PDA

Ver Versão Completa : Gasolina Adulterada - Urgente

thiago.correia
29/12/2013, 17:52
Caros,

Desculpe-me, pela urgência na mensagem, mas estamos em expedição e infelizmente abestecemos com gasolina adulterada. Após o abastecimento o carro está apresentando falha e falta de potência, além da luz da injeção eletrônica que está acessa. Só um detalhe, depois desse abastecimento eu coloquei gasolina boa e até agora o problema não foi resolvido. Amanhã levarei na concessionária aqui em Salta na Argentina, mas se alguém tiver alguma dica eu agradeço, assim minimiza a possibilidade de ser engado pelo mecânico.

Meu carro é um Ranger 2.3 gasolina ano 2008 4x2.

Obrigado,

sallespickup
29/12/2013, 20:14
ideia boba, mais eu soltava a entrada da linha de combustivel na entrada do motor pede pra um eleticista fazer um jump no rele de bomba ligando a bomba eletrica direto e deixa o combustivel todo ser jogado pra fora, ou num galão ai com o tanque vazio religa tudo poe combustivel de qualidade solta os polos da bateria e encosta um no outro por 1 minuto pra zerar o modulo religa tb e da partida que devera resolver, pois o modulo apagou o erro e agora com combustivel bom deve voltar a ser como era

thiago.correia
29/12/2013, 20:27
Uma dica seria tirar o combustível do tanque e fazer um "reset" no módulo de injeção. Isso é tranquilo para eu fazer, pois estamos no Camping e sobre um chão de cimento. E seria recomendável trocar o filtro de combustivel, por exemplo?

Abraços

Desnickadu
29/12/2013, 23:40
dependendo da adulteração que teve a gasolina pode ter zuado muita coisa. O mais comum é algum bico estar sujo e não estar jogando gasolina suficiente na camara de combustão, nesse caso a pior coisa que vc pode fazer é ficar pisando fundo no acelerador.

Se vc ja colocou gasolina boa e o motor continua ruim, resete a central desligando a bateria por alguns minutos, mas NÃO encoste os fios positivo e negativo de modo algum, isso causa um curto circuito e se houver algum sistema energizado vc vai pode queimar ele [alarme por exemplo]. Torcar o filtro de combustivel é importante também.

Se não resolver o problema, parte pra uma limpeza de bicos e scan da central. A gasolina ruim pode ter zuado a bomba, bicos, regulador de pressão, a sonda lambda... se pegou uma MUITO RUIM, o óleo pode ter sido contaminado e os aneis podem ter travado [fazendo o motor perder compressão e consequentemente força]. Só testando pra saber.

Edintruder
30/12/2013, 00:38
Thiago, mas a notícia boa é que na Argentina as peças da Ranger custam metade que no Brasil!
Pede para fazer uma limpeza de bicos e passar no scaner apenas. É possível de ser apenas erro de leitura em algum sensor.
Mas na pior das hipóteses terás que trocar bicos, filtro de gasolina e algum sensor. Dificilmente a bomba é afetada.
Se tiver que trocar velas, aproveita o preço daí e coloca as de irídium, que duram cerca de 150.000km

thiago.correia
30/12/2013, 02:03
Boa noite Amigos,

Muito obrigado mesmo pela ajuda de todos e nesta segunda-feira pela manhã resolverei esse problema e com fé em Deus daremos sequência a nossa expedição. Em breve darei noticias a vocês e com certeza todos nos ajudaram com as dicas. Abração e fiquem com Deus...

Desnickadu
03/01/2014, 08:28
eai, resolveu?

thiago.correia
04/01/2014, 09:13
Olá,

Desculpe-me, pelo retorno tardio, mas nem todo camping temos Internet. Graças a Deus o problema está contornável, digo isso porque depois que o mecânico resetou o módulo com o Scan e trocou as velas, o problema não havia ocorrido novamente. Entretanto, ao chegarmos no Chile e completarmos com um novo tipo de gasolina o problema infelizmente voltou a acontecer. E estou resolvendo com um "reset" do módulo, desconectando os cabos da bateria. Amanhã se Deus quiser estaremos no Perú e vamos torcer para a gasolina ser reconhecida pelo carro, pois a impressão que estou tendo agora é que o módulo não está reconhecendo a gasolina. Ouvi dizer que a gasolina na Argentina, Chile e Perú são mais puras que as utilizadas no Brasil, então, pode ser essa questão da gasolina e o módulo. Será que têm alguma maneira de fazer esse módulo reconhecer de uma vez a nova gasolina?

Obrigado a todos pelas dicas, pois por onde passamos não nem sempre têm mecânico e com a ajuda de vocês estou conseguindo seguir viagem.

Abração,

Desnickadu
04/01/2014, 10:04
infelizmente a central só vai acertar a mistura se tiver sido programada para tal e pra poupar custos a FORD Brasil só coloca na central curvas de injeção pra gasolina com alcool.
Resolve vc indo até uma autorizada e pedindo pra ADICIONAR [e NÃO substituir] os mapas pra gasolina deles. aí vc vai ter um motor mais forte e mais economico que o atual.

resetar a injeção ajuda, mas o motor vai continuar rodando com a mistura rica, porém não deveria falhar.

o mexanico trocou somente as velas? o filtro de combustivel não foi trocado? Veja se consegue troca-lo em algum posto aí no chile já que eles tem a mesma range que nós, não deve ser dificil :)

lmadeir
04/01/2014, 17:51
ideia boba, mais eu soltava a entrada da linha de combustivel na entrada do motor pede pra um eleticista fazer um jump no rele de bomba ligando a bomba eletrica direto e deixa o combustivel todo ser jogado pra fora, ou num galão ai com o tanque vazio religa tudo poe combustivel de qualidade solta os polos da bateria e encosta um no outro por 1 minuto pra zerar o modulo religa tb e da partida que devera resolver, pois o modulo apagou o erro e agora com combustivel bom deve voltar a ser como era

Precisa disso tudo para esvaziar um tanque? Uma borracha e um balde resolvem o caso. O que sobrar na linha o motor connsome rapidinho. Além do mais, a ranger deve ter um bujão para esvaziar o tanque. Aí é só desenroscar e deixar cair. Não precisa nem de barracha.

thiago.correia
26/01/2014, 09:48
Olá Senhores,

Novamente gostaria de agradece-los pela colaboração, pois foi extremamente útil ao longo da expedição. O senhor Desnickadu fez um comentário e foi extamente o comportamento do carro com a nova gasolina, ou seja, o carro estava gastando muito e com baixa potência, mas já estou no Brasil e agora preciso fazer uma geral no carro, pois foram quase 13 mil rodados em 30 dias.

Forte abraço a todos e até a próxima...
D