PDA

Ver Versão Completa : F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.

Ivan Luiz
29/12/2013, 23:32
Boa noite!

Tenho uma F1000 Supercab a pouco mais de um ano, e já peguei ela com motor Cummins e câmbio FSO 4305 B adaptados.
Mas como nada é tão bom que não possa melhorar, aos poucos estou tirando umas falhas que o antigo proprietário deixou.
Recentemente troquei o tanque original da 4.9 a gasolina pelo tanque da diesel, porque o marcador não marcava cheio e o pescador não puxava o diesel quando o tanque estava com nivel baixo e a camioneta parada numa subida.
Troquei a relação 2,72 que estava muito longa por uma 3,07.
Adaptei cubos flutuantes no Dana 46, porque apesar de eu só andar leve, numa revisão anterior as duas pontas de eixo estavam ligeiramente tortas, o que indica que ela já andou pesada.
Refiz o escapamento em 3' porque ele sai em 2'1/2, fazia uma curva de 90º em 2'1/4 pra então retornar para 2'1/2.
Resumindo, onde foi adaptado, sempre tem um detalhezinho para corrigir.
Agora que revisei câmbio e diferencial só esta restando dar uma futucada na frente dela.
O intercooler foi instalado meio baixo, a metade dele fica escondida pelo parachoque, o pessoal que meche com ar-condicionado, diz que ficou bom porque pega mais vento no condensador, mas no meu entender pra ter meio intercooler é melhor não ter, pelo menos a turbina enche mais rápido. Já andei pensando até em fazer umas entradas de ar no parachoque, mas o melhor sem duvida será subir o intercooler.
A dúvida: Poderá comprometer o funcionamento do ar-condicionado? Em veículos de fábrica com intercooler, ele fica na frente do condensador?
445076
445078
445079
445080
445082
445084
445086
445087

Ramon Pires
29/12/2013, 23:39
Boa noite!

Tenho uma F1000 Supercab a pouco mais de um ano, e já peguei ela com motor Cummins e câmbio FSO 4305 B adaptados.
Mas como nada é tão bom que não possa melhorar, aos poucos estou tirando umas falhas que o antigo proprietário deixou.
Recentemente troquei o tanque original da 4.9 a gasolina pelo tanque da diesel, porque o marcador não marcava cheio e o pescador não puxava o diesel quando o tanque estava com nivel baixo e a camioneta parada numa subida.
Troquei a relação 2,72 que estava muito longa por uma 3,07.
Adaptei cubos flutuantes no Dana 46, porque apesar de eu só andar leve, numa revisão anterior as duas pontas de eixo estavam ligeiramente tortas, o que indica que ela já andou pesada.
Refiz o escapamento em 3' porque ele sai em 2'1/2, fazia uma curva de 90º em 2'1/4 pra então retornar para 2'1/2.
Resumindo, onde foi adaptado, sempre tem um detalhezinho para corrigir.
Agora que revisei câmbio e diferencial só esta restando dar uma futucada na frente dela.
O intercooler foi instalado meio baixo, a metade dele fica escondida pelo parachoque, o pessoal que meche com ar-condicionado, diz que ficou bom porque pega mais vento no condensador, mas no meu entender pra ter meio intercooler é melhor não ter, pelo menos a turbina enche mais rápido. Já andei pensando até em fazer umas entradas de ar no parachoque, mas o melhor sem duvida será subir o intercooler.
A dúvida: Poderá comprometer o funcionamento do ar-condicionado? Em veículos de fábrica com intercooler, ele fica na frente do condensador?
445076

445079
445080
445082
445084
445086
445087

Primeiro parabéns pelo sistema de cubos, ainda nao havia visto assim em uma F1000...
Quanto ao intercooler, se tiver a possibilidade, levante ele o quanto puder, e pra compensar, instale uma ventoinha elétrica na frente dos radiadores, que nao vai ter problema...

Edintruder
30/12/2013, 00:28
Put@ Q Partiu!!!! Muito linda essa tua F!

Com o diferencial 3,07:1, a 100km/h, a quantos rpm está o motor?
Esse sistema de eixo flutuante com rolamentos blindados eu também nunca tinha visto.

Quanto ao intercooler, com o pé embaixo ele chega a 120°C. Na F1000 HSD e Rangers, o intercooler fica atrás do condensador ao lado do radiador de água. Se colocar na frente do condensador, o AC não vai gelar a contento quando pisar mais forte no acelerador. Mas se colocar um par de ventoinhas elétricas na frente dos radiadores, é provável que melhore tanto o intercooler como o próprio AC.

drosssor51
30/12/2013, 10:06
Bom dia Ivan.

Parabéns pela sua F.... Tá lindona..!

Esse cummins é um P*$#@ motor...e o câmbio.. monstro também...kk
O cubo flutuante muito me agrada, nunca tinha visto um dana 46 adaptado.... é comum nos dana 44.. mas no 46 é novidade.

Sobre o intercooler..... para mim o a/c tem que funcionar direito....... e é comum o intercooler atras do condensador....
Vi na foto, que seu motor já esta com uma hélice de várias pás.....não sei se com embreagem viscosa ou direto no motor, mas se melhorar o funcionamento dela não precisará de nada elétrico....

abç

Ivan Luiz
30/12/2013, 10:13
Put@ Q Partiu!!!! Muito linda essa tua F!

Não sei ao certo, vou ter que acertar contagiros por que ele esta marcando a menos, mas acabou o buraco que ficava entre as trocas de marchas.
Quero acertar o contagiros e o intercooler para então ver se mecho na regulagem da BI. A turbina chega até 1.3 de pressão. Queria por 1.5, quanto o Cummins aguenta sem riscos?

Ivan Luiz
30/12/2013, 10:18
Bom dia Ivan.
Sobre o intercooler..... para mim o a/c tem que funcionar direito....... e é comum o intercooler atras do condensador....
Vi na foto, que seu motor já esta com uma hélice de várias pás.....não sei se com embreagem viscosa ou direto no motor, mas se melhorar o funcionamento dela não precisará de nada elétrico....

Ela esta com a hélice direta, a propósito tem alguma vantagem a embreagem viscosa?

drosssor51
30/12/2013, 10:57
Não sei ao certo, vou ter que acertar contagiros por que ele esta marcando a menos, mas acabou o buraco que ficava entre as trocas de marchas.
Quero acertar o contagiros e o intercooler para então ver se mecho na regulagem da BI. A turbina chega até 1.3 de pressão. Queria por 1.5, quanto o Cummins aguenta sem riscos?

Ivan, deves procurar pelo painel de instrumentos da F250 que saiu originalmente com esse cummins, a adaptação dele completo é possível, inclusive já postaram um F1000 com o painel de instrumentos completo de um F250, o difícil é saber onde foi postado...... kkk

Ela esta com a hélice direta, a propósito tem alguma vantagem a embreagem viscosa?

Rapaz.... tem muitas vantagens em motores de alta rotação, mas nos nossos motores, não faz falta nenhuma.

Penso que a emb. viscosa "alivia" o motor durante a aceleração (responde mais rápido), elimina muito o ruido da hélice, praticamente zera.... e para um veículo que trabalha sempre em movimento (uma picape, não um trator) ele ventila somente quando é necessário......

Por outro lado, a emb. viscosa custa caro bagarai e o ventilador direto nunca trará dor de cabeça......

Se alguém quiser complementar alguma coisa ou alguma opinião diferente sobre embreagem viscosa.. por favor!!!

Edintruder
30/12/2013, 13:59
O meu MWM X-10 está com 2bar há alguns anos. O cummins também aguenta isso sem problemas. Mas não mexe na turbina, apenas no débito de diesel que a pressão sobe.

Rodrigo Baratti
30/12/2013, 14:34
Ivan,

Parabens pela F1000....muito linda.

Fiquei com a mesma curiosidade dos demais qto ao flutuante traseiro.
Muito bem feito.

Coloca mais detalhes:
- Quem fez?
- Que rolamento tá usando?

Se tiver um desenho do conjunto em CAD então!!! Matou a pau!

