, sao as CCS mais perto de mim... "achei uma tremenda falta de vontade por parte do atendimento TOYOTA", mas vamos em frente que o ano está só começando... Abraços! Deus abençoe a todos...
dorderf, valeu pela dica... vou por essa MAXI mesmo. Na concessionaria de Londrina nao atenderam, e em Santo Antonio da Platina nao tinha e nao quiseram passar o preço, sao as CCS mais perto de mim... "achei uma tremenda falta de vontade por parte do atendimento TOYOTA", mas vamos em frente que o ano está só começando... Abraços! Deus abençoe a todos...
Fiz meu motor há mais de 1 ano e a bomba d'água é paralela. Segundo o mecânico vale demais a pena, pois é interessante trocar a bomba com uma certa frequência, pois como mexe diretamente com água o desgaste é mais acentuado. E trocar uma bomba original de tempo em tempo sai mais caro. Junto com o cabeçote foram as únicas peças paralelas que pus.
Minha humilde opinião, no caso de se utilizar a bomba paralela e por ter um custo mais baixo troque-a sempre que fizer correia dentada e tensor, como também rolamentos das polias e correias externas. Pois já vai está com tudo desmontado e não corre o risco de dar M no meio do caminho. No meu caso, não troquei a bomba original que está agora com 204.000km, mas também não sei se vai aguentar chegar aos 300.000 quando da próxima troca das demais peças. Esse é o problema, se der ruim um trabalhão para desmontar e trocar, no meu caso meto a mão e faço então não perco com MO.
Bomba d'agua durar 80 mil kms pra mim esta otimo! Quanto mais 300!!!! Heheheheh. Mas é isso aí. Faça trocas em intervalo menor. Por exemplo, 60-70 mil kms eu troco correia dentada e tds os tensores, mesmo que o recomendado é a cada 100 mil. Saudações
Minha humilde opinião, no caso de se utilizar a bomba paralela e por ter um custo mais baixo troque-a sempre que fizer correia dentada e tensor, como também rolamentos das polias e correias externas. Pois já vai está com tudo desmontado e não corre o risco de dar M no meio do caminho. No meu caso, não troquei a bomba original que está agora com 204.000km, mas também não sei se vai aguentar chegar aos 300.000 quando da próxima troca das demais peças. Esse é o problema, se der ruim um trabalhão para desmontar e trocar, no meu caso meto a mão e faço então não perco com MO.
Exatamente! Prefiro ter a certeza de uma bomba paralela rodando sendo trocada a cada 60 k km (tempo que troco a correia, mesmo sendo original), que deixar uma correia original passando demais do tempo. Na verdade acho que 60 k km seria uma boa trocar o kit de correia + válvula termostática + bomba de água + tampa do radiador. Aí fica tudo a contento!
Exatamente! Prefiro ter a certeza de uma bomba paralela rodando sendo trocada a cada 60 k km (tempo que troco a correia, mesmo sendo original), que deixar uma correia original passando demais do tempo. Na verdade acho que 60 k km seria uma boa trocar o kit de correia + válvula termostática + bomba de água + tampa do radiador. Aí fica tudo a contento!
Até certo ponto concordo contigo, mas só faria essa troca a cada 60.000 se fosse correia e tensor paralelos. O original da para realizar com 100.000 sem medo, ademais o próprio fabricante recomenda isso. Para as mais novas, salvo engano é 150.000. O importante é a manutenção preventiva para não ter de fazer a corretiva. Forte abraço.
Até certo ponto concordo contigo, mas só faria essa troca a cada 60.000 se fosse correia e tensor paralelos. O original da para realizar com 100.000 sem medo, ademais o próprio fabricante recomenda isso. Para as mais novas, salvo engano é 150.000. O importante é a manutenção preventiva para não ter de fazer a corretiva. Forte abraço.
A questão que se der merda antes de 100 k a Toyota não vai estar nem aí. Essa garantia de 100 k é pra troca em concessionária. Acredito que 60 k km é uma boa km para troca desse tipo e as peças não são caras, na verdade comprando-se em Ponta Porã sai mais em conta que comprar paralelas onde moro!
ThgVieceli
05/01/2014, 23:53
a minha fez 200000km ontem e acendeu a "t-belt" bem na hora de trocar a bomba dagua, mas na tampa da correia tem um adesivo dizendo que a próxima troca é com 270000km entao teria 70000km ainda, mas fiquei pensando se aproveito a mao de obra e trocaria já.. O que voces acham? Provavelmente só vou achar correia paralela aqui, qual marca é confiavel, que posso por sem medo?
a minha fez 200000km ontem e acendeu a "t-belt" bem na hora de trocar a bomba dagua, mas na tampa da correia tem um adesivo dizendo que a próxima troca é com 270000km entao teria 70000km ainda, mas fiquei pensando se aproveito a mao de obra e trocaria já.. O que voces acham? Provavelmente só vou achar correia paralela aqui, qual marca é confiavel, que posso por sem medo?
