Conectar

Ver Versão Completa : Cherokee Sport - Temperatura sobe muito ao usar o ar condicionado

Cesar Bendela
16/12/2013, 20:44
Boa noite aos amigos da comunidade!

Estou com um problema no meu Cherokee Sport 6 cil.. Quando rodo sem utilizar o ar condicionado, a temperatura se mantém dentro do normal. Basta ligar o ar condicionado do carro que a preocupação começa: a temperatura sobe, principalmente se pega congestionamento, e há vezes que tenho que dar uma parada no carro para dar um esfriada. Em estrada normalmente não dá problema, pois com o carro em movimento a refrigeração é eficiente. Já verifiquei a ventoinha elétrica e está funcionando sem problemas, também não há vazamentos no sistema de arrefecimento, tudo normal. Sei que este motor trabalha com uma temperatura elevada, mas acho que não é normal o que vem acontecendo. Há vezes que a água do reservatório de expansão chega a ferver!!:cool: Dá até pra preparar um café...rssss!!! Alguém poderia me orientar? Agradeço antecipadamente!

Abraços off-road!!

Cesar Bendelá

thiago-nit
16/12/2013, 21:11
Cesar,
você coloca somente água no reservatório?
O ideal é 50% água e 50% Paraflu (ou líquido similar).

Nesse calor do RJ a viatura tende a aquecer mais, mas pode ser alguma coisa no sistema que não deve estar "redondo".

Essa temperatura que sobe, chega a quanto? Um pouca acima dos 100º é normal.

Quando minha viatura começou a dar problema de aquecimento, resolvi comprar peças na Rockauto e troquei tudo: válvula termostática, bomba dágua, mangueiras, compartimento da válvula e sensor de temperatura.
Até agora tudo ok.

Qualquer coisa, leve na oficina L&S em São Cristóvão que o Gustavo dá uma olhada pra você.
Levei as peças e troquei tudo lá.

Olhe no Forum que tem uns posts de aquecimento que tem várias dicas.

Abs

Glaicon
17/12/2013, 07:18
Boa noite aos amigos da comunidade!

Estou com um problema no meu Cherokee Sport 6 cil.. Quando rodo sem utilizar o ar condicionado, a temperatura se mantém dentro do normal. Basta ligar o ar condicionado do carro que a preocupação começa: a temperatura sobe, principalmente se pega congestionamento, e há vezes que tenho que dar uma parada no carro para dar um esfriada. Em estrada normalmente não dá problema, pois com o carro em movimento a refrigeração é eficiente. Já verifiquei a ventoinha elétrica e está funcionando sem problemas, também não há vazamentos no sistema de arrefecimento, tudo normal. Sei que este motor trabalha com uma temperatura elevada, mas acho que não é normal o que vem acontecendo. Há vezes que a água do reservatório de expansão chega a ferver!!:cool: Dá até pra preparar um café...rssss!!! Alguém poderia me orientar? Agradeço antecipadamente!

Abraços off-road!!

Cesar Bendelá
Comece verificando a vedação da tampa do radiador, pois na minha a temperatura baixava um ponto abaixo dos 100º C, depois de acionar a ventoinha.
Não pode ferver.:discordo:

Sinuhe
17/12/2013, 10:08
Amigo com temperatura não se brinca, o motor tá te avisando que quer mais arrefecimento, então, revisão, limpeza e liquido novo já.....

thiago-nit
17/12/2013, 20:51
Cesar,
o Glaicon lembrou bem.

Tampa do Radiador! Essa dá muito problema.

Na lista que troquei acima, esqueci de comentar esta peça que também troquei.

Na realidade troquei a tampa primeiro e senti uma melhora muito grande.
As demais peças troquei bem depois.

Cesar Bendela
26/12/2013, 20:05
Agradeço a todos pela ajuda!

Verifiquei a tampa do radiador e está ok, sem vazamentos. Quanto às mangueiras tbm tudo certo. Vou verificar a questão da válvula termostática e mandar fazer uma limpeza no sistema.
Estou encaminhando em anexo a foto do indicador de temperatura. Na verdade não sei qual é a faixa normal de trabalho da temperatura dele. pelo comportamento do carro, ele trabalha bem na marcação entre o 100 e a marcação seguinte sem o ar cond. ligado e chega aos 210 com o ar ligado. É o normal? Quando pego congestionamento a temperatura começa a passar dos 210, o que me preocupa. Minha dúvida se essa temperatura do marcador é Celsius ou Fahrenheit. Mais uma vez, obrigado!

444729

Cesar

homerohermida
26/12/2013, 21:00

Verifiquei a tampa do radiador e está ok, sem vazamentos. Quanto às mangueiras tbm tudo certo. Vou verificar a questão da válvula termostática e mandar fazer uma limpeza no sistema.
Estou encaminhando em anexo a foto do indicador de temperatura. Na verdade não sei qual é a faixa normal de trabalho da temperatura dele. pelo comportamento do carro, ele trabalha bem na marcação entre o 100 e a marcação seguinte sem o ar cond. ligado e chega aos 210 com o ar ligado. É o normal? Quando pego congestionamento a temperatura começa a passar dos 210, o que me preocupa. Minha dúvida se essa temperatura do marcador é Celsius ou Fahrenheit. Mais uma vez, obrigado!