[]'s

Daniel.Shimomoto
30/12/2013, 14:50
Ivan, deves procurar pelo painel de instrumentos da F250 que saiu originalmente com esse cummins, a adaptação dele completo é possível, inclusive já postaram um F1000 com o painel de instrumentos completo de um F250, o difícil é saber onde foi postado...... kkk

Rapaz.... tem muitas vantagens em motores de alta rotação, mas nos nossos motores, não faz falta nenhuma.

Penso que a emb. viscosa "alivia" o motor durante a aceleração (responde mais rápido), elimina muito o ruido da hélice, praticamente zera.... e para um veículo que trabalha sempre em movimento (uma picape, não um trator) ele ventila somente quando é necessário......

Por outro lado, a emb. viscosa custa caro bagarai e o ventilador direto nunca trará dor de cabeça......

Se alguém quiser complementar alguma coisa ou alguma opinião diferente sobre embreagem viscosa.. por favor!!!

Então....antigamente os ventiladores tinham menos pás (as F-4000 226 tinham 4 pás) e podiam ficar ligados direto. Hoje eles tem mais eficiencia, mais pás e dai a necessidade de acoplamento viscoso.

Atualmente até caminhões estão vindo com acomplamento viscoso e ventilador de multiplas pás.

O grande X é que no caso das nossas picapes com ar condicionado, o sistema todo sofre no transito. O ar não resfria direito pois não há circulação forçada de ar pelo condensador. As S-10 tinham uma ventoinha para forçar a passagem de ar, mas a Hilux e a Ranger não. E ai sofria o ar condicionado (trabalhando sob alta pressão) e os passageiros com um ar que não refrigerada direito.

Pensei em colocar um acomplamento viscoso na F- mas achei conveniente deixar do jeito que está por causa do Ar COndicionado!

[]s

Waldir Carlos
30/12/2013, 14:57
Ivan, belho trabalho. Parabéns! Manda reposicionar o IC. Na minha F-1000, ficou assim:

https://lh6.googleusercontent.com/-Nm-uMSDL5Q8/Ufg64zzqKrI/AAAAAAAAGM4/En_xJFnHo-0/s720/Frente_efe%2520%25282x%2529.jpg

[]s

Ivan Luiz
30/12/2013, 15:44
O meu MWM X-10 está com 2bar há alguns anos. O cummins também aguenta isso sem problemas. Mas não mexe na turbina, apenas no débito de diesel que a pressão sobe.
É isso mesmo, não fui claro no meu post. O bombista que revisou pra mim até comentou que ele não tinha reparado que ela tinha IC, senão ele já teria deixado mais aberta.

Ivan,

Parabens pela F1000....muito linda.

Fiquei com a mesma curiosidade dos demais qto ao flutuante traseiro.
Muito bem feito.

Coloca mais detalhes:
- Quem fez?
- Que rolamento tá usando?

Se tiver um desenho do conjunto em CAD então!!! Matou a pau!

[]'s

Então... fui eu mesmo que fiz, o rolamento é do Iveco Daily, mede 55 mm interno, 90 mm externo e 60 mm de altura. A princípio eu ia usar o cubo e os rolamentos da Bandeirantes, mais ficar revisando folga e engraxando cubo não me anima muito.
Só não fiz na dianteira tbm por que estava com pressa pra montar.
Os desenhos não estão em CAD, estão todos em saquinho de pão, hehehe.

Ivan Luiz
30/12/2013, 15:51
https://lh6.googleusercontent.com/-Nm-uMSDL5Q8/Ufg64zzqKrI/AAAAAAAAGM4/En_xJFnHo-0/s720/Frente_efe%2520%25282x%2529.jpg
[]s

Este é o máximo que dá para subir?

Waldir Carlos
30/12/2013, 19:53
Este é o máximo que dá para subir?

Ivan, acredito que sim. O IC foi projetado e fabricado "sob medida". Detalhes, a partir da página 66 desse tópico: Fabricação e Instalação INTERCOOLER (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/96682-chegando-mais-uma-f-1000-nossa-efe-1000-a-66.html)

[]s

Rodrigo Baratti
30/12/2013, 20:15
Então... fui eu mesmo que fiz, o rolamento é do Iveco Daily, mede 55 mm interno, 90 mm externo e 60 mm de altura. A princípio eu ia usar o cubo e os rolamentos da Bandeirantes, mais ficar revisando folga e engraxando cubo não me anima muito.
Só não fiz na dianteira tbm por que estava com pressa pra montar.
Os desenhos não estão em CAD, estão todos em saquinho de pão, hehehe.

Mais um parabens, belissimo servico de ferramentaria.
Ai se eu tivesse o ferramental todo.

[]'s

Daniel.Shimomoto
30/12/2013, 20:25
Ivan.

Aproveitando seu tópico, conta umas coisas para nós!

Qual Cummins está na sua F-? É o Cummins 4BTAA da F-250 e 145cv ou o EuroMecIII da F-4000?

Outra curiosidade, como é o consumo desse 3.9L? Ele vibra muito ou é suave?

Apesar de minha F- ser MWM e F-1000 ser sinonimo de MWM, não nego que a palavra Cummins me deixa com duendes....quem sabe colocar um na minha F-

ABs!!!

drosssor51
30/12/2013, 22:04
Quando falo que gosto mais da F250 cummins (99/2000) do que da mwm sprint o pessoal por aqui quer me bater..kkkk

Daniel.Shimomoto
30/12/2013, 22:40
Quando falo que gosto mais da F250 cummins (99/2000) do que da mwm sprint o pessoal por aqui quer me bater..kkkk

Tenho um amigo que fala a mesmissima coisa!

Nunca dirigi uma Cummins 4BTAA, então não sei ao certo de vibração desse motor. Mas a MaxPower 3.9L das 2006-> que espetáculo! É o melhor de dois mundos! Um motor diesel de verdade (com robutez Cummins e barulho de diesel - nada de motorzinho de dentista) com suavidade de motor de ciclo otto!

Eu gosto do 4.10 mas acho que ele trepida demais e consome muito. Por isso que me dá comichão pensar num Cummins 4BTAA....ainda mais depois que descobri que a F-4000 1996-1998 utiliza esse motor conjugado com o Clark 2625....caixa seca não deve ser problema!

Ivan Luiz
30/12/2013, 22:41
Ivan.

Aproveitando seu tópico, conta umas coisas para nós!

Qual Cummins está na sua F-? É o Cummins 4BTAA da F-250 e 145cv ou o EuroMecIII da F-4000?

ABs!!!

Boa pergunta... já perguntei pra vários mecânicos pra qual veiculo seria esse motor e ninguém soube me responder. A plaqueta dele marca "140 a 2700 (31 jan 2000)". Eu desconfio que seja do Cargo 814. Vou colocar uma foto da plaqueta pra ver se alguém identifica.
445211

Ivan Luiz
30/12/2013, 23:02
Por isso que me dá comichão pensar num Cummins 4BTAA....ainda mais depois que descobri que a F-4000 1996-1998 utiliza esse motor conjugado com o Clark 2625....caixa seca não deve ser problema!
Então... o cara que montou ela se baseou na F4000 98, bateu até a posição da alavanca de marcha. Ele ficou mais de 10 anos com ela, mas na hora de vender foi díficil porque segundo ele quando falava que era Cummins, o povo perdia o interesse, só queriam saber de MWM. Fiquei namorando ela uns 4 meses, dei uma pesquisada sobre o Cummins e vi que é um put@ motor, abracei. Estava entre ela e uma outra mesmo ano, mesma cor, mas com MWM 229 turbinado (não de fabrica) e ainda com o câmbio Mazda e o compressor do ar fora da camioneta. A MWM o cara pedia 38k e não aceitou contra-proposta, esta aqui pedia 40k e como não tava conseguindo vender aceitou 37k.

BrunoDallanora2013
30/12/2013, 23:08
eu me lembro de um caminhão antigo Mercedes não sei o modelo mas quando dava motor ele assoprava parecia um avião

no caminhão meu ta direto depois de funcionar por quase 20 anos resolveu parar ai vou só travar e deixar direto !

Daniel.Shimomoto
30/12/2013, 23:12
Boa pergunta... já perguntei pra vários mecânicos pra qual veiculo seria esse motor e ninguém soube me responder. A plaqueta dele marca "140 a 2700 (31 jan 2000)". Eu desconfio que seja do Cargo 814. Vou colocar uma foto da plaqueta pra ver se alguém identifica.
445211

Ivan;

Nessa placa tem dois numeros suspeitos! 140 e 2700 - pode significar 140cv@2700rpms.

