Ver Versão Completa : Cherokee Sport - Temperatura sobe muito ao usar o ar condicionado
Cesar Bendela
16/12/2013, 20:44
Boa noite aos amigos da comunidade!
Estou com um problema no meu Cherokee Sport 6 cil.. Quando rodo sem utilizar o ar condicionado, a temperatura se mantém dentro do normal. Basta ligar o ar condicionado do carro que a preocupação começa: a temperatura sobe, principalmente se pega congestionamento, e há vezes que tenho que dar uma parada no carro para dar um esfriada. Em estrada normalmente não dá problema, pois com o carro em movimento a refrigeração é eficiente. Já verifiquei a ventoinha elétrica e está funcionando sem problemas, também não há vazamentos no sistema de arrefecimento, tudo normal. Sei que este motor trabalha com uma temperatura elevada, mas acho que não é normal o que vem acontecendo. Há vezes que a água do reservatório de expansão chega a ferver!!:cool: Dá até pra preparar um café...rssss!!! Alguém poderia me orientar? Agradeço antecipadamente!
Abraços off-road!!
Cesar Bendelá
thiago-nit
16/12/2013, 21:11
Cesar,
você coloca somente água no reservatório?
O ideal é 50% água e 50% Paraflu (ou líquido similar).
Nesse calor do RJ a viatura tende a aquecer mais, mas pode ser alguma coisa no sistema que não deve estar "redondo".
Essa temperatura que sobe, chega a quanto? Um pouca acima dos 100º é normal.
Quando minha viatura começou a dar problema de aquecimento, resolvi comprar peças na Rockauto e troquei tudo: válvula termostática, bomba dágua, mangueiras, compartimento da válvula e sensor de temperatura.
Até agora tudo ok.
Qualquer coisa, leve na oficina L&S em São Cristóvão que o Gustavo dá uma olhada pra você.
Levei as peças e troquei tudo lá.
Olhe no Forum que tem uns posts de aquecimento que tem várias dicas.
Abs
Boa noite aos amigos da comunidade!
Estou com um problema no meu Cherokee Sport 6 cil.. Quando rodo sem utilizar o ar condicionado, a temperatura se mantém dentro do normal. Basta ligar o ar condicionado do carro que a preocupação começa: a temperatura sobe, principalmente se pega congestionamento, e há vezes que tenho que dar uma parada no carro para dar um esfriada. Em estrada normalmente não dá problema, pois com o carro em movimento a refrigeração é eficiente. Já verifiquei a ventoinha elétrica e está funcionando sem problemas, também não há vazamentos no sistema de arrefecimento, tudo normal. Sei que este motor trabalha com uma temperatura elevada, mas acho que não é normal o que vem acontecendo. Há vezes que a água do reservatório de expansão chega a ferver!!:cool: Dá até pra preparar um café...rssss!!! Alguém poderia me orientar? Agradeço antecipadamente!
Abraços off-road!!
Cesar Bendelá
Comece verificando a vedação da tampa do radiador, pois na minha a temperatura baixava um ponto abaixo dos 100º C, depois de acionar a ventoinha.
Não pode ferver.:discordo:
Amigo com temperatura não se brinca, o motor tá te avisando que quer mais arrefecimento, então, revisão, limpeza e liquido novo já.....
thiago-nit
17/12/2013, 20:51
Cesar,
o Glaicon lembrou bem.
Tampa do Radiador! Essa dá muito problema.
Na lista que troquei acima, esqueci de comentar esta peça que também troquei.
Na realidade troquei a tampa primeiro e senti uma melhora muito grande.
As demais peças troquei bem depois.
Cesar Bendela
26/12/2013, 20:05
Agradeço a todos pela ajuda!
Verifiquei a tampa do radiador e está ok, sem vazamentos. Quanto às mangueiras tbm tudo certo. Vou verificar a questão da válvula termostática e mandar fazer uma limpeza no sistema.
Estou encaminhando em anexo a foto do indicador de temperatura. Na verdade não sei qual é a faixa normal de trabalho da temperatura dele. pelo comportamento do carro, ele trabalha bem na marcação entre o 100 e a marcação seguinte sem o ar cond. ligado e chega aos 210 com o ar ligado. É o normal? Quando pego congestionamento a temperatura começa a passar dos 210, o que me preocupa. Minha dúvida se essa temperatura do marcador é Celsius ou Fahrenheit. Mais uma vez, obrigado!
444729
Cesar
homerohermida
26/12/2013, 21:00
Verifiquei a tampa do radiador e está ok, sem vazamentos. Quanto às mangueiras tbm tudo certo. Vou verificar a questão da válvula termostática e mandar fazer uma limpeza no sistema.
Estou encaminhando em anexo a foto do indicador de temperatura. Na verdade não sei qual é a faixa normal de trabalho da temperatura dele. pelo comportamento do carro, ele trabalha bem na marcação entre o 100 e a marcação seguinte sem o ar cond. ligado e chega aos 210 com o ar ligado. É o normal? Quando pego congestionamento a temperatura começa a passar dos 210, o que me preocupa. Minha dúvida se essa temperatura do marcador é Celsius ou Fahrenheit. Mais uma vez, obrigado!