Desde que não seja made in china, pode ser qualquer uma de renome, um forte abraço.
Das paralelas, eu colocaria DAYCO.
Eu colocaria goodyear. Aqui um vídeo do mecânico mais visualizado do youtube fazendo altas críticas a correias Dayco: Porque deixei de usar correias Dayco - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=TugBK84poYo)
Não sei em relação a carros a diesel (já que o cara só trabalha com carros a gasolina) a história é diferente.
Correia só original, não pensava 2 vezes. Melhor pagar mais e errar para mais do que para menos e se f.... Essa é minha opinião. O barato sai caro e andei fazendo umas contas para fazer troca a cada 50.000 com paralelas de 1º linha e no final das contas sai a mesma coisa que a original com 100.000. Pense bem. Detalhe se realmente falta 70.000 não troque, aguarde...
Eu confio muito mais trocar uma DAYCO ou similar a cada 50 mil a confiar 100 mil na "original". Uso e sempre usei DAYCO em veículos diesel que tive e tenho e nunca tive problemas. Esta marca é conhecida até fora do país. Saudações
calhiandro
06/01/2014, 12:52
Tenho uma dúvida. Para se trocar a correia, não é somente por quilometragem, mas por tempo também. Quem não rodar 100.000 kms tem quantos anos para trocar a correia?
ThgVieceli
06/01/2014, 20:18
Galera já comprei a Dayco mesmo, a unica que encontrei na minha cidade... Mas pelo que li na caixa ela é nacional, entao deve ser boa, o duro está sendo as peças chinesas que invadiram o mercado e pelo que parece nao aguentam nada, mas a maioria das paralelas sao chinesas. A bomba por exemplo que comprei da marca MAXI pensei que era nacional porque pesquisei na net e li algo de que era de Limeira Sp, entao pensei ser nacional, mas quando chegou, eu li bem grande fabricado na china (hahaha) é pracabá... Mas já esta na mao, entao fé em Deus e vai essas mesmo. E pelo que andei olhando a bomba original parou de pingar :screwy: vai entender...
Galera já comprei a Dayco mesmo, a unica que encontrei na minha cidade... Mas pelo que li na caixa ela é nacional, entao deve ser boa, o duro está sendo as peças chinesas que invadiram o mercado e pelo que parece nao aguentam nada, mas a maioria das paralelas sao chinesas. A bomba por exemplo que comprei da marca MAXI pensei que era nacional porque pesquisei na net e li algo de que era de Limeira Sp, entao pensei ser nacional, mas quando chegou, eu li bem grande fabricado na china (hahaha) é pracabá... Mas já esta na mao, entao fé em Deus e vai essas mesmo. E pelo que andei olhando a bomba original parou de pingar :screwy: vai entender...
Agroman, quando o "motor" percebeu que você ia trocar a bomba original por uma chinesa...:putz:... deve ter dado uma discussão interna acalorada...:farted:, aí resolveram dar uma dura na "bomba d'água" e ela parou de vazar....o que vai ser ótimo...se confirmar...deixe a original....:euforico:
Brincadeiras à parte... decisão difícil...
Abraço.
Eu confio muito mais trocar uma DAYCO ou similar a cada 50 mil a confiar 100 mil na "original". Uso e sempre usei DAYCO em veículos diesel que tive e tenho e nunca tive problemas. Esta marca é conhecida até fora do país. Saudações
A questão não é só confiar ou não, tenho mais segurança em uma original 100.000 do que uma DAYCO 50.000 e se for analisar uma correia DAYCO gira em torno de 130,00 e se troca a cada 50.000 faz duas trocas no período de 100.000. Outro detalhe é que se confiam tanto na DAYCO porque não a utilizam os 100.00 como o fabricante garante? A original custa 280,00 e confio no fabricante, nunca vi relato de uma arrebentar nos 100.000, salvo a de um amigo do fórum que foi por causa do mecânico que não trocou o tensor da correia. Se for avaliar economizou agora para gastar depois, e ainda paga uma MO a mais. Enfim, cada um que sabe o melhor para seu carro. No inicio até suscitou uma dúvida e pensei em colocar a DAYCO fazendo atroca exatamente como faz, mas depois vi que era besteira e optei pela original. Quando desmontei o conjunto a única coisa que estava começando a ficar ruim foi o rolamento do tensor e o 1 rolamento da polia auxiliar da correia dentada. A correia em si, a olho nu em perfeitas condições de uso, sem qualquer trinca, rachadura ou desgaste acentuado. Não sei qual é o seu contato com oficina mas digo que passo grande parte nela, portanto vejo muita coisa e não só ouço o que dizem.