YC45-6007-AA eu descobri que e o código Ford referente ao motor completo Cummins 4BTAA Euro II. Coincide com as normas iniciadas no ano 2000. (http://www.guspamar.com.ar/repuestos/catalogoford/index.php?accion=detallereps&auto=26&subsec=575&id_subsec=4183&item=1)

Considerando o seu cambio EATON FSO 4305C e a plaqueta do motor indicar 31/1/2000, podemos concluir que o seu conjunto foi extraido de um Ford Cargo 814 pois o Euro II somente nas versões 2001. Logo, seu motor deve ter 140cv (8 814 2 | 1e Caminhões Antigos Brasileiros 77 (http://caminhaoantigobrasil.com.br/ford-cargo-814-euro-1-conama-fase-iii/814-2/))

Agora conta como é a vibração desse motor! Ele é suave ou trepida igual Mercedinho 608?

Abraços!

BrunoDallanora2013
30/12/2013, 23:23
parabéns ! é um baita motor ! eu vi uma f250 com esse motor que é raro das primeiras mesmo e não achei trepidento nem barulhento .

uma pergunta anda bem ?

nas maquinas carregadeira temos este motor mas é 6 cilindro é um baita motor dura muito o 4 não deve perder em nada a bomba é rotativa ou em linha ?

seria melhor ainda se tivesse um 4 cil do cummins C

a caixa é boa ?

Daniel.Shimomoto
30/12/2013, 23:24
Então... o cara que montou ela se baseou na F4000 98, bateu até a posição da alavanca de marcha. Ele ficou mais de 10 anos com ela, mas na hora de vender foi díficil porque segundo ele quando falava que era Cummins, o povo perdia o interesse, só queriam saber de MWM. Fiquei namorando ela uns 4 meses, dei uma pesquisada sobre o Cummins e vi que é um put@ motor, abracei. Estava entre ela e uma outra mesmo ano, mesma cor, mas com MWM 229 turbinado (não de fabrica) e ainda com o câmbio Mazda e o compressor do ar fora da camioneta. A MWM o cara pedia 38k e não aceitou contra-proposta, esta aqui pedia 40k e como não tava conseguindo vender aceitou 37k.

Ivan;

Foi a melhor coisa que você poderia ter feito!

F-1000 MWM com cambio Mazda é cruzamento de Tatu com Cobra. É muito motor para pouco cambio. O MWM turbinado rende seus 36kgf.m de torque e o cambio que não suporta esse torque todo. QUando a Ford colocou o 2.8 TGV com 38,1kgf.m de torque, teve que abandonar o Mazda (que era padrão na Ranger) e deixá-lo restrito apenas as versões a gasolina 2.3 e V6

O Brasileiro tem muito preconceito com Cummins porque de fato ele é mais caro mesmo de manter, de retificar. Só que ele é inegavelmente mais durável que o MWM. E em cima do MWM gira uma aura de indestrutibilidade e resistencia que o D229 hangareou ao longo dos anos que hoje em dia, quando se fala na marca MWM, muita gente associa diretamente com D-229. Tem gente que acredita que a S-10 2.8 e mesmo a F-250 MWM utilizam o lendário 229...

Ivan Luiz
30/12/2013, 23:47
Ivan;
Agora conta como é a vibração desse motor! Ele é suave ou trepida igual Mercedinho 608?
Abraços!

parabéns ! é um baita motor ! eu vi uma f250 com esse motor que é raro das primeiras mesmo e não achei trepidento nem barulhento .

uma pergunta anda bem ?

a caixa é boa ?

Minha refêrencia é a F1000 89 mwm que tinha antes dessa, não acho que vibre mais.
Anda bem, principalmente sobe bem, mesmo quando o diferencial estava muito longo, eu adorava quando passava um caminhão na subida e vinha um carro junto na minha cola, ai encosta pra direita e socava o pé, a turbina enchia e nada dos carros passarem...
Quanto a caixa, pra que veio de uma quatro marchas estou no céu, ela estava ruim de entrar segunda e primeira quando chegava reduzindo num quebra- molas, mas depois de revisar o cambio e trocar os sincronizados ficou uma seda. As engrenagens são umas cavalas.
Quando se esta fora da camioneta o motor parece barulhento, mas dentro com os vidros fechados a isolação acústica de XLT ajuda muito.
Daqui mais uns dias, quando eu conseguir acertar o contagiros vou ver se faço um video andando e posto aqui.

Edintruder
30/12/2013, 23:56
Mas corrijir os problemas de projeto desde os 225 até os Acteon, a MWM não fez. Camisas úmidas que furam com o tempo e vazamento pelos anéis tombak isso nunca foi resolvido...

Cummins é cummins. Não tem motor mais durável para essa linha. Talvez os OM 904 dos Atego, que tem 4.2 litros com 170cv, mas é eletrônico. Esses motores duram muito, comparável ao Cummins.

Ramon Pires
31/12/2013, 08:25
Agora, uma vantagem de camionete grande é que pode por essas mecanica de caminhao, que fica um luxo, pegando esse caso do Ivan, compro ela relativamente barato, com uma mecanica muito confiavel, se no caminhao que faz bastante força ele dura perto de 1 milhão de km, na camionete que é bem mais leve concerteza vai passar disso, só cuidar as trocas de óleo, e o cambio é outro caso a parte, deve ser no minimo uns 30% mais reforçado que o da F1000, e ainda o pessoal vem com conversa mole que a camionete é adaptada e tal, isso é melhor q de fabrica!!

robson010203
31/12/2013, 08:57
quando a ford montava o f4000 com mwm e com cummins, ela dava 1 ano ou 50.000 km de garantia no caminhao com mwm e 1 ano sem limite de km no caminhao com cummins, ou seja a própria ford atesta a qualidade do cummins.

Daniel.Shimomoto
31/12/2013, 16:35
Mas corrijir os problemas de projeto desde os 225 até os Acteon, a MWM não fez. Camisas úmidas que furam com o tempo e vazamento pelos anéis tombak isso nunca foi resolvido...

(...)

Edin;

Desculpa discordar mas o que fura as camisas umidas do MWM é a corrosão galvanica. Se colocar agua com aditivo original MWM ou qualquer outro anticorrosivo, não há o risco de furar camisa. Eu pelo menos só vi casos de camisas furadas em MWM poucas vezes em motores completamente mal cuidados!

Outro ponto que muita gente detona o MWM: faceamento do bloco. Retifica tem mania de facear bloco. Ai o pistão fica da altura errada e a retifica tem a brilhante ideia de cortar o pistão, afetando a taxa de compressão e por consequencia todo o funcionamento do motor.

Eu gosto do MWM. Sinceramente acho um motor 10 vezes superior do que os Mercedes 314 e 352. Mas é invegável que Cummins é Cummins!

Abs!!!

drosssor51
31/12/2013, 17:29
X2... Daniel....

Cummins é maravilhoso.. mas perde para um MWM em manutenção... até as peças do alternador são difíceis... Parei em autoelétrico e lá tinha uma F250 cummins (linda, maravilhosa) encostada a quase1 semana esperando peças, pois não havia em estoque.

É o mesmo problema quando se leva um MWM para for do brasil.....

BrunoDallanora2013
31/12/2013, 20:56
Drossor , os cara devem ser fraco de peças pq aqui se consegue fácil peças do cummins quando não tem na ford automoveis tem nos caminhões ford e volks tambem e pode ter até em outros !

temos 4 maquinas todas cummins e nunca ficou na mão por causa de peça , as peças sim são mais caras mas custa a incomodar !

Edintruder
02/01/2014, 00:40
Daniel,
Isso os mecânicos diesel são praticamente unânimes, todos dizem que só pode usar aditivos MWM. Qualquer outro encrenca. Em compensação, os X-10 que tem pura ferrugem não incomodam. Vai saber...
Como o meu está sem aditivo há muitos anos, não me arriscarei colocando aditivos agora. Na Ranger os problemas começaram, pois estava com água pura, inventei de pôr aditivo e os selos começaram a vazar, um por um. Toquei durepóxi em todos eles antes de furarem mais.