444729
Cesar
Fahrenheit
444729
Cesar
Esse problema é devido ao entupimento interno do condensador, troque o mesmo e resolve.
abs
phmatheus
27/12/2013, 03:37
Cesar, o ideal é vc levar em uma empresa que mexa com radiadores, la eles vão verificar se a tampa do radiador está com a pressão correta, as vezes não vaza mas ela não segura a pressão corretamente, então precisa trocar, outro problema é o radiador estar com as galerias entupidas, precisa limpar e varetar o radiador. Não sei se a sua tem polia viscosa, se tiver tem que verificar também, pois ela refrigera o radiador.
Um pouco mais raro é o tensionador da correia e a correia poly-v (se tiver) pois com o peso do compressor do ar condicionado ela costuma patinar e prejudica os outros acessórios (bomba d'agua, polia viscosa, etc..)
Se eliminar todos esses problemas e ainda persistir o aquecimento pode ser junta do cabeçote ou mesmo o cabeçote em casos extremos.
Corre para ver isso!!!
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
444729
Cesar
Pela marcação do ponteiro chegou à 240º F.
Convertendo-se para Celcius deu 115º, o que é próximo da normalidade.
Por isso, o painel não pode marcar só 100º F, como você mencionou, pois isso dará apenas 37º C.
Sugiro ir à um eletricista, pois tô achando que tem alguma falha ao ligar o ar condicionado.:concordo:
rogerio_zx
27/12/2013, 16:25
César, a sua pelo menos tem os marcadores de temperatura e combustível no mesmo lado, a minha tem um em cada extremidade do painel, aí eu ando com um olho pra direita (temperatura) e o outro pra esquerda (combustivel) :confused:
mas agora sem brincadeira, o seu painel marca em Fahrenheit, pela conversão não é absurdo, mas procure uma oficina de ar condicionado pra verificar tudo.
Cesar Bendela
27/12/2013, 21:31
Mais uma vez, obrigado a todos pelas preciosas informações!!
Um abraço e um fim de ano com o que há de melhor!!!
Cesar
Cesar Bendela
01/04/2014, 23:35
Boa noite a todos.
Estes dias o meu Cherokeee esquentou muito de repente e o ponteiro chegou até o vermelho. Desliguei o carro e quando abri o capô, a agua do reservatório de expansão estava tão quente que dava pra preparar um café..rs:cool:. Me falaram da válvula termostática que poderia estar com problema, não deixando o fluxo de agua circular no sistema. Levei no meca e passei vergonha pois na frente dele o carro não aprsentou problema algum. Pela análise que ele fez no carro ele acha que o carro já não possui mais a valvula instalada, pois verificou que a agua circulava de imediato no sistema logo que ligava o motor, porém não tinha certeza absoluta e que precisaria desmontar para ver. Ele chegou a pensar que poderia ser outro motivo pelo o ocorrido, talvez bomba dágua, mas como troquei ela quando comprei o carro achei pouco provável que fosse. Onde exatamente fica a válvula termostatica do cherokee sport 6 cilindros? Na frente do motor, em cima tem a entrada da mangueira do radiador e ao lado o sensor de temperatura. Será que a valvula fica por ali? Precisa realmente desmontar pra ter certeza que o carro está com ou sem ela? Agradeço pela ajuda! Um abraço!
Amigo, não é normal. Arrefecimento é coisa séria, esse seu mecânico não sabe onde fica a válvula????? Abre o olho com ele....não deve entender nada de importados....procura ver com quem sabe, mecânicas que sabem diagnosticar com rapidez o que esta acontecendo, radiador, valvula, bomba, mangueiras.....esquentar, esses carros trabalham com 99 graus., dá pra fazer café mesmo.
Cesar Bendela
03/04/2014, 21:55
Amigo, obrigado pela orientação! Abraço!
rctorrezam
18/10/2014, 16:15
Cesar,
Tire 100% da água e coloque 100% de líquido de arrefecimento. Este motor trabalha a pouco mais de 100 graus, portanto a água evapora ! ! ! O líquido de arrefecimento muda essa característica e não evapora fazendo com que a temperatura se mantenha ideal. Pode abrir a tampa do radiador (radiador mesmo, não garrafa de expansão, que também deve estar abaixo do nível) e verá que falta "água" devido à perda por evaporação.
Esse problema é devido ao entupimento interno do condensador, troque o mesmo e resolve.
abs
Qual condensador? O do A/C (na grade, em frente do radiador de arrefecimento) ou aquele do ar (na cabine, em cima dos pés do passageiro)?
lrovella
20/10/2014, 18:43
quando ela chega a 100 graus vc percebe se a ventoinha auxiliar e acionada ?
vc possui gás no seu carro , porque ela a gás vai esquentar mais ?
normalmene quando um carro começa a esquantar o ideal e ligar o ar condicionado pois ele vai acionar outra ventoinha , mas no seu caso está acontecendo o inverso entao vc deve estar com alguma parte do radiador entupida , sem pressão , vazamento , no caso de vazamento vc so ira perceber quando ela estiver muito quente porque ai a borracha da mangueira cacaba ficando mais flexisivel e ocasionando o vazamento , uma dica , pare de andar com o carro assim pois um motor desse pra fazer vc ira gastar no minimo 9 mil peças de qualidade e claro , agora se tiver gás arranca isso fora rrss boa sorte ai