A questão não é só confiar ou não, tenho mais segurança em uma original 100.000 do que uma DAYCO 50.000 e se for analisar uma correia DAYCO gira em torno de 130,00 e se troca a cada 50.000 faz duas trocas no período de 100.000. Outro detalhe é que se confiam tanto na DAYCO porque não a utilizam os 100.00 como o fabricante garante? A original custa 280,00 e confio no fabricante, nunca vi relato de uma arrebentar nos 100.000, salvo a de um amigo do fórum que foi por causa do mecânico que não trocou o tensor da correia. Se for avaliar economizou agora para gastar depois, e ainda paga uma MO a mais. Enfim, cada um que sabe o melhor para seu carro. No inicio até suscitou uma dúvida e pensei em colocar a DAYCO fazendo atroca exatamente como faz, mas depois vi que era besteira e optei pela original. Quando desmontei o conjunto a única coisa que estava começando a ficar ruim foi o rolamento do tensor e o 1 rolamento da polia auxiliar da correia dentada. A correia em si, a olho nu em perfeitas condições de uso, sem qualquer trinca, rachadura ou desgaste acentuado. Não sei qual é o seu contato com oficina mas digo que passo grande parte nela, portanto vejo muita coisa e não só ouço o que dizem.
Amigo, tenho contato razoável com oficina. Tenho uma quase completa em casa e frequento algumas também quase semanalmente. Não falo do que ouço, falo do que vejo. Quando eu tinha Niva (motor VW diesel) usei correia Dayco e digo que nunca tive problema. Cheguei a rodar 100 mil kms. Meu mecânico à época rodava isso em sua Saveiro diesel também. E na Hilux, quando fui trocar a correia após comprar a pickup, tinha uma Dayco e já tinha 70 mil kms. Estava perfeita. A questão de trocar a cada 50 mil não se deve à confiar ou não, mas sim precaver de surpresas. Se usasse a dita original também trocaria a cada 50 mil. Mesmo porque o primeiro erro está em medirmos a durabilidade de determinada peça por quilometragem e não por hora de funcionamento. Um motor que roda em SP capital "roda" muito menos que eu em Brasília, porém funciona o mesmo período ou talvez até mais parado em trânsito. Por este e outras questões não beiro os 100 mil kms com a mesma correia dentada. Este é o meu posicionamento.
ThgVieceli
06/01/2014, 23:24
Galera, que treta kkkkk... To mais perdido que calcinha em lua de mel ou azeitona na boca de banguelo... Combinei com o meca. amanha cedo, estou com todas as peças dentro da VTR, e to nesse dilema, e agora tem o tal do tensionador da correia que nao comprei e nem tava sabendo :shock:, e se eu nao trocar esse dito cujo pode ser igual nao trocar a correia (problema)...aaahhh. Acho que vou para trocar só a bomba e vou deixar essa correia pra depois.
Zani a briga do motor com a bomba foi a melhor kkkkk:palmas::lol::lol:...
Galera, que treta kkkkk... To mais perdido que calcinha em lua de mel ou azeitona na boca de banguelo... Combinei com o meca. amanha cedo, estou com todas as peças dentro da VTR, e to nesse dilema, e agora tem o tal do tensionador da correia que nao comprei e nem tava sabendo :shock:, e se eu nao trocar esse dito cujo pode ser igual nao trocar a correia (problema)...aaahhh. Acho que vou para trocar só a bomba e vou deixar essa correia pra depois.
Zani a briga do motor com a bomba foi a melhor kkkkk:palmas::lol::lol:...
A correia se troca em kit (tensor + rolamento + correia). Acho que os primeiros itens são ainda mais fundamentais que a própria correia. Uma correia boa num tensor + rolamento ruim termina estragando e rompendo...
Agroman....nem abra se não vai trocar correia e tensor, independente da marca, que aí a decisão é sua, mas o fundamental são as duas peças juntas.....Não se troca correia dentada sem trocar o tensor (ou esticador) junto....todo bom mecânico sabe disso.
Abraço.
A correia se troca em kit (rolamento-tensor + correia). Acho que os primeiros itens são ainda mais fundamentais que a própria correia. Uma correia boa num tensor + rolamento ruim termina estragando e rompendo...
Corrigindo...
ThgVieceli
07/01/2014, 18:53
Galera, acabei trocando tudo... Mas a luz do painel "T-Belt" nao apagou, o que tenho que fazer para apaga-la?
Agroman, essa é fácil. Dá uma lida aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/34105-t-belt-acesa.html
O bom que vi uma resposta do Tadi que gostei bastante. Quando se apaga a luz da t-belt ela vai acender depois de 100 k km, independente da km do carro... Se for assim, talvez a Km do meu carro seja original. Embora pra mim não faça diferença, já que fiz o motor inteiro!
ThgVieceli
07/01/2014, 19:48
Agroman, essa é fácil. Dá uma lida aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/34105-t-belt-acesa.html
O bom que vi uma resposta do Tadi que gostei bastante. Quando se apaga a luz da t-belt ela vai acender depois de 100 k km, independente da km do carro... Se for assim, talvez a Km do meu carro seja original. Embora pra mim não faça diferença, já que fiz o motor inteiro!
Valeu mais uma vez dorderf... Já aprendi os dois jeitos! Acho que a minha kilometragem tambem esta original acendeu aos 200k km redondos.