Daniel.Shimomoto
02/01/2014, 02:13
Daniel,
Isso os mecânicos diesel são praticamente unânimes, todos dizem que só pode usar aditivos MWM. Qualquer outro encrenca. Em compensação, os X-10 que tem pura ferrugem não incomodam. Vai saber...
Como o meu está sem aditivo há muitos anos, não me arriscarei colocando aditivos agora. Na Ranger os problemas começaram, pois estava com água pura, inventei de pôr aditivo e os selos começaram a vazar, um por um. Toquei durepóxi em todos eles antes de furarem mais.

Edin,

A Agua do meu Efão também era pura ferrugem. Coloquei apenas o aditivo anticorrosivo que a MWM recomenda no 229 e X-10 (mas especialmente no 229). É coisa de 1L para 30 litros de água. Se me der na cabeça, levo a F- na casa da minha sogra, lavo o sistema com água corrente e coloco agua de um posto de gasolina que tem poco+aditivo MWM.

Com relação a camisa do D-229, conversei com diversos mecanicos sobre esse assunto alguns com curso na MWM motores e eles me explicaram que, a dinâmica da água em volta da camisa, com o funcionamento do motor gera uma eletricidade estática que acaba furando a camisa. Comparando essas informações (eu cheguei a ver MWM de camisa furada) com meus parcos conhecimentos de engenharia, dois metais diferentes geram uma diferença de potencial, diferença essa potencializada e conduzida pela água em volta das camisas...

Dá uma lida neste artigo. É interessante B.2 Corrosão galvânica - HowToBrew (http://howtobrew.homebrewer.com.br/index.php/B.2_Corros%C3%A3o_galv%C3%A2nica)

Abraços

Edintruder
02/01/2014, 14:19
Isso ocorre até em próteses dentárias. Se o potencial eletrônico das próteses dentarias não for o mesmo do maxilar, a prótese com o tempo é rejeitada e solta. Se for o mesmo potencial isso mantém a prótese no lugar sem prazo de validade.

Conectores de cobre e fusíveis de alumínio com o tempo geram maus contatos pelo mesmo motivo de reagir quimicamente.

Outro dia estava vendo um programa no youtube (high torque), feito por um mecânico de BH, e ele mostrou uma oficina de preparadores de Opalas aonde cementam o bloco todo e a circulação de água fica restrita no cabeçote. Isso para motores de arrancada, mas se tivesse como fazer algo similar num MWM, daí não teria nenhum ponto fraco nesse motor.

drosssor51
02/01/2014, 14:30
Daniel e Edin...

Será que o anti corrosivo MWM tem alguma propriedade especial para este tipo de problema? Alguma coisa que diminua a DDP do material da camisa com o material passivo (acredito que seja o bloco)?

Eu uso o ETILENO GLICOL, é um tipo de álcool.

Os anticorrosivos para motores mais antigos (como o MWM 229) tem algumas características fortes na preservação da água em si própria, mas não levando em consideração materiais diferentes (antigamente era tudo FoFo)..!!!

O uso de um aditivo mais moderno (para motores mais modernos), leva em consideração os diferentes materiais utilizados em um motor moderno.
Em um carro moderno, o arrefecimento pode passar por Ferro fundido, alumínio e plástico.... somente dentro do motor....

Isto seria um grande problema...

Concordam???

Ivan Luiz
02/01/2014, 15:00
Meu pai comprou em 89 uma VW 7-90 0km. Furou com 30.000, com 60.000 e antes de chegar aos 90.000 ele vendeu.

Daniel.Shimomoto
02/01/2014, 23:44
Daniel e Edin...

Será que o anti corrosivo MWM tem alguma propriedade especial para este tipo de problema? Alguma coisa que diminua a DDP do material da camisa com o material passivo (acredito que seja o bloco)?

Eu uso o ETILENO GLICOL, é um tipo de álcool.

Os anticorrosivos para motores mais antigos (como o MWM 229) tem algumas características fortes na preservação da água em si própria, mas não levando em consideração materiais diferentes (antigamente era tudo FoFo)..!!!

O uso de um aditivo mais moderno (para motores mais modernos), leva em consideração os diferentes materiais utilizados em um motor moderno.
Em um carro moderno, o arrefecimento pode passar por Ferro fundido, alumínio e plástico.... somente dentro do motor....

Isto seria um grande problema...

Concordam???

Drossor

Um bom aditivo para o sistema de arrefecimento deixa o conjunto eternamente limpo! Fato inconteste e vivenciado por mim em vários carros que tive. Rodei 150 mil km com a Ranger e a única cor que tinha no reservatório de água era o azul do corante do aditivo usado pela Ford. O mesmo vale para o da minha ex. Saveiro Supersurf (rodei 90 mil km) e do Golf (75 mil km).

Tanto para motores diesel quanto para motores a gasolina, pode usar o mesmo aditivo para o sistema de arrefecimento, desde que na proporção correta (geralmente 50/50) e um produto de boa procedência. Infelizmente a maioria dos aditivos que vendem por ai é agua colorida.

Uma das grandes coisas desses aditivos é que eles usam agua desmineralizada, o que por si só já inibe a corrosão. Imagina a água com cálcio no sistema de arrefecimento? E agua com cloro do sistema de abastecimento? Corrosão na certa! Pode até parecer um exagero tudo isso mas é serio! Fazendo uma analogia besta, o cálcio que tem a água da cidade onde moro, combinado com o cloro já travam as minhas torneiras daqui de casa (forma algo que parece um cimento) e de tempos em tempos tenho que desmontar tudo e limpar. Imagina o que uma água dessas não tem o poder de fazer, sofrendo aquecimento e resfriamento, num circuito de arrefecimento fechado, formando óxidos e com a temperatura, diferença de potencial entre os diferentes metais, circulando num circuito fechado e ficando cada vez mais saturado de óxidos de ferro oriundos de ferruge, conduzindo eletricidade....

Os bons aditivos levam em conta os diferentes tipos de metais que compõe o motor. Só isso é o que basta! Na falta dele pode usar o produto anticorrosivo mesmo. A MWM recomenda o anticorrosivo dela como protetivo, e segundo ela, pode ser usada com qualquer tipo de água. 1L trata até 30L de agua do sistema.

Eu, como falei, coloquei na minha F-. 1L me custou uns R$15,00 e vale a pena pois o sistema da F acho que são 13 litros...então tem muito poder de proteção e diluição. Mas com o tempo, quero limpar o radiador da minha F- e ai fazer a coisa certa: Fluido para radiador!

Abraços

Meu pai comprou em 89 uma VW 7-90 0km. Furou com 30.000, com 60.000 e antes de chegar aos 90.000 ele vendeu.

Ivan, interessante que saiu algumas series de D229 com esse problema mesmo. Não me pergunte porque mas sei que alguns motores muito bem cuidados apresentaram furos na camisa. Em contrapartida outros, sem qualquer zelo, nunca tiveram problemas.

Pelo sim pelo não, quando tinha tratores D-229 e no Ford F-11000 sempre usei. Mas nunca tivemos problemas. Mas conheço algumas pessoas que tiveram...inclusive um amigo meu com um VW 7-90 dessa época...

Abraços

Ivan Luiz
07/01/2014, 16:54
Com o que daria pra medir a temperatura antes e depois do IC?

DieselPower
07/01/2014, 18:56
Com o que daria pra medir a temperatura antes e depois do IC?

Com um termopar e um leitor, que pode ser um pirômetro EGT.
Na minha opinião, deveria existir no Brasil um Pirômetro com 3 entradas para termopar: 1 Para o escape; 1 para admissão antes do IC; 1 para admissão depois do IC.

PS.: Parabéns por sua F. Simplesmente espetacular! O melhor conjunto possível= F100 CE + Cummins!

Ivan Luiz
09/01/2014, 08:13
Com um termopar e um leitor, que pode ser um pirômetro EGT.
Na minha opinião, deveria existir no Brasil um Pirômetro com 3 entradas para termopar: 1 Para o escape; 1 para admissão antes do IC; 1 para admissão depois do IC.

PS.: Parabéns por sua F. Simplesmente espetacular! O melhor conjunto possível= F100 CE + Cummins!