444729

Cesar
Fahrenheit

lleonel
26/12/2013, 23:46

444729

Cesar

Esse problema é devido ao entupimento interno do condensador, troque o mesmo e resolve.

abs

phmatheus
27/12/2013, 03:37
Cesar, o ideal é vc levar em uma empresa que mexa com radiadores, la eles vão verificar se a tampa do radiador está com a pressão correta, as vezes não vaza mas ela não segura a pressão corretamente, então precisa trocar, outro problema é o radiador estar com as galerias entupidas, precisa limpar e varetar o radiador. Não sei se a sua tem polia viscosa, se tiver tem que verificar também, pois ela refrigera o radiador.

Um pouco mais raro é o tensionador da correia e a correia poly-v (se tiver) pois com o peso do compressor do ar condicionado ela costuma patinar e prejudica os outros acessórios (bomba d'agua, polia viscosa, etc..)

Se eliminar todos esses problemas e ainda persistir o aquecimento pode ser junta do cabeçote ou mesmo o cabeçote em casos extremos.

Corre para ver isso!!!

Grande Abraço
Pedro H. Matheus

Glaicon
27/12/2013, 08:46

444729

Cesar
Pela marcação do ponteiro chegou à 240º F.
Convertendo-se para Celcius deu 115º, o que é próximo da normalidade.
Por isso, o painel não pode marcar só 100º F, como você mencionou, pois isso dará apenas 37º C.
Sugiro ir à um eletricista, pois tô achando que tem alguma falha ao ligar o ar condicionado.:concordo:

rogerio_zx
27/12/2013, 16:25
César, a sua pelo menos tem os marcadores de temperatura e combustível no mesmo lado, a minha tem um em cada extremidade do painel, aí eu ando com um olho pra direita (temperatura) e o outro pra esquerda (combustivel) :confused:

mas agora sem brincadeira, o seu painel marca em Fahrenheit, pela conversão não é absurdo, mas procure uma oficina de ar condicionado pra verificar tudo.

Cesar Bendela
27/12/2013, 21:31
Mais uma vez, obrigado a todos pelas preciosas informações!!

Um abraço e um fim de ano com o que há de melhor!!!

Cesar

Cesar Bendela
01/04/2014, 23:35
Boa noite a todos.

Estes dias o meu Cherokeee esquentou muito de repente e o ponteiro chegou até o vermelho. Desliguei o carro e quando abri o capô, a agua do reservatório de expansão estava tão quente que dava pra preparar um café..rs:cool:. Me falaram da válvula termostática que poderia estar com problema, não deixando o fluxo de agua circular no sistema. Levei no meca e passei vergonha pois na frente dele o carro não aprsentou problema algum. Pela análise que ele fez no carro ele acha que o carro já não possui mais a valvula instalada, pois verificou que a agua circulava de imediato no sistema logo que ligava o motor, porém não tinha certeza absoluta e que precisaria desmontar para ver. Ele chegou a pensar que poderia ser outro motivo pelo o ocorrido, talvez bomba dágua, mas como troquei ela quando comprei o carro achei pouco provável que fosse. Onde exatamente fica a válvula termostatica do cherokee sport 6 cilindros? Na frente do motor, em cima tem a entrada da mangueira do radiador e ao lado o sensor de temperatura. Será que a valvula fica por ali? Precisa realmente desmontar pra ter certeza que o carro está com ou sem ela? Agradeço pela ajuda! Um abraço!

Sinuhe
02/04/2014, 22:50
Amigo, não é normal. Arrefecimento é coisa séria, esse seu mecânico não sabe onde fica a válvula????? Abre o olho com ele....não deve entender nada de importados....procura ver com quem sabe, mecânicas que sabem diagnosticar com rapidez o que esta acontecendo, radiador, valvula, bomba, mangueiras.....esquentar, esses carros trabalham com 99 graus., dá pra fazer café mesmo.

Cesar Bendela
03/04/2014, 21:55
Amigo, obrigado pela orientação! Abraço!

rctorrezam
18/10/2014, 16:15
Cesar,

Tire 100% da água e coloque 100% de líquido de arrefecimento. Este motor trabalha a pouco mais de 100 graus, portanto a água evapora ! ! ! O líquido de arrefecimento muda essa característica e não evapora fazendo com que a temperatura se mantenha ideal. Pode abrir a tampa do radiador (radiador mesmo, não garrafa de expansão, que também deve estar abaixo do nível) e verá que falta "água" devido à perda por evaporação.

Erg-Bsb
19/10/2014, 12:37
Esse problema é devido ao entupimento interno do condensador, troque o mesmo e resolve.

abs
Qual condensador? O do A/C (na grade, em frente do radiador de arrefecimento) ou aquele do ar (na cabine, em cima dos pés do passageiro)?

lrovella
20/10/2014, 18:43
quando ela chega a 100 graus vc percebe se a ventoinha auxiliar e acionada ?
vc possui gás no seu carro , porque ela a gás vai esquentar mais ?
normalmene quando um carro começa a esquantar o ideal e ligar o ar condicionado pois ele vai acionar outra ventoinha , mas no seu caso está acontecendo o inverso entao vc deve estar com alguma parte do radiador entupida , sem pressão , vazamento , no caso de vazamento vc so ira perceber quando ela estiver muito quente porque ai a borracha da mangueira cacaba ficando mais flexisivel e ocasionando o vazamento , uma dica , pare de andar com o carro assim pois um motor desse pra fazer vc ira gastar no minimo 9 mil peças de qualidade e claro , agora se tiver gás arranca isso fora rrss boa sorte ai