Tipo este?: PI-40 ? PIRÔMETRO | Guster (http://www.guster.com.br/produtos/pi-40-pirometro/)

DieselPower
09/01/2014, 15:53
Tipo este?: PI-40 ? PIRÔMETRO | Guster (http://www.guster.com.br/produtos/pi-40-pirometro/)

Exatamente!!!
Mas deve custar uma facada!!!

Ivan Luiz
15/01/2014, 19:19
Qual o local correto para medir a "altura de referência"?

"Tirado do manual: Altura de referência* ........80mm 4x2................90mm 4x4
*Valores para altura de referência medida da superfície do eixo dianteiro metálico dos suportes dos batentes da suspensão."

Estou achando a frente meio baixa, e está com a cambagem 1º negativa, então antes de mexer nas buchas excêntricas dos pivos, queria acertar a altura dela, mas estou em duvida no ponto correto de medir.
Entre o pneu dianteiro e para-lama 6cm, no para-lama traseiro 12,5cm.
Segue na foto as medidas que encontrei.

447070
447071
447072

Edintruder
15/01/2014, 22:51
Ivan, mede a altura entre o pára-lamas dianteiro e o solo, traseiro e o solo e parte de baixo do retrovisor e o solo.

Ivan Luiz
16/01/2014, 08:09
Ivan, mede a altura entre o pára-lamas dianteiro e o solo, traseiro e o solo e parte de baixo do retrovisor e o solo.
80cm - 87,5cm - 122,5 cm

drosssor51
21/01/2014, 02:37
Ivan.... vou importuna-lo com algumas perguntas sobre o flutuante....

Na carcaça do eixo, você soldou aquele alojamento dos rolamentos??
Os semi eixos são de algum carro em especial? vi que você usinou as estrias... existe semi eixo "cru" ou sem estrias para vender?
A roda traseira sofreu alguma alteração de posicionamento?? Aumentou ou diminuiu a bitola?

Obrigado.... abç

Ivan Luiz
21/01/2014, 08:24
Ivan.... vou importuna-lo com algumas perguntas sobre o flutuante....

Na carcaça do eixo, você soldou aquele alojamento dos rolamentos??
A ponta foi embutida, o comprimento que tem para fora, tem para dentro. Entrou com pressão e foi colocado dois pinos para travar, por segurança.
Os semi eixos são de algum carro em especial? vi que você usinou as estrias... existe semi eixo "cru" ou sem estrias para vender?
São o lado longo da Bandeirantes, encurtado e enchido com revestimento duro.
A roda traseira sofreu alguma alteração de posicionamento?? Aumentou ou diminuiu a bitola?
Mantive a bitola original, senão precisaria mudar a posição flange do espelho do freio.

Obrigado.... abç

Qualquer outra dúvida, fique a vontade em perguntar.

Edintruder
21/01/2014, 10:25
Ivan, a tua F parece que está com a altura normal da 4x2. O problema é que o pessoal por aqui, 90% anda com algum tipo de lift, então não temos muitos parâmetros do original! kkk. A parte inferior do farol da minha F1000 está com 108cm a partir do chão. A parte inferior do farol, entre farol e pisca.

A base do espelho preciso medir pois não lembro ao certo, mas acho que está com 1,48cm ou algo assim.
Vou medir a minha e depois te passo certinho. Mas a minha tem 20cm além da 4x2 em suspensão e cerca de 2 cm em pneus. A medida da base do farol da tua deve estar por volta de 86cm a 88cm.

Ivan Luiz
21/01/2014, 11:04
Ivan, a tua F parece que está com a altura normal da 4x2. O problema é que o pessoal por aqui, 90% anda com algum tipo de lift, então não temos muitos parâmetros do original! kkk.
Hehehe achei que tinha alguma fórmula pra calcular com base nestas alturas.

Edintruder
21/01/2014, 12:56
Hehehe achei que tinha alguma fórmula pra calcular com base nestas alturas.

Achei as fotos dos pára-lamas da minha. Estão bem escuras, mas dá para ter uma ideia.

drosssor51
21/01/2014, 13:53
Ivan, Edin..... a minha é original, se precisarem de alguma medida eu pego...só falar.

Mas minhas molas estão um pouco cansadas.....

Waldir Carlos
31/01/2014, 15:05
Ivan, definiu a instalação do IC?

[]s

Ivan Luiz
31/01/2014, 15:22
Ainda não Waldir, começo do ano tá bem corrido.

Waldir Carlos
31/01/2014, 15:38
Ainda não Waldir, começo do ano tá bem corrido.

Imagino. Acompanhando e torcendo.

[]s

Ivan Luiz
24/02/2014, 14:16
Estou com um problema novo... estou fazendo um curso aos sábados numa cidade próxima, já fui duas vezes e nas duas, numa mesma curva que antecede uma ponte, o asfalto está bem ondulado e com rastro deixado por caminhões, a camioneta dá uma trepidada e a frente da uma leve mudada de trajetória, como se as rodas perdessem contato com o solo. Não consegui identificar se foi a frente ou a traseira que escapou. Os amortecedores tem no máximo 5000 km. Na primeira vez os pneus 31 estavam com 45 psi na frente e 37 atrás. Na segunda baixei para 40 frente e 30 atrás.
Em uma outra curva com ondulações parecidas, ela fez o mesmo na primeira vez que, mas como lá a pista e dupla, na segunda vez que passei
fui pela faixa da esquerda, onde os caminhões passam menos.
Será que é caso de por um saco de areia na caçamba?

drosssor51
24/02/2014, 16:34
Ivan.... já passei por uma "saída de traseira" bem feia também.

Acredito que a pressão dos pneus esteja demasiada, pois o manual fala em 35psi diant. e 50 psi trasiro quando com carga máxima, 30psi diant. e 35 psi traseiro quando com 50% da carga máx.

Taçvez baixar um pouco a pressão dos pneus de uma "garra" a mais para picape.

Edintruder
24/02/2014, 17:01
Eu uso 30 libras parelho nas 4.
Para carga eu aumento para 40 na traseira e mantenho 30 na frente. 50 psi força muito os aros. Num aro original o metal rasgou na borda interna do talão. Por sorte vi isso quando troquei os aros pelos Mangels, então não chegou a destalonar e estragar o pneu. Isso é efeito de pressão elevada por muito tempo.

Ivan Luiz
24/02/2014, 17:07
Vou tentar baixar mais. Mas na frente o pneu parece que está murcho com 30, por causa do peso do motor...

drosssor51
24/02/2014, 17:12
X2 Edin - Também uso atualmente 30psi nos 4... raramente está carregada.

X2 Ivan - Tenho a mesma impressão de pneu baixo na dianteira

Daniel.Shimomoto
24/02/2014, 18:08
Na minha eu uso 40 na dianteira e 35 nos eixos traseiros. A frente da F- 4x4 é pesada pra caramba.

Abs!!!

BrunoDallanora2013
25/02/2014, 14:51
Na minha eu uso 40 na dianteira e 35 nos eixos traseiros. A frente da F- 4x4 é pesada pra caramba.

Abs!!!

boto 35 parelho e mesmo assim anda sempre com barriga na frente não quis botar mais pq fica muito dura de andar !

Rodrigo Baratti
25/02/2014, 20:11
Kkkkkk todos os meus estão com 25 libras....tudo barrigudo como o dono.
Como to de dieta vou encher os pneus tb!!

Waldir Carlos
25/02/2014, 21:42
No meu caso, como a picape "roda" com pouca carga, mantenho 30# nos 4 pneus [33x12,5R15].

[]s

drosssor51
05/03/2014, 12:48
Ae Ivan... alguma melhoria nas saídas de traseira??

Fez a curva dos horrores denovo???

Ivan Luiz
24/03/2014, 18:03
Ae Ivan... alguma melhoria nas saídas de traseira??

Fez a curva dos horrores denovo???

Desculpa aí, não tinha visto sua pergunta... cheguei a conclusão que não é a traseira, é a frente! Já passei mais duas vezes, e a frete dá uma trepidada e muda de trajetória. Até andei perguntando num outro tópico sobre o amortecedor da F250, porque meus amortecedores são novos mas a frente balança demais quando balanço ela parada.

BrunoDallanora2013
24/03/2014, 19:38
Desculpa aí, não tinha visto sua pergunta... cheguei a conclusão que não é a traseira, é a frente! Já passei mais duas vezes, e a frete dá uma trepidada e muda de trajetória. Até andei perguntando num outro tópico sobre o amortecedor da F250, porque meus amortecedores são novos mas a frente balança demais quando balanço ela parada.

não tem algo a ver com a distribuição do peso do motor ? este motor deve ter um deslocamento de peso diferente do que estava original nela e as molas foram mexidas ? geometria , pivos ok ? estas trepidadas dão tambem na f250 e muda de trajetoria mas pouco e se estiver muito rapido nos buracos

ja esperimentou com ela carregada se faz o mesmo ?

Ivan Luiz
25/03/2014, 08:01
estas trepidadas dão tambem na f250 e muda de trajetoria mas pouco e se estiver muito rapido nos buracos

ja esperimentou com ela carregada se faz o mesmo ?

Já reparei isso, se eu estiver abaixo de 100 km/h não faz, mas se estiver lá pelos 110 que eu o que eu costumo andar acontece. Quanto estar carregada, neste lugar que acontece a saída de frente eu só passo vazio.

BrunoDallanora2013
26/03/2014, 12:50
fazia ela tanto a f1000 quanto f250 costumam rabear a traseira para os lados nos buracos nas f250 faz mais pq as molas são mais duras para mais peso , na f1000 não faz tanto muito pouco , o que usamos na f250 é um peso sempre na caçamba melhora bastante , tem que cuidar quando da nos buracos todas rodas juntas quando em alta velocidade da uma tremida bem perigosa e se joga para varios lados

andersonmatematica
26/03/2014, 12:51
PQP.
Achei que era difícil de ver F-1000 bonita, mas quando entro aqui vejo um monte, parabéns pela efe Ivan.
Também tenho uma cabine estendida, mas a minha foi colocado o MWM 6.07.

Foi instalado um IC, se tivesse visto esse tópico antes teria tirado fotos uns dias atrás, pois tive que tirá-lo para soldar um vazamento, ela tem ar condicionado e gela muito, tem duas ventoinhas elétricas na frente para ajudar o ar.

Acho que quem colocou o IC (no meu caso) foi ligeiramente exagerado, e colocou um muito grande, ele vai até bem em cima.

Ivan Luiz
26/03/2014, 13:24
Valeu Anderson, ainda não tive coragem nem tempo de mexer no IC, mas andei analisando, e se eu calçar o radiador para ele ir mais para trás, daria para coloca-lo entre o condensador e o radiador, só teria que encurtar a flange que fizeram para colocar a hélice, coisa simples. O seu ficou atrás do condensador?

andersonmatematica
26/03/2014, 13:28
Valeu Anderson, ainda não tive coragem nem tempo de mexer no IC, mas andei analisando, e se eu calçar o radiador para ele ir mais para trás, daria para coloca-lo entre o condensador e o radiador, só teria que encurtar a flange que fizeram para colocar a hélice, coisa simples. O seu ficou atrás do condensador?

Sim Ivan, ficou entre o condensador e o radiador, dá para tirar umas fotos se você quiser, não vai estar tudo desmontado e não dá para ver direito o IC, mas dá para ter uma idéia.

Ivan Luiz
26/03/2014, 13:39
Sexta-feira passada fui manobrar a Femir, hora que forcei ela de ré, deu um estalo e não saiu mais do lugar, deu um gelo no coração, pensei logo na coroa e pinhão, mas quando olhei embaixo o cardan tava pendurado. Quebrou um dos parafusos 1/4 rosca fina que seguram a cruzeta na luva do pinhão
456491

Como só neste lugar ainda estava essa cruzeta pequena, aproveitei pra trocar luva do pinhão, cruzeta e olhal do cardan. A luva nova não usa essas chapinhas com parafuso 1/4, mas uns grampos 3/8.
Na hora que caiu pensei putz que azar, mas foi na verdade muita sorte, no outro dia ia pegar estrada 5:30 da manha, se cai na na viagem aí sim ia ser azar.
456492

drosssor51
27/03/2014, 00:43
é difícil ficar na mão na estrada.... Antes quebrar perto de casa...menos mal..

Mas eu nunca vi cruzetas presas com esse tipo de chapa..... a minha é U bolt.....

Essa foi a única foto que achei agora.... quando troquei embreagem....
Mas os parafusos estão na panela de limpeza...

456587

Ivan Luiz
27/03/2014, 07:54
Mas eu nunca vi cruzetas presas com esse tipo de chapa..... a minha é U bolt.....

Acho que usava esse modelo por ser original a gasolina, agora estou usando iguais estes seus.

Ivan Luiz
27/03/2014, 07:56
Sim Ivan, ficou entre o condensador e o radiador, dá para tirar umas fotos se você quiser, não vai estar tudo desmontado e não dá para ver direito o IC, mas dá para ter uma idéia.
Fotos são sempre bem vindas, como dizem: "uma imagem vale por mil palavras". hehehe

andersonmatematica
28/03/2014, 13:32
Tirei algumas fotos Ivan.

andersonmatematica
28/03/2014, 13:57
Tem mais fotos, mas a internet aqui é muito lenta, mais tarde mando as outras.

Ivan Luiz
28/03/2014, 14:32
Tem mais fotos, mas a internet aqui é muito lenta, mais tarde mando as outras.

Ok. Obrigado! Se der tira por dentro do capo também.

andersonmatematica
28/03/2014, 16:42
mais duas.

andersonmatematica
28/03/2014, 16:48
Qualquer coisa se quiser mais fotos é só falar!

Ivan Luiz
01/04/2014, 09:41
A saga da escapada na curva continua. Sexta-feira peguei os dois amortecedores usados que eu tinha, furei eles tirei o óleo e coloquei óleo hidráulico 68, soldei uma porca 10 mm e adaptei um bico de pneu num parafuso 10 para poder pressurizar com nitrogênio novamente. Este da foto, eu furei muito para baixo, não sei pegou em alguma coisa ou se no soldar deu algum problema na valvula, mas ele ficou bem mais mole que o outro, ficou igual original. O outro ficou muito mais firme, montei assim mesmo pra testar, mesmo com um mole e outro firme a diferença foi enorme, tipo sair de um opala e entrar num gol. Até nas freiadas antes dos quebra-molas dá pra perceber que a frente não mergulha mais.
Passei sábado na dita curva, e desta vez a frente não trepidou, mas... definitivamente é a traseira que escapa. Vou providenciar um saco de areia pra por na caçamba.
Mas o amortecedor eu gostei, vou desmontar o que ficou mole pra ver o que ocorreu, pra então fazer nos semi-novos que eu tirei, só que o óleo vai ter que ser um pouco mais fino, senão com os dois amortecedores firmes vai ficar um pau.457352

drosssor51
01/04/2014, 12:15
.... trocar o óleo do amortecedor é bem complicado.... kkk

é muito difícil de soldar, o óleo atrapalha muito, teve algum problema Ivan???

Sobre o amortecedor que ficou mole.... deves tentar copiar, o melhor possível o amortecedor que ficou bom.
Como a dianteira é independente... se deixar um macio e outro duro, ela vai descer um lado só na suspensão durante freadas, e curvas....

belo serviço...

abç

Ivan Luiz
01/04/2014, 13:12
.... trocar o óleo do amortecedor é bem complicado.... kkk

é muito difícil de soldar, o óleo atrapalha muito, teve algum problema Ivan???

Sobre o amortecedor que ficou mole.... deves tentar copiar, o melhor possível o amortecedor que ficou bom.
Como a dianteira é independente... se deixar um macio e outro duro, ela vai descer um lado só na suspensão durante freadas, e curvas....

belo serviço...

abç

Eu tirei o óleo primeiro, ai não tive problema para solda, mas quando se tenta soldar o amortecedor lacrado, ele dá pressão com o calor e fura.
Se não fosse pressurizado seria bem mais fácil, era só fazer um furo bem pequeno, colocar o óleo com uma seringa e tampar com um pingo de solda, aí não tem perigo de aquecer e dar pressão, tem uns picaretas que "recondicionam" amortecedor assim.

Ivan Luiz
01/04/2014, 13:24
Hoje tentei novamente tirar umas informações do SAC da Cofap, mas não colaboram, vou mexer nos amortecedores semi-novos, de qualquer jeito não estão me servindo mesmo.

Assunto:

Assistência Técnica Suspensão

Mensagem:

Bom dia! Estou usando em uma F1000, amortecedores GL 12058. Eles estão com menos de 5.000 km, mas quando se balança a frente da caminhoneta, ela continua balançando como se os amortecedores estivessem sem ação. No Fórum 4x4 Brasil, um usuário consegui a informação da Cofap que o amortecedor GL 12416 tem força de 450N de compressão e 3.520N de extensão. Qual as forças de compressão e extensão do GL 12058? E do GL 12723(F350) e GL 12725(F250)para uma eventual adaptação? Att Ivan.

A Magneti Marelli Cofap Autopeças agradece o envio de sua mensagem, que para nós é muito importante. E gostaria de esclarecer que não dispomos das informações solicitadas de dimensional e forças dos amortecedores. Informamos que a COFAP não aconselha/orienta adaptações.

andersonmatematica
02/04/2014, 00:34
A saga da escapada na curva continua. Sexta-feira peguei os dois amortecedores usados que eu tinha, furei eles tirei o óleo e coloquei óleo hidráulico 68, soldei uma porca 10 mm e adaptei um bico de pneu num parafuso 10 para poder pressurizar com nitrogênio novamente. Este da foto, eu furei muito para baixo, não sei pegou em alguma coisa ou se no soldar deu algum problema na valvula, mas ele ficou bem mais mole que o outro, ficou igual original. O outro ficou muito mais firme, montei assim mesmo pra testar, mesmo com um mole e outro firme a diferença foi enorme, tipo sair de um opala e entrar num gol. Até nas freiadas antes dos quebra-molas dá pra perceber que a frente não mergulha mais.
Passei sábado na dita curva, e desta vez a frente não trepidou, mas... definitivamente é a traseira que escapa. Vou providenciar um saco de areia pra por na caçamba.
Mas o amortecedor eu gostei, vou desmontar o que ficou mole pra ver o que ocorreu, pra então fazer nos semi-novos que eu tirei, só que o óleo vai ter que ser um pouco mais fino, senão com os dois amortecedores firmes vai ficar um pau.457352

Ivan, não entendi direito, você trocou os amortecedores dianteiros?
Que amortecedor você está usando na traseira? A óleo ou a gás? Na minha f-1000 quando comprei eram a gás e pulava um pouco em curvas com trepidações, depois troquei pelos originais dela a óleo, melhorou muito, nem se compara em como ficou depois. Os a óleo são menos duros, eles não fazem tanta pressão para fechar, só para abrir.

Ivan Luiz
03/04/2014, 08:40
Em partes Anderson, eu peguei os amortecedores velhos (pra teste) que eu tinha trocado dela, coloquei oleo mais grosso e pressurizei novamente com nitrogenio. Agora estou fazendo o mesmo nos amortecedores novos. Os traseiros meus também são a gás, e estava pensando em recorrer a velha camara de ar cheia de areia. A sua só colocando amortecedor convencional resolveu a trepidação? Voce anda com carga?
Foto do amortecedor com o bico no lugar certo.
457629

andersonmatematica
03/04/2014, 10:22
Ivan, a Roberta anda com uma capota de fibra, que deve pesar uns 130kg (eu acho). Mas mesmo assim em trepidações ela jogava muito a traseira, e as vezes eu estava devagar. Quando troquei os amortecedores traseiros mudou bastante o comportamento.

Ivan Luiz
07/04/2014, 08:59
Os amortecedores semi-novos, agora com óleo ATF TDX. De frente tá ótima, mas a traseira... coloquei uma camara de ar com 78 kg de areia, amarrada colada na tampa da caçamba, e novamente sábado na referida curva, a traseira pulou.
Acho que vou trocar o óleo dos traseiros também. Estava olhando uma F250 4x4, e os amortecedores traseiros dela são fixados pra fora do chassi, bem perto das rodas. Desta forma deve funcionar bem melhor. Se não tivesse que tirar e soldar os suportes na carcaça do diferencial ia tentar mudar, mas estas soldas podem empenar o diferencial.

458200

drosssor51
07/04/2014, 12:04
Ivan..... se for soldar algo no diferencial.... melhor instalar uma barra estabilizadora.... existem vários micro ônibus e caminhões de pequeno porte que tem....
Como está a barra estabilizadora na suspensão dianteira????

Estas saídas que você diz são bem estranhas..... por um lado sei que uma picape deste porte, descarregada, sai de traseira com uma facilidade enorme...pois grande parte do peso esta sobre o eixo dianteiro.

Mas.... não sinto este problema acentuado na minha efe.... claro que com chuva.... geralmente em serras ...... reduzo muito a velocidade nas curvas...

:pensativo::pensativo:

Ivan Luiz
07/04/2014, 13:53
Como está a barra estabilizadora na suspensão dianteira????

Estas saídas que você diz são bem estranhas..... por um lado sei que uma picape deste porte, descarregada, sai de traseira com uma facilidade enorme...pois grande parte do peso esta sobre o eixo dianteiro.
:pensativo::pensativo:
O estabilizador dianteiro, quando eu peguei ela estava faltando 1 parafuso do lado esquerdo, coloquei e agora no começo do ano ele não estava lá novamente, não sei se o mecânico que desmontou os eixos no fim 2013 não apertou ou se caiu sozinho.
Agora esta saída de traseira, só acontece em um lugar (será que tem uma macumba lá?) Estou com duas hipóteses na cabeça:
- O amortecedor ser fraco o que faria ele voltar muito rápido (os feixes de mola geram atrito entre as molas o que resultaria numa necessidade de um amortecedor com menos força retorno, mas como só ando vazio e meu molejo está engraxadinho poderia estar fazendo falta o atrito das molas.
- O peso suspenso do diferencial ser muito, o que tornaria lenta a reação da da suspensão. (Neste caso não tem o que fazer, a não ser entrar mais devagar na curva.)

Rodrigo Baratti
07/04/2014, 18:15
O estabilizador dianteiro, quando eu peguei ela estava faltando 1 parafuso do lado esquerdo, coloquei e agora no começo do ano ele não estava lá novamente, não sei se o mecânico que desmontou os eixos no fim 2013 não apertou ou se caiu sozinho.
Agora esta saída de traseira, só acontece em um lugar (será que tem uma macumba lá?) Estou com duas hipóteses na cabeça:
- O amortecedor ser fraco o que faria ele voltar muito rápido (os feixes de mola geram atrito entre as molas o que resultaria numa necessidade de um amortecedor com menos força retorno, mas como só ando vazio e meu molejo está engraxadinho poderia estar fazendo falta o atrito das molas.
- O peso suspenso do diferencial ser muito, o que tornaria lenta a reação da da suspensão. (Neste caso não tem o que fazer, a não ser entrar mais devagar na curva.)

Essa historia ta muito complicada.
Minha sugestão é vc mudar o caminho. Rs....

[]'s só atrapalhando

Edintruder
07/04/2014, 21:26
Ivan, eu mudei a posição dos amortecedores da minha F1000. Depois girei os suportes dos feixes de molas. Meti muita solda no eixo e nunca tive problemas com empenos. Pelo menos o eixo 406 tem canelas muito grossas. Não é qualquer coisa para empenar.

andersonmatematica
07/04/2014, 23:58
Ivan, eu mudei a posição dos amortecedores da minha F1000. Depois girei os suportes dos feixes de molas. Meti muita solda no eixo e nunca tive problemas com empenos. Pelo menos o eixo 406 tem canelas muito grossas. Não é qualquer coisa para empenar.

Poderia postar fotos aqui Edintruder?

Você acha que ficou melhor com isso?

Já me recomendaram fazer essa mudança, mas fiquei em dúvidas se o ganho compensa.

Rodrigo Baratti
08/04/2014, 05:53
Acho a posição dos amortecedores traseiros da F1000 tenebrosos.
Como eles ficam meio que torcidos favorecem o empeno da haste com qualquer alteração de altura do feixe, pois causa um desalinhamento dos apoio....se for 4x2 é pior ainda.
Se vc olhar na gringolandia em todos os ups de suspa traseiro a posição dos amortecedores é alterada.

[]'s

Ivan Luiz
08/04/2014, 08:07

Coloca umas fotos pra gente tirar umas idéias. Ou se já tiver no fórum, passa o tópico! :grin:

Ivan Luiz
14/04/2014, 09:39
Semana passada troquei o óleo dos amortecedores traseiros, não resolveu totalmente a escapada na curva, mas diminuiu muito, então acho que estou no caminho certo. Próxima tentativa será colocar os amortecedores mais próximos das rodas.
Pior se eu conseguir resolver, periga na semana seguinte o DER passar por lá e jogar um asfalto e tirar o ondulado.
Até agora só tenho uma certeza, "os amortecedores Cofap são fracos para F1000". Antes da troca de óleo, quando passava em um quebra-molas a camioneta dava umas três cabeçadas, agora ela abaixa, sobe e para.
Imagino que aqueles amortecedores Rancho com regulagem, ficariam Top. Pena o preço ser meio elevado.

drosssor51
14/04/2014, 13:04
Se for para colocar amortecedores novos..... (sem trocar o óleo interno) ...com certeza os Monroe são melhores...

Waldir Carlos
14/04/2014, 14:45
RELAÇÃO DE ITENS UTILIZADOS NO VEÍCULO FORD F-1000 Turbodiesel [4x4] ano/modelo 1998/98

PART NUMBER FORD
DESCRIÇÃO
FABRICANTE
OBSERVAÇÃO

2SB/ 413031/ /
Amortecedor dianteiro

2SF/ 513031/A /
Amortecedor traseiro

TPH-513031-A

[]s

Ivan Luiz
28/04/2014, 10:24
Semana passada aproveitei para dar um talento no escapamento da F, sabe aquela ditado: Quer uma coisa bem feita faça você mesmo. Tinha trocado o cano que veio nela 2 1/2" por 3", mas na loja de escapamentos fizeram umas emendas cabulosas, abriram as bocas do tubo no martelo, para encostar um no outro, aí ficou meio desencontrado.460801460802

Aí já aproveitei para tirar uma peça de ferro fundido que ia ligada na saída da turbina, não sei de que veículo é esta peça, andei olhando escpes de carguino e F250 e nenhum usa este troço.
460803

Fiz esta saída com cano de 2 1/2", saindo direto para trás, tive que fazer com vários pedaços de cano cortados em grau, para não estrangular a curva, nas lojas de escape todas as curvas que encontrei, o diametro do cano fica menor. Usei a fita de fibra de vidro porque ficou passando bem perto da capa seca e o assoalho.
460811
No final você acaba entendendo porque os caras fazem de qualquer jeito, dá muitas horas de serviço, e comercialmente fica inviável.

sallespickup
28/04/2014, 12:22
não tinha sido mais facil usar aqueles canos flexiveis??? ai não vibrava e vc curvava onde precisasse

Ivan Luiz
28/04/2014, 18:05

Achei sua pergunta lá no começo do tópico que fiquei de responder...

Com 3,07:1 ficou assim em quinta marcha:
100 km/h - 1700 rpm
110 km/h - 1900 rpm
120 km/h - 2100 rpm

130 km/h - 2750 rpm em quarta marcha.

O conta-giros que não marcava certo, eu marquei a rpm que dava na lenta e a que dava com o acelerador total, com um tacógrafo digital e passei para um consertador de painel que regulou ele para mim.

bbmoro
28/04/2014, 20:18

100 km/h - 1700 rpm
110 km/h - 1900 rpm
120 km/h - 2100 rpm

O conta-giros que não marcava certo, eu marquei a rpm que dava na lenta e a que dava com o acelerador total, com um tacógrafo digital e passei para um consertador de painel que regulou ele para mim.

Ótima informação! Ivan, poderia informar qual a relação da quinta marcha e que tamanho de pneus está usando?

Abraço

Edintruder
28/04/2014, 22:51
A FSO4305B tem 5a 0,77:1
Acho que se colocar a caixa da f250 na F1000 4x4 ficará com esse regime de relação também. Creio ser excelente para o X-10.

drosssor51
28/04/2014, 23:56

100 km/h - 1700 rpm
110 km/h - 1900 rpm
120 km/h - 2100 rpm

Ivan... ela pede muito 4ª marcha.... em estradas???

Ivan Luiz
29/04/2014, 08:02
Ivan... ela pede muito 4ª marcha.... em estradas???

Só pede 4ª marcha quando vou ultrapassar um caminhão e tenho que esperar atrás dele, de frente pro vento só ando em 5ª.
No trajeto que estou fazendo todo sábado Umuarama-Cascavel , 170 km, não tem nenhuma subida que baixe dos 110 km/h, só pisar que a pressão sobe e a velocidade também. A pressão da turbina estava marcando 1,3 e ela estava meio lenta nas ultrapassagens, aí eu pedi pro bombista abrir até que desse 1,5; ele abriu um pouco e saímos pra testar deu 1,4 mas eu achei que ficou de bom tamanho, rendeu bem e não ficou com aquele fumaceiro. Lembrando que só ando vazio.

Ivan Luiz
29/04/2014, 10:13
Ótima informação! Ivan, poderia informar qual a relação da quinta marcha e que tamanho de pneus está usando?

Abraço

Como o Edintruder disse: 0,77 a 5ª e estou com pneus 31 x 10,5.

Ivan Luiz
08/05/2014, 13:22
Escape finalizado. A saída fiz com tubo de inox 201 de 4".
462035
462036

Daniel.Shimomoto
08/05/2014, 16:45
A FSO4305B tem 5a 0,77:1
Acho que se colocar a caixa da f250 na F1000 4x4 ficará com esse regime de relação também. Creio ser excelente para o X-10.

Será que a ZF 5S420 é plug and play com a caixa BW1356????

Abs!!!

Edintruder
08/05/2014, 22:08
Não...
Mas tem como adaptar. Tira o eixo entalhado, corta a saída e manda soldar uma ponta nova e entalhar conforme entrada da CT. Depois tu fazes uma luva unir as duas caixas juntas e perfeitamente alinhadas. Fica perfeito.

Celso CJ5 diesel
26/07/2015, 08:38
Ivan,
Por favor, dê mais detalhes sobre o cubo flutuante.
Obrigado,
Celso

Ivan Luiz
24/05/2016, 15:02
Desenterrando e atualizando o tópico.
Eu já tinha desistido de mexer nesse intercooler, quando eis que me quebra a boca do dito cujo.
Comecei a desmontar dia 22 de março, pra aproveitar o recesso escolar da semana santa, com o intuito de na segunda-feira já ir buscar as crianças na escola. Hoje voltei a andar com ela 24 de maio. Hehehe
Não ia nem mexer na posição do intercooler, só ia soldar e colocar de volta, mas quando precisei tirar até o para-choque porque senão não tinha como tirar, aí não teve jeito.
Desmontada toda frente, primeiro problema: coxim do quadro do radiador estourado. Bora troca todos os coxins da cabine.
Tirado os coxins, o suporte no chassi estava corroído. Aí uma coisa vai puxando outra, você vai achando uns detalhes que quem adaptou o motor deixou passar, e vai corrigindo. Já aproveitei pra fazer uma limpeza no radiador e no fim da história sobrou até para as lanternas
. 529156
529157
529158
529159
Precisei mudar a tranca do capo para poder subir ao máximo o intercooler.
529160
Intercooler reposicionado.
529161
Tela de peneira colada com Veda-Choque para segurar um pouco os insetos.
529162
Lanternas e setas novas, o farol só poli porque são originais, dizem que paralelos deixam muito a desejar.
529163
Desenterrei o tópico porque muita gente gastou tempo tentando ajudar, então nada mais justo que mostrar como ficou o resultado, apesar de tanto tempo depois.

MARCELO TAGLIARI
15/08/2016, 20:45
Ola boa noite dr estava pesquisando no google f1000 supercab e apareseu esta nave sua dai eu queria saber se voce sabe de alguma outra estilo esta sua a venda

Ivan Luiz
16/08/2016, 17:20
Infelizmente não sei Marcelo, mas essa minha eu achei em Maringá através do OLX.

MARCELO TAGLIARI
20/08/2016, 09:42
Eu sou daqui de Marialva do lado de Maringá e estou garimpando pra encontra uma raridade dessa dai